You are on page 1of 7

Vocabulrio de A a Z na Decorao

Confira alguns dos termos mais utilizados em decorao:

Significado Trata-se de um processo de tratamento aplicado em materiais como o alumnio, por exemplo. Esse processo eletroqumico e possibilita a formao de pelcula controlada de xido de alumnio sobre a superfcie. De acordo com cada uso para o material e conseqentemente, do tipo de anodizao que sofrer, o alumnio ter um aspecto e comportamento diferente. H processos em que ele conserva sua cor natural, outros em que adquire coloraes, alm de maior ou menor resitncia corroso e grau de dureza.

Anodizao

Significado

Bergre

Poltrona para leitura com almofada solta no centro, de espaldar cncavo que se prolonga nas laterais, relativamente baixo O band aquela pea muito utilizada como acabamento de uma cortina, pois esconde o trilho ou o varo. Normalmente de tecido, apresenta-se como uma faixa larga que arremata a parte superior das cortinas. Corte em chanfro na extemidade de uma pea.

Band (ref. Cortinas )

Bisel

Boleado

Elemento que apresenta perfil curvo. Elemento horizontal ou vertical cuja funo a proteo contra os raios solares. Trata-se de porcelana fina, cozida duas vezes, cuja aparncia lembra muito o mrmore branco O bisot um acabamento especial dado ao vidro, cujo aspecto so as bordas finas, com relevo brlhante. Este tipo de lapidao tambm muito aplicada em espellhos. Refere-se ao tipo de movimento realizado por uma janela, por exemplo. Janelas basculantes so aquelas do tipo que comumente chamamos de "vitr", movimentam-se em torno de eixo horizontal, e so muito utilizadas em banheiros ou em reas que requerem maior segurana

Brise

Biscuit

Bizot

Basculante

Significado

Capiton

Oriundo do sculo XIX, este acabamento para poltronas e sofs utiliza botes fixados espaadamente, resultando em desenhos geomtricos. Tipo de sof revestido normalmente com couro, com acabamento capiton. Corte pequeno que elimina os cantos vivos de uma pea. a primeira camada de revestimento sobre as paredes e teto, afim de aumentar a aderncia do revestimento final. Trata-se de um efeito especial conferido a objetos e mveis, que deixam-nos com uma aparncia de tinta "quebrada". Isso obtido deixando a camada de baixo de demo de tinta ( por exemplo, tinta esmalte ) secar depois da camada superior ( por exemplo, tinta base de gua ). O carpete de madeira um piso composto geralmente por placas de MDF cobertas com lminas de madeira, com acabamento em verniz. Diz-se "compos" quando so utilizados tecidos de diversas estampas em uma mesma pea ou ambiente. Pode-se definir cermica como produzida com uma pasta, cujo ingrediente principal a argila, sucessivamente seca e queimada alta temperatura. O revestimento cermico tambm conhecido como azulejos e pisos cermicos tambm bastante antigo. So qualidades das cores - a "temperatura" da cor -, que exercem diferentes efeitos no sistema nervoso do expectador. Definir quais so as cores frias e quais so as quentes no um processo simples. Geralmente, vermelho e amarelo so consideradas cores quentes, e as demais tais como azul e verde cores frias.

Chesterfield

Chanfro

Chapisco

Craquel

Carpete de madeira Compos

Cermica

Cores frias e Cores quentes

Significado Recurso utilizado para aumentar ou diminuir a intensidade da luz, o dimmer pode ser instalado no interruptor de parede, isoladamente para controlar cada lmpada ou mesmo em conjunto, o que permite

Dimmer

vrios "climas" em um s ambiente.

Significado

Espelho

Encontro saliente, em desnvel, de duas guas do telhado Pea de ferro destinada a sustentar um elemento de construo em relao ao outro

Estribo

Significado

Flecha

Distncia vertical entre a posio reta de um plano horizontal e a posio fletida; geralmente refere-se pea estrutural ( viga ) Forro colocado aps a construo da laje ou cobertura, que independe da mesma

Forro falso

Significado

Gazebo

Atualmente, gazebo normalmente refere-se a uma construo ao ar livre, separada da casa, feito com estrutura de pedra, metal ou madeira e fechado com trelias ou vidro.

Significado

Luminosidade de uma cor

Refere-se uma qualidade da cor que indica a quantidade de branco que a ela foi adicionado. O Loft diz repeito a um espao amplo, sem divisrias entre os cmodos. Este tipo de soluo tem sido muito utilizado. Os lambris so revestimentos utililizados para dar acabamento ou decorar ambientes. Podem ser utilizados, por exemplo, para forrar as paredes. Os materiais mais utilizados so: alumnio, madeira, plstico e ao inoxdvel Material de revestimento para pisos e paredes, o ladrilho hidrulico produzido com cimento branco, p de mrmore, areia e pigmentos de ferro. Quando utilizado em paredes, sua espessura deve ser menor.

Loft

Lambris

Ladrilho hidrulico

Significado

Matiz

Refere-se uma cor propriamente dita.

Mucharabi Mrmore Travertino

Conjunto de trelias ( madeira ) que fecham um balco Tipo de mrmore que normalmente apresenta cor bege e muito encontrado na Itlia.

Significado

Nervura

Viga de uma laje, que pode ou no estar saliente

Significado

PEI

A sigla "PEI" refere-se resistncia a abraso, normalmente utilizada referindo-se aos revestimentos cermicos. Conforme o nvel de resistncia do modelo ou tipo do material, este classificado em grupos, que variam de PEI 1 at PEI 5. Quanto maior o PEI, maior a resistncia abraso. Assim, por exemplo, cermicas de PEI 5 so indicadas para zonas de alto trfego ( shoppings centers, reas pblicas, etc ).

Piso laminado

O piso laminado aquele formado por vrias camadas derivadas da madeira, com o miolo de compensado ou fibra de alta densidade. J a superfcie composta por resina melamnica e celulose. A pintura eletrosttica feita em superfcies como o alumnio, que requerem proteo contra agentes externos ( chuva, umidade, etc... ), e que assegura a resistncia corroso. Neste caso, as condies de agressividade do meio devem ser analisadas para que seja definida a espessura adequada da camada de tinta. possvel aplicar os mais variados acabamentos, aumentando bastante as possibilidades de uso e no seu aspecto. Refere-se ao tipo de movimento realizado por uma janela, por exemplo. Janelas basculantes so aquelas do tipo cujas folhas movimentam-se em torno de um eixo vertical.

Pintura eletrosttica

Pivotante

Policromia

Diz-se que algo policromado quando apresenta mais de trs cores

Significado A roseta um suporte de metal ou madeira utilizado para prender as cortinas nas paredes. Carateriza-se tambm pelo fato de permitir a remoo de sua parte exterior, permitindo, assim, o encaixe da ala da cortina. A rdica refere-se uma formao particular que ocorre na base do tronco de algumas espcies de rvores. As madeiras que apresentam rdica podem ser reconhecidas pelos veios e ns que so bastante ressaltados em relao s madeiras que no possuem essa qualidade. Exemplo de madeiras com rdica: paumarfim, nogueira. Propriedade que determinados materiais apresentam, como o revestimento cermico. Ter resistncia abraso significa que o revestimento cermico tem a propriedade de resistir ao desgaste das peas em decorrncia do atrito de resduos que trazemos nas solas dos sapatos.

Roseta ( ref. Cortinas )

Rdica

Resistncia abraso

Significado

Saturao de uma cor Saneta ( ref. Cortinas )

Refere-se uma das qualidades das cores, que indica o grau de pureza do matiz. Quanto mais saturada, mais viva uma cor se torna.

Saneta a extenso do band de uma cortina - quando ele desce pelas laterais da janela.

Stncil

Com essa tcnica de pintura, possvel reproduzir desenhos diversos, utilizando-se mscaras vazadas. Muito utilizada para reproduzir flores em mveis, paredes e os mais diversos desenhos em rodaps.

Significado

Trelia

Armao de madeira ou metal com aberturas Trata-se de uma tcnica de pintura que reproduz o aspecto de materiais nobres ou at objetos, flores, etc que realmente parecem verdadeiros. Original da Frana, esta tcnica abusa de efeitos de luz e sombra para conferir aspecto de realidade aos desenhos reproduzidos.

Tromp l'oeil

Significado

Varo (ref. Cortina )

O varo a pea horizontal muito utilizada para sustentao de uma cortina. Normalmente de metal ou de madeira, pode ser nico, duplo ou tripo e nas suas extremidades so encaixadas as ponteiras, que alm de conferirem acabamento ao varo, ainda impedem que a cortina caia pelos lados do varo. O vidro temperado mais resistente que os vidros comuns, porque passa pelo processo de tmpera ( aquecido e depois resfriado bruscamente ). Esse vidro oferece maior segurana, pois quando quebrado o que

Vidro temperado

bem mais difcil , no se estilhaa em pedaos pontiagudos. Outra vantagem que dispensa o uso de molduras ou caixilhos, porque auto-portante. Este tipo de vidro tem duas caractersticas especiais: impede a passagem do som e de parte da passagem de calor. Tambm oferece segurana, pois possui pelcula plstica de polivinil, disposta entre duas ou mais lminas de vidro. Quanto mais lminas, e portanto, mais pelcula de polivinil entre elas, mais resistente e seguro se torna. Quando quebra, os cacos no se soltam. O vidro jateado passa pelo processo de jateamento com areia, atravs do qual possvel obter desenhos e figuras, visveis devido ao contraste entre rea transparente e rea opaca.

Vidro laminado

Vidro jateado

Significado Refere-se ao tipo de iluminao: zenital; feita atravs de abertura no teto de uma construo

Zenital

You might also like