You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES UNIDADE ACADMICA DE EDUCAO Disciplina: Sociologia da Educao Perodo: 2011.

2 Professora: Socorro Pereira Aluno: 21023306 JACKSON CCERO FRANA BARBOSA Curso: Licenciatura em Letras Vernculas ATIVIDADE I 1 ESTGIO Sntese de Momentos Histricos importantes para o desenvolvimento do estudo da Sociologia

1. CAPITALISMO O capitalismo, de forma bsica, como elucida muitas abordagens, um sistema econmico em que os meios de produo e distribuio so de propriedade privada e com fins lucrativos. Segundo Afrnio Mendes Catani (2003), das teorias que procuram explicar o que capitalismo, destacam-se duas correntes representadas por Max Weber (1864-1920) e por Karl Marx (1818-1883); primeira chamamos culturalista e segunda histrica, em razo dos diferentes pontos de vista dos quais elas partem para explicar os mesmos conceitos. Dentro desse nterim, alguns ainda definem o capitalismo como um sistema onde todos os meios de produo so de propriedade privada, outros o definem como um sistema onde apenas a "maioria" dos meios de produo est em mos privadas, enquanto outro grupo se refere a esta ltima definio como uma economia mista com tendncia para o capitalismo.

2. REVOLUO INDUSTRIAL

A Revoluo Industrial teve incio no sculo XVIII, na Inglaterra, com a mecanizao dos sistemas de produo. Enquanto na Idade Mdia o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, vida por maiores lucros, menores custos e produo acelerada, buscou alternativas para melhorar a produo de mercadorias. Tambm podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. A Revoluo Industrial integra o conjunto das Revolues Burguesas do sculo XVIII, responsveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham so a Independncia dos Estados

Unidos e a Revoluo Francesa, que sob influncia dos princpios iluministas, assinalam a transio da Idade Moderna para Contempornea. Em seu sentido mais pragmtico, a Revoluo Industrial significou a substituio da ferramenta pela mquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produo dominante. Esse momento revolucionrio, de passagem da energia humana para motriz, o ponto culminante de uma evoluo tecnolgica, social, e econmica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Mdia.

3. REVOLUO FRANCESA

Segundo Rainer Sousa [s.d.], no desenvolver do sculo XVIII existem dois importantes fatos histricos que marcaram esse perodo. De um lado temos a ascenso dos ideais iluministas, que pregavam a liberdade econmica e o fim das amarras polticas estabelecidas pelo poder monrquico. Alm disso, esse mesmo sculo assistiu uma nova etapa da economia mundial com a ascenso do capitalismo industrial. O autor reflete que nesse contexto, a Frana conviveu com uma interessante contradio. Ao mesmo tempo em que abrigou importantes personagens do pensamento iluminista, contava com um estado monrquico centralizado e ainda marcado por diversos costumes atrelados a diversas tradies feudais. A sociedade francesa estava dividia em classes sociais distintas pela condio econmica e os privilgios usufrudos junto ao Estado. De um lado, tnhamos a nobreza e o alto clero usufruindo da posse das terras e a iseno dos impostos. Alm disso, devemos salientar a famlia real que desfrutava de privilgios e vivia custa dos impostos recolhidos pelo governo. No meio urbano, havia uma classe burguesa desprovida de qualquer auxilio governamental e submetida a uma pesada carga tributria que restringia o desenvolvimento de suas atividades comerciais. A classe proletria francesa tambm vivia uma situao penosa. No campo, os camponeses eram sujeitos ao poder econmico dos senhores feudais e viviam em condies mnimas. Muitos deles acabavam por ocupar os centros urbanos, que j se entupiam de um amplo grupo de desempregados e miserveis excludos por uma economia que no se alinhava s necessidades do nascente capitalismo industrial. Somados a todos estes fatores, a derrota francesa em alguns conflitos militares e as pssimas colheitas do final do sculo XVIII, contriburam para que a crise econmica, e a desordem social se instalassem de vez na Frana. Desse modo, a dcada de 1780 veio carregada de contradies, anseios e problemas de uma nao que no dava mais crdito a suas autoridades. Temos assim, os preparativos da chamada Revoluo Francesa.

REFERNCIAS CATANI, Afrnio Mendes. O que capitalismo. 34.ed. So Paulo: Brasiliense, 2003. Histria Geral - Revoluo industrial. In: INFO <http://www.infovestibular.com>. Acessado em 08/09/2011. vestibular. Disponvel em <

SOUSA, Rainer. Revoluo francesa. S.d. Disponvel in: http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm>. Acessado em 08/09/2011.

You might also like