You are on page 1of 14

O contrato eletrnico como instrumento de prova no processo civil

Aumente o tamanho da letra Diminua o tamanho da letra

Christovam Castilho Jnior

Resumo: A disseminao e a facilidade de acesso rede de computadores de mbito mundial, fez com que as relaes jurdicas decorrentes dos contratos clssicos adquirissem uma nova tcnica contratual: a eletrnica. Os meios de comunicao eletrnica se difundiram de tal maneira que hoje em dia no se pode afirmar que as fronteiras ou longas distncias fsicas so impedimentos celebrao de negcios jurdicos. Com o surgimento de sistemas computacionais interligados rede mundial de computadores, a contratao realizada pela via eletrnica tornou-se uma realidade que dificilmente poder ser ignorada pelos operadores do direito, mas sim compreendida e estudada continuamente. nesse contexto que o presente artigo apresenta um estudo sobre a validade jurdica dos contratos eletrnicos e sua admissibilidade como meio de prova no mbito processual. O exame dos requisitos de existncia e validade dos negcios jurdicos firmados sob o prisma dos contratos eletrnicos, revela-nos a compatibilidade com a Teoria Clssica dos Contratos, e conseqente inexistncia de vedao legal que desautorize a aceitao desta nova forma de contratar. Do mesmo modo, vislumbramos em nosso ordenamento jurdico, dispositivos normativos no-especficos, mas que funcionam como suporte legal validade dos contratos celebrados eletronicamente, o que nos leva concluso que, mesmo sem a vigncia de normas especificamente voltadas regulamentao das transaes eletrnicas, h de ser confirmada a eficcia e a fora probante dos contratos eletrnicos como instrumento vlido de prova no processo civil.

Palavras-chave: comrcio eletrnico. contrato eletrnico. prova processual.

Sumrio: 1. Introduo 2. Validade, prova da autoria e veracidade do contedo do contrato eletrnico 3. Valor jurdico probatrio do contrato eletrnico 4. Relativizao do princpio da territorialidade na aplicao da legislao estrangeira 5. Consideraes finais 6. Referncias

Abstract: The dissemination and easy access to the network of computers worldwide, made the legal relations arising from standard contracts to acquire a new technique contractual: the electronics. The electronic media have spread so that today one can not say that the borders

and long distances are physical impediments to concluding legal transactions. With the advent of computer systems connected to the worldwide network of computers, the hiring done by electronic means has become a reality which can hardly be ignored by law operators, but understood and studied continuously. It is in this context that this paper presents a study on the legal validity of electronic contracts and their admissibility as evidence in proceedings. The examination of the requirements of existence and validity of legal transactions entered into through the prism of electronic contracts, reveals the compatibility with the Classical Theory of Contracts, and consequent lack of legal prohibition that disallows the acceptance of this new form of contract. Similarly, we see in our legal, regulatory provisions, non-specific, but that act as legal support to the validity of contracts entered into electronically, which leads us to conclude that even without the presence of standards specifically aimed at regulating electronic transactions there is to be confirmed the effectiveness and evidential weight of electronic contracts as proof of a valid instrument in the civil process.

Keywords: electronic commerce. electronic contract. test procedure.

Summary:1. Introduction 2. Validity, proof of authorship and veracity of the contents of electronic contract 3. Legal evidential value of electronic contract 4. Relativization of the principle of territorial application of foreign law 5. Concluding Remarks 6. References

Antes de assinar um contrato, leia-o minuciosamente. Lembre-se de que as letras grandes do e as midas tomam. (H. Jackson Brown)[1]

1. Introduo

Com a vinda da Internet[2], as relaes e as informaes entre as pessoas tornaram-se muito mais rpidas e eficientes. Foi atravs deste recurso, conhecido com um meio para se contratar, que surgiu o contrato eletrnico[3], que considerado uma nova tcnica contratual existente no mercado atual. A celebrao de negcios por meio da rede mundial de computadores, conforme a concepo da maior parte dos juristas, no um tipo novo de contrato e sim apenas uma nova tcnica de formao dos mesmos, restando idnticos os princpios, elementos e requisitos fundamentais dos contratos convencionais.

Contudo, como todo novo meio contratual que adentra no ordenamento jurdico, claro, traz muitas dvidas relacionadas com determinados pontos, tais como, a definio dos requisitos para a validade respectiva, que ainda ser motivao para inmeras manifestaes da doutrina

brasileira e estrangeira, bem como a definio dos pressupostos de sua formao. Juntam-se a estas, a questo da assinatura digital e da validade como instrumento de prova em juzo, e o problema da jurisdio.

Em razo da vulnerabilidade das informaes sobre pagamento, tanto como fornecimento de nmeros de documentos pessoais, senhas bancrias, quanto pela dvida a respeito da qualidade dos produtos, expostos virtualmente em monitores, inmeros consumidores tm medo de efetuar compras pela web[4]. A celebrao de contratos por meio da Internet, por melhor que os sites[5] sejam bem organizados, ainda no se pode medir o coeficiente de confiabilidade e segurana contidas nas transaes presenciais.

Assim, para que os documentos eletrnicos, com destaque para a Medida Provisria n 2.200/2001[6] e a Lei n 11.419/2006[7], que instituiu o processo eletrnico, tenham eficcia probatria, normas especficas vm sendo criadas.

Apesar de existir no Brasil alguns projetos de lei tramitando sobre a presente matria[8], e questes relacionadas s recentes alteraes no Cdigo de Processo Civil para dar abrigo a possibilidade de empregabilidade de documentos eletrnicos, no obstante, o emprego desta modalidade de prova, em comparao com as demais, est se iniciando. Isso acontece em virtude de trs aspectos fundamentais, segundo o entendimento de Regis Magalhes Soares de Queiroz:

Os problemas fundamentais relativos viabilidade da adoo de um conceito de documento eletrnico - necessrio para outorgar-se fora probante relao jurdica nele representada, que imprescindvel para a viabilizao do comrcio eletrnico - esto basicamente ligados a trs requisitos: autenticidade, integridade e perenidade do contedo. (QUEIROZ, 2001, p. 384)

Mas tende a mudar radicalmente nos prximos anos, com a disseminao do processo eletrnico, a realidade da pequena utilizao dos documentos eletrnicos, que se deve em parte pelos elevados custos e em parte pela falta de conhecimento das formas de certificao digital. Cada vez mais os cdigos binrios computacionais esto substituindo os papis, e o contrato eletrnico, desde que firmado conforme os requisitos mnimos de segurana prestabelecidos, brevemente, ter tanta fora probatria quanto s escrituras pblicas.

Vale aqui ressaltar que, nas relaes comerciais do sculo XXI, os referidos contratos eletrnicos tendem a ganhar importncia singular. Compreender a formao e regulao

dessas modernas modalidades de negcios, e conhec-las profundamente, no Brasil e no mundo, condio essencial diante do cenrio de crescimento do e-commerce[9], que gira rapidamente.

2. Validade, prova da Autoria e veracidade do contedo do contrato eletrnico

Dentre os pontos de discusso mais polmicos, temos a falta de assinatura de prprio punho dos contratantes, que talvez um dos maiores problemas envolvendo os contratos eletrnicos, bem como a identidade das partes (falsidade ideolgica, incapazes etc), e a integridade do contedo do contrato (possibilidade de alteraes).

Apesar de o contrato eletrnico ser considerado um documento com menores formalidades que o contrato escrito, historicamente, nossos doutrinadores tm definido o documento como algo material, ou seja, uma representao exterior do fato que se quer provar.

Nesse contexto, plenamente aplicvel a definio de CHIOVENDA, para quem "documento, em sentido amplo, toda representao material destinada a reproduzir determinada manifestao do pensamento, como uma voz fixada duradouramente".

Logo, alcanamos duas concluses: a) igualmente ao fsico, o contrato eletrnico, se ajusta no conceito legal de documento, eis que pode representar um fato ou ato jurdico; b) a legitimao do contrato eletrnico depende da capacidade de mant-lo ntegro e no danificvel, pois perde parte de sua confiabilidade, tendo em vista ser um suporte sujeito a mudanas imperceptveis.

Podemos definir o contrato como um negcio jurdico, de natureza bilateral ou plurilateral, que para sua formao, depende do encontro de vontades das partes envolvidas, o que gera para as mesmas, uma norma jurdica individual, que regula os interesses privados. J o conceito dos contratos eletrnicos no sofre alterao, mas sim apenas uma distino, onde ao invs de serem firmados pela via tradicional do documento escrito, so celebrados de forma eletrnica, por meio de um instrumento eletrnico, onde as partes expressam seu interesse e seu consentimento em contratar.

No entanto, embora o contrato eletrnico possa ser equiparado ao contrato tradicional, lhe falta a identificao de sua autoria, ou seja, a assinatura, e em razo disso, h que se aplicar o

que preceitua o artigo 371, inciso III, do Cdigo de Processo Civil, o qual dispe que a autoria do documento normalmente identificvel por meio da assinatura, salvo nos casos em que o documento no tenha por hbito ser assinado.

Assim, claro que algum elemento de prova nos leva a conhecer o seu autor, fato que no se presume. Neste caso, aquele que juntar documento no assinado, ter o nus de prov-la, se contestada a autoria.

Desta forma, est resolvido parcialmente, o problema da validade do contrato eletrnico e da prova de sua autoria, sem a necessidade de maior interveno da lei, mas persiste o problema da veracidade de seu contedo, que absolutamente passvel de adulterao, sem deixar qualquer rastro. Nesse sentido, a possibilidade da utilizao de assinatura digital, ou criptografia, merece muita considerao, o que impossibilita, tecnicamente, a modificao do contedo do contrato eletrnico, tornando-o plenamente eficaz.

Deve-se destacar que todo contrato eletrnico necessita ter dois pressupostos para ter fora probante, quais sejam:

Autenticidade: caracteriza-se como um processo confivel atravs do qual se possa garantir a real autoria dos termos de um contrato eletrnico. O documento verdadeiro aquele que no deixa qualquer dvida quanto ao reconhecimento de seu autor.

Integridade: configura-se como a possibilidade de demonstrar a integridade do contrato eletrnico aps sua transmisso, e ainda apontar possvel modificao de seu contedo. Em outras palavras, o documento completo aquele que d certeza de que no sofreu qualquer alterao.

Os requisitos anteriormente citados aparecem nos pases que regulamentaram o regime jurdico dos documentos eletrnicos. Um grande exemplo a UNCITRAL[10], criada pela Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas que deu existncia a uma Lei Modelo com a finalidade especfica de servir de estrutura articulao das legislaes ptrias, fazendo com que estas, na medida do possvel, possam conviver de maneira harmnica no ambiente globalizado.

3. Valor jurdico probatrio do contrato eletrnico

Seguindo uma inclinao internacionalmente aceita, nota-se que o posicionamento adotado pela maioria da doutrina, de que os contratos eletrnicos devem ser juridicamente considerados vlidos e eficazes, desde que cumpridos algumas condies peculiares ao meio magntico em que so transmitidos.

Ainda que o Cdigo de Processo Civil, em seu art. 332, admita quaisquer meios moralmente legais como hbeis para provar a veracidade de fatos relatados em juzo, acolhendo o nosso sistema processual o princpio da livre convico motivada, os documentos eletrnicos eram vistos at recentemente, como algo de difcil assimilao prtica.

O artigo 332 do Cdigo de Processo Civil Brasileiro assegura que "todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa". Uma leitura rpida e simples do texto normativo demonstra que a lista de provas admitidas em nosso ordenamento jurdico meramente exemplificativa e no taxativa, de modo que, a sua aceitao precede a existncia de uma prova alcanada por um meio legtimo.

Oportuno tambm elencar outros dispositivos normativos existentes no ordenamento jurdico ptrio, que tornam possvel aos documentos eletronicamente gerados e mantidos, serem aceitos como meio de prova.

Estabelece o artigo 335 do CPC, que, se por ventura faltar normas jurdicas especficas, inerentes a uma determinada prova, "o juiz aplicar as regras de experincia comum subministradas pela observao do que ordinariamente acontece e ainda as regras da experincia tcnica, ressalvado, quanto a esta, o exame pericial".

O artigo 131, do mesmo diploma legal, menciona que "o juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento". Esta norma consagra o princpio da livre persuaso racional do juiz na avaliao das provas, encarregando o magistrado de dar validade s provas juntamente os demais elementos constantes dos autos, atribuindo-lhes a importncia devida.

Por fim, a lei brasileira acolhe o princpio da liberdade de forma (art. 129, Cdigo Civil), onde os documentos, em geral se registram fatos e declaraes de vontade, no dependem de forma especial, ou seja, basta que apresentem de forma clara, aquilo para o qual se prestam a

eternizar. Certamente que este princpio no alcana as situaes em que a prpria lei exige uma forma especial, sem a qual o ato jurdico no ser considerado perfeito (art. 130, Cdigo Civil).

Considerando-se a inexistncia de normas especficas que particularmente disciplinem os documentos gerados e armazenados em meio eletrnico, diante do contexto normativo demonstrado, e dos princpios da livre persuaso racional do juiz e da liberdade de forma, nota-se que os contratos eletrnicos, num primeiro momento, tm amparo legal e doutrinrio para serem admitidos como meios de prova lcito, consubstanciando-se, to-somente, numa forma probatria no especificamente elencada no Cdigo de Processo Civil, mas amparada por seu artigo 332.

4. Relativizao do princpio da territorialidade na aplicao da legislao estrangeira

Conforme o que foi exposto nos tpicos anteriores, o comrcio eletrnico firmado atravs dos contratos celebrados na Internet alcanou uma dimenso universal. Todos os dias se firmam contratos entre pessoas que se encontram em pases diferentes e dessas relaes jurdicas surge o problema acerca da legislao de qual pas dever ser aplicada s transaes comerciais eletrnicas.

Nas palavras de Marco Aurlio Greco:

Qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode acessar um site na Internet. Isto pe em dvida onde estar o consumo, e qual o tipo de consumidor com o qual os agentes econmicos tero de tratar. Este o desafio de hoje. Quando havia um consumidor certo, por exemplo, no Brasil, o exportador na origem procurava atender a todos os requisitos da legislao brasileira [...] Hoje no se sabe, a priori, quem o consumidor, no se sabe quais so, por exemplo, as exigncias que vigoram num pas distante quanto linguagem utilizvel, imagens consideradas ofensivas etc. H, portanto, uma mobilidade no consumo. [...] Em suma os agentes econmicos no tm mais um local fsico ao qual obrigatoriamente se reportem. Eles podem estar alocados fisicamente em qualquer lugar do mundo, e virtualmente num endereo apenas eletrnico. (GRECO, apud LEAL, 2007, p. 118/119)

Assim, a dificuldade ou a inexistncia da localizao de um local fsico onde se instale o fornecedor e, a ausncia de uniformidade das legislaes no campo internacional, torna-se necessria a anlise do instituto da legislao aplicvel aos contratos eletrnicos.

Jos de Oliveira Ascenso entende que dever-se-ia dirimir os conflitos com normas do Direito Internacional Privado, tendo em vista que esse o ramo do direito que estabelece um conjunto de regras que demarcam a competncia de vrias ordens jurdicas potencialmente aplicveis disciplina das relaes de direito privado. (ASCENO, apud LEAL, 2007, p. 119)

Nesse padro, h uma relativizao do princpio da territorialidade acolhida pelos Estados, para que, conforme os limites institudos pelos ordenamentos jurdicos de cada Nao, sejam aplicadas leis estrangeiras dentro dos seus territrios, no podendo tais leis ir contra princpios e direitos fundamentais nacionais.

No Brasil, h a possibilidade da aplicao do direito estrangeiro no territrio nacional, ou, quando incabvel esta hiptese, a supremacia da lei brasileira sobre as estrangeiras, encontrase disciplinada em diversos institutos jurdicos, como a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, o Cdigo Civil, e o Cdigo de Defesa do Consumidor, de modo que at mesmo a jurisprudncia j firmou seu entendimento no caso concreto.

O art. 9 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil prev a possibilidade da extraterritorialidade com a finalidade de facilitar as negociaes internacionais. Porm, o art. 17 do mesmo diploma legal, estabelece que se existir ofensa soberania nacional, ordem pblica e aos bons costumes, no sero aplicveis as leis estrangeiras. O ordenamento jurdico brasileiro vai mais alm e, no art. 5, XXXII da Constituio Federal, eleva categoria de direito fundamental os direitos do consumidor.

Nesse sentido, de acordo com o art. 1 do Cdigo de Defesa do Consumidor, conclui-se que, aos contratos eletrnicos de consumo, so aplicveis as normas constantes no CDC, pois, de acordo com Sheila Leal, tais normas *...+ so de ordem pblica, cogentes e indisponveis, e, nessas condies, aplicveis aos contratos internacionais de e-commerce, para a proteo dos direitos dos consumidores brasileiros. (LEAL, 2007, p. 121)

Da mesma forma entendeu a 4 Turma do Superior Tribunal de Justia, no RESP 63.981, Rel. Min. Aldir Passarinho Jnior, DJU 20.11.2000, citado por Sheila Leal: DIREITO DO CONSUMIDOR - FILMADORA ADQUIRIDA NO EXTERIOR - DEFEITO DA MERCADORIA RESPONSABILIDADE DA EMPRESA NACIONAL DA MESMA MARCA (PANASONIC) - ECONOMIA GLOBALIZADA - PROPAGANDA - PROTEO AO CONSUMIDOR - PECULIARIDADES DA ESPCIESITUAES A PONDERAR NOS CASOS CONCRETOS - NULIDADE DO ACRDO ESTADUAL REJEITADA, PORQUE SUFICIENTEMENTE FUNDAMENTADO - RECURSO CONHECIDO E PROVIDO NO MRITO, POR MAIORIA - I - Se a economia globalizada no mais tem fronteiras rgidas e estimula e favorece a livre concorrncia, imprescindvel que as leis de proteo ao consumidor

ganhem maior expresso em sua exegese, na busca do equilbrio que deve reger as relaes jurdicas, dimensionando-se, inclusive, o fator risco, inerente competitividade do comrcio e dos negcios mercantis, sobretudo quando em escala internacional, em que presentes empresas poderosas, multinacionais, com filiais em vrios pases, sem falar nas vendas hoje efetuadas pelo processo tecnolgico da informtica e no forte mercado consumidor que representa o nosso pas. II - O mercado consumidor, no h como negar, v-se hoje bombardeado diuturnamente por intensa e hbil propaganda, a induzir a aquisio de produtos, notadamente os sofisticados de procedncia estrangeira, levando em conta diversos fatos, dentre os quais, e como relevo, a respeitabilidade da marca. III - Se empresas nacionais se beneficiam de marcas mundialmente conhecidas, incumbe-lhes responder tambm pelas deficincias dos produtos que anuncia e comercializam, no sendo razovel destinar-se ao consumidor as conseqncias negativas dos negcios envolvendo objetos defeituosos. IV Impe-se, no entanto, nos casos concretos, ponderar as situaes existentes. V - Rejeita-se a nulidade argida quando sem lastro na lei ou nos autos (LEAL, 2007, p. 121/122).

O art. 1 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil estabelece, apesar do posicionamento do STJ, que o emprego obrigatrio da lei brasileira nos demais pases depende de autorizao expressa destes.

Assim, nos dias de hoje, tem-se preferido fazer uso da arbitragem e da auto-regulamentao como forma de soluo dos conflitos, sendo aquela a mais clere e esta a mais efetiva, tendo em vista que as partes envolvidas no litgio, respeitam a Constituio Federal, as legislaes infra-constitucionais e os princpios que regem a contratao geral e eletrnica, e ainda, decidem acerca das peculiaridades das controvrsias ou situaes polmicas.

No que se refere ao foro competente, o art. 111 do Cdigo de Processo Civil (CPC) estabelece que ser aquele eleito pelas partes. Caso no haja eleio de foro, ser a ao proposta no domiclio do ru, de acordo com a regra geral do art. 94 do CPC, se for fundada em direito pessoal e, no local onde a obrigao deva ser satisfeita, em caso de cumprimento forado desta (art. 100, inciso IV, d, CPC).

5. Consideraes finais

Diante dos argumentos expostos no presente artigo, resta demonstrado a possibilidade de aplicao aos contratos eletrnicos, da legislao brasileira em vigor nos dias atuais, em especial das normas que regulam os contratos em geral.

Esses contratos so firmados atravs da utilizao da internet como meio de comunicao, levando em conta que o contrato eletrnico no uma nova modalidade de contrato, mas sim, um contrato como qualquer outro que elaborado normalmente, efetivado de forma virtual, possuindo suas peculiaridades.

Portanto, como ficou evidenciado, o contrato eletrnico preenche todos os requisitos e pressupostos aplicveis aos contratos tradicionais, devendo apenas levar em conta alguns cuidados com relao segurana dos procedimentos pr-contratuais, em razo da vulnerabilidade do ambiente digital.

preciso fazer meno ao princpio que fundamenta a existncia dos contratos eletrnicos, que o da liberdade das formas. Ento, como os contratos podem ser ajustados de qualquer forma, desde que no esteja prevista ou proibida em lei forma especfica, torna-se perfeitamente vlida a existncia dos contratos eletrnicos no mundo jurdico.

Porm, embora a internet parea ser um ambiente seguro, deve ser analisada com muita cautela, onde os contratantes para garantir a segurana do contrato, devero primeiramente conhecer bem a procedncia da parte com quem est contratando, assim como certificar-se, em contratos mais delicados, se h na loja virtual, o certificado digital de segurana, quando for caracterizada a relao de consumo ou do banco, isso quando se tratar de operaes bancrias.

Em se tratando de contratos de consumo, esses tm dominado o instituto dos contratos eletrnicos no mundo hodierno, levando em conta a facilidade na comunicao entre pessoas que estejam em lados opostos do mundo.

Assim, aos contratos eletrnicos de consumo, devem ser aplicadas as normas constantes do Cdigo de Defesa do Consumidor, tendo em vista que os contratos celebrados de forma virtual, como j dito, preenchem os requisitos dos contratos em geral.

Por fim, em casos de conflito de legislao de pases diversos, e desde que esteja de acordo com os princpios e garantias fundamentais nacionais, o Brasil adota, excepcionalmente, o princpio da extraterritorialidade, para que seja aplicada a legislao estrangeira no territrio brasileiro.

Com relao aos contratos eletrnicos de consumo, tem-se admitido, at mesmo pela jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, a aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor brasileiro ao estrangeiro, em razo dos direitos do consumidor serem vistos como normas de ordem pblica.

Dessa forma, conclui-se que tudo aquilo que a lei no preveja uma forma especfica e nem proba expressamente, poder ser pactuado por meio de contratos eletrnicos.

Seguindo a exposio, logramos justificar a validade jurdica dos documentos eletrnicos como meio de prova que no encontra obstculo em ser aceito em nossos tribunais. Ao contrrio, relevando-se os princpios da livre persuaso racional do juiz e da liberdade de forma, consagrados em nosso ordenamento jurdico, alm da inexistncia de qualquer impedimento legal especfico, restou-nos demonstrados que os documentos eletrnicos, num primeiro momento, tm proteo legal e doutrinria para serem aceitos como meios de prova lcitos, posto que apenas representam uma forma probatria no prevista pontualmente no Cdigo de Processo Civil.

Todavia, como vimos, existem alguns entraves aceitao mansa e pacfica dos documentos eletrnicos como meio de prova juridicamente aceito e vlido no mundo jurdico, uma vez que a alta volatilidade do meio magntico permite que tais documentos sejam alterados sem deixar qualquer vestgio. Isso faz com que as partes envolvidas sintam insegurana com relao legitimidade e integridade dos documentos eletrnicos, sendo necessrio, portanto, estabelecer algum procedimento de garantia que permita s mesmas reconhecer a autoria do documento recebido e constatar a inalterabilidade de seu contedo.

De um modo geral, podemos concluir que o ordenamento jurdico brasileiro contempla normas que do fundamento e proporcionam a acolhida dos contratos eletrnicos como uma forma vlida de firmar negcios jurdicos. bem verdade que, em alguns casos, o profissional operador do direito se utilizar de mecanismos de interpretao e de integrao da lei para justificar este posicionamento, mas, assim procedendo, certamente ter sucesso em comprovar que no h qualquer obstculo legal algum que impea a validade jurdica dos contratos celebrados atravs da rede mundial de computadores.

O entendimento atual mais pertinente , sem dvida, que a utilizao de conceitos, institutos e procedimentos j dispostos no ordenamento ptrio que, com a devida interpretao analgica para o documento eletrnico, mostram-se capazes de justificar a aceitao e validade do referido documento como meio de prova. Portanto, j est o documento eletrnico, inserido implicitamente no regramento jurdico brasileiro.

Neste sentido que, cabe ao operador do direito servir-se das ferramentas que lhes so apresentadas, no sentido de, sempre que necessrio, introduzir novidade a fim de adaptar as regras contidas no ordenamento jurdico em proveito de sua melhor aplicao ao caso concreto, ante o inexorvel e intenso desenvolvimento que o homem protagoniza nas mais diversas reas do conhecimento humano.

Referncias ANDRADE, Ronaldo Alves. Contrato Eletrnico no Novo Cdigo Civil e no Cdigo do Consumidor. Barueri/SP: Manole, 2004. BLUM, Renato Opice (coordenador). Direito eletrnico - a internet e os tribunais. So Paulo: EDIPRO, 2001. CAMBI, Eduardo. A prova civil: admissibilidade e relevncia. So Paulo: RT, 2006. CHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de Direito Processual Civil, vol. 3, s.e. So Paulo: Saraiva, 1945. DIDIER JR. Fredie; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael. Curso de direito processual civil: teoria da prova, direito probatrio, teoria do precedente, deciso judicial, coisa julgada e antecipao dos efeitos da tutela. 5.ed. Salvador: Editora Jus Podivm, 2010, v.2. DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil. 4. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2004. DINIZ, Maria Helena. Tratado terico e prtico dos contratos. 4.ed. So Paulo: Saraiva, 2002. v.1. GARCIA, Flvio Cardinelle Oliveira. Da validade jurdica dos contratos eletrnicos, [maro, 2004], http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4992. Acesso em 30 ago. 2010. GES, Gisele Santos Fernandes. Teoria geral das provas. Salvador: JusPodivm, 2005. LEAL, Sheila do Rocio Cercal Santos. Contratos Eletrnicos: Validade jurdica dos contratos via internet. So Paulo: Atlas, 2007. LORENZETTI, Ricardo L. Comrcio Eletrnico. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. QUEIROZ, Regis Magalhes Soares de. Assinatura Digital e o Tabelio Virtual. In: LUCCA, Newton de; SIMO FILHO, Adalberto (Coord.). Direito & Internet - Aspectos Jurdicos Relevantes. Bauru: Edipro, 2001. RIZZARDO, Arnaldo. Contratos. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

TUCCI, Jose Rogrio Cruz e. Eficcia probatria dos contratos celebrados pela Internet. In: LUCCA, Newton de; SIMO FILHO, Adalberto (coords.). Direito & Internet - aspectos jurdicos relevantes. Bauru: Edipro, 2001. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: teoria geral das obrigaes e teoria geral dos contratos. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2006. v.2. VENTURA, Luis Henrique. Comrcio e contratos eletrnicos aspectos jurdicos. So Paulo: EDIPRO, 2001. WAMBIER, L. R.; ALMEIDA, F. R. C. de; TALAMINI, E. Curso avanado de processo civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 7. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

Notas: *1+ H. Jackson Brown, Jr. um escritor estadunidense conhecido por seu livro Lifes Little Instruction Book. [2] Rede de computadores de mbito mundial, descentralizada e de acesso pblico, cujos principais servios oferecidos so o correio eletrnico e a Web. [3] Na viso de Ronaldo Alves de Andrade, contrato eletrnico, tambm denominado ciberntico por alguns autores, pode ser conceituado da seguinte forma: o negcio jurdico celebrado mediante a transferncia de informaes entre computadores, e cujo instrumento pode ser decalcado em mdia eletrnica. Dessa forma, entram nessa categoria os contratos celebrados via correio eletrnico, Internet, (...) ou qualquer outro meio eletrnico, desde que permita a representao fsica do negcio em qualquer mdia eletrnica, como CD, disquete, fita de udio ou vdeo. Deve-se ressaltar, que o uso da expresso contrato eletrnico no unanimemente aceita entre os juristas ptrios. Apoiados em preciosismos tcnicos, alguns autores defendem como mais correto o uso de termos tais como contratos cibernticos ou contratos digitais ou contratos por computador ou contratos on-line, ou, ainda, contratos informticos ou por meio de informtica. [4] Sistema de hipermdia disponvel na Internet, com documentos e outros objetos localizados em pontos diversos da rede e vinculados entre si. [5] Conjunto de documentos inter-relacionados, dispostos na Web em um endereo especfico de acesso. [6] Institui a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, transforma o Instituto Nacional de Tecnologia da Informao em autarquia, e d outras providncias. [7] Dispe sobre a informatizao do processo judicial; altera a Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Cdigo de Processo Civil; e d outras providncias.

[8] Para maiores detalhes e acompanhamento dos projetos de lei acerca do tema, poder ser consultado o site: http://ce.mdic.gov.br/, acessado em 15/07/2009. [9] Comrcio eletrnico ou e-commerce, ou ainda comrcio virtual, um tipo de transao comercial feita especialmente atravs de um equipamento eletrnico, como, por exemplo, um computador. [10] A UNCITRAL (United Nations Commission on International Trade Law) consiste em uma comisso especial da ONU (Organizao das Naes Unidas), que trata da legislao comercial internacional, elaborou e tem divulgado uma lei modelo de comrcio eletrnico, que tem sido um ponto de partida para a legislao de muitos pases. Tal lei seria aplicvel a todos os tipos de informao em forma de mensagem de dados, utilizados no contexto de atividades comerciais. Tem carter internacional e visa promover a uniformidade de sua aplicao e a observncia da boa-f.

O mbito Jurdico no se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidria, pelas opinies, idias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

You might also like