You are on page 1of 32

N 113 < Ano 5 < 14 Setembro 2011

Director: Daniel Santos

Quinzenal< Gratuito

FC Porto 2 - SHAKHTAR 1

GANHOU A MELHOR EQUIPA


HULK compromete e depois decide...
Pag. 30

Pag. 22

MAGIA DO OBSERVATRIO FAZ SUMIR PORTUGUESES


Muitos dos dados publicados oficialmente pelos rgos oficiais britnicos, Consulado de Londres, instituies de apoio, Cmaras Municipais, imprensa portuguesa local e, recentemente, a SIC (durante as reportagens dos tumultos) apontam para um nmero de cerca de 600 mil emigrantes portugueses no Reino Unido. Mas o Observatrio da Emigrao, subsidiado pelo Estado portugus, continua a insistir num nmero de 87 mil. Num acto de pura magia este organismo faz desaparecer cerca de 500 mil, que diz, apesar de falarem portugus, no serem de nacionalidade portuguesa. Mesmo quando as inscries consulares provam o contrrio. Pag. 23
Freguesia da Ilha comemora o Dia do Emigrante
Pag.17

Taxa de desemprego volta a descer


Pag. 15

Festa do Vinho repleta de gente


Pag. 17

Governo salva empresas e postos de trabalho


Pag. 18

O presidente do Governo Regional disse que a divulgao de mais dados relativos dvida da Madeira faz parte de uma estratgia concertada para alimentar o assunto na comunicao social do continente e distrair a opinio pblica sobre o estado em que os socialistas deixaram o pas. O Jornal de Notcias e o Dirio de Notcias davam conta de que o dfice pblico nacional de 2011 vai sofrer um desvio por causa da Madeira no de 277 milhes de euros mas de 500 milhes, que assim poder passar dos 6%. O Executivo madeirense, atravs do secretrio regional das Finanas, Ventura Garcs, esclareceu que estes valores, tm a ver "com uma con solidao com efeitos contabilsticos". Pag. 14

Aeroportos recebem certificao de higiene e segurana


Pag. 15

Trs vinhos portugueses fazem parte do grupo dos 25 melhores do Mundo, entre eles o Madeira Verdelho Henriques & Henriques, na opinio valisada da revista especializada Decanter, o que demonstra bem a potencialidade dos nossos vinhos no segundo maior mercado europeu, Reino Unido, com cerca de 61 milhes de habitantes.

Regio pode gerir RTP Madeira

Notcias da Madeira em destaque a partir da


Pag. 13

Pag. 20 e 21

Pag. 16
PUB

O Bacalhoa Moscatel 2004 o melhor vinho licoroso a menos de 10 libras (11 euros), o Tagus Creek Shiraz e Trincadeira 2010 o melhor tinto de mistura a menos de 10 libras e o Madeira Verdelho Henriques & Henriques 15 anos o melhor vinho licoroso a mais de 10 libras. S a Portuglia Wines, empresa distribuidora de vinhos portugueses no Reino Unido, arrecadou cinco medalhas de ouro, 14 de prata e 10 menes honrosas. Pag. 20 e 21

Crebros fogem de Portugal


Pag 4
PUB.

14 Setembro 2011

ENTRE NOS
geral@asnoticias.co.uk Tal como j escrevi no passado sobre os muitos erros e gralhas do vosso jornal (.) tenho de elogiar o esforo e ltimamente tem estado muito melhor. Jos Silva, Londres NR: Durante muito tempo no tivemos reviso ao fecho, mas voltmos a ter desde Julho, com o aumento do quadro de colaboradores. Obrigado pelo reparo. Sou anunciante do vosso jornal h algum tempo e ltimamente tm-me mandado uma srie de cartas e e-mail annimos a atacar o vosso jornal e o vosso director. No acham que j merecia uma resposta? Fernando Clemente NR: Claro que no. responder a quem no tem coragem de dar a cara perder o tempo para fazer o que realmente importante. A melhor resposta para todos eles a obra que vamos construndo para e com a comunidade portuguesa e mais de 160 mil leitores. Diziam num jornal anterior que o Consulado iria sofrer de grandes mudanas (.) Estive l pouco tempo e verifiquei que tudo continua na mesma. Longas esperas, mau atendimento e servios pagos a preo de ouro (.) quando realmente vamos ter um novo Consulado, como os senhores falavam. Isabel Galvo, Eastbourne NR: Ningum sabe. O pas atravessa uma crise medonha e gastar dinheiro para melhorar o Consulado, no nos parece que venha a acontecer em breve. Contudo esto em curso projectos que podem vir a melhorar o acesso aos servios. Vamos ter de esperar at que a nova Secretaria de Estado das Comunidades leve a efeito as suas demarches. Li a vossa publicao dos resultados da festa do Dia de Portugal (.) no percebio a inteno (.) se esto espera da nossa ajuda, mais vale irem roubar para outra freguesia. Manuel Fernandes, Oxford NR: Se no tivessem publicado eram uns malandros,. Mas porque publicaram malandros continuam a ser. Achamos mesmo que alguns portugueses tm um talento para criar e gerir conflitos permanentemente. Parece mesmo que no tm mais nada para fazer. Achamos que a organizao teve o mrito e a coragem para vir c fora e dar a conhecer os resultados que, devido ao tempo registado, foram maus. Deveria ser assim com todas as festas pblicas na comunidade. E acabariam as suspeitas sobre o aproveitamento de alguns, da boa vontade de outros.

Joo de Noronha

Ignorantes, incapazes e mandries


Voltamos de frias com a sensao de que, tudo o que bom, sabe a pouco. De volta estamos s lutas e brigas dirias que se vo cimentando na nossa comunidade e que nos trs, de novo, a sensao de termos 'voltado a casa'. Este tem sido um ano bom para a nossa organizao, que cresceu exponencialmente, mas que sofreu tambm grandes modificaes e contrataes essenciais para garantir o sucesso do nosso projecto. Neste nmero damos inicio a uma colaborao com o Jornal da Madeira, que nos permite lanar um suplemento sobre as actividades naquela ilha.. Assim que chegmos fomos confrontados com uma iniciativa que, mais uma vez, nos levanta muitas suspeitas, tanto nas intenes, como na veracidade e competncia dos pressupostos. Falo do estudo de opinio pblica (assessment) que nos foi enviado pelo Centro Comunitrio Portugus. Um estudo que apresentado sem a fundamental base em que este inqurito foi efectuado. Quantas pessoas - homens e mulheres - jovens e crianas - as suas aptides e formao, etc., etc. etc. - dados essenciais para percebermos quem e com quem foi elaborado este estudo, que mais faz lembrar um discurso amorfo, milhares de vezes repetido e colocado na internet, por outras instituies do gnero da que executou este estudo de opinio. Um estudo que, mais uma vez, nos d um estatuto de ignorantes, incapazes e mandries - totalmente contraditrio com o discurso poltico do poder britnico, portugus e dos mais importantes empresrios e lderes da nossa comunidade. Um estudo que no tem substncia e que, porventura, ser apenas um teste ao verdadeiro que vir a seguir. Tudo se desenha para que em Janeiro de 2012 os fundos conseguidos por Antnio Cunha, agora afastado do projecto, venham a ser devolvidos a Lambeth reconduzidos para o projecto lusfono, que a presente direco, contra os interesses da comunidade portuguesa, defende. No se percebe o que fundamenta esta organizao e quais os seus objectivos. Com o tempo que falta, seria bem melhor que se demitissem e chamassem a comunidade a participar, com todas as tendncias e propsitos, criando a diversidade e a conjugao de um projecto global. Em vez de constiturem um grupo fechado, poltico e alinhado ao poder, que nem sempre representa os interesses da nossa comunidade. Depois, independentemente do que pensamos das pessoas, no se pode ignorar e afastar de um projecto como o CCP os verdadeiros representantes da nossa comunidade, devidamente eleitos por sufrgio universal.

Top Star volta OLGA GONDIM REPRESENTA-NOS em Outubro EM LONDRES


A revista TOP STAR volta s bancas no prximo ms de Outubro, com mais pginas e com novas seces. O primeiro nmero publicado para testar e organizar a comercializao da revista j produziu os resultados e a administrao da revista est a executar as correces para o lanamento regular da publicao. Assim teremos uma nova apresentao, exposio e divulgao, com seces mais alargadas e outras a serem introduzidas. Na rea comercial temos novos elementos que vo divulgar e comercializar a revista. .

Olga Gondim, uma profissional de vendas bastante conhecida entre a nossa comunidade, passa a representar-nos em Londres, substituindo Snia Gonalves, que por iniciativa prpria se afastou. Olga ser, pois, a nova cara em Londres, a quem se juntar outro profissional a anunciar brevemente.

De novo nas bancas em Outubro 2011 em Londres, Norfolk, Lincolnshire, Cambridgeshire, Suffolk e Middlands

t: 01842 338 610


PUB

14 Setembro 2011

REINO UNIDO
Maior shopping da Europa abre as portas em Londres
ford International num comboio de alta velocidade com capacidade para 25 mil passageiros por hora. Situado numa regio atingida por uma alta taxa de desemprego, o centro permitiu criar 10 mil novos postos de traba-lho e as autoridades locais esperam que tenha um impacto positivo em todo o bairro. "Westfield representa mais que tijolos, argamassa, lojas fabulosas e restaurantes. uma ferramenta que nos ajudou a transformar as vidas de nossos vizinhos, proporcionando-lhes emprego", estimou o presidente do bairro de Newham, Robin Wales. A proximidade com o Parque Olmpico obrigou as autoridades a estabelecer medidas especiais de segurana. O Comit Organizador de Londres 2012 anunciou que vai revistar todos os veculos que entrarem no estacionamento do shopping at o fim dos Jogos, que decorrem entre 27 de Junho a 12 de Agosto.

Julgamentos em directo na televiso


Os julgamentos em Inglaterra e no pas de Gales vo passar a poder ser transmitidos na televiso para "melhorar a transparncia" da justia, anunciou o ministro da justia britnica. Actualmente j possvel assistir aos trabalhos do Supremo Tribunal britnico, mas Kenneth Clarke pretende abrir gradualmente s cmaras os tribunais de recurso e depois os tribunais criminais. Ao contrrio de que acontece noutros pases, apenas podero ser filmadas as declaraes dos juzes e no de advogados, vtimas ou testemunhas. Clarke adiantou que primeiro ter lugar uma consulta sobre as implicaes desta medida mas afirmou querer mudar a lei assim que o calendrio parlamentar o permitir. "O governo e as autoridades judiciais esto determinadas em melhorar a transparncia e o entendimento da populao sobre os tribunais permitindo a transmisso televisiva", sustentou. O ministro mostrou-se confiante, defendendo que "a televiso tem um papel muito importante no aumento da confiana pblica no sistema judicial".
PUB

Com mais de 300 lojas, 70 restaurantes e trs hotis, o maior shopping center da Europa foi inaugurado num bairro do leste de Londres, onde ser a porta de entrada para o Parque Olmpico dos Jogos de Londres 2012. Os proprietrios australianos do Westfield Stratford City, que custou 1,45 bilio de libras (2,3 bilhes de dlares, 1,7 milho de euros) esperaram cerca de 100 mil pessoas no dia da abertura ao pblico. O gigante comercial tambm possui um cinema com 14 salas e o maior

casino do Reino Unido. Os impulsionadores do projecto so conhecidos pelo sucesso do primeiro Westfield, situado no oeste da cidade, e que at o nascimento de seu gmeo era o maior da Europa. Inaugurado em 2009, em plena crise econmica, o centro atraiu 23 milhes de visitantes durante o primeiro ano de vida. O novo Westfield Stratford City est estrategicamente situado, j que qualquer pessoa que se dirigir s instalaes olmpicas ser obrigada a passar por ele para chegar estao Strat-

14 Setembro 2011

REINO UNIDO

Crebros fogem de Portugal


BBC faz reportagem sobre emigrao de licenciados

O Reino Unido na ltima Quinzena


Permanecem actuais ainda que j distantes os acontecimentos que abalaram a Inglaterra no incio de Agosto. Na realidade, mais de mil e quatrocentos indivduos esto j presos e a polmica acendeu-se com a aco dos Tribunais e respectivas sentenas. David Cameron, na altura dos "riots", atirou-se polcia culpando-a por no intervir atempada e eficazmente mas parece que a polcia afinal vem fazendo o seu trabalho. Ao invs, e objectivamente, a culpa pelo que se passou deste Governo uma vez que, com a sua disparatada poltica de esvaziamento financeiro do sector pblico, afectou claramente tambm a prpria polcia que, por outro lado, se encontrava e ainda se encontra com srios problemas de credibilidade pblica aps o escndalo das escutas dos telemveis e sem uma liderana aceite e forte. No que aos tumultos respeita, uma vez mais (j o fizera por ocasio das "manifs" dos estudantes contra o aumento das propinas) o primeiro-ministro voltou publicamente a exigir castigos exemplares para os prevaricadores, imiscuindo-se nas coisas da justia de uma forma altamente reprovvel. Um dos pilares dos regimes democrticos a separao de poderes. Assim, ao Governo compete executar (poder executivo), aos Tribunais compete aplicar a justia (poder judicial) e ao Parlamento fazer as leis (poder legislativo), mesmo num sistema de parlamentarismo de Gabinete como o britnico. Mas Mr. Cameron no quer saber disto para nada. Esquece John Locke, filsofo britnico que lanou a ideia dos trs poderes e depois dele Montesquieu que, quase cem anos depois, no seu livro O Esprito das Leis de 1748, se refere distribuio da autoridade de forma a evitar o arbtrio e a violncia. Admirador confesso da Constituio inglesa, embora sem a compreender totalmente, Montesquieu conclui que s "o poder refreia o poder" no famoso sistema de "Checks and Balances". Ora, Mr. Cameron com a sua atitude pblica de exigncia de mo-de-ferro , traa o destino dos rus ainda antes do juiz os ouvir. um costume, um tique, que acompanha sempre aqueles que tm da justia a ideia de algo que coutada sua. Com as suas declaraes pblicas o primeiro-ministro influenciou os tribunais e os juzes que deixaram de ter toda a independncia para julgar. Passaram a ter de responder no ao tipo de crimes cometidos mas, outros sim, ao peso destes na opinio pblica. Assim, as consequncias das declaraes irresponsveis de Mr. Cameron esto vista nas sentenas que alguns juzes proferiram e que so exemplos bem elucidativos que mostram que estamos perante decises que envergonham a justia deste pas e que enveredam por um caminho perigoso. De facto, os crimes cometidos deviam ser julgados nem mais nem menos que outros crimes. Jordan Blackshaw, de 20 anos, e Perry Sutcliffe-Keenan, de 22, ambos sem antecedentes criminais, foram condenados a quatro anos de cadeia por incitarem aos "riots" no facebook, os quais nunca aconteceram nas localidades a que aqueles dois indivduos apelavam. Eis outras sentenas de quatro anos proferidas na mesma semana: trs homens que raptaram outro ameaando-o de o violar para poderem ficar com a sua herana (Kensington Crown Court), dois irmos que deixaram morte um terceiro quando todos se dedicavam a roubar cobre numa estao do caminho-de-ferro (BlackfriarsCcrownCourt), uma enfermeira que foi apanhada com as mais indecentes imagens de crianas que os investigadores jamais tinham visto (Edinburgh High Court), um intruso armado com uma faca que assaltou um estudante em Dundee - 4 anos e 8 meses. Estranho, no ? No entanto, tudo isto no parece incomodar as conscincias da maioria da classe poltica. Uns e outros do indcios de no terem aprendido a lio. Mr. Cameron continua a dizer que os tumultos foram crime puro e simples e no me lembro de ouvir Mr. Miliband desmenti-lo. E isto assusta. necessria uma sria reflexo sobre o estado da sociedade britnica de molde a que acontecimentos desta natureza nunca mais ecludam e no esperar que as penas aplicadas resolvam tudo. Os polticos deste pas pretendem que acreditemos que tudo voltou ao normal com mil e quatrocentos indivduos metidos na cadeia. Quem ouve Mr. Cameron, Mr Clegg e Mr. Miliband acerca dos "riots" s pode ter preocupaes e nenhum descanso. Por isso no consigo compreender que esta classe poltica preguiosa continue a dormir descansada enquanto o desemprego aumenta (mais 38.000 desempregados em Julho) e a inflao no pra de subir, situando-se nos 5% e fazendo disparar o custo de vida para patamares no vistos pelo menos h dez anos. Um milho e meio o nmero de crianas britnicas pobres neste pas rico e h famlias que no conseguem alimentar os seus filhos na poca de frias, por no poderem contar com as refeies escolares, mostrando que esta sociedade britnica precisa de reformas, precisa de mudar. Se no houver mudanas, se no houver justia social e prosperidade no ho-de ser as cadeias que resolvero os problemas. Nessa altura, Governo e Oposio sabero o que um srio pesadelo.

A BBC dedica uma reportagem aos jovens licenciados que abandonam Portugal procura de emprego e melhores condies de vida. Natlia Santos, uma professora de 29 anos, um dos exemplos apontados pela estao britnica. A docente candidatou-se a 362 escolas nos ltimos seis anos, mas o contrato mais longo que conseguiu foi de apenas nove meses e pelo salrio mnimo. "Por vezes, sinto-me muito frustrada e desiludida", conta a docente BBC. "No vou desistir. Vou emigrar porque no vou es-perar para que Portugal me d algo". Em cada dez licenciados, um abandona o pas, levando a notcia a referir-se a uma "ger-

ao perdida". "Esta a maior onda de emigrao desde 1960", diz Filipa Pinho, do Observatrio de Emigrao, ouvida pela BBC. A notcia classifica o novo movimento de "reviravolta histrica", j que, apesar da tradio portuguesa de partir em procura de trabalho pelos pases mais ricos da Europa, a rota hoje Brasil, Angola e Moambique. O franco crescimento econmico destas naes, de onde Portugal recebeu imigrantes durante dcadas, contrasta com a difcil situao econmica nacional que empurra muitos jovens para empregos precrios e para o desemprego. No Brasil, estima o Observat-

rio, o nmero de portugueses registado nos consulados cresceu para cerca de 60 mil, entre 2009 e 2010. Em Angola, onde se fixaram cerca de trs mil empresas lusas, foram emitidos 23,787 vistos para portugueses. Em 2006, eram apenas 156. Antnio Bagal, um empresrio de 32 anos que partiu de Lisboa para se instalar em Angola, revela que um engenheiro civil que em Por-tugal recebe cerca de 900 euros, pode ganhar quatro vezes mais neste pas. Por isso, refere, os jovens hoje que partem so sobretudo licenciados e mesmo doutorados. A novidade, diz, " que muitos deles no querem regressar".

PUB

14 Setembro 2011

REINO UNIDO
Transferncia de msica j no ilegal
Milhares de utilizadores de leitores de MP3 podero ficar chocados ao descobrir que esto a quebrar a lei, mesmo que de forma no intencional. No entanto, novas medidas esto a ser tidas em conta no que toca aos direitos de autor. A nova legislao torna legal a transferncia de msica de um cd para um formato diferente, seja um computador ou um iPod, por exemplo. Ao contrrio do que j acontece em muitos pases, a cpia de msica era ilegal no Reino Unido, mesmo que o proprietrio do cd fosse o nico a utilizar o novo mecanismo de leitura. As novas normas vm, assim, abrir a porta aos adeptos de msica e cinema, impulsionando a economia britnica em 8 milhes de libras. O ministro da Economia, Vince Cable, diz que a medida vem colocar a questo dos direitos de autor em linha com o "mundo real" e com as "expectativas razoveis dos consumidores". A legislao vem tambm tornar legal que performers e comediante satirizarem o trabalho de outros artistas sem ter necessidade de pedir autorizao aos legais detentores dos direitos de autor. O ano passado, o vdeo "Newport State of Mind" foi retirado do You Tube depois de Alicia Keys e Jay-Z, autores do hit "Empire State of Mind", se terem
PUB

queixado de que infringia os seus direitos. Vince Cable anunciou, no entanto, uma excepo lei dos direitos de autor para a pesquisa e anlise de tcnicas conhecidas como "minerao de texto e dados". O detentor da pasta da Economia diz que cientistas, que pesquisam na rea da sade, por exemplo, tm sido

impedidos de trabalhar em dados porque, at aqui, no o podiam fazer sem a permisso dos proprietrios dos direitos de autor. Trabalhos e outros ficheiros ficam agora disponveis para pesquisas pessoais nas bibliotecas e nos museus. Prev-se que as alteraes lei dos direitos de autor venham criar um aumento de vdeos humorsticos no canal You Tube. Uma srie de celebridades j apresentaram queixa

por considerarem intrusivas as ridicularizaes na internet das suas msicas, clips ou filmes. A prpria EMI j moveu uma aco penal contra a cano "Newport Stat of Mind" que satirizou o hit "New York State of Mind" de Alicia Keys e Jay-Z. A msica substitua as referncias a Nova Iorque por referncias a Newport, no Sul de Gales, e foi vista por mais de dois milhes de pessoas, antes de ser retirada da internet. De acordo com a legislao agora em vigor uma violao dos direitos de autor pode ser punvel com penas de priso at dois anos ou multa de 5.000 libras. No entanto, continua a no ser permitida a partilha de contedos na internet sem permisso dos proprietrios dos direitos de autor. As recomendaes sobre a propriedade intelectual surgiram depois de uma reviso da lei pelo professor Ian Hargreaves no incio deste ano, a pedido do primeiro-Ministro David Cameron. Hargreaves, professor de economia digital em Cardiff School of Journalism, descobriu que as leis da GrBretanha sobre direitos de autor, impostas h 300 anos, impediam a inovao e o avano tecnolgico. Disse ainda que uma reviso poderia impulsionar a economia em cerca de 8 milhes de euros.

Estudo diz que fim do amor a principal razo de divrcio


Um estudo realizado junto de 90 advogados especializados em famlia no Reino Unido concluiu que o fim do amor a principal razo para os divrcios. Antes, eram as relaes extraconjugais as responsveis. Em poca em que nos dizem que normal no pensarmos no casamento como para toda a vida, sobretudo quando o amor e o desejo acabam, os britnicos no querem prolongar unies estreis e sem sentido. E divorciam-se. Por isso, 27% dos advogados inquiridos pela empresa de consultadoria Grant Thorton disseram que as principais razes dos seus clientes so o fim do amor e o "fomo-nos afastando". uma subida significativa em relao a 2008, ano em que apenas 6% dos inquiridos mencionaram a falta de amor. "O caso tpico a relao ir saindo da lista de prioridades, substituda pela presso do trabalho, pelas questes financeiras ou pelo que significa criar uma famlia", disse Christine Northam, consultora da organizao no-governamental Relate. Razes muito vlidas. Mas mais vlidas do que ter amantes? O estudo d conta de um decrscimo nos divrcios devido a relaes extramatrimoniais (25%, o que faz esta justificao perder o primeiro lugar que mantinha desde o primeiro inqurito). Porm, o perdo das infidelidades tem mais a ver com o decalque do comportamento dos outros do que a convico prpria. "H um nmero crescente de celebridades que aceitam a infidelidade nos seus casamentos ou relaes. Afinal, se as estrelas do futebol Peter Crouch, Ashley Cole e Wayne Rooney ultrapassaram os affairs e fizeram por salvar os seus casamentos, por que no havemos ns de fazer o mesmo?, disse Louisa Plumb da Grant Thorton UK. Um motivo que as celebridades no invocam para o divrcio o dinheiro, mas 5% dos advogados disseram que a ele se devem as separaes. Tambm h casais que mantm uma unio falhada para no perderem qualidade de vida. 82% dos inquiridos disseram que a recesso est a impedir as pessoas de tomar a deciso e 54% disseram que a perda de valor dos bens (sobretudo das casas) tambm impede os casais de se separarem. E porque h sempre histrias feias quando se fala de divrcios, os advogados revelaram casos em que um "j no gosto de ti" no chega. H quem queira passar mensagens mais claras, ou mais fortes, no hesitando em liquidar todos os bens neste momento to desfavorvel, aceitando perder dinheiro s para penalizarem o outro na partilha.

14 Setembro 2011

P O RTUGAL
Fim da comparticipao da plula pode aumentar recurso ao aborto
O alerta chega da Associao para o Planeamento Familiar que condena o fim da comparticipao da plula e da vacina contra o vrus do cancro do colo do tero e teme que a medida v aumentar o recurso ao aborto. A Associao para o Planeamento Familiar condenou a notcia avanada pela imprensa de que o Governo se prepara para acabar com a comparticipao de alguns produtos, entre os quais a plula e a vacina contra o vrus que causa o cancro do colo do tero. A plula continuar, porm, a ser distribuda gratuitamente nos centros de sade e nas consultas de planeamento familiar. A Associao para o Planeamento Familiar (AFP) lembra que estes produtos "no so luxos" e que foi graas ao recurso da plula como mtodo contraceptivo que foram alcanados os elevados nveis de contracepo em Portugal. O facto de a plula continuar a ser distribuda gratuitamente nos centos de sade tambm no sossega a Associao, que alerta para as rupturas de stock, que "so frequentes" nestes organismos, alm de existirem "barreiras no acesso". A APF teme que a medida v aumentar o nmero de mulheres que no usam contracepo ou que passem a usar formas inseguras.

SAIBA O QUE VAI FICAR MAIS CARO


Electricidade, gs natural, taxas moderadoras e IVA. Todos os elementos desta lista devero sofrer aumentos at ao final do ano, a par do final de vrias isenes fiscais e das SCUT, segundo o memorando de entendimento. De acordo com o documento de sistematizao das medidas do programa de apoio a Portugal, acordado entre o Governo e a troika (Banco Central Europeu, Comisso Europeia e Fundo Monetrio Internacional), so vrios os aumentos a fazerem-se sentir at ao final de 2011, para alm dos j efectuados ao nvel dos transportes, em Agosto. O conselho de ministros aprovou a proposta de lei sobre o aumento das taxas do IVA sobre a electricidade e o gs natural, a discutir no Parlamento, que dever entrar em vigor em Outubro. TAXAS MODERADORAS As taxas moderadoras no campo da sade, como indicou o ministro Paulo Macedo, devero ver uma deciso ser tomada ainda este ms no que toca a aumentos para l da inflao, com "uma reviso substancial das categorias de iseno actuais", segundo refere o documento com a sistematizao das medidas, publicado pelo Ministrio das Finanas. As dedues fiscais na sade sero reduzidas em dois teros no total, incluindo os seguros privados, previa o memorando de entendimento, sendo acompanhadas da reduo dos custos com o transporte de doentes. MAIS IVA A lista de bens e servios sujeitos a taxas reduzidas de IVA ser revista ainda este ano, com a eliminao das isenes de IVA para produtos no mbito do servio postal. VECULOS E TABACO O Imposto sobre Veculos e o Imposto sobre o Tabaco vo ser ambos aumentados e vai ser levada a cabo uma "avaliao da estrutura de tarifas das empresas pblicas a fim de reduzir o grau de subsidiao para as empresas do Sector Empresarial do Estado at ao final de Setembro. COBRANAS NAS SCUTS No incio de Agosto, o ministro da Economia, lvaro Santos Pereira, afirmou que o Governo se iria pronunciar "dentro de muito pouco tempo" sobre a cobrana nas SCUT - sem custos para o utilizador que ainda no tm portagens, garantindo que "o princpio do utilizador pagador e da universalidade sero respeitados". IRC No IRC, at o final deste ano, vo ser eliminadas isenes e todas as taxas reduzidas sero limitadas s dedues de prejuzos fiscais e limitado a trs anos o perodo de reporte desses prejuzos, acrescenta o memorando de entendimento entre Governo e troika.

Pobreza prioridade do Plano de Emergncia Social

O recente Programa de Emergncia Social (PES) criado pelo Governo de Passos Coelho ter a sua ateno centrada nas famlias que se encontrem em risco de excluso social devido ao desemprego e sobreendividamento, garantiu o ministro da Solidariedade e da Segurana Social, Pedro Mota Soares. Um ms depois de ter sido lanado pelo Executivo social-democrata, o PES ter como prioridades cinco reas consideraPUB

das essenciais que abrangem o apoio social s famlias mais carenciadas, idosos, instituies sociais, deficientes e voluntariado, num total de cerca de trs milhes de portugueses. Pedro Mota Soares garantiu que o plano integrar cerca de 50 medidas, entre apoios sociais nos transportes pblicos e consumo de energia (gs e electricidade), distribuio de medicamentos a idosos e aumento de vagas nas creches.

14 Setembro 2011

P O RTUGAL

Rendas podem aumentar 3,19%


Em causa est a nova frmula de clculo
As rendas podem aumentar at 3,19% no prximo ano por causa da nova forma de clculo. Esta tem por base a inflao dos ltimos 12 meses, terminados em Agosto, apurados pelo Instituto Nacional de Estatstica (INE), subtraindo os preos da habitao. A associao de proprietrios lisbonenses contesta a nova forma de clculo, enquanto a associao de inquilinos pede que o Governo decrete uma situao de excepo. "Uma coisa ser legal, outra coisa ser justo. Consideramos no ser justo haver um aumento do valor das rendas na situao presente. Isto , quando os salrios e reformas esto congelados, quando vai haver um corte no 13 ms, quando h aumentos do IVA e nos transportes que vm diminuir a possibilidade de as pessoas poderem viver em melhores condies", apontou Romo Lavadinho. O representante dos inquilinos argumenta que esta situao devia ser revista para 2012, tempo de crise e austeridade, apesar de a legislao determinar uma actualizao do valor. O Governo e a Assembleia da Repblica "deviam decretar no sentido de no haver aumentos (das rendas) este ano, a exemplo do que acontece com os salrios e as reformas", prope. "S quem vai beneficiar destes aumentos so os proprietrios e todos os que tm casas para arrendar", acrescentou Romo Lavadinho. Uma observao refutada pelo representante dos proprietrios da capital. A Associao de Proprietrios Lisbonenses contesta este modelo para a actualizao das rendas. "Manter todos os contratos antigos sujeitos a um sistema de condicionamento das rendas com estas actualizaes resultantes da evoluo do preo dos produtos algo com o qual no concordamos", diz Menezes Leito. Sublinha que as actualizaes no permitem "recuperar absolutamente nada em relao s rendas antigas", anteriores a 1990, e que "s tm tido actualizao" com os coeficientes definidos pelo NRAU - Novo Regime de Arrendamento Urbano. Menezes Leito defende que sejam introduzidos outros valores para o clculo da renda, que passa por "fixar as rendas de acordo com os valores de mercado, o que esperamos que o Governo venha a realizar, em resultado do memorando da troika". O NRAU define que o INE tem a responsabilidade de apurar o coeficiente de actualizao de rendas, devendo publicar um aviso em Dirio da Repblica at 30 de Outubro de cada ano, para que este se torne efectivo.

O regime em vigor, desde 2006, estipula que a actualizao anual das rendas para contratos de arrendamento posteriores a 1990 determinada pela variao dos ltimos 12 meses do ndice de preos do consumidor (IPC) de Agosto, excluindo a habitao. As rendas estiveram congeladas entre 2009 e 2010, porque a taxa de variao mdia anual dos preos foi de zero por cento, e para 2011 o valor dos aumentos foi fixado em 0,3%. A primeira actualizao pode

ser exigida um ano aps a vigncia do contrato e as seguintes no ano aps a actualizao prvia. O senhorio deve comunicar por escrito, com uma antecedncia mnima de 30 dias, o coeficiente de actualizao e a nova renda que resulta deste clculo. O valor do aumento, utilizando este coeficiente, resulta do valor da renda (em euros) multiplicado por 1,0319% (para incluir a percentagem de aumento da inflao mdia nos ltimos 12 meses excluindo a habitao).
PUB

10

14 Setembro 2011

P O RTUGAL
Excesso de velocidade foi a causa do acidente de Anglico Vieira
O BMW 635 que o cantor Anglico Vieira conduzia, na noite do acidente que lhe tirou a vida, tinha um limitador de velocidade aos 260 km/h. Ao que tudo indica, o cantor seguia a 253 Km/h, praticamente no limite.

Setembro e Outubro "complicados" em matria de Segurana


O presidente do Sindicato Nacional de Oficiais de Polcia (SNOP) alertou para a possibilidade de Setembro e Outubro serem meses complicados em matria de Segurana Interna devido ao estado de "indignao geral" vivido na Policia de Segurana Pblica. "Sem pretender dramatizar porque no positivo criar alarmismos, o que nos parece que os meses de Setembro e Outubro vo ser muito complicados no mbito da Segurana Interna e no caso concreto da PSP", disse o Comissrio Carlos Ferreira referindo-se por exemplo ao facto da maior associao sindical da PSP (ASPP) ter j convocado uma semana de indignao. Outras estruturas sindicais, frisou, esto na expectativa para ver que sinais positivos o Governo dar para a resoluo dos problemas desta fora policial, para que a "conflitualidade que se prev no se prolongue e no atinja nveis difceis de controlar". A Comisso Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associaes dos Profissionais das Foras e Servios de Segurana realiza entre 21 e 28 de Setembro a "Semana da indignao dos Polcias", que ter incio com um encontro nacional no Porto para avaliar a evoluo da situao. Caso o Governo no "cumpra com a lei" e com os estatutos remuneratrios que j deveriam ter entrado em vigor na PSP e na GNR no ano passado, a CCP vai promover ao longo dessa semana vrias aces de protesto, que podero

Investigadas contas da famlia de Scrates

Papis entregues por Mrio Machado ao Ministrio Pblico mostram que familiares do ex-primeiro-ministro Jos Scrates tm contas em offshores h quase 30 anos. O departamento de Investigao e Aco Penal vai investigar.

Unidades de Sade Familiar reduziram 120 ME de custos em 2009


As Unidades de Sade Familiares (USF) registaram em 2009 uma diminuio de custos na ordem dos 120 milhes de euros, estimando-se que em relao a 2010 esse valor seja superior a 150 milhes de euros.

Burlar as seguradoras para regresso de frias borla

Pagar combustvel e portagens para regressar a casa aps as frias pode sair caro. A pensar nisso, h condutores que burlam as seguradoras e accionam a assistncia em viagem. O carro rebocado e os passageiros transportados de txi.

Metro do Aeroporto abre em Julho de 2012


A estao do Metro do Aeroporto Internacional de Lisboa vai comear a funcionar em Julho de 2012. "Penso que vamos poder iniciar o servio comercial da Gare do Oriente ao Aeroporto, ou seja, da Linha Vermelha de So Sebastio at ao Aeroporto", disse o presidente do Metropolitano de Lisboa.

Construtora Opway avana com despedimento colectivo

A construtora Opway vai avanar com o despedimento colectivo de um nmero indeterminado de trabalhadores que comearam a ser contactados no final do ms, avanou Lusa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construo de Portugal.

Jovem em priso preventiva aps assumir homicdio

Um jovem ficou em priso preventiva depois de assumir a autoria do homicdio que teve lugar na zona industrial do Porto na sexta-feira, 2. Um homem de 27 anos foi morto pedrada naquela rea do Porto, na sequncia de uma rixa entre um grupo de indivduos junto a uma rulote.

Trabalhadores do BPN tm 15 dias para comprar aces

Os actuais funcionrios do BPN ficam com direito a adquirir 5% do BPN, a um preo de cinquenta cntimos por aco, j com o desconto previsto no mbito da reprivatizao.

Xbox 360 vai custar menos 50 euros em Portugal

A Microsoft baixou em 50 euros o preo das consolas Xbox 360 em Portugal, que passam a custar 149,99 na verso 4 gigas e 219,99 euros na verso 250 gigas.
PUB.

passar por paralisaes e uma manifestao em Lisboa. A CCP constituda pela Associao Sindical dos Profissionais de Polcia (ASPP/PSP), Associao dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), Associao Scio-profissional da Polcia Martima (ASPPM), Sindicato Nacional dos Guardas Prisionais (SNGP), Sindicato da Carreira de Investigao e Fiscalizao do Servio de Estrangeiros e Fronteiras (SCIFSEF) e Associao Sindical dos Funcionais da ASAE. A imagem que os oficiais transmitem sempre, adiantou Carlos Ferreira, de responsabilidade e de ponderao, mas sem deixar de alertar e transmitir para o seio da PSP e para o Governo, "que os problemas dos agentes e chefes so tambm problemas dos oficiais, que tm a obrigao de lutar pelas condies de trabalho de todos os polcias". O dirigente assegura que o

agravamento das condies de vida dos polcias portugueses, que em incio de carreira ganham pouco mais de 800 euros mensais e tm a famlia distante, "pode criar o perigo do prprio efectivo policial sofrer um aumento da conflitualidade interna que o impea de trabalhar de forma concentrada e com a serenidade necessria para actuar correctamente nos momentos difceis, com determinao e sem excesso, porque a instabilidade emocional tambm um risco para o cidado". Carlos Ferreira acrescenta ainda que, num momento em que muito previsvel um aumento significativo da criminalidade, resultante das medidas de austeridade inmpostas e do agravamento das condies de vida, os polcias tero de estar preparados e mentalizados para o combate ao crime e proteco das pessoas e dos seus bens.

14 Setembro 2011

11

INTERNACIONAL
11 de Setembro

Custos em segurana interna dos EUA duplicaram


Uma dcada aps o duplo ataque ao World Trade Center de Nova Iorque e ao Pentgono, os norte-americanos questionam-se sobre os 75 mil milhes de dlares, cerca de 52 mil milhes de euros, gastos anualmente em segurana domstica. Este oramento federal, que duplicou desde 2001, tem sido investido em reas to diversas como a monitorizao dos aeroportos, o patrulhamento das fronteiras terrestres ou o reforo dos equipamentos de emergncia mdica. Os analistas concordam que o estado de alerta ps-11 de Setembro gerou nos EUA uma indstria anti-terrorista comparvel ao complexo industrialmilitar dos anos da Guerra Fria. Hoje multiplicam-se sofisticadas sondas subaquticas, sensores para o focinho dos animais capazes de despistar ameaas bioterroristas, muros prova de bomba ou blindados de guerra com nove toneladas. Apesar da crise oramental nos EUA, o mercado de segurana interna dever crescer at 2014 outros 31 mil milhes de dlares (cerca de 21 mil milhes de euros). "Uma dcada depois, s o Departamento de Segurana Interna j gastou mais de 424 mil milhes de dlares e emprega 216 mil pessoas." Entre os projectos mais polmicos, o Los Angeles Times destaca as cmaras de vigilncia munidas com radar e sensores encomendadas Boeing e que deveriam ser distribudas pelos mais de 3200 quilmetros de fronteira entre os EUA e o Mxico. O ambicioso projecto foi cancelado aps sucessivas derrapagens oramentais e mil milhes de dlares in-vestidos. "Os gastos tm sido prdigos em investimentos duvidosos, incluindo 557 mil dlares num centro de comunicao e salvamento para 1500 residentes no Plo Norte (Alasca) e 750 mil dlares numa vedao antiterrorista construda volta de um hospital de veteranos nas buclicas colinas dos arredores de Asheville, Carolina do Norte", escreve o dirio Los Angeles Times.

SOMLIA Mais uma regio atingida pela fome

Uma sexta regio da Somlia, a localidade de Bay, no sul, est a ser atingida pela fome, que deve progredir ainda mais nos prximos quatro meses se no forem tomadas medidas, alertou a ONU.

A Unio Europeia anunciou, em comunicado, que foi decretado o embargo s importaes de petrleo srio bem como aos seus derivados. A medida surge como resposta represso violenta da contestao do regime de Bashar al-Assad.

BRUXELAS Petrleo da Sria embargado

ISRAEL Protestos impulsionam movimento por reformas

Organizadores da maior manifestao da histria de Israel por reformas econmicas disseram no domingo, 3, que vo comear a desmontar as tendas armadas em cidades do pas, mas a mudana social continuar, impulsionada por semanas de protestos que levaram centenas de milhares de pessoas s ruas. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou no domingo, 3, a cidade de Paterson, no estado de New Jersey, para conversar com a populao e ver os danos causados pelo furaco Irene, que inundou extensas reas e obrigou evacuao de centenas de pessoas.

EUA Obama visita cidade afectada pelo furaco Irene

"O valor gasto supera o PIB de 2009 de 132 pases, incluindo Crocia, Cuba ou Iraque", sublinha a cadeia de televiso CNN.

PAQUISTO Chuvas torrenciais provocam 88 mortos

Pelo menos 88 pessoas morreram e quatro milhes foram directamente afectadas pelas chuvas torrenciais e consequentes inundaes que nos ltimos dias tm fustigado o Paquisto.
PUB

12

14 Setembro 2011

ANGOLA
Luanda a cidade mais cara do mundo

A capital angolana a cidade mais cara do mundo, sendo seguida por Tquio. O arrendamento de um T2 de luxo no mobilado pode chegar aos 5.129 euros mensais. Uma famlia de quatro elementos pode ter seis carros de luxo, cinco motoristas e pagar 20 mil euros por ms em empregados. Pagar 700 mil euros por uma festa de anos ou 7.000 por uma sada noite normal. Na lista das cidades mais caras do mundo, Paris ocupa o 27 lugar, Nova Iorque o 32 e Lisboa figura na 86 posio.

Caminhos-de-ferro de Benguela a funcionar ao fim de 18 anos


O ministro angolano dos Transportes considerou "histrica" a inaugurao dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), depois de 18 anos de paralisao, com a reabilitao de infra-estruturas orada em cerca de 1,4 mil milhes de euros. Augusto Toms discursava na cerimnia de inaugurao do CFB, que assinalou a entrada em funcionamento do troo Benguela-Huambo, em 350 dos 1.343 quilmetros de extenso, que engloba, alm de Benguela, as provncias do Huambo, Bi e Moxico, at fronteira com a Zmbia. A reabilitao dos Caminhosde-Ferro de Angola envolve a renovao e modernizao total da via, a reabilitao de pontes, a construo de estaes, novos sistemas de comunicaes, a renovao do

O Sindicato dos Jornalistas de Portugal exige que os autores das agresses aos jornalistas que faziam a cobertura da manifestao de sbado, 3, em Luanda, sejam identificados e punidos, declarou o presidente da entidade. A agresso fsica aos jornalistas, dois operadores de cmara da RTP frica, e a destruio das respectivas cmaras, bem como ao correspondente da Voz da Amrica, tambm despojado dos seus equipamentos de trabalho, foi alegadamente praticada por cidados que se encontravam civil e sem identificao, quando tentavam impedir os profissionais da comunicao social de

Autores de agresses devem ser identificados e punidos

Banco Mundial prev crescimento de 8% em 2012

O investimento pblico e o aumento do petrleo vai permitir a Angola crescer 8% no prximo ano, disse o economista do Banco Mundial para Angola e Moambique, Ricardo Gazel. O petrleo representa mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) de Angola, 80% das receitas estatais e mais de 90% das exportaes.

material circulante, nomeadamente locomotivas, carruagens e vages, novas oficinas e novos centros de formao profissional. De acordo com o ministro, alm dessas reformas, est tambm em curso a reforma legal, institucional e empresarial dos caminhos-de-ferro. "Contudo, o caminho a percorrer ainda bastante longo. Ainda assim, o comboio circulou de forma intermitente e no

regular at 1992. A circulao na linha principal paralisou completamente em 1993", referiu o governante angolano. A viagem realizada noite entre Benguela e Huambo levou pouco mais de seis horas, com o testemunho de governantes, jornalistas e convidados. "Penso que, no domnio das infra-estruturas em Angola, este pode ser considerado um dia histrico", disse o ministro.

Polcia faz detenes durante o julgamento de manifestantes


A polcia fez, no dia 8, detenes junto ao tribunal de Luanda onde esto a ser julgados 21 jovens detidos num protesto contra o presidente. "Iniciou-se o julgamento com uma questo prvia relacionada com a interveno de um mdico legista para apurar as
PUB

causas dos ferimentos que os polcias dizem ter", disse o advogado David Mendes Os detidos fazem parte de um grupo que no dia 3 realizou uma manifestao contra Jos Eduardo dos Santos e que resultou na deteno e ferimento de alguns participantes

e jornalistas. A polcia anunciou a deteno de 24 pessoas mas fontes prximas dos manifestantes falam em 50 detidos e a associao Human Rights Watch denunciou que 30 permaneciam incontactveis ou em paradeiro desconhecido.

Freguesia da Ilha comemora o Dia do Emigrante


Pag.17

Taxa de desemprego volta a descer


Pag. 15

Festa do Vinho repleta de gente


Pag. 17

Governo salva empresas e postos de trabalho


Pag. 18

O presidente do Governo Regional disse que a divulgao de mais dados relativos dvida da Madeira faz parte de uma estratgia concertada para alimentar o assunto na comunicao social do continente e distrair a opinio pblica sobre o estado em que os socialistas deixaram o pas. O Jornal de Notcias e o Dirio de Notcias davam conta de que o dfice pblico nacional de 2011 vai sofrer um desvio por causa da Madeira no de 277 milhes de euros mas de 500 milhes, que assim poder passar dos 6%. O Executivo madeirense, atravs do secretrio regional das Finanas, Ventura Garcs, esclareceu que estes valores, tm a ver "com uma con solidao com efeitos contabilsticos". Pag. 14

Aeroportos recebem certificao de higiene e segurana


Pag. 15

Trs vinhos portugueses fazem parte do grupo dos 25 melhores do Mundo, entre eles o Madeira Verdelho Henriques & Henriques, na opinio valisada da revista especializada Decanter, o que demonstra bem a potencialidade dos nossos vinhos no segundo maior mercado europeu, Reino Unido, com cerca de 61 milhes de habitantes.

Regio pode gerir RTP Madeira

Pag. 20 e 21

Pag. 16
PUB

14 Setembro 2011

14 Com o apoio do Jornal da Madeira e da Lusa

Jardim diz que existe mobilizao contra a Madeira


Um ferido em exploso de gs
Um ferido ligeiro foi o resultado de uma exploso de gs numa residncia situada na Travessa dos Reis, no Funchal. Segundo os Bombeiros Voluntrios Madeirenses, a exploso foi originada por uma fuga de gs e provocou queimaduras numa senhora de 79 anos.

"Falar da dvida a conta-gotas distrair a opinio pblica"


O presidente do Governo Regional disse que a divulgao de mais dados relativos dvida da Madeira faz parte de uma estratgia concertada para alimentar o assunto na comunicao social do continente e distrair a opinio pblica sobre o estado em que os socialistas deixaram o pas. "O que se est a passar foi aquilo que j avisei o povo madeirense - mobilizar-se a comunicao social do continente, mobilizar-se, agora, at neste caso, os prprios sectores da Unio Europeia que so afectos Internacional Socialista e que esto a trabalhar neste grupo da troika, a Maonaria mobilizou tudo quanto podia em termos de utilizar este perodo para atacar a Madeira", salientou Alberto Joo Jardim ao Jornal da Madeira. O Jornal de Notcias e o Dirio de Notcias davam conta de que o dfice pblico nacional de 2011 vai sofrer um desvio por causa da Madeira no de 277 milhes de euros mas de 500 milhes, que assim poder passar dos 6%. O Executivo madeirense, atravs do secretrio regional das Finanas, Ventura Garcs, esclareceu que estes valores, tm a ver "com uma consolidao com efeitos contabilsticos" na assuno de parte do dfice da empresa que gere o sector da Sade (SESARAM) e dos encargos de uma empresa privada concessionria de estradas (Viamadeira) pelos servios prestados em 2009 e que o Governo decidiu extinguir, a 30 de Junho, a Parceria Pblico Privada, e no foi dvida nova contrada em 2011. Alberto Joo Jardim diz ainda que, at s eleies de Outubro, "o ataque Madeira ser constante", nomeadamente na questo da dvida, visto j ter assumido que a mesma no vai alm de um Oramento Regional que de 1,5 mil milhes de euros. "At as eleies eles vo abordar o assunto pelo menos mais trs vezes", disse. O lder regional reconhece que "isto torna a situao bastante difcil" e lamenta que "os titulares dos principais rgos de Estado tenham deixado as coisas correr, o que constitui um mau sinal para a Repblica Portuguesa". "Vamos enfrentar essa gente toda como meu hbito. Ou pensam que vou jogar a toalha ao cho?", desafiou Alberto Joo Jardim.

Vandalismo na Avenida
Um dos bebedouros instalados ao longo da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses foi alvo de vandalismo. Esta no a primeira vez que diverso material (caixotes do lixo, focos de luz e bebedouros) vandalizado naquela Avenida.

JSD incentiva ao empreendedorismo


O presidente da JSD-Madeira, Jos Pedro Pereira, apelou aos jovens para apostarem no empreendedorismo na agricultura e no turismo ecolgico, uma vez que "h apoios comunitrios que constituem uma oportunidade para a juventude criar o seu emprego".

PTP preocupado com desemprego


Jos Manuel Coelho disse ter ouvido trabalhadores do Hotel D. Pedro Garajau "queixarem-se de despedimentos" por causa da "crise no turismo". O lder do PTP disse que as pessoas esto "apreensivas porque muitas j trabalham no hotel h vrios anos e, se forem despedidas, temem no arranjar trabalho noutros stios".

Ponta do Sol "caou" novos talentos


A marginal da Ponta do Sol recebeu mais uma edio do concurso "Caa Talentos", integrado nas Festas do Concelho. Com 21 participantes, divididos pelas modalidades dana, pintura, voz e instrumento, os concorrentes promoveram uma noite artstica que atraiu a ateno de diversas pessoas.

Vinho Madeira est mais protegido


O Vinho Madeira um dos produtos abrangidos pelo pedido de registo e proteco de smbolos nacionais que Portugal solicitou junto da Organizao Mundial da Propriedade Intelectual. O objectivo proteger smbolos, como o escudo e a bandeira, de modo a evitar o seu uso indevido, nomeadamente em produtos contrafeitos. Fonte do Ministrio dos Negcios Estrangeiros explica que produtos como o Vinho Madeira, o azeite e o Vinho do Porto tm sido cada vez mais copiados em pas como o Brasil, o Peru, a Bolvia, a ndia, o Panam, o Mxico, a Ucrnia e a Moldvia. Com este registo, que se encontra previsto na Conveno da Unio de Paris, deixa de ser autorizada a utilizao dos smbolos nacionais em produtos que no tenham, de facto, origem portuguesa.

Santana com Gala de Excelncia


Pela primeira vez, a Autarquia de Santana levou a cabo a Gala de Excelncia na Educao, Desporto, Interveno Social e Cultura do Concelho. Foram objecto de homenagem vrias dezenas de personalidades. O presidente da autarquia referiu que muitas vezes a excelncia no notcia e que no futuro a gala ter mbito internacional em virtude do municpio ser Reserva Mundial da Biosfera.

So Paulo vai ter nova praceta


J se encontra aberto o concurso pblico para a construo de uma praceta na localidade de So Paulo, na Ribeira Brava. O projecto prev um anfiteatro, um parque infantil e estacionamentos. O espao integrar trs zonas distintas com usos diferenciados: uma zona aberta e polivalente, onde ser criado um anfiteatro, uma zona destinada a parque infantil e uma zona reservada ao estacionamento.
PUB

14 Setembro 2011

15 Com o apoio do Jornal da Madeira e da Lusa

Aeroportos recebem certificao de higiene e segurana


Os Aeroportos da Madeira e de Porto Santo receberam o certificado "Hygiene Monitored" pela SGS - Socit Gnrale de Surveillance, empresa reconhecida internacionalmente no domnio de servios de inspeco, verificao, anlise e certificao. De acordo com Duarte Ferreira, administrador da ANAM, o trabalho para a obteno desta marca teve incio em Novembro com a realizao de um programa de auditorias da HACCP, onde se procedeu ao levantamento e avaliao de boas prticas de Higiene e Segurana Alimentar das suas unidades de cafetaria, restaurao e catering. Passados oito meses, os Aeroportos da Madeira, no seu todo e cada uma das unidades de restaurao, obtiveram a referida certificao sendo este "o culminar de um esforo dos nossos parceiros para irem ao encontro das exigncias dos seus/nossos clientes e para a melhoria de um servio que se quer de qualidade", adiantou o responsvel, acrescentando que esta marca, "para alm de significar mais um momento de reconhecimento obtido por parte de uma entidade independente, o garante do nosso empenho em continuar a servir as companhias areas, os passageiros e utentes com um elevado ndice de qualidade, dando assim mais um passo rumo excelncia". Foi com a palavra "excelncia" que a secretria regional do Turismo e Transportes, presente nesta cerimnia, utilizou para falar do trabalho que tem sido desenvolvido na rea da certificao de qualidade dos seus servios. "A excelncia hoje e tem sido, ao longo do presente mandato do Governo Regional, uma prioridade absoluta no apenas da Secretaria Regional do Turismo e Transportes mas tambm em todas as reas por si tuteladas", afirmou Conceio Estudante, sublinhando que "aquilo que comeou por ser uma estratgia de requalificao e de inovao na busca da melhoria contnua dos servios acabou por tornar-se um desafio permanente, partilhado pelas entidades, profissionais e colaboradores".

TAXA DE DESEMPREGO VOLTA A DESCER


A taxa de desemprego na Madeira baixou 0,4% no segundo trimestre de 2011, passando de 13,9 para 13,5%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatsticas (INE) e confirmados por Brazo de Castro. Assim a taxa de desemprego em Portugal desceu 0,3 pontos percentuais no segundo semestre de 2011, situando-se nos 12,1%. Relativamente aos dados da Madeira, o INE avana um valor de 13,5%, verificando-se, segundo o secretrio regional dos Recursos Humanos, "uma reduo de 0,4% na taxa da Regio, depois dos 13,9% que o INE indicou para o 1. trimestre". Segundo Brazo de Castro, "no que respeita s restantes regies do pas, as taxas variam entre os 9,5% do Centro e os 14,7% do Algarve. O secretrio regional dos Recursos Humanos esclarece que "os valores agora divulgados provm de um novo mtodo de clculo introduzido no incio deste ano, o que impede a sua comparao com os trimestres de anos anteriores.
PUB

ANUNCIE NO MAIOR JORNAL EM PORTUGUS NO REINO UNIDO / CONTACTE: 01842 764622 ou 01842 338610

14 Setembro 2011

16 Com o apoio do Jornal da Madeira e da Lusa

Forte de So Joo Baptista

Autarquia vai concluir obra


O Governo Regional da Madeira vai concluir a construo da unidade turstica do Forte de So Joo Baptista, em Machico, e posteriormente concession-la a privados, atravs de concurso pblico. A deciso foi tomada na ltima reunio entre o Governo Regional e a Cmara de Machico, conforme confirmou, em declaraes ao Jornal da Madeira, o presidente da autarquia.No encontro foi, segundo Emanuel Gomes, encontrada uma soluo para a desistncia do promotor em construir a unidade turstica, num projecto que inclua a requalificao do histrico Forte de So Joo Baptista. Um primeiro promotor candidatou-se ao concurso pblico lanado pelo Governo Regional para a construo, gesto e explorao do projecto, mas nunca passou do incio. O direito foi transferido,
PUB

aps negociaes entre os grupos privados, para um segundo promotor, que entretanto tambm desistiu. O Executivo madeirense deci-diu-se ento pela concluso da construo e pela concesso a privados do empreendimento, que tanto poder ter fins tursticos como de alojamento vocacionado para a juventude. A outro nvel, foi confirmada na mesma reunio, a inteno do Governo Regional em avanar com a construo das instalaes paroquiais da igreja matriz de Machico, cujo contrato-programa dever ser, em breve, assinado com a Diocese. O projecto ser implementado num terreno adjacente igreja, que dever tambm acolher as futuras instalaes da Cmara Municipal e de um centro de dia. O projecto vai ser lanado durante o prximo mandato do Governo Regional.

A Maior Exposio Fotogrfica do Mundo no Funchal e Porto Santo


Os pontos estratgicos do Funchal e Porto Santo recebem at final do ms a "Maior Exposio Fotogrfica do Mundo", uma iniciativa da responsabilidade de Aurora Diogo, que "surgiu porque os locais estratgicos onde so colocadas as fotografias so de muita passagem, h muita afluncia de pessoas, e assim a fotografia est garantidamente visitada". O trabalho chama a ateno das pessoas para a fotografia e apela reflexo do objecto fotografado. "Apesar de conhecer muito pouco do Funchal, acho que foi uma excelente ideia trazer aqui a exposio. Depois de eu conhecer melhor a cidade, fiquei mais entusiasmada ainda", confidnciou a autora ao Jornal da Madeira.

Regio pode gerir a RTP-M


Alberto Joo Jardim mostrou abertura para discutir uma gesto partilhada do Centro Regional da RTP/RDP com o Governo da Repblica, tal como foi sugerido pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, aquando da audio na Comisso Parlamentar de tica, Cidadania e Comunicao. "Se o Governo da Repblica tem essa ideia, que faa uma proposta concreta por escrito em que diga quais as competncias e quais as responsabilidades financeiras e temos a uma base de trabalho", declarou o presidente do Governo Regional.

14 Setembro 2011

17 Com o apoio do Jornal da Madeira e da Lusa

Urbanismo de Santa Cruz sem lista de espera


Em Santa Cruz praticamente no existem processos pendentes na rea do Urbanismo. Os projectos que entram nos servios de Urbanismo e so despachado dentro dos prazos legais, garante o autarca Jos Alberto Gonalves. At h poucos anos, os processos avolumavam-se mas a criao de equipas de gesto de procedimentos, pelo executivo municipal, resolveu o problema. De tal maneira que, neste momento, salvo uma ou outra excepo, os processos que esto a aguardar licenciamento no Urbanismo esperam apenas que se cumpram os prazos estipulados legalmente ou ento esto dependentes de parecer de uma entidade exterior. Neste momento, o cenrio praticamente de zero pendncias. O presidente da Cmara de Santa Cruz elogia o trabalho das equipas de procedimento, criadas h cerca de dois anos com o objectivo de acompanhar, freguesia a freguesia, os projectos, desde a sua entrada nos servios at ao licenciamento e, depois, execuo no terreno.

FESTA DO VINHO REPLETA DE GENTE


A ocupao hoteleira na Regio Autnoma da Madeira, prevista para Setembro, representa uma subida de 16 pontos percentuais face ao mesmo perodo do ano passado. A Secretaria Regional do Turismo e Transportes garante que "na sondagem que repetimos esta semana houve um aumento de 6%, o que significa que estamos com uma taxa de ocupao de 76%, o que d mais 16% que o ano passado". Conceio Estudante defendeu que o leque de actividades da regio o grande impulsionador destes dados, referindo-se Festa do Vinho Madeira, na VIII Semana Europeia.

Freguesia da Ilha comemora o Dia do Emigrante


A freguesia da Ilha homenageou em Agosto os emigrantes madeirenses daquela localidade, numa iniciativa assinalada pela Casa do Povo, em Santana, e que registou enorme afluncia. O Dia do Emigrante surgiu como tributo aos que, por razes diversas, procuraram melhores condies de vida noutros pontos do mundo. Antnio Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, referiu que "esta uma forma de gratificar e homenagear os emigrantes". De entre as vrias iniciativas, o destaque foi para a componente formativa, expressa atravs de uma conferncia intitulada " Passos para criar uma empresa rural". As actividades ldicas que tiveram lugar ao longo do dia, incluram uma caminhada com incio na Casa do Povo da Ilha, seguindo o trajecto - Miradouro do Cabeo do Resto - Cova dos Moleiros e chegada ao Polidesportivo local. Ainda de manh decorreram os Jogos Tradicionais, bem como a transmisso em directo da freguesia da Ilha, do programa "Msicas do Arco da Velha" da Rdio Festival. A Igreja local acolheu a celebrao da missa dominical em honra a Nossa Senhora do Rosrio. Depois houve festa rija.

PUB

14 Setembro 2011

18 Com o apoio do Jornal da Madeira e da Lusa

Vice-presidente do Governo Regional afirma que


Cais do Funchal acolheu ExpoJovem
O Cais do Funchal foi palco da edio deste ano da ExpoJovem, uma iniciativa dirigida maioritariamente aos artistas e jovens empreendedores madeirenses. O cartaz englobou aces relacionadas com o ambiente, com a preveno da toxicodependncia, entre outras temticas.

Governo salva empresas e postos de trabalho


O Governo e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) esto a desenvolver um papel decisivo para a salvao de empresas e de postos de trabalho, disse o vicepresidente do Governo Regional da Madeira. "Quando se fala em spreads de 8% e em taxas de juro de 11 e 12%, estes incentivos que o Governo Regional vem concedendo s empresas, substituindo o papel dos bancos, deixam-nos de conscincia tranquila em relao ajuda que estamos a dar no s para a sobrevivncia de muitas empresas como tambm em relao manuteno de muitos postos de trabalho", realou Joo Cunha e Silva na inaugurao de uma empresa de solues informticas no Funchal. "Nesta altura que de preocupao para muitos, e com razo, bom salientar que o Governo e o IDE tm feito de banca", disse, acrescentando que o apoio que "damos levou a que, no ano passado, se candidatassem mais de 600 empresas". Este ano, j na primeira fase, "temos 551 empresas inscritas. Aberta a segunda fase, esta garantir uma procura muito superior do ano passado". No entender de Joo Cunha e Silva, significa que "estamos a ajudar, e muito, muitas empresas e muita gente a manter os seus postos de trabalho. Realo que, antigamente, era a banca que fazia isto e estamos ns a fazer agora". "Foi uma surpresa que no pico da crise, no ano que passou, aparecessem 200 projectos de investimento", adiantou ainda. "Desses 200 projectos, 25% so de empreendedorismo, o que deixa bem claro o caminho que os empresrios da Regio querem seguir". Joo Cunha e Silva aproveitou a ocasio para garantir que o Governo Regional continua empenhado "muito profundamente em ir buscar verbas Unio Europeia e canaliz-las para as empresas, ajudando as pessoas a manter os postos de trabalho".

Construo de Escola das Romeiras aprovada


O Conselho de Governo acaba de aprovar a construo da nova Escola Bsica do 1 Ciclo com Pr-Escolar das Romeiras, na freguesia de Santo Antnio, que ir abranger 282 crianas.

Funchal acolhe Jornadas de Enfermagem


O Funchal prepara-se para ser palco das primeiras Jornadas de Enfermagem em Cuidados Intensivos Neonatais e Peditricos da Regio. Este um evento cientfico, subordinado ao tema "Gerir Competncias para Melhor Cuidar" e organizado pela Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Peditricos. Decorre entre 29 e 30 de Novembro, no Hotel Meli.

Governo manda canalizar Ribeira do Faial


O Conselho do Governo resolveu adjudicar a obra de canalizao da Ribeira do Faial, ao Stio dos Moinhos, incluindo a construo do arruamento marginal, na freguesia do Faial, concelho de Santana.

Grupo de folclore do Porto da Cruz na Blgica


O Grupo de Folclore da Casa do Povo do Porto da Cruz deslocou-se Blgica, para participar num festival internacional de folclore.

Novo Museu da Baleia j abriu


J se encontra em funcionamento o novo Museu da Baleia, na freguesia do Canial, concelho de Machico, um espao nico na Europa, desenvolvido com o objectivo de responder ao elevado nmero de visitantes que procuram o museu da vila.

Arquivada queixa do DN-Madeira contra o Martimo


A Entidade Reguladora para a Comunicao Social (ERC) deliberou "no dar seguimento" a uma queixa do Dirio de Notcias da Madeira contra o Martimo por "alegada recusa de emisso de credencial".
PUB

Os alunos finalistas do curso de cozinha da Escola de Turismo e Hotelaria da Madeira estiveram no Mercado dos Lavradores para valorizar o produto agro-alimentar da Regio. As Salsichas e o Bacon da Santagro estiveram em destaque, sempre acompanhados pelos produtos da Banamadeira, Fbrica de Mel de Cana do Ribeiro Seco, Santagro e SantoQueijo, que foram trabalhados com a mestria do jovem cozinheiro Daniel Ascenso da Silva do Meli Madeira Mare.

14 Setembro 2011

19

COMUNIDADES
No Chocolate Mirror

MULHERES PORTUGUESAS RENEM-SE EM THETFORD


Um grupo de senhoras de Thetford e arredores reuniram-se num jantar de confraternizao no Caf Restaurante Chocolate Mirror, tambm em Thetford, num ambiente alegre e de grandes conversas. Os temas principais foram, por ventura, o homem, a moda, as crianas e tantas outras coisas que afectam a mulher de hoje em dia. O jornal As Notcias esteve l e registou o momento com esta reportagem fotogrfica.

Manecas, Carla e Manuela

Joo, o chef, e Guilherme, o proprietrio Paula, Zana e Gi

Mnica Sandra e Carina

Ana, Elsa e Rosa

Elsa, Manecas e Rosa


PUB

20

14 Setembro 2011

DESTAQUE DA QUINZENA
Decanter World Wine Awards

TRS VINHOS PORTUGUESES SO OS MELHORES DO MUNDO


"O pas para o qual os consumidores e especialistas devem estar atentos Portugal"
- afirma o Decanter, uma das mais importantes revistas de vinhos no Reino Unido e no mundo
Trs vinhos portugueses fazem parte do grupo dos 25 melhores do mundo, segundo a revista especializada Decanter, o que demonstra bem a potencialidade dos nossos vinhos no segundo maior mercado europeu (Reino Unido) com cerca de 61 milhes de habitantes. O Bacalhoa Moscatel 2004 o melhor vinho licoroso a menos de 10 libras (11 euros), o Tagus Creek Shiraz e Trincadeira 2010 o melhor tinto de mistura a menos de 10 libras e o Madeira Verdelho Henriques & Henriques 15 anos o melhor vinho licoroso a mais de 10 libras. Sarah Amed, crtica de vinhos que recebeu em nome da Falua, disse que os jris "ficaram encantados" com o Tagus Creek, por ser "muito fresco e aromtico e possuir carcter para um vinho deste preo". Hugo Campbell, importador e director da Ehrmanns wines, explicou que o "estilo portugus de moscatel est a tornarse mais conhecido no mercado britnico pela elevada relao qualidade-preo", como o Ba-

PUB

14 Setembro 2011

21

DESTAQUE DA QUINZENA
calhoa, que custa cerca de nove libras (10 euros), "tendo em conta que estes vinhos so envelhecidos cerca de seis anos". Para Humberto Jardim, administrador, este mais um prmio internacional para os vinhos da Henriques & Henriques, produtor de vinho da madeira que j tinha sido galardoado h dois anos pela Decanter, algo que admite ser "benfico" para as vendas, embora no tenha quantificado. Este ano, Portugal igualou a Frana, pas tradicionalmente reconhecido pelos seus vinhos, no nmero de prmios internacionais e ultrapassou-a no total de medalhas atribudas netsa edio. O jri da Decanter avaliou no total 12.254 candidatos, dos quais 237 foram distinguidos com medalhas de ouro e 118 receberam trofus regionais. Na lista dos vencedores internacionais esto tambm vinhos franceses, italianos, espanhis, neo-zelandeses, argentinos e, surpreendentemente, um chins, vencedor do prmio internacional de tinto varietal Bordus a mais de 10 libras. Frana foi o pas produtor com maior nmero de prmios e Espanha concorreu com o maior nmero de vinhos (1.200), que receberam um recorde nacional de medalhas e distines (828). Mas a Decanter afirma que "o pas para o qual os consumidores e especialistas devem estar atentos Portugal, que ganhou prmios para mais de 84 por cento dos candidatos, incluindo trs trofus internacionais". Os vencedores dos prmios partem agora em digresso por uma srie de provas de vinho em 21 pases, incluindo o Brasil, Estados Unidos da Amrica, Frana, China e Rssia. Ganham tambm o direito de usar para efeitos promocionais o prmio e um autocolante nas garrafas com um D dourado correspondente distino feita pela Decanter, cujo efeito nas vendas substancial. Hugo Campbell revelou que uma recomendao como esta pode impulsionar as vendas em "30 a 40 por cento". A Decanter uma revista especializada em vinhos com milhares de leitores em mais de cento e cinquenta pases espalhados pelos quatro cantos do mundo, tendo lanado estes prmios internacionais em 2004, com grande sucesso. Humberto Jardim

Hugo Campbell

PUB

22

14 Setembro 2011

Carlos Gonalves Escreva para: geral@asnoticias.co.uk


Por JDeputado do PSD OS BANDEIRA
josebandeira@hotmail.co.uk pela Emigrao

O Parlamento e o papel das Comunidades Portuguesas


Passados cerca de dois meses do final da campanha eleitoral para as eleies legislativas, o principal balano que fao da mesma, resultante do contacto que tive com os nossos compatriotas durante as visitas que efectuei a diversos pases europeus, nomeadamente Alemanha, Sua, Reino Unido e Frana, foi a de que todos esses portugueses estavam genuinamente preocupados com a situao difcil que Portugal atravessa. Se certo que no esqueciam as questes mais tradicionais que, infelizmente, se repetem sistematicamente, como o caso do ensino do portugus, com os sucessivos atrasos no inicio dos anos lectivos ou a ausncia de professores ou o caso dos problemas relacionados com o movimento associativo, todos eles me transmitiam a sua apreenso pela situao
PUB.

econmica vivida em Portugal e demonstravam uma enorme vontade de contribuir para participar numa soluo para a sada da crise. Neste sentido congratulo-me, apesar de reconhecer que o Programa do Governo j o reconhecia, pela conscincia que parece agora estar a consolidar-se da importncia que as Comunidades possuem para ajudar Portugal a encontrar novamente um rumo de sucesso que permita ultrapassar a grave situao a que foi conduzido pelos Governos socialistas. Como deputado sempre defendi que a Assembleia da Repblica deveria ter em maior considerao esta realidade e este potencial, tantas vezes pouco aproveitado por Portugal, que existe nas Comunidades Portuguesas. Essa minha luta embateu, quase sempre, na

indiferena e no desinteresse de outros parlamentares que verdadeiramente no conseguiam entender a evoluo verificada na nossa dispora. Neste sentido, eu e os meus colegas de bancada tivemos oportunidade de reafirmar essa mesma importncia durante as reunies que temos tido no mbito da Comisso de Negcios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas tendo em vista a elaborao do Plano de Actividades para a prxima Legislatura, de forma a dar a esta rea da Governao o destaque que realmente merece. Assim, e dando seguimento a toda uma postura de apoio s Comunidades, o GP PSD apresentou, esta semana, a proposta da constituio de uma subcomisso das Comunidades Portuguesas procurando dar expresso a todo o seu traba-

lho em prol das nossas Comunidades espalhadas pelo mundo, reconhecendo nelas uma extenso do nosso pas e um actor fundamental, nestes tempos de maior dificuldade, em termos polticos, econmicos, sociais e culturais. No escondo que foi com alguma surpresa que, aps a apresentao da nossa proposta na reunio da Comisso de Negcios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas se ouviu um conjunto de intervenes bastante positivas sobre o valor e o papel dos portugueses que residem no estrangeiro mas que no momento de realmente apoiar a nossa iniciativa nada de concreto adiantaram preferindo guardar as suas posies para momentos posteriores. O PSD vai assim ao encontro de tudo aquilo que tem defendido nesta matria e daquilo com que se comprometeu na cam-

panha eleitoral, demonstrando com esta proposta uma forma, realmente diferente, de ver e entender as Comunidades, conseguindo passar dos simples discursos de circunstncia para verdadeiras aces com impacto. Esta foi sempre a minha postura e a atitude agora tomada a melhor resposta para aqueles que chegaram a argumentar, durante o perodo de formao do actual Governo, que o PSD teria a inteno de acabar com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Na verdade, nunca tivemos essa inteno e provamos agora que at queremos ir bem mais longe para defender os interesses de todos os portugueses residentes no estrangeiro.

Carlos Gonalves

14 Setembro 2011

23

COMUNIDADES
Observatrio continua a falhar contagem de portugueses
O Reino Unido ocupa a oitava posio no ranking dos pases que mais emigrantes lusos acolheu entre 2000 e 2010, seguindo-se Frana, Brasil, Estados Unidos, Sua, Canad, Espanha e Alemanha. Os dados so revelados num estudo elaborado pelo Observatrio da Emigrao e agora tornado pblico. O documento apresenta um total de 87 mil residentes portugueses, um nmero largamente ultrapassado por outras estatsticas, que firmam a comunidade lusa em cerca de 600 mil pessoas. Dados da Segurana Social e dos Consulados de Portugal referem que, na sua totalidade, residem em terras de sua majestade perto de 600 mil portugueses, um nmero j antes avanado pelo jornal As Notcias. At porque o Consulado de Portugal confirmava City de Londres, em 2004, num comunicado a que o jornal teve acesso, a existncia de 588.500 residentes portugueses. Confrontado com este nmero, o Observatrio da Emigrao garantiu que os dados publicados, que contam apenas 87 mil portugueses, tm como base o Instituto de Estatsticas Britnico e que no de sua responsabilidade confirmar a veracidade dos mesmos. "Limitamo-nos a publicar a informao que nos chega apesar de, num outro documento, tambm contarmos 170 mil portugueses registados nos Consulados", disse Filipa Pinho, do Observatrio, ao As Notcias. A esses 170 mil registados nos Consulados somam-se todos os outros que, sem se encontrarem inscritos, efectuam descontos para a Segurana Social e beneficiam de apoios

sociais por parte do Estado britnico. Questionada sobre o impacto que este nmero poder ter na perda de apoios por parte das instituies que prestam servio social aos portugueses residentes no Reino Unido a investigadora e coordenadora do Observatrio remeteu para a prpria comunidade a respon-

sabilidade de apresentar dados relativos sua presena. O Observatrio da Emigrao, criado em 2008 com base num protocolo entre a DirecoGeral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e o Centro de Investigao e Estudos de Sociologia do Instituto Universitrio de Lisboa, confirma assim a falta de rigor dos

trabalhos que torna pblicos. Recorde-se que o organismo, que visa produzir e disponibilizar informao sobre a evoluo e as caractersticas da emigrao e das comunidades portuguesas, recebe anualmente uma verba de 300 mil euros, oriunda do Estado portugus. Lisa Ferro
PUB

24

14 Setembro 2011

COMUNIDADES

Festa da Gastronomia leva sabores lusos a Jersey


O melhor dos sabores portugueses esteve em destaque na ilha de Jersey entre 25 e 29 de Agosto. As espetadas tradicionais da Madeira, o frango no churrasco e o bolo de caco poncha tradicional da Madeira foram os ingredientes principais da Festa Gastronmica Portuguesa, uma iniciativa que contou com milhares de visitantes. Mais do que usufruir das mais caractersticas iguarias da culinria lusa, acompanhadas de vinho e cerveja igualmente nacionais, quem passou pelo recinto pde assistir a um leque variado de espectculos. Pelo palco passaram o cantor madeirense lvaro Proena e o projecto portugus Teclas Vivas. Um dos momentos altos do certame foi, no entanto, protagonizado pelo humorista Fernando Rocha, apesar da linguagem utilizada no ter agradado a algumas das famlias presentes.

PUB

26

14 Setembro 2011

FIGURA D A QUINZENA

A maravilhosa MADALENA
Hoje venho falar da Madalena. Mas quem a Madalena? Trata-se da chef responsvel pela cozinha do bar-restaurante Sintra. A minha amiga Madalena Fernandes nasceu perto de Valpaos, distrito da Vila Real h 37 anos, no seio de uma famlia humilde. Aos 14 anos rumou para Lisboa em busca de um futuro mais risonho. Foi tomar conta de uma senhora j doente (em estado terminal) que viria a falecer dois anos mais tarde. A experincia foi muito difcil para a Madalena, que era ainda uma criana. A D. Ivone, assim se chamava, foi como uma segunda me. Com frequncia, desmaiava em plena via pblica, tal o seu estado de debilidade. Madalena no teve tempo para ser criana. O companheiro da D. Ivone deixou-a quando se apercebeu do seu estado de sade. Madalena teve de lhe dar todo o apoio fsico e psicolgico. Foram dois anos curtos mas muito intensos. Apoiavam-se mutuamente. A
PUB

D. Ivone tratava a Madalena como se fosse da famlia, apesar de ter j duas filhas. Entre outras coisas, ensinou-a a cozinhar, embora a Madalena j tivesse umas noes. Recorda-se da D. Ivone com saudade e emoo. No primeiro Natal que passou com a famlia de acolhimento, a sua "me" pediu-lhe que fizesse o jantar dessa noite. Com a ajuda possvel da D. Ivone, Madalena, com 15 anos, preparou o jantar. Recorda-se para sempre: espargos de entrada e bacalhau assado com pur de batata a seguir. Para a sobremesa fez bavaroise de anans. Foi aplaudida no final do jantar. Mas o melhor estava para vir. Quando abriram os presentes, a pequena Madalena nem queria acreditar! Tinha sido contemplada com uma camisola vermelha da Benetton. Habituada que estava a receber modestos presentes, quase insignificantes, ficou emocionada, sobretudo pelo carinho envolvente da famlia da D.Ivone.

Foram dois anos muito ricos que a fizeram crescer muito rapidamente. O desaparecimento da sua "me" foi um abalo muito profundo para a Madalena que teve de se recompor. Foi trabalhar para uma pastelaria no centro de Lisboa, onde esteve seis anos ao balco mas dando uma "mozinha" na cozinha sempre que necessrio. J nessa altura se interessava por tudo o que se relacionasse com culinria. Decidiu ento " voltar aos livros" noite, tendo concludo o ensino secundrio. Apesar de na altura ter uma vida estvel desejava algo mais. Decidiu vir para Londres em 2002. Comeou por trabalhar no antigo Caf Portuglia. Situando-se o bar-restaurante Sintra em frente, era l que fazia as compras para o restaurante e tambm para si. Foi assim que conheceu os proprietrios do Sintra que a convidaram para trabalhar, caso um dia deixasse o Caf Portuglia. F-lo pouco tempo depois porque sentiu que no Sintra poderia

progredir. Comeou por trabalhar no balco (e quando necessrio j ajudava na cozinha). Passou um ano. Paulatinamente, foi assumindo maior protagonismo at assumir as funes de chef de cozinha na sua plenitude. Ainda hoje assim. Sempre gostou de cozinhar. Nos seus dias de folga come fora, a menos que haja algum evento especial que a leve a cozinhar. Gosta de peixe grelhado. Quando est no exerccio da sua actividade gosta de fazer assados, pratos tpicos da sua regio como cordeiro assado, arroz de pato e bacalhau com natas (que aprendeu com a D. Ivone). Quando vai a Portugal "perde-se" por peixe. Em Valpaos "mergulha" na

comida tradicional da regio. Aprecia o po, os enchidos e o folar. J foi a restaurantes franceses, chineses, italianos e at polacos mas prefere a cozinha portuguesa, que define como rica, variada e muito saborosa. No Vero passa, pelo menos, duas semanas em Portugal e no abdica de uns dias de descanso na praia, que adora. Em Londres, quando est de folga gosta de passear, ir s compras, fazer jogging, ver televiso etc. Em relao ao futuro, Madalena no se abre muito. Para j, quer continuar a traba-lhar como at aqui e procurar ser feliz. S-lo- seguramente. A Madalena merece! Antnio Freitas

14 Setembro 2011

27

COMUNIDADES
1 Torneio de Pool lusfono de Londres
Entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, a comunidade de lngua Portuguesa em Londres ir disputar um torneio de pool que promete convencer os melhores jogadores. Entre 15 de Setembro e 15 de Outubro decorrem as inscries em diversos locais de convvio da comunidade. Cada inscrio tem o valor de 10 libras e a totalidade da receita reverte para os prmios anunciados num total de cinco. 1, 2, 3, Fair Play e Feminino. Envolvidas com particular destaque as comunidade dos council's de Lambeth e Brent (Post codes NW e SE),estando a final prevista para o Casa Nossa numa noite memorvel. Mais informaes onde esto afixados os cartazes do torneio.

Vera Verssima no Chocolate Mirror em Thetford

Best Seller portugus em Londres


O escritor portugus Luis Miguel Rocha, que recentemente editou o best seller A Mentira Sagrada e que esteve entre os mais vendidos no top de literatura do Reino unido, estar em Londres, a convite do Jornal PALOP. A conferncia de imprensa est marcada para dia 29 de Setembro entre as 15 e as 18h em 50, Beauchamp Place, Knightsbridge SW3 1NY

Emigrantes ainda podem participar em estudo da Universidade de Aveiro


A comunidade portuguesa ainda vai a tempo de participar no estudo que a Universidade de Aveiro est a elaborar sobre o impacto dos emigrantes no desenvolvimento do turismo no seu local de origem em Portugal. A iniciativa encontra-se a decorrer desde Julho, atravs de um processo de inquirio, e tem por base o perodo conturbado da economia nacional e o agravamento do desemprego. Os emigrantes portugueses podem participar e manifestar a sua opinio at 30 de Setembro, preenchendo um questionrio, disponvel online em www.facebook.com/Emigrantes Portugueses.

Empresrio portugus abre novo Rodizio em Clapham


O conhecido empresrio portugus Jos Reis abriu um novo Rodizio em Clapham High Street, que o As Notcias visitou para uma refeio. Para alm de um bom servio, regado com um bom vinho, e da companhia de outro empresrio muito conhecido da nossa comunidade, Domingos Cabeas, o jantar foi excelentemente servido, com destaque para a picanha e o frango assado, que estavam de lamber os beios. Parabns para este jovem empresrio que, depois de Farlsfield, soube escolher muito bem outro local para o seu novo restaurante

A estrela do reality show da TVI Secret Story, Vera Verssima, estar em Thetford, no Chocolate Mirror, no prximo dia 8 de Outubro, acompanhada pelo DJ T-XL, para um show j muito falado na vila mais portuguesa de Norfolk. Quem estiver interessado deve efectuar as suas marcaes pelo telefone 01842 821 683
PUB

28

14 Setembro 2011

LAZER
CHEFE RUSSO COMIA CARNE HUMANA
Tinha apenas 21 anos e aborrecido com a vida tratou de atrair outro jovem atravs do Facebook e comeu-o em picadinho - transformando o corpo da presa, de 32 anos, em hambrgueres, croquetes e salsichas preparados com o requinte de um chef de cozinha, a sua profisso. A polcia de Murmansky, no noroeste da Rssia, prendeu um jovem de 21 anos acusado de ter matado e comido um homem que havia contactado atravs da Internet. O suspeito disse polcia ter conhecido a vtima, um homem de 32 anos, num site para encontros homossexuais. A 19 de Agosto o jovem convidou-o para se encontrarem na sua casa, onde o envenenou e cortou o seu corpo em pedaos. Outra verso que ter apunhalado a vtima at morte, e no envenenado. Quer tenha assassinado de uma maneira, quer de outra, o certo que durante uma semana comeu hambrgueres, croquetes e salsichas que ele prprio confeccionou com pedaos do corpo da vtima. De acordo com o site Lifenews.ru, o jovem gravou em vdeo a preparao de hambrgueres com a carne da vtima, que chegou a divulgar pela Internet. "A nica causa do homicdio foi o desejo de comer carne humana", declarou Fiodor Blioudionov, responsvel pelo Comit de Investigao de Novosti, citado por uma agncia local. O suspeito, que vai responder tambm por canibalismo, poderia ter j "atrado dezenas de pessoas", acrescentou.

Ningum disse que a manuteno de ar condicionado era trabalho fcil. Mas estes amigos acharam que lhe deveriam dar uma faceta mais radical. E l vai fruta! O que preciso equilibrismo e f em Deus!

Ouve l! O que o pai disse foi para tirarmos uma fotos e no para estares a a falar com a mida. Depois, quanto mais tempo estiveres a menos tempo temos para brincar. Se ela est assim to teimosa, vamos chamar o pai, por que est a pedir uns bons aoites. Sabes como o pai trata meninas desobedientes.
PUB

Numa reunio internacional de mulheres pela emancipao, contava uma das participantes: "Bom dia, o meu nome Karen, sou alem e disse ao meu marido: Franz, faz o jantar, quero um bife! No primeiro dia, no vi nada, no segundo no vi nada, mas no terceiro o Franz preparoume um delicioso roast-beef." Aplausos e grande ovao na sala! BRAAAAAVOOOO!!!' "Bom dia, chamo-me Carla e sou italiana. Um dia disse ao meu marido: Luigi, a partir de amanh, limpas a casa. No primeiro dia no vi nada, no segundo dia no vi nada, mas no fim do terceiro dia Luigi tinha aspirado toda a casa." Aplausos e ovao da sala. BRAAAAAVOOOO!!!' "Bom dia, chamo-me Michelle e sou francesa. Um dia disse ao meu marido: Franois, a partir de hoje lavas a roupa da casa. No primeiro dia no vi nada, no segundo dia no vi nada, mas no fim do terceiro dia Franois tinha feito quatro mquinas de lavar."Aplausos e ovao da sala. BRAAAAAVOOOO!!!' Bom dia, sou a Alzira e sou portuguesa. No ms passado, disse ao meu esposo: Oh Manel, a partir de amanh, lavas a loua todos os dias! No primeiro dia no vi nada, no segundo dia no vi nada, mas no terceiro j comecei a ver alguma coisinha do olho esquerdo...!

14 Setembro 2011

29

DESPORTO
Seleco Nacional

Ricardo Carvalho j ganhou quase um milho


Antnio Freitas

Fernando Tom
De frias em Setbal, o estdio do Bonfim , para mim, um "santurio" de visita obrigatria. Quando comecei a planear as minhas frias, um dos objectivos era entrevistar essa glria do futebol portugus, de nome Fernando Tom. Nascido no Porto, actualmente com 64 anos de idade e a exercer funes de coordenador do futebol de formao no Vitria de Setbal, Tom comeou a sua carreira no Vitria tendo-se estreado na equipa principal em 1965, pela mo do saudoso treinador Fernando Vaz. Dois anos mais tarde, na final da Taa de Portugal mais longa de sempre, Tom, formando dupla no meio-campo sadino com Vtor Baptista, venceu a Acadmica, tambm ela recheada de craques, como Toni, Artur Jorge e os irmos Campos, por 3-2. Ficaria mais trs temporadas no clube, ajudando a colorir as pginas mais brilhantes do Vitria de Setbal. Era impossvel mantlo na equipa por muito mais tempo dado o seu valor e o assdio constante dos grandes do futebol portugus. Transferiu-se para o Sporting e por l se manteve at ao final da poca 1975/76. Regressou ao Vitria para cumprir mais duas temporadas, indo terminar a sua carreira de jogador ao servio do Unio de Leiria, convidado por Felix Mourinho, onde cumpriu trs temporadas. Tom foi um extraordinrio jogador, capaz de fazer todas as posies em campo, forte a defender e a atacar. Apesar da sua categoria, Tom s se internacionalizou ao servio da Seleco por duas vezes, dada a forte concorrncia de jogadores " intocveis" como Jaime Graa, Coluna, Peres, etc. Considera como os momentos mais marcantes da sua carreira a estreia e a conquista da Taa pelo Vitria, alm das internacionalizaes. Os momentos mais tristes foram, alm das leses sofridas, a eliminatria perdida pelo Sporting nas meias finais da antiga Taa das Taas contra o Magdeburg, em que Tom teve a "deciso nos ps." Ao longo da sua vida, viu grandes jogadores mas elege Eusbio como o melhor de sempre. Perguntei-lhe por Pel. Responde, divertido, que foi ao Estdio Nacional ver um Portugal-Brasil mas no chegou a ver Pel jogar porque Vicente, simplesmente "secou-o". Fernando Tom, excelente conversador e simples no trato, tem em Fernando Vaz a sua principal referncia ou no tivesse sido ele o principal " arquitecto" dos tempos gloriosos do Vitria. No tenho a menor dvida de que Tom poderia ter ido mais longe dada a sua polivalncia e classe. Porm, s pode orgulhar-se da sua carreira onde granjeou amizades e simpatias. Recentemente a Cmara Municipal de Setbal prestou-lhe uma homenagem pela sua carreira e pelo cidado exemplar que . Tive a felicidade de privar vrias horas na sua companhia e pude comprovar a sua simplicidade e o bom conversador que sabe ser. Fernando Tom no grande... enorme! Sempre Vitria!

Depois das declaraes de Paulo Bento, que apelidou o central de "desertor", o jogador

do Real Madrid afirmou que "quem anda na seleco por dinheiro um mercenrio". O Record publica, no entanto, os valores ganhos por Ricardo Carvalho. Comecemos pelo incio. Ricardo Carvalho abandona o estgio da Seleco Nacional devido ao seu descontentamento em ver o seu lugar ocupado por Pepe. O central no avisa qualquer dirigente nem o seleccionador nacional e vai embora do hotel. Na conferncia de imprensa de anteviso do jogo frente ao Chipre, Paulo Bento dirige-se a Ricardo Carvalho como "desertor". As declaraes do treinador

portugus mereceram no dia a seguir a resposta do central. "Quem anda na seleco pago um mercenrio", afirmou o jogador do Real Madrid. O Record afirma, no entanto, que, embora os jogadores seleccionados no tenham um vencimento fixo para representarem a seleco nacional, a verdade que so muitos os milhares ganhos por quem veste a camisola nacional. Ricardo Carvalho representou as cores da Seleco Nacional por 75 vezes. No total, o jogador de 33 anos ter ganho cerca de 920 mil euros, em prmios de jogo, desde a sua estreia em Outubro de 2003.

Mourinho diz que no falou com Paulo Bento sobre Carvalho


O treinador do Real Madrid recusa alongar-se em comentrios sobre o caso Ricardo Carvalho por considerar que se trata de um assunto da seleco, mas nega que tenha falado com o Paulo Bento sobre o tema. "A nica garantia que o Real Madrid tem que o problema foi na seleco. Como tal, o clube no comenta, no contacta, no espera ser contactado e vive completamente isolado de um problema que existiu fora do seu contexto", disse Mourinho. "Nunca vi Paulo Bento comentar problemas que se passam no Real Madrid e problemas que se passam na seleco eu tambm no vou comentar", acrescenta, negando ter falado com o seleccionador para que no fosse feita participao UEFA, a qual podia resultar numa suspenso do defesa por trs meses. Mourinho afirma que no faz sentido que os clubes sejam prejudicados por problemas que ocorrem quando os jogadores no esto ao seu servio.

DOG TRAINING ESSEX CLUB


Professional and qualified dog trainer.AGILITY,OBEDIENCE (basic and advanced level),General training,Behaviour Consultation/Correction,Preparation for BH, SchHVPG & IPO,Levels 1, 2, 3 Puppy classes,VPG/IPO (Obedience/tracking/Pers pro adanced) One to one sessions or group sessions,Dog Training classes aren't for everyone, so private dog training sessions allow you to get the benefit of dog training classes, but in the comfort, of your own home

Home visits, Our field call Vitor Braga for further details 07554681220 www.uk9unit.co.uk

FastTrack Management Service (London) Ltd

COSTUREIRA PROFISSIONAL
(NA REA DE THETFORD)

Aceitam-se Encomendas
Rissis, Empadas, Bola de Fiambre e Queijo, Queijadas, Queques de Cenoura e muito mais... Contacte:

Procuramos pessoas para as seguintes reas:


Serventes, Armadores de Ferro Concrete Finishers, Carpinteiros de Cofragem,Manobradores de Mquinas (360, F Lift, Dumper, Gruistas ) Com o carto do Cscs ou CPCS Ligar Carla Monteiro 07879630568 Carla.Monteiro@Ftrack.co.uk

OFERECE-SE PARA TODO O TIPO DE TRABALHO DE COSTURA GRANDES E PEQUENOS CONTACTE MARTA 07503228168

Telefone: 07940335664

30

14 Setembro 2011

DESPORTO
FC Porto j no o terceiro melhor do mundo
Fbio Coentro compra carro de Anglico
O Ferrari California de 230 mil euros que o cantor tinha encomendado dias antes de morrer foi comprado pelo jogador do Real Madrid e entregue em Espanha no sbado passado, 3. O FC Porto j no o terceiro melhor clube do mundo. Quem o diz a Federao Interna-cional de Histria e Estatsticas do Futebol (IFFHS). No ranking mensal da organizao, os drages caram para o quarto posto, deixando-se ultrapassar pelo Manchester United. No que toca aos outros clubes portugueses presentes na lista, o destaque vai para a subida de 20 lugares do Benfica, que agora 17 classificado. Ao contrrio, o Sporting de Braga caiu 14 lugares e ocupa a 53 posio. O Sporting baixou uma posio no ranking da IFFHS, passando a ocupar o 64 posto. Nacional (268), Vitria de Setbal (368) e Vitria de Guimares (372) so os outros clubes portugueses representados. A classificao continua lidera-

Ronaldo o mais bonito

Cristiano Ronaldo foi eleito o jogador mais bonito da Liga Espanhola. J o antigo jogador do Benfica, Angel Di Maria, foi eleito o mais feio

Um golo de Alexandre Pato aos 24 segundos e outro de Thiago Silva nos descontos garantiram um ponto ao AC Milan, em Barcelona, no jogo grande da primeira jornada da Liga dos Campees.

AC Milan empata o Barcelona

David Luiz abre caminho vitria do Chelsea

Com Raul Meireles e Bosingwa no onze inicial para o jogo com o Manchester United, o Chelsea entrou a ganhar na Liga dos Campees, batendo por 2-0 o Bayer Leverkusen. David Luiz, regressado de leso, abriu caminho vitria, com um grande golo de p direito.

Portugal venceu primeiro round com a Rssia

A seleco nacional de futsal bateu a Rssia por 2-1, num jogo de preparao para a fase de qualificao para o Campeonato do Mundo, que vai decorrer no prximo ano, na Tailndia, e para o Campeonato da Europa, marcado para a Crocia.

da pelo Barcelona, frente do Real Madrid. O Atltico de Madrid, onde alinham os portugueses Tiago, Slvio, Pizzi, e o colombiano Falcao, foi o melhor clube do ms passado. Os "colchoneros" subiram 24 posies e ocupam agora o 34 lugar.

Top 10 1. Barcelona (331,0 pontos) 2. Real Madrid (309,0) 3. Manchester United (287,0) 4. FC Porto (264,5) 5. Inter Milo (244,0) 6. Schalke 04 (242,0) 7. Villarreal (240,0) 8. Vlez Sarsfield (237,0) 9. Manchester City e Bayern Munique (236,0)

Liga dos Campees

FC Porto vence Shakhtar Donetsk por 2-1


O FC Porto continua sem perder na jornada de estreia na Liga dos Campees. Esta tera-feira, 13, bateu no Drago o Shakhtar Donetsk, por 21, no arranque do Grupo G. O arranque dos "drages" at podia ter sido mais fcil: aos nove minutos, o rbitro alemo assinalou falta sobre James Rodriguez dentro da grande rea, mas Hulk, encarregado de marcar o penalti, disparou contra o poste direito da baliza de Rybka. O maior problema foi quando, dois minutos volvidos, Helton no conseguiu segurar um remate de William, aparecendo Lus Adriano a desviar para o golo da equipa ucraniana. A equipa azul e branca mandava j na zona intermdia, mas apertou ainda mais os "ferrolhos" junto sua grande rea, enquanto o Shakhtar vivia custa dos cinco brasileiros com tarefas bem definidas no contra-ataque, que provocaram um par de sobressaltos junto rea de Helton. E teve de ser " bomba", atravs de um potente remate de Hulk, de livre directo (aos 28 minutos) do "meio da rua", que a "muralha" quebrou, com o guardio ucraniano a ver a bola resvalar-lhe nas luvas.

Dois minutos depois, o avanado brasileiro "furou" a defesa em velocidade e estatelou-se no relvado, lance em que a equipa portista reclamou penalti. O rbitro alemo Flix Brych, muito inseguro j com um conjunto variado de erros de julgamento, no assinalou. Aos 40 minutos, o juiz germnico entendeu que o central

Rakitskiy cometeu falta grave (p em riste) sobre Joo Moutinho e mostrou-lhe o carto vermelho. Aps o reatamento, Defour no esperou dois minutos para tentar alvejar as redes contrrias, dando prova de que a insistncia ofensiva iria manter-se. Contudo, foram os estreantes James Rodriguez e Klber que resolverem o impasse.

Aos 51 minutos, quando o colombiano desceu pela esquerda, tirou um adversrio da frente e colocou no p do avanado brasileiro, que s teve de o encostar para fazer o golo. Klber podia ter feito novo golo, aps um soberbo passe de Moutinho, mas perdeu velocidade e rematou sem grande convico contra as

pernas de um defesa. At ao final, alm de uma srie constante de "tiro ao alvo" de fora da rea, registo para uma perda de Jadson, que se isolou, mas acabou por perder a bola, para um disparo barra de James na marcao de um livre frontal e para a expulso, aos 80 minutos, de Chygrynskiy, por acumulao de amarelos.

14 Setembro 2011

31

DESPORTO
Nadal critica organizao do Open Citroen cria carrinha de Tnis dos Estados Unidos de alta tecnologia
Rafael Nadal insurge-se contra a organizao do Open dos Estados Unidos. mais uma crtica a juntar-se ao coro contra o facto de a organizao ter obrigado os tenistas a entrar nos courts em condies atmosfricas adversas. "Fazerem-nos entrar no court enquanto chove inaceitvel, porque no se deve mentir a jogadores e adeptos. As duas partes so elementos fundamentais do espectculo e ambas merecem mais respeito", aponta Nadal. A competio tem estado quase parada h dois dias por causa da chuva que continua a cair em Nova Iorque, mas a organizao tentou retomar a jornada, ainda que sem sucesso, porque o bom tempo durou apenas cerca de 15 minutos. O tenista espanhol no se adaptou ao piso molhado e voltou ao jogo com o luxemburgus Gilles Muller a perder por 3-0 no primeiro parcial. "No devemos entrar em campo quando est a chover, mas se me mandarem jogar, tenho de ir. No justo. Ainda estava a chover quando os encontros foram retomados e o piso bastante escorregadio. Tambm importante preservar as melhores condies fsicas dos jogadores", sublinha. Nadal vai mais longe e aponta o dedo s organizaes dos torneios do Grand Slam de terem "demasiado poder", devido aos "interesses que gravitam em torno destes torneios".

Dar um novo sentido viagem. essa a ambio do novo Tubik, o carro-conceito da Citron. A nova carrinha tecnolgica quer recuperar o prazer da conduo e da aventura. Como? Com um veculo espaoso de nove lugares, recheado de detalhes que proporcionam conforto aos passageiros e novidades tecnolgicas, sem perder, no entanto, o aspecto "verde" e o desempenho do motor. O interior apresenta um esprito lounge. Os bancos, dispostos em trs filas, so independentes e possuem diversas possibilidades de ajuste. Alm da posio semi-deitada, a primeira fila pode virar-se para a estrada ou para a parte traseira do veculo. A segunda, que pode receber at trs ocupan-tes,

pode ser deitada totalmente e dobrada para virar uma mesa ou mesmo "desaparecer" abaixo da ltima fila. Aliada a essa mobilidade, es-to bancos em feltro, painis de porta forrados com seda e piso revestido em couro. O desenho exterior inspira-se nos novos modelos elctricos da Citron, enquanto o aspecto tecnolgico fica por conta do ambiente criado em torno do condutor, aquilo a que os designers chamam de cycloton (um nico trao circular que compreende o banco, o jogo de pedais, o volante, e a lmina virtual do pra-brisa). O motorista tem ao seu redor todas as informaes neces-srias para a navegao pelo mostrador virtual do pra-brisa ou na tela instalada no centro do volante.
PUB

ANUNCIE NO MAIOR JORNAL EM PORTUGUS NO REINO UNIDO CONTACTE: 01842 764622 ou 01842 338610

Bilhetes para o

Chelsea v Bayern Leverkusen


eo

Manchester United v Benfica


esto vossa disposio no Clube Cultural Telefone 07989 179 237

32

N 113 - Ano 5

14 Setembro 2011

CONTRACAPA
O SUCESSO E A INVEJA

Na nossa comunidade, e de uma forma geral, todos ns estamos proibidos de ter sucesso. E quem o tem perseguido e violado dos direitos por todos ns aceites e adquiridos por lei e pela natureza do ser. Especialmente no que diz respeito sua privacidade e opes de vida. Para alm dos inimigos de qualquer actividade em geral, para alm dos inimigos que qualquer ciso, desentendimento ou opo vai criando ao longo da nossa vida privada ou empresarial, assim que o sucesso reconhecido aparece de todo o lado a 'cambada' perseguidora e invisvel, que cobardemente se esconde atrs de formas vrias de comunicao, para dar cabo de quem teve a ousadia de fazer aquilo que s alguns conseguem - ter sucesso. Mas nem tudo o que parece. Se por um lado a inveja cria o inimigo invisvel, certo que aparecem tambm muitos bem sucedidos a juntar a sua voz 'cambada' e a juntarem-se caravana. No por inveja mas porque no conseguem aceitar que outros possam ter tanto ou mais sucesso que eles prprios. No por culpa dos bens sucedidos que hajam concorrentes, ou no, mal sucedidos. Que se cubram de dvidas a pessoal, finanas e fornecedores. Que se tenham de dar pessoal ou empresarialmente (ou naquilo em que se envolveram) insolvncia. Que para sobreviver tenham de colocar a empresa que labutam, sem sucesso, no nome de um familiar. E, consumidos os laos mais prximos, terem de actuar em nome de um amigo, namorada(o), empresa relacionada e, falta de uma soluo, vivam na total ilegalidade. No por causa dos bem sucedidos que se desenvolvem os frustrados, os incapazes, os ladres, os chulos, os drogados e todos os outros que nada mais fazem do que viver custa de outros e de expedientes. Na certeza porm de que, por causa do sucesso, est provado que nascem os invejosos.

A FRASE DA QUINZENA A administrao pblica o Pinquio que fugiu ao controlo do seu Geppetto
Marcelo Rebelo de Sousa
Professor e Comentador da TVI

Tranche de 11,5 mil milhes a caminho de Portugal

O presidente da Comisso Europeia anunciou em Estrasburgo que acabou de ser formalmente aprovada uma nova tranche de assistncia financeira a Portugal no valor de 11,5 mil milhes de euros.

Britnica alrgica ao marido teve gmeos


Enquanto muitas pessoas tm reaces a certas comidas, a britnica Rachael Sadler pode dizer que tem alergia ao marido. H cerca de nove anos, segundo o Daily Mail, descobriu que alrgica ao esperma de seu marido, o que os impedia de ter filhos. Aps gastarem mais de 70 mil libras em tratamentos, tiveram gmeos. Rachael conheceu o seu marido, Mark, em 1997. Casaramse cinco anos depois, na tentativa de aumentar a famlia. Aps seis meses de tentativas frustradas, o casal procurou um mdico, que no encontro nada de errado. Outros especialistas tambm no consguiram resolver o problema. Em 2006 o casal
PUB

realizou fertilizao in vitro, mas em todas as tentativas ela perdia o beb. Mais tarde foi descoberto que o corpo de Rachael atacava os bebs pois considerava as clulas de DNA de seu marido como um ser estranho. Depois de um longo tratamento para diminuir o nvel das clu-

las mortferas no seu corpo, Rachel conseguiu engravidar e deu luz gmeos. "Nunca aceitei que no poderia ser me. Estava determinada a fazer o que fosse preciso para ter um beb. Agora que consegui sinto-me completa", disse Rachel, em baixo com o marido e os gmeos.

Foras internacionais "empurram" afegos para o lado dos talibs O professor universitrio Daniel Pinu garante que actuao das foras internacionais no Afeganisto est a levar as pessoas a aproximarem-se dos talib. "A populao est entalada e a acautelar o futuro, que no sabe muito qual ".

100 anos do Acadmico do Porto

O Acadmico Futebol Clube, histrica colectividade desportiva situada no "corao" do Porto, acaba de assinalar o 100. aniversrio, orgulhoso do seu passado e com os olhos postos no futuro.

Primeiro troo de auto-estrada em Bragana j abriu

Os primeiros quilmetros de auto-estrada j abriram ao trnsito no distrito de Bragana, com a entrada em funcionamento da variante sul de Bragana, que vai custar entre 65 cntimos e 1,65 aos automobilistas.

Google lanou motor de busca de viagens de avio

A Google lanou nos Estados Unidos a primeira verso do seu servio de busca de voos com o qual pretende afirmar-se no mercado para disponibilizar as melhores tarifas de voos. Chama-se Flight Search.

You might also like