You are on page 1of 11

PROJETO HIDRO-SANITRIO

MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DE CALCULO MEMORIAL DE EXECUO MEMORIAL DE GUA FRIA MEMORIAL DE OPERAO E MANUTENO

CONDOMNIO RESIDENCIAL

Porto uniao SC

MARO 2011

MEMORIAL DESCRITIVO
1

Ao: Servio de Atividades Tcnicas Descrio da obra: Proprietrio: Logradouro: Cidade: Santa Catarina. rea Total: m Responsvel Tcnico: O presente memorial de Esgoto Sanitrio tem por objetivo especificar adequadamente o processo de limpeza e manuteno de esgoto sanitrio da edificao, a ser construda no endereo acima, de propriedade de UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU. Para o bom funcionamento do sistema de tratamento de esgoto na edificao alm do cuidado na execuo e observando os projetos e memoriais especficos, sero necessrios cuidados quanto limpeza e manuteno dos componentes deste sistema. Por este motivo, o presente manual tem por finalidade estabelecer os procedimentos de manuteno, limpeza e disposio final do lodo e escuma gerado no processo de tratamento de esgoto desta edificao, de acordo com a NBR 7229/93. 1 - Obra: Conjunto habitacional multi-familiar, constitudo por 4 blocos, de 4 pavimentos sendo o 1 Pavto. constitudo por pilotis (trreo e subsolo) e ser usado para garagens e os demais pavtos, ser para apartamentos e o tico abrigara 1 salo de festa por bloco: Bloco A, B, C e D 6 apartamentos de 2 dormitrios. rea total construda do bloco: m Salo de Festas rea total construda do salo de festa: m 2 - NMERO DE CONTRIBUINTES: Adotou-se 2 pessoas para cada dormitrio. 6 apartamentos de 2 dormitrios Total = 12 Dormitrios = x 2 (duas pessoas por dormitrio) = 24 pessoas Salo de Festas 1 pessoa por cada 10 metros quadrados Total = 22,00 m = 22,00/10 = 3 pessoas Nmero de Contribuintes: 27 pessoas por bloco. Toda a Edificao ser atendida com sistema de esgoto Sanitrio Misto (Tanque Sptico, Filtro Anaerbio e Sumidouro) tendo um total de Contribuintes por bloco de 27 pessoas, mas por fator de calculo ser adotada um total de 2 blocos por sistema, assim ser atendido por 54 pessoas nos blocos A e B e 54 pessoas nos blocos C e D.. 3 GENERALIDADES: O sistema de esgoto sanitrio tem por funo bsica coletar e conduzir os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitrios a um destino apropriado, sendo que para esta obra foi projetada tanque sptico, filtro anaerbio e valas de infiltrao. As presentes especificaes tem por finalidade a definio dos elementos constituintes das instalaes de esgoto sanitrio. Os projetos foram elaborados segundo a Legislao Sanitria vigente e as normas tcnicas que regem cada caso conforme seguem: - NBR 8160/99 : Instalao predial de esgoto sanitrio; - NBR 7229/93 e NBR 13969/97: Tanques spticos Filtro anaerbio, Sumidouro e Valas de Infiltrao.. 4 - ESPECIFICAES DOS MATERIAIS: Tubos e conexes para esgoto:

Sero de PVC rgido, tipo esgoto, com ponta e bolsa, instalados com anel de borracha e fluido lubrificante para os dimetros acima de 50 mm. Todas as emendas de tubulao sero executadas com conexes prprias, no sero permitidas bolsas a fogo. Haver caixas de inspeo em alvenaria nas mudanas de direo dos ramais secundrios. Os materiais a serem utilizados sero de PVC rgido. As tampas das caixas de inspeo (CI) sero fabricadas em concreto armado ou metlicas. Os demais materiais a serem utilizados seguem as instrues de execuo segundo a norma especificada para cada elemento. Registros e metais:

Os registros de gaveta sero de lato fundido ou bronze, volante de acordo com acabamento, rosca fmea, presso de servio de 8,8 kgf/cm. Os vasos sanitrios sero do tipo com caixa acoplada.

Caixas sifonada e ralos:

Nos banheiros, caixas sifonada com grelha, nas dimenses 150x150/50 mm. Nas reas de servio sero utilizados caixas sifonada com grelha, nas dimenses 150x150/50 mm. Nas sacadas, ralos secos 100x40 mm. 5 - ESGOTO: A execuo destes servios obedecer integralmente o projeto, dentro do que preconiza a norma e demais posturas exigidas pela Secretaria Municipal de Sade e Departamento de Vigilncia Sanitria. O dimensionamento dos ramais de esgoto e ramais de descarga foi calculado de acordo com os critrios das Unidades Hunter de Contribuio (UHC), atribudos aos aparelhos sanitrios contribuintes. Haver caixas de inspeo em alvenaria nas mudanas de direo dos ramais secundrios. Tubulao: Sero utilizados tubos e conexes em pvc rgido, com dimetro que seguem: Esgoto primrio: 100 mm Esgoto secundrio: 40/50 mm Tubos de ventilao: 75 mm Tubo de queda: 100 mm Tubo de queda pluvial: 75/100 mm

Caixa de Gordura (CG):

Ser colocada uma (CG) coletiva ao lado externo da edificao logo na descida do tubo de queda.ser de alvenaria nas dimenses circulares de 0,60 x 0,20 m, com entrada e sada com tubo de pvc100 mm. Ver implantao. Caixa de Inspeo (CI):

Consiste na execuo das Caixas de Inspeo nas redes domiciliares de esgoto nas ligaes dos ramais aos coletores de esgoto (ver figura A). Todas as caixas sero em alvenaria de tijolos macios, rebocadas internamente, com fundo e tampa em concreto armado (ver figura C), podendo ser metlica. As CI tero dimenses de 0,60 x 0,60 x 0,60 m. O fundo que corresponde a fundo da caixa, ser constitudo por uma camada de concreto simples com 10 cm de espessura e inclinao de 1 %. As paredes da caixa sero em alvenaria de tijolo cermico macio de 1 / 2 vezes assentados com argamassa. Internamente sero chapiscadas e rebocadas com argamassa. O fundo ter um enchimento com declividade no sentido da tubulao efluente e acabamento liso. A tubulao de ligao entre as caixas de inspeo ser de pvc rgido marca que achar mais conveniente com dimetro de 100mm. 6 TIPO DE ABASTECIMENTO: O abastecimento ser de forma direta pela Concessionria local CASAN, onde ter um hidrmetro geral no acesso principal prximo a guarita onde seguir para os hidrmetros de casa bloco. IMPORTANTE: O Sistema de tratamento de esgoto dever estar aberto para vistoria pelos tcnicos da Vigilncia Sanitria, quando da concesso do HABITE-SE SANITRIO.

MEMORIAL DE CLCULO
7 - DIMENSIONAMENTO DAS INSTALAES DE ESGOTO SANITRIO DIMENSIONAMENTO DO ESGOTO SANITRIO PELO MTODO UHC 7.1 - DIMENSIONAMENTO DOS RAMAIS DE DESCARGA APARELHO SANITRIO NMERO DE UNIDADES HUNTER DE CONTRIBUIO UHC Bacia Sanitria Chuveiro Lavatrio Pia de Cozinha Tanque de Lavar Roupas Mquina de Lavar Roupas 4 4 4 4 4 4 DIMETRO NOMINAL MNIMO mm 100 50 40 50 40 40

7.2 - DIMENSIONAMENTO DE TUBOS DE QUEDA TUBO DE QUEDA SANITRIO Bacia Sanitria (6UHC) + Chuveiro (2 UHC) + Lavatrio (1 UHC) = 9 UHC x 4 pavimentos = 36 UHC

DIMETRO MNIMO DO TUBO DE QUEDA = 75mm TUBO DE QUEDA DE GORDURA Tanque de Lavar Roupas ( 3 UHC) + Mquina de Lavar Roupas ( 3 UHC) + Pia de Cozinha (3 UHC) = 9 UHC x 4 pavimentos = 36 UHC DIMETRO MNIMO DO TUBO DE QUEDA = 75mm 8 - DIMENSIONAMENTO DAS INSTALAES DE ESGOTO SANITRIO: 8.1 - Tanque Sptico: Volume: O clculo do volume til do tanque sptico dado pela seguinte expresso: BLOCO E SALO DE FESTAS Onde: V - Volume til., em litros N - Nmero de Contribuintes C - Contribuio Diria T - Tempo de deteno K - Taxa de Acumulao de Lodo Digerido Lf - Lodo Fresco Vtotal = 1000 + N (C x T + K x Lf) V = 1000 + 54 (130 x 0,67 + 65 x 1) V = 1000 + 54 (152,10) V = 1000 + 8,213,40 V = 9,213,40 litros V = 9,21 m Taxa de Acumulao total de Lodo:

obtida em funo de: - Volumes de lodo digerido e em digesto, produzidos por cada contribuinte, em litros. - Mdia da temperatura ambiente do ms mais frio, em C. - Intervalo entre limpezas. Geometria dos Tanques Spticos:

Conforme NBR 7229/93 pag. 5 ten 5.9 letra d Os tanques spticos de forma prismtica retangular devero obedecer s seguintes condies: Relao comprimento/largura (para tanques prismticos retangulares) : mnimo 2:1 e mximo 4:1. Comprimento: 3,60 m Largura: 1,80 m Profundidade: 1,50 m Volume: 9,72 m 8.2 - Filtro Anaerbio: O filtro anaerbio consiste em um reator biolgico, onde o esgoto depurado por meio de microorganismos anaerbios, dispersos tanto no espao vazio do reator, quanto nas superfcies do meio filtrante, sendo este utilizado mais para reteno de slidos. Volume: O clculo do volume til do filtro anaerbio dado pela seguinte expresso: Vu = 1,6 (NC) T, onde: Vu = volume til do filtro, em litros. N = nmero de contribuintes: 54 pessoas C = contribuio de despejos, em litros/Hab.x dia: 130 para prdio de padro mdio e 50 para edifcios pblicos ou comerciais. T = tempo de deteno hidrulico, em dias variando de acordo com a contribuio diria. BLOCO E SALO DE FESTAS Vu = 1,6 NCT Vu = 1,6 x 54 x 130 x 0,83 Vu = 9,32 m Geometria do Filtro Anaerbio:

Comprimento: 4,00 m Largura: 2,00 m

Profundidade: 1,20 m Volume: 9,60 m 8.3 - Sumidouro: O sumidouro um tipo de unidade de depurao e disposio final do efluente de tanque sptico, verticalizada em relao sumidouro. Para o clculo da rea de absoro, adota-se o mesmo critrio da vala de infiltrao. No entanto, sendo o sumidouro uma unidade verticalizada, deve ser considerada sua altura til, e a rea vertical interna abaixo da geratriz inferior da tubulao de lanamento do efluente, acrescida da superfcie do fundo, (conforme ten 5.3.1.1 da NBR 13969/97). rea de Infiltrao : A rea de infiltrao necessria em m para ao sumidouro calculada pela seguinte expresso : (conforme ten 5.3.1.1 da NBR 13969/97). Segundo o parecer Tcnico ten 16 Vazo de Contribuio dada pela seguinte expresso: Onde: A rea de Infiltrao N Nmero de Contribuintes C Contribuio Diria Ci Coeficiente de Infiltrao do Solo ( utilizado o valor mdio de 50l/m/dia) A = N x C = 54 x 130 = 140,40 m Ci 50 rea Total de Infiltrao: 140,40 m Adotou-se um sumidouro com as seguintes dimenses: Comprimento: 7,50 m Largura: 3,75 m Profundidade: 5,00 m rea de Infiltrao: 140,63 m 8.4 Caixa de Inspeo (CI): CI - Consiste na execuo das Caixas de Inspeo nas redes domiciliares de esgoto nas ligaes dos ramais aos coletores de esgoto. Todas as caixas sero em alvenaria de tijolos macios, rebocadas internamente, com fundo e tampa em concreto armado (ver projeto detalhado em anexo), podendo ser metlica. O dimensionamento das CI segue o descrito no item 5.1.5.3 NBR 8160/99. As caixas de inspeo devem ter: o Profundidade mxima de 1,00m Forma prismtica, de base quadrada, retangular ou redonda, de lado interno mnimo de 0,60; Tampa facilmente removvel, permitindo perfeita vedao; Fundo construdo de modo a assegurar rpido escoamento e evitar formao de depsito.

o
o o

8.4 Caixa de Gordura (CI): CG Caixa de Gordura destinada a reteno de gordura nas instalaes domiciliares. Ser colocada uma (CG) coletiva logo na descida do tubo de queda, cada coluna de cozinhas haver uma caixa de gordura, ser de geometria circular de concreto pr-moldado, com entrada e sada conforme projeto Hidros-Sanitrio. A instalao ser no lado externo ou local interno na Garagem da edificao. Ver implantao. Os dimensionamentos das CG seguem item 5.1.5.3 letra d NBR 8160/99. O volume da cmara de reteno de gordura obtido pela frmula: V = 2N + 20 onde, N o nmero de pessoas servidas pela cozinha que contribuem para a caixa de gordura no turno em que existe maior afluxo; (nmero total de 15 pessoas). V o volume, em litros. V = 2N + 20 V = 2 x 15 + 20 V = 50 litros Geometria Circular da CG: Dimetro: 0,60 m Profundidade molhada: 0,20 m Volume: 56 litros.

8.5 - Dimensionamento de Reservatrio de Coleta Pluvial:

De acordo com o art. 4 da lei complementar n 387 de 15 de dezembro de 2009. C < 0,5 reservao de 500 litros. 0,5 < c < 0,7 reservao de 2000 litros. C > 0,7 reservao de 5000 litros. C = rea do telhado rea do terreno C = 408,60 m 975,00 m C = 0,42 Como 0,42 < 0,5 adotou-se uma caixa de gua de 500 litros Conforme implantao ser adotado um reservatrio para gua pluvial com capacidade total de 1000 litros. 8.6 - Dimensionamento da rea de Infiltrao: rea do terreno: 975,00 m Taxa de Ocupao: 585,00 m - 60% rea resultante = rea do terreno a taxa de ocupao = 390,00 m Pargrafo nico da referida lei obrigatrio uma rea igual a 30% da diferena entre a rea do terreno e rea resultante da taxa de ocupao para infiltrao das guas pluviais. 30% de 390,00 m = 117,00 m rea de Infiltrao 1 = 53,60 m rea de Infiltrao 2 = 24,80 m rea de Infiltrao 3 = 47,35 m rea total = 125,75 m

MEMORIAL DE EXECUO
9 GENERALIDADES: O sistema de esgoto sanitrio tem por funo bsica coletar e conduzir os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitrios a um destino apropriado, sendo que para esta obra foi projetada para uma rede existente de coleta de esgoto publica. Os despejos devem ser tratados e afastados, de maneira que sejam atendidas as seguintes determinaes: Nenhum manancial destinado ao abastecimento domiciliar corra perigo de poluio; No sejam prejudicadas as condies prprias vida nas guas receptoras; No sejam prejudicadas as condies de balneabilidade das praias ou outros locais de recreio e esporte; Seja evitada a poluio das guas subterrneas; Seja evitada ou agravada a poluio de guas localizadas ou que atravessem ncleos de populao e que sejam usadas pelas mesmas; No venham a ser observados odores desagradveis, presena de insetos e outros inconvenientes; No haja poluio do solo capaz de afetar, direta ou indiretamente, pessoas e animais; No sejam utilizadas as redes de galerias de guas pluviais 10 - CAIXA DE GORDURA (CG): Ser colocada uma (CG) individual e ser de PVC. Cada apartamento ter uma caixa de gordura a qual ser instalada na rea de Servio. 11 - CAIXA DE INSPEO (CI): Consiste na execuo das Caixas de Inspeo nas redes domiciliares de esgoto nas ligaes dos ramais aos coletores de esgoto. Todas as caixas sero em concreto pr-moldado. A tampa ser em concreto armado ou metlica para garantir a acessibilidade aos elementos do sistema, a distncia entre duas caixas de inspeo (CI) no dever ser superior a 25,00m. A distncia entre a ligao do coletor predial e a Caixa de Inspeo mais prxima no deve ser superior a 15,00m. Os comprimentos dos trechos dos ramais de descarga at a caixa de inspeo no deve ser superior a 10,00m. Os desvios, as mudanas de declividade e a juno de tubulao enterrada devem ser feitos mediante o emprego de caixa de inspeo (CI). As caixas de inspeo (CI) no devem ser instaladas a menos 2,00m de distncia dos tubos de queda que contribuem para elas. 12 - INSTALAES DE ESGOTO: Os caimento mnimos sero de 2% para dimetros inferiores a 100mm e 1,5% para dimetro acima. Haver Caixa de Inspeo (CI) em alvenaria para as mudanas de direo dos ramais secundrios. As guas pluviais coletadas na edificao (telhado, sacadas e terraos) sero encaminhadas rede de coleta pblica.

13 - ESPECIFICAES DE MATERIAIS DE ESGOTO: Os materiais a serem utilizados sero de PVC rgido. As tampas das caixas de inspeo (CI) sero fabricadas em concreto armado ou metlicas. Os demais materiais a serem utilizados seguem as instrues de execuo segundo a norma especificada para cada elemento. 14 - EXECUO DAS INSTALAES DE GUA FRIA: A execuo da instalao predial de gua fria deve ser levada a efeito em conformidade com o respectivo projeto. Eventuais alteraes que se mostrem necessrias durante a execuo devem ser aprovadas pelo projetista e devidamente registradas em documento competente para tal fim. A execuo da instalao predial de gua fria deve ser feita por instalador legalmente habilitado e qualificado. Para a execuo da instalao predial de gua fria, deve ser estabelecido um procedimento, visando desenvolver as atividades dentro de critrios de higiene compatveis com a finalidade da instalao. Desta forma, o interior das tubulaes, reservatrios e demais partes deve ser mantido sempre limpo, livre de resduos originados das operaes de execuo da instalao propriamente dita, ou oriundos de outras atividades realizadas em canteiro. No desenvolvimento das atividades de execuo da instalao predial de gua fria, deve ser observado um procedimento, visando oferecer condies adequadas ao trabalho, que respeite, inclusive, as exigncias que so estabelecidas com relao segurana do trabalho. 15 - EXECUO DO TANQUE SPTICO: Os tanques spticos e respectivos tampes devem ser resistentes a solicitaes de cargas horizontais e verticais, em dimenses suficientes para garantir a estabilidade em face de: a) cargas rodantes (veculos) e reaterro, no caso de os tanques estarem localizados em rea pblica, mesmo que no diretamente na via carrovel; b) sobrecargas aplicadas no dimensionamento das respectivas edificaes, no caso de os tanques estarem localizados internamente aos lotes; c)presses horizontais de terra; d) carga hidrulica devida sobrelevao de lenol fretico, em zonas suscetveis a esse tipo de ocorrncia. Ser em alvenaria de tijolos macios ou blocos de concreto, rebocadas internamente, com fundo e tampa em concreto armado, de modo a no permitir a infiltrao da gua externa e vice-versa. O fundo que corresponde a fundao da caixa ser constitudo por uma camada de concreto armado simples com 10 cm de espessura e inclinao de 1 %. As paredes da caixa internamente sero chapiscadas e rebocadas com argamassa internamente, com material de desempenho equivalente camada de argamassa de cimento e areia no trao 1:3 e espessura de 1,5 cm. O fundo ter um enchimento com declividade no sentido da tubulao efluente e acabamento liso. Os tanques devem conter uma placa de identificao com as seguintes informaes, gravadas de forma indelvel, em lugar visvel: a) identificao: nome do fabricante ou construtor e data de fabricao; b) tanque dimensionado conforme a NBR 7229; c) temperatura de referncia: 10 a 20C. d) condies de utilizao: tabela associando nmeros de usurios e intervalos de limpeza permissveis. 16 - EXECUO DO FILTRO ANAERBIO: O filtro anaerbio ser em alvenaria de tijolos macios ou blocos de concreto, rebocadas internamente, com fundo e tampa em concreto armado, de modo a no permitir a infiltrao da gua externa zona reatora do filtro e vice-versa. O fundo que corresponde a fundao da caixa ser constitudo por uma camada de concreto armado simples com 10 cm de espessura e inclinao de 1 %. As paredes da caixa internamente sero chapiscadas e rebocadas com argamassa. O fundo ter um enchimento com declividade no sentido da tubulao efluente e acabamento liso. A tampa ser em concreto armado para garantir o transito de veculos. O filtro anaerbio fabricado conforme esta Norma deve ser identificado atravs de placa afixada em lugar facilmente visvel, ou por outro meio distinto, contendo: a) data de fabricao e nome de fabricante; b) a conformidade com a Norma 13969/1997; c) o volume til total e o nmero de contribuintes admissveis. 17 - EXECUO DA VALA DE INFILTRAO/SUMIDOURO: No sistema de disposio final do efluente no subsolo, os detalhes construtivos exercem influncia fundamental na sua durabilidade e funcionamento, devendo ser observados os seguintes aspectos: a) o fundo, assim como as paredes laterais da vala de infiltrao, no devem sofrer qualquer compactao durante a sua construo; b) as superfcies de percolao, quando houver compactao voluntria ou involuntria, devem ser escarificadas at uma profundidade de 0,10 m a 0,20 m antes da colocao do material de suporte do tubo de distribuio de esgoto; c) todas as tubulaes de transporte de esgoto do sistema devem ser protegidas contra cargas rodantes, para no causar extravasamento ou obstruo do sistema; d) as tubulaes de distribuio na vala devem ser instaladas de modo a no causar represamento do esgoto no interior da vala; e) quando as condies locais forem propcias, devese optar por distribuio por conduto forado para favorecer a distribuio uniforme e impedir a obstruo precoce do solo; f) deve-se prever uma sobrelevao do solo, na ocasio de reaterro da vala, de modo a evitar a eroso do reaterro com a chuva; g) nos locais onde o terreno tem inclinao acentuada, como nas encostas do morro, as valas devem ser instaladas acompanhando as curvas de nvel, de modo a manter a declividade das tubulaes; h) no caso da alnea g), o campo de infiltrao deve possuir um sistema de drenagem das guas pluviais, de modo a no permitir a eroso da vala ou ingresso das guas nela;

i) a camada de brita ou pedra deve ser coberta de material permevel, tal como tela fina, antes do reaterro com solo, para no haver a mistura deste com a pedra e, ao mesmo tempo, permitir a evaporao da umidade; j) no permitir plantio de rvores prximo s valas, para no danificar as valas devido s razes das rvores; k) os detalhes de uma vala de infiltrao/sumidouro tpica esto representados no projeto. 18 - EXECUO DE GUA FRIA: Toda a rede da instalao hidrulica dever ser executada em estrita observncia ao projeto. Onde houver necessidade de emendas de tubulao devero ser utilizadas as conexes adequadas no se admitindo bolsa a fogo. Todas as peas (torneiras, vlvulas, registros, etc) devero ser instaladas obedecendo a gabaritos dos fabricantes de modo a garantir um perfeito acabamento junto parede, eliminando folgas ou apertos excessivos. O barrilete ser executado no vo entre a laje de cobertura e a de apoio do reservatrio. Os registros sero do tipo esfera em PVC, nos dimetros do projeto. Os adaptadores tipos flange devero ter vedao com anel de borracha. No sero aceitos massas ou outros materiais vedantes. - Tubos e conexes para gua fria: Sero de PVC rgido, soldvel, com dimetros de tubulaes, expressos no projeto. Todas as conexes rosqueveis sero do tipo com bucha de lato (cor azul). - Registros e metais: Os registros de gaveta sero de lato fundido ou bronze, volante de acordo com acabamento, rosca fmea, presso de servio de 8,8 kgf/cm. Os vasos sanitrios sero do tipo com caixa acoplada 19 - EXECUO DE GUAS PLUVIAIS: As guas pluviais coletadas na edificao (telhado, sacadas e terraos) parte ser encaminhada rede de coleta pblica atravs de tubulao de PVC rgido com dimetro de 75mm, 100 mm e 150 mm e outra parte ser encaminhada a cisterna pluvial, nesta ser instalado extravasor de PVC100mm, sendo destinado rede publica pluvial. O sistema dever ser executada conforme ABNT NBR 15527 (2007) - gua de chuva -Aproveitamento de coberturas em reas urbanas para fins no potveis.

MEMORIAL DE GUA FRIA


20 GENERALIDADES: Estabelece exigncias e recomendaes relativas ao projeto, execuo e manuteno da instalao predial de gua fria. As exigncias e recomendaes aqui estabelecidas emenam fundamentalmente do respeito aos princpios do bom desempenho da instalao e da garantia de potabilidade da gua na instalao de gua potvel.. As presentes especificaes tem por finalidade a definio dos elementos constituintes das instalaes hidrulicas. s projetos foram elaborados segundo a Legislao Sanitria vigente e as normas tcnicas que regem cada caso conforme seguem: - NBR 5626/98 : Instalao predial de gua fria; 21 - OBRA: Conjunto habitacional multi-familiar, constitudo por 4 blocos, de 4 pavimentos sendo o Trreo e Subsolo constitudo por pilotis e ser usado para garagens e os demais pavtos. ser para apartamentos e o tico abrigara 1 salo de festa por bloco: Bloco A, B, C e D 6 apartamentos de 2 dormitrios. rea total construda do bloco: m Salo de Festas rea total construda do salo de festa: m 22 - DIMENSIONAMENTO DO RESERVATRIO POR BLOCO: Adotou-se 2 pessoas para cada dormitrio. 6 apartamentos de 2 dormitrios Total = 12 Dormitrios = x 2 (duas pessoas por dormitrio) = 24 pessoas Salo de Festas 1 pessoa por cada 10 metros quadrados Total = 22,00 m = 22,00/10 = 3 pessoas Nmero de Contribuintes: 27 pessoas Consumo Dirio/pessoa = 150 litros. 150 litros x 27 pessoas = 4050 litros. Reservatrio Inferior, no ser adotada, todo o consumo ser previsto em reservatrio superior. Reservatrio Superior 1 caixa de 10.000 litros cada bloco, sendo que 5.000 litros est destinado a preveno de incndio e 5.000 litros pra consumo.

MEMORIAL DE OPERAO E MANUTENO


23 MANUTENO DOS RESERVATRIOS:

Os reservatrios devem ser inspecionados periodicamente, para se assegurar que as tubulaes de aviso e de extravaso esto desobstrudas, que as tampas esto posicionadas nos locais corretos e fixadas adequadamente e que no h ocorrncia de vazamentos, ou sinais de deteriorao provocada por vazamentos. Recomenda-se que esta inspeo seja feita pelo menos uma vez por ano, com o seguinte procedimento: a) Fechar o registro que controla a entrada de gua proveniente do da fonte de abastecimento (hidrmetro), de preferncia em um dia de menor consumo, aproveitando-se a gua existente no reservatrio; b) Remover a tampa do reservatrio e verificar se h muito lodo no fundo, se houver conveniente remove-lo antes de descarregar a gua para evitar entupimento da tubulao de limpeza. Antes de iniciar a remoo do lodo devem ser tampadas as sadas da tubulao de limpeza e da rede predial de distribuio; c) No havendo lodo em excesso ou tendo sido o lodo removido, esvaziar o reservatrio atravs da tubulao de limpeza, abrindo o seu registro de fechamento. d) Durante o esvaziamento do reservatrio esfregar as paredes e o fundo com escovas de fibra vegetal ou de fios plsticos macios, para que toda a sujeira saia com a gua. No usar sabes, detergentes ou outros produtos. Havendo necessidade, realizar lavagens adicionais com gua potvel, Na falta de sada de limpeza retirar a gua de lavagem e a sujeira que restou no fundo da caixa utilizando baldes, ps plsticas ou panos, deixando o reservatrio bem limpo. Utilizar ainda pano limpo para secar apenas o fundo do reservatrio, evitando que se prendam fiapos nas paredes; e) Ainda com as sadas da rede predial de distribuio e de limpezas tampadas, abrir o registro de entrada at que seja acumulado um volume equivalente a 1/5 do volume total do reservatrio, aps essa entrada deve ser fechada novamente; f) Preparar uma soluo desinfetante, com um mnimo de 200 l de gua para um reservatrio de 1 000 L, adicionando 2 L de gua sanitria de uso domstico (com concentrao mnima 2 % de cloro livre ativo), de tal forma que seja acrescentado de 1 L de gua sanitria para cada 100 L de gua acumulada. Essa soluo na deve ser consumida sob qualquer hiptese; g) A mistura desinfetante deve ser mantida em contato por 2 horas. Com uma brocha, um balde ou caneca plstica ou outro equipamento, molhar por inteiro as paredes internas com essa soluo. A cada 30 minutos, verificar se as paredes internas do reservatrio secaram, caso isso tenha ocorrido, fazer uma nova aplicao dessa mistura, at que o perodo de 2 horas tenha se completado. Usar luvas de borracha durante o processo de umedecimento das paredes e outros equipamentos de segurana apropriados, tais como vestimentas, calados e equipamentos de proteo individual, quando a operao de desinfeco estiver sendo realizada em reservatrios de grande capacidade e que tenham ventilao adequada. h) Passado o perodo de contato, esvaziar o reservatrio, abrindo a sada de gua predial. Abrir todos os pontos de utilizao de tal modo que toda a tubulao seja desinfetada nessa operao, deixando-se essa mistura na rede durante um perodo de 2 horas. O escoamento dessa gua pode ser aproveitado para lavagens de pisos e aparelhos sanitrios; i) Os reservatrios devem ser tampados assim que a limpeza seja concluda. As tampas mveis do reservatrio devem ser lavadas antes destes serem tampados. A partir deste momento, o registro da fonte de abastecimento pode ser aberto, o reservatrio pode ser cheio e a gua disponvel nos pontos de utilizao j pode ser usada normalmente. Obs.: Anotar, no lado de fora do reservatrio, a data da limpeza e desinfeco. Aps a limpeza e desinfeco do reservatrio, recomenda-se que seja realizada a desinfeco da rede predial de distribuio. Os procedimentos da para sua execuo deve obedecer ao descrito para o reservatrio, tomando o cuidado de abrir as peas de utilizao, sendo fechadas assim que a gua efluente exalar odor de cloro. A atividade de desinfeco exige o pleno conhecimento e participao das pessoas que ocupam o edifcio. No caso de ser constatada uma eventual contaminao da gua, uma investigao deve ser feita para diagnosticar a ocorrncia. As causas da contaminao devem ser devidamente eliminadas e a instalao predial de gua fria deve ser submetida a um procedimento adequado, que restaure sua segurana a quanto a um padro de potabilidade da gua. No caso de contaminao por microorganismos utilizam-se substncias ativas como o cloro livre, obtido, por exemplo, pela dissoluo de hipoclorito de sdio na gua a ser desinfetada. O efeito desejado funo da concentrao de cloro livre e do tempo de contato dele com os microorganismos. O reservatrio com vazamento deve ser reparado ou substitudo. Se o vazamento for reparado com revestimento interno, este deve ser de material que comprovadamente no contamine a gua. 24 - MANUTENO DOS ESPAOS PARA TUBULAES: Estes espaos devem ser mantidos acessveis, limpos de materiais estranhos e livres de insetos, ratos e outros animais, para determinar possveis medidas de desinfestao. Recomenda-se inspees a intervalos no superiores a seis meses. Para possibilitar a manuteno de qualquer parte da rede predial de distribuio, dentro de um nvel de conforto previamente estabelecido e considerados os custos de implantao e operao da instalao predial de gua fria, deve ser prevista a instalao de registros de fechamento, ou de outros componentes ou de dispositivos que cumpram a mesma funo. Particularmente, recomenda-se o emprego de registros de fechamento: Quando a instalao predial prev a utilizao de gua fria e gua quente, a instalao de gua fria deve ser protegida contra a entrada de gua quente. Os servios de manuteno e reparo devem ser executados por pessoas capacitadas, o que inclui treinamento apropriado e conhecimento das exigncias regulamentadas concernentes s instalaes prediais de gua fria. 25 - MANUTENO GERAL DA INSTALAO PREDIAL DE GUA FRIA: a) A manuteno geral deve observar se o funciona-mento da instalao em todas as suas partes est adequado. Normalmente ela se constitui em inspees sis-temticas por toda a instalao que, eventualmente, do origem a aes especficas de manuteno. A instalao deve ser, em princpio, inspecionada pelo menos uma vez por ano. b) Nas inspees ou durante os trabalhos de manuteno, deve haver constante e cuidadosa ateno para os casos de desperdcio ou uso indevido de gua. c) Na instalao dotada de hidrmetro, deve ser feito um controle sistemtico do volume de gua consumida, atravs de leituras peridicas, permitindo detectar casos de consumo excessivo de gua. No caso de aumento significativo de consumo de gua, devem ser tomadas as medidas cabveis.

d) As recomendaes ou instrues dos fabricantes de hidrmetros, bombas hidrulicas e outros equipamentos quanto manuteno preventiva destes devem ser corretamente seguidas e incorporadas aos procedimentos de manuteno da instalao. e) A qualidade da gua dos reservatrios deve ser controlada. Nos reservatrios de gua potvel, o controle tem por objetivo manter o padro de potabilidade. No caso de reservatrios de maior porte (capacidade superiora 2.000 L), recomenda-se anlise fsico-qumica bacteriolgica peridica de amostras da gua distribuda pela instalao. A freqncia em que tal anlise levada a efeito depende principalmente do procedimento de manuteno a que a instalao est sujeita como um todo, bem como do grau de atendimento das exigncias e recomendaes estabelecidas nesta Norma para o projeto e execuo da instalao. 26 MANUTENO DOS SISTEMAS DE ESGOTO 26.1 Objetivo O presente memorial de Esgoto Sanitrio tem por objetivo especificar adequadamente o processo de limpeza e manuteno de esgoto sanitrio da edificao, a ser construda no endereo acima, de propriedade de GCK Construtora e Comrcio de Materiais de Construo Ltda. Para o bom funcionamento do sistema de tratamento de esgoto na edificao alm do cuidado na execuo e observando os projetos e memoriais especficos, sero necessrios cuidados quanto limpeza e manuteno dos componentes deste sistema. Por este motivo, o presente manual tem por finalidade estabelecer os procedimentos de manuteno, limpeza e disposio final do lodo e escuma gerado no processo de tratamento de esgoto desta edificao, de acordo com a NBR 7229/93. 26.2 Tanque Sptico a) Procedimento de limpeza dos tanques O lodo e a escuma acumulados nos tanques devem ser removidos a intervalos equivalentes ao perodo de limpeza de um ano. O intervalo pode ser encurtado ou alongado quanto aos parmetros de projeto, sempre que se verificarem alteraes nas vazes efetivas de trabalho com relao s estimadas. Quando da remoo do lodo digerido, aproximadamente 10% de seu volume devem ser deixados no interior do tanque. A remoo peridica de lodo e escuma deve ser feita por profissionais especializados que disponham de equipamentos adequados, para garantir o no-contato direto entre pessoas e lodo. obrigatrio o uso de botas e luvas de borracha. Em caso de remoo manual, obrigatrio o uso de mscara adequada de proteo. No caso de tanques utilizados para o tratamento de esgotos no exclusivamente domsticos, como em estabelecimentos de sade e hotis, obrigatria a remoo por equipamento mecnico de suco e caminho-tanque. Anteriormente a qualquer operao que venha a ser realizada no interior dos tanques, as tampas devem ser mantidas abertas por tempo suficiente remoo de gases txicos ou explosivos (mnimo: 5 min). b) Acesso limpeza dos tanques Os tampes de fechamento dos tanques devem ser diretamente acessveis para manuteno. O eventual revestimento de piso executado na rea dos tanques spticos no pode impedir a abertura das tampas. O recobrimento com azulejos, cacos de cermica ou outros materiais de revestimento pode ser executado sobre as tampas, desde que sejam preservadas as juntas entre estas e o restante do piso. c) Disposio de lodo e escuma O lodo e a escuma removidos dos tanques spticos em nenhuma hiptese podem ser lanados em corpos de gua ou galerias de guas pluviais. O lanamento do lodo digerido, em estaes de tratamento de esgotos ou em pontos determinados da rede coletora de esgotos, sujeito aprovao e regulamentao por parte do rgo responsvel pelo esgotamento sanitrio na rea considerada. No caso de tanques spticos para atendimento a comunidades isoladas, deve ser prevista a implantao de leitos de secagem, projetados de acordo com a normalizao especfica. Estes devem estar localizados em cota adequada disposio final ou ao retorno dos efluentes lquidos para os tanques. O lodo seco pode ser disposto em aterro sanitrio, usina de compostagem ou campo agrcola, sendo que, neste ltimo, s quando ele no voltado ao cultivo de hortalias, frutas rasteiras e legumes consumidos crus. Quando a comunidade no dispuser de rede coletora de esgoto, os rgos responsveis pelo meio ambiente, sade e saneamento bsico devem ser consultados sobre o que fazer para os lodos coletados dos tanques spticos poderem ser tratados, desidratados e dispostos sem prejuzos sade e ao meio ambiente. 26.3 Filtro Anaerbio O filtro anaerbio deve ser limpo quando for observada a obstruo do leito filtrante, observando-se os dispostos a seguir: a) para a limpeza do filtro deve ser utilizada uma bomba de recalque, introduzindo-se o mangote de suco pelo tubo-guia, quando o filtro dispuser daquele; b) se constatado que a operao acima insuficiente para retirada do lodo, deve ser lanada gua sobre a superfcie do leito filtrante, drenando-a novamente. No deve ser feita a lavagem completa do filtro, pois retarda a partida da operao aps a limpeza; c) nos filtros com tubos perfurados sobre o fundo inclinado, a drenagem deve ser feita colocando-se mangote de suco no poo de suco existente na caixa de entrada, conforme representado no anexo B, figuras B.2 e B.3. Se constatada a insuficincia de remoo de lodo, deve-se seguir a instruo da alnea b). 4.1.5 Disposio de despejos resultantes da limpeza de filtro anaerbio Os despejos resultantes da limpeza do filtro anaerbio em nenhuma hiptese devem ser lanados em cursos de gua ou nas galerias de guas pluviais. Seu recebimento em Estaes de Tratamento de Esgotos sujeito prvia aprovao e regulamentao por parte do rgo responsvel pelo sistema sanitrio local. No caso de o sistema j possuir um leito de secagem, o despejo resultante da limpeza do filtro anaerbio deve ser

10

lanado naquele. 26.4 - Vala de Infiltrao/Sumidouro O sumidouro a unidade de depurao e de disposio final do efluente de tanque sptico verticalizado em relao vala de infiltrao. Devido a esta caracterstica, seu uso favorvel somente nas reas onde o aqfero profundo, onde possa garantir a distncia mnima de 1,50 m (exceto areia) entre o seu fundo e o nvel aqfero mximo. Os critrios e as consideraes principais seguem aquelas relativas s da vala de infiltrao, exceto no que tange ao processo aerbio, uma vez que se torna difcil manter aquela condio no interior do poo. Por esta razo, a obstruo das superfcies internas do sumidouro mais precoce. Na ocasio da substituio por outro poo, recomenda-se a exposio ao ar livre das paredes internas do sumidouro substitudo, durante pelo menos seis meses, tomando-se o cuidado de no ocorrer acidentes, para permitir a recuperao da capacidade infiltrativa. 26.5 Caixa de Inspeo (CI): A caixa de inspeo dever ser feita observncia peridica mantendo a tubulao desobstrudo de forma a garantir, ao longo do tempo de uso, o mximo de eficincia. As caixas de inspeo podem ser usadas para receber efluentes fecais, devem ter abertura suficiente para permitir a desobstruo com a utilizao de equipamentos mecnicos de limpeza e devem ter tampa removvel. 26.6 Caixa de Gordura (CG): A caixa de gordura ser mantida atravs da limpeza, a partir da observncia dos resduos nela contido deve ser feita limpeza peridica mantendo limpa a caixa de gordura e desobstrudo a tubulao de forma a garantir, ao longo do tempo de uso, o mximo de eficincia. 27 CONSIDERAES FINAIS: O proprietrio ou possuidor de qualquer titulo, ser responsvel pelas perfeitas condies de uso de todos os sistemas de Preveno Contra Incndio.

11

You might also like