You are on page 1of 12

Oramento Pblico

O oramento pblico se constitui num importante instrumento para a gesto das finanas governamentais. atravs do oramento que o Governo elabora seu plano de trabalho, anuncia sociedade as aes que sero realizadas, controla a execuo dessas aes e avalia o grau de sucesso nas suas operaes. Portanto, o oramento um plano de trabalho do Governo. um documento produzido pelo Poder Executivo e apreciado pelo Poder Legislativo, que pode inclusive alter-lo em alguns aspectos. Segundo definio da ABOP Associao Brasileira de Oramento Pblico: uma lei, de iniciativa do Poder Executivo, e aprovada pelo Poder Legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administrao governamental. Essa lei deve ser elaborada por todas as esferas de governo em um exerccio para, depois de devidamente aprovada, vigorar no exerccio seguinte. Assim, observe as caractersticas fundamentais do oramento pblico: Documento legal, elaborado pelo Poder Executivo e autorizado pelo Poder Legislativo, que pode fazer alteraes no mesmo (emendas ao oramento); Compreende um determinado perodo de tempo (doze meses, o chamado ano fiscal) e tem sua vigncia limitada a este perodo; Constitui-se num plano de trabalho do Governo nesse mesmo perodo de tempo, descrevendo as aes que sero executadas; Contm uma previso das diversas receitas a serem arrecadadas pelo Poder Pblico; Contm uma autorizao para as diversas despesas a serem realizadas, na execuo das aes previstas.

Princpios de Oramento Pblico


a) Princpio da Anualidade ou Periodicidade: Refere-se necessidade da limitao temporal para a estimativa das receitas e autorizao das despesas. Esse perodo limitado de tempo relativo vigncia do oramento denominado de exerccio financeiro. O oramento tem sua vigncia limitada no tempo, durante um ano. No Brasil o exerccio financeiro se inicia em 1 de janeiro e termina em 31 de dezembro, coincidindo com o ano civil. Assim, o oramento s vlido para aquele ano especfico para o qual o mesmo foi elaborado e aprovado. Este princpio se encontra na prpria Lei 4.320/64, conforme artigos transcritos a seguir: Art. 2 - A Lei de Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos aos princpios de unidade, universalidade e anualidade. Art. 34 - O exerccio financeiro coincidir com o ano civil. b) Princpio da Universalidade:

Determina que todas as receitas e despesas dos trs Poderes, seus rgos, fundos e entidades da Administrao Indireta, devem constar no Oramento uno. A base legal o art. 165, 5, da Constituio Federal e os artigos 2, 3 e 4 da Lei 4.320/64. A Lei de Oramento compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei, salvo as operaes de crdito por antecipao da receita, as emisses de papel moeda e outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros. c) Princpio do Oramento Bruto: Junto ao princpio da universalidade surgiu o do oramento bruto, com o mesmo objetivo de facilitar o controle financeiro pelo Legislativo. A Lei 4.320/64, em seu art. 6. Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues, e as cotas de receitas que uma entidade pblica deva transferir a outra incluirse-o, como despesa, no oramento da entidade obrigada transferncia e, como receita, no oramento da que as deva receber. d) Princpio da Unidade: O oramento pblico uno, pois engloba todas as instituies e atividades de cada um dos trs poderes, Executivo, Legislativo e Judicirio, para cada entidade da federao (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) deve existir um nico oramento para o exerccio financeiro correspondente. O princpio da Unidade preconiza a existncia de um s documento oramentrio, englobando todas as receitas e despesas do ente poltico, o que permite o confronto dos totais globais das receitas e despesas, para determinar a existncia de equilbrio, dficit ou supervit oramentrio. e) Princpio da Exclusividade: As normas constantes da lei oramentria no devem conter matria estranha ao prprio oramento, ou seja, outros assuntos que extrapolem a esfera da execuo oramentria: a previso das receitas e autorizao das despesas. Segundo Giacomoni, a adoo desse princpio, na reforma constitucional de 1926, teve por objetivo acabar com as "caudas oramentrias" ou, segundo Rui Barbosa chamava, "oramentos rabilongos", que eram incluses, na lei oramentria, de dispositivos estranhos matria ou a questes financeiras. Na Constituio Federal de 1988, tal princpio encontra-se estabelecido no art. 165, 8: 8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. O assunto , tambm, tratado no art. 7o da Lei 4.320/64: Art. 7 - A Lei de Oramento poder conter autorizao ao Executivo para: I - abrir crditos suplementares at determinada importncia, obedecidas as disposies do Art. 43;

II - realizar, em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. f) Princpio da Especificao, Discriminao ou Especializao: As despesas devem ser classificadas de forma detalhada, para facilitar sua anlise e compreenso. A especificao se refere no somente identificao dos recursos e dos gastos, mas tambm localizao desses dentro dos rgos da administrao pblica, nos programas, atividades, projetos, etc., de acordo com a situao geogrfica ou regional. Indicam-se as fontes de receita, os elementos de despesa e os bens e servios que sero adquiridos e colocados disposio da coletividade. Assim, este princpio determina que as receitas e despesas sejam apresentadas de forma detalhada nos oramentos, possibilitando o conhecimento das origens dos recursos e de sua correspondente aplicao. A especificao das contas das receitas e despesas na atualidade deve considerar as exigncias do controle externo e interno, do planejamento administrativo, da avaliao econmica do impacto do gasto pblico sobre a economia, dos critrios dos registros contbeis, etc. A Lei 4.320/64, no seu art. 5, dispe que: Art. 5 - A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprirse subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa, e assim podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas entre as Despesas de Capital. No seu art. 15: Art. 15 - Na Lei de Oramento a discriminao da despesa far-se-, no mnimo, por elementos. 1 - Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao pblica para consecuo dos seus fins. 2 - Para efeito de classificao da despesa, considera-se material permanente o de durao superior a 2 (dois) anos. g) Princpio da Flexibilizao: No seria possvel operacionalizar o oramento sem a flexibilizao da sua execuo, mediante ajustes que se faam necessrios para atender aos objetivos do Governo. aconselhvel que o oramento, sempre quando necessrio, possa ser modificado quanto sua despesa e orientado pela vontade de quem o aprovou. O prprio mecanismo dos crditos adicionais (suplementares, especiais e extraordinrios) cumpre a finalidade de adequar o nvel de despesas s necessidades imprevistas ou subdimensionadas, alm de permitir a adaptao do oramento a situaes supervenientes, tais como calamidade pblica, guerra, etc. h) Princpio da Clareza O documento oramentrio deve ser elaborado de maneira bem ordenada e completa em todas as suas etapas, assegurando resultados positivos na execuo das metas estabelecidas, para que seja um instrumento eficiente e adequado ao ato de governar, administrar e executar programas e planos de desenvolvimento scio-econmico.

Esse princpio complementa o da publicidade, uma vez que dita que o oramento deve ter uma linguagem clara e compreensvel, no s aos tcnicos, mas a todas as pessoas que precisam consult-lo. Nos tempos atuais, ganha cada vez mais fora a idia da Transparncia nas contas pblicas, no sentido de que o poder pblico deve buscar cada vez mais dar acesso populao s informaes pertinentes ao montante de receitas arrecadadas e a sua respectiva aplicao nas despesas pblicas distribudas nos diversos programas do oramento. A Transparncia est fortemente ligada idia da Prestao de Contas, mecanismo pelo qual a sociedade tem como cobrar resultados dos seus governantes, na gesto dos recursos pblicos. Sendo assim, o princpio da clareza nas expresses constantes da Lei Oramentria e nos seus diversos demonstrativos se coaduna com as novas exigncias da sociedade contempornea. i) Princpio do Equilbrio Financeiro: O oramento deve manter um equilbrio do ponto de vista financeiro o montante da despesa autorizada no deve ultrapassar a receita prevista para o perodo. A Lei Complementar no. 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prev uma srie de mecanismos que objetivam trazer para a prpria elaborao e execuo do oramento a busca pelo equilbrio nas contas pblicas, impondo limites para as despesas diante das receitas, e sanes para os entes pblicos que desrespeitarem tais limites. Observe, porm, que o equilbrio entre o total das receitas e o total das despesas de ordem formal. O dficit no oramento aparece embutido na previso das receitas de operaes de crdito. Veja as prescries da Lei : 4.320/64 no seu artigo 7: Em casos de dficit, a Lei de Oramento indicar as fontes de recursos que o Poder Executivo fica autorizado a utilizar para atender a sua cobertura, sendo que o produto estimado de operaes de crdito e de alienao de bens imveis somente se incluir na receita quando umas e outras forem especificamente autorizadas pelo Poder Legislativo em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realiz-las no exerccio, salientando que autorizao legislativa referente a estas operaes de crdito poder constar da prpria Lei de Oramento. Assim, o princpio do equilbrio no implica em dizer que o Estado no pode ter dficit. No esse o seu significado, mas sim o de que, na hiptese de dficit, deve haver uma previso de receitas capazes de financi-lo, no caso, as operaes de crdito.

j) Princpio da Publicidade Esse princpio determina que o contedo do oramento deve ser divulgado por veculos oficiais de comunicao para conhecimento da sociedade e para eficcia de sua validade. No caso especfico do Governo Federal, a divulgao feita atravs do Dirio Oficial da Unio. Note-se que este princpio extensivo a todos os atos oficiais da administrao pblica.

Sendo assim, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei Oramentria Anual devem ser divulgadas por veculos oficiais de comunicao, como o Dirio Oficial. O mesmo princpio vale tambm para Estados e Municpios, atravs de veculos prprios. k) Princpio da Legalidade (ou da Reserva Legal): Esse princpio tem fundamento no princpio da legalidade geral, segundo o qual a Administrao Pblica se subordina aos ditames da lei, bem como de assegurar o exame e aprovao do Poder Legislativo de todos os atos relacionados ao interesse da sociedade. A Constituio Federal contm vrios dispositivos que mencionam a obrigatoriedade do plano plurianual, das diretrizes oramentrias e dos oramentos serem estabelecidos por lei, bem como da prvia autorizao legislativa para que sejam modificados. A Constituio estabelece ainda que so da exclusiva iniciativa do Poder Executivo as leis que estabelecero o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais (art. 165). Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais. l) Princpio da No-afetao das Receitas: Esse princpio postula que as receitas pblicas no podero ser reservadas ou comprometidas para atender a determinados rgos, objetivos ou gastos. A exigncia de que as receitas no sofram vinculaes mais uma questo de bom-senso administrativo, pois a princpio elas sempre so destinadas a atender s despesas conforme as necessidades e prioridades da coletividade. Na prtica a sua observncia foi sempre complicada, quer pela sua relao direta com a prestao de certos servios, a exemplo das taxas, quer devido a presses de determinados grupos de interesse. A Constituio Federal veda vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvada a repartio do produto da arrecadao dos impostos pertencentes aos Municpios e os que a Unio deve entregar ao Fundo de Participao dos Estados e do DF, ao Fundo de Participao dos Municpios e aos programas de financiamento ao setor produtivo das Regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 212 e 37 e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, Observe quantas ressalvas: a) A repartio da arrecadao dos impostos (arts. 158 e 159) se refere s transferncias constitucionais obrigatrias, que a Unio deve fazer aos Estados e aos Municpios, assim como os Estados devem tambm destinar parte de sua arrecadao de impostos para os municpios situados no seu territrio geogrfico;

b) A destinao de recursos para aes e servios pblicos de sade (art. 198, 2); EC 29/00: a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados conforme a lei; c) A destinao de recursos para a manuteno e o desenvolvimento do ensino (art. 212); A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino (CF/88). d) Os recursos para realizao de atividades da administrao tributria (art. 37, XXII) EC 42/03; XXII - as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especficas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio. e) A prestao de garantias s operaes de ARO (art. 165, 8); f) A prestao de garantias ou contra-garantia Unio e para pagamento de dbitos com esta (art. 167, 4); 4. permitida a vinculao de receitas prprias geradas pelos impostos a que se referem os arts. 155 e 156, e dos recursos de que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, para a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta. m) Princpio da Programao Esse princpio decorrente da evoluo das funes do oramento pblico: de instrumento de autorizao e controle parlamentar para o de auxiliar s funes de administrao, planejamento e gerncia da ao governamental. O oramento tradicional, com nfase nos "meios", tinha como papel principal servir para a autorizao e fiscalizao legislativa. Na atualidade, ele vai alm, na medida em que expressa os objetivos, programas, metas e respectivos custos. Uma vez que o oramento-programa se concentra no atendimento de demandas da coletividade, a restrio fiscal, decorrente de limites socialmente aceitos para o crescimento da carga tributria, leva a administrao pblica a procurar se tornar cada vez mais eficiente no uso dos recursos escassos de que dispe, frente s crescentes demandas sociais.

Disposies Constitucionais sobre o PPA, a LDO e a LOA


A Constituio Federal de 1988 trata das funes de planejamento e oramento em vrios dos seus dispositivos, mais especificamente nos arts. 165 a 169, instituindo trs instrumentos bsicos a serem estabelecidos por leis de iniciativa do Poder Executivo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias;

III - os oramentos anuais. Ao instituir estes trs instrumentos, a CF/88 prev claramente a necessidade de integrao entre as funes de planejamento e oramento, exigindo a compatibilizao e a consonncia com dos planos gerais, setoriais e regionais de desenvolvimento econmico e social com o Plano Plurianual PPA. 4 - Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional (art. 165). Quanto aos planos, a Constituio Federal concebe duas modalidades: o plano plurianual, que estabelece as diretrizes, objetivos e programas governamentais para o perodo de quatro anos, orientando as programaes oramentrias anuais, e os planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento, cujo contedo deve est sempre em consonncia com o plano plurianual. A novidade, na norma constitucional, a criao da Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO, com a finalidade, dentre outras, de destacar, da programao plurianual, as prioridades e metas a serem contempladas nos oramentos anuais, e orientar a sua elaborao. Vejamos a seguir o contedo destes trs instrumentos legais.

O Plano Plurianual PPA


O Plano Plurianual o instrumento da ao governamental que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica e as despesas de capital e outras delas decorrentes e relativas aos programas de durao continuada. Disposies Constitucionais sobre o PPA: 1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada (art. 165). O Oramento Fiscal e o Oramento de Investimentos das Empresas controladas pela Unio, ambos contidos na Lei Oramentria Anual LOA (conforme previsto nos incisos I e II do 5) devem, ser compatibilizados com o PPA: 7 - Os oramentos devem estar compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. Observe ainda mais uma regra quanto ao PPA, conforme artigo 167 da CF/88: 1 - Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais sero elaborados em consonncia com o PPA e aprovados pelo Congresso Nacional ou Assemblia Legislativa. O prazo para envio do projeto de Lei do PPA ao Poder Legislativo o dia 31 de agosto do primeiro exerccio do mandato do Chefe do Poder Executivo. o que consta no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, no seu artigo 35, 2, transcrito a seguir: I - o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do

primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa (22/12); Conforme a Emenda Constitucional n. 50, de 14/02/2006, a sesso legislativa vai do perodo de 02 de fevereiro a 17 de julho, e de 1 de agosto a 22 de dezembro (art. 57 da CF/88). Aprovado, o PPA vigora do segundo exerccio do mandato governamental at o primeiro exerccio do mandato subseqente. O Decreto Federal n. 2.829/98 estabelece normas para a elaborao e execuo do PPA e dos Oramentos da Unio, a partir do exerccio de 2000, tendo como pressuposto bsico a produo de mudanas na Administrao Pblica pelo planejamento, com foco em aspectos tais como: viso estratgica, programas, gerenciamento, informao, avaliao e integrao.

A Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO


De acordo com o mandamento constitucional contido no artigo 165: 2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Alm destes itens, a LDO tambm dever conter (art. 169 da CF/88): 1 A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, s podero ser feitas: I - se houver autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias, ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. Na Unio, o prazo para envio do projeto de Lei da LDO pelo Executivo ao Legislativo at o dia 15 de abril do exerccio anterior ao da Lei Oramentria Anual, conforme ADCT, art. 35, 2,: II - o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa; A sesso legislativa ordinria no ser interrompida at que o projeto de Lei da LDO seja aprovado, conforme artigo 57 da CF/88: 2 - A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. A Lei Complementar no. 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, em seu artigo 4, trouxe novas atribuies LDO, reforando seu papel de orientao e controle das finanas pblicas, principalmente quanto elaborao do oramento: a) Disposies quanto ao equilbrio entre receitas e despesas; b) Critrios e forma de limitao de empenho;

c) Normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; d) Demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; Fazem ainda parte da LDO os seguintes documentos: a) Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. b) Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomado, caso se concretizem. No caso da LDO da Unio, um anexo especfico com os objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente.

A Lei Oramentria Anual - LOA


A composio da Lei Oramentria Anual est prevista na CF/88, art. 165, 5: A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Sobre o contedo da LOA, o artigo 165 ainda acrescenta: 6 - O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. 8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. O oramento fiscal e de investimentos sero compatibilizados com o PPA; tero a funo de reduzir as desigualdades inter-regionais, segundo critrios de populao e renda per capita.

Outras disposies constitucionais sobre a LOA, correspondentes a proibies, podem ser vistas a seguir: Art. 167. So vedados: I - o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; II - a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; Os crditos oramentrios so os limites de despesa fixada para os diversos tipos de gastos que a Administrao Pblica pode fazer. Estes limites constam dos quadros anexos LOA. Veremos mais adiante que em certas circunstncias, tais limites podem ser modificados durante o exerccio, na forma dos crditos adicionais, que podem ser suplementares, especiais ou extraordinrios. Porm, sob nenhuma hiptese o total dos crditos oramentrios mais os crditos adicionais podero ser ultrapassados. III - a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; Essa a famosa Regra de Ouro atravs da qual busca-se evitar que o Estado aumente seu endividamento (representado pelas Operaes de Crdito) por outras razes que no sejam a realizao de investimentos pblicos (representado pelas Despesas de Capital), pois seno, parte dos emprstimos tomados pelo poder pblico estariam sendo utilizados para financiar gastos de consumo. Por outro lado, a proibio no total, pois o Poder Legislativo pode, desde que por maioria absoluta, aprovar certo montante de Operaes de Crdito destinado a atender crditos suplementares ou especiais devidamente autorizados para uma finalidade especfica. IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; Este inciso IV trata da proibio quanto a afetaes das receitas de impostos, j comentada anteriormente. V - a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes; Veremos mais adiante que, em certas situaes, os limites para a realizao de despesa podem ser ampliados, ou porque houve necessidade de reforo em certa dotao oramentria ( o caso do crdito suplementar) ou porque no havia dotao oramentria fixada para a despesa ( o caso do crdito especial). Em ambas as hipteses, necessrio haver uma fonte de recursos que viabilize tais crditos. VI - a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa; VII - a concesso ou utilizao de crditos ilimitados;

VIII - a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, 5; X - a instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. X - a transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. XI - a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. Mais disposies constitucionais sobre a LOA: ADCT, Art. 35, 2: III - o projeto de lei oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro (31/08) e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa (22/12). E, no artigo 165 da CF/88: 3 - O Poder Executivo publicar, at 30 dias aps o encerramento de cada bimestre, Relatrio Resumido da Execuo Oramentria.

Tipos de Crditos Oramentrios


A expresso Crditos Oramentrios utilizada para designar o montante de recursos disponveis numa dotao oramentria seja ela consignada na Lei Oramentria Anual ou num crdito adicional, para aplicao por uma Unidade Oramentria na finalidade e natureza das despesas indicadas atravs das respectivas classificaes. O conceito de Unidade Oramentria dado pela prpria Lei 4.320/64: Art. 14 - Constitui unidade oramentria o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas dotaes prprias. Pargrafo nico. Em casos excepcionais, sero consignadas dotaes a unidades administrativas subordinadas ao mesmo rgo. Crditos Adicionais so as autorizaes para despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Oramentria Anual (artigo 40 da Lei 4.320/64), visando atender: Insuficincia de dotaes ou recursos alocados nos oramentos; Necessidade de atender a situaes que no foram previstas, inclusive por serem imprevisveis, nos oramentos. Os crditos adicionais, portanto, constituem-se em procedimentos previstos na Constituio e na Lei 4.320/64 para corrigir ou amenizar situaes que surgem, durante a execuo oramentria, por razes de fatos de ordem econmica ou imprevisveis. Os crditos adicionais so incorporados aos oramentos em execuo.

As modalidades de Crditos Adicionais so, segundo a Lei 4.320/64: Art. 41 - Os crditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforo de dotao oramentria;

You might also like