You are on page 1of 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA

FADIR FACULDADE DE DIREITO

A FUNO SOCIAL DA POSSE E A PROPRIEDADE E O MEIO AMBIENTE

UBERLNDIA - MG

JANEIRO - 2010

AFONSO JOS DE CASTRO SILVA

A FUNO SOCIAL DA POSSE E A PROPRIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Trabalho realizado como pr-requisito da disciplina de Direito das Coisas da ementa da FADIR - Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlndia, como requisito avaliativo parcial.

Professor: Fernando Martins

UBERLNDIA JANEIRO - 2010 AFONSO JOS DE CASTRO SILVA 2

RESUMO

O fundamento jurdico da propriedade sempre gerou srias controvrsias atinentes a origem e legitimidade desse direito. Dentre as teorias discutidas ao longo do tempo esto a teoria da ocupao, teoria da lei, teoria do trabalho e teoria da natureza humana. Atualmente a maioria das constituies dos Estados determinam proteo e uso racional do meio ambiente e que o uso deste dever ser em beneficio da coletividade. Entretanto, nem sempre foi assim. O direito ambiental passou por vrios estgios no decorrer dos sculos, at que se teve reconhecida a funo social da propriedade em detrimento do absolutismo da propriedade privada, outrora reconhecida. Ainda hoje, permanece o desafio do homem de provocar, atravs da educao, uma grande mudana de atitude, materializada pelo resgate do senso primitivo de proteo do meio ambiente que a garantia da vida no planeta, bem como, intentar todos os esforos no sentido da criao de condies e da composio de solues, para que a propriedade, mesmo privada, cumpra a sua funo social. Somente a propriedade que atenda essa funo social constitucional que ser reconhecida pelo direito e integrar a ordem jurdica fundamental. No pode jamais esquecer o jurista do Estado social e democrtico de Direito que o direito de propriedade tambm um direito propriedade, cabendo ordem jurdica garantir a todos os cidados as condies existenciais mnimas, dentre as quais esto, respectivamente nos mbitos urbano e rural, os direitos moradia, alimentao e terra, representaes fundamentais do direito propriedade. No possvel reivindicar-se qualquer espcie de direito adquirido na explorao da propriedade privada, pois, com a Constituio de 1988, s fica reconhecido o direito de propriedade quando cumprida a funo social ambiental, como seu pressuposto e elemento integrante, sob pena de impedimento ao livre exerccio ou at de perda desse direito, ou seja para o exerccio do completo domnio a que se cumprir o seu elemento interno mais importante, qual seja, sua funo social..

1. INTRODUO Em todos os tempos, o fundamento jurdico da propriedade gerou srias controvrsias atinentes a origem e legitimidade desse direito. Muitas teorias foram formuladas ao longo dos tempos sendo as mais aceitas resumidas por PLANIOL e AHRENS. A mais antiga e tambm considerada a mais equivocada teoria qual encontra o fundamento do direito de propriedade na ocupao, a qual considera que converte aquilo que no passa de objeto da natureza em valor econmico e cultural, trazendo dessa forma um acrscimo de riqueza nao. Contudo, falha essa teoria, pois, os modos de adquirir um direito necessariamente pressupem a preexistncia desse direito, capaz de ser adquirido por um desses meios. Outra forma, apoiada por HOBBES, BOSSUET, MIRABEAU, BENJAMINN CONSTANT E BENTHAN e que tem em MONTESQUIEU seu verdadeiro paladino a teoria da lei, segundo a qual a propriedade seria instituto de direito civil, ou seja, concesso do direito positivo. Essa teoria foi a mais aceita e defendida pelos escritores do sculo XVIII e da primeira metade do sculo XIX. No obstante, tambm se mostra frgil, sobretudo nos seus fundamentos. A propriedade no pode fundar-se somente na vontade humana, pois, da mesma forma que o legislador a criou, poderia vir a suprimi-la ou mesmo alterar sua bases legal. A teoria da especificao ou do trabalho, formulada por economistas, coloca o problema sob ngulo mais justo, pois no trata a simples apropriao da coisa ou objeto da natureza com fora suficiente para legitimar-se por si s. Por essa teoria seria necessria tambm a transformao por meio da forma dada matria bruta pelo trabalho humano para constituir ttulo legitimo para a propriedade. Tambm peca essa teoria, principalmente pelo fato do processo de diviso do trabalho, ou a economia do trabalho dividido, suscitaria grandes dificuldades na atribuio do direito de propriedade e acarretaria a espoliao do proprietrio dos meios de produo, que no participou do trabalho.

Por fim, a teoria da natureza humana expressa que O direito de propriedade privada foi concedido ao homem pela natureza, isto , pelo prprio Criador, para que possa prover s suas necessidades e s de sua famlia. Na poca atual, o modo pelo qual tratam as naes o direito de propriedade constitui a pedra de toque de seu regime poltico. Nos pases do ocidente, latinos, germnicos e anglo-saxes, subsiste a propriedade privada, embora sujeita a determinadas restries, porque se entende que ela estimula o trabalho e as faculdades do indivduo, fomentando a produo de novas riquezas. O individualismo econmico, que inspira o direito privado das naes ocidentais, preconiza a conservao do direito de propriedade privada e s admite qualquer reforma social desde que respeitado esse direito. J a base e fundamento da organizao comunista, prega sua supresso, ainda que pela violncia. O meio ambiente entendido como um direito de massa constituindo um interesse difuso, dessa forma a principal discusso ocorre no universo poltico e no jurdico, eis que o modelo atual de direito atua prioritariamente de forma individual sobre as demandas. Apesar de j existirem muitos meios legais que podem ser utilizados para coibir ou punir as violaes ao meio ambiente ainda no so capazes de reverter o quadro de explorao. A prpria noo de interesse difuso condiciona a efetividade do direito ambiental. que ao contrrio dos direitos individuais cuja eficcia normativa, e dos direitos sociais que dependem de uma prestao positiva por parte do Estado alm da garantia normativa, os direitos de massa nsitos nos interesses difusos dependem de condies extra-normativas porque fundamental a conduta pr-ativa do prprio sujeito do direito, o indivduo cidado que deve estar imbudo da conscincia de que seu padro de consumo responsvel pela qualidade ambiental).

2. DESENVOLVIMENTO 2.1. A Funo social da propriedade e o desenvolvimento do direito ambiental

Entende-se que princpios constituem o conjunto bsico que servir de elemento irradiador de todo um sistema jurdico, vigente nos Estados Democrticos de Direito. A adoo desses princpios determinada pelo complexo de bens sociais, que podem variar em espcie,

quantidade e extenso, de regio para regio ou de Estado para Estado e que, ao mesmo tempo, devem ser tutelados. O centro de origem da evoluo dos princpios ambientais , sem dvida, a Declarao de Estocolmo, de 1972, aprimorada pela Declarao do Rio de Janeiro, de 1992, na qual se verifica uma repetio, ainda que parcial, do cerne de muitos princpios j expressos pela Declarao de Estocolmo. A aplicao de princpios ambientais est na dependncia das situaes em que ocorre cada circunstncia, tais como: espcie (se rea urbana ou rural); extenso (terreno urbano, pequena propriedade rural ou grande propriedade rural) e finalidade de uso. De acordo com Tostes (1994, p. 21-22),
A legislao ambiental apresenta princpios marcantes. Sua compreenso essencial para uma viso de conjunto e para uma correta interpretao. A legislao ambiental cuida, como j se viu, de relaes mltiplas, vividas por todos.

2.1.1 A funo social da propriedade Acredita-se que esse princpio seja o contraponto s seqelas herdadas do jus civile dos romanos, que imperava na poca. O jus civile era muito claro quanto ao direito propriedade, o que se conclui em razo da interpretao dada sentena: Jus utendi, fruendi, et abutendi re sua quatenus juris patitur. A sociedade, entretanto, evoluiu, impondo novas necessidades e novos comportamentos e condutas sociais em decorrncia do avano acelerado das cincias. As normas reguladoras das condutas sociais tambm evoluram pari passu. Entende-se, assim, que foi dessa forma que o direito da propriedade tambm co-evoluiu. O direito propriedade um direito reconhecido internacionalmente. A prpria Declarao Universal dos Direitos do Homem, no inc. I, do art. 17, diz que Todo o homem tem direito propriedade, s ou em sociedade com outro e, no inc. II, Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade. Hoje, no entanto, a viso que se tem tanto do direito como do seu uso, em decorrncia da nova forma de interpretar as constituies, diferente daquela que se tinha no perodo da revoluo verde.

O eixo da viso proposta, quanto ao uso da propriedade, modificou-se, pois priorizou o aspecto social, tendo como fundamento o ambiente. Em conformidade com a traduo dada por Silva (2003, p. 471), : O direito de usar, de gozar e de abusar de coisa prpria, at onde a razo do direito a possa permitir. A maioria das constituies modernas j prev, em dispositivos especficos, a funo social da propriedade. Nesse sentido, Marchesan et al (2007, p. 28) comenta:
Quando se diz que a propriedade privada tem uma funo social, est-se afirmando que ao proprietrio se impe o dever de exercer o seu direito de propriedade, no mais unicamente em seu prprio e exclusivo interesse, mas em benefcio da coletividade, sendo precisamente o cumprimento da funo social que legtima o exerccio do direito de propriedade pelo seu titular. No h falar em direito de propriedade descolado de funo social. O princpio da funo social da propriedade expressa um sentido que vai alm daquela que, aparentemente, se percebe ao praticar uma simples leitura textual. Est atrelado, portanto, ao uso adequado da propriedade. Quando se fala em uso adequado da propriedade, porque deve ser utilizada dentro das tcnicas preservacionistas e conservacionistas, garantindo, para as geraes vindouras, a mesma qualidade ambiental usufruda pela gerao atual.

A funo social da propriedade est, portanto, entrelaada com a manuteno do equilbrio dos valores ambientais. Dessa forma, a funo social , realmente, uma funo irretocvel e que culmina com uma funo socioambiental. Nesse contexto, pode-se apontar alguns princpios nsitos na Declarao de Estocolmo (ainda que implcitos) que fundamentam a funo social da propriedade. O princpio 1, p. ex., relata que O homem [...] tendo a solene obrigao de proteger e melhorar o meio ambiente para as geraes futuras; princpio 2 Especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais devem ser preservadas em benefcio das geraes presentes e futuras. Esses dois princpios de ordem do direito ambiental internacional deixam transparecer que o proprietrio tem o dever de proteger e fazer socialmente o uso de todo um sistema que est no solo, sobre e acima do solo sob sua administrao. O princpio 4, O homem tem a responsabilidade especial (como dever) de preservar e administrar judiciosamente o patrimnio da flora e da fauna silvestre e seu habitat , praticamente, uma complementao dos dois primeiros, atribuindo ao proprietrio ou posseiro a funo de administrador do meio ambiente. Se o proprietrio, posseiro ou trabalhador estiver protegendo todas as formas de vida alm das condies fsico-qumicas do ambiente, naturalmente que esta propriedade estar exercendo a funo determinada pela Lei Maior. 7

No contexto da Declarao do Rio de Janeiro, o princpio bastante explcito quando diz que todos os indivduos, como requisito indispensvel para o desenvolvimento sustentvel, devem cooperar na tarefa essencial de erradicar a pobreza. um princpio que expressa o verdadeiro esprito da funo da propriedade, porque traz um indicativo de que a terra deve transcender ao indivduo, passando a servir, como funo principal, comunidade Pela exposio do conjunto dos dispositivos que constituem o texto da Constituio de 1988, possvel perceber que o direito propriedade apresenta-se como um bem jurdico protegido por lei. Nesse sentido, Silva (2003, p. 269) comenta:
Esse conjunto de normas constitucionais sobre a propriedade denota que ela no pode mais ser considerada como um direito individual nem como instituio do Direito Privado. Por isso, deveria ser prevista apenas como uma instituio de ordem econmica, como instituio de relaes econmica.

A propriedade o princpio norteador para a concretizao da qualidade de vida, com reflexo na sua dignidade que, por sua vez, direito fundamental. De acordo com a proposio de Arajo (2006, p. 1607), que:
Contrariando a concepo individualista, destaca-se na propriedade no o direito subjetivo do proprietrio e, sim, o destino social que deve ser dado propriedade, de maneira a trazer benefcios tambm a terceiros, no caso, comunidade.

Na Constituio de 1988, o princpio da funo social da propriedade afasta qualquer contorno absolutista do passado e incorpora uma viso pluralista, pela qual a utilizao dever ser feita no pelo individuo, mas pelo coletivo. Significa dizer que seus frutos (benefcios) que devem ser utilizados, compartilhados com os demais. Entende-se que essa proposta vem constituir a verdadeira vontade da norma constitucional. A Constituio de 1988 deu um novo significado ao termo propriedade, imps um liame democrtico ao indicar que os benefcios produzidos pela propriedade devem estar correlacionados com os interesses de carter social que lhe foi imposta. Reforando essa posio, Akaoui (2003, p. 31) corrobora com alto grau de realismo ao comentar que:
Os reflexos da funo social da propriedade, na preservao do meio ambiente so estimveis, na medida em que, no podendo o proprietrio se portar em relao ao seu bem de qualquer modo, devendo sempre estar na mo de direo do bem-estar social, incluindo a, certamente a manuteno do equilbrio ecolgico, uma vez que essencial qualidade de vida das presentes e futuras geraes, favorecido estar esse bem jurdico.

Rosa (2005, p. 49), ao tratar do tema, vai bem mais longe nessa questo, afirmando categoricamente que:
sem funo social inexiste a propriedade privada. Essa funo social est diretamente vinculada satisfao dos princpios constitucionais de preservao do meio ambiente preconizado na Carta Poltica.

Pelo exposto, constata-se que no razovel separar meio ambiente dos componentes constituintes de funo social, atividade laboral e propriedade, porque se encontram protegidos por norma superior, precisamente pelos arts. 5, inc. XXIII2; 170, inc. III3; 182, 24 e 186 e seus incisos da Constituio Federal de 1988. Enfim, cabe afirmar que a propriedade deve representar algo mais para a coletividade do que para o individual. Arajo (2006, p. 1611) apresenta, por sua vez, uma nova abordagem quanto funo social da propriedade. O autor respalda sua tese a partir de dois pontos fundamentais: o econmico social (desenvolvimento sustentvel) e o direito a uma sadia qualidade de vida. Percebe-se a clareza do termo acrescentado pelo autor, considerando que a propriedade de fato est constituda de um conjunto de vetores ambientais que, por lei, dever exercer uma funo social acrescida da funo ambiental, que resultar na vertente criadora da funo socioambiental Tanto o direito internacional como a maioria das constituies sul-americanas determinam proteo e uso racional do meio ambiente e que o uso deste dever ser em beneficio da coletividade. Entretanto, na prtica, verte uma realidade diferente, particularmente no Brasil e Paraguai, onde a poltica fundiria, que deveria se ocupar com a distribuio de terra e assentamento de trabalhadores rurais, no executada. Surgem, ento, problemas de invaso de propriedades rurais (urbanas) por grupos organizados, como o MST.

2.2 A Concepo funcional do direito de propriedade A reconciliao entre a reproduo dos meios de vida do homem e o meio ambiente com a utilizao das ferramentas da primeira como meio de se atingir os objetivos do ltimo, tem se caracterizado como um tpico de relevante importncia para o nosso futuro.

Nenhuma pessoa, em particular, reclama quando a sua terra violada por um poluidor, ou quando suas rvores so mortas por nocivos produtos qumicos que chegam pelo ar. 9

No Brasil persiste uma nfase cultural de prestgio da propriedade privada, em detrimento do patrimnio pblico, reforando o equivocado entendimento popular, de que o bem comum coisa de ningum. Portanto, disponvel, para todos no mais amplo sentido da palavra, tanto que, tal disponibilidade, para alguns, encerra o sentido de degradao.

Ocorre que o homem moderno retrocedeu e em nome do individualismo, fez prosperar o conflito do interesse privado contra o pblico, passando a atentar contra o seu prprio futuro, contaminando o planeta, sem qualquer compromisso com as geraes futuras.

Diferentemente, no incio das civilizaes, as formas originrias da propriedade tinham uma feio comunitria. Entre os indgenas havia domnio comum das coisas teis, por parte daqueles que habitavam a mesma oca, individualizando-se somente a propriedade de certos utenslios de uso prprio. O solo era pertencente a toda a tribo e isso, temporariamente, pois de tempos em tempos migravam, num sentimento superior de preservao natural da terra. Isso era percebido como uma simples estratgia de sobrevivncia humana. O homem primitivo, no desprezava o sentido de propriedade, apenas tinha uma estima maior pela sua espcie e valorizava muito mais os aspectos que garantiam a sua preservao.

Entretanto, com o passar do tempo o homem, em razo da influncia de novos modelos de comportamento, afastou-se dessa conduta primitiva de nfase coletiva e passou a apoiar o seu sentido existencial no individualismo que, passou a preconizar a supremacia da propriedade.

Do ponto de vista jurdico, o sentido de propriedade teve no direito romano a sua fonte histrica. Foi nessa poca que se inaugurou um sentido individualista de propriedade, ainda que fosse possvel a coexistncia de duas formas de propriedade coletiva: a da gens e a da famlia. Com a extino dessas propriedades coletivas da cidade, sobreveio a da famlia, que foi sendo dizimada ante o crescente fortalecimento da autoridade do pater familias, que passou a administrar, de modo absoluto, o patrimnio familiar.

A propriedade privada foi se consolidando passando, resumidamente, pelas seguintes etapas: 1) propriedade individual sobre os objetos necessrios existncia de cada um; 2) propriedade individual sobre os bens de uso particular, suscetveis de serem trocados com outras pessoas; 3) propriedade dos meios de trabalho e de produo; 4) propriedade individual nos moldes 10

capitalistas, ou seja, seu dono pode explor-la de modo absoluto.

Exemplificando a repercusso dessas formas de propriedade no futuro, basta lembrar a transitria implantao das capitanias hereditrias, que ainda exerce influncia em nossos costumes. Ainda, como notcia histrica de se ter que o feudalismo s desapareceu do cenrio jurdico mundial com o advento da Revoluo Francesa em 1789. Hodiernamente, a configurao jurdica da propriedade se apresenta vinculada ao cenrio poltico. Em alguns poucos pases, ainda hoje, no mbito da economia privada, somente admitida a propriedade exclusiva sobre os bens de consumo pessoal. Quanto aos bens de utilizao direta, prevalece o sistema de propriedade usufruturia, vale dizer que o indivduo tem propriedade sobre a sua casa, mveis, dinheiro ou valores mobilirios, ao passo que no conjunto da economia pblica, os bens de produo so socializados (minas, guas, meios de transportes, indstrias etc.). J em outros pases, de cultura Ocidental, como o Brasil, prepondera o sistema da propriedade individual, embora sem o contedo idntico de suas origens histricas, limitado e dependente do cumprimento de sua funo social, pois a despeito de seu carter absoluto, verificam-se a existncia certas restries.

Em nosso pas prepondera a concepo funcional de propriedade, alm das restries voluntrias ao direito de propriedade, tais como as servides, o usufruto ou as clusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade ou incomunicabilidade, existem outras limitaes oriundas da prpria natureza do direito de propriedade ou de imposio legal, com escopo de coibir abusos e impedir que o exerccio do direito de propriedade acarrete prejuzo ao bem-estar social. Tais restries tm como objetivo garantir a efetiva materializao da funo social da propriedade, cristalizada na carta poltica brasileira nos seus artigos 5., XXIII, 170, III, 186 e 182, 2.

Por outro lado, no obstante os relevantes aspectos sociais que regulam o exerccio do direito de propriedade, em face da questo ambiental, especificamente, outras limitaes advm do texto constitucional, como o severo feixe de restries que emerge do artigo 225. Tal dispositivo constitucional, alm de definir os princpios de poltica pblica no trato do manejo ambiental, tambm colabora para garantia da recuperao de parte do nosso sentido ancestral de preocupao com as geraes futuras. Nesse sentido, vale trazer colao o magistrio do professor Jos Afonso da Silva, que leciona: 11

"As normas constitucionais assumiram a conscincia de que o direito vida, como matriz de todos os demais direitos fundamentais do homem, que h de orientar todas as formas de atuao no campo da tutela do meio ambiente. Compreendeu que ele um valor preponderante, que h de estar acima de quaisquer consideraes como as de desenvolvimento, como as de respeito a propriedade, como as da iniciativa privada). Tambm estes so garantidos no texto constitucional, mas, a toda evidncia, no podem primar sobre o direito fundamental vida, que est em jogo quando se discute a tutela da qualidade do meio ambiente, que instrumental no sentido de que, atravs dessa tutela, o que se protege o valor maior: a qualidade da vida humana."

O grande desafio do homem do nosso tempo o de provocar, atravs da educao, uma grande mudana de atitude, materializada pelo resgate do senso primitivo de proteo do meio ambiente que a garantia da vida no planeta, bem como, intentar todos os esforos no sentido da criao de condies e da composio de solues, para que a propriedade, mesmo privada, cumpra a sua funo social, sendo economicamente til e produtiva, atendendo o desenvolvimento econmico e os reclamos de justia social, sem que tais iniciativas atentem contra o patrimnio comum da humanidade que a todos pertence.

2.3 A DELIMITAO DA FUNO SOCIAL NO MBITO DA CONSTITUIO DE 1988 Na constituio de 1988, alguns fundamentos no dispem de forma expressa sobre a proteo do meio-ambiente, sendo, entretanto, numa viso sistmica da causa, importantes para se buscar a proteo de nosso meio ambiente. De maneira indireta, prescrevem a forma de como devemos agir, delimitando uma garantia ao ser humano de conservao da sade e do bem-estar, alm de, juridicamente, constiturem maneiras inafastveis de exerccio dos direitos fundamentais. Com o disposto no art. 1, III, da CF/88, podemos verificar de forma expressa o comando que, em um Estado Democrtico de Direito, toma-se como fundamento a dignidade da pessoa humana. Pelos ensinamentos de Alexandre de Moraes, a dignidade da pessoa humana :
"um valor espiritual e moral inerente pessoa, que se manifesta singularmente na autodeterminao consciente e responsvel da prpria vida e que traz consigo a pretenso ao respeito por parte das demais pessoas, constituindo-se um mnimo invulnervel que todo estatuto jurdico deve assegurar, de modo que, somente excepcionalmente, possam ser feitas limitaes ao exerccio dos direitos fundamentais, mas sempre sem menosprezar a necessria estima que merecem todas as pessoas enquanto seres humanos".

12

Considerando a dignidade da pessoa humana um "mnimo invulnervel" garantido constitucionalmente, tudo que vier a violar tal fundamento ser inconstitucional, devendo as normas seguir tal proposio, inevitavelmente. O desrespeito aos princpios de direito ambiental, por qualquer lei, fatalmente, por via indireta, fere o direito fundamental da dignidade da pessoa humana. A poluio, por exemplo, trata-se de cruel atentado dignidade da pessoa humana, bem como Constituio. Tambm de forma indireta, outro dispositivo constitucional trata do tema em comento. o trazido pelo art. 6 que trata do direito social sade. O direito a alimentos puros implica em garantia indisponvel para todos os seres humanos e sua no observncia acarreta males para a sade de todos. Todas as formas de degradao ho de ser combatida, para o bem da sade humana, e, tambm, preservao do meio ambiente. A anlise do teor do art. 225 da Constituio Federal (Captulo VI Do Meio Ambiente) na verdade a anlise dos princpios fundamentais de proteo ao meio ambiente, pois de sua redao que extrair-se-o a maioria deles. Vejamos, portanto, o citado artigo, ipses literis:
"Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes".

Na anlise dos Princpios Fundamentais de Direito Ambiental, de destacar-se a transcrio do elenco trazido por Paulo Affonso Leme Machado, face a importncia dos mesmos: 1. O homem tem direito fundamental a condies de vida satisfatrias, em um ambiente saudvel, que lhe permita viver com dignidade e bem-estar, em harmonia com a natureza, sendo educado para defender e respeitar esses valores. Tal princpio est no caput do artigo acima transcrito, bem como nos seu 1, VI, que diz competir ao Poder Pblico "promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente". Trata-se de direito social e fundamental do homem sade e corolrio do Princpio da Educao Ambiental. 2. O homem tem direito ao desenvolvimento sustentvel, de tal forma que responda eqitativamente s necessidades ambientais e de desenvolvimento das geraes presentes O Princpio do Desenvolvimento Sustentvel, encontrado no caput do art. 225 (no trecho que diz: "...preserv-lo para as presentes e futuras geraes"), e definido como aquele que "atende s

13

necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras geraes atenderem s suas prprias necessidades". 3. Os pases tm responsabilidade por aes ou omisses cometidas em seu territrio, ou sob seu controle, concernente aos danos potenciais ou efetivos ao meio ambiente de outros pases ou de zonas que estejam fora dos limites da jurisdio nacional. Aqui existe a responsabilizao civil de reparao e/ou indenizao para as aes ou omisses Estatais que resultem em prejuzo para o meio ambiente de outros entes polticos soberanos. Pouco importando se o agente causador um particular, o Estado onde est localizado o poluidor ou potencial poluidor, dever responsabilizar-se pelo dano efetivo ou potencial. 4. Os pases tm responsabilidades ambientais comuns, mas diferenciadas, segundo seu desenvolvimento e sua capacidade. Existem muitos pases pobres que no podem investir seu patrimnio para aplicao na rea de preservao, preveno ou recuperao ambiental, uma vez que outros graves problemas assolam toda a nao. Assim, impossvel imputar-se grau de responsabilidade idntico para entes que estejam em situaes diferentes. Trata-se do Princpio da Igualdade Material, que deve reger as relaes internacionais tambm, sob pena de latente injustia. 5. Os pases devem elaborar uma legislao nacional correspondente responsabilidade ambiental em todos os seus aspectos. O Brasil apenas iniciou sua atividade legiferante relativa proteo efetiva do meio ambiente em 1981, com a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente, o que, tornou-se divisora de guas, dentro de nossa poltica de elaborao de leis ambientais. O que interessa que hoje se tem um arcabouo jurdico-legal razovel, faltando, contudo, um melhor aparelhamento para um efetivo policiamento da ampla gama de atividades descritas pelas leis. 6. Quando houver perigo de dano grave e irreversvel, a falta de certeza cientfica absoluta no dever ser utilizada como razo para adiar-se a adoo de medidas eficazes em funo dos custos, para impedir a degradao do meio ambiente. Vislumbra-se aqui o Princpio da Precauo, que, segundo Cristiane Derani, "objetiva prevenir j uma suspeio de perigo ou garantir uma suficiente margem de segurana da linha de perigo. Seu trabalho est anterior manifestao do perigo". Est expresso este princpio na posio asseverada por nossa Constituio Federal, art. 225, 1, IV, onde se adotou a obrigatoriedade da

14

realizao do estudo de impacto ambiental (EIA) para toda atividade potencialmente causadora de degradao ambiental. 7. O Poder Pblico e os particulares devem prevenir os danos ambientais, havendo correo, com prioridade, na fonte causadora. Trata-se dos Princpios da Preveno e Participao (CF, art. 225, caput). O Princpio da Preveno um dos mais importantes do Direito Ambiental, haja vista que os recursos naturais, uma vez destrudos, ou no se consegue recuper-los, ou fica quase impossibilitado, devendo haver uma conscincia ecolgica pr-formada em todos que fazem parte de uma sociedade. 8. Quem polui deve pagar e, assim, as despesas resultantes das medidas de preveno, de reduo da poluio e da luta contra a mesma, devem ser suportadas pelo poluidor. Esse o Princpio do Poluidor-Pagador, previsto na CF/88, art. 225, 2 e 3: Trata-se do princpio "que impe ao poluidor o dever de arcar com as despesas de preveno, reparao e represso da poluio. 9. As informaes ambientais devem ser transmitidas pelos causadores, ou potenciais causadores de poluio e degradao da natureza, e repassadas pelo Poder Pblico coletividade. O art. 220 da CF/88 nos informa que "a manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio", constituindo-se direito difuso inerente sociedade brasileira, podendo, qualquer do povo, pelos meios jurdicos cabveis, ante a falta de informao de qualquer artigo ligado ao meio ambiente (produtos expostos venda, como soja, carne, etc...), requerer Administrao Pblica ou mesmo ao Judicirio, as providncias que caibam para o fiel cumprimento de tal dispositivo. 10. A participao das pessoas e das organizaes no governamentais nos procedimentos de decises administrativas e nas aes judiciais deve ser facilitada e encorajada. A ningum negado o acesso ao Judicirio; este o entendimento do art. 5 XXXV, da CF/88 (a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito), que perfeitamente se coaduna com o princpio em questo. Fortalece-se com o que dispe o inciso XXXIV, "a", do mesmo artigo 5, dispondo que a todos garantido o direito de petio ao Poder Pblico, em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder. Ou ainda o inciso LXXIII, que garante ao cidado o direito ao popular, para, entre outros fins, resguardar o patrimnio ambiental de quaisquer atos lesivos que o ponham em risco. 15

2.4. O DEBATE ACERCA DO CONTEDO DA FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE. A FUNO SOCIAL COMO ELEMENTO INTERNO DO DOMNIO. A constitucionalizao do Direito Civil impe uma nova forma de pensamento e de inverso de valores no regime jurdico da propriedade tradicional, voltando o cerne do ordenamento jurdico para a concretizao da dignidade da pessoa humana. Assim, a funo social da propriedade exige uma determinao mais humana propriedade, constituindo-se de instrumento realizador da dignidade da pessoa humana e do bem-estar social. No aspecto funcional, o princpio da funo social da propriedade satisfaz de forma mais ou menos efetiva as cinco funes a seguir assinaladas, isto , interpretativa, integrativa, diretiva, limitativa e prescritiva, compreendidas na funo normativa. Seu espao na interpretao ocorre no apenas nos casos em que a propriedade est diretamente vinculada causa (a dvida deve ser dirimida sempre em favor da situao que melhor atende sua funo social), e mais ainda naquelas demandas em que o interesse social deve prevalecer sobre o interesse do particular proprietrio. No Brasil, ainda sob forte influncia do texto constitucional alemo da Repblica de Weimar (1919), precursor do referido instituto jurdico no cenrio constitucional romano-germnico. No entanto, a sua insero no catlogo dos direitos e garantias fundamentais, sedimentando tal instituto no ncleo normativo fundamental do Estado social e democrtico de Direito brasileiro, deu-se com a ltima Carta da Repblica (1988).

A funo social condiciona o direito de propriedade a um exerccio harmnico e equilibrado da titularidade frente ao interesse individual do proprietrio e o interesse da coletividade. reconhecida propriedade uma finalidade maior dentro de toda a estrutura societria e constitucional brasileira, que a realizao do bem-estar social, da justia social e da dignidade da pessoa humana. A partir dessas compreenses, verifica-se uma linha tnue entre os limites do interesse social e do interesse individual. Nesse sentido, preciso firmar distino entre o direito subjetivo individual do proprietrio e o direito subjetivo pblico que recaem sobre a propriedade. Destaca-se que o interesse social em relao determinada propriedade privada, pode ser de maior ou menor grau, dependendo sempre da relevncia social, ou mesmo ambiental, do bem jurdico em questo. A propriedade, por exemplo, que recaia sobre rea de preservao permanente, reconhecendo-se o valor ambiental e social da preservao dessa rea para todo o ecossistema onde est inserida, deve receber uma valorao social diferente se comparada a outra rea sem a 16

mesma significncia jurdica. A base conceitual da propriedade est na Constituio, cabendo ao operador jurdico equacionar o equilbrio entre o individual e o social

Um exemplo emblemtico o do latifndio improdutivo ou, mesmo produtivo, que no atenda aos incisos do art. 186 da Constituio Federal de 1988. No correspondendo o exerccio da propriedade rural s determinaes constitucionais, levando-se em conta a grande importncia socioeconmica da agropecuria para o Brasil, bem como a insustentvel problemtica e demanda social por terra e reforma agrria, deve prevalecer o interesse social sobre o interesse individual do proprietrio.

Nesse ponto, oportuna a lio de Ricardo Aronne que, ao divergir da doutrina civilista clssica, aponta para a autonomia conceitual existente entre propriedade e domnio. A partir do conceito de propriedade, reconhece-se uma relao de cunho obrigacional entre o proprietrio e todo o conjunto da sociedade (carter erga omnes).

Nesse contexto, ao passo que exigido o direito de absteno de terceiros para com o direito individual de propriedade, o proprietrio obrigado a atender funo social da titularidade no exerccio do seu direito, como contraprestao.

A funo social da propriedade, na proporo e na relevncia deste instituto jurdico para todo o conjunto da sociedade, estabelece uma nova relao de titularidade que se firma entre o cidadoproprietrio e toda a coletividade. No equilbrio e na proporcionalidade desta relao que est o limite e a razo existencial do direito de propriedade na nova ordem jurdica contempornea. Percebe-se que a funo social da propriedade elo de conexo entre o indivduo e toda a sociedade, a partir de um dos elementos mais importantes e estruturantes da ordem socioeconmica do Estado social e democrtico de Direito, que a propriedade. No entanto, diferentemente do carter que lhe foi atribudo em cartas constitucional passadas, o direito de propriedade foi retirado do seu invlucro privatista para incorporar carter humano (no patrimonialista) e coletivo. O interesse social passa a ser o grande sujeito tutelado no mbito do direito de propriedade, respeitando sempre, quando legtimo, a dimenso individual do direito.

Constata-se que, de mero coadjuvante na rbita privada na concepo liberal, o interesse social e a dignidade humana passam a ser os grandes protagonistas do Direito Civil contemporneo. 17

O direito de propriedade s se legitima e recepcionado pela ordem jurdica como direito fundamental, na medida em que atenda sua funo social aqui se agrega tambm a dimenso ambiental da funo social -, pois s assim cumprir o seu papel constitucional e estar a servio da vida e da dignidade humana.

Portanto, somente a propriedade que atenda sua funo constitucional que ser reconhecida pelo direito e integrar a ordem jurdica fundamental. No se pode jamais olvidar o jurista do Estado social e democrtico de Direito que o direito de propriedade tambm um direito propriedade, cabendo ordem jurdica garantir a todos os cidados as condies existenciais mnimas, dentre as quais esto, respectivamente nos mbitos urbano e rural, os direitos moradia, alimentao e terra, representaes fundamentais do direito propriedade.

2.5 O PAPEL DA FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE NA TUTELA DO MEIO AMBIENTE A propriedade, a despeito de ser concebida como direito fundamental, no , contudo, aquele direito absoluto que se possa erigir suprema condio de ilimitado e inatingvel. Acertou o legislador em proclamar que o uso da propriedade ser condicionado ao bem-estar social.

A funo social da propriedade urbana vem qualificada no art. 182, 2, cumprida quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no Plano Diretor. A funo social da propriedade rural, de sua parte, encontra qualificao no art. 186 da mesma Carta , que a tem por cumprida quando atende, entre outros requisitos, utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente.

O uso da propriedade objeto de dever jurdico e judicialmente controlado, impondo-lhes as restries que forem necessrias para a salva guarda dos bens maiores da coletividade, de modo a conjurar, por comandos prontos e eficientes do Poder Judicirio, qualquer ameaa ou leso qualidade de vida.

De certo, no possvel reivindicar-se qualquer espcie de direito adquirido na explorao da propriedade privada, pois, com a Constituio de 1988, s fica reconhecido o direito de propriedade quando cumprida a funo social ambiental, como seu pressuposto e elemento integrante, sob pena de impedimento ao livre exerccio ou at de perda desse direito, ou seja para o 18

exerccio do completo domnio a que se cumprir o seu elemento interno mais importante , qual seja a sua funo social.

3. CONCLUSO

O Direito Ambiental como ramo autnomo do Direito Pblico, deve servir como instrumento modelador do desenvolvimento sustentado e balancear o crescimento econmico e o meio ambiente, garantindo a manuteno da dignidade do homem por meio da funo social da propriedade.

As constituies dos respectivos Estados devem expressar, na sua essncia, os fins e as razes ditadas pela sociedade em funo do princpio da participao. De acordo com sua insero no meio ambiente, que sero estabelecidas as normas ambientais, pois essas constituem os caminhos pelos quais ser possvel alcanar o paradigma proposto, que o de manter o meio ambiente em equilbrio e sustentvel.

Na contramo, enfrenta-se o grave problema da ausncia de uma efetiva deciso poltica de implementao de medidas ambientais. preciso, pois, que se pense em ampliar a ao do Estado rumo otimizao dos nveis de ao concreta na preservao, melhoria e reconstruo do meio ambiente.

O tratamento dispensado ao meio ambiente natural, ao longo da histria e dentro do contexto sul americano, caracterizado por uma agresso continuada dignidade do ser humano, que tem assegurada, por sua vez, pelas constituies, um direito inalienvel e, como tal, considera-se clusula ptrea.

A funo scio ambiental da propriedade rural entende-se que, na prtica, est relativamente pacificada, ainda que no Brasil existem ainda srias turbulncias ligadas s questes de poltica agrria. As inovaes trazidas pelo Direito Ambiental, ou seja, a maior previsibilidade de bens coletivos, confrontam-se com um modelo centrado no individual. O que no se aplica apenas na prestao jurisdicional, mas a todas as instncias de controle formal, que, uma vez no abrangendo o real 19

conceito de meio ambiente, no so capazes de suprir as necessidades emergidas pela realidade ambiental. Percebe-se que para se tratar as questes ambientais necessria uma prestao mais ofensiva do Estado, uma vez que os direitos difusos dependem da conduta do prprio sujeito do direito, ou seja, h uma estrita relao com o prprio exerccio da cidadania, sendo necessrio que o direito exera um papel pedaggico. Que a norma torne-se referncia de conduta e que os complexos processos de produo da sociedade atual, sejam vistos e executados sob a tica ambiental, que exige real entendimento do significa de meio ambiente. O direito ambiental traz um novo conceito de comportamento: a necessidade de solidariedade como um instituto jurdico norteador, um princpio tico que abstrai a reciprocidade, j que a responsabilidade dos atos ocorre no apenas com as geraes presentes, mas, principalmente com as futuras. O meio ambiente representa um desafio cultural para a moral contempornea, pois deve justificar um marco moral, de comportamento, que pode ser compartido por pessoas de concepes diferentes, principalmente em uma poca de fragmentao como a atual. O bom, o valioso um valor que se converte em um dever, capaz de transformar-se em ao. O que significa que um mandamento no decorre apenas de um Deus pessoal, ou de uma norma jurdica, por exemplo, mas pode partir tambm da imanente exigncia da sua realizao como bem em si mesmo. O entendimento, o conhecimento do conceito de meio ambiente surge para dimensionar e incluir o ser humano, no apenas como o centro da relao, mas como parte integrante, como agente de ao.

20

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Tepedino, Gustavo, Temas de Direito Civil: tomo III. Rio de Janeiro: Renovar, p.175 -199: 2009 Monteiro, Washinton de Barros, Curso de Direito Civil: direito das coisas, 37 Ed., rev. e atualizada por Arlos Alberto Dabus Mluf. So Paulo: Saraiva, 2003. Gonalves, Carlos Roberto, Direito Civil Brasileiro, volume V: direito das coisas. So Paulo 2006. Akaoui, Fernando Reverendo Vidal, Compromisso de ajustamento de conduta ambiental. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2003 Arajo, Luiz Ernani Bonesso de, Funo social ambiental da propriedade. So Paulo. 2006 Bonavides, Paulo, Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Malheiros. 2002. Borges, Roxana Cardoso Brasoleiro. Funo ambiental da propriedade rural. So Paulo: LTr. 1999. Marchesan Ana Maria Moreira. Direito ambiental. Porto Alegre: Verbo Jurdico. 2007 Rosa, Alexandre Morais da. Princpios ambientais, direitos fundamentais, propriedade e abuso de direito: por uma leitura a partir do garantismo jurdico (Ferrajoli).: 2005 Freitas, Vladimir Passos de (Org.). Direito ambiental em evoluo. Curitiba: Juru, p. 43-52. n. 3. Silva, Jos Afonso. Curso de direito constitucional positivo. So Paulo: Malheiros. 2003 Tostes, Andr. 1994. Sistema de legislao ambiental. Petrpolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: 1994 Diniz, Maria Helena. Curso de Direito Civil brasileiro: direito das coisas, 22 ed. So Paulo, Saraiva, 2007.

21

You might also like