You are on page 1of 3

NOME: ____________________________________________________ DATA: _____________ PROFESSORA: _______________________

Objetivo: interpretar informaes narrativas de um texto informativo, de modo a compreender uma narrao histrica.

A Colonizao do Brasil
A colonizao do Brasil aconteceu por volta do sculo XVI, por meio da expedio de Martim Afonso de Souza. O objetivo era manter o domnio das nossas terras sobre tudo o que havia sido encontrado, para que pessoas de outros pases no tomassem posse do que havia sido descoberto. Os ndios trabalhavam como escravos, cultivavam suas prprias terras e os alimentos extrados eram usados para abastecer o mercado europeu. Tambm eram obrigados a derrubar rvores de pau-brasil, cort-las em toras e carregar os navios portugueses, que levavam a madeira. O pau-brasil, uma madeira muito avermelhada, era usado para fazer tintura de tecidos, o que lhe dava grande valor comercial na Europa. Por isso era muito explorado. Na primeira expedio, Martim Afonso de Souza trouxe aproximadamente quatrocentas pessoas, a fim de explorar e garantir para os portugueses as riquezas do nosso pas. Nessas viagens, os portugueses trouxeram animais domsticos, sementes e mudas de cana-de-acar, ferramentas agrcolas e armas. Em razo da beleza da madeira e sua grande utilidade, os franceses tambm passaram a visitar o Brasil, com o intuito de explorar a madeira e obter altos lucros para seu pas. Com isso, os portugueses foram implantando as feitorias para garantir que a explorao de determinadas terras ficassem apenas sob o domnio de Portugal. Um das primeiras feitorias foi a da baa de Guanabara, onde conseguiram manter a rota dos produtos, no permitindo que fossem desviados.

No dia 22 de janeiro de 1.532, Martim Afonso de Souza fundou ainda a ilha de So Vicente, em So Paulo, deixando ali uma de suas feitorias. A disputa pela colonizao era grande. Ao chegar costa de Pernambuco, Martim Afonso de Souza encontrou trs navios carregados com pau-brasil e os prendeu, garantindo a mercadoria para Portugal. Os ndios ficavam encantados com as bugigangas que os portugueses lhes ofereciam, como canivetes e espelhos. Trocavam essas quinquilharias pelas riquezas de nossas terras, ao que deram o nome de escambo troca feita sem dinheiro. Dessa forma, estavam sempre satisfeitos, mantendo uma relao amigvel com os portugueses. ( Jussara de Barros ) Atividades 1. O objetivo da expedio de Martim Afonso de Souza era manter o domnio de nossas terras sobre tudo o que havia sido encontrado. Com base nesta informao, explique o ttulo do texto: Resposta: _______________________________________ ______________________________________________ 2. Coloque um X nas informaes que so referentes ao pau-brasil: ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) uma madeira muito avermelhada. era bastante cultivado na Europa. servia para fazer tintura em tecidos. foi trazido pelos franceses para o Brasil. era levado cortado em toras por navios portugueses.

3. Os franceses tambm se interessaram pelas terras brasileiras. Qual foi o motivo? Resposta: ________________________________________ ________________________________________________ 4. O interesse dos franceses obrigou Portugal a tomar quais medidas? Resposta: __________________________________________ ________________________________________________

5. Faa abaixo uma sequncia de desenhos ilustrativos para explicar o que o escambo:

You might also like