You are on page 1of 14

Como possvel Deus ter determinado o destino final das pessoas segundo a sua vontade, se so muitos os que entram

m pela porta larga? Ora, se a vontade expressa de Deus que ningum perea e que muitos venham ao conhecimento da verdade, como conciliar a parbola dos dois caminhos com a idia de que o destino final das pessoas segundo a vontade de Deus? Uma Lio na Casa do Oleiro A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce casa do oleiro, e l te farei ouvir as minhas palavras. E desci casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mo do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer ( Jr 18:1 -4).

Aps escutar a voz de Deus, Jeremias desceu casa do oleiro e passou a observar o oleiro trabalhando o barro. O profeta observou que o oleiro em questo fazia a sua obra sobre as rodas. Perceba que o ato de trabalhar o barro at formar os vasos uma obra especfica do oleiro. Em determinado momento, o vaso que estava sendo moldado quebrou-se, e o oleiro tornou a fazer do vaso quebrado outro vaso. Tudo que foi realizado pelo oleiro era conforme o seu parecer. De tudo que o profeta Jeremias observou podemos destacar o seguinte:

A matria prima que o oleiro utiliza sobre as rodas o barro; O produto final da obra do oleiro o vaso; Quando um vaso, que esta sendo moldado, se quebra o oleiro pode utilizar a mesma massa, porm, o resultado final outro vaso; O oleiro tem autonomia para fazer o vaso segundo o seu parecer.

O Profeta Isaias complementa o exposto por Jeremias: "Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dir o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: No tens mos?" ( Is 45:9 ).

Para os que contendem com o Criador no h salvao; A obra soberana de Deus formar vasos a partir do barro; O caco de barro que contende com o Oleiro Eterno questiona as aes como se as mos do Criador no pudessem salvar.

Aps o profeta observar o oleiro exercendo o seu ofcio, Deus falou com Jeremias: Ento veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: No poderei eu fazer de vs como fez este oleiro, casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mo do oleiro, assim sois vs

na ( Jr 18:6

minha -7)

mo,

casa

de

Israel

A palavra de Deus teve inicio com uma pergunta: No poderei eu fazer de vs como fez este oleiro, casa de Israel?. A pergunta respondida com um sonoro Sim! Assim como o barro inerte depende do oleiro para tomar forma, o povo de Israel precisava descansar (confiar) nas mos do Oleiro Eterno, que tem poder para fazer novamente todas as coisas. Para os calvinistas a soberania de Deus se estabelece quando Deus salva ou condena o homem, porm, o que se depreende da palavra de Deus anunciada pelo profeta Jeremias que a soberania de Deus exercida na criao do homem. O apstolo Paulo ciente desta verdade escreveu aos cristos em Roma e alertou aqueles que achavam que a palavra de Deus havia falhado para com o povo de Israel ( Rm 9:6 ). Princpios Ou no tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? ( Rm 9:21 ) Para rebater os judeus contradizentes e enfatizar que a palavra de Deus no falhou ( Rm 9:6 ), o apstolo Paulo ao escrever aos cristos em Roma introduziu as mesmas figuras que Deus apresentou ao profeta Jeremias: o oleiro, o barro e o vaso. assente entre os cristos que Deus o oleiro, visto que, atravs de algumas referncias bblicas possvel aos leitores das Escrituras chegarem a esta concluso "Mas agora, SENHOR, tu s nosso Pai; ns o barro e tu o nosso oleiro; e todos ns a obra das tuas mos" ( Is 64:8 ). Seguindo o exposto no versculo anterior fcil concluir que os homens so feitos a partir do barro. No importa se salvos ou no, todos os homens so provenientes do barro, como demonstrado no Gnesis ( Gn 2:7 ). Do mesmo modo que se conclui que todos os homens so vasos confeccionados (formados) a partir do barro, conclui-se tambm que todos os homens (salvos e perdidos) so obras da mo de Deus ... da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? ( Rm 9:21 ). O apstolo Paulo apresenta duas categoriais de vasos: vasos para honra e vasos para desonra. Da surgem outras perguntas: Quem so os vasos para honra e os vasos para desonra? Quando so modelados? No que diferem os vasos para honra dos vasos para desonra? Analisemos a argumentao paulina:

Deus o oleiro ... no tem o oleiro poder sobre o barro...? a figura do oleiro foi utilizada por vrios escritores do Antigo Testamento e Paulo utilizou a mesma figura de

modo singular, visto que da alada de quem exerce o ofcio de oleiro modelar o barro segundo a sua livre vontade, deciso e agncia; Deus Todo Poder Ou no tem o oleiro poder sobre o barro...? incontestvel o poder criativo de Deus. Ele todo poder (soberano) "Porque toda a casa edificada por algum, mas o que edificou todas as coisas Deus" ( Hb 3:4 ). Soberanamente Deus cria (forma) os homens tendo por matria prima o barro; O Oleiro e o barro - Deus exerce o seu poder sobre o barro, ou seja, o poder do Oleiro Eterno exercido especificamente sobre o barro, diferente da idia difundida de que o poder de Deus ou a sua soberania a imposio da sua vontade sobre alguns vasos. O barro a matria prima onde o oleiro exerce soberanamente o seu oficio. O comparativo estabelecido por Paulo demonstra que Deus exerce o seu eterno poder criativo (soberania) sobre o barro (massa), para trazer a existncia os homens (vasos) ... ou no tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso.... Este verso demonstra que Deus exerce poder quanto criao dos homens (poder sobre o barro para fazer vasos), porm, como prprio sua santidade, Deus a ningum oprime, ou seja, Ele no exerce o seu poder criativo com o fito de obrigar as suas criaturas (vasos) a submeterem-se ao seu senhorio. O oleiro no exerce o seu poder sobre os vasos, antes o seu poder exercido sobre o barro, podendo faz-los (criar) conforme o estabelecido pelo seu propsito eterno: vasos para honra e vasos para desonra. O homem feito do barro - Ou no tem o oleiro poder sobre o barro...? utilizaremos Isaias 64: 8 para compreender melhor a atuao de Deus sobre o barro. Em Is 64:5 , o profeta indaga sobre como possvel ao homem alcanar salvao; no verso 6 ele demonstra que todos os homens so comparados ao que imundo; os atos de justia dos homens so comparveis a trapos de imundcie; todos os homens esto sujeitos a morte (folha que cai) devido ao pecado (salrio do pecado). Devido condio da humanidade no h quem esteja vivo (acordado), que invoque a Deus e detenha a sua ira; Porm, mesmo diante deste quadro horrvel, o profeta clama a Deus invocando-o como Pai, pois ele sabia que, para ser salvo necessrio a filiao divina, e este milagre s operado por Deus quando o homem reconhece a sua condio de misria herdada de Ado e descansa (f) em Deus. A massa (barro) utilizada para fazer os vasos para honra e desonra a mesma. Isaias profetizou neste texto, por figura, a idia da doutrina do novo nascimento; A massa utilizada nica ... para da mesma massa... - a matria prima utilizada para moldar os vasos para honra e desonra a mesma: o barro! Da mesma massa Deus faz vasos para honra e desonra. Como isto possvel? Os homens (vasos para desonra) so gerados atravs da semente corruptvel de Ado (barro), e por serem gerados de novo atravs da semente incorruptvel, que a palavra de Deus (evangelho), Deus usa a mesma massa para fazer vasos para honra em Cristo.

Atravs da anlise anterior foi possvel determinar que:


Deus o oleiro; Os homens so vasos (para honra ou desonra); Ambos os vasos so feitos de uma mesma massa: o barro;

Deus exerce o seu poder sobre o barro para fazer vasos (homens), diferente da idia de que Deus exerce poder sobre os vasos; Obs.: o senhorio do pecado ou da obedincia sobre os homens vincula-se respectivamente a Ado e Cristo, visto que, a quem o homem se oferecer por servo para obedecer, ser servo de quem obedecer: ou do pecado ou da obedincia ( Rm 6:16 ); Ado vendeu-se ao pecado, e com ele todos os seus descendentes (humanidade).

Honra Resta determinar quem so os vasos para honra. Ora, o apstolo Paulo demonstra que ns, ou seja, os cristos (aqueles que so chamados atravs do evangelho dentre judeus e gentios) so os vasos de honra ... a fim de que tambm desse a conhecer as riquezas da sua glria nos vasos de misericrdia, que para a glria j dantes preparou, os quais somos ns... ( Rm 9:23 -24). Vasos de misericrdia o mesmo que vasos de honra, de acordo com o que se depreende da argumentao paulina. Todos que crem em Cristo, conforme diz as Escrituras, so vasos para honra, visto que, em Cristo todos so feitos participantes da natureza divina, contados como filhos de Deus. Os vasos para honra so os cristos. Todos os que creram foram de novo modelados (criados) segundo o evangelho que poder de Deus ( Jo 1:12 -13; Rm 1:16 ). Deixam a condio de filhos da ira para serem vasos de misericrdia. Deixaram a condio de pecado proveniente da desobedincia de Ado, e passaram a condio de filhos de Deus proveniente da obedincia do ltimo Ado (Cristo). Desonra Ora, se os vasos para honra so provenientes da obedincia do ltimo Ado, que Cristo, segue-se que os vasos para desonra so provenientes da desobedincia do primeiro Ado. Todos os homens sem Cristo so vasos para desonra, visto que so nascidos segundo a vontade do varo, da vontade da carne e do sangue, e por isso todos os homens nascem sob o senhorio (jugo) do pecado ( Jo 1:13 13). Em Ado os vasos para desonra so criados. Ora, o poder de Deus trs existncia tanto os vasos para desonra quanto os vasos para honra. O barro utilizado para fazer os vasos para a honra e desonra o mesmo. Porm, no podemos esquecer que, primeiro so feitos os vasos para desonra, para depois vir existncia os vasos para honra ( 1Co 15:46 -48). Primeiro o homem natural, depois o espiritual. Atravs da anlise anterior chega-se a concluso que:

Todos os homens so vasos; Os homens sem Cristo so vasos para desonra; Os que crem em Cristo so vasos para honra;

Os vasos para desonra passam somente uma vez pela olaria de Deus, e isto se d quando do nascimento natural; j os vasos para honra passam pela segunda vez na mo do Oleiro, visto que, necessrio que o vaso para desonra seja quebrado, e novamente modelado, ou seja, o homem necessita nascer de novo para ser feito vaso para honra.

O Barro nas Mos do Oleiro e a Teologia da Reforma A teologia reformada ou calvinista considera que o homem sem Deus semelhante a uma poro de barro, desprovido de vida e de poder. Com base nos versos analisados anteriormente, podemos demonstrar que o homem sem Deus no uma poro de barro, antes um vaso E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita pacincia os vasos da ira, preparados para a perdio ( Rm 9:22 ). O Oleiro Eterno exerceu o seu ofcio quando criou o primeiro homem a partir do p da terra, utilizando o barro como massa Formou o Senhor Deus o homem do p da terra... ( Gn 2:7 ), porm, esta obra no parou, visto que, ao conceder aos homens a ddiva de trazerem a existncia os seus semelhantes, Deus continua a exercer o ofcio de oleiro. A bblia demonstra que o caminho dos ventos e a formao da criana no tero da me obra exclusiva dEle Deus os abenoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos... ( Gn 1:28 ). Porm, devemos lembrar que, foi Ado quem gerou filhos segundo a sua espcie, e no Deus. Deus gera filhos para si atravs da sua palavra, e Ado segundo a carne. A carne gera homens carnais e o Esprito gera homens espirituais ( Jo 3:6 ). Para o homem nascer de Deus necessrio nascer da gua, ou seja, da palavra de Deus ( Jo 3:5 ). Nicodemos ficou perplexo diante do ensinamento de Jesus e perguntou: Como pode ser isso? ( Jo 3:4 ). Jesus respondeu com uma citao de Eclesiastes: Assim como no sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que est grvida, tambm no sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas ( Ec 11:5 ). Ora, todos os homens descendem de Ado, e, portanto, so obras da mo de Deus. Todos os homens passaram pela olaria de Deus na condio de barro e foram modelados assumindo a condio de vasos. Porm, por causa da queda de Ado, todos os vasos (descendentes de Ado) que so moldados so vasos para desonra. So destitudos da vida que h em Deus. (Sobre a origem da parte imaterial do homem ser feito uma exposio em outra ocasio) Outra afirmativa dos reformadores d conta que no h diferena intrnseca entre os eleitos de Deus e os no eleitos. Ambos so feitos do mesmo barro. Concordo com este posicionamento, de que no h diferena entre salvo e perdidos quanto substncia da qual foram formados: ambos

so formados do barro Ou no tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra, e outro para desonra? ( Rm 9:21 ). No entanto, vale salientar que, como no h diferena intrnseca entre os salvos e os no salvos, possvel demonstrar uma falha na declarao de que o homem sem Deus uma poro de barro. Ora, tanto os salvos quanto os no salvos so feitos e uma mesma massa, porm, aps sarem da olaria de Deus so vasos. Os vasos para honra, embora feitos da mesma massa utilizada para fazer os vasos de ira, foram refeitos participantes da vida que h em Deus, enquanto os vasos para desonra, aqueles que permanecem na condio oriunda do primeiro nascimento, permanecem divorciados da vida que h em Deus.A idia calvinista tambm d conta que o destino final dos homens decidido (soberanamente) por Deus, porm, o que se depreende das figuras do oleiro, do barro e do vaso no coaduna com este posicionamento.Observe que soberanamente Deus disse: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana ( Gn 1:26 ), e, segundo o que props na eternidade, o Oleiro Eterno formou o homem do p da terra. Quem era Ado para se queixar do Criador? Ora, acaso a coisa formada poderia queixar-se do Criador, dizendo: Por que me fizeste assim? No! Embora algum possa questionar a soberania de Deus, o homem na condio de vaso jamais poderia faz-lo, pois o Oleiro detentor de todo poder. O que se observa na leitura do Gnesis, Jeremias e Romanos que o poder de Deus e a sua soberania se estabelecem sobre o barro, ou seja, quando Ele cria o homem. A soberania de Deus no se d sobre os vasos, visto que, Ado como vaso perfeito, recm sado da olaria de Deus, rebelou-se contra o Criador. De vaso para honra Ado passou a condio de vaso para desonra. De filho de Deus passou a condio de filho da desobedincia. De agradvel a Deus passou condio de filho da ira. Ora, se a soberania de Deus se d sobre os vasos, como dizem os calvinistas, era da vontade de Deus a queda de Ado? Ado no conseguiu resistir sugesto da serpente ou a queda foi da vontade de Deus? Se um calvinista responder que Ado no conseguiu resistir vontade da serpente, conclui-se que a soberania de Deus no engessa a vontade do homem. Se responder que a vontade de Deus no era a queda de Ado, como ele conseguiu resistir vontade de Deus?O que se verifica nos textos que fazem referncia ao poder e soberania de Deus que ambos, poder e soberania, se demonstram quando o Oleiro Eterno trabalha o barro, e no quando os vasos esto formados ... tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer ( Jr 18:4 ).Todos os homens so obras das mos de Deus, visto que ele os faz conforme o que parece bem aos seus olhos: vasos para honra e vasos para desonra "Mas agora, SENHOR, tu s nosso Pai; ns o barro e tu o nosso oleiro; e todos ns a obra das tuas mos" ( Is 64:8 ).Paulo destaca que Deus tem poder sobre o barro para fazer vasos conforme bem parece aos seus olhos Ou no tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? ( Rm 9:21 ). Observe que o poder do Oleiro se manifesta sobre a massa para to somente fazer vasos, ou seja, em momento algum temos a idia de que Deus intervm ou influncia o destino final dos vasos. O que determinou o destino dos vasos para desonra foi a desobedincia de Ado e no Deus, como dizem os seguidores da reforma. Atravs de Ado Deus faz do barro vasos para desonra, e atravs do ltimo Ado, que Cristo, Deus faz vasos para honra. A desobedincia de Ado fez

surgir os vasos para desonra, e a obedincia de Cristo os vasos para honra. Ora, o que se percebe que Deus no decidiu o destino da humanidade, antes todos os homens podem decidir-se por Cristo para se verem livres da condenao estabelecida em Ado. Como possvel Deus ter determinado o destino final das pessoas segundo a sua vontade, se so muitos os que entram pela porta larga? Ora, se a vontade expressa de Deus que ningum perea e que muitos venham ao conhecimento da verdade, como conciliar a parbola dos dois caminhos com a idia de que o destino final das pessoas segundo a vontade de Deus? Jesus demonstrou que so muitos os que entram pela porta larga e seguem o caminho que conduz perdio ( Mt 7:13 ), porm, o apstolo Paulo demonstra que a vontade de Deus que nenhum homem se perca, antes que todos venham ao conhecimento da verdade ( 1Tm 2:4 ).Ora, se so muitos os que seguem pelo caminho de perdio, isto demonstra claramente que Deus no impe a sua vontade sobre os homens, pois ela clara: Ele deseja que todos venham ao conhecimento da verdade. Embora soberano, Ele no ditador, visto que no oprime as suas criaturas para que faam ou se submetam a sua vontade. Como possvel Deus decidir o destino final dos homens se a desobedincia de Ado deu origem porta larga por onde todos os homens entram? Como possvel Deus estipular o destino final das pessoas se elas entraram pelo caminho que as conduz perdio? Deus que conduz os homens perdio ou salvao, ou o caminho que trilham que os conduz? Entrai pela porta estreita. Pois larga a porta, e espaoso o caminho que conduz perdio, e muitos so os que entram por ela ( Mt 7:13 ). Jesus demonstrou que o caminho em que os homens esto que os conduz perdio ou salvao. Embora muitos homens no desejem conscientemente a perdio, esta vontade no muda e nem influncia o destinou final deles. Caso continuem sem se decidirem pelo caminho estreito, seguiro inexoravelmente para a perdio.Sabemos que a porta estreita Cristo e que Ele o caminho que conduz os homens a Deus. Tambm sabemos que Ado a porta larga, por onde os homens entram ao nascer, e que a porta larga d acesso ao caminho largo que conduz perdio. Para os calvinistas, Deus molda os vasos segundo o seu propsito e consentimento. o que denominam de eleio incondicional, ou seja, para eles Deus decidiu unilateralmente onde cada um dos homens passar a eternidade. O que se observa atravs da leitura da bblia que o pensamento que teve origem na reforma no conforme a verdade do evangelho! Como possvel Deus ter determinado o destino final das pessoas segundo a sua vontade, se so muitos os que entram pela porta larga? Ora, se a vontade expressa de Deus que ningum perea e que muitos venham ao conhecimento da verdade, como conciliar a parbola dos dois caminhos com a idia de que o destino final das pessoas segundo a vontade de Deus? Uma Lio na Casa do Oleiro A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce casa do oleiro, e l te farei ouvir as minhas palavras. E desci casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mo do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer ( Jr 18:1 -4).

Aps escutar a voz de Deus, Jeremias desceu casa do oleiro e passou a observar o oleiro trabalhando o barro. O profeta observou que o oleiro em questo fazia a sua obra sobre as rodas.

Perceba que o ato de trabalhar o barro at formar os vasos uma obra especfica do oleiro. Em determinado momento, o vaso que estava sendo moldado quebrou-se, e o oleiro tornou a fazer do vaso quebrado outro vaso. Tudo que foi realizado pelo oleiro era conforme o seu parecer. De tudo que o profeta Jeremias observou podemos destacar o seguinte:

A matria prima que o oleiro utiliza sobre as rodas o barro; O produto final da obra do oleiro o vaso; Quando um vaso, que esta sendo moldado, se quebra o oleiro pode utilizar a mesma massa, porm, o resultado final outro vaso; O oleiro tem autonomia para fazer o vaso segundo o seu parecer.

O Profeta Isaias complementa o exposto por Jeremias: "Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dir o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: No tens mos?" ( Is 45:9 ).Para os que contendem com o Criador no h salvao;

A obra soberana de Deus formar vasos a partir do barro; O caco de barro que contende com o Oleiro Eterno questiona as aes como se as mos do Criador no pudessem salvar.Aps o profeta observar o oleiro exercendo o seu ofcio, Deus falou com Jeremias:

Ento veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: No poderei eu fazer de vs como fez este oleiro, casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mo do oleiro, assim sois vs na minha mo, casa de Israel ( Jr 18:6 -7)A palavra de Deus teve inicio com uma pergunta: No poderei eu fazer de vs como fez este oleiro, casa de Israel?. A pergunta respondida com um sonoro Sim! Assim como o barro inerte depende do oleiro para tomar forma, o povo de Israel precisava descansar (confiar) nas mos do Oleiro Eterno, que tem poder para fazer novamente todas as coisas. Para os calvinistas a soberania de Deus se estabelece quando Deus salva ou condena o homem, porm, o que se depreende da palavra de Deus anunciada pelo profeta Jeremias que a soberania de Deus exercida na criao do homem. O apstolo Paulo ciente desta verdade escreveu aos cristos em Roma e alertou aqueles que achavam que a palavra de Deus havia falhado para com o povo de Israel ( Rm 9:6 ). Princpios Ou no tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? ( Rm 9:21 ) Para rebater os judeus contradizentes e enfatizar que a palavra de Deus no falhou ( Rm 9:6 ), o apstolo Paulo ao escrever aos cristos em Roma introduziu as mesmas figuras que Deus apresentou ao profeta Jeremias: o oleiro, o barro e o vaso.

assente entre os cristos que Deus o oleiro, visto que, atravs de algumas referncias bblicas possvel aos leitores das Escrituras chegarem a esta concluso "Mas agora, SENHOR, tu s nosso Pai; ns o barro e tu o nosso oleiro; e todos ns a obra das tuas mos" ( Is 64:8 ). Seguindo o exposto no versculo anterior fcil concluir que os homens so feitos a partir do barro. No importa se salvos ou no, todos os homens so provenientes do barro, como demonstrado no Gnesis ( Gn 2:7 ). Do mesmo modo que se conclui que todos os homens so vasos confeccionados (formados) a partir do barro, conclui-se tambm que todos os homens (salvos e perdidos) so obras da mo de Deus ... da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? ( Rm 9:21 ). O apstolo Paulo apresenta duas categoriais de vasos: vasos para honra e vasos para desonra. Da surgem outras perguntas: Quem so os vasos para honra e os vasos para desonra? Quando so modelados? No que diferem os vasos para honra dos vasos para desonra? Analisemos a argumentao paulina: Deus o oleiro ... no tem o oleiro poder sobre o barro...? a figura do oleiro foi utilizada por vrios escritores do Antigo Testamento e Paulo utilizou a mesma figura de modo singular, visto que da alada de quem exerce o ofcio de oleiro modelar o barro segundo a sua livre vontade, deciso e agncia;

Deus Todo Poder Ou no tem o oleiro poder sobre o barro...? incontestvel o poder criativo de Deus. Ele todo poder (soberano) "Porque toda a casa edificada por algum, mas o que edificou todas as coisas Deus" ( Hb 3:4 ). Soberanamente Deus cria (forma) os homens tendo por matria prima o barro; O Oleiro e o barro - Deus exerce o seu poder sobre o barro, ou seja, o poder do Oleiro Eterno exercido especificamente sobre o barro, diferente da idia difundida de que o poder de Deus ou a sua soberania a imposio da sua vontade sobre alguns vasos. O barro a matria prima onde o oleiro exerce soberanamente o seu oficio. O comparativo estabelecido por Paulo demonstra que Deus exerce o seu eterno poder criativo (soberania) sobre o barro (massa), para trazer a existncia os homens (vasos) ... ou no tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso.... Este verso demonstra que Deus exerce poder quanto criao dos homens (poder sobre o barro para fazer vasos), porm, como prprio sua santidade, Deus a ningum oprime, ou seja, Ele no exerce o seu poder criativo com o fito de obrigar as suas criaturas (vasos) a submeterem-se ao seu senhorio. O oleiro no exerce o seu poder sobre os vasos, antes o seu poder exercido sobre o barro, podendo faz-los (criar) conforme o estabelecido pelo seu propsito eterno: vasos para honra e vasos para desonra. O homem feito do barro - Ou no tem o oleiro poder sobre o barro...? utilizaremos Isaias 64: 8 para compreender melhor a atuao de Deus sobre o barro. Em Is 64:5 , o profeta indaga sobre como possvel ao homem alcanar salvao; no verso 6 ele demonstra que todos os homens so comparados ao que imundo; os atos de justia dos homens so comparveis a trapos de imundcie; todos os homens esto sujeitos a morte (folha que cai) devido ao pecado (salrio do pecado). Devido condio da humanidade no h quem esteja vivo (acordado), que invoque a Deus e detenha a sua ira; Porm,

mesmo diante deste quadro horrvel, o profeta clama a Deus invocando-o como Pai, pois ele sabia que, para ser salvo necessrio a filiao divina, e este milagre s operado por Deus quando o homem reconhece a sua condio de misria herdada de Ado e descansa (f) em Deus. A massa (barro) utilizada para fazer os vasos para honra e desonra a mesma. Isaias profetizou neste texto, por figura, a idia da doutrina do novo nascimento;

A massa utilizada nica ... para da mesma massa... - a matria prima utilizada para moldar os vasos para honra e desonra a mesma: o barro! Da mesma massa Deus faz vasos para honra e desonra. Como isto possvel? Os homens (vasos para desonra) so gerados atravs da semente corruptvel de Ado (barro), e por serem gerados de novo atravs da semente incorruptvel, que a palavra de Deus (evangelho), Deus usa a mesma massa para fazer vasos para honra em Cristo. Atravs da anlise anterior foi possvel determinar que: Deus o oleiro; Os homens so vasos (para honra ou desonra); Ambos os vasos so feitos de uma mesma massa: o barro; Deus exerce o seu poder sobre o barro para fazer vasos (homens), diferente da idia de que Deus exerce poder sobre os vasos; Obs.: o senhorio do pecado ou da obedincia sobre os homens vincula-se respectivamente a Ado e Cristo, visto que, a quem o homem se oferecer por servo para obedecer, ser servo de quem obedecer: ou do pecado ou da obedincia ( Rm 6:16 ); Ado vendeu-se ao pecado, e com ele todos os seus descendentes (humanidade).

Honra Resta determinar quem so os vasos para honra. Ora, o apstolo Paulo demonstra que ns, ou seja, os cristos (aqueles que so chamados atravs do evangelho dentre judeus e gentios) so os vasos de honra ... a fim de que tambm desse a conhecer as riquezas da sua glria nos vasos de misericrdia, que para a glria j dantes preparou, os quais somos ns... ( Rm 9:23 -24). Vasos de misericrdia o mesmo que vasos de honra, de acordo com o que se depreende da argumentao paulina. Todos que crem em Cristo, conforme diz as Escrituras, so vasos para honra, visto que, em Cristo todos so feitos participantes da natureza divina, contados como filhos de Deus. Os vasos para honra so os cristos. Todos os que creram foram de novo modelados (criados) segundo o evangelho que poder de Deus ( Jo 1:12 -13; Rm 1:16 ). Deixam a condio de filhos da ira para serem vasos de misericrdia. Deixaram a condio de pecado proveniente da desobedincia de Ado, e passaram a condio de filhos de Deus proveniente da obedincia do ltimo Ado (Cristo). Desonra Ora, se os vasos para honra so provenientes da obedincia do ltimo Ado, que Cristo, seguese que os vasos para desonra so provenientes da desobedincia do primeiro Ado. Todos os

homens sem Cristo so vasos para desonra, visto que so nascidos segundo a vontade do varo, da vontade da carne e do sangue, e por isso todos os homens nascem sob o senhorio (jugo) do pecado ( Jo 1:13 13). Em Ado os vasos para desonra so criados.Ora, o poder de Deus trs existncia tanto os vasos para desonra quanto os vasos para honra. O barro utilizado para fazer os vasos para a honra e desonra o mesmo. Porm, no podemos esquecer que, primeiro so feitos os vasos para desonra, para depois vir existncia os vasos para honra ( 1Co 15:46 48). Primeiro o homem natural, depois o espiritual.Atravs da anlise anterior chega-se a concluso que:

Todos os homens so vasos; Os homens sem Cristo so vasos para desonra; Os que crem em Cristo so vasos para honra; Os vasos para desonra passam somente uma vez pela olaria de Deus, e isto se d quando do nascimento natural; j os vasos para honra passam pela segunda vez na mo do Oleiro, visto que, necessrio que o vaso para desonra seja quebrado, e novamente modelado, ou seja, o homem necessita nascer de novo para ser feito vaso para honra.

O Barro nas Mos do Oleiro e a Teologia da Reforma A teologia reformada ou calvinista considera que o homem sem Deus semelhante a uma poro de barro, desprovido de vida e de poder. Com base nos versos analisados anteriormente, podemos demonstrar que o homem sem Deus no uma poro de barro, antes um vaso E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita pacincia os vasos da ira, preparados para a perdio ( Rm 9:22 ). O Oleiro Eterno exerceu o seu ofcio quando criou o primeiro homem a partir do p da terra, utilizando o barro como massa Formou o Senhor Deus o homem do p da terra... ( Gn 2:7 ), porm, esta obra no parou, visto que, ao conceder aos homens a ddiva de trazerem a existncia os seus semelhantes, Deus continua a exercer o ofcio de oleiro. A bblia demonstra que o caminho dos ventos e a formao da criana no tero da me obra exclusiva dEle Deus os abenoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos... ( Gn 1:28 ). Porm, devemos lembrar que, foi Ado quem gerou filhos segundo a sua espcie, e no Deus. Deus gera filhos para si atravs da sua palavra, e Ado segundo a carne. A carne gera homens carnais e o Esprito gera homens espirituais ( Jo 3:6 ). Para o homem nascer de Deus necessrio nascer da gua, ou seja, da palavra de Deus ( Jo 3:5 ). Nicodemos ficou perplexo diante do ensinamento de Jesus e perguntou: Como pode ser isso? ( Jo 3:4 ). Jesus respondeu com uma citao de Eclesiastes: Assim como no sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que est grvida, tambm no sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas ( Ec 11:5 ).

Ora, todos os homens descendem de Ado, e, portanto, so obras da mo de Deus. Todos os homens passaram pela olaria de Deus na condio de barro e foram modelados assumindo a condio de vasos. Porm, por causa da queda de Ado, todos os vasos (descendentes de Ado) que so moldados so vasos para desonra. So destitudos da vida que h em Deus. (Sobre a origem da parte imaterial do homem ser feito uma exposio em outra ocasio) Outra afirmativa dos reformadores d conta que no h diferena intrnseca entre os eleitos de Deus e os no eleitos. Ambos so feitos do mesmo barro. Concordo com este posicionamento, de que no h diferena entre salvo e perdidos quanto substncia da qual foram formados: ambos so formados do barro Ou no tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra, e outro para desonra? ( Rm 9:21 ). No entanto, vale salientar que, como no h diferena intrnseca entre os salvos e os no salvos, possvel demonstrar uma falha na declarao de que o homem sem Deus uma poro de barro. Ora, tanto os salvos quanto os no salvos so feitos e uma mesma massa, porm, aps sarem da olaria de Deus so vasos. Os vasos para honra, embora feitos da mesma massa utilizada para fazer os vasos de ira, foram refeitos participantes da vida que h em Deus, enquanto os vasos para desonra, aqueles que permanecem na condio oriunda do primeiro nascimento, permanecem divorciados da vida que h em Deus. A idia calvinista tambm d conta que o destino final dos homens decidido (soberanamente) por Deus, porm, o que se depreende das figuras do oleiro, do barro e do vaso no coaduna com este posicionamento. Observe que soberanamente Deus disse: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana ( Gn 1:26 ), e, segundo o que props na eternidade, o Oleiro Eterno formou o homem do p da terra. Quem era Ado para se queixar do Criador? Ora, acaso a coisa formada poderia queixar-se do Criador, dizendo: Por que me fizeste assim? No! Embora algum possa questionar a soberania de Deus, o homem na condio de vaso jamais poderia faz-lo, pois o Oleiro detentor de todo poder. O que se observa na leitura do Gnesis, Jeremias e Romanos que o poder de Deus e a sua soberania se estabelecem sobre o barro, ou seja, quando Ele cria o homem. A soberania de Deus no se d sobre os vasos, visto que, Ado como vaso perfeito, recm sado da olaria de Deus, rebelou-se contra o Criador. De vaso para honra Ado passou a condio de vaso para desonra. De filho de Deus passou a condio de filho da desobedincia. De agradvel a Deus passou condio de filho da ira. Ora, se a soberania de Deus se d sobre os vasos, como dizem os calvinistas, era da vontade de Deus a queda de Ado? Ado no conseguiu resistir sugesto da serpente ou a queda foi da vontade de Deus? Se um calvinista responder que Ado no conseguiu resistir vontade da

serpente, conclui-se que a soberania de Deus no engessa a vontade do homem. Se responder que a vontade de Deus no era a queda de Ado, como ele conseguiu resistir vontade de Deus? O que se verifica nos textos que fazem referncia ao poder e soberania de Deus que ambos, poder e soberania, se demonstram quando o Oleiro Eterno trabalha o barro, e no quando os vasos esto formados ... tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer ( Jr 18:4 ). Todos os homens so obras das mos de Deus, visto que ele os faz conforme o que parece bem aos seus olhos: vasos para honra e vasos para desonra "Mas agora, SENHOR, tu s nosso Pai; ns o barro e tu o nosso oleiro; e todos ns a obra das tuas mos" ( Is 64:8 ). Paulo destaca que Deus tem poder sobre o barro para fazer vasos conforme bem parece aos seus olhos Ou no tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? ( Rm 9:21 ). Observe que o poder do Oleiro se manifesta sobre a massa para to somente fazer vasos, ou seja, em momento algum temos a idia de que Deus intervm ou influncia o destino final dos vasos. O que determinou o destino dos vasos para desonra foi a desobedincia de Ado e no Deus, como dizem os seguidores da reforma. Atravs de Ado Deus faz do barro vasos para desonra, e atravs do ltimo Ado, que Cristo, Deus faz vasos para honra. A desobedincia de Ado fez surgir os vasos para desonra, e a obedincia de Cristo os vasos para honra. Ora, o que se percebe que Deus no decidiu o destino da humanidade, antes todos os homens podem decidir-se por Cristo para se verem livres da condenao estabelecida em Ado. Como possvel Deus ter determinado o destino final das pessoas segundo a sua vontade, se so muitos os que entram pela porta larga? Ora, se a vontade expressa de Deus que ningum perea e que muitos venham ao conhecimento da verdade, como conciliar a parbola dos dois caminhos com a idia de que o destino final das pessoas segundo a vontade de Deus? Jesus demonstrou que so muitos os que entram pela porta larga e seguem o caminho que conduz perdio ( Mt 7:13 ), porm, o apstolo Paulo demonstra que a vontade de Deus que nenhum homem se perca, antes que todos venham ao conhecimento da verdade ( 1Tm 2:4 ). Ora, se so muitos os que seguem pelo caminho de perdio, isto demonstra claramente que Deus no impe a sua vontade sobre os homens, pois ela clara: Ele deseja que todos venham ao conhecimento da verdade. Embora soberano, Ele no ditador, visto que no oprime as suas criaturas para que faam ou se submetam a sua vontade. Como possvel Deus decidir o destino final dos homens se a desobedincia de Ado deu origem porta larga por onde todos os homens entram? Como possvel Deus estipular o destino final das pessoas se elas entraram pelo caminho que as conduz perdio? Deus que

conduz os homens perdio ou salvao, ou o caminho que trilham que os conduz? Entrai pela porta estreita. Pois larga a porta, e espaoso o caminho que conduz perdio, e muitos so os que entram por ela ( Mt 7:13 ). Jesus demonstrou que o caminho em que os homens esto que os conduz perdio ou salvao. Embora muitos homens no desejem conscientemente a perdio, esta vontade no muda e nem influncia o destinou final deles. Caso continuem sem se decidirem pelo caminho estreito, seguiro inexoravelmente para a perdio. Sabemos que a porta estreita Cristo e que Ele o caminho que conduz os homens a Deus. Tambm sabemos que Ado a porta larga, por onde os homens entram ao nascer, e que a porta larga d acesso ao caminho largo que conduz perdio. Para os calvinistas, Deus molda os vasos segundo o seu propsito e consentimento. o que denominam de eleio incondicional, ou seja, para eles Deus decidiu unilateralmente onde cada um dos homens passar a eternidade. O que se observa atravs da leitura da bblia que o pensamento que teve origem na reforma no conforme a verdade do evangelho!

You might also like