You are on page 1of 8

DENUNCIAO DA LIDE: aspectos relevantes1

RESUMO
O presente artigo se prope a apresentar alguns dos aspectos relevantes da Denunciao da lide. Entende-se por Denunciao da Lide o ato que tem como fim precpuo exercer o direito de regresso no mesmo processo em que ser julgada a demanda nova, sem que haja origem a um novo processo; visto que este tipo de interveno de terceiro desenvolvida na mesma base procedimental em que decorre a causa principal. Tal modalidade de interveno de terceiros gera mais polmicas e dificuldades no campo doutrinrio, sendo necessrios inmeros estudos sobre a temtica. Palavras-Chaves: denunciao da lide; interveno de terceiros; demanda; processo.

INTRODUO

O presente artigo se destina a apresentar alguns dos aspectos relevantes da Denunciao da lide. Uma prvia leitura dos artigos 70 a 76 do Cdigo de Processo Civil propicia alguns pontos esclarecedores dessa temtica. A partir do contedo expresso nos artigos pode-se definir denunciao da lide como um meio pelo qual uma das partes traz o terceiro ao processo com vista a obter uma sentena que o responsabilize, portanto, ocorre sempre que tiver um direito em conflito. Tal interveno de terceiros no decurso do conflito visa garantir o ressarcimento de seus prejuzos. Porm, h algumas especificidades sobre o procedimento, a legitimao, objetivos e casos cabveis ou no de denunciao da lide. Quando h o deferimento da denunciao, ocorre cumulao de aes dentro de um mesmo processo. A denunciao da lide pode ser requerida tanto pelo autor quanto pelo ru, que reivindicam um direito que est em face de um terceiro, e exercido no mesmo processo. O recurso cabvel o agravo de instrumento.

Artigo escrito por Camila Alves Oliveira, formada em Comunicao Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz BA e graduanda em Direito pela Faculdade de Tecnologias e Cincias- BA

Pode-se definir denunciao da lide como uma ao regressiva, in simultaneos processus, proponvel tanto pelo autor como pelo ru, sendo citada como denunciada aquela pessoa contra quem o denunciante ter uma pretenso indenizatria, pretenso de reembolso, caso ele, denunciante, vier a sucumbir na ao principal. (CARNEIRO, 1982, p. 69).

Segundo Cmara, a modalidade de interveno forada de terceiro, provocada por uma das partes da demanda original, decorrente de sucumbncia eventual da causa principal. Vale ressaltar que a denunciao da lide apresenta nova demanda, porm, no novo processo; pois tal interveno desenvolve-se na mesma base procedimental. Tal modalidade de interveno de terceiros gera mais polmicas e dificuldades no campo doutrinrio, sendo necessrios inmeros estudos sobre a temtica.

DEFINIAO E ASPECTOS RELEVANTES

A denunciao da lide medida obrigatria que leva a uma sentena sobre a responsabilidade do terceiro em face do denunciante, de par com a soluo normal do litgio de incio deduzido em juzo, entre autor e ru. Consiste em chamar a terceiro (denunciado), que mantm um vnculo de direito com a parte (denunciante), para vir responder pela garantia do negcio jurdico, caso, o denunciante, saia vencido no processo. (THEODORO, 2007, p. 143).

A denunciao da lide pode ser entendida como ato de chamar o terceiro (denunciado), que mantm um vnculo de direito com a parte (denunciante), para garantir o negcio jurdico, caso este venha a sair vencido no processo. Em suma, consiste no ato pelo qual o autor ou o ru chamam a juzo terceira pessoa, que seja garante do seu direito, a fim de resguard-lo no caso de ser vencido a demanda em que se encontram.

Dessa forma, entende-se por denunciao da lide, modalidade de interveno forada de terceiro, provocada por uma das partes da demanda original, quando esta pretende exercer contra aquele direito de regresso. Alguns autores consideram o mesmo que chamamento de terceiro, ou denunciado, com a finalidade de intervir na ao, na qualidade de litisconsorte. Segundo Theodoro, a denunciao torna-se necessria sempre que houver uma diversidade de natureza jurdica entre o vinculo disputado entre as partes (denunciante e denunciado). De acordo com a redao do art. 70 do CPC, os casos que cabem denunciao da lide so: IIIIIIO de garantia da evico; O da pose indireta; O do direito regressivo de indenizao.

primeira

hiptese

se

refere

ao

chamamento

do

alienante,

quando o adquirente a ttulo oneroso sofre reivindicao da coisa negociada por parte de terceiro. A convocao se faz para que o denunciado venha garantir ao denunciante o exerccio dos direitos que lhe advm da evico. Se o adquirente lanar mo da denunciao da lide e vier a sucumbir perante a reivindicao da outra parte, no poder exercitar, contra o transmitente, o direito de garantia que da evico lhe resultaria. Na hiptese da pose indireta, do art. 70, observa-se a denunciao da lide ao proprietrio ou possuidor indireto quando a ao versar sobre bem em poder do possuidor direto e s este for demandado. Casos de posse indireta so, por exemplo, os dos usufruturios, do credor pignoratcio e do locatrio, hiptese em que os atos possessrios diretos no anulam a posse indireta daqueles que a cederam, temporariamente, aos primeiros. A ltima hiptese, do direito regressivo de indenizao, do art. 70 cabe denunciao da lide quele que estiver obrigado (por lei ou contrato), a indenizar o denunciante, em ao regressiva, pelo prejuzo que eventualmente sobrevenha da perda da causa.

Obrigatoriedade da denunciao da lide

De acordo com o Cdigo, a denunciao da lide medida obrigatria, que leva a uma sentena sobre a responsabilidade do terceiro em face do denunciante, de par com a soluo normal do litgio de incio deduzido em juzo, entre autor e ru.
De acordo com o Lopes da Costa, quando denncia a lei substantiva atribuir direitos materiais (o caso da evico) ela obrigattria. Se apenas se visa ao efeito processual de estender a coiusa julgada ao denunciado, ela facultativa vale ressaltar que para o denunciado, porm, os efeitos inerentes interveno so obrigatrios sempre. (MUOZ, 1974, p. 21)

Pode-se concluir que de acordo com a redao do artigo 70, a obrigatoriedade da denunciao da lide decorre do direito material e no da lei processual. Dessa forma, a denunciao da lide torna-se obrigatria quando, a parte que pretender sentena que envolva tanto a causa principal quanto direito de regresso contra terceiro (garante do direito em litgio). Em suma, ao tratar da obrigatoriedade da denunciao da lide, recorrese ao texto do Art. 70, no qual estabelece: A denunciao da lide obrigatria: I - ao alienante, na ao em que terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evico Ihe resulta; II - ao proprietrio ou ao possuidor indireto quando, por fora de obrigao ou direito, em casos como o do usufruturio, do credor pignoratcio, do locatrio, o ru, citado em nome prprio, exera a posse direta da coisa demandada; III - quele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda. Casos de no cabimento da denunciao da lide:

Segundo Theodoro, em regra, a denunciao da lide prevista para todas as causas do processo de cognio, independente da natureza do direito material e do procedimento da ao. Porm, ressalva-se fato previsto no art. 280, inciso I, sobre casos submetidos a procedimento sumrio, exceto quando este fundado sob contrato de seguro, conforme alterao da lei n 10.444 de 07/05/2002. Pode-se falar em no cabimento da denunciao da lide tambm em aes de reparao de danos decorrentes de relao de consumo.

Objetivo do incidente, legitimao e procedimento: A finalidade precpua da denunciao a de se liquidar na mesma sentena o direito que, por acaso, tenha o denunciante contra o denunciado, de modo que tal sentena possa valer como ttulo executivo em favor do denunciante contra o denunciado.

(...) visa a denunciao a enxertar no processo uma nova lide, que vai envolver o denunciante e o denunciado em torno do direito de garantia ou de regresso que um pretende exercer contra o outro. A sentena, de tal sorte, decidir no apenas a lide entre autor e ru, mas tambm a que se criou entre a parte denunciante e o terceiro denunciado. (THEODORO, 2007, p. 147)

Na concepo de Theodoro, a Legitimao da denunciao da lide pode ser feita tanto pelo autor quanto pelo ru. O alienante, o proprietrio ou possuidor indireto e o responsvel pela indenizao regressiva so os legitimados passivos (para o incidente). Quanto ao procedimento relevante distinguir a denunciao provocada pelo autor da denunciao feita pelo ru. Nesse nterim, inferem-se as seguintes questes: 1) Art. 74. CPC: Feita a denunciao pelo autor, o denunciado,

comparecendo, assumir a posio de litisconsorte do denunciante e poder aditar a petio inicial, procedendo-se em seguida citao do ru.

Quando a denunciao feita pelo autor, ainda deve-se observar que no curso do referido incidente, facultado ao denunciado: Permanecer inerte; Comparecer e assumir posio de litisconsorte; Negar sua qualidade.

2)

Art. 75. CPC: Feita a denunciao pelo ru:

I - se o denunciado a aceitar e contestar o pedido, o processo prosseguir entre o autor, de um lado, e de outro, como litisconsortes, o denunciante e o denunciado; II - se o denunciado for revel, ou comparecer apenas para negar a qualidade que Ihe foi atribuda, cumprir ao denunciante prosseguir na defesa at final; III - se o denunciado confessar os fatos alegados pelo autor, poder o denunciante prosseguir na defesa.

Efeitos da denunciao da lide:

De acordo com o art. 76 do C.P.C, a denunciao acarreta cumulao de aes que mesmo o denunciante perdendo a causa originria, fica garantida a obteno de sentena sobre sua relao jurdica com o denunciado, e, por conseguinte dispensado de nova demanda para reclamar garantia de evico ou indenizao de perdas e danos pelo denunciado. Sobre os recursos, o art. 513 do cdigo versa sobre a apreciao: se a mesma acontecer na sentena, para acolher ou rejeitar a denunciao (julgando-a procedente ou improcedente), a apelao ser o recurso procedente a esta causa incidental. No que tange Execuo da Sentena, o artigo 76 garante que a sentena credencia o denunciante a executar regressivamente o denunciado

diante do resultado contrario da ao principal. Vale ressaltar, porm, o problema que incide sobre a doutrina e jurisprudncia, caso o vencido no cumpra a condenao que lhe fora imposta.
(...) o direito de regresso trava-se entre denunciante e denunciado, de maneira que apenas aquele, aps o desembolso provocado pelo cumprimento da sentena da causa principal, teria legitimidade para executar a condenao da ao de garantia (DINAMARCO, 2002, p. 411)

CONSIDERAES FINAIS

A denunciao da lide consiste em uma ao regressiva, dentro de um mesmo processo. Tal ato pode ser proposto tanto pelo autor como pelo ru, sendo citada aquela pessoa contra quem o denunciante ter uma pretenso indenizatria de reembolso, caso venha a sucumbir na ao principal. Cabvel somente em aes ordinrias. Segundo Dinamarco,converte-se, na verdade, numa propositura de uma ao de regresso antecipado, para a eventual condenao de sucumbncia por parte do denunciante. Em suma, pode-se entender denunciao da lide quando, a parte que pretender sentena que envolva, alm da causa principal, tambm o direito de regresso contra o terceiro responsvel pela garantia de seu direito envolvido no litgio, ter obrigatoriamente que fazer uso da denunciao da lide. Existem casos especficos em que tal chamamento de terceiro, ou denunciado, com a finalidade de intervir na ao, na qualidade de litisconsorte, pode ser cabvel ou improcedente, obrigatrio ou no (conforme tpicos elucidados no trabalho), bem como outras peculiaridades da temtica em questo. Vale ressaltar que ao se falar em denunciao da lide, entende-se o ato que tem como fim precpuo exercer o direito de regresso no mesmo processo em que ser julgada a demanda nova, sem que haja origem a um novo processo; visto que esta modalidade de interveno de terceiro desenvolvida na mesma base procedimental em que decorre a causa principal.

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO

CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. Volume 1. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

CARNEIRO, Aathos Gusmo. Interveno de terceiros. So Paulo: saraiva, 1982.

CHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de Direito Processual Civil. Traduo da 2 ed. italiana por J. Guimares Menegale. 1 Vol. So Paulo: Saraiva, 1969.

DIDIER, Fredie Jr. Curso de Direito Processual Civil Vol. I. Rio de Janeiro: Ed. Juspodivm, 2006.

DINAMARCO, Cndido R. Fundamentos do Processo Civil Moderno, 2 ed., So Paulo: RT, 1987. ____________________. Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros, 2002.

MUOZ, Pedro Soares. Da interveno de terceiros no novo cdigo civil. In Estudos sobre o novo Cdigo de Processo Civil. Ed. 1974.

THEODORO, Humberto Jnior. Curso de Direito Processual Civil Vol. I. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2007.

DA INTERNET:

http://www.direitonet.com.br. Acessado em 22 de Junho de 2009.

You might also like