You are on page 1of 25

SADE DA MULHER

ENFERMAGEM UGB 5 PERODO/ TARDE ALUNAS: VIVIANE MENDONA HELENA TORRACA

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS

URETRITE GONOCCICA (GONORRIA) um processo infeccioso e inflamatrio da mucosa uretral causado pelo Neisseria gonorrhoeae (diplococo Gram negativo intracelular). Consiste num dos tipos mais freqentes de uretrite masculina. essencialmente transmitida pelo contato sexual. O perodo de incubao curto, variando de 2 a 5 dias. A incidncia maior nos indivduos jovens (entre 15 e 30 anos), sexualmente ativos e sem parceiro fixo.

O sintoma mais precoce da uretrite gonoccica uma sensao de prurido na fossa navicular que, gradativamente, vai se estendendo para toda a uretra. Aps 1 a 3 dias o doente j se queixa de ardncia miccional (disria), seguida por corrimento, inicialmente mucide que, com o tempo, vai se tornando mais abundante e purulento. Em alguns pacientes pode haver febre e outras manifestaes gerais de infeco aguda. Se no houver tratamento, ou se este for tardio ou inadequado, o processo se propaga ao restante da uretra, com o aparecimento de polaciria e sensao de peso no perneo; raramente h hematria no final da mico. Aproximadamente 70% dos casos femininos so assintomticos, no deixando, porm, de transmitir infeco aos parceiros sexuais.

URETRITES NO GONOCCICA So denominadas uretrites no gonoccicas (UNG) as uretrites sintomticas cujas bacterioscopias pela colorao de Gram e/ou cultura, so negativas para o gonococo. Vrios agentes tm sido responsabilizados por estas infeces, incluindo: Chlamydia trachomatis, Ureaplasma urealyticum, Candida albicans, Gardnerella vaginalis, Trichomonas vaginalis dentre outros. A C. trachomatis o agente mais comum de UNG. uma bactria, obrigatoriamente intracelular, que tambm causa o tracoma, a conjuntivite por incluso do recm-nascido e o linfogranuloma venreo. A transmisso se faz pelo contato sexual, sendo o perodo de incubao, no homem, de 14 a 21 dias. Estima-se que dois teros das parceiras estveis de homens com UNG hospedem a C. trachomatis no endocrvix e podem reinfectar seu parceiro sexual se permanecerem sem tratamento.

A UNG caracteriza-se pela presena de corrimentos mucides, discretos, com disria leve e intermitente. A uretrite subaguda a forma de apresentao de cerca de 50% dos pacientes com uretrite causada por C. trachomatis. Entretanto, em alguns casos, os corrimentos das UNG podem simular, clinicamente, os da gonorria. As mulheres infectadas pela C. trachomatis transmitem a infeco, porm raramente apresentam os sintomas tpicos. As uretrites causadas por C. trachomatis podem evoluir para: prostatite, epididimite, balanites, conjuntivites (por auto-contaminao).

SFILIS uma doena infecciosa causada pela bactria Treponema pallidum. Manifesta-se em trs estgios: primria, secundria e terciria. Os dois primeiros estgios apresentam as caractersticas mais marcantes da infeco, quando se observam os principais sintomas e quando essa DST mais transmissvel. Depois, ela desaparece durante um longo perodo: a pessoa no sente nada e apresenta uma aparente cura das leses iniciais, mesmo em casos de indivduos no tratados. A doena pode ficar, ento, estacionada por meses ou anos, at o momento em que surgem complicaes graves como cegueira, paralisia, doena cerebral, problemas cardacos, podendo inclusive levar morte.

A sfilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos rgos sexuais (cancro duro) e com nguas (caroos) nas virilhas, que surgem entre a 2 ou 3 semana aps a relao sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as nguas no doem, no coam, no ardem e no apresentam pus. Aps um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando pessoa a falsa impresso de estar curada. Se a doena no for tratada, continua a avanar no organismo, surgindo manchas em vrias partes do corpo (inclusive nas palmas das mos e solas dos ps), queda de cabelos, cegueira, doena do corao, paralisias. Em grvidas, poder causar aborto ou m formao do feto.

A sfilis congnita resultado da infeco do feto pelo Treponema pallidum, bactria causadora da sfilis. Essa infeco se d atravs da placenta de uma mulher grvida que esteja infectada pela sfilis. uma doena grave e pode causar m formao do feto, srias consequncias para a sade da criana ou at a morte. A sfilis pode se manifestar logo aps o nascimento ou durante os primeiros dois anos de vida da criana. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas esto presentes j nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criana infectada pode apresentar problemas muito srios, entre eles: pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas sseos, surdez ou retardamento. A doena pode tambm levar morte. H ocorrncias em que a criana nasce aparentemente normal e a sfilis se manifesta s mais tarde, aps o segundo ano de vida.

CANCRO MOLE Ulcerao (ferida) dolorosa com a base mole hiperemiada com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitlia externa, podendo comprometer tambm o nus e mais raramente os lbios e a boca, lngua e garganta causada pela bactria Haemophilus ducreyi. Estas feridas so muito contagiosas, auto inoculadas e por isso frequentemente mltiplas. Em alguns pacientes geralmente do sexo masculino, pode ocorrer infartamento ganglionar na regio inguino-crural (inchao na virlia). No rara a associao do cancro mole e duro.

O quadro clnico se manifesta por apresentar leses dolorosas geralmente mltiplas devido autoinoculao, odor ftido que quando removido apresenta tecido de granulao com sangramento fcil. No homem as localizaes mais frequentes so no frmulo e sulco balomo-prepucial, enquanto que nas mulheres atingem a frcula e face interna dos pequenos e grandes lbios.

HERPES GENITAL Herpes genital uma doena sexualmente transmissvel de alta prevalncia, causada pelo vrus do herpes simples (HSV), que provoca leses na pele e nas mucosas dos rgos genitais masculinos e femininos. Uma vez dentro de um organismo, dificilmente esse vrus ser eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas clulas do hospedeiro para sua replicao. Alm disso, como se esconde dentro das razes nervosas, o sistema imunolgico no tem acesso a ele. Existem dois tipos de HSV: A) O tipo 1, responsvel pelo herpes facial, manifestase principalmente na regio da boca, nariz e olhos; B) O tipo 2 que acomete principalmente a regio genital, nus e ndegas.

Herpes genital primrio O vrus transmitido mais frequentemente por contato direto com leses ou objetos contaminados; necessrio que haja soluo de continuidade, pois no h penetrao do vrus em pele ou mucosas ntegras. Pode no produzir sintomatologia. Prdromos: aumento de sensibilidade, formigamento, mialgias, ardncia ou prurido antecedendo o aparecimento das leses. Localizao: no homem, mais freqente na glande e prepcio; na mulher, nos pequenos lbios, clitris, grandes lbios, frcula e colo do tero. Provocando ou no sintomatologia, aps a infeco primria, o HSV ascende pelos nervos perifricos sensoriais, penetra nos ncleos das clulas ganglionares e entra em estado de latncia.

Herpes genital recorrente Aps a infeco genital primria por HSV 2 ou HSV 1, respectivamente, 90% e 60% dos pacientes desenvolvem novos episdios nos primeiros 12 meses, por reativao dos vrus. A recorrncia das leses pode estar associada a episdios de febre, exposio radiao ultravioleta, traumatismos, menstruao, estresse fsico ou emocional, antibioticoterapia prolongada e imunodeficincia. O quadro clnico das recorrncias menos intenso que o da primo-infeco, e precedido de prdromos caractersticos, como por exemplo: aumento de sensibilidade no local, prurido, "queimao", mialgias, e "fisgadas" nas pernas, quadris e regio anogenital

LINFOGRANULOMA VENREO Tambm conhecido como doena de Nicolas-Favre e linfogranuloma inguinal, doena infecto-contagiosa, sistmica, de transmisso essencialmente sexual, causada por Chlamydia trachomatis.

A evoluo da doena ocorre em 3 fases: leso de inoculao, disseminao linftica regional e sequelas. Leso de inoculao Inicia-se por ppula, pstula ou exulcerao indolor, que desaparece sem deixar sequela. Freqentemente no notada pelo paciente, e raramente observada pelo mdico. Localiza-se, no homem, no sulco coronal, frnulo e prepcio; na mulher, na parede vaginal posterior, colo uterino, frcula e outras partes de genitlia externa.

Disseminao Linftica Regional No homem, a linfadenopatia inguinal desenvolve-se entre 1 a 6 semanas aps a leso inicial, sendo geralmente unilateral (em 70% dos casos), e constituindo-se no principal motivo da consulta. Na mulher, a localizao da adenopatia depende do local da leso de inoculao: na genitlia externa - linfonodos inguinais superficiais, por exemplo. Sequelas Ocorrem mais freqente na mulher e homossexuais masculinos, devido ao acometimento do reto. A obstruo linftica crnica leva elefantase genital, que na mulher denominada estimeno. Podem ocorrer fstulas retais, vaginais, vesicais e estenose retal.

CANDIDASE VULVOVAGINAL uma infeco da vulva e vagina, causada por um fungo comensal que habita a mucosa vaginal e a mucosa digestiva, que cresce quando o meio torna-se favorvel para o seu desenvolvimento; 80 a 90% dos casos so devidos Candida albicans, e 10 a 20% a outras espcies chamadas no-albicans (C. tropicalis, C. glabrata, C. krusei, C. parapsilosis). O quadro clnico caracteriza-se por coceira intensa, ardncia, vermelhido e edema na genitlia associados a um corrimento branco inodoro com grumos que lembram a nata do leite.

TRICOMONASE GENITAL uma infeco tendo como reservatrio a vagina e a uretra causada pelo protozorio flagelado Trichonomas vaginalis. Pode permanecer assintomtico no homem e na mulher principalmente aps a menopausa. Nas mulheres pode acometer a vulva, a vagina e o tero. Caracteriza-se por um corrimento abundante amarelado, bolhoso e de odor ftido, prurido ou irritao vulvar, dor plvica, sintomas urinrios(disria, poliria) e hiperemia da mucosa com placas vermelhas.

INFECO PELO PAPILOMAVRUS HUMANO (HPV) O condiloma acuminado uma leso na regio genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV). A doena tambm conhecida como crista de galo, figueira ou cavalo de crista. O HPV provoca verrugas, com aspecto de couve-flor e de tamanhos variveis, nos rgos genitais. Pode ainda estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de cncer, principalmente no colo do tero, mas tambm no pnis ou no nus. Porm, nem todo caso de infeco pelo HPV ir causar cncer. Na maioria das vezes os homens no manifestam a doena. Ainda assim, so transmissores do vrus. Quanto s mulheres, importante que elas faam o exame de preveno do cncer do colo, conhecido como "papanicolau" ou preventivo, regularmente.

HEPATITE B uma doena infecciosa, sexualmente transmissvel, que provoca inflamao no fgado. causada pelo vrus HBV e tambm pode ser transmitida por via parenteral e perinatal (durante a gestao e o parto). Aps a fase inflamatria o vrus pode ser eliminado naturalmente do organismo ou causar uma doena inflamatria crnica que, aps alguns anos, pode levar a complicaes hepticas como cirrose e cncer de fgado. Geralmente, aps a infeco pelo HBV, os sintomas da hepatite B demoram de 1 a 4 meses para aparecer. Esse prazo, porm, pode ser maior ou a doena tornar-se assintomtica, ou seja, o portador do vrus da hepatite pode demorar anos para ter algum sintoma ou nunca vir a t-los. Os principais sintomas na fase aguda so febre, dor nas articulaes, nuseas, mal-estar, dor de cabea. Em 20% ou 30% dos casos pode surgir ictercia (pele amarelada) e colria (urina escurecida), o que facilita o diagnstico.

INFECO PELO CITOMEGALOVRUS


O citomegalovrus (CMV) pertence famlia do herpesvrus, a mesma dos vrus da catapora, herpes simples, gerpes genital e do herpes zoster. As manifestaes clnicas da infeco pelo CMV variam de uma pessoa para outra e vo desde discreto mal-estar e febre baixa at doenas graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina. O citomegalovrus nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infeco.

A infeco pelo CMV pode ser assintomtica e passar despercebida, mas o vrus ficar latente, a no ser que uma deficincia imunolgica do hospedeiro favorea sua reativao. Na fase aguda, a principal manifestao a citomegalomononucleose, com sintomas semelhantes aos da mononucleose infecciosa: febre, dor de garganta, aumento do fgado e do bao, presena de linfcitos atpicos.

VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA (HIV) Membro da famlia de vrus conhecida como Retroviridae (retrovrus), classificado na subfamlia dos Lentiviridae (lentivrus). Estes vrus compartilham algumas propriedades comuns: perodo de incubao prolongado antes do surgimento dos sintomas da doena, infeco das clulas do sangue e do sistema nervoso e supresso do sistema imune. A infeco humana pelo vrus HIV provoca uma molstia complexa denominada sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS).

A aids no se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Mas os sintomas iniciais geralmente so semelhantes e comuns a outras doenas. Os mais frequentes so gripe persistente, perda de peso, diminuio da fora fsica, febre intermitente (a pessoa fica febril e melhora, e febril novamente com muita frequncia), dores musculares, suores noturnos, diarreia. Como muitas pessoas passam anos sem apresentar sintoma algum, faa o teste sempre que passar por uma situao de risco. O indicado esperar, pelo menos, um ms aps essa possvel exposio ao vrus. Esse o tempo que o organismo leva para produzir anticorpos suficientes que possam ser detectados nos testes de laboratrio.

REFRNCIAS BIBLIOGRFICAS:

MINISTRIO DA SADE / MANUAL DAS DSTs FOLHETOS INFORMATIVOS / MINISTRIO DA SADE MINISTRIO DA SADE. Programa Nac. de DST/AIDS. Boletim epidemiolgico

OBRIGADA

You might also like