You are on page 1of 13

Braslia, 2 a 6 de maio de 2011 N 625 Data (pginas internas): 11 de maio de 2011 Este Informativo, elaborado a partir de notas tomadas

nas sesses de julgamento das Turmas e do Plenrio, contm resumos no-oficiais de decises proferidas pelo Tribunal. A fidelidade de tais resumos ao contedo efetivo das decises, embora seja uma das metas perseguidas neste trabalho, somente poder ser aferida aps a sua publicao no Dirio da Justia.

SUMRIO
Plenrio
Relao homoafetiva e entidade familiar - 1 Relao homoafetiva e entidade familiar - 2 Relao homoafetiva e entidade familiar - 3 Relao homoafetiva e entidade familiar - 4 Relao homoafetiva e entidade familiar - 5

1 Turma
Trfico de drogas: sursis e substituio de pena por restritiva de direitos Lei 9.784/99 e demarcao de terras indgenas Chave mixa e furto qualificado Princpio da Insignificncia e furto em penitenciria - 2

2 Turma
Apelao criminal e nulidades - 4 Princpio da insignificncia e ato de prefeito

Repercusso Geral Transcries


Lei da Ficha Limpa e art. 16 da CF (RE 633703/DF)

Inovaes Legislativas

PLENRIO
Relao homoafetiva e entidade familiar - 1
A norma constante do art. 1.723 do Cdigo Civil CC ( reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia) no obsta que a unio de pessoas do mesmo sexo possa ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteo estatal. Essa a concluso do Plenrio ao julgar procedente pedido formulado em duas aes diretas de inconstitucionalidade ajuizadas, respectivamente, pelo Procurador-Geral da Repblica e pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro. Preliminarmente, conheceu-se de argio de preceito fundamental ADPF, proposta pelo segundo requerente, como ao direta, tendo em vista a convergncia de objetos entre ambas as aes, de forma que as postulaes deduzidas naquela estariam inseridas nesta, a qual possui regime jurdico mais amplo. Ademais, na ADPF existiria pleito subsidirio nesse sentido. Em seguida, declarou-se o prejuzo de pretenso originariamente formulada na ADPF consistente no uso da tcnica da interpretao conforme a Constituio relativamente aos artigos 19, II e V, e 33 do Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da aludida unidade federativa (Decreto-lei 220/75). Consignou-se que, desde 2007, a legislao fluminense (Lei 5.034/2007, art. 1) conferira aos companheiros homoafetivos o reconhecimento jurdico de sua unio. Rejeitaram-se, ainda, as preliminares suscitadas. ADI 4277/DF, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADI-4277) ADPF 132/RJ, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADPF-132)

Relao homoafetiva e entidade familiar - 2


No mrito, prevaleceu o voto proferido pelo Min. Ayres Britto, relator, que dava interpretao conforme a Constituio ao art. 1.723 do CC para dele excluir qualquer significado que impea o reconhecimento da unio contnua, pblica e duradoura entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar, entendida esta como sinnimo perfeito de famlia. Asseverou que esse reconhecimento deveria ser feito segundo as mesmas regras e com idnticas conseqncias da unio estvel heteroafetiva. De incio, enfatizou que a Constituio proibiria, de modo expresso, o preconceito em razo do sexo ou da natural diferena entre a mulher e o homem. Alm disso, apontou que fatores acidentais ou fortuitos, a exemplo da origem social, idade, cor da pele e outros, no se caracterizariam como causas de merecimento ou de desmerecimento intrnseco de quem quer que fosse. Assim, observou que isso tambm ocorreria quanto possibilidade da concreta utilizao da sexualidade. Afirmou, nessa perspectiva, haver um direito constitucional lquido e certo isonomia entre homem e mulher: a) de no sofrer discriminao pelo fato em si da contraposta conformao antomofisiolgica; b) de fazer ou deixar de fazer uso da respectiva sexualidade; e c) de, nas situaes de uso emparceirado da sexualidade, faz-lo com pessoas adultas do mesmo sexo, ou no. ADI 4277/DF, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADI-4277) ADPF 132/RJ, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADPF-132)

Relao homoafetiva e entidade familiar - 3


Em passo seguinte, assinalou que, no tocante ao tema do emprego da sexualidade humana, haveria liberdade do mais largo espectro ante silncio intencional da Constituio. Apontou que essa total ausncia de previso normativo-constitucional referente fruio da preferncia sexual, em primeiro lugar, possibilitaria a incidncia da regra de que tudo aquilo que no estiver juridicamente proibido, ou obrigado, est juridicamente permitido. Em segundo lugar, o emprego da sexualidade humana diria respeito intimidade e vida privada, as quais seriam direito da personalidade e, por ltimo, dever-se-ia considerar a ncora normativa do 1 do art. 5 da CF. Destacou, outrossim, que essa liberdade para dispor da prpria sexualidade inserir-se-ia no rol dos direitos fundamentais do indivduo, sendo direta emanao do princpio da dignidade da pessoa humana e at mesmo clusula ptrea. Frisou que esse direito de explorao dos potenciais da prpria sexualidade seria exercitvel tanto no plano da intimidade (absentesmo sexual e onanismo) quanto da privacidade (intercurso sexual). Asseverou, de outro lado, que o sculo XXI j se marcaria pela preponderncia da afetividade sobre a biologicidade. Ao levar em conta todos esses aspectos, indagou se a Constituio sonegaria aos parceiros homoafetivos, em estado de prolongada ou estabilizada unio realidade h muito constatada empiricamente no plano dos fatos , o mesmo regime jurdico protetivo conferido aos casais heteroafetivos em idntica situao. ADI 4277/DF, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADI-4277) ADPF 132/RJ, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADPF-132)

Relao homoafetiva e entidade familiar - 4


Aps mencionar que a famlia deveria servir de norte interpretativo para as figuras jurdicas do casamento civil, da unio estvel, do planejamento familiar e da adoo, o relator registrou que a diretriz da formao dessa instituio seria o no-atrelamento a casais heteroafetivos ou a qualquer formalidade cartorria, celebrao civil ou liturgia religiosa. Realou que famlia seria, por natureza ou no plano dos fatos, vocacionalmente amorosa, parental e protetora dos respectivos membros, constituindo-se no espao ideal das mais duradouras, afetivas, solidrias ou espiritualizadas relaes humanas de ndole privada, o que a credenciaria como base da sociedade (CF, art. 226, caput). Desse modo, anotou que se deveria extrair do sistema a proposio de que a isonomia entre casais heteroafetivos e pares homoafetivos somente ganharia plenitude de sentido se desembocasse no igual direito subjetivo formao de uma autonomizada famlia, constituda, em regra, com as mesmas notas factuais da visibilidade, continuidade e durabilidade (CF, art. 226, 3: Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento). Mencionou, ainda, as espcies de famlia constitucionalmente previstas (art. 226, 1 a 4), a saber, a constituda pelo casamento e pela unio estvel, bem como a monoparental. Arrematou que a soluo apresentada daria concreo aos princpios da dignidade da pessoa humana, da igualdade, da liberdade, da proteo das minorias, da no-discriminao e outros. O Min. Celso de Mello destacou que a conseqncia mais expressiva deste julgamento seria a atribuio de efeito vinculante obrigatoriedade de reconhecimento como entidade familiar da unio entre pessoas do mesmo sexo. ADI 4277/DF, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADI-4277)

ADPF 132/RJ, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADPF-132)

Relao homoafetiva e entidade familiar - 5


Por sua vez, os Ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cezar Peluso, Presidente, embora reputando as pretenses procedentes, assentavam a existncia de lacuna normativa sobre a questo. O primeiro enfatizou que a relao homoafetiva no configuraria unio estvel que impe gneros diferentes , mas forma distinta de entidade familiar, no prevista no rol exemplificativo do art. 226 da CF. Assim, considerou cabvel o mecanismo da integrao analgica para que sejam aplicadas s unies homoafetivas as prescries legais relativas s unies estveis heterossexuais, excludas aquelas que exijam a diversidade de sexo para o seu exerccio, at que o Congresso Nacional lhe d tratamento legislativo. O segundo se limitou a reconhecer a existncia dessa unio por aplicao analgica ou, na falta de outra possibilidade, por interpretao extensiva da clusula constante do texto constitucional (CF, art. 226, 3), sem se pronunciar sobre outros desdobramentos. Ao salientar que a idia de opo sexual estaria contemplada no exerccio do direito de liberdade (autodesenvolvimento da personalidade), acenou que a ausncia de modelo institucional que permitisse a proteo dos direitos fundamentais em apreo contribuiria para a discriminao. No ponto, ressaltou que a omisso da Corte poderia representar agravamento no quadro de desproteo das minorias, as quais estariam tendo seus direitos lesionados. O Presidente aludiu que a aplicao da analogia decorreria da similitude factual entre a unio estvel e a homoafetiva, contudo, no incidiriam todas as normas concernentes quela entidade, porque no se trataria de equiparao. Evidenciou, ainda, que a presente deciso concitaria a manifestao do Poder Legislativo. Por fim, o Plenrio autorizou que os Ministros decidam monocraticamente os casos idnticos ADI 4277/DF, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADI-4277) ADPF 132/RJ, rel. Min. Ayres Britto, 4 e 5.5.2011. (ADPF-132)

PRIMEIRA TURMA
Trfico de drogas: sursis e substituio de pena por restritiva de direitos
A 1 Turma julgou prejudicado habeas corpus em que condenado reprimenda de 1 ano e 8 meses de recluso em regime fechado e 166 dias-multa, pela prtica do crime de trfico ilcito de entorpecentes (Lei 11.343/2006, art. 33), pleiteava a suspenso condicional da pena nos termos em que concedida pelo Tribunal de Justia estadual. Em seguida, deferiu, de ofcio, a ordem para reconhecer a possibilidade de o juiz competente substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, desde que preenchidos os requisitos objetivos e subjetivos previstos na lei. A impetrao questionava acrdo que, em 9.3.2010, ao dar provimento a recurso especial do parquet, no admitira o sursis, em virtude de expressa vedao legal. Consignou-se que, ao julgar o HC 97256/RS (DJe de 16.12.2010), o Supremo conclura, em 1.9.2010, pela inconstitucionalidade dos artigos 33, 4; e 44, caput, da Lei 11.343/2006, ambos na parte em que vedavam a substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos em condenao pelo delito em apreo.Asseverou-se, portanto, estar superado este impedimento. Salientou-se que a convolao da reprimenda por restritiva de direitos seria mais favorvel ao paciente. Ademais, observou-se que o art. 77, III, do CP estabelece a aplicabilidade de suspenso condicional da pena quando no indicada ou cabvel a sua substituio por restritiva de direitos (CP, art. 44). HC 104361/RJ, rel. Min. Crmen Lcia, 3.5.2011. (HC-104361)

Lei 9.784/99 e demarcao de terras indgenas


A 1 Turma desproveu recurso ordinrio em mandado de segurana interposto de acrdo do STJ, que entendera legal o procedimento administrativo de demarcao de terras do grupo indgena Guarani andva. Ao rechaar a primeira alegao, aludiu-se jurisprudncia pacfica do Supremo no sentido de que o prazo de 5 anos para a concluso de demarcao de terras indgenas no decadencial, sendo a norma constante do art. 67 do ADCT meramente programtica, a indicar ao rgo administrativo que proceda s demarcaes dentro de um prazo razovel. No tocante aplicao subsidiria da Lei 9.784/99, asseverou-se que o Estatuto do ndio (Lei 6.001/73) seria legislao especfica a regulamentar o mencionado procedimento administrativo. No ponto, salientou-se que esta afastaria a incidncia de qualquer outra norma de natureza geral. Na seqncia, ressaltou-se inexistir ofensa ao princpio do contraditrio e da ampla defesa, porquanto a recorrente manifestara-se nos autos administrativos e apresentara suas razes, devidamente refutadas pela FUNAI. Assentou-se, por fim, no haver que se falar em duplo grau de jurisdio em matria administrativa. RMS 26212/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 3.5.2011. (RMS-26212)

Chave mixa e furto qualificado


O furto praticado mediante o emprego de mixa qualificado nos termos do art. 155, 4, III, do CP (Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa ... 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: ... III - com emprego de chave falsa). Com base nessa orientao, a 1 Turma denegou habeas corpus no qual sustentada a ilegalidade da incidncia dessa qualificadora no crime em comento. HC 106095/RS, rel. Min. Crmen Lcia, 3.5.2011. (HC-106095)

Princpio da Insignificncia e furto em penitenciria - 2


A 1 Turma retomou julgamento de recurso ordinrio em habeas corpus no qual se pretende a incidncia do princpio da insignificncia em favor de condenado pela tentativa de subtrao de 1 cartucho de tinta para impressora do Centro de Progresso Penitenciria, em que trabalhava e cumpria pena por delito anterior v. Informativo 618. Em divergncia, o Min. Dias Toffoli deu provimento ao recurso, por entender aplicvel, ao caso, o referido postulado, no que foi acompanhado pelo Min. Luiz Fux. Aps, pediu vista dos autos a Min. Crmen Lcia. RHC 106731/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 3.5.2011. (RHC-106731)

SEGUNDA TURMA
Apelao criminal e nulidades - 4
A 2 Turma retomou julgamento de habeas corpus em que se reitera a alegao de nulidade de acrdo do TRF da 4 Regio, em virtude de: a) ausncia de intimao de advogado do paciente, ora impetrante, da pauta de julgamento de apelao e de seu resultado e b) no-participao de revisor original na sesso de julgamento de recurso criminal v. Informativo 603. Em voto-vista, o Min. Joaquim Barbosa acompanhou a Min. Ellen Gracie, relatora, e denegou a ordem. Aduziu que, quanto no-participao do revisor originrio na sesso de julgamento, no haveria qualquer nulidade, tendo em vista que sua substituio por juza convocada ocorrera com base em previso legal e regimental. No que se refere ao outro argumento, consignou que o impetrante sabia que as intimaes dos atos processuais foram feitas em seu nome e no de outro advogado que vinha sendo intimado desde o primeiro grau de jurisdio. Portanto, caber-lhe-ia requerer, nos autos, que as publicaes no fossem mais realizadas no nome deste ltimo, mas, to-somente, em seu prprio nome. Deste modo, ressaltou que se aplicaria a regra do art. 565 do CPP (Nenhuma das partes poder argir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido, ou referente a formalidade cuja observncia s parte contrria interesse). Aps, o Min. Gilmar Mendes pediu vista. HC 102433/PR, rel. Min. Ellen Gracie, 3.5.2011. (HC-102433)

Princpio da insignificncia e ato de prefeito


A 2 Turma concedeu habeas corpus para aplicar o princpio da insignificncia em favor de ex-prefeito que, no exerccio de suas atividades funcionais, utilizara-se de mquinas e caminhes de propriedade da prefeitura para efetuar terraplenagem em terreno de sua residncia. Por esse motivo, fora denunciado pela suposta prtica do crime previsto no art. 1, II, do Decreto-Lei 201/67 (Art. 1 So crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipais, sujeitos ao julgamento do Poder Judicirio, independentemente do pronunciamento da Cmara dos Vereadores ... II - utilizar-se, indevidamente, em proveito prprio ou alheio, de bens, rendas ou servios pblicos). Asseverou-se tratar-se de prtica comum na municipalidade em questo, mediante ressarcimento, para fins de remunerao dos condutores e abastecimento de leo diesel. Concluiu-se pela plausibilidade da tese defensiva quanto ao referido postulado, dado que o servio prestado, se contabilizado hoje, no ultrapassaria o valor de R$ 40,00. HC 104286/SP, rel. Min. Gilmar Mendes, 3.5.2011. (HC-104286) Sesses Pleno 1 Turma 2 Turma Ordinrias 4.5.2011 3.5.2011 3.5.2011 Extraordinrias 5.5.2011 Julgamentos 1 146 75

REPERCUSSO GERAL
DJe de 2 a 6 de maio de 2011
REPERCUSSO GERAL EM RE N. 609.096-RS RELATOR: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI EMENTA: CONSTITUCIONAL. TRIBUTRIO. COFINS E CONTRIBUIO PARA O PIS. INCIDNCIA. RECEITAS FINANCEIRAS DAS INSTITUIES FINANCEIRAS. CONCEITO DE FATURAMENTO. EXISTNCIA DE REPERCUSSO GERAL. REPERCUSSO GERAL EM AI N. 818.688-SP RELATOR: MIN. GILMAR MENDES Agravo de Instrumento contra inadmisso de recurso extraordinrio. 1. Pedido de adicional de periculosidade. 2. Trabalho exercido em prdio vertical onde se encontra armazenado combustvel em um de seus andares. 3. Matria disciplinada pelo art. 193 da CLT e por normas regulamentadoras do Ministrio do Trabalho. 4. Questo afeta legislao infraconstitucional que comumente demanda a anlise de provas. 5. Violao reflexa Constituio Federal. 6. Inexistncia de repercusso geral. REPERCUSSO GERAL EM RE N. 635.546-MG RELATOR: MIN. MARCO AURLIO ISONOMIA - PRESTAO DE SERVIO TERCEIRIZADO - EMPREGADOS DO QUADRO FUNCIONAL DA TOMADORA ADMISSIBILIDADE DO TRATAMENTO IGUALITRIO NA ORIGEM - RECURSO EXTRAORDINRIO - REPERCUSSO GERAL CONFIGURADA. Possui repercusso geral a controvrsia acerca da possibilidade de se reconhecer aos empregados terceirizados os mesmos direitos conferidos aos trabalhadores contratados pela tomadora dos servios e vinculados Administrao Pblica, a teor do princpio da isonomia e da proibio preceituada no artigo 7, inciso XXXII, da Carta Maior, no que tange distino laborativa.

Decises Publicadas: 3

TRANSCRIES
Com a finalidade de proporcionar aos leitores do INFORMATIVO STF uma compreenso mais aprofundada do pensamento do Tribunal, divulgamos neste espao trechos de decises que tenham despertado ou possam despertar de modo especial o interesse da comunidade jurdica.
Lei da Ficha Limpa e art. 16 da CF (Transcries)
(v. Informativo 620) RE 633703/MG* RELATOR: Min. Gilmar Mendes VOTO DO MIN. LUIZ FUX RECURSO EXTRAORDINRIO. DIREITO ELEITORAL. INELEGIBILIDADE DECORRENTE DA LEI COMPLEMENTAR N135/10. INDEFERIMENTO DE REGISTRO DE CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL. CONDENAO JUDICIAL, POR RGO COLEGIADO, PELA PRTICA DE ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (ART.1, I, l, DA LEI COMPLEMENTAR N 64/90, NA REDAO QUE LHE CONFERIU A LEI COMPLEMENTAR N 135/10). PRINCPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA. LIMITES TEMPORAIS DA APLICAO DA COGNOMINADA LEI DA FICHA LIMPA. ART. 16 DA CONSTITUIO FEDERAL. REGRA DA ANTERIORIDADE ELEITORAL. ALTERAO DO PROCESSO ELEITORAL. STATUS DE CLUSULA PTREA. DEVIDO PROCESSO LEGAL ELEITORAL. PRESERVAO DA IGUALDADE DE CHANCES NAS ELEIES. MTODO DE INTERPRETAO E DE APLICAO DAS REGRAS E DOS PRINCPIOS JURDICOS. POSTULADOS DA UNIDADE E DA CONCORDNIA PRTICA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS. SEGURANA JURDICA. PRINCPIO DA PROTEO DA CONFIANA. COMPORTAMENTO ESTATAL QUE ENSEJA A FRUSTRAO DAS EXPECTATIVAS LEGTIMAS DOS ENVOLVIDOS NO PLEITO ELEITORAL. IMPOSSIBILIDADE DE A LEI COMPLEMENTAR N 135/10 ATINGIR AS ELEIES OCORRIDAS NO ANO DE SUA ENTRADA EM VIGOR. NECESSRIA OBSERVNCIA DO ART.16 DA CONSTITUIO FEDERAL. PROVIMENTO DO RECURSO EXTRAORDINRIO. 1. A Lei da Ficha Limpa representa um dos mais belos espetculos democrticos experimentados aps a Carta de 1988, porquanto lei de iniciativa popular com o escopo de purificao do mundo poltico, habitat dos representantes do povo, fundada nos princpios constitucionais da probidade e da moralidade administrativa (CF, art. 14, 9). 2. Os postulados da unidade e da concordncia prtica das normas constitucionais, que impem a vedao a que o intrprete inutilize comandos normativos estabelecidos na Carta Constitucional de 1988, tm por consequncia jusfilosfica que mesmo o

melhor dos direitos no pode ser aplicado contra a Constituio. 3. A regra da anualidade eleitoral, fixada no art. 16 da Constituio Federal, determina que a lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. 4. O processo eleitoral, cuja estabilidade assegurada pela regra da anualidade, compe-se de trs fases: fase pr-eleitoral, com as convenes partidrias e a definio do candidato; fase eleitoral, com o incio, a realizao e o encerramento da votao; e fase ps-eleitoral, com a apurao e contagem dos votos, seguida da diplomao dos candidatos (ADIn n 3.345, Rel. Min. Celso de Mello). 5. A expresso processo eleitoral, utilizada no dispositivo, abarca normas de contedo procedimental e material, dada a finalidade de preservar o devido processo legal eleitoral, interditando a eficcia imediata de inovaes legislativas abruptas, porquanto so justamente as regras de direito material no domnio eleitoral que mais podem influenciar a isonomia e a igualdade de chances nas eleies. 6. A restrio do mbito de legitimados a concorrem no pleito, veiculada por normas de inelegibilidade, como fez a LC n 135/10, configura inequvoca alterao no processo eleitoral, entendido como a srie concatenada de atos dirigidos definio dos mandatrios polticos atravs do jogo democrtico. Entendimento diverso conduziria ao paradoxo de consentir fosse dado aos titulares do poder a edio, em conflito com o princpio do pluralismo poltico (CF, art. 1, V), de regras de exceo restritivas do ponto de vista subjetivo, interferindo na igualdade de chances de acesso aos cargos pblicos. 7. Trata-se de recurso extraordinrio em que questionada a aplicao da cognominada Lei da Ficha Limpa (LC n 135/10) s eleies ocorridas no ano de 2010, mormente por conta da previso, na nova redao do art. 1, I, l, da LC n 64/90, de novel hiptese de inelegibilidade, configurada diante de condenao, por rgo judicial colegiado, pela prtica de ato de improbidade administrativa. 8. O sistema constitucional de inelegibilidade, quando da entrada em vigor da LC n 135/10, j havia sido integralizado, h vinte anos, pela LC n 64/90, descabendo falar, no caso sub judice, de risco de configurao de vcuo legislativo, porquanto a Lei da Ficha Limpa, apesar de todos os seus inquestionveis mritos, alterou para usar a expresso literal do art. 16 da CF o regime das inelegibilidades j em vigor no direito brasileiro. 9. Consequentemente, inexistentes, in casu, as mesmas razes de decidir que presidiram o julgamento do RE n 129.392/DF, relator o Min. Seplveda Pertence, apreciado na sesso de 17/06/1992. 10. O art. 16 da Constituio Federal, como decorre da moderna teoria geral do direito e, mais particularmente, da novel teoria da interpretao constitucional, consubstancia uma regra jurdica, e no um princpio jurdico; constatao que impe no seja possvel simplesmente desconsiderar seu enunciado lingstico para buscar desde logo as razes que lhe so subjacentes. 11. Suprema Corte brasileira descabe simplesmente reescrever o art. 16 da Constituio Federal, no sentido de que, onde se l no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia, seja lido como marco temporal a data da realizao das convenes partidrias, ou a data em que ocorrido o registro da candidatura, porquanto j tomada a deciso, pelo legislador constitucional, a respeito do marco inicial para a segurana jurdica no processo eleitoral, qual a inteireza do ano em que ocorrem as eleies. 12. A dinmica eleitoral no se inicia apenas formalmente na conveno partidria: h movimentos polticos de estratgia que ocorrem antes, pela conjugao e harmonizao de foras, como notrio, e notoria non egent probationem, por isso que esse fato no pode ser simplesmente desconsiderado na identificao da razo subjacente ao art. 16. 13. Deveras, se h razes para condicionar regra da anterioridade a eficcia de Emenda Constituio publicada no ms de maro tambm antes, portanto, do perodo das convenes partidrias , tal como decidido por este STF no julgamento da ADIn n 3.685/DF, no h como entender diferente quanto lei complementar publicada no ms de junho. 14. Os efeitos imediatos da Lei Complementar n 135, de 04 de junho de 2010 infringem o princpio da proteo da confiana, difundido no Direito germnico e que, mais recentemente, ganha espao no cenrio jurdico brasileiro. Consectariamente, a ampliao das atividades estatais faz crescer uma exigncia por parte dos cidados de maior constncia e estabilidade das decises que lhes afetam, de modo que um cidado no consegue planejar sua vida se o Estado no atuar de forma estvel e consistente. Mudana e constncia so, dessa forma, duas expresses que colidem no mundo ps-moderno. 15. O princpio da proteo da confiana, imanente ao nosso sistema constitucional, visa a proteger o indivduo contra alteraes sbitas e injustas em sua esfera patrimonial e de liberdade, e deve fazer irradiar um direito de reao contra um comportamento descontnuo e contraditrio do Estado. 16. O art. 16 da Carta de 88 materializou o que a doutrina alem denomina de disposies de transio; vale dizer: dispositivo constitucional que, ao deslocar, para um momento futuro, os efeitos de uma nova lei capaz de interferir no processo eleitoral, amortece os efeitos da nova norma, viabilizando a coeso social e a tutela da confiana que os indivduos depositaram no Estado brasileiro. 17. A aplicao imediata da novel lei agride o princpio da proteo da confiana, dimenso subjetiva do princpio da segurana jurdica, tornando incerto o que certo, instvel o que o texto constitucional buscou preservar. Como corolrio do dispositivo, todo e qualquer candidato ou eleitor no esperavam ser afetados pelas mudanas encartadas na LC n135/10 em relao s eleies de 2010. 18. A Lei da Ficha Limpa a lei do futuro, a aspirao legtima da nao brasileira, mas no pode ser um desejo saciado no presente, em homenagem Constituio Brasileira, que garante a liberdade para respirarmos o ar que respiramos, que protege a nossa famlia desde o bero dos nosso filhos at o tmulo dos nossos antepassados. 19. Recurso extraordinrio provido. VOTO: Preliminarmente, gostaria de destacar que, merc de os votos conflurem nalguns aspectos, a nossa proposio pretende fazer uma rpida incurso nos antecedentes da Lei Complementar n 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), para, emps, aferir a sua constitucionalidade luz do art. 16 da Constituio Federal e da clusula da Segurana Jurdica, sob o enfoque da proteo da confiana ou do princpio da Confiana Legtima. Cumpre-nos, nesse af prefacial, destacar que a Lei da Ficha Limpa representa um dos mais belos espetculos democrticos experimentados aps a Carta de 1988, porquanto lei de iniciativa popular com o escopo de purificao do mundo poltico, habitat dos representantes do povo aqueles que expressam a vontade popular, na memorvel expresso de Friedrich Mller, na sua monografia Quem o Povo? (MLLER, Friedrich. Quem o Povo?, So Paulo: Ed. Malheiros, 2010), prefaciada magnificamente por Fbio Konder Comparato. cedio que dos juzes reclama-se um conhecimento enciclopdico, uma iseno herclea, tudo envolto numa postura olmpica.

Se assim o , e assim que se passam as coisas do mundo judicial, dos polticos esperasse moralidade no pensar e no atuar, virtudes que conduziram ao grito popular pela Lei da Ficha Limpa. Na verdade, a moralidade no exerccio do mandato poltico a mesma que se impe ao agente administrativo em geral, como entrevem os administrativistas clssicos de ontem e de hoje. Na percuciente viso de Hauriou (HAURIOU, Maurice. Prcis lmentaires de Droit Administratif, Paris, 126, p. 197), no se trata da moral comum, mas sim de uma moral jurdica, entendida como o conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administrao. No mesmo sentido ensinam Henri Welter e Lacharrire, assentando este ltimo que a moral administrativa o conjunto de regras que, para disciplinar o exerccio do poder discricionrio da Administrao, o superior hierrquico hoje, no Brasil, o prprio texto constitucional de 1988 impe aos seus subordinados (Apud MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de direito administrativo, 27 edio, So Paulo: Ed. Malheiros, p. 89). Essa moralidade, pauta jurdica dos agentes pblicos, sintetiza-se no dever de atuar com lealdade e boa-f do homem comum, que sabe distinguir o honesto do desonesto, o legal do ilegal, o justo do injusto, e assim por diante, luz do art. 37 da Constituio Federal, que dispe no seguinte sentido, verbis: Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (...). A probidade e a exao da conduta dos polticos, assim, eclipsa a moralidade que se pretende com a denominada Lei da Ficha Limpa, e se acomoda no esprito conceitual versado pelos ensastas do tema, como, v.g., Jesus Gonzalez Perez (PEREZ, Jesus Gonzalez. El princpio general de la buena fe em el derecho administrativo, Madrid, 1983.), Mrcio Cammarosano (CAMMAROSANO, Mrcio. O princpio constitucional da moralidade e o exerccio da funo administrativa, Belo Horizonte: Ed. Forum, 2006.) e o insupervel Celso Antnio Bandeira de Mello (MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de direito administrativo, 27 edio, So Paulo: Ed.Malheiros, p. 120.). Deveras, cedio que tambm integra a moralidade a obedincia s decises judiciais, s leis e, com maior razo, Constituio Federal. A atividade de quem quer que exera uma funo pblica e desobedea a Constituio Federal deve ser acoimada de uma atividade imoral. E sob este prisma que Orozimbo Nonato, na coletnea Memrias Jurisprudenciais, publicada nesta Corte Suprema (LEAL, Roger Stiefelmann, Memria jurisprudencial: Ministro Orozimbo Nonato, Braslia:Supremo Tribunal Federal, 2007, p. 131), assenta que o melhor dos direitos no pode ser aplicado contra a Constituio. A partir desse pano de fundo axiolgico, a questo sub judice suscita a indagao sobre se a criao de interdies elegibilidade de candidatos no prprio ano da eleio viola o art. 16 da Constituio Federal, que assim dispe, verbis: Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 4, de 1993). O princpio da Unidade da Constituio revela que as normas constitucionais se interligam, razo pela qual no h regras inteis e desprezveis no texto constitucional, iderio de uma nao, e que por isso deve ser prestigiado em todos os seus dispositivos, como assentam Hans Kelsen (KELSEN, Hans. Teoria pura do direito, traduo de Joo Baptista Machado, So Paulo: Ed.Martins Fontes, 2009, p. 228 e segs.) e Konrad Hesse (HESSE, Konrad, La interpretacin constitucional, In: Escritos de derecho constitucional, Madrid: Centro de Estudios Constituticionales, 1983, p. 48), para nos limitarmos a duas grandes expresses do constitucionalismo. A regra do art. 16, na sua interpretao literal, traz como punctum saliens o processo eleitoral, por isso que, a partir da sua concepo, ou seja, da concepo do que seja processo eleitoral, torna-se clara a mens legis e aquilo que pretende dizer a Constituio Federal, ao proibir a mudana do processo eleitoral no mesmo ano da eleio. Resta evidente, por conta desse objetivo, que a expresso lei, utilizada no texto maior, tem sentido lato, compreendendo qualquer lei ordinria, complementar ou mesmo emenda constitucional, pois todas essas espcies normativas so capazes de atingir a segurana e a estabilidade de que devem gozar as eleies. Assim j se pronunciou esta Corte, assentando que a regra insculpida no art. 16 da CRFB clausula ptrea e que, portanto, impe-se mesmo diante de Emenda Constitucional, consoante decidido na ADIn n 3.685/DF, relatora a Min. Ellen Gracie, posto garantir direito poltico fundamental pro eleitor e pro candidato. Subjaz, assim, a indagao do que seja o fenmeno jurdico interditado, qual o da alterao do processo eleitoral. O que significa alterar o processo eleitoral no mesmo ano da eleio? O tema, luz do dispositivo constitucional retratado, expe a justeza do que se contm no voto do eminente Relator, o Ministro Gilmar Mendes, a cujos argumentos, na sua inteireza, manifesto a minha adeso. Mas no somente isso que nos inclina a convergir na direo da concluso do seu voto. A primeira interpretao do disposto no art. 16 da CF, inegavelmente simples, cinge-se em se verificar se uma lei foi promulgada e aplicada no mesmo ano da eleio, porquanto, se assim o foi, desconsiderou o comando constitucional; violou-o, habilitando o prejudicado ao recurso veiculador do error in judicando. De outro lado, o sentido da expresso processo eleitoral, utilizada no artigo 16 da CRFB, no pode ser confundido, de modo algum, com processo jurisdicional eleitoral, isto , com as regras do processo judicial que tramita junto Justia Eleitoral. que no h qualquer relao entre a finalidade de segurana por detrs do art. 16 da CF, que garante a igualdade de condies no pleito a ser realizado, e a imunizao, no perodo de um ano, das regras de processo judicial na Justia Eleitoral. Na realidade, a expresso processo eleitoral foi utilizada pelo constituinte no sentido colhido da teoria geral do direito, como srie concatenada de atos dirigidos a uma finalidade, qual seja: a definio dos mandatrios polticos atravs do jogo democrtico. Desta sorte, inexiste oposio entre direito material e processo eleitoral, para fins de incidncia do art. 16 da CF. Ao revs, so justamente as regras de direito material no domnio eleitoral que mais podem influenciar a isonomia e a igualdade de chances nas eleies, de modo que especialmente para estas hipteses que se dirige o dispositivo. A assertiva vem confirmada pela jurisprudncia pacfica deste Supremo tribunal Federal, que reconhece, como fez na ADIn n 3.345, Rel. Min. Celso de Mello, que o processo eleitoral se compem de trs fases: fase pr-eleitoral, com as convenes partidrias e a definio do candidato; fase eleitoral, com o incio, a realizao e o encerramento da votao; e fase ps-eleitoral, com a apurao e a contagem dos votos, seguida da diplomao dos candidatos. Ora, no h como negar que tais fases so compostas no s de normas procedimentais, mas principalmente por regras de contedo substancial, que disciplinam os requisitos de fundo a serem satisfeitos em cada etapa. Firmada a premissa de que o comando do art. 16 da CF se dirige tambm a normas eleitorais de contedo substancial, a nica concluso possvel de se alcanar, com a devida vnia dos entendimentos em contrrio, que as novas hipteses de inelegibilidade previstas na LC n 135/10 no podem ser aplicadas para as eleies ocorridas no prprio ano em que entraram em vigor.

De fato, se o processo eleitoral, como visto, tem inicio com o ato da conveno partidria, cuja finalidade a definio dos candidatos ao pleito, evidente que as regras que interferem na produo desse ato, com a enunciao das qualidades subjetivas que devem satisfazer os candidatos, integram o processo eleitoral, pois justamente disso que tratar a conveno partidria. Em outras palavras, os requisitos que a lei estabelece para o ato inicial do processo eleitoral devem estar inequivocamente submetidos regra da anualidade, concluso essa que se justifica principalmente luz da isonomia e do equilbrio nas eleies, que devem presidir a interpretao do art. 16 da CF, porquanto inquestionvel que qualquer restrio elegibilidade interfere na igualdade de chances de acesso aos cargos pblicos. Destarte, inequvoco que as normas de inelegibilidade atingem o quadro subjetivo dos competidores no processo eleitoral, elemento essencial e principal do processo eleitoral, em torno do qual todos os demais giram. Entendimento diverso conduziria ao paradoxo no sentido de que a proteo do art. 16 seria incua, pois estaria ao alcance dos atuais titulares do poder poltico a previso de leis restritivas do ponto de vista subjetivo, afastando tais ou quais categorias de pessoas da possibilidade de concorrerem, e com isso interferindo na segurana de que devem gozar as eleies. Se a finalidade do art. 16 assegurar tambm o pluralismo poltico no pleito (CF, art. 1, V), com igualdade de condies entre quem est no poder e quem est fora, para que os primeiros no criem regras de exceo, de ltima hora, em benefcio prprio, o dispositivo deve necessariamente abranger tambm as condies de elegibilidade. Outrossim, no cabvel a aplicao ao presente caso da tese vencedora no julgamento do RE n 129.392/DF, relator o Min. Seplveda Pertence, apreciado na sesso de 17/06/1992. Naquele caso, como se sabe, discutiu-se se a aplicao da LC n 64/90, que hoje foi alterada pela LC n 135/10, estava sujeita ou no regra do art. 16 da Constituio, na redao anterior EC n 04/93. Naquela oportunidade, a concluso a que se chegou, contra os votos vencidos dos Min. Marco Aurlio, Celso de Mello, Carlos Velloso, Aldir Passarinho e Seplveda Pertence, foi pelo afastamento da incidncia da regra da anualidade, pois a LC n 64/90 havia sido editada de forma a verdadeiramente inaugurar um sistema constitucional de inelegibilidades, concretizando o disposto no art. 14, 9, da CF. Entendeu a maioria, assim, que a eficcia deste ltimo dispositivo constitucional no poderia ser restringida pelo art. 16 da CF, de idntica hierarquia, de vez que, se no tolerada a eficcia imediata da LC n 60/94, haveria um vcuo legislativo sobre o tema das inelegibilidades, esvaziando o comando do art. 14, 9, da CF. Ocorre, porm, que no h mais, atualmente, o contexto que ensejou a concluso alcanada pela douta e apertada maioria naquele precedente. Com efeito, no h mais o vcuo legislativo que poderia conduzir, se negada aplicabilidade LC n 135/10, ao esvaziamento da eficcia do art. 14, 9, da CF. O regime das inelegibilidades, sob o plio da Constituio de 1988, j foi institudo desde a dcada de 90 pela LC n 64/90, h vinte anos, portanto. Descabe falar, assim, de carter inaugural na LC n 135/10, que, apesar de todos os seus inquestionveis mritos, alterou para usar a expresso literal do art. 16 da CF o regime das inelegibilidades j em vigor h duas dcadas no direito brasileiro. Desta sorte, inexistentes as mesmas razes de decidir que presidiram o julgamento do RE n 129.392/DF, uma vez que, repita-se, o sistema constitucional de inelegibilidade, quando da entrada em vigor da LC n 135/10, j havia sido integralizado, h vinte anos, pela LC n 64/90, inoperante a mxima ubi eadem ratio ibi eadem dispositio. Ora, no havendo, in casu, qualquer risco de configurao de vcuo legislativo, descortina-se que o contedo da LC n 135/10 consubstancia inequvoca alterao do regime das elegibilidades, e, como tal, incide na interdio constitucional do art. 16 da CRFB. Refute-se, por oportuno, com a devida vnia, o argumento de que a publicao da LC n 135/10 antes das convenes partidrias, nas quais ocorre a definio dos candidatos, seria suficiente para satisfazer as razes subjacentes ao art. 16 da Constituio. Segundo referido raciocnio, os partidos polticos e seus filiados teriam tido tempo suficiente para deliberar em igualdade de condies quanto escolha dos respectivos candidatos segundo as regras novas, na medida em que a publicao da LC n 135/10 ocorreu em 07 de junho de 2010, trs dias antes do perodo fixado pelo TSE para a realizao das convenes partidrias de 10 de junho a 30 de junho. Assim, conforme essa tese, por no ter havido surpresa quanto ao regime jurdico subjetivo dos candidatos, no haveria violao ao art. 16 da CF. Apesar da aparente seduo do argumento, que se funda nas razes subjacentes regra da anualidade eleitoral, o mesmo no merece acolhida. que o enunciado normativo do art. 16 da Constituio Federal, como decorre da moderna teoria geral do direito e, mais particularmente, da novel teoria da interpretao constitucional, consubstancia uma regra jurdica. Ao contrrio dos princpios jurdicos, que apelam imediatamente para estados ideais a serem alcanados como os princpios da segurana jurdica (CF, art. 5, caput) ou da dignidade da pessoa humana (CF, art. 1, III) , as regras se caracterizam pela enunciao de uma hiptese de incidncia e, simultaneamente, do comando a ser desencadeado pela configurao de seus pressupostos de fato (BARROSO, Lus Roberto. Curso de direito constitucional contemporneo os conceitos fundamentais e a construo do novo modelo, So Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pp. 316-8; VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos, So paulo: Ed. Saraiva, 2009, pp. 64 e segs.; e BARCELLOS, Ana Paula de. Ponderao, racionalidade e atividade jurisdicional, Rio de Janeiro: Ed. Renovar, 2005, p. 166 e segs.). Essa constatao, do ponto de vista metodolgico, impe no seja possvel, na aplicao de regras jurdicas, simplesmente desconsiderar seus enunciados lingsticos para buscar desde logo as razes que lhe so subjacentes, a fim de que, identificadas tais razes, serem aplicados ao caso, a despeito do que preveja a regra, diretamente os fundamentos que teve em vista o legislador ao institula. Este raciocnio prprio aos princpios jurdicos, que, como dito acima, conclamam o aplicador a ter em vista a concretizao de estados ideais a serem alcanados, muitas vezes sob a tcnica da ponderao de interesses, que deve se fazer presente, como se sabe, sempre que a finalidade proclamada por um princpio colida com o que prega outro de igual hierarquia. Diversamente, as regras se caracterizam justamente pela segurana e pela previsibilidade que decorrem de seu mtodo subsuntivo de aplicao, que parte da hiptese de incidncia para alcanar o comando nela cristalizado. E esse mtodo de aplicao se justifica pois as regras j representam uma deciso, pelo legislador, acerca da acomodao dos diversos vetores em jogo, que, no caso dos princpios, ao contrrio, delegada pela lei ao aplicador, de modo a ser feita luz das particularidades do caso concreto. Em sntese, o fato de o legislador optar por instituir uma regra e no um princpio , como no caso do art. 16 da CF, motivo suficiente para que no sejam desconsiderados seus enunciados lingsticos, que representam, na realidade, a deciso j tomada no domnio da democracia quanto s diversas razes que poderiam conduzir a solues opostas, ou simplesmente diferentes, a respeito da segurana jurdica no processo eleitoral. nesse sentido, por exemplo, a lio de Frederick Schauer, renomado Professor da Universidade de Virgnia e ex-Professor da Universidade de Harvard, que traa com clareza as linhas gerais do mtodo de aplicao das regras: We have now distinguished two types of decisionmaking, the distinction being a function of the way in which prescriptive generalizations directed to any decision-maker are, ordinarily, under- and over-inclusive instantiations of deeper justifications. Under one sort of decision-making, these instantiations are intrinsically unweighty guides to the application of their background

justifications, and so provide no normative pressure in cases in which the results they indicate diverge from the results indicated by direct application of those background justifications. But under another sort of decision-making these instantiations are treated as entrenched, such that the instantiation provides normative pressure qua instantiation even in those cases in which application of that instantiation frustrates the justification (or justifications) lying behind it. We can now label the two forms of decision-making. Because one treats what look like rules in form only as weightless rules of thumb (a term I will subject to closer scrutiny in the concluding section of this chapter), not allowing them to interfere with the fullest consideration of all relevant (according to the applicable justification or array of justifications) features of the event calling for a decision, I will refer to it as particularistic. Particularistic decision-making focuses on the particular situation, case, or act, and thereby comprehends everything about the particular decision-prompting event that is relevant to the decision to be made. By contrast, the second type of decision-making, excluding from consideration some properties of the particular event that a particularistic decision procedure would recognize, is the one I refer to as rule-based. Rule-based decision-making fails to be particularistic just because some otherwise relevant features of the decision-prompting event are actually or potentially ignored by the under- and over-inclusive generalization constituting the factual predicate of any rule. (SCHAUER, Frederick. Playing by the rules a philosophical examination of rule-based decision-making in law and in life, New York: Oxford University Press, 2002, pp. 77-78). Em sentido similar, no direito brasileiro, a lio do Prof. Lus Roberto Barroso, nos seguintes termos: Como j dito e reiterado, regras so descritivas de conduta, ao passo que princpios so valorativos ou finaltiscos. Essa caracterstica dos princpios pode acarretar duas consequncias. Por vezes, a abstrao do estado ideal indicado pela norma d ensejo a certa elasticidade ou indefinio do seu sentido. o que acontece, e.g., com a dignidade da pessoa humana, cuja definio varia, muitas vezes, em funo das concepes polticas, filosficas, ideolgicas e religiosas do intrprete. Em segundo lugar, ao empregar princpios para formular opes polticas, metas a serem alcanadas e valores a serem preservados e promovidos, a Constituio nem sempre escolhe os meios que deve ser empregados para preservar ou alcanar esse bens jurdicos. Mesmo porque, e esse um ponto importante, frequentemente, meios variados podem ser adotados para alcanar o mesmo objetivo. As regras, uma vez que descrevem condutas especficas desde logo, no ensejam essas particularidades. Ora, a deciso do constituinte de empregar princpios ou regras em cada caso no aleatria ou meramente caprichosa. Ela est associada, na verdade, s diferentes funes que essas duas espcies normativas podem desempenhar no texto constitucional, tendo em conta a intensidade de limitao que se deseja impor aos Poderes constitudos. Ao utilizar a estrutura das regras, o constituinte cria condutas especficas, obrigatrias, e, consequentemente, limites claros atuao dos poderes polticos. Os princpios, diversamente, indicam um sentido geral e demarcam um espao dentro do qual as maiorias polticas podero legitimamente fazer suas escolhas (BARROSO, Lus Roberto. Curso de direito constitucional contemporneo os conceitos fundamentais e a construo do novo modelo, So Paulo: Ed. Saraiva, 2009, p. 210-1). Esses postulados tericos aplicveis ao caso sub examine impedem que a Suprema Corte Brasileira simplesmente reescreva o art. 16 da Constituio Federal, no sentido de que, onde se l no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia, seja lido como marco temporal a data da realizao das convenes partidrias, ou a data em que ocorrido o registro da candidatura. A regra do art. 16 da CF, ao concretizar o princpio da segurana jurdica no domnio eleitoral, definiu um marco claro e preciso para a eficcia de novas leis que pretendam alterar o processo eleitoral, qual seja: a lei no pode atingir as eleies que ocorram no mesmo ano em que iniciada sua vigncia. E um ano, evidentemente, no igual a quatro meses, espao de tempo que medeia entre o ms de junho (entrada em vigor da LC n 135/10) e o ms de outubro (ms de realizao das eleies). Merc desse aspecto metodolgico, a dinmica eleitoral no se inicia apenas formalmente na conveno partidria: h movimentos polticos de estratgia que ocorrem antes, pela conjugao e harmonizao de foras, como notrio, e notoria non egent probationem, por isso que esse fato no pode ser simplesmente desconsiderado na identificao da razo subjacente ao art. 16. Se permitida a incidncia de lei publicada apenas trs dias antes do comeo do perodo das convenes partidrias, assim, haveria um prejuzo material ao debate democrtico, pois a prpria definio dos candidatos poderia ficar deriva, dado o risco de alterao, de modo abrupto, das regras sobre inelegibilidade, com inegvel afronta previsibilidade que deve presidir o jogo eleitoral. Deste modo, mesmo que interpretado o art. 16 da CF luz de sua razo subjacente i.e., a segurana jurdica, da qual decorrem o equilbrio e a igualdade nas eleies seu comando no poderia ser afastado no presente caso. Nesse segmento, rememore-se que no julgamento da ADIn n 3.685/ DF, na qual se discutiu a aplicao no tempo, para as eleies de 2006, das novas regras sobre coligaes partidrias institudas pela Emenda Constitucional n 52/06, publicada em maro de 2006, entendeu este Supremo Tribunal Federal pela ofensa ao art. 16 da Constituio, cuja natureza de verdadeira clusula ptrea. Ora, se h razes para condicionar ao art. 16 a eficcia de Emenda Constituio publicada no ms de maro tambm antes, portanto, do perodo das convenes partidrias , no h como entender diferente quanto lei complementar publicada no ms de junho. Conjure-se, por fim, o fundamento calcado na redao do art. 14, 9, da CF, pelo fato de o mesmo prever, desde a Emenda n 04/94, a possibilidade de instituio de inelegibilidades fundadas na probidade administrativa e na moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato, o que afastaria qualquer argumento de surpresa pelos atingidos pela LC n 135/10. Ora, evidente que a Constituio, ela mesma, no previa de modo concreto e especfico quais seriam as hipteses de inelegibilidade o que foi engendrado pela LC n 135/10 , mas apenas seu fundamento ltimo na moralidade administrativa. E justamente a instituio das novas hipteses concretas de inelegibilidade que provoca a alterao substancial no processo eleitoral, que, por conta disso, no pode se furtar incidncia do art. 16 da Constituio. A mesma concluso colhida na doutrina de Jos Afonso da Silva, ao assentar que a ratio essendi do art. 16 da CRFB visa a evitar casusmos e alteraes nas regras do jogo eleitoral j iniciado (SILVA, Jos Afonso da. Comentrio contextual Constituio, So Paulo: Ed. Malheiros, 2010, p. 237). Um outro aspecto de sumo relevo deve ser destacado, como o foi, nos julgamentos anteriores acerca do tema, pelos eminentes Ministros Celso de Mello e Marco Aurlio, qual o da violao bifronte, pelo acrdo recorrido, do art. 16 e da garantia da segurana jurdica inerente e necessria estabilidade do regime democrtico, e que se v surpreendida - e essa a palavra, surpresa - com a criao de novas inelegibilidades, in itinere, durante o jogo democrtico. Deveras, repita-se, a iniciativa popular foi mais do que salutar, mas no pode ser efetivada em dissonncia com as garantias constitucionais. que segurana jurdica e surpresa no combinam, resolvendo-se os conflitos e as tenses sempre em prol do primeiro valor. Um cidado ou um candidato no podem saber que algo proibido como os ces, para utilizar a metfora de Bentham, ao assentar

que os cachorros s sabem o que proibido quando um taco de beisebol lhes toca o focinho (WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Exposio de motivos do PL 166 O novo cdigo de processo civil.) Essa quaestio jris da surpresa em confronto com a segurana jurdica, e que hoje integra os valores na novel Constituio pspositivista de 1988, retratada com a preciso dos doutrinadores germnicos nas digresses acerca da Proteo da Confiana ou na verso anglo-saxnica da Proteo da confiana legtima. E sob este enfoque que tambm se evidencia que os efeitos imediatos da Lei Complementar n 135, de 04 de junho de 2010, infringem o princpio da proteo da confiana, princpio difundido no Direito germnico e que, mais recentemente, ganha espao no cenrio jurdico brasileiro. A confiana to relevante que, alm de contribuir para a durao de um sistema poltico, na sua ausncia qualquer sociedade entra em colapso. Ela um dos mais elementares preceitos que todo ordenamento jurdico deve observar. Nesse diapaso, cumpre a todo e qualquer Estado reduzir as incertezas do futuro, pois, segundo pontifica Richard S. Kay,um dos mais graves danos que o Estado pode infligir aos seus cidados submet-los a vidas de perptua incerteza (No original: One of the most serious injuries the state can inflict on its subjects is to commit them to lives of perpetual uncertainty KAY, Richard S. American Constitutionalism, In: Constitutionalism: Philosophical Foundations, Ed. Larry Alexander, Cambridge: Cambridge University Press, 1998, p. 22. Sua citao foi feita em KIRSTE, Stephan. Constituio como incio do direito positivo. A estrutura temporal das constituies, In: Anurio dos Cursos de Ps- Graduao em Direito, n 13, Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Faculdade de Direito do Recife, 2003, p. 116). Segundo JOHANNES BEERMANN, o pensamento em torno do princpio da proteo da confiana j estava presente no Direito em 896 (BEERMANN, Johannes. Verwirkung und vertrauensschutz im steuerrecht, Mnster/New York: Waxmann, 1991, p. 5.) Naquele ano, o tema foi descortinado por conta da morte e julgamento do Papa Formoso. Aps seu falecimento, o novo Papa Estevo VI determinou que o corpo do referido pontfice fosse desenterrado para que, em seguida, pudesse ser submetido a um julgamento. Ao final desse conclio cadavrico, o Papa Formoso, j falecido, foi condenado pelas acusaes formuladas e, por conta disso, seu corpo foi despido de suas vestes, teve dedos da mo direita decepados e foi excomungado. Essas medidas fizeram com que sua nomeao como Papa perdesse os efeitos de forma ex tunc. Todos os atos por ele praticados (ordenaes de Padres e Bispos, consagraes etc.) tiveram de ser desconsiderados. Na poca, a despeito de ter sido declarada a ineficcia dos atos papais desde a sua origem, as srias conseqncias advindas dessa medida levaram os estudiosos do Direito Cannico a refletirem sobre a necessidade de preservao da confiana depositada nos atos praticados pelo Papa Formoso e por aqueles indevidamente por ele consagrados (Ibidem, p. 5.) As idias que gravitam em torno do princpio da proteo da confiana comearam a se desenvolver mais intensamente na Alemanha a partir do incio dos anos cinquenta, momento do ps-guerra em que o Estado social alemo passou a desempenhar um rol mais amplo de atribuies (OSSENBHL, Fritz. Vertrauensschutz im sozialen Rechtsstaat, Die ffentliche Verwaltung. Zeitschrift fr Verwaltungsrecht und Verwaltungspolitik. Heft 1-2, Stuttgart: W. Kohlhammer GmbH, Januar 1972, p. 26, e BULLINGER, Martin; Hagen; WRTENBERG, Thomas (Org.) et al. Vertrauensschuz im deutschen Verwaltungsrecht in historisch-kritischer Sicht Mit einem Reformvorschlag. In: Wahrnehmungs- und Bettigungsformen des Vertrauens im deutschfranzsischen Vergleich, Berlin: Arno Spitz, 2002, p. 136.). Atualmente, a necessidade de proteo da confiana se dissemina em um ambiente de crescente demanda por segurana e estabilidade em um mundo de rpidas e freqentes alteraes, em que o indivduo depende, cada vez mais, das decises e normas estatais (KISKER, Gunter; PTTNER, Gnter. Vertrauensschutz im Verwaltungsrecht. Verffentlichungen der Vereinigung der Deutschen Staatsrechtslehrer (VVDStRL), Berlin/New York, Heft 32, Walter de Gruyter, 1974, p. 208). Sem embargo de ainda no possuir uma posio de destaque em nosso ordenamento, o princpio da proteo da confiana poder servir no Brasil, da mesma forma que em outros pases, para garantir, com critrios mais firmes, ntidos e objetivos, a preservao futura de expectativas legtimas de particulares oriundas de comportamentos estatais. Trata-se de um princpio que, no dizer de ANNA LEISNER-EGENSPERGER, leva em considerao a confiana do cidado na continuidade de uma deciso ou de um comportamento estatal (LEISNER-EGENSPERGER, Anna. Kontinuitt als Verfassungsprinzip: unter besonderer Bercksichtigung des Steuerrecht. Tbingen: Mohr Siebeck, 2002, p. 459). E, consoante pontifica FRITZ OSSENBHL, em traduo livre do alemo: a proteo da confiana significa, no sentido jurdico, a defesa de posies jurdicas do cidado em sua relao com o Estado. Ela representa a observncia das expectativas de comportamentos pelas instncias estatais, independentemente de se tratar do Legislador, do Executivo ou do Judicirio. (No original: Vetrauensschutz im Rechtsinne meint die Verteidigung von Rechtspositionen des Brgers gegenber dem Staat, meint die Honorierung von Verhaltenserwartugen gegenber staatlichen Instanzen, gleichgltig ob Gesetzgebung, Verwaltung oder Rechtsprechung. OSSENBHL, Fritz. Vertrauensschutz im sozialen Rechtsstaat. Die ffentliche Verwaltung. Zeitschrift fr Verwaltungsrecht und Verwaltungspolitik. Heft 1-2, Stuttgart: W. Kohlhammer GmbH, Januar 1972, p. 25.) O princpio da proteo da confiana um instituto que, na viso de WALTER SCHMIDT, foi desenvolvido para a tutela de posies jurdicas dos cidados contra mudanas de curso (Verteidigung Von Rechtspositionen des Brgers gegen Kursnderung) (SCHMIDT, Walter. Vertrauensschutz im ffentlichen Recht. Juristische Schulung. Zeitschrift fr Studium und Ausbildung. 13 ano. Mnchen e Frankfurt: C. H. Beck, 1973, p. 529.). Alis, conforme adverte AULIS AARNIO, uma das funes mais importantes das normas jurdicas a criao de uma estabilidade nas relaes sociais (AARNIO, Aulis. The Rational as Reasonable. A Treatise on Legal Justification. Dordrecht-Boston-Lancaster-Tokyo: D. Reidel Publishing Company, 1987, p. 7.). Na avaliao do antroplogo ERNST-JOACHIM LAMPE, a segurana e a possibilidade de preservao dos prprios interesses individuais situam-se dentre as necessidades fundamentais do seres humanos (LAMPE, Ernst-Joachim. Grenzen des Rechtspositivismus. Eine rechtsanthropologische Untersuchung. Berlin: Duncker & Humblot GmbH, 1988, p. 198.). Com a mesma preocupao, WINFRIED BRUGGER salienta, em sua consagrada obra A Cruz Antropolgica da Deciso na Poltica e no Direito (Das anthropologische Kreuz der Entscheidung in Politik und Recht) que, por tocarem diretamente na essncia da natureza humana, a violao contnua dessas necessidades por demasiado tempo certamente encontrar, em algum momento da histria, uma forte resistncia dos prejudicados (BRUGGER, Winfried. Das anthropologische Kreuz der Entscheidung in Politik und Recht. Baden-Baden: Nomos, 2005, p. 16.). Continuidade do Direito no representa sua petrificao, mas, conforme rememora a professora da Universidade alem de Jena ANNA LEISNER-EGENSPERGER, uma mudana com consistncia e constncia (LEISNER-EGENSPERGER, Anna. Kontinuitt als Verfassungsprinzip: unter besonderer Bercksichtigung des Steuerrechts. Tbingen: Mohr Siebeck, 2002, p. 1, 469.). A continuidade pressupe um processo dinmico de unificao em que desaparecem os obstculos entre os eventos; elementos que estavam separados se fundem em um todo (zu einem Ganzen verschmolzen) e deixa de existir qualquer ruptura entre eles (Ibidem, p. 43 e 113.). Nesse contexto, a pretenso de continuidade do ordenamento deve, segundo LEISNER-EGENSPERGER, pressupor um desenvolvimento

10

constante do Direito desprovido de modificaes abruptas e incoerentes (Ibidem, p. 158.). Sua evoluo merece ser conduzida de forma a superar a estagnao, mas sem que ocorram mudanas sbitas e inesperadas (para KIRCHHOF, a continuidade significaria um progresso contnuo, bem dimensionado e conseqente. Segundo ele, o princpio da proteo da confiana tambm representaria uma autntica manifestao subjetiva da garantia objetiva de continuidade. KIRCHHOF, Paul. Kontinuitt und Vertrauensschutz bei nderungen der Rechtsprechung. DStR (Deutsches Steuerrecht), 27 Ano, Heft 9, Mnchen e Frankfurt am Main: C. H. Beck, 1989, p. 266). A ampliao das atividades estatais faz crescer uma exigncia por parte dos cidados de maior constncia e estabilidade das decises que lhes afetam. cedio, inclusive, que um cidado no consegue planejar sua vida se o Estado no atuar de forma estvel e consistente. Mudana e constncia so, dessa forma, duas expresses que constantemente colidem no mundo ps-moderno em que vivemos. Segundo a avaliao de WRTENBERG e de JEANNEROD, a proteo da confiana depositada na continuidade das normas jurdicas possibilita o desenvolvimento do direito fundamental de liberdade (No original: Der Schutz des Vertrauens in den Bestand rechtlicher Regelungen ermglicht die Entfaltung grundrechtlicher Freiheit. WRTENBERGER, Thomas; JEANNEROD, Dominique; WRTENBERGER, Thomas (Org.) et al. Vertrauen in den Gesetzgeber in Frankreich und in Deutschland. In: Wahrnehmungs- und Bettigungsformen des Vertrauens im deutsch franzsischen Vergleich. Berlin: Arno Spitz, 2002, p. 153). A crena na estabilidade do ordenamento , inclusive, fundamental para a autodeterminao do indivduo (Selbstbestimmung ber den eigenen Lebensentwurf und seinen Vollzug) (MUCKEL, Stefan. Kriterien des verfassungsrechtlichen Vertrauensschutzes bei Gesetzesnderungen. Berlin: Duncker & Humblot, 1989, p. 105.). E, como adverte INGO SARLET, apenas em um ambiente em que haja um mnimo de respeito s expectativas legtimas dos particulares que os direitos fundamentais conseguem receber uma adequada tutela. (SARLET, Ingo Wolfgang. Proibio de Retrocesso, Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Sociais: manifestao de um constitucionalismo dirigente possvel. Disponvel em: <http://www.tex.pro.br/wwwroot/01de2006/proibicao_ingo_wlfgang_sarlett.pdf>. Acesso em 19 de novembro de 2006, p. 7. Para um maior aprofundamento sobre o tema dos direitos fundamentais, merece consulta a obra SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficcia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. Em sentido similar, DERBLI, Felipe. O princpio da proibio de retrocesso social na Constituio de 1988, Rio de Janeiro: Renovar, 2007, p. 214). atravs, portanto, da confiabilidade no ordenamento que o indivduo tem condies de planejar sua prpria vida e de praticar atos que materializem esse planejamento. Isso vai, inclusive, conferir efetividade ao direito fundamental de desenvolvimento da personalidade. Por essa razo, o poder deve ser exercido de forma previsvel e calculvel. O princpio da proteo da confiana responsvel pela criao de uma relao de tenso (Spannungsverhltnis) entre os valores estabilidade e tradio de um lado e flexibilidade e capacidade de inovao do outro (Segundo GTZ, expectativas legtimas encontramse numa constante relao de tenso tense relationship com o dinamismo demandado pelo Estado contemporneo. GTZ, Volkmar; RIEDEL, Eibe (Org.). Protection of Legitimate Expectations. In: German reports on Public Law. Presented to the XV. International congress on Comparative Law. Bristol, 26 July to 1 August 1998. Baden-Baden: Nomos, 1998, p. 134). O resultado desse conflito que possibilitar, consoante lio de KYRILL-A SCWARZ, a existncia de um Estado que, sem desconsiderar o passado, tenha condies de razovel e eficazmente se adaptar ao futuro (SCHWARZ, Kyrill-A.. Vertrauensschutz als Verfassungsprinzip. Eine Analyse des nationalen Rechts des Gemeinschaftsrechts und der Beziehungen zwischen beiden Rechtskreisen. Studien und Materialen zur Verfassungsgerichtsbarkeit. Baden-Baden: Nomos, 2002, p. 28.). Um Estado Democrtico de Direito deve, conforme predicam KLAUS STERN e FUHRMANNS, assegurar aos seus cidados, dentre outros valores, a segurana jurdica (STERN, Klaus. Das Staatsrecht der Bundesrepublik Deutschland. Band I. Grundbegriffe und Grundlagen des Staatsrechts, Strukturprinzipien der Verfassung. 2., vllig neubearbeitete Auflage. Mnchen: C. H. Beck, 1984, p. 781; FUHRMANNS, Achim. Vertrauensschutz im deutschen und sterreichischen ffentlichen Recht. Eine rechtsvergleichende Untersuchung unter Bercksichtigung des Vertrauensschutzes im Europischen Gemeinschaftsrecht. Tese de Doutorado apresentada na Universidade Justus Liebig de Giessen, 2004. Disponvel em: <http://geb.uni-giessen.de/geb/ volltexte/2005/2209/>. Acesso em: 18 de novembro de 2006, p. 66.). GOMES CANOTILHO tambm defende o mesmo. Para ele, o Estado de Direito deve proporcionar segurana e confiana s pessoas. Segundo o jurista portugus: As pessoas os indivduos e as pessoas colectivas tm o direito de poder confiar que aos seus actos ou s decises pblicas incidentes sobre os seus direitos, posies ou relaes jurdicas aliceradas em normas jurdicas vigentes e vlidas ou em actos jurdicos editados pelas autoridades com base nessas normas se ligam os efeitos jurdicos previstos e prescritos no ordenamento jurdico. (...) A segurana e a confiana recortam-se (...) como dimenses indeclinveis da paz jurdica. (CANOTILHO, J.J. Gomes. Estado de Direito. Cadernos Democrticos n 7. Lisboa: Gradiva, 1999, p. 73-74.) Dessa forma, a autonomia de um indivduo apenas assegurada se ele puder planejar e tiver condies de prever, com uma determinada dose de certeza, o mbito de suas responsabilidades e as conseqncias de suas aes (SCHNBERG, Sren. Legitimate Expectations in Administrative Law. Oxford: Oxford Press, 2000, p. 12.). Todo indivduo deve ter, como destaca WINFRIED BRUGGER, a possibilidade de fixar suas metas e objetivos e de formular um plano individual de vida. (BRUGGER, Winfried. Menschenwrde, Menschenrechte, Grundrechte. Baden-Baden: Nomos, 1997, p. 49.) Consoante sustenta VALTER SHUENQUENER DE ARAUJO, em sua obra sobre o Princpio da Proteo da Confiana: devemos ser os principais responsveis pelas vantagens e desvantagens que surgirem como conseqncias de nossas opes, o que obriga o Estado a respeitar nossas preferncias, mormente se elas estiverem dentro de uma moldura normativa autorizada pela ordem jurdica. O princpio da proteo da confiana deve, por exemplo, impedir intervenes estatais que faam desabar projetos de vida j iniciados. (...) A sociedade no pode apenas olhar para o presente e criar, atravs do Estado, normas que esvaziem por completo os planos individuais planejados no passado. As aspiraes de mudana surgidas no seio popular e materializadas por atos estatais tambm merecem ser contidas na exata extenso em que vierem a ofender expectativas legtimas de particulares. (...) O princpio da proteo da confiana precisa consagrar a possibilidade de defesa de determinadas posies jurdicas do cidado diante de mudanas de curso inesperadas promovidas pelo Legislativo, Judicirio e pelo Executivo. Ele tem como propsitos especficos preservar a posio jurdica alcanada pelo particular e, ainda, assegurar uma continuidade das normas do ordenamento. Trata-se de um instituto que impe freios contra um excessivo dinamismo do Estado que seja capaz de descortejar a confiana dos administrados. Serve como uma justa medida para confinar o poder das autoridades estatais e prevenir violaes dos interesses de particulares que atuaram com esteio na confiana. (ARAUJO, Valter Shuenquener de. O Princpio da Proteo da Confiana. Uma Nova Forma de Tutela do Cidado Diante do Estado. Rio de Janeiro: Impetus, 2009.) No mbito do Poder Judicirio, o Plenrio desta Corte j teve a oportunidade de fazer uso do princpio da proteo da confiana e

11

reconheceu, por exemplo, em Mandado de Segurana da relatoria do Ministro Gilmar Mendes, MS n 24.268-0/MG, julgado em 05/02/2004, que o tema da confiana e da segurana jurdica tem assento constitucional no princpio do Estado de Direito. Tambm foi afirmado que a segurana jurdica consiste em um dos subprincpios do Estado de Direito nos seguintes precedentes: STF. Segunda Turma. Rel. Min. Gilmar Mendes. Questo de Ordem na Petio (MC) n 2.900/RS. Data do julg.: 27/05/03. D.J.U: 01/08/03, p. 6 do relatrio; STF. Plenrio. Rel. Min. Ellen Gracie. Rel. para acrdo Min. Gilmar Mendes. MS n 24.268-MG. Data do julg. 05/02/04. DJU: 17/09/04. Perfilho, destarte, o entendimento de que o ordenamento jurdico deve, atravs do princpio da proteo da confiana, proteger o indivduo contra alteraes sbitas e injustas em sua esfera patrimonial e de liberdade, e deve fazer irradiar um direito de reao contra um comportamento descontnuo e contraditrio do Estado (BURMEISTER, Joachim. Vertrauensschutz im Rechtsstaat. Tese (Habilitationsschrift) apresentada Faculdade de Direito da Universidade de Colnia na Alemanha, 1974, p. 124. Com o mesmo entendimento, JUDITH MARTINS-COSTA. COSTA, Judith Martins. Princpio da Segurana Jurdica na relao entre o Estado e os Cidados: a segurana como crdito de confiana. Disponvel em: <http://www.cjf.gov.br/revista/numero27/artigo14.pdf>. Acesso em 16 de novembro de 2006, p. 4). Na hiptese versada nos autos, o princpio da proteo da confiana desempenhar um relevante papel. Estamos diante de um dispositivo constitucional, o art. 16, que prev, numa leitura de clareza cristalina, a necessidade de uma nova regra legal capaz de alterar o processo eleitoral apenas produzir efeitos aps um ano de sua vigncia. Como corolrio do dispositivo, todo e qualquer candidato no esperava ser afetado pelas mudanas encartadas na LC n 135/10 em relao s eleies de 2010. Nesse contexto, a aplicao imediata da novel lei agride o princpio da proteo da confiana, dimenso subjetiva do princpio da segurana jurdica, tornando incerto o que certo, instvel o que o texto constitucional buscou preservar. A ampliao da legitimidade da Lei da Ficha Limpa, decorrente do fato de o projeto ser oriundo de uma iniciativa popular, tambm no pode fazer sucumbir princpios basilares do Direito. que os milhares de votos alcanados pelos parlamentares eleitos, e a serem prejudicados com a aplicao imediata da Lei Complementar n 135, servem como um mecanismo compensatrio para fazer frente aos votos obtidos no projeto de iniciativa popular, que buscou afastar do cenrio poltico todas as autoridades punidas por rgos colegiados. Por conta disso, a projeo para eleies futuras dos comandos da lei impugnada no representa, de maneira alguma, uma antidemocrtica posio contramajoritatria de nossa Corte rumo preservao de direitos historicamente assegurados pelos diversos ordenamentos jurdicos mundiais. H, na realidade, um ntido embate entre o anseio de parcela da populao brasileira de aplicao das regras da LC n 135 s eleies de 2010, e, de outro lado, a vontade de parcela substancial de cidados que elegeram os candidatos a serem prejudicados com o eventual efeito imediato da Lei da Ficha Limpa. Esta ltima vontade fica, ainda, aliada s expectativas legtimas dos candidatos de no serem surpreendidos com uma alterao sbita e inesperada no processo eleitoral brasileiro. Fazendo uso do mtodo de concordncia prtica, que impe uma relao de precedncia condicionada dos valores em jogo e o aproveitamento mximo dos bens submetidos a uma ponderao, resta foroso concluir que a LC n 135/2010 no deve produzir efeitos, conforme redao do art. 16 de nossa Carta Magna, antes do decurso de um ano de sua vigncia. Foi isso o que Constituinte pretendeu de forma inquestionvel. Um dispositivo legal no pode, por razes sabidamente conhecidas, contrariar regras expressas do texto constitucional. Lembro que, na Odissia de Homero, Ulisses apenas se salvou do canto das sereias aps colocar cera nos ouvidos e se amarrar ao mastro de sua embarcao. Foi dessa forma que a racionalidade triunfou sobre o mito (A respeito dessa metfora, utilizada originalmente no constitucionalismo norte-americano por Jon Elster na obra Ulysses and the sirens, Cambridge: Cambridge University Press, 1979, conferir, no direito brasileiro, VIEIRA, Oscar Vilhena. A Constituio e sua reserva de justia um ensaio sobre os limites materiais ao poder de reforma, So Paulo: Ed. Malheiros, 1999, p. 20 e segs.). A tentao grande, mas deve ser resistida, sob pena de grave comprometimento de valores mais elevados assegurados pelo texto constitucional de nossa ptria. As vozes de uma parcela da populao brasileira, que clamam, de forma contrria ao que admite o art. 16 de nossa Constituio, pela punio, j nas eleies de 2010, de polticos condenados por rgos colegiados, devem ser ouvidas, respeitadas, mas no encontram embasamento no ordenamento jurdico brasileiro e nem mesmo nas civilizaes democrticas do mundo ocidental. Na longa caminhada, o canto das sereias leva, apenas, ao sacrifcio nas profundezas escuras do mar. As novidades trazidas pela LC n 135/10 introduzem profundas mudanas no processo eleitoral brasileiro, impedindo que polticos condenados por deciso de rgo colegiado sejam eleitos. H, reitero, alterao no processo eleitoral. E, por essa razo, a aplicao da Lei s eleies de 2010 colide frontalmente com a regra contida no art. 16 de nossa Constituio no sentido de que A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. Numa anlise das condies apresentadas por VALTER SHUENQUENER DE ARAUJO para o manejo do princpio da proteo da confiana em um caso concreto, foroso concluir que todas elas esto presentes na hiptese dos autos. Segundo o referido autor, o emprego do princpio da proteo depende da presena: i) da base da confiana, ii) da existncia subjetiva da confiana, iii) do exerccio da confiana atravs de atos concretos e iv) do comportamento estatal que frustre a confiana. O artigo 16 da Carta de 88 a Vertrauensgrundlage, isto , a base da confiana, o ato estatal que d origem a uma expectativa legtima, no sentido da impossibilidade de surgimento de uma nova lei capaz de frustrar, subitamente, o processo eleitoral antes de decorrido um ano da sua vigncia. Essa regra foi internalizada pelos pretendentes a mandatos eletivos e a LC n 135 no poderia esvaziar a existncia subjetiva da confiana. Ademais, os pretendentes a cargos polticos se comportaram acreditando que a regra do art. 16 impediria mudanas sbitas, tal como a perpetrada pelas alteraes introduzidas pela LC n 135 no nosso ordenamento. Sob outro enfoque, o art. 16 da Carta de 88 materializou o que KLAUS-DIETER BORCHARDT denomina de proteo por meio de disposies de transio (Verpflichtung zum Erlass Von bergangsregelungen) (BORCHARDT, Klaus-Dieter. Der Grundsatz ds Vertrauensschutzes im Europischen Gemeinschaftsrecht. Schriftenreihe EUROPA-FORSCHUNG. Band 15. Kehl-StrassburgArlington: N. P. Engel, 1988, p. 59). Com o mesmo entendimento, por exemplo, SCHMEHL. SCHMEHL, Arndt. Die verfassungsrechtlichen Rahmenbedingungen des Bestands- und Vertrauensschutzes bei Genehmigungen unter nderungsvorbehalt. DVBl (Deutsches Verwaltungsblatt), Ano 114. Kln e Berlin: Carl Heymanns, janeiro de 1999, p. 23.). Cuida-se de um dispositivo constitucional que, ao deslocar, para um momento futuro, os efeitos de uma nova lei capaz de interferir no processo eleitoral, amortece os efeitos da nova norma, viabilizando a coeso social e a tutela da confiana que os indivduos depositaram no Estado brasileiro. Nesse contexto, a interpretao favorvel incidncia imediata da LC n 135 para as eleies de 2010 configura um didtico exemplo de comportamento que frustra a confiana do cidado depositada no Estado, um modo de proceder que viola uma expectativa legtima dos candidatos a cargos polticos. Por tudo o que foi dito, a observncia do princpio da proteo da confiana, princpio que tem seu fundamento jurdico na cadeia de derivao (Herleitungskette) segurana jurdica-Estado de Direito, impe o deslocamento dos

12

efeitos desfavorveis aos cidados da LC n 135 para as eleies que se verificarem aps um ano da sua vigncia. dessa maneira que o povo brasileiro ter a sua vontade respeitada. E nunca tarde para rememorarmos que, na viso de Friedrich Mller, o povo se apresenta, em um Estado Democrtico de Direito, como o destinatrio de padres civilizatrios da cultura constitucional democrtica (MLLER, Friedrich. Quem o Povo?, So Paulo: Ed. Malheiros, 2010, p. 86). Estas razes, Senhor Presidente, que nos conduzem a concluir que as disposies da LC n 135/10 no podem escapar do comando do art. 16 da Constituio Federal. A Ficha Limpa a lei do futuro, a aspirao legtima da nao brasileira, mas no pode ser um desejo saciado no presente, em homenagem Constituio Brasileira, que garante a liberdade para respirarmos o ar que respiramos, que protege a nossa famlia desde o bero dos nossos filhos at o tmulo dos nossos antepassados. Enfim, Senhor Presidente, hoje a Corte Suprema tem a possibilidade de definir, num s momento mgico da jurisdio constitucional, a vida e a esperana dos eleitores brasileiros. Ex positis, dou provimento ao recurso, aplicando ao decisum o regime jurdico do art. 543-B do CPC, acompanhando o Relator, Ministro Gilmar Mendes, a fim de que, consoante uma interpretao conforme, in casu, da alnea l do inc. I do art. 1 da Lei Complementar n 64/90 (redao atribuda pela LC n 135/10), seja necessariamente observado o disposto no art. 16 da CF na aplicao temporal da cognominada Lei da Ficha Limpa. *acrdo pendente de publicao

INOVAES LEGISLATIVAS
2 a 6 de maio de 2011
CDIGO DE PROCESSO PENAL - Alterao - Priso Processual Cautelar - Fiana - Liberdade provisria Lei n 12.403, de 4.5.2011 - Altera dispositivos do Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941 Cdigo de Processo Penal, relativos priso processual, fiana, liberdade provisria, demais medidas cautelares, e d outras providncias. Publicada no DOU, Seo 1,p. 1-3, em 5.5.2011. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA (CNJ) - Expediente - Regulamentao Resoluo n 130/CNJ, de 28 de abril de 2011 Acrescenta aos 3 e 4 ao art. 1 da Resoluo n 88, de 8 de setembro de 2009. Publicada no DJe/CNJ, n 77, p. 2 em 2.5.2011.
Secretaria de Documentao SDO Coordenadoria de Jurisprudncia Comparada e Divulgao de Julgados CJCD CJCD@stf.jus.br

13

You might also like