You are on page 1of 5

0 9 / 1 1 / 2 0 0 7!

AO CIVIL PBLICA - continuao

4.2.2.INSTRUO

A O C IV IL P B LIC A
1- Vistoria (LOMPU, art. 8) 2- Intimao de qualquer pessoa para depoimento sob pena de conduo coercitiva (LOMP Lei 8.625/96, art. 26, I a)
Cabe tecer 2 consideraes: Mentir em Inqurito Civil congura falso? - Sim, pelo art. 342 do CP (processo administrativo) - No, pela mens legis, pois se o quisesse o legislador tinha previsto inqurito civil.

Prof. GAJARDONI

A) Poderes do Ministrio Pblico

3- Requisio de documentos e informaes a qualquer pessoa, salvo aqueles protegidos constitucionalmente (art. 26, I, b e II
da LOMP) Quais os sigilos protegidos constitucionalmente? Inviolabilidade do DOMICLIO, da comunicao TELEFNICA e RESIDNCIA OBS: SIGILO BANCRIO E FISCAL Como no esto previstos na CF, mas na LC105/2001, art. 3 e 4. Estes sigilos so protegidos por lei e no pela CF. Pela lei s que pode quebrar o sigilo o Judicirio e a CPI. 1 corrente: (Nelson Nery Jr., Mazilli) = NO h sigilo scal e bancrio. Pode o MP quebrar o sigilo scal e bancrio sem autorizao judicial. Interpretao por equiparao das funes . A LOMP autoriza no art. 26, sem qualquer restrio. E pelo pcp da especialidade, a LC 105 no teria revogado o art. 26 da LOMP. 2 corrente: H sigilo scal e bancrio. somente COM autorizao judicial pode quebrar o sigilo. O sigilo seria uma decorrncia da intimidade e vida privada _ seria sigilo constitucional. E o enunciado fala que o MP pode requisitar qualquer documentao, salvo os constitucionalmente protegidos. (STF: julgados nos 2 sentidos

B) Contraditrio
1 C) O inqurito civil inquisitivo, pois Abre-se mo um pouco do contraditrio em nome da descoberta da verdade 2 C) H contraditrio, Ada Pellegrini. Art. 5 , LV da CF. NOVO! HC da Operao Navalha = STF entendeu que no IPL h de se permitir produo de provas pelo ru. H uma tendncia de se admitir o contraditrio no IPL.

C) Publicidade
Publicidade. so procedimentos administrativos pblicos. Art. 20 do CPP _ cuida do sigilo do IPL O que um sigilo necessrio elucidao dos fatos?

4.2.3.CONCLUSO DO INQURITO CIVIL


- ACP - AGUARDANDO IC (ART. 9 , LACP) a) CSMP (conselho superior) b) CCR (cmaras de coordenao e reviso) Ambos tm 3 possibilidades: - homologar o arquivamento automaticamente o m do art. 26, 2 do CDC.

PROFESSOR GAJARDONI

0 9 / 1 1 / 2 0 0 7!

AO CIVIL PBLICA - continuao

- Os interessados at a promoo do arquivamento pelo CSMP podem trazer elementos para inrmar o pedido de arquivamento. Pode converter o IC em diligncias. - Rejeita a promoo de arquivamento (nomeia outro promotor) CONSIDERAES FINAIS: 1) O arquivamento no impede o ajuizamento da ACP por outro legitimado. Qual a natureza da Legitimidade da ACP? _ concorrente disjuntiva 2) Arquivamento implcito: prtica vedada que consiste na no promoo do arquivamento formal de determinado fato apurado em razo do ajuizamento da ao por outro fato

V. TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA


Art. 5, 6 da LACP

Natureza Jurdica
O interesse pblico indisponvel e transao pressupe mtuas concesses Tem natureza de reconhecimento jurdico do pedido. Mas o MP pode dar prazo

Legitimao
_ MP _ RGOS PBLICOS LEGITIMADOS PARA ACP. Quem no pode? - associaes - Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista Obs: um legitimado no controla o outro (natureza disjuntiva da legitimao)

Fiscalizao
O rgo que celebra no s responde administrativamente pela indevida disponibilidade do patrimnio pblico, como tambm tem o dever de scalizar se o ajustado (aquele que aderiu ao TAC) cumpriu o avenado. Responder por improbidade administrativa (art. 11 da lei 8429/92) Tudo sem prejuzo de outra ACP.

Eccia
Segue o regime da Lei continua tenho embargos. ttulo executivo extrajudicial

Celebrao no mbito do MP
Tem que ser submetido aprovao pelo CSMP O acordo celebrado com o MP em audincia de conciliao na ACP NO depende de concordncia do rgo superior CSMP.

Multa (astreinte)
Astreinte: uma multa de carter cominatria ou coercitiva condio sine qua non do TAC. O TAC tem que ter multa. Esta multa no pode ter carter reparatrio, ou seja, no ca isento de obrigao.

Hiptese de no cabimento
PROFESSOR GAJARDONI

0 9 / 1 1 / 2 0 0 7!

AO CIVIL PBLICA - continuao

1 nica hiptese: - Improbidade administrativa: L o objetivo da ao tambm a sano do art. 12, e no somente a reparao.

Compromisso Preliminar (Acordo parcial)


o celebrado em relao apenas 1 fato. No tem o condo de obstar a ACP, pois resolveu apenas parte do problema. A parte no resolvida cabe ACP.

VI. PROCEDIMENTO DA ACP


Art. 2-A, pargrafo nico da Lei 9494/97
- relao de todos os associados + ata da assemblia que autorizou o ajuizamento Esto confundindo o instituto da representao com a legitimao extraordinria.

Liminar
1) Liminar pode ter duas naturezas: ANTECIPATRIA ou CAUTELAR A liminar antecipatria tambm incidental A liminar de natureza cautelar pedida atravs de processo cautelar autnomo. Excees: em que se pode pedir tutela cautelar sem ao autnomo. Se pede de maneira incidental. Cautelar em ACP. A liminar cautelar mais tpica na ACP a cautelar de bloqueio de bens. 2) A liminar da ACP pode ser deferida com ou sem justicao prvia. Obs: no confunda a audincia de justicao com a cautelar de justicao (documentalizar prova oral sem carter do litigioso _ o judicirio servindo de cartrio) . 3) MULTA: art. 12, 2 _ o pior artigo da LACP A multa cominada em liminar ser devida desde o dia do descumprimento / Exigida s aps o trnsito em julgado. 4) Limitaes contra o poder pblico Lei 8437/92 e 9494/98 Art. 2 da 8437/92 probe liminar inaldita altera pars em ACP contra o Poder Pblico (tem que haver audincia do representante do rgo). No inconstitucional, pois no veda a liminar, mas sim sua concesso sem oitiva da outra parte. Art. 1 da 9494/97 veda liminar em assuntos relacionados a: - vantagens nanceiras e - salariais e tambm em matria de - compensao tributria.

Procedimento ordinrio do CPC


2 observaes: Cabe audincia preliminar do art. 331 (conciliao, saneamento e xao dos pontos controvertidos)?

PROFESSOR GAJARDONI

0 9 / 1 1 / 2 0 0 7!

AO CIVIL PBLICA - continuao

Resposta: SIM, acordo no s transao, abrange tambm renncia e reconhecimento jurdico do pedido. Ento cabe a audincia preliminar, cabendo o reconhecimento jurdico do pedido. Cabe reconveno na ACP? _ NO, pois o autor no est agindo em nome prprio.

Sentena
1) NATUREZA JURDICA: pode todas depende do que pediu1 .

Sucumbncia
1) ISENO para MP e ASSOCIAO na improcedncia, salvo m-f. 2) se for outro legitimado incide sucumbncia, independentemente de m-f 3) h entendimento de que se o autor vitorioso for o MP no h sucumbncia para o ru. 4) Tirando a hiptese anterior, os rus vencidos sempre pagam.

Recursos
art. 14 da LACP - o efeito da apelao na ACP denido pelo juiz2. Prazo do recurso: Regra: 15 dias com o art. 88 e o 181. Exceo: prazo de 10 dias no art. 198, II do ECA (qualquer recurso ou ao que discuta sobre a criana e adolescente o prazo de 10 dias)

Reexame Necessrio
uma condio de eccia da sentena. H 2 hipteses em que no haver reexame: - condenao inferior a 60 SM - conforme jurisprudncia do pleno do STF ou smula (STJ ou STF) EXCEO: art. 4, 1 da lei 7.853/89 (Estatuto do Deciente Fsico) Este dispositivo criou o REEXAME NECESSRIO INVERTIDO. = reexame necessrio ser em favor do deciente, se este perder haver reexame necessrio. H reexame necessrio invertido quando o vencido for o rgo que entrou com a ao. .

Execuo
1A execuo funciona de 2 formas: - quando o interesse tutelado for difuso ou coletivo - quando for para executar os individuais homogneos DIFUSO OU COLETIVO legitimados: autor da ao: - legitimado (faculdade) - MP /obrigado, se o co-legitimado no executar

Esta legitimao no concorrente, nos termos do art. 14 da LACP: Destinatrio do dinheiro:



9008/95. - se for para proteger o patrimnio pblico (smula 329) . outros direitos: FUNDO DE REPARAO DE BENS LESADOS. (art. 13 e 20 da LACP) - Lei

Quem gere este fundo um conselho composto por membros da sociedade civil. INDIVIDUAL HOMOGNEO

1 2

Diferente da Ao popular que s pode sentena constitutiva ou condenatria. O art. 15 da ao popular fala em duplo efeito (devolutivo e suspensivo)
PROFESSOR GAJARDONI

0 9 / 1 1 / 2 0 0 7!

AO CIVIL PBLICA - continuao

Pode ocorrer a execuo do individual homogneo de 2 formas:


a) individual: caba vtima extrai carta de sentena, cpia da sentena coletiva . No prprio domiclio a parte liquida e executa destinatrio do dinheiro a prpria vtima. - smula 345 do STJ: so devidos honorrios advocatcios ao autor da execuo individual da sentena proferida na ao coletiva contra o Estado, ainda que no embargada.
C) coletiva: 1. para as vtimas (art. 98) _ quem ajuiza o MP ou os co-legitimados 2. para o fundo (art. 100) _ decorrido mais de 1 ano sem que apaream vtimas. ____________________________________________________ ACP pode ser sucedneo de ADIN ? _ STF : no h litispendncia, incompatibilidade e tampouco usurpao de sua competncia o processamento, ainda que simultneo, de ACP e ADIN com fundamento na inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

PROFESSOR GAJARDONI

You might also like