You are on page 1of 2

artigo thomas = em edio... Eu fui includo!

Assim como muitos alunos da Samuel Dietschi,

H coisas que so diferentes, mas algumas so mais diferentes. Por exemplo: comum algum dizer eu entrei em tal escola ou estou nesta escola... mas na Samuel, o que ocorreu comigo foi diferente. J trabalhei em outras trs escolas de Novo Hamburgo (gostei de trabalhar nelas), mas em 1999, quando fui convidado para vir para a Samuel, foi diferente. Eu vim conhecer a escola para saber suas diferenas e desafios. Conversei com a direo e algumas professoras, visitei o Laboratrio de Informtica e j comecei a participar no mesmo dia. Sai da escola carregando o Projeto Poltico Pedaggico da escola, pois pretendia estud-lo para saber se eu estava altura para trabalhar ali, pois ela j tinha a fama da incluso e eu no tinha nenhum conhecimento sobre como trabalhar com estudantes portadores de necessidades especiais (principalmente os dEficientes visuais). Bem, foi assim que a Samuel entrou em mim, no fui eu quem entrou na Samuel. Ou ento ocorreu uma simbiose onde as trocas se completam e complementam (pelo menos espero). Aqui eu aprendi muito mais do que ensinei. Aprendi com minhas colegas parceiras, com minha diretora, e com todos os estudantes que aqui esto e por aqui passaram. Agora, algum vai questionar: Mas como pode um professor aprender mais do que ensina? Bom, a resposta simples, mas complexa. Primeiro porque no se pode ensinar nada a ningum, pode-se sim, abrir caminhos, desvendar trilhas, incentivar a curiosidade e principalmente o desejo do aprendente, pois ele quem aprende e no eu que lhe ensino. Assim, quem entender isto tambm entender como eu pude aprender tanto com estes estudantes. Mas to simples assim? Sim. Em todas as conversas com pais, quando questionados sobre o que a escola deve ensinar, vem a resposta: Ensinar para vida. Ento, como se ensina para vida? Ah, isto meio complicado, a vida vive-se, no temos outra maneira. Ento, nesta escola, h muitas sadas de estudos (podemos chamar de passeios se no nos esquecermos de quanto se aprende passeando), visita-se a venda da esquina ou mercado um pouco mais longe, visita-se a casa de um estudante ou o stio de uma professora, vaise ver um teatro ou brincar no parco, trs-se um cavalo para o ptio ou um co domesticado, visita-se um museu ou o corpo de bombeiros, vais-se a um torneio de xadrez ou ao CECLIMAR.... so tantas oportunidades, algumas prximas, outras dentro da escola e outras um pouco distantes, mas so todas importantes.

Nesta escola convivemos com os jovens e com os idosos, ali temos tecnologia moderna (computadores, Internet, etc...) e do passado (?) (mimegrafos, quadro-negro, giz, etc...), mas o que importa mesmo a vontade de aprender juntos com todas as nossas DiFeReNAs, juntando nossas IGUALDADES, respeitando o conhecimento e a experincia de cada um em sua prpria velocidade. .....

Thomas Luiz Mariani Professor Assistente de Informtica Educativa (desde 1991). Professor do LIE da EMEF Samuel Dietschi (desde 2000). Multiplicador no CEPIC/NTE (desde 2006). Formao: Informtica Educacional (CEPIC 1990) Graduo: Licenciatura plena em Filosofia com Habilitao para Histria e Sociologia (UNISINOS - 1991). Ps Graduao: Informtica Educativa: Capacitao de Multiplicadores em Informtica na Educao (UFRGS - 2002).

You might also like