You are on page 1of 4

Excel - Funes

http://www.cultura.ufpa.br/dicas/ms/exc-fun.htm

Excel

Funes
Uma funo contm uma frmula que toma uma srie de valores, usa-os para executar uma operao e fornece o resultado da operao. Portanto, uma funo trabalha com determinados nmeros realizando clculos e devolve a conta resolvida. A funo somatria, que d a soma dos elementos digitados consecutivamente em uma linha ou coluna, to importante que tem um atalho prprio: o boto . Para efetuar uma soma, siga os passos abaixo: - Digite os dados amostrais em uma coluna (ou linha). Selecione-os. - Clique em uma casela onde deseja que o resultado aparea. - Clique no atalho . Observe que aparece na barra de frmulas a funo =SOMA(__:__) - Clique em Enter . Note que o resultado aparece na casela clicada anteriormente. De um modo geral, para se conseguir o resultado desejado, deve-se digitar corretamente a frmula na barra de frmulas. Por exemplo, a frmula =(B12+B13+B14+B15+B16)/5, calcula a mdia dos valores que ocupam o intervalo da clula B12 at a clula B16 de uma certa planilha. Evidentemente, se a amostra tivesse um grande nmero de indivduos seria pouco eficiente usar uma frmula como essa. Felizmente vrias funes esto codificadas e disponveis no Excel. A mdia uma delas. Assim, para se chegar a uma mdia basta digitar na barra de frmulas: =MDIA(B12:B16)

Como copiar uma frmula


Uma caracterstica do Excel quanto s frmulas que elas podem ser copiadas. ( interessante notar que a referncia mudada automaticamente). - Clicar com o mouse sobre a casela que contiver a frmula desejada. Aparece um cursor semelhante ao da figura A (cruz larga e clara). - Levar o mouse, suavemente, para o canto inferior direito da casela, at que o cursor fique com o aspecto mostrado na figura B (cruz fina e escura).

1 de 4

19/08/2011 15:13

Excel - Funes

http://www.cultura.ufpa.br/dicas/ms/exc-fun.htm

- Segurar o boto e arrastar at outra casela, onde se quer colocar a frmula copiada e soltar o boto. - A frmula ser copiada, adequando-se as referncias.

. 1 2 3 4 5 6 .

A Compras caderno lapiseira disquetes rgua .

Supondo os seguintes dados: Como digitado: Como aparecer: B C A B . . pap 1 pap 2 1 Compras pap 1 2 2,50 3,20 3 caderno 2,50 7,00 7,00 4 lapiseira 7,00 8,20 7,70 5 disquetes 8,20 1,30 0,90 6 rgua 1,30 =SOMA(B3:B6) =SOMA(C3:C6) . . . 19,00

C pap 2 3,20 7,00 7,70 0,90 18,80

A soma de gastos na papelaria 1, evidenciada na casela B6, foi digitada assim: =SOMA(B3:B6) Depois, essa frmula simplesmente foi copiada para a casela C6. Ela se transformou em: =SOMA(C3:C6) Ou seja, a frmula foi copiada, e o Excel trocou o endereamento, em virtude da troca de colunas.

O assistente de funo
Para facilitar ainda mais o trabalho, o assistente de funo ( fx ) da barra de ferramentas j possui vrias frmulas

codificadas, pr-divididas em vrias categorias, que podem ser obtidas rapidamente na planilha. Portanto: Digitar os dados amostrais em uma coluna (ou linha). Selecione-os. Clicar em uma casela onde deseja que o resultado aparea. Clicar no atalho fx (ou escreva a frmula corresponde na barra de frmulas) Na janela que aparece procurar nas categorias e clicar sobre a funo desejada Na janela que aparece informar em "Nm 1" o intervalo onde os dados se encontram

2 de 4

19/08/2011 15:13

Excel - Funes

http://www.cultura.ufpa.br/dicas/ms/exc-fun.htm

- Clicar em OK - Observar o resultado na casela anteriormente clicada

Algumas funes estatsticas


O resultado de certos parmetros amostrais, tais como mdia, mediana, moda, varincia e desvio padro, obtido muito facilmente no Excel. Siga os passos enunciados acima Assistente de funo) e escolha a funo desejada. Supondo que os dados estejam no intervalo B12 a B16 as frmulas ficaro assim: desvio padro = DESVPAD(B12:B16) mediana = MED(B12:B16) mdia = MDIA(B12:B16) moda* = MODO(B12:B16) varincia = VAR(B12:B16)

Notas sobre a Moda (funo Modo) *


* Se no houver valores repetidos no intervalo de dados, aparecer na casela selecionada a notao #N/D, que significa Erro do tipo no disponvel, j que no existe Moda. * Se houver mais de um valor modal, a moda indicada ser o menor dos valores. Por exemplo, supondo que a seqncia fosse de quatro nmeros: 3, 4, 4, 7, 9, 9, haveria dois valores modais (4 e 9), mas a moda indicada seria 4, que o valor menor.

Exerccios
Supondo 3 amostras (A, B e C): A = 1, 2, 3 ... 50, B = 2, 4, 6, ... 100 C = 3, 6, 9, ... 150 1. Calcular para as 3 amostras, para os dados puros: a. mdia b. mediana c. moda d. varincia e. desvio padro 2. Formatar os resultados sempre com 4 casas decimais, negrito e em uma cor sua escolha. 3. Explicar o valor obtido para moda.

Para copiar esse texto, clique aqui, com o boto direito do mouse. Depois, clique em algo semelhante a "Salvar link como" Escolha um drive e uma pasta e clique em OK.

3 de 4

19/08/2011 15:13

Excel - Funes

http://www.cultura.ufpa.br/dicas/ms/exc-fun.htm

Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Ftima Conti, disponvel sob FDL (Free Documentation Licence), pretende auxiliar quem esteja comeando a se interessar por Bioestatstica, computadores e programas, estando em permanente construo. Sugestes e comentrios so bem vindos. Se desejar colaborar, clique aqui. Agradeo antecipadamente.

Deseja enviar essa pgina? Se voc usa um programa de correio eletrnico devidamente configurado para um e-mail pop3, clique em "Enviar pgina" (abaixo) para abrir o programa. Preencha o endereo do destinatrio da mensagem. E pode acrescentar o que quiser. (Se no der certo, clique aqui para saber mais). Enviar pgina ltima alterao: 20 fev 2007

4 de 4

19/08/2011 15:13

You might also like