You are on page 1of 5

MICROCONTROLADORES PIC PROGRAMAO EM LINGUAGEM C

THE BIBLE

CAPITULO I
1- O QUE UM MICROCONTROLADOR?
Um microcontrolador PIC um componente eletrnico fabricado pela MICROCHIP capaz de ser programado para realizar operaes lgicas e aritmticas interagindo com perifricos ( leds, botes, sensores ou at outro PIC), deste fato vem o nome PIC ( em portugus a sigla significa: controlador integrado de perifricos). Um microcontrolador, diferentemente de um microprocessador, possue memria voltil e no voltil, o que torna este dispositivo bastante prtico pois trabalha independente de memrias externas e pode ser programado em linguagem de alto nvel como a linguagem C.

2- ESTRUTURA DO PIC
Nesta apostila os modelos de PIC abordados sero principalmente o PIC16F877A, 16F876A, 16F628. Logo, a estrutura aqui mencionada diz respeito a esses modelos, apesar de ser uma base geral para grande parte dos microcontroladores.

MEMRIA FLASH- a memria em que ser guardada o programa propriamente dito, o cdigo em hexadecimal. MEMRIA RAM- a memria voltil, facilmente acessada, apagada toda vez que a alimentao retirada. As variveis declaradas sero armazenadas na RAM a menos que seja especificado que elas sejam salvas em outro local. MEMRIA EEPROM- a memria no voltil, que mantm os dados salvos independente da alimentao do PIC. possivel salvar variaveis/constantes na memria EEPROM. CPU- a unidade que l as instrues na memria flash, acessa a memria RAM e EEPROM e executa os comandos

prpriamente ditos. Onde est a ULA, Unidade Lgica e Aritmtica do PIC, responsvel pelas operaes lgicas. LINHAS DE I/O- onde so conectados todos os dispositivos perifricos ao PIC. Podendo tanto receber informao a partir de seus pinos quanto controlar os dispositivos externos partir da lgica do programa. PERIFRICOS- So unidades configuradas pelo programa gravado na memria flash do PIC responsaveis, dentre outras coisas, preservar o pleno funcionamento do sistema.

3- PERIFRICOS

4- HARDWARE
Para o pleno funcionamento do PIC, necessrio que: - ele esteja corretamente alimentado, estando seu pino Vdd ligado em 5V e seu pino Vss ligado ao referencial 0V. - O pino MCLR(Masterclear) esteja em 5V. Ao ir para 0V este pino provoca a reinicializao do PIC.

- Os pinos OSC1 E OSC2 devem ser ligados aos pinos do oscilador usado. Nos exemplos apresentados nessa apostila utilizaremos como oscilador um cristal. Em cada pino do cristal tambm devem haver capacitores de capacitncia estipulada no datasheet do PIC com um dos pinos aterrados.

Hardware basico, com a utilizao de um boto ligado ao pino MCLR para que ao pressionado o pino esteja em seu nivel baixo ( 0V) e o PIC reinicie a leitura do cdigo.

5- CLOCK / OSCILADOR
Como j dito anteriormente, utilizaremos como oscilador um cristal. Esse tipo de oscilador tem a designao XT. O oscilador responsvel por estabelecer o passo com que o PIC ir trabalhar. Tem relao direta com o tempo gasto entre a execuo de cada instruo do programa gravado. Um outro tipo de oscilador muito utilizado um composto por uma resistncia em srie com um condesador, denominado RC. O oscilador RC utilizado quando no necessria muita preciso no clock. No projeto, recomenda-se colocar o circuito oscilador o mais prximo possvel do microcontrolador para evitar possveis transfrencias nas linhs de ligao. A frequncia de trabalho do PIC ser sempre da frequncia do oscilador.

You might also like