You are on page 1of 13

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

O JOGO MATEMTICO COMO RECURSO PARA A CONSTRUO DO CONHECIMENTO


GT 01 Educao Matemtica nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

Kelly Regina Selva URI/FW kellyrselva@yahoo.com.br Dra. Mariza Camargo URI/FW mariza@fw.uri.br
Resumo: A pesquisa Jogos Matemticos: uma alternativa para o ensino de Matemtica de 5 a 8 srie do ensino fundamental, financiada pela BIC/FAPERGS e desenvolvida na URI Campus de Frederico Westphalen de Agosto de 2007 Julho de 2008, buscou investigar se os jogos matemticos auxiliam na aprendizagem da matemtica nas referidas sries, para tanto, inicialmente, buscou-se conhecer as contribuies da utilizao dos jogos enquanto recurso didtico para o ensino e aprendizagem desta disciplina e pesquisar jogos matemticos que permitissem a explorao dos contedos de 5 a 8 srie do ensino fundamental. Posteriormente, foram construdos diversos jogos matemticos, sendo alguns adaptados de bibliografias e outros criados, em seguida foi elaborada e aplicada uma oficina pedaggica junto a professores, colaboradores voluntrios da pesquisa que adaptaram os materiais a seus planejamentos aplicando-os junto a seus alunos, sendo que tais atividades foram acompanhadas visando analisar a construo dos conhecimentos matemticos por parte dos alunos ao trabalharem com jogos matemticos. Durante as atividades, professores e alunos elaboraram relatrios manifestando suas opinies e perspectivas em relao utilizao dos jogos como material didtico, tais relatrios foram analisados ao fim da pesquisa, permitindo concluir que os jogos matemticos auxiliam tanto o trabalho do professor, que pode tornar o seu planejamento mais dinmico e atrativo, quanto a aprendizagem dos alunos, que tm a oportunidade de construir seus conhecimentos de uma forma mais interativa, dinmica e prazerosa. Palavras-chave: Jogos matemticos. Ensino. Construo do conhecimento.

1 Introduo

Tradicionalmente, a matemtica tida como uma cincia rigorosa, formal e abstrata, tais concepes levam a uma prtica pedaggica impessoal e, por vezes, dissociada da realidade, o que torna o ensino e a aprendizagem processos cercados de dificuldades. Sabe-se que ainda vigora no meio educacional a idia de que o professor deve apresentar definies, resolver exemplos e exigir exerccios de fixao, o aluno, por sua vez, deve demonstrar sua aprendizagem atravs da reproduo do exposto. Porm, este modelo de ensino tem sido cada vez mais questionado, na medida em que, reproduo de atividades no significa compreenso e, conseqentemente, no permite a construo de conhecimentos. Diante das dificuldades enfrentadas no ensino da matemtica, os professores buscam, gradativamente, priorizar no a reproduo, mas sim a construo dos conhecimentos, sendo que, para tanto, devem ser trabalhadas atividades que despertem o interesse e a motivao dos alunos, permitindo uma interao entre professor, aluno e saber matemtico e possibilitando a busca de significaes dos conceitos a serem construdos. Dentre tais atividades, destacam-se

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

os jogos matemticos, que tm valores educacionais intrnsecos, assim, acredita-se que a utilizao deste recurso em sala de aula uma excelente alternativa para desenvolver a capacidade dos alunos de atuarem como sujeitos na construo de seus conhecimentos. Neste contexto, o projeto de pesquisa intitulado: Jogos matemticos: uma alternativa para o ensino de matemtica de 5 a 8 srie do ensino fundamental, financiado pela BIC/FAPERGS, desenvolvido na URI - Campus de Frederico Westphalen/RS buscou investigar se os jogos matemticos auxiliam na aprendizagem da matemtica nas referidas sries. Neste artigo, sero apresentadas reflexes acerca da utilizao de jogos como recurso para a construo de saberes matemticos bem como os resultados da referida pesquisa, incluindo anlise de situaes ocorridas durante o trabalho e tambm opinio de alunos e professores colaboradores da pesquisa.

2 O ensino-aprendizagem da matemtica

Sabe-se que, desde o incio da vida escolar, muitos alunos apresentam um temor em relao matemtica, tal situao acaba por influenci-los negativamente, tornando a aprendizagem desta disciplina um processo cercado de complicaes, porm, o fator determinante das dificuldades apresentadas pelos alunos com relao matemtica pode ser a ausncia de uma relao mais prxima entre tal disciplina e o dia-a-dia. Segundo Souza (2006, p. 44), o ensino da matemtica atravessa uma situao de grande desconforto, tanto para quem aprende como para quem ensina.. Alm disso, h um descontentamento com o ensino da matemtica, sendo que sua aplicao, sua real funo no currculo e as prticas pedaggicas so questionadas constantemente, visando melhorias no processo de ensinoaprendizagem a fim de que esta seja uma disciplina menos temida pelos alunos. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais (1998, p. 38):
[...] tem-se buscado, sem sucesso, uma aprendizagem em Matemtica pelo caminho da reproduo de procedimentos e da acumulao de informaes; nem mesmo a explorao de materiais didticos tem contribudo para uma aprendizagem mais eficaz, por ser realizada em contextos pouco significativos e de forma muitas vezes artificial.

Alm disso, Micotti (1999, p. 161), afirma que as aulas expositivas e os chamados livros didticos pretendem focalizar o saber, mas, geralmente, ficam sem sentido para os alunos [...], assim, percebe-se que o ensino de matemtica realizado de maneira impessoal tem se mostrado ineficaz, j que, a simples reproduo de exerccios no significa a efetiva

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

aprendizagem. Portanto, se fazem necessrias reflexes que permitam a dinamizao do ato de ensinar e aprender matemtica. Monteiro e Pompeu Jr. (2001, p. 64), afirmam que [...] ambos, professor e alunos, devem buscar a superao do conhecimento que possuem a fim de se modificarem e de transformarem a sociedade em que vivem., sendo assim, acredita-se que as melhorias no ensino no dependem unicamente dos professores, mas tambm da famlia, e acima de tudo, dos educandos que devem trazer para dentro do espao escolar seus conhecimentos prvios e tambm suas dvidas e aspiraes, que serviro como ponto de partida para o trabalho do professor, na busca da construo de saberes matemticos embasados nas necessidades dos alunos.

3 Os jogos matemticos e a construo do conhecimento

medida que surgem dificuldades no ensino ou na aprendizagem de contedos matemticos, manifesta-se tambm a necessidade de propostas pedaggicas e recursos didticos que auxiliem tanto os professores em sua prtica docente quanto os alunos na construo de conhecimentos matemticos. Neste contexto, apresentam-se os jogos matemticos, que figuram no ambiente escolar como recurso didtico capaz de promover um ensino-aprendizagem mais dinmico, possibilitando trabalhar o formalismo prprio da matemtica de uma forma atrativa e desafiadora, visando mostrar que a matemtica est tambm presente nas relaes sociais e culturais. Diante disso, Agranionih e Smaniotto (2002, p. 16) definem o jogo matemtico como:
[...] uma atividade ldica e educativa, intencionalmente planejada, com objetivos claros, sujeita a regras construdas coletivamente, que oportuniza a interao com os conhecimentos e os conceitos matemticos, social e culturalmente produzidos, o estabelecimento de relaes lgicas e numricas e a habilidade de construir estratgias para a resoluo de problemas.

Sabe-se que os jogos matemticos, quando utilizados de forma correta, inseridos no planejamento do professor, contribuem para a construo do conhecimento que, de acordo com Hiratsuka (2004, p. 183), concebe-se como um processo dinmico no qual o aluno torna-se o agente dessa construo ao vivenciar situaes, estabelecer conexes com o seu conhecimento prvio, perceber sentidos e construir significados. A partir das citaes de Agranionih e Smaniotto e Hiratsuka, pode-se perceber a estreita relao existente entre o jogo e a construo do conhecimento, pois o trabalho com os

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

jogos matemticos desencadeia situaes nas quais o aluno precisa ultrapassar a fase de diverso, inicialmente vista na atividade, partindo para uma fase de anlise de atitudes, permitindo-lhe a compreenso de seu prprio processo de aprendizagem e desenvolvendo a autonomia necessria para continuar aprendendo, o que permite, conseqentemente, a construo de conhecimentos. A construo do conhecimento se d a partir do domnio do conhecimento prvio e presente e, na definio de Piaget e Garcia (1984 apud MOURA, 1992, p. 46)

[...] nunca um estado, mas sim um processo, influenciado por etapas precedentes de desenvolvimento, cuja transformao contnua d-se por meio da reorganizao e reequilbrio das necessidades intrnsecas das estruturas, constituindo o produto de conquistas sucessivas.

Assim, tambm o jogo um processo, no qual o aluno necessita de conhecimentos prvios, interpretao de regras e raciocnio, o que representa constantes desafios, pois a cada nova jogada so abertos espaos para a elaborao de novas estratgias, desencadeando situaes-problema que, ao serem resolvidas, permitem a evoluo do pensamento abstrato para o conhecimento efetivo, construdo durante a atividade. Ademais Moura (1992, p. 47) afirma que

O jogo para ensinar matemtica deve cumprir o papel de auxiliar no ensino do contedo, propiciar a aquisio de habilidades, permitir o desenvolvimento operatrio do sujeito e, mais, estar perfeitamente localizado no processo que leva a criana do conhecimento primeiro ao conhecimento elaborado.

Alm disso, atividades com jogos matemticos permitem a vivncia das situaes pelo aluno, sendo este sujeito em seu processo de aprendizagem, como mostra Grando (2004, p. 29) quando afirma que o jogo permite, [...] a explorao do conceito por meio da estrutura matemtica subjacente ao jogo que pode ser vivenciada pelo aluno quando ele joga, elaborando estratgias e testando-as a fim de vencer o jogo. Sendo assim, percebe-se que o jogo matemtico, quando utilizado de forma correta, com objetivos pr-estabelecidos e inseridos no planejamento do professor com intencionalidade, configura-se como um objeto de construo de saberes, podendo auxiliar tanto os professores na dinamizao de sua prtica, quanto os alunos que tornar-se-o capazes de atuar como sujeitos na construo de seus conhecimentos. 4 Objetivos e metodologia

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

A pesquisa da qual trata este artigo se props a diagnosticar se a utilizao de jogos matemticos no ensino de 5 a 8 srie do ensino fundamental favorece o processo de ensinoaprendizagem da matemtica nas referidas sries, sendo que para isso, foram realizados estudos tericos que permitiram um maior embasamento a respeito da utilizao de jogos matemticos enquanto recurso didtico, posteriormente, deu-se inicio construo dos jogos, destes, alguns foram retirados e adaptados de livros e artigos lidos e outros foram elaborados. Aps a organizao dos jogos, foi ministrada uma oficina pedaggica, junto a quatro professores, colaboradores voluntrios da pesquisa, onde foram apresentados 18 jogos envolvendo diversos contedos trabalhados de 5 a 8 srie do ensino fundamental. Todos os jogos foram organizados em um material contendo seus objetivos, regras e exemplos de como fazer a explorao do jogo. No decorrer do trabalho, os professores colaboradores da pesquisa puderam sanar dvidas e tambm sugerir modificaes e adaptaes para os materiais, alm disso, os mesmos foram incentivados a pensarem em outros jogos que poderiam ser trabalhados de 5 a 8 srie do ensino fundamental. Aps a oficina pedaggica, ficou a cargo de cada um escolher quais jogos gostaria de construir e aplicar junto a seus alunos, bem como foi dada a liberdade de adaptao dos jogos e tambm criao de outros materiais. Posteriormente, foram assistidas algumas aulas nas quais os professores aplicaram jogos matemticos, a fim de verificar a construo dos conhecimentos dos alunos ao trabalharem com os jogos bem como a aceitao de tais materiais.

5 O trabalho com jogos matemticos

5.1 Perspectivas de trabalho e o papel do professor

Sabe-se que os jogos matemticos so recursos que podem ser empregados pelos professores em sala de aula a fim de dinamizar suas aulas e facilitar a aprendizagem dos alunos, j que:

Ensinar por meio de jogos um caminho para o educador desenvolver aulas mais interessantes, descontradas e dinmicas, podendo competir em igualdade de condies com os inmeros recursos a que o aluno tem acesso fora da escola, despertando ou estimulando sua vontade de freqentar com assiduidade a sala de aula e incentivando seu envolvimento nas atividades, sendo agente no processo de ensino e aprendizagem, j que aprende e se diverte, simultaneamente. (SILVA, 2005, p. 26).

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Porm, a utilizao dos jogos matemticos enquanto recurso didtico exige um planejamento bem estruturado, com metodologia detalhada e objetivos definidos, que busquem no s auxiliar os educandos no processo de construo de seus conhecimentos, mas tambm proporcionar ao professor momentos de reflexo sobre sua prtica educativa no contexto da relao entre professor, aluno e saber matemtico. Alm disso:

O uso de jogos para o ensino, representa, em sua essncia, uma mudana de postura do professor em relao ao que ensinar matemtica, ou seja, o papel do professor muda de comunicador de conhecimentos para o de observador, organizador, consultor, mediador, interventor, controlador e incentivador da aprendizagem, do processo de construo do saber pelo aluno [...]. (SILVA; KODAMA, 2004, p. 5).

Sendo assim, cabe ao professor organizar a aprendizagem, disponibilizando as condies adequadas para que o trabalho transcorra de forma satisfatria, propondo atividades que tornem o jogo um recurso valioso para o ensino da matemtica, fazendo com que os alunos percebam a importncia da interao com os materiais didticos, com o professor e com os colegas, oportunizando assim momentos de efetiva aprendizagem. Para que os alunos percebam a real importncia dos jogos para a sua aprendizagem, o professor pode realizar um trabalho de explorao do jogo, j que, o ato de jogar por si s, pode no ser suficiente para a construo dos conhecimentos matemticos. Sendo assim, o jogo pode ser trabalhado em uma perspectiva de resoluo de problemas, pois para Moura (2006, p. 80-81), os jogos matemticos so recursos assumidos com a finalidade de [...] desenvolver habilidades de resoluo de problemas possibilitando ao aluno a oportunidade de estabelecer planos de ao para atingir determinados objetivos, executar jogadas segundo este plano e avaliar sua eficcia nos resultados obtidos. Alm de permitir o enriquecimento das estruturas mentais, a resoluo de situaesproblema desencadeia, durante e aps o jogo, momentos nos quais o aluno precisa deixar para traz a fase de empolgao e divertimento, inicialmente gerada pela atividade, partindo para uma fase de constataes, anlise de atitudes e construo de saberes. Ademais, Grando (2004, p. 29) afirma que

Analisando a relao entre o jogo e a resoluo de problemas, ambos enquanto estratgia de ensino, evidenciamos vantagens no processo de criao e construo de conceitos, quando possvel, por meio de uma ao comum estabelecida a partir da discusso matemtica entre os alunos, e entre o professor e os alunos.

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Sendo assim, pode-se perceber que a utilizao de jogos matemticos aliados resoluo de situaes-problema torna-se mais eficaz, pois permite que o jogador faa uma anlise completa de suas atitudes durante e aps a atividade, possibilitando, no s a compreenso dos contedos, mas tambm de seu prprio processo de aprendizagem. Alm disso, o trabalho conjunto com jogos e resoluo de problemas, permite ao professor realizar uma avaliao de seu trabalho e do rendimento dos alunos, ou seja, uma interveno pedaggica, que nada mais do que o ato de acompanhamento e observao das atividades por parte do professor, que pode ser realizada antes, durante ou aps o ato de jogar, so nessas situaes que, geralmente, os alunos podem expor suas estratgias de jogo e resoluo de problemas, comunicando-se com os colegas e com o professor, tornando-se capazes de analisar suas prprias atitudes e refletir sobre o desenvolvimento da atividade. A importncia da interveno pedaggica durante as situaes de jogo est no sentido de [...] resgatar mediante questionamentos e situaes-problema com registros, os processos desencadeados e as estratgias de resoluo utilizadas. (GRANDO, 2004, p. 58). Destaca-se que, a interveno pedaggica no deve ser encarada como uma possibilidade de interferncia, j que o professor deve procurar auxiliar os alunos e no desviar suas atenes com atitudes desnecessrias.

5.2 O trabalho em sala de aula

As atividades propostas pela pesquisa Jogos matemticos: uma alternativa para o ensino de matemtica de 5 a 8 srie do ensino fundamental incluam o auxlio aos professores na aplicao dos jogos em sala de aula e conseqente acompanhamento das atividades. Os jogos foram aplicados em duas escolas, sendo que as aulas foram acompanhadas a fim de observar a construo dos conhecimentos matemticos por parte dos alunos, bem como a opinio dos mesmos e dos professores a respeito da utilizao de tais recursos como material didtico. Durante as observaes surgiram diversos dilogos e intervenes pedaggicas entre alunos e professores, alunos e pesquisadora e alunos entre si, que permitiram analisar a funo do jogo como recurso para a construo de saberes e as vantagens da utilizao de tais materiais nas aulas de matemtica. Um exemplo de dilogo que possibilitou a construo de conhecimentos deu-se em uma turma de 7 srie do Ensino Fundamental, durante o trabalho com o jogo Construindo

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Nmeros, adaptado do livro Matemtica j no problema de Jarandilha e Splendore (2005), que consiste em: Material: Fichas numeradas de 0 9, sendo 4 fichas de cada algarismo, 10 fichas (em cartolina de cor diferente) com as ordens do jogo e fichas de registro do jogo. Ordens: Maior nmero possvel Menor nmero possvel Maior nmero par com 4 algarismos Menor nmero mpar com 4 algarismos Maior nmero com 2 algarismos

Menor nmero par com 4 Maior nmero mpar com algarismos 4 algarismos Maior nmero com 3 algarismos Maior nmero com 3 algarismos Menor nmero com 2 algarismos Nmeros: 0 4 7 0 4 7 Regras: 1) Jogo para 2 jogadores; 0 4 7 0 4 7 1 5 8 1 5 8 1 5 8 1 5 8

2 6 9

2 6 9

2 6 9

2 6 9

2) Colocar as cartas com nmeros em um monte e as cartas com ordens em outro monte, todas viradas para baixo; 3) Os dois jogadores tiram 4 cartas com nmeros cada um, guardando-as para si e um dos jogadores tira uma carta com a ordem e l em voz alta; 4) Os jogadores devem construir, usando suas cartas, um valor de acordo com o pedido na ordem e anotar na ficha de registro, o nmero que formou e os pontos que ganhou; 5) O jogador que tiver o nmero mais adequado ordem, ganha um ponto no placar; 6) Em caso de empate, os 2 jogadores marcam ponto; 7) O jogo termina quando as cartas com nmeros acabarem e vence o jogo quem tiver o maior nmero de pontos. A seguir narra-se a situao observada, na qual uma aluna tirou 4 fichas contendo os nmeros 0, 0, 5 e 6, e a ordem do jogo era formar o Menor nmero com 3 algarismos, ela ento apresentou colega suas fichas assim organizadas:

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

0 0 5 A colega ento questionou: Aluna1: Isso pode? Aluna2: Acho que pode, zero tambm nmero! Aluna1: No sei... vamos chamar a profe... Aluna1: Profe, pode ser assim? Professora: Qual a ordem do jogo? Aluna2: o menor nmero com 3 algarismos, eu tirei zero, zero, cinco e seis e montei assim. (Mostra as fichas organizadas). Professora: E que nmero esse que voc formou? Aluna2: cinco! Professora: cinco ou zero zero cinco? Aluna2: Cinco! Professora: Ento... ser que eu preciso colocar esses zeros na frente do cinco se eu quero dizer somente cinco? Aluna2: Acho que no.... Aluna1: No... no precisa, eu ganhei o ponto! Professora: O zero quando est esquerda do nmero, na frente, no tem valor nenhum, no altera o valor do nmero, por isso nesse caso, para o jogo o zero no considerado um algarismo. Professora: E se tivesse uma vrgula depois do primeiro zero? Alunas: Ficaria zero vrgula zero cinco! Professora: Neste caso o zero faria alguma diferena no valor do nmero? Aluna1: Sim, fica um nmero decimal... fica menor que 1. Professora: Viu s como uma simples vrgula pode fazer a diferena! Pode-se perceber que, a professora aproveitou o momento em que as alunas fizeram um questionamento em relao ao jogo e realizou uma interveno pedaggica, fazendo com que as mesmas desenvolvessem o pensamento e compreendessem a explicao, relembrando conceitos e construindo um novo saber. A seguir o trecho do relatrio de uma aluna, referente a esta atividade:

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Durante a pesquisa, foram aplicados nove jogos entre as turmas de 5 a 8 srie do ensino fundamental, sendo que ao longo das atividades alunos e professores escreveram relatrios expressando suas opinies com relao utilizao dos jogos em sala de aula, tais registros foram analisados e interpretados para a concluso da pesquisa.

5 Concluso

Durante a realizao deste trabalho que uniu pesquisa bibliogrfica e experimental, foi possvel constatar a grande aceitao que os jogos tm junto aos alunos de 5 a 8 srie do ensino fundamental e tambm a credibilidade de tais materiais perante os docentes, que acreditam que os mesmos podem contribuir para a melhoria da aprendizagem de seus alunos. Entre os alunos, unnime a opinio de que os professores deveriam utilizar mais jogos matemticos durante as aulas, pois estes tornam o aprendizado mais dinmico, o contedo mais atrativo e permitem uma interao maior entre os colegas, como mostra o depoimento abaixo:

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Os professores acreditam que a utilizao dos jogos torna o estudo da matemtica mais atraente e tambm facilita a fixao e introduo dos contedos, possibilitando assim uma melhoria na aprendizagem dos alunos, permitindo que os mesmos conheam uma matemtica relacionada a situaes cotidianas, estabelecendo relaes necessrias entre o contedo estudado e cada uma das situaes que se mostram durante o jogo. Alm disso, os docentes acreditam que o jogo aproxima os alunos do conhecimento, permitindo a vivncia de situaes-problema e contribuindo tambm para a introduo da linguagem matemtica que, gradativamente, incorpora-se ao vocabulrio dos alunos. Alm disso, cabe destacar alguns fatores importantes a serem considerados no trabalho com os jogos matemticos, os quais foram observados durante a realizao da pesquisa: O tempo de jogo: importante controlar o tempo de jogo, pois alguns grupos terminam as partidas mais rapidamente e depois de jogar algumas vezes perdem o interesse pelo material, por isso o professor precisa estar atento para fazer a explorao ou realizar intervenes pedaggicas antes que os alunos demonstrem o desinteresse pelo jogo, para que o entusiasmo demonstrado inicialmente seja mantido at o final da atividade; A influncia da idade na aceitao dos jogos: percebeu-se a grande importncia do professor adequar o jogo faixa etria de seus alunos, pois jogos que exigem atitudes mais simplificadas no agradam os alunos mais velhos, que tem mais interesse por jogos que desafiem seu pensar e agir; Competio: observou-se que nas turmas com alunos mais novos (5 e 6 sries) a competio mais acentuada, para tais alunos muito importante vencer o jogo, uma forma de sentirem que a atividade valeu a pena, que sabem o contedo. Nas turmas de 7 e 8 sries, tambm existe competio,

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

porm para tais alunos mais importante a atividade do jogo, o contedo explorado e o desafio que cada jogada representa, o resultado final no tem tanta importncia e h maior valorizao da aprendizagem; Cooperao: ao mesmo tempo em que h mais competio entre os alunos mais novos, tambm h mais cooperao, eles se ajudam mutuamente na resoluo dos desafios apresentados durante o jogo, sentindo-se satisfeitos em poder colaborar com os colegas, j os alunos de 7 e 8 sries procuram dar continuidade partida, sentem-se incomodados com o fato de os colegas demorarem para tomar decises durante as jogadas, alm disso, no so todos que auxiliam os colegas, o interesse maior que a partida seja completada; Espao: observou-se que de extrema importncia a organizao do espao para o trabalho com os jogos, no pode ser um espao muito pequeno, pois normal que exista conversa durante a atividade com jogos matemticos, e assim, um grupo poder atrapalhar os demais caso estejam muito prximos. Ao analisar o desenvolvimento e a concluso desta pesquisa, tem-se a convico de que, enquanto recurso didtico, os jogos matemticos podem dar efetivas contribuies ao processo de ensino-aprendizagem da matemtica, auxiliando o trabalho do professor, que tm em suas mos um recurso didtico que lhe permite o trabalho com diversos contedos, de acordo com a sua necessidade, podendo tornar o seu planejamento mais dinmico e atrativo, alm de contribuir para a aprendizagem dos alunos, que se sentem mais motivados a aprender matemtica e podem construir seus conhecimentos de uma forma mais interativa e prazerosa, encontrando nas aulas de matemtica a oportunidade de adquirir saberes, desenvolver habilidades de resoluo de problemas, de cooperao e trabalho em equipe.

Referncias AGRANIONIH, Neila Tonin; SMANIOTTO, Magli. Jogos e aprendizagem matemtica: uma interao possvel. Erechim: EdiFAPES, 2002. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica. Ensino de 5 a 8 Sries. Braslia-DF: MEC/SEF, 1998. GRANDO, Regina Clia. O jogo e a matemtica no contexto da sala de aula. So Paulo: Paulus, 2004.

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

HIRATSUKA, Paulo Isamo. A mudana da prtica do professor e a construo do conhecimento matemtico. p. 182-189, 2004. Disponvel em: < http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo3/amudancadapraticadoprofessor.pdf> Acesso em 20 Abr. 2008. JARANDILHA, Daniela; SPLENDORE, Leila. Matemtica j no mais problema. So Paulo: Cortez, 2005. MICOTTI, Maria Ceclia de Oliveita. O ensino e as propostas pedaggicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (org.). Pesquisa em educao matemtica: concepes e perspectivas. So Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 153-167. MONTEIRO, Alexandrina; POMPEU Jr., Geraldo. A matemtica e os temas transversais. So Paulo: Moderna, 2001. MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A sria busca no jogo: do ldico na matemtica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educao. 9. ed. So Paulo: Cortez, 2006. p. 73-87. MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O jogo e a construo do conhecimento matemtico. Srie Idias n. 10, So Paulo: FDE, 1992. p. 45-53. Disponvel em:< http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p045-053_c.pdf> Acesso em: 12 Jun. 2008. SILVA, Mnica Soltau da. Clube de matemtica: jogos educativos. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no ensino de matemtica. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemtica, UFBa, 2004. Disponvel em: <http://www.bienasbm.ufba.br/OF11.pdf> Acesso em: 20 dez. 2006. SOUZA, M. A. T. de. Matemtica em crise: depoimentos de alunos indicam pontos fracos no ensino da disciplina. Revista do professor. Porto Alegre, v. 22, n. 88, p. 44-45, out/dez. 2006.

You might also like