You are on page 1of 35

WWW.PRIMEIROSACORDES.COM.

BR

Curso Bsico de Cavaquinho


Marcos Dupr

2008

Compre o Dvd Cavaquinho Iniciante de Marcos Dupr Entre em contato por marcos.dupra@globo.com

www.primeirosacordes.com.br
Sobre o autor
Marcos Dupr msico, arranjador e compositor.Tendo j tocado em diversas bandas com as quais j andou pelo interior afora. Nasceu em So Paulo e leciona h mais de 10 anos. J foi professor em diversas escolas de msica entre elas: Sintonia, Playmusic, Concertus, Conservatrio Musical do Tucuruvi, etc... Tambm participa de projetos sociais, como o da Escola de Samba Unidos da Vila Maria.

Sobre o mtodo
A inteno do presente trabalho de suprir a necessidade de achar um material didtico que tenha um avano gradual.Que a teoria musical esteja amarrada com as msicas que estamos aprendendo, e assim coloquemos em prtica a teoria aprendida. Para um bom desempenho necessrio que tenhamos disciplina. Lembre-se treinar todos os dias 20 minutos melhor do que treinar 3 horas apenas num nico dia da semana.No pule fases. Os mtodos esto baseados num esquema passo a passo, portanto achar que j sabe determinada matria, ou que ela desinteressante, pode ser problemtico mais pra frente. No final do mtodo h um dicionrio de acordes, conforme voc for aprendendo as msicas deve consult-lo. As dvidas ou crticas, aceitamos as crticas pois elas nos ajudam a melhorar, podem ser enviadas para o meu email: marcos.dupr@globo.com Bom estudo.

Todos os direitos reservados e protegidos por lei. Nenhuma parte deste livro poder ser reproduzida ou transmitida, sejam quais forem os meios: eletrnico, fotogrfico, gravao ou quaisquer outros.

Mtodo bsico - Cavaquinho

www.primeirosacordes.com.br
Funes
Antes mesmo de colocar as mos no cavaquinho, importante saber qual sua funo num meio musical. Pois bem, como um instrumento de base (acompanhamento) ou solo, o cavaco sempre est acompanhado pelos violes, banjos,bandolins e companhia limitada. Nas bases, tem funo de dar pegada e um certo preenchimento, um temperinho a mais. Nos solos e chorinhos dita a melodia esbanjando tcnica e sendo acompanhados pelos demais,de modo que as formas de se ''interpretar'' uma pea diferencia cada musico. Apresentao

As cordas esto dispostas desta maneira: 4 ------ Re 3------- Sol 2------- Si 1------- Re

1-caixa acstica 2-tampo 3-casa 4-cavalete 5-boca 6-tarraxas 7-brao

So contadas de baixo pra cima, assim como os outros instrumentos de corda, deixando o cavaco afinado em sol maior. Veremos o porque quando estudarmos a formao dos acordes.
Observaes: Voc que canhoto, para utilizar esse mtodo e entender melhor suas figuras e posies, troque a mo direita pela esquerda e inverta a ordem das cordas assim: a primeira no lugar da Quarta, a segunda no lugar da terceira e assim por diante.

Mtodo bsico - Cavaquinho

www.primeirosacordes.com.br
A Escolha do instrumento
-do instrumento: importante no se prender sua beleza. D mais nfase ao estado de conservao vendo se no h rachaduras ou se est empenado. As melhores madeiras pra cavaco so jacarand e faia para o corpo, bano para escala (brao) e o pinho, para o tampo. Evite instrumento com muita tinta; prefira os levemente envernizados. Palhetas: as mais comuns so as de numero 50 independente da marca e material.

-das cordas: os encordoamentos pra cavaco, embora tenha uma certa variedade de marcas e modelos, ainda no correspondem as expectativas : os que duram mais no tem som e os que tm som duram pouco. Obs: a questo de escolha do instrumento completamente pessoal, por isso pesquise e veja dentro de sua realidade qual se encaixa melhor com voc.

Sobre a posio das mos Na mo esquerda usamos o polegar como apoio. Os dedos que pressionam as cordas so: Dedo1:INDICADOR Dedo2:ANULAR Dedo3:MEDIO Dedo4:MINDINHO

Na mo direita segura-se a palheta com os dedos polegar e indicador. OBS: evite encostar a palma da mo esquerda no brao do cavaquinho; do contrario ter dificuldades na movimentao, no tendo noo dos espaos percorridos.

Mtodo bsico - Cavaquinho

www.primeirosacordes.com.br
Aula 1 Noes bsicas
Leitura de cifras Para comearmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes.As cifras so os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que so: D R Mi F Sol L Si Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,comeando pela letra A que corresponde a nota L.
A=l ; B=si ; C=d ; D=r ; E=mi ; F=f ; G=sol

Portanto: A = L maior a letra A corresponde a nota L, como ela est sozinha significa que o acorde maior. Am = L menor a letra A corresponde a nota L, e a letra m significa que o acorde menor . A7=L com stima acorde com stima. a letra A corresponde a nota L, e o n 7 que o

Exerccios
Descubra o nome dos acordes:

a) b) c) d) e) f)

D7 R com stima C Em F A7 G4

Mtodo bsico - Cavaquinho

www.primeirosacordes.com.br
Aula 2 Noes bsicas
Cd Faixa 1 - Nome das cordas O nome das cordas soltas do cavaquinho, comeando pela primeira corda, contando de baixo para cima so: 1 corda r, 2 corda si, 3 corda sol, 4 corda r.

Leitura tablatura Para lermos uma tablatura como se o brao do cavaco estivesse de frente para ns, portanto, tome cuidado nesse caso com a primeira corda, corda mi, ela est em cima.Os nmeros que aparecem na tablatura so as casas.No exemplo abaixo a corda usada a terceira corda presa na terceira casa.

Afinao 1 modo:com a ajuda de um diapaso,(instrumento calibrado, de sopro ou percussivo) ou outro instrumento qualquer, iguale o som das cordas do cavaco. O nome das cordas voc j sabe. 2 modo:comece pela quarta corda; aumente a tenso da corda at determinada altura de modo a considerar que estar afinada. Pressione agora na mesma corda a casa de numero cinco e ter o som da corda sol; tente igualar o som. Na terceira corda j afinada pressione a quarta casa obtendo a nota si tente novamente igualar som e,por ultimo, na corda si, pressione a terceira casa obtendo a nota r e proceda da mesma maneira tentando igualar o som. OBS: Geralmente as cordas afrouxam um pouco, por isso confira a afinao e se necessrio repita os passos acima. No caso de um afinador eletrnico, de ponteiro ou luminoso, no h dificuldades uma vez que s nos cabe aumentar ou diminuir a tenso das cordas.

Mtodo bsico - Cavaquinho

www.primeirosacordes.com.br
Localizao das notas no instrumento

A E F

C G

As notas indicadas so A= l , B= si, C= d, D= r, E= mi, F= f, G= sol Sustenido e bemol As notas musicais que conhecemos desde criana so : D , R, Mi, F, Sol, L, Si. Entre essas notas existem outras que chamamos de sustenido ou bemol. O sustenido representado pelo smbolo #.O bemol por b. Teoricamente o sustenido diferente do bemol, mas na prtica, so formas diferentes de representar a mesma nota.Ex.: D# = Rb Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de D. D , D# ou Rb , R , R# ou Mib, Mi ,F ,F# ou Solb , Sol ,Sol# ou Lb ,L ,L# ou Sib ,Si.

Exerccio

Qual o nome das notas?

Mtodo bsico - Cavaquinho

www.primeirosacordes.com.br
Exerccios para palhetada alternada
Todos os exerccios a seguir devem ser feitos com palhetadas alternadas, ou seja uma para cima outra para baixo.Faa os exerccios lentamente e aumente a velocidade gradativamente.

Cd Faixa 2 - Ex. 1 Duas notas por corda.

Cd faixa 3 - Ex.2- Trs notas por corda.

Cd Faixa 4 - Ex. 3 Quatro notas por corda.

No corra.Msica no corrida de frmula 1. Faa os exerccios acima lentamente e com a palhetada correta.

Mtodo bsico - Cavaquinho

www.primeirosacordes.com.br
Aula 3 O Quadradinho
Uma das seqncias de acordes mais usadas no samba a que os sambistas chamam de quadradinho. Ela chamada dessa maneira, porque usamos quatro acordes, e eles formam uma espcie de quadrado em torno do brao. Vamos comear a tocar o quadradinho pela tonalidade de D, ou seja, o 1 acorde ser o acorde de D.

Agora toque a seqncia da seguinte maneira:

Cd faixa 5
D D B7 B7 Em Em A7 A7

Obs.: Toque uma nica batida para cada acorde.Conte at 2 e v para o prximo compasso. Os tempos so agrupados em grupos iguais, de dois em dois, de trs em trs ou de quatro em quatro, constituindo unidades mtricas as quais se d o nome de compasso. Cada grupo de tempos, isto , cada compasso, separado do seguinte por uma linha vertical(travesso).

ou como est acima:

B7

etc...

Treine o quadradinho de D at no agentar mais.Voc ver que ao memorizar um quadradinho, teremos aprendido pelos menos uns mil sambas.

Mtodo bsico - Cavaquinho

www.primeirosacordes.com.br
Aula 4 Batidas para cavaco
Neste mdulo ns vamos trabalhar apenas com batidas bsicas. Pra tocarmos uma batida devemos ter em mente o conceito bsico de diviso.A maioria dos sambas, est dividida em dois tempos iguais, ou seja contamos at dois e depois recomeamos a contagem.Veja a figura abaixo: 1 ta ta ta 2 ta ta ta 1 ta ta ta 2 ta ta ta

Exerccio 1 - Vamos fazer a contagem acima batendo o p.Os quadrados brancos indicam o momento em que o p bate no cho, e os quadrados cinzas quando o p se levanta. As setas indicam o sentido da batida. Seta para baixo, batida para baixo. Seta para cima, batida para cima. O v indica que devemos tocar somente a 4 corda, e o X indica que devemos abafar o som da corda, desapertando-as. Setas brancas ou cinzas significam que a batida deve ser feita com a corda abafada. A mo direita segura a palheta entre os dedos do polegar e indicador, formando uma pina, como na figura ao lado. Exerccio 2 - Agora vamos montar o acorde de D (r maior), e tocar a figura abaixo:

Cd faixa 6 1 ta ta ta 2 ta ta ta

Dicas do professor 1 - A mo esquerda deve segurar o brao do cavaquinho entre o polegar e o indicador, bem na junta dos dois dedos.Veja a figura: 2 - Os dedos da mo esquerda devem pressionar as cordas com a ponta dos dedos, no dobre a junta dos dedos para baixo.Veja as figuras abaixo: 3 - Os dedos da mo esquerda devem apertar as cordas o mais prximo possvel do traste do cavaco. Evite apertar as cordas no meio da casa pois assim voc precisar de muito mais fora para emitir um som da corda apertada.Veja as figuras abaixo:

Mtodo bsico - Cavaquinho

10

www.primeirosacordes.com.br
Cd faixa 7 - Batida 1 1 ta ta ta 2 ta ta ta

v
Importante :Todos os acordes podem ser consultados no dicionrio de acordes que est no fim do mtodo.

Cd faixa 8 - Seqncia 1 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica : Cada macaco no seu galho.
D Em A7

Os acordes de Em e A7 esto no mesmo compasso, portanto toque conforme a figura abaixo. Em A7

Cd faixa 9 - Seqncia 2 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica: O mar serenou, interpretada por Clara Nunes.
Batida 1 D B7 Em Em A7 A7 D A7

Cd faixa 10 - Batida 2 1 ta ta ta 2 ta ta ta 1 ta ta ta 2 ta ta ta

Cd faixa 11 - Seqncia 3 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica: Faixa amarela, interpretada por Zeca Pagodinho.
D B7 Em Em A7 A7 D A7

A batida acima tem durao de 2 compassos, portanto para os acordes que tem durao de 1 compasso, como os dois primeiros, toque conforme abaixo. D B7

Dicas do professor
1 - A mo esquerda deve segurar o brao do cavaquinho entre o polegar e o indicador, bem na junta dos dois dedos. 2 - Para se montar um acorde devemos sempre colocar o dedo 1 antes dos demais. 3 - Para os acordes de: D e B7, a palma da mo esquerda se aproxima do brao do cavaco; Para os acordes de: Em e A7, a palma da mo se distancia. 4 - As batidas aprendidas no so as batidas originais das msicas, mas batidas timas para iniciantes.

Mtodo bsico - Cavaquinho

11

www.primeirosacordes.com.br
Aula5 Posicionamento dos dedos da mo esquerda
Para se ter um posicionamento correto para a mo esquerda, observe a figura abaixo:

O dedo 1 (conforme quadrado branco na figura acima) est prendendo a quarta corda na terceira casa, isto implica que; para qualquer corda presa na quarta casa deveremos usar o dedo 2; para qualquer corda presa na quinta casa usaremos o dedo 3; para qualquer corda presa na sexta casa usaremos o dedo 4. Pensando no que foi dito acima, veja a tablatura abaixo

. Agora observe abaixo a digitao correta

A digitao no possui uma regra fixa, mas a sugesto acima uma boa maneira de se pensar qual o dedo correto a ser usado.

Puxo de orelha: Use todos os dedos da mo esquerda para tocar o seu cavaquinho.Somente assim voc conseguir desenvolver velocidade,

Mtodo bsico - Cavaquinho

12

www.primeirosacordes.com.br
Cd faixa 12 - Parabns pra voc

Dicas do professor 1- Observe se voc est segurando a palheta de maneira correta.. 2- Evite deixar os dedos, da mo esquerda, que no esto sendo usados, levantados.Deixe-os prximos do brao. 3- Devemos tocar o solo com palhetada alternada. 4- Tome cuidado com o posicionamento dos dedos da mo esquerda. 5- As cifras que esto acima da tablatura, so acordes que tm a funo de acompanhamento, mas ainda no foram aprendidos, portanto no momento ainda no precisam ser executados. 6- A frao que aparece no incio da tablatura, deve ser desconsiderada, pois o seu significado ser aprendido mais tarde. 7- A sua vontade ao tocar esse solo, de toc-lo na velocidade original.Mas se voc no respeitar o uso da palhetada alternada e o posicionamento dos dedos, voc ter problemas srios de velocidade no futuro. Por isso comece lentamente e quando tiver segurana toque com o Cd.

Mtodo bsico - Cavaquinho

13

www.primeirosacordes.com.br
Aula 6 Formao de escalas
Desde criana fomos ensinados que as notas musicais eram:
D R Mi F Sol L Si D

No entanto , como j foi observado existem outras notas alm dessas, os sustenidos e bemis. A medida da distncia de uma nota at outra feita atravs do semitom.Ex.: A distncia que vai da nota D at a nota D# de um semitom. A distncia que vai da nota D at a nota R de dois semitons ou um Tom.
Para montarmos a escala maior necessrio termos a frmula abaixo na cabea.

1/2T

1/2T

T= um tom 1/2T = um semitom Usando essa frmula deveremos entender que da primeira para a segunda nota haver a distncia de um tom e assim sucessivamente.Ex.:

Mi

1/2T

Sol

Si

1/2T

Para montarmos a escala menor de D o processo o mesmo mas a frmula a seguinte:

1/2T

1/2T

Portanto a escala menor de D seria:

R 1/2T Mib

Sol

1/2T

Ab

Sib

Toda escala maior possui uma escala menor relativa.Por exemplo, a escala menor relativa de C maior Am, que a sexta nota da escala de C maior e possui as mesmas notas com a diferena que comea pela nota A (escala de Am- L si d r mi f sol l.).D uma olhada na escala de D maior, e observe que a partir da nota l temos a frmula da escala menor.

Mtodo bsico - Cavaquinho

14

www.primeirosacordes.com.br
Exerccios
1- Quais os nomes das seguintes cordas: a) Quarta corda b) Segunda corda c) Primeira corda
2 -Monte as seguintes escalas:

a) Escala maior de Mi

b) Escala menor de Sol

c) Escala maior de R

3 - Diga o nome das seguintes cifras: a) C = b) A = c) Fm =

4 - Quais os nomes das seguintes notas:

5 - Diga o nome dos seguintes acordes:

Mtodo bsico - Cavaquinho

15

www.primeirosacordes.com.br
Cd faixa 13 - Seqncia 4 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica: S pra contrariar, do grupo Fundo de Quintal.
Batida 2 D D G D D A7 B7 Em Em A7 A7 D D D7 D7 G

Cd faixa 14 - Batida 31 ta ta ta 2 ta ta ta 1 ta ta ta 2 ta ta ta

Cd faixa 15 - Seqncia 5 - Esta seqncia te os mesmos acordes da msica:Canta,Canta minha gente do cantor Martinho da Vila.
Parte 1 Parte 2 G G G E7 G E7 Am D7 Am Am D7 D7

Cd faixa 16 - Seqncia 6 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica:Caxambu de Almir Guineto.
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 G G G G D7 D7 D7 D7 G G G G C C C C G G G G E7 C C C D7 Am G C D7 G E7 Am D7

Dicas do professor
1 - A mo esquerda deve segurar o brao do cavaquinho entre o polegar e o indicador, bem na junta dos dois dedos. 2 - Os dedos da mo esquerda devem pressionar as cordas com a ponta dos dedos, no dobre a junta dos dedos para baixo. 3 - Para os acordes de: D e B7, a palma da mo esquerda se aproxima do brao do cavaco; Para os acordes de: Em e A7, a palma da mo se distancia. 4 - A partir da seqncia 4, comeam a aparecer acordes novos, portanto antes de tocar as msicas, treine a troca dos acordes sem fazer batida.Assim voc conseguir memorizar melhor. 5 - O dedo 1, da mo esquerda, deve ser colocado antes dos demais.

Mtodo bsico - Cavaquinho

16

www.primeirosacordes.com.br
Aula 7
Cd faixa 17 - Asa branca

Dicas do professor 1 - Observe se voc est segurando a palheta de maneira correta. 2 - Evite deixar os dedos, da mo esquerda, que no esto sendo usados levantados.Deixe-os prximos do brao. 3 - Devemos tocar o solo com palhetada alternada. 4 - Tome cuidado com o posicionamento dos dedos da mo esquerda. 5 - A sua vontade ao tocar esse solo, de toc-lo na velocidade original.Mas se voc no respeitar o uso da palhetada alternada e o posicionamento dos dedos, voc ter problemas srios de velocidade no futuro. Por isso comece lentamente.

Mtodo bsico - Cavaquinho

17

www.primeirosacordes.com.br
Aula 8 Regra dos trs
Para montar qualquer acorde maior basta ter em mente os trs desenhos principais:

Usando a mesma ordem, vamos montar o acorde de A, em cada um dos trs desenhos.

O mesmo processo usado para os acorde menores, a nica diferena que para facilitar a visualizao ao invs de usarmos Gm usaremos G#m.

Usando a mesma ordem vamos montar o acorde de Am em cada um dos trs desenhos.

Exerccios
Toque os acordes abaixo, usando a regra de trs: a) B b) C# c) F d) Bbm e) Dm f) Fm

Mtodo bsico - Cavaquinho

18

www.primeirosacordes.com.br
Exerccios
1- Forme as seguintes escalas :

a) Escala menor de Bm-

b) Escala menor de Dm-

c) Escala menor de Cm-

d) Escala maior de B2- Ligue com um trao os sustenidos com os bemis: C# F# A# G# D# Bb Eb Db Ab Gb

3 - Diga o nome das seguintes cifras : a) Bm b) Ebc) F#m-

4 - Qual o nome das cordas soltas em sua respectiva ordem? 5 - Desenhe os acordes pedidos:

a) Em

b) A

Mtodo bsico - Cavaquinho

19

www.primeirosacordes.com.br
Aula9
Cd faixa 18 - Batida 4 1 ta ta ta 2 ta ta ta 1 ta ta ta 2 ta ta ta

Cd faixa 19 - Seqncia 7 - Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica:Caviar interpretada por Zeca Pagodinho. Parte 1 - G G Am D7 Parte 2 G G G D7 G E7 Am Am G G G7 G7 C D7

Cd faixa 20 - Seqncia 8 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica: Capoeira interpretada pelo grupo Sensao. Parte 1 Parte 2 G G G G G7 D7 D7 G C G D7 G C G D7 D7 Cm D7 D7 D7 G Am G G D7 G G E7 G E7 A7 A7

Parte 3 Dm D7

Cd faixa 21 - Sequncia 9 - Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica: Devagar, devagarinhode Martinho da Vila. Parte 1 Parte 2 F F F F F F F F Gm Gm Gm Gm C7 Gm C7 F C7

Dicas do professor
1 Para abafarmos a corda, devemos apenas desapertar as cordas e no solt-las. 2 Cante a batida na sua cabea.Os quadradinhos brancos e cinzas so apenas um guia, no faa dele seu mestre.A batida deve se tornar, com o passar do tempo, mais livre.

Mtodo bsico - Cavaquinho

20

www.primeirosacordes.com.br
Cd faixa 22 - Jingle bells

Mtodo bsico - Cavaquinho

21

www.primeirosacordes.com.br
Aula10 Intervalos simples e compostos
Intervalo a distncia que separa duas notas musicais.Por exemplo j sabemos que da nota D at a nota R existe uma distncia de um tom.O intervalo que existe da nota R em relao nota D receber o nome de intervalo de segunda maior.Cada intervalo receber uma denominao prpria da sua relao com a tnica (fundamental ou primeira nota da escala). Intervalos Simples So os intervalos que vo da Tnica at a stima maior.

Nome
Tnica Segunda menor Segunda maior Tera menor Tera maior Quarta perfeita (ou justa) Quinta menor Quinta maior sexta menor ou quinta aumentada Sexta maior Stima menor Stima maior

Exemplo
C Db D Eb E F F# G G# A Bb B

Distncias
Zero (contando a partir de d) tom 1 tom 1 1/2tons 2 tons 2 tons 3 tons 3 1/2tons 4 tons 4 tons 5 tons 5 1/2tons

Obs.: as notas em negrito so as notas da escala maior de C. Intervalos compostos So os intervalos que vo da oitava em diante. No se assuste, so as mesmas notas com nomes diferentes. Nome
Oitava Nona menor Nona maior tera menor tera maior Dcima primeira Dcima primeira aumentada quinta maior Dcima terceira menor Dcima terceira

Exemplo
C Db D Eb E F F# G Ab A

Distncias
6 tons 6 tons 7 tons

8 tons 9 tons 10 tons 11 tons

No se perca pensando demais. Alguns intervalos podem ter nomes diferentes mas serem a mesma nota, por exemplo: no quadro acima, r pode ser segunda maior de d (intervalo simples), mas tambm pode ser nona maior (intervalo composto).Tudo isso ficar mais claro quando aprendermos a formar acordes.

Mtodo bsico - Cavaquinho

22

www.primeirosacordes.com.br
Intervalos no instrumento
Intervalos simples Intervalo de segunda maior d at r

Intervalo de tera maior d at mi

Intervalo de quarta d at f

Intervalo de quinta d at sol

Intervalo de sexta maior d at l

Intervalo de stima maior d at si

Mtodo bsico - Cavaquinho

23

www.primeirosacordes.com.br
Intervalos compostos
Daqui por diante, os intervalos sero chamados de intervalos compostos. Intervalo de oitava d at d

Intervalo de nona maior d at r

Intervalo de tera maior ( dcima) d at mi

Intervalo de dcima primeira d at f

Intervalo de quinta maior(dcima-segunda) d at sol

Intervalo de dcima terceira maior d at l

Preste ateno: os intervalos simples e compostos so iguais, a nica diferena est no nome. Nos exemplos acima, a nona, a dcima primeira e a dcima terceira so iguais a segunda, a quarta e a sexta, respectivamente.

Mtodo bsico - Cavaquinho

24

www.primeirosacordes.com.br
Exerccios
1 - Qual a frmula para formar uma escala maior? 2 - Qual a frmula para formar uma escala menor?

3 - Quais so os trs acordes maiores bsicos?

4 - Monte a seguintes escalas:

a) Escala maior de G

b) Escala menor de Em

c) Escala maior de A

5 - Diga quem a tera de: G A C Bb Eb E D G C# B

6 - Complete os espaos: A nota sol# a tera de ___________. A nota mi a quinta de ___________. A nota d e a tnica de ___________. A nota sol a quinta de ___________.

Mtodo bsico - Cavaquinho

25

www.primeirosacordes.com.br
Aula 11
Cd faixa 23 - Seqncia 10 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica: Vai l,vai l do grupo Fundo de Quintal. Batida 2 F D7

Gm

C7

Cd faixa 24 - Seqncia 11 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica:Conselho de Almir Guineto. Batida 2 Parte 1 - G G E7 A7 G G

G A7 Bm Bm

Bm Am

Bm D7

Dm

G7

Cm

Cm

Parte 2 Parte 3 -

Dm G7 Dm G7

C C

Cm Cm

G E7 G E7

A7

Cm D7 G

G D7

A7 D7

Cd faixa 25 - Seqncia 12 Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica:Mulheres, interpretada por Martinho da Vila. Parte 1 Em A esta parte 2 vezes. Parte 2 F# F# F# D Bm Em F# Bm Bm Tocar

Bm Bm

Bm Bm

G Em

F# F#

Bm Bm

Bm Bm Tocar esta

Parte 3 G parte 2 vezes.

Dicas do professor 1 Para o acorde de Bm, a palma da mo esquerda deve se afastar um pouco do brao do cavaquinho, para que os dedos se posicionem de uma maneira que fiquem perpendiculares em relao s cordas.
2 - A mo esquerda deve segurar o brao do cavaquinho entre o polegar e o indicador, bem na junta dos dois dedos. 3 - Os dedos da mo esquerda devem pressionar as cordas com a ponta dos dedos, no dobre a junta dos dedos para baixo.

Mtodo bsico - Cavaquinho

26

www.primeirosacordes.com.br
Aula 12 Transposio de tonalidade
Transpor a tonalidade de uma msica para outra tonalidade um processo bastante simples.Supondo que a tonalidade de uma msica seja C e eu quero toc-la na tonalidade de G, eu devo contar qual a distncia de semitons que separa a tonalidade de C da tonalidade de G.

Ex.:

C# D D# E F F#

3 e tons Sabendo a distncia que separa uma tonalidade de outra, no caso 3 tons, os outros acordes da seqncia devero ter a mesma distncia, 3 tons, devendo ser respeitada a sua funo na msica, ou seja se o acorde original for menor o acorde transposto dever ser menor e assim por diante.Vejamos no exemplo abaixo como ficaria uma seqncia em C transposta para G.

Cd faixa 26
Ex.: Tonalidade Original

Am

Dm

G7

C# D D# E F F# Tonalidade Transposta

A# B C C# D D#

D# E F F# G G#

G# A A# B C C#

3 tons

Em

Am

D7

Sugesto: Pegue as msicas que voc j toca e transporte-as para outra tonalidade.

Mtodo bsico - Cavaquinho

27

www.primeirosacordes.com.br
Exerccios
1 - Transporte as seguintes seqncias para a tonalidade de G : a) C / Am / Dm / G /

b)

D / F#m / G / A7 /

c)

A / Bm / C#m / E7 /

2 - Falso ou verdadeiro:

a) Db=C# ( ) b) E=Fb ( ) c) G#=Gb ( ) 3 - D nome aos smbolos: #

d) Eb=C# ( e) A#=Bb (

) )

- _________________________

- ________________________

4 - Forme as seguintes escalas: a) Dm

b) Cm

5 - Qual a tera maior de : a) b) c) d) D F B G

Mtodo bsico - Cavaquinho

28

www.primeirosacordes.com.br
O quadradinho em outras tonalidades
Vamos por em prtica o que aprendemos sobre transposio de tonalidade, usando o quadradinho de D.

Quadradinho de D tom D
D B7 Em A7

Transpondo para a tonalidade de E. A distncia de D at E de um tom, portanto devemos subir um tom para cada acorde. D B7 Em A7 1 tom E C#7 F#m B7 Quadradinho de E.

Transpondo para a tonalidade de F. A distncia de D at F de um tom e meio, portanto devemos subir um tom e meio para cada acorde. D B7 Em A7 1 tom e meio F D7 Gm C7 Quadradinho de F.

Transpondo para a tonalidade de G. A distncia de D at G de dois tons, portanto devemos subir dois tons para cada acorde. D G B7 E7 Em Am A7 2 tons D7 Quadradinho de G.

Transporte o quadradinho de D, para todas as tonalidades, isso ajudar muito no raciocnio.

Mtodo bsico - Cavaquinho

29

www.primeirosacordes.com.br
Aula 13
Cd faixa 27 - Brasileirinho

Mtodo bsico - Cavaquinho

30

www.primeirosacordes.com.br
Nomenclatura

- Clave de sol Indica onde est a nota sol.

- Bequadro Anula o bemol ou sustenido.

- Bemol Abaixa a nota em meio tom. - Sustenido Eleva a nota em meio tom.

-Compasso Indica qual a durao de tempo de um travesso at outro. O numero superior da frao, indica quantos tempos devem ser contados de um travesso at outro.

- Ritornello Indica a repetio de um trecho da msica.

- Casa 1, casa 2 Indica que devemos repetir um trecho da msica e depois pular a casa 1 e continuar da casa 2.

-Fermata Indica que o tempo da nota tocada livre. - Trinado Indica que a nota deve ser palhetada constantemente pela mo direita.

%
repetido.

- Repetio Indica que o compasso anterior deve ser

Mtodo bsico - Cavaquinho

31

www.primeirosacordes.com.br
Pequeno dicionrio de acordes

Os acordes que aqui esto, so apenas para consulta, importante voc memorizar a regra de trs para no precisar consult-lo. Para usarmos o dicionrio importante entender aonde devemos colocar os dedos.Vejamos a figura abaixo: Indica que a corda solta
Estes nmeros indicam com que dedo voc deve segurar a corda, no caso, a 4corda presa pelo dedo 2, a 3 corda solta, a 2 corda presa pelo dedo 1, e a 1 presa pelo dedo 3.

Mtodo bsico - Cavaquinho

32

www.primeirosacordes.com.br

Mtodo bsico - Cavaquinho

33

www.primeirosacordes.com.br

Obrigado por nos Visitar, esperamos que tenha gostado do Curso. At o prximo Mdulo!!!

Mtodo bsico - Cavaquinho

34

Nome do arquivo: 2 Diretrio: C:\Documents and Settings\Marcos\Meus documentos Modelo: C:\Documents and Settings\Marcos\Dados de aplicativos\Microsoft\Modelos\Normal.dotm Ttulo: Noes bsicas Assunto: Autor: Palavras-chave: Comentrios: Data de criao: 6/1/2006 12:20:00 Nmero de alteraes:46 ltima gravao: 6/4/2011 18:47:00 Salvo por: Marcos Tempo total de edio: 1.023 Minutos ltima impresso: 12/9/2011 22:35:00 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 34 Nmero de palavras: 4.606 (aprox.) Nmero de caracteres: 24.876 (aprox.)

You might also like