You are on page 1of 3

Exerccios para aperfeioarmos nossas habilidades mgicas, extrados do livro "A Dana Csmica das Feiticeiras", de Starhawk.

RELAXAMENTO
(Este pode ser feito sozinho, em grupo ou com um parceiro. Comece deitando de costas. No cruze os braos ou as pernas. Afrouxe qualquer roupa que estiver causando algum tipo de compresso.) A fim de conhecermos o relaxamento, em primeiro lugar, devemos experimentar a tenso. Vamos tensionar todos os msculos do corpo, um por um, e mant-los tensos at relaxarmos todo o nosso corpo em uma s respirao. No aperte os msculos para que no tenha cibra, somente retese-os ligeiramente. Comece com os dedos do p. Tensione os dedos do p direito... E, agora do p esquerdo. Tensione o p direito... E o p esquerdo. O calcanhar direito... E o calcanhar esquerdo... (Continue passando por todo o corpo, parte por parte. De vez em quando, relembre o grupo para que tensione quaisquer msculos que deixaram soltos.) Agora tensione seu couro cabeludo. Todo seu corpo est tenso... Sinta a tenso em cada parte. Tensione quaisquer msculos que estejam afrouxados. Agora respire fundo... Aspire (pausa)... Expire... E relaxe! Relaxe completamente. Voc est completa e totalmente relaxado. Em tom de melopia: os dedos de sua mo esto relaxados e os dedos do seu p esto relaxados. Suas mos esto relaxadas e seus ps esto relaxados. Seus pulsos esto relaxados e seus calcanhares esto relaxados. (E, assim por diante, por todo o corpo. Periodicamente, pare e diga: voc est completa e totalmente relaxado. Completa e totalmente relaxado. Seu corpo est leve; como se fosse gua, como se estivesse desmanchando na terra.) Permita-se ser levado e vagar tranqilamente em seu estado de relaxamento. Se quaisquer preocupaes ou ansiedades perturbarem a sua paz, imagine-as escoando de seu corpo como gua e fundindo-se terra. Sinta-se sendo purificado e renovado. (Permanea em estado de relaxamento profundo por uns dez ou quinze minutos. bom praticar esse exerccio diariamente, at que seja capaz de relaxar completamente pela s razo de deitar-se e soltar-se, sem necessidade de passar por todo o processo. Pessoas que tm dificuldades para dormir verificaro a eficcia desse exerccio. No entanto, no se permita adormecer, A sua mente est

sendo treinada para ficar relaxada mas alerta. Posteriormente, voc utilizar esse estado para trabalhos de transe, que muito mais difcil se voc no tem o hbito de permanecer acordado. Se voc pratica noite, antes de dormir, sente-se, abra os olhos e, conscientemente, termine o exerccio antes de dormir. Vrios dos outros exerccios podem ser mais eficazmente praticados em um estado de relaxamento profundo. Experimente-os, a fim de descobrir o que funciona melhor para voc.) Visualizao a capacidade de ver, ouvir, sentir, tocar e sentir o sabor com os sentidos internos. Nossos olhos fsicos no vem; eles meramente transmitem impulsos atravs da estimulao da luz para o crebro. o crebro que v, e ele capaz de ver imagens internas to nitidamente quanto as do mundo externo. Nos sonhos, todos os cinco sentidos so intensos. Atravs da prtica, a maioria das pessoas pode desenvolver a capacidade de usar ativamente os sentidos internos quando acordados. Algumas pessoas naturalmente vem imagens; outras podem ouvir ou sentir impresses. Algumas poucas pessoas tm dificuldades ou acham impossvel visualizar, mas a maioria descobre que se torna fcil atravs da prtica. A visualizao importante porque atravs das imagens e sensaes internas que nos comunicamos com o self mais jovem e o self profundo. Quando os sentidos internos esto totalmente despertados, podemos ter vises de extraordinria beleza, sentir o perfume das flores da ilha, das Mas, provar ambrsia e ouvir as canes dos deuses.

CONCENTRAO E CENTRALIZAO
Antes de dar incio pratica da visualizao, devemos nos concentrar e centrar. Esta , novamente, uma das tcnicas bsicas do trabalho mgico. Concentrao significa estabelecer uma ligao energtica com a terra. O exerccio da rvore da Vida um dos mtodos de concentrao. O outro visualizar uma corda ou um mastro que se estende da base de sua espinha dorsal at o centro da terra. Centre-se alinhando o corpo ao longo de seu centro de gravidade. Respire a partir de seu centro; do seu diafragma e abdome. Sinta a energia fluir da terra e ocupar voc. A concentrao importante pois permite que voc sorva a vitalidade da terra, em lugar de esgotar a sua. Quando canaliza energia, ela serve como um pra-raios psquico: as foras atravessam voc em direo terra, ao invs de lhe queimarem mente e corpo.

VISUALIZAES ELEMENTARES

Este exerccio para os que tm dificuldades em visualizar. Concentre-se e centre-se. Feche os olhos e imagine que est olhando para uma parede branca ou uma tela vazia. Pratique visualizar formas geomtricas simples: uma linha, um ponto, um crculo, um tringulo, uma elipse e assim por diante. Quando voc for capaz de ver nitidamente as formas, visualize a tela em cores: vermelha, amarela, azul, alaranjada, violeta e preta, uma de cada vez. Pode ajudar se voc olhar para um objeto colorido, antes, com os olhos abertos; a seguir, feche os olhos e mentalmente veja a cor. Finalmente, pratique visualizar as formas geomtricas em vrias cores. Altere as cores e formas at que, com espontaneidade, possa faz-lo mentalmente.

A MA
Visualize uma ma. Segure-a em suas mos; vire-a; sinta-a. Sinta a forma, o tamanho, o peso, a textura. Repare a cor, o reflexo da luz em sua casca. Traga-a para junto de seu nariz e cheire-a; De uma mordida e prove-a; oua o som feito por seus dentes ao morde-la. Coma a ma; sinta-a descendo por sua garganta. Veja-a tornando-se menor. Quando voc tiver comido ela at o caroo, deixe-a desaparecer. Repita com outros alimentos. Casquinhas de sorvetes so materiais excelentes.

O PENTAGRAMA
Visualize uma linha de chamas azuis tremeluzente, como a chama de gs de um maarico. Agora, mentalmente desenhe um pentagrama, uma estrela de cinco pontas, com uma ponta para cima, na direo da invocao, comeando por cima e movimentando para baixo para a esquerda. (Ver ilustrao). Veja-o formando-se a partir da chama azul. Retenha a imagem em sua mente por alguns momentos. Agora, trace-o novamente na direo da expulso, comeando pelo canto esquerdo de baixo e movimentando-se para cima. Ao fazelo veja-o desaparecendo. Pratique at que a imagem venha para voc facilmente. Essa visualizao faz parte da disposio de um crculo.

You might also like