You are on page 1of 2

[TEORIAS DE LNGUA E DE SEGUNDA LNGUA] Turolo da Silva

CONCEITOS DE CINCIA, LNGUA e LINGUAGEM

Profa. Msc. Andria

Conceituar cincia uma tarefa rdua, principalmente porque existem muitas definies para esta palavra, o que ocasiona formas diferentes de v-la. Segundo Lakatos e Marconi (19991; p. 19), atualmente, a cincia vista como um busca constante de expresses e solues, de reviso e reavaliao de seus resultados e tem a clara conscincia de sua falibilidade e de seus limites, o que nos indica que ela um processo em construo. At o Renascimento, a cincia era vista como um sistema de proposies rigorosamente demonstradas, constantes e gerais, que expressava as relaes entre seres, fatos e fenmenos. De acordo com Galliano (1979), a cincia tem caractersticas bem especficas: ela racional e objetiva; analtica, explicativa e sistemtica; requer clareza e exatido; passvel de ser comunicada e verificada; depende de investigao metdica e aberta e til. Nessa perspectiva, a cincia v os fatos de forma objetiva e isenta de preconceitos. Segundo Cervo e Berviam (1983; p 9),
a cincia no a posse de verdades imutveis, ela, atravs de uma busca mais rigorosa, pretende aproximar-se cada vez mais da verdade atravs de mtodos que proporcionem um controle. Uma sistematizao, uma reviso e uma segurana maior do que outras formas de saber no cientficas.

A Lngustica, como uma cincia, possui termos inventados ou modificados para indicar mais adequadamente o conceito que se pensa e deseja manifestar. Um mesmo conceito pode, s vezes, ser diferente de uma lngua para outra, o que acaba ocasionando confuses terminolgicas, como o caso dos termos lngua e lingstica. Em ingls, a palavra language utilizada para nos referirmos lngua e linguagem, j em portugus temos dois vocbulos diferentes para duas definies diferentes. Portanto, no podemos referirmo-nos a um outro termo indistintamente. O termo lngua, de forma geral, utilizado como um conjunto de palavras e expresses, faladas ou escritas, utilizadas por um povo para a comunicao. No entanto, essa definio por si s no suficiente, pois o conceito de lngua varia de acordo com os diversos ramos da Lingstica. Assim, para o Estruturalismo de Saussure, a lngua um sistema de signos, um produto social, que possui um conjunto de convenes adotadas por uma determinada comunidade. Ou seja, a lngua no pode ser modificada pelo falante e segue as leis do contrato social estabelecido por um grupo de falantes. Alm disso, segundo Pietroforte (2004), os elementos de uma lngua devem ser definidos em relao aos demais elementos, isto , por meio de um contexto. J no sc. XX, o lingista norte-americano Noam Chomsky estabeleceu uma nova corrente para o estudo das lnguas, o Gerativismo. Segundo esta corrente, a lngua um conjunto (finito ou infinito) de sentenas, cada uma finita em comprimento e construda a partir de um conjunto (in)finito de elementos. J o conceito de linguagem refere-se a qualquer tipo de comunicao, seja ela verbal ou noverbal. Como exemplo de linguagem no verbal temos a pintura e a dana. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CERVO, A. L. e BERVIAN, P.A. Metodologia Cientfica. 3 ed. So Paulo: MCGraw-Hill do Brasil,1983. CHOMSKY, Noam. O conhecimento da lngua: sua natureza, origem e uso. Lisboa: Editorial Caminho, 1986. GALLIANO, Guilherme A. O Mtodo Cientfico. So Paulo: Harbra, 1979.
Texto extrado do mdulo Estudos Lingusticos UAB - UFC

[TEORIAS DE LNGUA E DE SEGUNDA LNGUA] Turolo da Silva


LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1991.

Profa. Msc. Andria

PIETROFORTE, Antnio Vicente. A lngua como objeto da Lingstica. In: FIORIN, Jos Luis (org.), Introduo Lingstica. Vol.1, So Paulo: Contexto, 2004.

Texto extrado do mdulo Estudos Lingusticos UAB - UFC

You might also like