You are on page 1of 52

1

CURSO TCNICO EM PETRLEO E GS


__

DISCIPLINA: INSPEO EM INSTASLAES E EQUIPAMENTOS

DOCENTE: LUIZ CARLOS MARQUES DOS SANTOS MDULO: III A/B SEMESTRE: PRIMEIRO

ALUNO(A):________________________________________

Fevereiro de 2010 Reviso - 0

NDICE
1 - INSPEO DE INSTALES E EQUIPAMENTOS................03 2 - MERCADO DE TRABALHO......................................................04 3 - TCNICAS DE INSPEO.......................................................06 4 - ENSAIOS NO-DESTRUTIVOS ..............................................07 5 - ENSAIOS DESTRUTIVOS........................................................17 6 - OUTROS ENSAIOS .................................................................19 7 - EXEMPLOS DE ENSAIOS........................................................22 8 - MTODO DE INSPEAO POR LQUIDO PENETRANTE.......28 9 - ENSAIO DE ESTANQUEIADE..................................................30 10 - TESTE HIDROSTTICO EM TANQUES................................31 11 - MECANISMO DE ACUMULAO DE DANOS......................32 12- NORMA REGULAMENTADORA..............................................33 13 - INSTALAES ELTRICAS...................................................40 14- INSTRUMENTAO E AUTOMAO....................................42 15 - PRIMEIROS SOCORROS.......................................................47 16 - BIBLIOGRAFIA........................................................................51

1 - INSPEO DE INSTALES E EQUIPAMENTOS Quando puderes medir aquilo acerca do que estiveres falando, conhece algo a seu respeito (Lord Kelvin)
Nesta apostila, em apenas 50 pginas, vamos procurar fornecer as informaes que permitam um embasamento inicial, aos futuros tcnicos de petrleo e gs, estudantes desta instituio, para que possam dar os primeiros passos no desempenho do exerccio profissional com equilbrio e segurana. Queremos dizer que, s para as noes sobre a inspeo de tanques de armazenamento de petrleo, um equipamento relativamente simples, mais de expressiva aplicao no setor de Petrleo, e de muitos outros setores produtivos, precisaramos de, no mnimo, 500 pginas. Aqui abordaremos de forma muito sintetizada os ensaios no-destrutivos e destrutivos, as principais tcnicas de inspeo, o estudo da integridade das estruturas e os mecanismos de acumulao de danos, sob a luz de algumas normas de segurana do Ministrio do Trabalho e Emprego e de Engenharia. Deixaremos de abordar, entretanto, as normas da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) e a legislao de defesa do meio ambiente, por estarem fora do programa para esta disciplina. No que diz respeito s noes sobre a Norma Reguladora Nmero 13, do Ministrio do trabalho e Emprego, apresentaremos os pontos principais sobre os anexos IA (caldeiras,) IB (unidades de processo) e anexo II (vasos de presso). Mas gostaramos esclarecer que as normas de segurana do Ministrio do Trabalho no so normas de engenharia. Isto no apresentam padres de projeto, fabricao, montagem e operao que possam dispensar as normas de engenharia reconhecidas internacionalmente e as normas tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Mais srio ainda tomar cincia que uma norma tcnica no tem supremacia sobre os princpios de engenharia. Desta forma, ao engenheiro ou ao tcnico no suficiente seguir uma norma tcnica, por mais acreditada que seja, para se eximir do erro quando a falha ocorre, e a norma tiver sido seguida. Entretanto, o no cumprimento das normas de segurana do ministrio do trabalho submete a empresa e seus gestores a penalidades e multas elevadas, devendo, portanto, no interesse coletivo e individual, serem observadas. O texto aqui desenvolvido foi redigido partir de informaes de livros, informaes via internet e outras publicaes conforme bibliografia apresentada, tendo em vista especificamente, os estudantes do Curso Tcnico Petrleo de Gs, da Escola Mster, do Mdulo III. Consideramos que, ao atingir o Mdulo III, alguns dos tpicos aqui abordados j foram ministrados aos estudantes, entre eles, grandezas fsicas, termodinmica, mquinas trmicas etc.

Luiz Carlos Marques dos Santos

2 - MERCADO DE TRABALHO
O cenrio de crescimento das atividades das cadeias produtivas de Construo Civil, Minerao, Petrleo e Gs, Etanol e Acar, e Gerao de Energia Eltrica impulsionando a economia permitem preconizar uma oportunidade de melhorar a empregabilidade para milhares de capixabas, profissionais de outros estados, e at do exterior. Um dos postos de trabalho crescente o dos inspetores de qualidade em construo, fabricao e montagem industrial. A complexidade das atividades de inspeo e controle de qualidade inicia-se nos pr-requisitos de conhecimentos, experincias e habilidades no uso de instrumentos e equipamentos para efetuar as inspees, segundo normas de engenharia, segurana do trabalho ou/e defesa do meio ambiente. Alm de tudo isto se sobrepe as questes de ordem tica quando interesses objetivamente antagnicos esto presentes: a) O interesse de quem vende o produto em reduzir custos para maximizar lucros; b) o interesse do que compra os produtos em minimizar preos e elevar as exigncias de qualidade; c) o interesse do profissional de inspeo de manter a sua empregabilidade e; c) o poder de polcia, das administraes pblicas, visando fazer cumprir a legislao de defesa dos direitos do consumidor, defesa do meio ambiente e da sade e integridade dos trabalhadores e comunidades. A lei da oferta e procura tende a reduzir os elevados salrios hoje pagos aos em 2009, de profissionais de inspeo, com apenas o nvel mdio, que chegam a alcanar valores mensais de R$ 12.000,00 (inspetor de solda N-2), quando qualificados e certificados, e mais de 5 anos de experincia, na medida em que as elevadas remuneraes atraem cada vez mais profissionais para esta atividade. Deveremos considerar que o nmero de inspetores relativamente pequeno em relao a equipe total dos empreendimentos industriais no Brasil (isto ao redor de 1%), e de que a elevao do nvel tecnolgico das demais atividades produtivas (pessoas e equipamento) tendem a reduzir a necessidade dos inspetores. Onde est o mercado de trabalho para o tcnico de petrleo e gs? A busca dessa e de outras respostas respondemos com as informaes a seguir: Entre os requisitos e atribuies definidas pela Petrobrs, em concurso pblico (Edital n.1, de dezembro de 2009), constam: a) Requisito: Tcnico de Operao Jnior - certificado de tcnico em Petrleo e Gs (e outros) reconhecido pelo Conselho Estadual de Educao ou (texto completo no Edital).

5 b) Atribuies: Tcnico de Operao Jnior Participar do gerenciamento da execuo de projetos e obras; Executar e participar das atividades de operao das instalaes, equipamentos, painis de controle, sistemas supervisores; Monitorar a operao dentro de padres tcnicos estabelecidos e das normas operacionais, controlando as variveis e observando a existncia de anormalidades; Atuar no processo de manuteno suprindo as necessidades de primeiro nvel, direcionando as demandas conforme normas prdefinidas, acompanhando e testando as correes.

c) Salrios O salrio inicial, na Petrobrs de 4,7 salrios mnimos, em fevereiro de 2010. Entre as empresas estatais de energia eltrica, somente em 2009, foram realizados mais de 6 concursos pblicos, que incluam a seleo de Tcnicos em Petrleo e Gs, em suas termoeltricas, com remunerao inicial entre 4 e 5,7 salrios mnimos. Outro setor em expanso e o de biodiesel, e em especial, a indstria de etanol e acar. O setor sucroalcoleiro, que se beneficiou durante centenas de anos de mo-de-obra sob regime de escravido e posteriormente semi-escravido, sofre uma fiscalizao das agncias governamentais no que concerne as relaes de trabalho e de defesa do meio ambiente, de um lado, a ao dos sindicatos e a busca pela melhoria contnua da produtividade no uso dos fatores de produo outro, que aponta para as inovaes tecnolgicas e qualificao crescente de pessoal, para que possa alcanar a desejada competividade, no mercado nacional e mundial, de acar e lcool. Este um dos mercados crescentes de trabalho para os tcnicos em Petrleo e Gs. As inspees, aplicadas segundo princpios de engenharia e normas que padronizam os seus processos, apresentam critrios de aceitao que passam a constituir ferramentas para a elaborao de projetos, fabricao, montagem operao e manuteno de equipamentos e sistemas industriais. Mais do que isto, constituem texto dos contratos assinados entre fornecedores e clientes, reduzindo os questionamentos de ambas as partes quanto qualidade e preos de produtos e servios. Isto , quando o cliente define as normas que devem ser seguidas pelo fornecedor, determina de forma muito sintetizada, centenas de anos de experincias e tecnologia, gerando a expectativa do recebimento de produtos ou servios com a qualidade corrente.

Luiz Carlos Marques dos Santos

3 TCNICAS DE INSPEO. 3.1 Introduo.


As tcnicas de inspeo fazem parte de atividades que visam a integridade de pessoas, instalaes e equipamentos, considerando o controle de qualidade de servios ou produtos. Entre as tcnicas de inspeo aplicadas podemos citar: Mtodos estatsticos onde a inspeo de um lote ou percentual do produto ou servio adotada para verificar a tendncia da qualidade da produo total. Grficos de Controle de processos um mtodo de controle estatstico em que a freqncia da variao dos parmetros do processo controlada; Inspeo por amostragem neste mtodo um dado de peas escolhido aleatoriamente e inspecionado de acordo com as especificaes pr-determinadas. Intercambialidade a tolerncia dimensional para 100% de conjunto formado por peas diferentes, ajustveis entre si, assim como tubos e curvas, ou flanges e vlvulas etc; depende das tolerncias de cada pea. Dizemos que existem 100% de intercambiabilidade quando qualquer pea de um conjunto (A) se ajusta com qualquer pea de um conjunto (B). Evidentemente, a tcnica mais simples e aplicada a visual, isto aquela que se faz a olho n. No incio de minha carreira como engenheiro, nos anos 70, fui aceito pela Petrobrs como adviser (consultor), isto ; representante da multinacional Foster Wheeler (empresa americana especializada em projetos e construo para a indstria do petrleo), para assistir e dar garantia no fornecimento pela FW de duas fornalhas, de grande porte, para a ampliao da Refinaria Landulpho Alves, em Mataripe BA. Deparei-me com a dificuldade para montar algumas centenas de curvas de 180 das serpentinas dos fornos, que a empresa japonesa ISHIBRS, contratada pela Petrobrs para fabricar e montar apresentou. O problema era que, a distncia entre as linhas de centro das curvas, de ao cromo-nquel-molibdnio, importadas dos EUA, variavam tanto que dificultava a soldagem com as extremidades dos tubos. A Petrobrs no podia esperar a compra de novas curvas. Eu tive que criar uma soluo. Passei a noite pensando e decidi: a) Mandar medir as distncias de centro a centro de todas as curvas e das extremidades dos tubos; b) Estabelecer grupos de curvas e de extremidades de tubos cujas variaes de medidas eram intercambiveis; c) Determinar as soldagens dos grupos de curvas e extremidades de tubos intercambiveis entre si. Para tanto usei uma simples mquina de calcular e os princpios da estatstica.

7 O sucesso me renderia excelentes posies no futuro.


Luiz Carlos Marques dos Santos.

4 - ENSAIOS NO-DESTRUTIVOS
4.1 Radiografia Industrial. Mtodo de inspeo no-destrutiva, que denominamos de ensaio nodestrutivo (END), que utiliza a absoro diferenciada da radiao, por um corpo, devido diferena de densidade, variao de espessuras, ou composio do material. A variao de absoro diferenciada pode ser detectada em um filme, atravs de tubo de imagem ou por sensores eletrnicos. A radiografia industrial usada para detectar variao de uma regio de uma pea. A radiografia detecta defeitos volumtricos, quando os efeitos da radiao se ocorrem em pequenas espessuras, perpendicular ao plano dos feixes. O RX detecta defeitos com vazios e incluses que apresentam uma espessura varivel, em todas as direes, desde que no sejam muito pequenos em relao espessura. Os Raios X e Raios Gama possuem a mesma velocidade de propagao da luz (300.000 km/s) e no so afetados por campos eltricos ou magnticos; alm disso, podem impressionar emulses fotogrficas. As principais propriedades dos Raios-X (RX) e dos Raios Gama (R ), no que concerne radiografia, so: Deslocam-se em linha reta; Atravessam materiais opacos luz, os quais absorvem parte da radiao; Podem impressionar pelculas fotogrficas, formando imagens; Provocam efeitos genticos; Provocam ionizao dos gases. 4.2 - Raios Gama - R As radiaes gama so aquelas que so emitidas do ncleo do tomo, o qual se encontra num estado excitado de energia, o que se diferencia significativamente das radiaes X, nas quais so emitidas das camadas eletrnicas. 4.3 - Raios X Os Raios X, destinados ao uso industrial e mdico, so gerados numa ampola de vidro, denominada tubo de Coolidge, que possui duas partes distintas: o anodo e o catodo.

8 O anodo e o catodo so submetidos a uma tenso eltrica da ordem de milhares de volts, sendo o plo positivo ligado ao anodo e o negativo no catodo.
lmarquessantos @uol.com.br

Fig. 1 Radiografia em um tubo - (Andreucci - 2009)

A radiografia industrial utiliza dois tipos de radiao: a) Raios X; b) Raios Gama. O anodo constitudo de uma pequena parte fabricada em tungstnio, tambm denominado de alvo, e o catodo de um pequeno filamento, tal qual uma lmpada incandescente, por onde passa uma corrente eltrica da ordem de miliampres. Esquema de um tubo de Raios X Industrial.

Fig. 2 Tubo de RX. (Andreucci 2009)

lmarquessantos @uol.com.br

Fig. 3 Tubo de RX. (Andreucci 2009)

Quando o tubo ligado, a corrente eltrica do filamento se aquece e passa a emitir espontaneamente eltrons que so atrados e acelerados em direo ao alvo. Nesta interao, dos eltrons com os tomos de tungstnio, ocorre a desacelerao repentina dos eltrons, transformando a energia cintica adquirida em Raios X. Outros fenmenos de interao dos eltrons acelerados com as camadas eletrnicas dos tomos de tungstnio, tambm so responsveis pela emisso dos Raios X. Os Raios X so gerados nas camadas eletrnicas dos tomos por variados processos fsicos. Caracteriza-se por apresentar um espectro contnuo de emisso ao contrrio das radiaes gama. Em outras palavras, os Raios X emitidos pelo aparelho apresentam uma variedade muito grande de comprimento de onda, ou seja, que a energia varia de uma forma contnua. 4.4 - Equipamentos de Raios X: Os Raios X so produzidos em ampolas especiais. Os tamanhos das ampolas ou tubos dependem da tenso mxima de operao do aparelho. 4.4.1 - Unidade Geradora, Painel de Comando: Os equipamentos de Raios - X industriais se dividem geralmente em dois componentes: o painel de controle e o cabeote, ou unidade geradora. O painel de controle consiste em uma caixa onde esto alojados todos os controles, indicadores, chaves e medidores, alm de conter todo o equipamento do circuito gerador de alta voltagem. E atravs do painel de controle que se fazem os ajustes de voltagem e amperagem, alm de comando de acionamento do aparelho. No cabeote est alojada a ampola e os dispositivos de refrigerao. A conexo entre o painel de controle e o cabeote se faz atravs de cabos especiais de alta tenso. As principais caractersticas de um equipamento de Raios X so: a - tenso e corrente mxima; b - tamanho do ponto focal e tipo de feixe de radiao;

10 c - peso e tamanho.
lmarquessantos @uol.com.br

Esses dados determinam a capacidade de operao do equipamento, pois esto diretamente ligados ao que o equipamento pode ou no fazer. Isso se deve ao fato dessas grandezas determinarem as caractersticas da radiao gerada no equipamento. A voltagem se refere diferena de potencial entre o anodo e o catodo e expressa em quilovolts (kV). A amperagem se refere corrente do tubo e expressa em miliampres (mA). Outro dado importante se refere forma geomtrica do anodo no tubo. Quando em forma plana, e angulada, propicia um feixe de radiao direcional, e quando em forma de cone, propicia um feixe de radiao panormico, isto , irradiao a 360 graus, com abertura determinada. Os equipamentos considerados portteis, com voltagens at 300 kV, possuem peso em torno de 40 a 80 kg, dependendo do modelo. Os modelos de tubos refrigerados a gs so mais leves ao contrrio dos refrigerados a leo.

Fig. 4 - Aparelhos de Raios X industrial, de at 300 kV

4.5 - Equipamentos de Raios Gama: O desenvolvimento dos reatores nucleares permitiu a produo artificial de istopos radioativos atravs de reaes nucleares de ativao. O fenmeno de ativao ocorre quando elementos naturais so colocados junto ao ncleo de um reator e, portanto, irradiados por nutrons trmicos, que atingem o ncleo do tomo, penetrando nele. Isto cria uma quebra de equilbrio energtico no ncleo, e ao mesmo tempo muda sua massa atmica, caracterizando assim o istopo. O estabelecimento do equilbrio energtico do ncleo do tomo feito pela liberao de energia na forma de Raios Gama. Um tomo que submetido ao processo de ativao e, portanto, seu ncleo se encontra num estado excitado de energia, passa a emitir radiao. fcil ver, portanto, que o nmero de tomos capazes de emitir radiao (A), diminui gradualmente com o decorrer do tempo. A esse fenmeno chamamos de Decaimento Radioativo.

11 .
lmarquessantos @uol.com.br

4.6 - Decaimento Radioativo. Uma caracterstica importante do Decaimento Radioativo que ele no se processa na mesma velocidade para diferentes elementos. A expresso matemtica de Lei do Decaimento Radioativo : N = No e - l x t Onde: No = nmero inicial de eltrons excitados. N = nmeros de tomos excitados depois de transcorrido certo intervalo de tempo. e = base dos logaritmo neperiano. l = constante de desintegrao, caracterstica do material radioativo. t = tempo transcorrido. O decaimento obedece a uma lei exponencial. Isso significa que o nmero N nunca se tornar zero, embora v assumindo valores progressivamente menores. Em outras palavras, isso significa que um material radioativo sempre estar emitindo alguma radiao, no importando quanto tempo tenha transcorrido desde a sua formao. 4.7 - Meia Vida. Quando produzimos uma fonte radioativa colocamos em estado excitado um nmero No de tomos na fonte. Vimos atravs da Lei do Decaimento Radioativo que esse nmero de tomos excitado diminui com o passar do tempo, segundo as caractersticas do elemento radioativo. Portanto, depois de passado certo intervalo de tempo, podemos ter no material radioativo exatamente a metade do nmero inicial de tomos excitados. A esse intervalo de tempo, denominamos Meia - Vida do elemento radioativo. Como a taxa em que os tomos se desintegram diferente de um elemento para outro elemento a Meia - Vida tambm ser uma caracterstica de cada elemento. 4.8 - Atividade de uma Fonte Radioativa. A atividade de um radioistopo o nmero de desintegraes que ocorrem em certo intervalo de tempo, e representada pela equao:
lmarquessantos@uol.com.br

12

A = Ao x e l x t Onde: Ao = atividade inicial do elemento radioativo; A = atividade do elemento radioativo depois de transcorrido certo intervalo de tempo; l = constante de desintegrao; t = tempo transcorrido. A unidade padro de atividade o Becquerel (smbolo Bq), que definida como sendo a quantidade de qualquer material radioativo que sofre uma desintegrao por segundo. A unidade antiga de atividade o Curie (smbolo Ci). Ci = 3,7 x 1010 Bq = 37 GBq. As fontes usadas em gamagrafia (radiografia com raios gama) requerem cuidados especiais de segurana, pois, uma vez ativadas, emitem radiao, constantemente. Deste modo, necessrio um equipamento que fornea uma blindagem, contra as radiaes emitidas da fonte quando a mesma no est sendo usada. Da mesma forma necessrio dotar essa blindagem de um sistema que permita retirar a fonte de seu interior, para que a radiografia seja feita. Esse equipamento denomina-se Irradiador. Os irradiadores compem-se, basicamente, de trs componentes fundamentais: Uma blindagem, uma fonte radioativa e um dispositivo para expor a fonte. As blindagens podem ser construdas com diversos tipos de materiais. Geralmente so construdos com a blindagem, feita com um elemento (chumbo ou urnio exaurido), sendo contida dentro de um recipiente externo de ao, que tem a finalidade de proteger a blindagem contra choques mecnicos. Uma caracterstica importante dos irradiadores, que diz respeito blindagem, a sua capacidade. Como sabemos, as fontes de radiao podem ser fornecidas com diversas atividades e cada elemento radioativo possui uma energia de radiao prpria. Assim cada blindagem dimensionada para conter um elemento radioativo especfico, com certa atividade mxima determinada. Portanto, sempre desaconselhvel se usar um irradiador projetado para determinado elemento, com fontes radioativas de elementos diferentes e com outras atividades. Esse tipo de operao s pode ser feita por elementos especializados e nunca pelo pessoal que opera o equipamento. A fonte radioativa consta de

13 uma determinada quantidade de um istopo radioativo. Essa massa de radioistopo encapsulada e lacrada dentro de um pequeno envoltrio metlico muitas simplesmente. vezes denominado "porta-fonte", ou fonte selada,

O porta-fonte se destina a impedir que o material radioativo entre em contato com qualquer superfcie, ou objeto, diminuindo os riscos de uma eventual contaminao radioativa. 4.9 - Caractersticas Fsicas e Tipo de Fontes Gama: a) Cobalto - 60 O Cobalto-60 obtido atravs do bombardeamento por nutrons do istopo estvel Co-59. Suas principais caractersticas so: Meia - Vida = 5,24 anos. Energia da Radiao = 1,17 e 1,33 MeV. Faixa de utilizao mais efetiva = 60 a 200 mm de ao. Esses limites dependem das especificaes tcnicas da pea a ser examinada e das condies da inspeo. b) Irdio - 192 O Irdio -192 obtido a partir do bombardeamento com nutrons do istopo estvel Ir-191. Suas principais caractersticas so: Meia - Vida = 74,4 dias Energia da Radiao = 0,137 a 0,65 MeV Faixa de utilizao mais efetiva = 10 a 40 mm de ao c) Selnio-75 Suas principais caractersticas so: Energia de Radiao: 0, 066 e 0,405 MeV. Meia - Vida = 125 dias Faixa de utilizao mais efetiva = 4 a 30 mm de ao. Caractersticas Fsicas dos Irradiadores Gama: O que mais diferencia um tipo de irradiador de outro so os dispositivos usados para se expor a fonte. Esses dispositivos podem ser: mecnicos, com acionamento manual ou eltrico, ou pneumtico. A nica caracterstica que apresentam em comum o fato de permitirem ao operador trabalhar sempre a uma distncia segura da fonte, sem se expor ao feixe direto de radiao. Aparelho para gamagrafia industrial. Aparelho para Gamagrafia Sauerwein, usando Fonte Radioativa de Cobalto 60

14 com atividade mxima de 30 Curies , pesando 120 kg , projetado com tipo de canal reto.
lmarquessantos@uol.com.br

4.10 - Filmes Radiogrficos: Os filmes radiogrficos so compostos de uma emulso e uma base. A emulso consiste em uma camada muito fina (espessura de 0,025 mm) de gelatina, que contm, disperso em seu interior, um grande nmero de minsculos cristais de brometo de prata. A emulso colocada sobre um suporte, denominado base, que feito geralmente de um derivado de celulose, transparente e de cor levemente azulada. Uma caracterstica dos filmes radiogrficos que, ao contrrio dos filmes fotogrficos, eles possuem a emulso em ambos os lados da base. Os cristais de brometo de prata, presentes na emulso, possuem a propriedade de, quando atingidos pela radiao ou luz, tornarem-se susceptveis de reagir com produto qumico denominado revelador. O revelador atua sobre esses cristais provocando uma reao de reduo que resulta em prata metlica negra. Os locais do filme atingidos por uma quantidade maior de radiao apresentaro, aps a ao do revelador, um nmero maior de gros negros do que regies atingidas por radiao de menor intensidade, dessa forma, quando vistos sob a ao de uma fonte de luz, os filmes apresentaro reas mais escuras e mais claras que iro compor a imagem do objeto radiografado. 4.11 - Estrutura de um filme radiogrfico. Granulao: A imagem nos filmes radiogrficos formada por uma srie de partculas muito pequenas de sais de prata, os quais no visveis a olho n. Entretanto, essas partculas se unem em massas relativamente grandes que podem ser vistas pelo olho humano ou com auxlio de pequeno aumento. Esse agrupamento das partculas de sais de prata da emulso cria uma impresso chamada de Granulao. Todos os filmes apresentam o fenmeno de granulao. Por possurem gros maiores, os filmes mais rpidos apresentam uma granulao mais acentuadas que os filmes lentos. A granulao, alm de ser caracterstica de cada filme, tambm sofre uma influncia da qualidade da radiao que atinge o filme. Portanto, podemos afirmar que a granulao de um filme aumenta quando aumenta a qualidade da radiao. Por essa razo os filmes com gros mais finos so recomendados quando se empregam fontes de alta energia (Raios X da ordem de milhes de volts). Quando so usados com exposio longa esses filmes tambm podem ser empregados com raios gama. Densidade ptica.

15 A imagem formada no filme radiogrfico possui reas claras e escuras evidenciando certo grau de enegrecimento que denominamos de Densidade. Matematicamente expressamos a densidade como sendo logaritmo da razo
lmarquessantos@uol.com.br

entre a intensidade de luz visvel que incide no filme e a intensidade que transmitida e visualmente observada. Io D = log .-----I Onde: Io = intensidade de luz incidente. I = intensidade de luz transmitida. Pela relao acima conclumos que quanto maior for densidade mais escura ser a cor do o filme. O Cdigo ASME Art. 2 estabelece que radiografias produzidas com Raios X devem ter densidade ptica na faixa de 1,8 at 4,0, e para radiografias produzidas com Raios Gama, densidade de 2,0 at 4,0. O mesmo Cdigo estabelece que as densidades devam ser avaliadas com um densitmetro calibrado. Este aparelho eletrnico mede densidades na faixa de 0 4,0 e podem ser portteis e de mesa. A calibrao do densitmetro feita usando uma fita densitomtrica aferida como padro. Esta fita possui vrios graus de densidade desde 0,1 at 4,5 e deve ser certificada, rastrevel ao NIST- National Institute of Standard and Technology. O densitmetro deve responder aos graus de densidade da fita com erro mximo de + 0,05. Caso isso no ocorra, o densitmetro deve ser calibrado. 4.12 Ensaio com Partculas Magnticas PM. Este mtodo de ensaio aplicado apenas a metais ferromagnticos. Se um elemento a ser ensaiado colocado dentro de um campo magntico, e este elemento apresenta grandes defeitos tais como trincas, vazios, trincas e bolsas de escria, estas irregularidades provocaram distores no campo magntico. A localizao dos defeitos ser visualizada quando pulverizarmos partcula ferromagntica (tais como limalha de ferro) sobre a superfcie ensaiada. 4.1.3 Ensaio de Ultra-Som US Estruturas com espessuras entre 1,5 mm e 900 mm ou mais podem ser pesquisadas para verificao de defeitos como trincas e incluses de escria etc.; atravs da propagao de ondas ultra-snicas. O aparelho de ultra-som opera pelo princpio do eco. Um cristal de quartzo energizado por um gerador de ultra-som e envia vibraes de curta durao ao material ensaiado. As vibraes por sua vez so retransmitidas de volta ao cristal, que transforma esta energia vibratria de retorno em energia eltrica da mesma freqncia que as vibraes iniciais. Se houver imperfeies no material algumas ondas so

16 refletidas de volta por elas, permitindo detectar a distncia at estas imperfeies.

4.1.4 Ensaio por Lquido Penetrante LP. O ensaio por lquido penetrante utiliza a propriedade de lquidos de baixa viscosidade em fluir sobre as superfcies penetrando em orifcios e trincas muito pequenas. O LP aplicvel em peas de ao carbono e aos de baixas ligas, aos inoxidvel, titnio, ligas de nquel e alumnio. Os ensaios podem ser feitos com lquido penetrante fluorescente ou com lquido penetrante colorido. A avaliao do LP geralmente segue a norma ASME Seco V, item T- 641. O tempo mnimo de penetrao ser de 10 minutos e o mximo de 60 minutos. A aplicao do lquido penetrante poder ser feita por meio de aerosal, pulverizao, imerso ou por pincelamento.

4.1.5 - Ensaios usados na medicina. A medicina tambm se utiliza de alguns ensaios no destrutivos para construir os diagnsticos mdicos. Entre eles podemos citar: O exame de raios-X utiliza os feixes invisveis da radiao ionizante que atravessam o corpo e so alterados pelos diversos tecidos. Formando imagens bidimensionais dor rgos. Foi descoberto em novembro de 1895 pelo alemo Wilhelm Rntgem. Detecta doena nos pulmes, abdmen, ossos, aparelhos digestivos, sistema urinrio e outro. Tomografia usa raios x de uma fonte que gira em torno do corpo, produzindo uma imagem tridimensional, que permite visualizar cortes da anatomia. aplicado em doenas inflamatrias, tumorais e alteraes congnitas do sistema nervoso, digestivo, urinrio, respiratrio, circulatrio, e musculoesqueltico. Ressonncia Magntica utiliza a radiao eletromagntica. indicado em doenas vasculares, abdominais, plvicas, cerebrais, musculares e articulares. Mostra a estrutura microscpica do crebro; Ultra-som Utiliza ondas sonoras e tem imagem em tempo real. muito aplicado no acompanhamento da gravidez, e tambm para verificar doenas nos pulmes, leses plvicas e abdominais, inflamao de vescula, apendicite, cirrose e doenas da tireide. Cintilo grafia a medicina nuclear. Capta istopos radioativos ingeridos ou injetados em imagens de cintilo grafia. Mostra inflamaes e tumores dos ossos da tireide, do sistema digestivo, do crebro, de vias urinrias.

17

lmarquessantos@uol.com.br

5 ENSAIOS DESTRUTIVOS
5.1 Curva Tenso X Deformao

Fig. 5 Curva carga x alongamento percentual.

5.2 - Ensaio de trao e compresso Nos ensaios de trao um corpo de prova com dimenses padronizadas submetido a um esforo de trao, em uma mquina, at a sua ruptura. Os dados obtidos so: Alongamento; Estrico; Tenso de Escoamento e Tenso de Ruptura. O alongamento, dado em percentual, a relao entre o alongamento diferencial e o comprimento original do corpo de prova, anterior ao carregamento, multiplicado por 100. A estrico, em percentual, a relao entre a variao da seco do corpo de prova e a seco original, multiplicada por 100. A Tenso Limite de Escoamento a carga de escoamento dividida pela rea da seco original do corpo de prova. A Tenso de Ruptura a carga de ruptura dividida pela rea da seco original do corpo de prova. Ensaios de compresso permitem informaes para projetos sobre materiais que vo ser utilizados quando a principal carga for de compresso. As informaes obtidas so: a Tenso de Ruptura e o Mdulo de Elasticidade do material.

18

lmarquessantos@uol.com.br

5.3 Ensaio de Cisalhamento obtido por carregamento de toro e cisalhamento simples. O ensaio permite calcular o mdulo de rigidez, o limite de Resistncia ao Cisalhamento e o Mdulo de Ruptura (tenso de ruptura) do material. O Mdulo de Rigidez a relao ente a tenso de cisalhamento e a deformao de cisalhamento na fase elstica. 5.4 Ensaio de Dobramento. o ensaio no qual um corpo de prova dobrado temperatura ambiente, em uma matriz, com o objetivo de determinar a sua ductilidade. O dobramento especialmente usado para avaliar a qualidade de juntas soldadas. 5.5 Ensaio de Impacto. A tenacidade de um material, avaliada a partir do ensaio de trao, pode dar uma idia da sua resistncia ao impacto, mas a relao no necessariamente conclusiva. Esse fato tornou-se relevante durante a segunda guerra mundial, quando navios passaram a usar chapas soldadas no lugar da tradicional construo rebitada. Sob impacto, trincas iniciadas em regies de solda podiam propagar-se pelas chapas, que no apresentavam perda de tenacidade ou ductilidade em ensaios de trao. O impacto medido em kgf.m ou em lb-ft. Foram desenvolvidos ento ensaios especficos para impactos, considerando que a resistncia a eles grandemente afetada pela existncia de trincas ou entalhes e pela velocidade de aplicao da carga, condies que no podem ser facilmente implementadas em um ensaio comum de trao. A temperatura tambm exerce significativa influncia. Implementadas em um ensaio comum de trao. A temperatura tambm exerce significativa influncia.

19

Fig.6 Ensaio de Impacto


lmarquessantos@uol.com.br

5.5.1 - Charpy O mtodo de ensaio de impacto Charpy utiliza um corpo de prova nas dimenses de 55 mm de comprimento, por 10 mm de altura e 10 mm de espessura. Um corte, com profundidade de 5 mm e largura de 1,6mm divide o comprimento total do corpo de prova. O fundo do corte e arredondado, por um furo com dimetro de 2 mm. 5.5.2 Izod O mtodo de ensaio de impacto Izod utiliza um corpo de prova nas dimenses de 75 mm de comprimento, por 10 mm de altura e 10 mm de espessura. Um entalhe em V, com ngulo de 45 com profundidade de 2 mm divide o comprimento total do corpo de prova em duas partes,uma com 27,7 mm e a outra com 47,3 mm . 6 - OUTROS ENSAIOS 6.1 Ensaio de Dureza. A dureza objetivo de ensaios onde so aplicados mtodos diferentes em funo das caractersticas dos materiais. Para os minerais utilizamos a Escala Mohs, que varia do material mais mole, com grau 1 ao material mais duro, com grau 10. A Escala Mohs baseia-se na resistncia do material ao risco. 6.2 Escala Mohs Aplicamos para os minerais a Escala Mohs, que varia do material mais mole, com grau 1 ao material mais duro, com grau 10. A Escala Mohs baseia-se na resistncia do material ao risco. Mineral Talco Gesso Calcita Dureza 1 2 3

20 Fluorita Apatita Feldsato Quartzo Topzio Coridon Diamante 6.3 Brinell BH,Rockwell e Vickers para metais. Utilizamos a escala Brinell e a escala Rockwell para metais em geral, aos e suas ligas.
lmarquessantos@uol.com.br

4 5 6 7 8 9 10

A escala BH diretamente proporcional a resistncia dos aos, e utiliza uma esfera de ao de 10 mm de dimetro e carga de 3000 kg. As durezas variam entre 95 BH a 898 BH. 6.4 Rockwell A escala Rockwell diretamente proporcional a resistncia dos aos, e se subdivide em Rockwell-A, Rockwell-B e Rockwell-C. Rockwell-A Ra Utiliza um cone de diamante, com 1200 - carga de 60 kg; Rockwell-B Rb Usa uma esfera de ao temperado, com 1,6 mm de dimetro, e carga de 100 kg; Rockwell-C Rc Utiliza cone de diamante, com 1200 - carga de 150 kg.

6.5 Vickers Hv a dureza tem uma escala que varia entre 223 (mais duro) e 95 ( mais mole) 6.6 SHORE Para borracha e plsticos - a escala varia de 20 (mais mole) a 32 (mais duro). 6.7- Escleroscpio um equipamento para medir a dureza de um material, que consiste em um martelo com ponta de diamante revestido por um tubo graduado. Ao ser usado o martelo levantado at uma altura pr-determinada, da qual cai sobre o material de ensaio. Quanto mais duro for o material, mais prximo da altura da queda o martelo ser levantado. Desta forma, atravs desta altura depois do choque podemos determinar o valor relativo da dureza do material. 6.8 Fadiga

21 Fadiga uma falha que pode ocorrer sob solicitaes bastante inferiores ao limite de resistncia do metal, isto , na regio elstica. conseqncia de esforos alternados, que produzem trincas, em geral na superfcie, devido concentrao de tenses. A ruptura de d quando essa rea se torna suficientemente pequena para no mais resistir solicitao aplicada (C). Um exemplo corriqueiro e quando dobramos e desdobramos sucessivamente um arame fino, em certo ponto, at que o arame se parte.

lmarquesssantos@uol.com.br

Fig 7 corpo submetido a ruptura por fadiga

A fratura por fadiga facilmente identificvel. A rea de ruptura C tem um aspecto distinto da restante, que se forma gradualmente. A fadiga um processo progressivo, mas a ruptura brusca e, portanto, no difcil imaginar o perigo que pode representar, uma vez que cargas variveis ocorrem em inmeros casos. 6.9 Fluncia A fluncia uma deformao permanente resultante do carregamento de componentes estruturais por um longo tempo. A fluncia um fenmeno crtico para as tubulaes das caldeiras e para as colunas de cracking do petrleo, devido presses e temperaturas elevadas, que podem levar o ao a ruptura. A durao de um ensaio de fluncia se faz com durao de 1000, 10000 ou 100000 horas, deforma a que apliquemos uma carga capaz de produzir um alongamento de 1% no corpo de prova. Denomina-se de resistncia de fluncia de um materiais, uma determinada temperatura, ao valor da carga que, para um determinada durao, provoque um alongamento de 1% . 6.10 Corroso

22

Os ensaios de corroso carecem de padres pr-estabelecidos. O ensaio de corroso em laboratrio consiste em expor o metal a jato de salmoura, atmosfera salina ou imerso em lquido corrosivo. Os resultados esperados so: mudana nas caractersticas mecnicas taxa; perda de peso do corpo de prova etc.

lmarquessantos@uol.com.br

7 EXEMPLOS DE ENSAIOS
7.1 - Inspeo em Tanques. API - 650/620 de 16 m a 87.500,00 m. e especiais acima de 90.000,00 at 550.000,00 m. 7.2 Normas e Tcnicas. 7.3 API 650 Welded Steel Tanks for Oil Storage do American Petroleum Institute. 4.1. 4.1.1 - ABNT - NBR 7821 Tanques Soldados para Armazenamento de Petrleo e Derivados - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. 1.1 - Classificao dos tanques cilndricos em funo da altura e do dimetro. 7.4 Tanques de pequena a mdia capacidade D = H; 7.5 - Tanques de pequena a mdia capacidade 3 x D = 8 x H; 7.6 Considerar a carga dos ventos para tanques com H maior que 3D. 7.7 - A N1822 (Petrobrs) - fixa as condies para tratamento das superfcies das bases dos tanques de ao, que devem ser construdas com um mnimo de 30 cm acima do fundo da bacia de conteno. 7.8 Base com drenagem abaixo do fundo do tanque: pedra britada e areia; cascalho grosso, lavado, areia grossa. 7.9 - Imprimao aplicao de material com asfalto diludo. 7.10 - Aplicao de revestimento betuminoso, sobre a imprimao. 7.11 As bases dos tanques podero ser planas se o dimetro for igual ou inferior a 6 m. 7.12- As bases dos tanques construdas para armazenar gasolina de aviao (GAV) ou querosene de aviao (QAV) devero ter caimento da periferia para o centro, com sistema de drenagem de fundo no centro. 7.13 - Nos demais casos, para tanques com dimetro maior que 6 m, o caimento dever ser do centro para a periferia, e para todos os casos igual a 1:120.

23

7.14. Fundao Direta 7.15 Aterro compactado troca de material do solo por material adequado, e compactao. Anel de concreto Anel de concreto centrado sob o costado do tanque de armazenamento, estaqueado ou no, para as seguintes condies: Terreno de resistncia duvidosa; Dimetros superiores a 31 m; Alturas superiores a 12,2 m; Tanques de teto flutuante.
lmarquessantos@uol.com.br

7.16 O recalque dos tanques pode ser classificado de quatro formas: Recalque uniforme de todos os pontos do fundo, o menos crtico, desde que dentro da flexibilidade da tubulao; Recalque do cento do fundo do tanque, em relao a periferia; Inclinao do fundo do tanque, quando no provoca deformaes no costa DESPRESVEL. Recalque diferencial circunferncia o caso mais crtico por provocar deformaes no costado.

7.17 Medio de recalque Medio de recalque segundo a N -1897. So tomados como referncia pinos chumbados a 10 cm abaixo da face superior da fundao, ou tratando-se de fundao direta, com aterro compactado, fixados em cantoneiras de ao soldadas no costado. A quantidade de pinos dada pela tabela abaixo: Tabela 01
Dimetro do Tanque Fundao Direta 100% - 0% 100%-50%-0% 100%-75%-50%-5%0% Profunda 100% - 0% 100% - 0% 100% -5%-0%

Item 1 2 3

30m 30m D 50m


D D 50m

7.18. Recalque Admissvel N-270;

24 Absoluto 300 mm em qualquer ponto da periferia; Diferencial entre dois pontos da periferia: 38,00 mm em 9000,00 mm, medidos ao longo do permetro; Recalque entre dois pontos quaisquer da periferia: 50,00 mm. Diferencial em qualquer ponto da periferia, ao longo do raio, a um ponto interno a 1150 mm de distancia, mximo de 70,00 mm; Declividade estabelecida no projeto.

lmarquessantos@uol.com.br

7.19 Normas de Construo API 12A - cap. 240 bbl a 250.000,00 bbl; - API 12B - cap. 100 bbl a 10.000,00 bbl; - API 12 D - cap. 500 bbl a 10000 bbl; - Chapas grossas esp. igual ou superior a 6,30 mm 2440 x 12.000,00 mm. - Chapas finas esp. at 4,7 mm 1.500,00 x 6000,00;1.800,00 x 6.000,00; - peso especfico mdio pela ABNT-NBR 11889 7,85 x 10 kg/m; - soldagem eletrodo de baixo hidrognio (bsicos) para soldagem manual a arco eltrico; resistncia a trao de 80.000 psi, series E60 E-70, conforme AWS A 5.1. Para materiais com TR superior a 80.000,00 psi, at 85.000,00 psi eletrodos E-80, segundo AWS 5.5; - Fundo espessura mnima . Chapas anulares Forma anel de largura mnima igual a 750 mm, espessura mnima 6,3 mm, onde ser soldado o costado, soldadas de topo, sem ou com cobre junta. O material do fundo dever ser o mesmo do costado. As juntas de solda devero ter um afastamento entre si, mnimo, de 610,00 mm. Chapas recortadas - dimenses mnimas de 1.800,00 mm; juntas sobrepostas, com transpasse de 5 vezes a espessura mais fina, e at a espessura de 60 mm. As juntas de solda devero ter um afastamento entre si, mnimo, de 305,00 mm. 7.20 - Espessura Mnima da Chapa do Costado. E = 0,04 x D x G x (H - 0,3)

25

E - espessura mnima em mm, para tenso admissvel do ao de 1480 kgf/cm, e eficincia de junta igual a 0,85. D dimetro nominal do taque; dimetro na linha de centro das chapas do costado, em metros; H altura inferior de qualquer ladro que limite a capacidade do tanque e o seu fundo, em metros; G densidade do lquido.

lmarquessantos@uol.com.br

Espessura Nominal Mnima Tabela 02


Dimetro do Tanque 1 2 3 4 15m D 15m D Espessura nominal mnima 4,5mm 6,3mm 8,0mm 9,0mm

35m 35m D 60m D 50m

7.21 Ensaio de estanqueidade Caixa de vcuo. O teste de estanqueidade muito usado para verificar vazamento pelas juntas de solda do fundo e teto. Aplica-se espuma de sabo na superfcie de solda a ser testada; Com o auxlio de uma caixa de vcuo, ligada suco de uma bomba de vcuo (ou ejetor), aplicada uma presso negativa de 0,21 a 0,35 kgf/cm (2,1 a 3.5 m.c.a), com a caixa adequadamente posicionada sobre a junta inspecionada. Quando especificado pelo comprador, um teste de vcuo de at 0,70 kgf/cm pode ser aplicado, para detectar vazamentos muito pequenos. A estanqueidade ento verificada, visualmente, atravs da tampa de vidro ou acrlico transparente, a existncia ou no da formao de bolhas.

26

Se houver falhas na solda que possibilitem a entrada de ar do exterior do fundo da caixa, provocando as bolhas de sabo, a junta dever ser reparada. A caixa, para o seu perfeito ajuste as chapas do fundo do tanque a serem inspecionadas, tem a sua superfcie de contato revestida com borracha sinttica, com dureza ao redor de 25 shore, e espessura de . 20mm. O formato das caixas podem ser paralepipdicos, com largura de 150 mm e comprimento de 750mmou com as extremidades arredondadas, para facilitar sua aplicao junto ao costado.

lmarquessantos@uol.com.br

A intensidade de iluminao mnima, para o teste de vcuo, dever ser de 1000 Lux, e o tempo mnimo de observao dever ser de 5 segundos. A temperatura na superfcie do metal dever se encontrar entre 4 e 50 C.

7.22 Radiografia Utiliza fontes de raios X ou . A inspeo radiogrfica permite detectar descontinuidades, internas e superficiais, e a natureza destas descontinuidades, incrustaes, depsitos, medio de espessuras. Entre as limitaes da radiografia est o aspecto de segurana (proteo radiolgica). Por outro lado s detecta descontinuidades bidimensionais, paralelas a direo da radiao, e inferiores a 2% da espessura analisada. A junta que ser radiografada colocada entre a fonte e o meio (filme para radiografia) onde se formar a imagem; A radiao atravessa a junta e incide sobre o filme formador da imagem; A absoro varia de acordo com as caractersticas do material da junta; As regies com maior incidncia de radiao ficaro mais escuras e vice-versa, formando uma imagem negativa da junta. Para a visualizao da imagem necessrio processar o meio formador da imagem (revelao do filme).

7.23 - Alinhamento das chapas do costado; Pela linha de centro das chapas a melhor soluo estrutural, porm impraticvel;

27 4.3 7.24 Pela face externa - a melhor soluo esttica e mais praticvel; 4.4 7.25 Pela face interna soluo mais usual e recomendvel para tanque de teto flutuante. 4.5 7.26 As juntas verticais devem estar defasadas de pelo menos 33% do comprimento da chapa. No deve haver acumulo de juntas verticais em uma mesma regio do costado. 4.6 7.27 As juntas do costado devem ser de topo, soldadas por fora e por dentro, com penetrao total; 4.7 7.28 A seqncia de soldagem deve evitar os empenos causados pelas contraes das juntas soldadas. 4.8 7.29 As juntas verticais devero atender a tabela:

lmarquessantos@uol.com.br

Tabela 03
Espessuramm 4,75 6,35 8 9,5 12,7 15,88 19,05 22,23 25,4 31,8 38,1

Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Gap 3,2 3,2 4 3,2 3,2 4 4,75 4,75 5 5 5

raiz xx xx xx 4 4 4,75 4,75 4,75 5 5 5

plana V - 45 xx xx xx

2 V- 60 Xx Xx Xx

7.30 As juntas horizontais devero atender a tabela: Tabela 04


Item 1 2 Espessuramm e 8mm e>8mm gap 3 3 raiz xx 3 plana K - 45

7.31 - Aberturas do Costado

28

4.9 As aberturas do costado com dimetro superior a 50mm recebero reforo; 7.32 - A carga do teto, adotada no projeto, : Para a NBR 7821 60 kgf/cm; Para a N-270 100 kgf/cm; Para a BS 2654: 120 kgf/cm de rea projetada. 7.33 - corrimo L 2 x 21/2 x - 3 m+ barra chata 4x1/4 altura 1m. 7.34 - Placa de identificao API 650 (altura - 100 mm x comprimento 150mm). Dados dimetro, capacidade, ano de fabricao, altura, capacidade, projetado por (NOME DO PROJETISTA), fabricado por (NOME FABRICANTE), montado por (NOME DO MONTADOR). A chapa de identificao dever ser construda em ao inoxidvel, fundido.
lmarquessantos@uol.com.br

8 MTODO DE INSPEAO POR LQUIDO PENETRANTE. (ASME VIII DIVISION 1 APPENDIX 8 ) 8.1 - Introduo A aplicao satisfatria deste mtodo de inspeo requer habilidades especiais de quem executa nas tcnicas e na interpretao dos resultados; isto devera ser aplicado por profissional qualificado. ESCOPO a) O apndice (8) descreve os mtodos que devero ser empregados quando uma inspeo por lquido penetrante especificado nesta diviso; b) O artigo 6, da seo V, dever ser aplicado para detalhar os requisitos de mtodo, procedimentos e qualificao, exceto quando especificado neste apndice; c) A inspeo de lquido penetrante ser executada de acordo com um procedimento escrito, certificado pelo fabricante, de acordo com as exigncias do T-150 da seo V. 8.2 - Certificao de Competncia do Profissional para Ensaio No-Destrutivo Requisitos: a) Ter viso, com correo, se necessrio, para capacit-lo a ler o painel padro a distncia no inferior a 305 mm, e ser

29 capaz de distinguir e diferenciar de contraste entre as cores usadas. Esta capacidade deve ser testada anualmente; b) Ter domnio das tcnicas de inspeo por lquido penetrante, no qual qualificado, incluindo a execuo e avaliao dos resultados, exceto que, onde o mtodo de inspeo consiste de mais que uma operao ele tenha sido qualificado apenas para uma ou mais dessas operaes.

8.3 - Avaliao Um defeito (no-conformidade) deve ser maior do que sua causa; entretanto a dimenso do defeito a base para aceitao da avaliao. Somente os defeitos com a principal dimenso superior a 1,6 mm sero considerados relevantes no LP. a) Um defeito (no-conformidade) linear aquele com comprimento maior que trs vezes a sua largura; b) O defeito (no-conformidade) arredondado um circulo ou elipse com o comprimento igual ou menor que trs vezes a largura. c) Qualquer defeito questionvel ou duvidoso dever ser reexaminado para determinar se ou no relevante. 8.4 - Padro de aceitao Este padro de aceitao ser aplicado a menos que outro padro mais rigoroso seja especificado para materiais ou aplicaes dentro da Diviso 1. Todas as superfcies a serem inspecionadas devero estar livres de: a) No-conformidades lineares relevantes; b) No-conformidades arredondadas relevantes maior que 4,8 mm; c) Quatro ou mais no-conformidades arredondadas relevantes, em linha separados por um espao de 1,6mm ou menor. 85 - Requisitos para Reparos As no-conformidades inaceitveis sero reparadas e reexaminadas para assegurar a remoo ou reduo para uma dimenso aceitvel. Quando uma no-conformidade reparada por martelamento ou esmerrilhamento e um subseqente reparo no requerido, a rea afetada na circunvizinhana deve ser polida para evitar falhas, fissuras ou crateras. Quando a soldagem for necessria aps o reparo de uma imperfeio, a rea dever ser limpa e executada a soldagem de acordo com o procedimento de qualificao de soldagem.

30 a) Tratamento onde a no-conformidade for considerada irrelevante Todas as imperfeies que forem julgadas irrelevantes devero ser registradas como uma imperfeio (no-conformidade), a menos que ela seja demonstrada atravs de um reexame pelo mesmo mtodo ou atravs do uso de outro mtodo no-destrutivo e ou pela correo da superfcie de forma que nenhuma imperfeio esteja presente. b) Exame das reas nas quais o defeito tenha sido corrigido aps julgado que o defeito est removido, e antes da reparao com solda, a rea dever ser inspecionada por mtodo adequado para garantir que o defeito foi removido ou reduzido a dimenses aceitveis. c) Reexame das falhas reparadas Aps os reparos terem sido feitos a rea reparada dever ser esmerrilhada na sua circunvizinhana para evitar crateras e fissuras, e reexaminada por LP ou por qualquer outro mtodo de inspeo que tenha sido inicialmente estabelecido para a parte com defeito exceto que, quando a profundidade do reparo menor do que a sensibilidade da radiografia, a radiografia no deve ser considerada.

lmarquessantos@uol.com.br

9 ENSAIO DE ESTANQUEIADE. (PETROBRS N-1593) 9.1 - Introduo O ensaio de estanqueidade aplicado em juntas de solda de fundo de tanques e juntas de soldas de costados, conexes, e reforos dos bocais de tanques, por meio de passagem de gases, com formao de bolhas, pela penetrao de lquidos por capilaridade. A nica funo do ensaio de estanqueidade a deteco de eventuais vazamentos, no visando a anlise da resistncia mecnica, deformao ou recalques estruturais. 9.2 -Escopo a) Ensaio de formao de bolhas com presso positiva. Aplica presses de 2 a 15 psig; b) Ensaio de formao de bolhas com presso negativa. Aplica-se na inspeo de soldas de fundo e tetos de tanques de armazenamento (API 650). 9.3 - Metodologia a) Utiliza-se uma caixa de vcuo, metlica, com tampo de vidro transparente no topo, nas dimenses aproximadas de 150 mm

31 de largura, por 100 mm de altura, por 750 mm de comprimento. O topo de vidro permite as inspetor ver a rea sob inspeo, no fundo aberto da caixa. A abertura das caixa dever conter uma selagem contra a superfcie do tanque, com gaxeta de material adequado. Durante o teste devera existir uma iluminao adequada visualizao e interpretao do teste; b) A inspeo dever ser feita de acordo com procedimento escrito pelo fabricante do tanque, com os seguintes requisitos: Aplicar inspeo visual, nas juntas soldadas do tanque, antes da aplicao do teste de estanqueidade; Verificar as condies da caixa de vcuo e sua gaxeta; Aplicar uma camada da soluo de sabo para umedecer a superfcie a ser testada. Aplicar um vcuo entre 21 kPa a 35 kPa (3 psi a 5 psi) (6 pol. Hg a 10 pol.Hg). Poder ser aplicado um segundo teste de vcuo, para vazamentos muito pequenos, na faixa de 56 kPa a 70 kPa, pelo proprietrio.

9.4 - Certificao de Competncia do Profissional para Ensaio No-Destrutivo. a)Ter viso, com correo, se necessrio, para capacit-lo a ler o, painel padro a distncia no inferior a 305 mm, e capaz de distinguir e diferenciar contraste entre as cores usadas. Esta capacidade deve ser testada anualmente; b)Ter domnio de inspeo de estanqueidade por vcuo e presso. Onde o mtodo de inspeo consiste de mais que uma opo (vcuo ou presso) o inspetor ter que ser qualificado para cada uma dessas opes. c) A caixa de vcuo dever ser aplicada com uma superposio mnima de 50 mm, em cada aplicao. d) A temperatura da superfcie sob inspeo dever se situar entre 4oC e 52 oC, exceto se o fornecedor do lquido de teste especificar outra faixa de temperatura. e) A iluminao mnima da superfcie sob teste de estanqueidade deve ser de 100 Lux. f) o tempo mnimo de observao devera ser de 5 segundos. g) O relatrio de inspeo dever registrar o nvel de temperatura em que o teste foi aplicado. 9.5 - Padro de Aceitao. Nenhum aparecimento de bolha e aceitvel.

32

10 TESTE HIDROSTTICO EM TANQUES - (PETROBRS N-1807) 10.1 - Introduo O teste hidrosttico tem como objetivo verificar a estanqueidade das soldas do costado, a resistncia estrutural, a qualidade da fundao e, tambm, a flutuabilidade do teto dos tanques com teto flutuante. Apesar de sua simplicidade requer manmetros calibrados e aferidos, gua com qualidade compatvel com o equipamento ou tubulao, e procedimento aprovado pelo Profissional Habilitado.

lmarquessantos@uol.com.br

11 - MECANISMO DE ACUMULAO DE DANOS.


11.1 Introduo Poderemos considerar, aqui, o termo mecanismo de dano com o significado de processo ou causa que leva um material, equipamento ou sistema industrial perda de sua integridade. A integridade, neste caso, tem o significado de sade do material, equipamento ou sistema industrial. A inspeo dos materiais, equipamentos e sistemas fornece informaes que auxiliam a pesquisa dos mecanismos que provocam a perda de integridade do material, equipamento ou sistema industrial. O objetivo do estudo dos mecanismos de danos o estabelecimento de medidas para manter a integridade e, se possvel, ampliar a vida til dos materiais, equipamentos e sistemas. 8.2 Histria das pesquisas sobre os mecanismos de acumulao de danos. Entre 1970 e 1980 universidades brasileiras (PUC-RJ, COOPE-UFRJ e IME) promoveram pesquisas sobre os mecanismos de acumulao de danos. Em 1982 a Escola de Engenharia Souza Marques RJ e a empresa canadense Metallurgical Consulting Services MCS, do Canad receberam patrocnio do governo do Canad, atravs da International Development Research Centre IDRC para projetos de estudos dos mecanismos de danos. Em 1992, com a criao do PROMAI Proyecto Multinacional de Evaluatin de Integridad Y Extensin de Vida dos Equipos Industriales

33 promoveu a integrao das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnolgico no continente americano. Em 1996 foi realizada a Primeira Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos COTEQ. A estrutura organizacional do PROMAI se compe de: Conselho Executivo; Comisses Nacionais e Conselho Executivo. O colegiado do PROMAI constitudo por representantes dos seguintes pases: Argentina, Brasil, Canad, Chile, Colmbia, Peru e Paraguai. 8.3 Responsabilidades sobre os efeitos da acumulao de danos nos equipamentos.
O engenheiro e o tcnico responsvel pela manuteno do sculo XXI precisam compreender o processo de acumulao de dano que permite programar o momento mais adequado para o reparo, assim como a sua extenso. Quando o equipamento opera sob condies adversas, a identificao de dano e a avaliao de integridade dependem de inspees de campo feitas regularmente durante toda a vida do equipamento. A avaliao de integridade deve sempre ser feita com o propsito de coletar as informaes necessrias para maximizar a vida do equipamento, ou da instalao, observadas as condies gerais de segurana do sistema.
lmarquessantos@uol.com.br

12- Norma Regulamentadora -13


12.1 Caldeiras Anexo IA. 12.1.1 Classificao das caldeiras quanto a presso NR-13 Categoria C- So aquelas caldeiras cuja presso de operao igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm) e volume interno igual ou inferior a 100 litros. Categoria A- So aquelas cuja presso de operao igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm). Categoria B- So todas as caldeiras que no se enquadram nas categorias Anteriores. 12.1.2 - Classificao das caldeiras quanto a presso FIESP- 2004 Tabela 05
PRESSO CALDEIRA Psi Bar

34

Baixa Presso Mdia Presso Alta Presso Presso Supercrtica

150 150 - 750 750 - 3000 >3309

10 10 a 50 50 - 208 >208

Fonte: Federao da Indstria do Estado de So Paulo - 2004

Caldeiras Flamotubulares Dimetro mnimo 800 mm (BS 2790 1986) Temperatura de sada dos gases da fornalha; T = k (H /A)0,25 (Gunn-1988)
T temperatura de sada do gs; 1200C para GN; 1050 para leo; 900 para carvo. H PCI em Watts; A rea da superfcie da fornalha exposta a transferncia de calor por radiao, em m. K = constante que depende do combustvel: k = 52,4 para GN; k = 46 para leo; k=38 para carvo. GN Gs Natural.

Fig. 8 - Caldeira flamotubular.

No exemplo de caldeira flamotubular, indicado na figura acima, podemos observar os gases queimados fluindo da parte dianteira, para a traseira, no

35 interior da fornalha, e retornando dentro dos tubos, para a parte dianteira, e mais uma vez, ainda dentro dos tubos, retornando para a traseira, onde ser direcionado para a chamin. Desta forma, teremos o calor sendo transferido para as paredes internas dos tubos, e para a gua, em contato com as superfcies externas do tubo. A gua, ento atinge a temperatura de vaporizao na presso de operao da caldeira. As caldeiras flamotubulares representam cerca de 70% dos geradores de vapor em todo mundo e so utilizadas, geralmente, para aquecimento, em hotis, hospitais, cozinhas As caldeiras flamotubulares so empregadas para aquecimento e esterilizao em hospitais, hotis, cozinhas industriais e vrios setores industriais. Podem operar com lenha, carvo, leo combustvel e gs. As caldeiras flamotubulares, geralmente, so fornecidas prontas, para serem instaladas, com capacidades de mdias de 10 ton/h de vapor, e presses at 20 kgf/cm. O projeto segue as Normas de Segurana do Ministrio do Trabalho, e como norma tcnica a ABNT, ou normas estrangeiras e internacionais reconhecidas, tais como ASME, BS, AFNOR, DIN, JIS.

Fig.9 - A caldeira da figura acima um exemplo de caldeira aquotubular instalada em usina de lcool, cuja capacidade alcana 300 ton/h, na presso de 80 kgf/cm.

Na caldeira aquotubular tpica, acima, um combustvel (bagao de canade-acar nas destilarias) queimado na zona de radiao da fornalha. Os gases produzidos na zona de radiao seguem no interior da fornalha, trocando calor com as superfcies externas das paredes dgua, economizador, superaquecedor, aquecendo a gua no interior dos tubos, e gerando vapor no tubulo, no topo da fornalha. 12.1.3 Comparao entre Caldeira Flamotubular e Aquotubular. Tabela 06
Parmetros Presso Capacidade Unidade bar ton/h Flamotubulares at 30 kgf/cm (427 psi) 20 MW (17,20 Gcal/h) Aquotubulares Ilimitada Ilimitada

36
Combustveis Custos Montagem Eficincia Tratamento de gua Uso principal Inspeo Normas Produo kg; ton; m R$ um % - PCS m/h xxxxx xxxxxx
flexibilidade

todos os comerciais Menores equipamento pronto 80 a 85 Crtico Aquecimento ABNT-ASME-NR-13 Maior

Ilimitado Maiores montagem no campo 85 a 90 muito crtico Energia ABNT-ASME-NR-13 Menor

As caldeiras flamotubulares podem ser instaladas mais rapidamente, quando so fornecidas totalmente montadas. Neste caso no local da instalao s restaro a ser feitas as interligaes de tubulaes, e eletricidade. As caldeiras aquotubulares, geralmente, so fornecidas em subconjuntos para serem montados no local da instalao.

12.1.4 Operao de Caldeiras

Tabela 07 Dados tcnicos tpicos de uma caldeira.


Caldeira Aquotubular Cdigo ASME SECTION I - Powers Boilers Item Parmetros Valores Unidades 1.1 kgf/cm Presso de projeto 26 1.2 kgf/cm PMTA aps 2002 -ano de reforma 24 1.3 kgf/cm Presso de teste hidrosttico 36 2.3 C Temperatura de sada de ar do pr-aquecedor 230 2.4 C Temperatura de ar do pr-aquecedor 27 2.5 C Temperatura do vapor superaquecido 350 3.1 mm.c.a Perda de carga no lado do gs 250 3.2 mm.c.a Perda de carga no lado do ar 130 4 % Excesso de ar para combusto 33 5.1 ton/h Capacidade Nominal 85 5.2 ton/h Capacidade Mxima Contnua 90 6.1 kcal/kg Combustvel Bagao de cana 50% de umidade - PCS 1840 6.2 ton/h Consumo para capacidade nominal 36 7.1 % Eficincia em relao ao PCS 65 7.2 % Eficincia em relao ao PCI 79 8.4 m Superfcie de troca de calor do pr-aquecedor de ar 2200 8.5 m Superfcie de troca de calor do superaquecedor 102 8.6 m Superfcie de radiao 374 8.7 m Superfcie de conveco 1650 9 Altitude nvel do mar 10 m Altura da chamin dimetro de 3m. 28 12 Tipo de tiragem Balanceada 13 Tipo de conveco Natural 14 MTe - NR-13-Categoria A 15 Vlvulas de segurana (2) 4 16 Nmero de tubules ( dois superiores e um inferior). 3

37
Notas: a) b) c) d) e)

Os parmetros da tabela acima foram utilizados para fins didticos. ASME - AMERICAN SOCIETY OF MECHANICAL ENGINEERS. ASME B31.1 - Tubulao de Caldeiras. Sec. IV Regras para Construo de Aquecedores. Sec. VIII Div. 3 Regras para vasos com alta presso.

A NR-13 considera risco iminente a existncia de operador de caldeira sem o Treinamento de Segurana. Certificado pelo Profissional Habilitado. A autoridade do Ministrio do Trabalho, neste caso, poder interditar o estabelecimento at que esta condio seja reparada. Ao mesmo tempo, a empresa estar sujeita a multas. A NR-13 Anexo IA - considera risco iminente a inexistncia de duas vlvulas de segurana no tubulo da caldeira, calibradas para alvio de presso na PMTA, e e com o certicado de aferio e calibrao dentro do prazo de validade. A autoridade do Ministrio do Trabalho, neste caso, poder interditar o estabelecimento at que esta condio seja reparada. Ao mesmo tempo, a empresa estar sujeita a multas..

12.2 - Unidades de Processo Anexo IB A NR-13 Anexo IB - considera risco iminente a existncia de operador de unidade de processo sem o Treinamento de Segurana. Certificado pelo Profissional Habilitado. A autoridade do Ministrio do Trabalho, neste caso, poder interditar o estabelecimento at que esta condio seja reparada. Ao mesmo tempo, a empresa estar sujeita a multas.

12.3 Vasos de Presso - Anexo II A NR-13 Anexo II - considera risco iminente a inexistncia de uma vlvula de segurana no vaso de presso, calibrada para alvio de presso na PMTA, e e com o certificado de aferio e calibrao dentro do prazo de validade. A autoridade do Ministrio do Trabalho, neste caso, poder interditar o estabelecimento at que esta condio seja reparada. Ao mesmo tempo, a empresa estar sujeita a multas. 12.3.1 Vasos de presso so equipamentos que contm fluidos sob presso interna ou externa. Vaso de presso aquele cujo produto PxV (onde P a presso interna em kPa e V o volume interno geomtrico do vaso), maior que 8, isto PV> 8. NR-13 12.3.2 Classificao de vasos de presso em grupos.

38

Os vasos de presso so classificados em 5 grupos. O parmetro utilizado na NR-13 para o enquadramento dos vasos de presso o produto do volume em m pela presso P x V, onde P a presso interna em MPa e V a presso tambm em m. Chamamos a ateno do leitor que, no enquadramento de um vaso, como vaso de presso, acima, aplicamos a presso interna e kPa e no em MPa ( 1Mpa=1000kPa).

Tabela 08 Classificao de vasos em grupos em funo de PV


Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 PV 100 PV< 100 e PV 30 PV< 30 e PV 2,5 PV <2,5 e PV 1 PV < 1

Nota: 1MPa = 10,197 kgf/cm = 145 psi 12.3.3 Classificao de vasos de presso em categorias de riscos. Os fluidos so classificados, em relao ao grau de risco, por 4 letras, A, B, C, D, em funo de sua composio e temperatura, e pelos nmeros romanos, I,II,III,IV e V que se definem em funo do produto PxV. A = Fluido inflamvel, combustvel com temperatura igual ou superior a 200C. Txico com limite de tolerncia 20 ppm. Hidrognio. Acetileno. (Portaria n 57, de 19/06/08) B = Combustvel com temperatura menor que 200C. Txico com limite de tolerncia > 20 ppm. C = Vapor de gua. Gases asfixiantes simples. Ar comprimido. D = Outro fluido Tabela 10
Fluido A B C D Grupo 1 Categoria I I I I Grupo 2 Categoria I II II III Grupo 3 Categoria II III III IV Grupo 4 Categoria III IV IV V Grupo5 Categoria III IV V V

Exemplo: Um vaso cilndrico, horizontal, de tampos hemisfricos, contm ar comprimido, com PMTA de 100 psi e temperatura de 30C. O dimetro do vaso de (D) 1200 mm, e o comprimento (L) 2000 mm, entre linhas de tangncias dos tampos. Classificar o vaso, quanto ao potencial de risco,

39 sabendo- se que a razo entre a altura do tampo e o raio do cilindro K= 0,25.

Fig.10 Vaso de presso horizontal.

Soluo: a) Calcular o produto PV. P = 100 psi = 0,69 MPa. Calcular o volume do vaso V.

V = D / 4 (L + 1,33 kD) para D= 1,2m; L= 2,0m; k= 0,25 e =3,14, teremos : V = 3,14x1,2/ 4 ( 2+1,33*0,25*1,2) = 2,71 m Nota: k um valor igual ou superior razo entre o menor eixo e a metade do maior eixo, igual a 0,25 ou superior. O produto PV ser ento: 0,69*2,71 = 1,87.
Podemos, ento, concluir que: PV < 2,5 e PV 1 ou Grupo 4.

b)

Classificar quanto ao fluido.

O ar comprimido enquadra-se na classificao C.


O ar comprimido enquadra-se na classe C.

c) Classificao quanto ao potencial de risco. .


O fluido C, para o Grupo 4, enquadra o vaso na categoria de risco IV

12.3.4 Prazos de inspeo peridica dos vasos de presso Tabela 11


Categoria do Vaso I II III IV Exame Externo 1 ano 2 anos 3 anos 4 anos Exame Interno 3 anos 4 anos 6 anos 8 anos Teste Hidrosttico 6 anos 8 anos 12 anos 16 anos

40
V 5 anos 10 anos 20 anos

Nota: O teste hidrosttico pode ser substitudo pelo pneumtico, nas condies previstas na NR-13, sob a superviso do Profissional Habilitado.

13 - INSTALAES ELTRICAS

Fig. 11 Subestao de Viana-ES Escelsa 2004

A energia produzida nos geradores, de usinas hidroeltricas e termoeltricas, preparada para a distribuio na subestao. Primeiro, nas usinas, a tenso produzida nos geradores, elevada, para o transporte em alta-tenso, em grandes distncias. Ao chegar aos centros consumidores, as tenses elevadas so rebaixadas, nas subestaes, para que possam ser distribudas aos consumidores

41

13.1 Segurana em Instalaes e Servios de Eletricidade NR -10. A NR-10 apresenta os requisitos e condies mnimas para estabelecer medidas de controle e preveno, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam com instalaes eltricas e servios com eletricidade. A NR-10 aplica-se gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo as Fases de projeto, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e de outras As empresas esto obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Alta Tenso (AT) a tenso superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra. rea Classificada o local com potencialidade de ocorrncia de atmosfera explosiva. Aterramento Eltrico Temporrio ligao eltrica efetiva confivel e adequada intencional terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a interveno na instalao eltrica. Atmosfera Explosiva so asa que apresentam misturas com o ar, sob condies atmosfricas, de substncias inflamveis na forma de gs, vapor, nvoa, poeira ou fibras, na qual aps a ignio a Baixa Tenso (BT) a tenso superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contnua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra. Barreira o dispositivo que impede qualquer contato com partes energizadas das instalaes eltricas.

Extra-baixa tenso; g) barreiras e invlucros; h) bloqueios e impedimentos; i) obstculos e anteparos; j) isolamento das partes vivas; k) isolao dupla ou reforada; l) colocao fora de alcance; m) separao eltrica.

42 13.2 Horrio de ponta o perodo de trs horas consecutivas, situado no intervalo entre as 17 horas 22 horas, dos dias da semana, exceto sbados e domingos, definido pela concessionria de energia local. 13.3 Horrio fora de ponta o conjunto das horas complementares s trs horas consecutivas que compem o horrio de ponta. 13.4 Perodo mido o perodo de cinco meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras realizadas no ms de dezembro de um ano, a abril do ano seguinte. 13.5 Perodo seco composto de sete meses consecutivos compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras realizadas entre maio e novembro. 13.6 Estrutura Tarifria subdividem-se em dois grupos: Grupo A consumidores que recebem energia em tenso igual ou superior a 2300 volts; Grupo B - consumidores que recebem energia em tenso inferior a 2300 volts. 13.7 Composio Tarifria do Grupo A O grupo A subdivide-se ainda em Convencional ( com tarifas diferenciadas em funo do horrio do dia e dos perodos de maior ou menor disponibilidade de energia. A estrutura tarifria convencional aplicada para tenses at 69 kV e que nos ltimos 11 meses tenham apresentado mais de trs demandas mensais iguais ou inferiores a 500kW. A tarifa horo-sazonal tem uma parcela referente demanda e uma segunda parcela proporcional ao consumo. 13.8 Composio Tarifria do Grupo B uma nica parcela proporcional ao consumo.

14 - INSTRUMENTAO E AUTOMAO
14.1 - Sistema de indicao e controle de nvel Os dispositivos de controle de nvel podem ser: Mecnicos que abrem e fecham mecanicamente, como as bias das caixas dgua comuns, Magnticos Utilizam ims permanentes.

43

Fig 12 - Indicador de Nvel

14.2 - Indicador de presso. Os instrumentos de medio de presso podem ser divididos em trs grupos: Grupo I Aqueles que medem a presso equilibrando-a contra uma fora ou uma presso conhecida (tubos U, colunas, campnulas); Grupo II Instrumentos que medem por deformao elstica : a) Bourdon, espiral, e hlice; b) diafragma; c) fole. Grupo III Instrumentos que medem a presso atravs de alterao de propriedades fsicas: a) Cristal piezo eltrico; b) Dissipao de calor O tubo de Bourdon o tipo de indicador mais conhecido, na indstria, com a denominao de manmetro. Trata-se de um tubo de parede fina, encurvado, que quando submetido a uma presso tende a se endireitar. c) Dispositivo que impea o bloqueio da vlvula de segurana, quando aplicvel. O mercado apresenta as seguintes faixas de presso para manmetros: Tabela 12
Item 1 2 3 4 kgf/cm 0a4 0 a 10 0 a 17 0 a 28 Psi 0 a 60 0 a 150 0 a 250 0 a 400

44

14..3 - Indicador de temperatura. Termmetro de mercrio utiliza o princpio de dilatao volumtrica do mercrio com a temperatura. Aplicam-se para faixas de temperatura entre 3C a 510C, desde que as variaes de temperatura no sejam bruscas. Preciso de 1%. Termmetro de par bimetlico Onde uma barra composta por dois metais de coeficientes de dilatao diferentes entre si, soldadas longitudinalmente, se deforma com a variao de temperatura. Pode ser empregado para temperaturas de 4 a 430C. So geralmente instalados em poos metlicos. 14.4 Expanses da carcaa da turbina Um instrumento controla a expanso da carcaa da turbina, em relao ao mancal de escora de seu rotor, durante o seu aquecimento, na partida, operao e resfriamento na parada. 14.5 Controle de vibrao - um sensor controla a amplitude de vibrao do rotor da turbina, nos mancais, que ocorrem devido desalinhamento entre os eixos da turbina e do gerador, ou desbalanceamento do rotor. A manuteno estabelece os pontos de variao da amplitude de vibrao a partir dos quais, o grupo turbo-gerador para automaticamente, ou manualmente por interveno do operador. 14.6 Parada da turbina - a presso do vapor, na entrada da turbina, provoca a parada da turbina, automaticamente, a partir de sua queda, at o ponto de ajuste (digamos 90% da presso nominal). Neste caso, quando a presso de vapor, na admisso da turbina, cair a 90% da nominal, o regulador de velocidade atuar para fechar as vlvulas reguladoras, deforma a parar a turbina. 14.7 Controle de sobre-velocidade - as turbinas apresentam, tambm, uma proteo contra sobre-velocidade, que pra a turbina se a sua rotao atingir 110% do valor da rotao nominal. 14.8 Parada por baixa presso de leo - as turbinas tambm podem ter proteo contra baixa presso de leo de lubrificao e controle, que pra a turbina automaticamente. 14.9 - Principais Sistemas de Controle na Caldeira. O fluxo de combustvel medido e controlado em funo da variao da gerao de vapor. A Vazo de ar controlada, automaticamente, para manter a relao ar/combustvel adequada, em funo do fluxo de vapor de combustvel medido e controlado em funo da variao da gerao de vapor. O fluxo de gua de alimentao da caldeira medido e controlado em funo da variao do nvel do tubulo e da vazo de vapor. O sistema de superviso da caldeira tambm controla a presso e a temperatura do vapor superaquecido, a temperatura de gua de alimentao, a temperatura dos gases da combusto, o nvel do tubulo, A caldeira pode ser desligada, manualmente, pelo operador. 14.10 - Desligamento do gerador de eletricidade por falha. Proteo diferencial por curto-circuito ou descarga do gerador para terra;

45 Proteo de terra por falha de isolamento ou descarga do gerador para terra; Sobrecorrente - desliga o disjuntor do gerador por corrente excessiva; Subtenso - desliga o disjuntor do gerador por subtenso; Sobretenso - desliga o disjuntor do gerador por sobretenso; Proteo direcional - tenso e corrente em sentido inverso ao normal. Disjuntor um dispositivo de manobra e de proteo capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes eltricas em condies anormais do circuito, tais como as correntes de curto-circuito. Curto-circuito uma ligao intencional ou acidental entre dois ou mais pontos de um circuito atravs de uma resistncia desprezvel.

1411 - Sincronismo A conexo do gerador da usina em paralelo com o sistema eltrico deve respeitar as condies de paralelismo; isto : a) mesmo formato das ondas de tenso; b) valores de amplitude das tenses iguais, c) valores das freqncias das tenses iguais; d) defasamento angular nulo entre as tenses. Se estas condies no forem satisfeitas, no instante do fechamento da chave resultaro sobrecorrentes no gerador e grandes esforos mecnicos em todos os componentes, o que poder danificar os equipamentos.

1412 Esquema de sincronizao

46

Fig. 13

O sincronismo pode ser manual ou automtico. Para efetuar o sincronismo automtico os reguladores de tenso (AVR) e de velocidade (governador) devem possuir referncias ajustveis atravs de pulsos para aumentar ou diminuir. Quando todas as condies de sincronismo estiverem satisfeitas o sincronizador fecha o disjuntor.

47

15 - PRIMEIROS SOCORROS
15.1 - Introduo O 49 Congresso Mdico da Associao dos Mdicos do Esprito Santo, realizado em 17 de outubro de 2009, em Vitria, indica que: 30% das vidas seriam poupadas se os procedimentos bsicos de socorro fossem usados. 50% o ndice de reduo de pacientes com seqelas, se as equipes utilizassem as maneiras corretas para socorrer vtimas. 15.2 - Primeiras providncias Prestar os primeiros socorros significa: Avaliar a situao como um todo, no local do acidente; Chamar a ajuda do socorro especializado (corpo de bombeiros e/ou hospital); Sinalizar o local do acidente, para evitar que outros ocorram; Dar o primeiro atendimento s vtimas seguindo a seqncia: manter a respirao, estancar a hemorragia, impedir o agravamento das leses, prevenir o estado de choque, proteger as reas do corpo queimadas, imobilizar os ossos fraturados e, se necessrio, transportar cuidadosamente as vtimas. E, principalmente, lembrar que nunca se deve tentar remover uma vtima se existir suspeita de fratura de coluna. melhor mant-la viva no local do que agravar a situao, tentando transport-la sem conhecimentos especficos ou sem material adequado.

15.3 - Sinais vitais batimentos cardacos por minuto. Freqncia cardaca coloque dois dedos (indicador e mdio) sobre a artria que fica na parte interna do pulso da vitima (no lado correspondente ao polegar) para contar as pulsaes. Ao sentir a artria pulsar, conte durante um minuto e observe se est dentro da normalidade. Apie o dedo indicador e mdio sobre a artria cartida, localizada ao lado da traquia (no pescoo). Ao sentir a artria pulsar, conte os batimentos cardacos durante um minuto, verificando se esto normais. Observao: Se a vtima estiver inconsciente ou desmaiada, normal que a pulsao diminua um pouco.

48 Tabela 16 Faixa etria e batimentos cardacos Tabela - 13


FAIXA ETRIA Recm-nascidos Bebs maiores Crianas Adultos Idosos BPM* 130 a 160 115 a 130 100 a 115 70 a 80 60 a 70

Nota. BPM batidas por minuto

Fig. 14 Verificando os batimentos cardacos.

15.4 Temperatura do corpo humano Coloque um termmetro na axila da vtima e aguarde cerca de dois minutos. Se estiver marcando em torno de 36 graus, a temperatura est normal. Porm se no houver termmetro, coloque a mo no pescoo ou na testa da vtima para verificar a temperatura. Se estiver muito quente, coloque compressas midas e frias na testa, axilas e no pescoo dela. Este procedimento pode evitar convulses, principalmente em crianas. Mas se a vtima estiver muito fria, aquea-a com cobertores, casacos ou mesmo jornais.

49
Fig. 15 Verificando os batimentos cardacos.

15.5 - Hemorragia a perda de sangue provocada pelo rompimento de vasos sangneos, veias ou artrias. Toda hemorragia deve ser controlada imediatamente. Hemorragia externa aquela em que o sangue sai do corpo atravs de um ferimento. Para estancar a hemorragia externa use uma compressa de pano ou gaze limpo e seco. Hemorragia interna de difcil identificao no ato de primeiros socorros e dever ser verificada nas instalaes do pronto-socorro. 15.6 - Desmaios e convulses 1.5.6.1- Desmaios O desmaio uma forma de estado de choque que resulta na perda temporria da conscincia. O desmaio pode ser provocado por: Queda ou elevao da presso arterial; Pancadas violentas; Excesso de sol; Intoxicao causada por remdio, lcool ou drogas; Forte emoo ou cansao excessivo. Os sintomas so: Polidez intensa; Suor em excesso; Alterao nos batimentos cardacos; Pulso fraco e acelerado; Respirao fraca e curta; Nusea, tontura ou escurecimento da viso. Ao de pronto-socorro: Colocar a vtima sentada, com os joelhos ligeiramente afastados e a cabea entre eles ou deitar a vtima no cho, elevando suas pernas, e verificando a respirao e a pulsao. Afrouxe a roupa da vtima para facilitar a circulao do sangue e aplicar compressas ou panos frios no rosto e na testa. 15.7- Convulses As convulses so o resultado da excitao da camada externa do crebro chamada crtex cerebral. Entre as causas das convulses, podemos citar: efeitos colaterais provocados por medicamentos, processos inflamatrios, como meningite, tumores cerebrais, hemorragias, falta de oxignio no crebro, ttano e diversas doenas. 15.8 - Estado de choque

50 O estado de choque ocorre por falta ou insuficincia de oxignio nas clulas, causado pela deficincia de circulao do sangue. Dentre as causas do estado de choque podemos citar: hemorragia, leses graves, intoxicaes, envenenamentos, choques eltricos, queimaduras graves, traumatismo no trax e abdome, dores agudas, infeces e outras situaes graves. Entre os sintomas, encontram-se: pele fria e mida, suor na testa e na palma das mos, frio e tremores, nuseas e vmitos, respirao irregular, viso nublada, pulso fraco e rpido, queda da presso ou perda total ou parcial da conscincia. 15.9 - Ao de pronto-socorro: Verificar se a suspeita de fratura, principalmente na coluna; Conservar a vtima deitada e com as pernas levantadas de 30 cm. Afrouxar a roupa em volta do pescoo, peito e na cintura; Retirar objetos ou restos de comida da boca, para facilitar a respirao; Virar a cabea para o lado se a vtima vomitar; Medir a presso arterial e freqncia cardaca; Conservar a vtima agasalhada, aquecendo-a com cobertores, roupas ou jornais, se ela sentir frio. Aplicar compressas frias na testa, pescoo e axilas se a vtima sentir calor.

Fig. 16 Instrumento eletrnico para medio de presso arterial e batimentos cardacos.

51

16 - BIBLIOGRAFIA
ABENDE WWW.abende.org.br ABNT - EB- 248 - Chapas de ao para fabricao de tubos. ABNT - NB-54 cores para tubulaes industriais; ABNT NBR 10143 / 1987 Compressor de Ar. ABNT: NBR-5410, NBR 14039 Instalaes eltricas. ANSI .B.16.10 - Flanges e conexes flange ANSI .B.16.5 - Vlvulas de ao e ferro fundido; ANSI .B.31.1 - Tubulaes para Instalaes de vapor; ANSI .B.31.2 - Tubulaes para Indstrias qumicas; ANSI.Z.87.1 Proteo de olhos e face. API 610 Bombas centrfugas; API 611 Turbinas a vapor; API 617 Compressores centrfugos; API 618 Compressores alternativos; API 620 Projeto e Fabricao de Grandes Tanques Soldados de Armazenagem a Baixa Presso. API 650 Tanques de Ao Soldados para Armazenamento de leo. American Petroleum Institute. ASHARE/ANSI -341- 1992 ASME BOILER AND PRESSURE VESSEL CODE -SECTION IX -ED.2004 SOLDAGEM. ASTM E23 Ensaios Charpy; ASTM E8 Ensaios trao; BS 2654 - Fabricao de Tanque No Refrigerado Vertical com Casco Soldado com Juntas de Topo para a Industria do Petrleo. DOYLE, E. Lawrence Processos de Fabricao e Materiais para Engenheiros. - Editora Edgard Blucher Ltda. USP 1962. ISO 11611/12 - Proteo da cabea capacete Marques dos Santos, Luiz Carlos Apostila de Termodinmica e Mquinas Trmicas Escola Mster ES 2009. N 1498B Compressores Alternativos maio de 2003 Petrobrs. N 1509 B Turbinas a Vapor para Servios Gerais maio de 2003 Petrobrs. N 1764B Montagem e Condicionamento de Turbinas a Vapor.- jul. 2003. N 1790B - Bomba e Conjunto bomba-acionador Petrobrs. N Motor a Gs N 1893 Petrobrs. N-270 Projeto de Tanque Atmosfrico - PETROBRAS. N-271 Montagem de Tanques de Armazenamento - PETROBRAS. NBR 7821 Tanques Soldados para Armazenamento de Petrleo e Derivados. ABNT. NBR 8221 Proteo da cabea capacete.

52

You might also like