You are on page 1of 7

FACULDADE PITGORAS CURSO TECNLOGO EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

DIAGNOSTICO CULTURAL ATRAVS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA MINAS TREILHER

Amanda Karen Alves Kelly Cristina das Graas Viviane Ferreira Costa Patricio ProfMriam Rabelo Gontijo

Alunos graduandos do curso de Gesto em Recursos Humanos da Faculdade Pitgoras- e-mail rh1barreiro.pitagoras@gmail.com Professora graduada em Letras, Especialista em Ensino de Lngua Inglesa miriamrgontijo@hotmail.com

RESUMO Nesta parte ficar o resumo, que dever ser escrito no final do trabalho. Guardem o espao dele, ok? Ele dever ser escrito em pargrafo normal, sem ser justificado e espao simples.

INTRODUO Conflitos organizacionais envolvendo lderes e colaboradores nas empresas no so raros. Desta forma, este trabalho de suma importncia por servir de ferramenta para a anlise do ambiente interno das organizaes. Para a empresa Minas Treilher, a importncia deste estudo reside no fato de que ele visa coletar dados de maneira objetiva e criteriosa e, a partir dos resultados encontrados, desenvolver planos estratgicos, aes de melhoria e acompanhamento de processos com o intuito de melhorar o clima dentro da organizao. Com o objetivo de acompanhar o estado de satisfao dos colaboradores e o seu grau de comprometimento com a organizao, ser feita uma pesquisa atravs da aplicao de um questionrio. A fim de contribuir com a sade financeira e o bem estar dos colaboradores da empresa, bem como proporcionar seu crescimento e desenvolvimento profissional, alm de buscar a mxima produtividade e qualidade de servios preestabelecidos pela organizao, haver a anlise dos dados coletados. Portanto, esse trabalho de suma importncia, por servir de ferramenta para as organizaes analisarem seu o ambiente interno, identificando a percepo dos funcionrios acerca de vrios aspectos no ambiente de trabalho. O problema que a pesquisa busca estudar dentro da empresa Minas Treilher o alto ndice de conflitos referentes a relacionamentos interpessoais, que podem ter como motivos as diferenas de idade, de personalidade, sexo, atitudes ou mesmo os graus de experincia de cada colaborador. Tais fatores podem gerar conflitos entre funcionrios, impactando diretamente nos resultado, fazendo cair a produtividade e o lucro, aumentando, por outro lado,o absentesmo e o turnover. O objetivo principal do estudo entender e trabalhar o relacionamento interpessoal na empresa Minas Treilher de modo a promover a interao entre os funcionrios, minimizando os conflitos e contribuindo para o desenvolvimento da comunicao.Espera-se chegar a resultados palpveis

atravs de pesquisa de clima e entrevistas que geraro um diagnstico, partindo ento para a busca de melhorias e solues utilizando planos de ao, a fim de evitar conflitos, propiciando a todos um bom ambiente de trabalho; afinal, para melhorar o ambiente tornando-o mais produtivo necessrio saber identificar quando o conflito comea para usar a estratgia adequada para administr-lo. Importante salientar que o verdadeiro sentido da aplicao de uma pesquisa de clima organizacional, que ela seja aplicada a fim de se ponderar as respostas, estuda-las, traar planos de ao, aplic-los e medir se ele foi eficiente ou no atravs dos resultados. O clima dentro das organizaes um termo geralmente usado pelos funcionrios como uma maneira de se medir seu grau de satisfao. Geralmente a maneira como a qual o funcionrio v a empresa que o medidor do clima, contudo em uma organizao quando h elevada motivao pelos membros, seja essa causada por atores intrnsecos ou extrnsecos, o clima est bom, caso ao contrrio a empresa tem um problema e dever trat-lo. A empresa Minas Treilher tem dificuldades de identificar problemas em seu clima organizacional, pelo fato de no ter conhecimento dos pontos negativos,portanto, a pesquisa ir ajudar de maneira clara a nortear os planos de ao.

DESENVOLVIMENTO

2 REFERENCIAL TEORICO 2.1 O clima organizacional Dentre as definies de Clima Organizacionais mais conhecidas, destacamos as seguintes: Flvio de Toledo e Benedito Milioni, no Dicionrio de Administrao de Recursos Humanos definem que Clima Organizacional um conjunto de valores, atitudes e padres de comportamento, formais e informais, existentes em uma organizao. De acordo com esses autores podemos observar vrios fatores organizacionais que influenciam o clima entre os funcionrios. O clima de um organizao ao contrrio da motivao, no depende somente dos funcionrios mas sim do ambiente que a empresa proporciona, dos seus valores ticos ou seja da sua cultura organizacional. O consultor norte-americano Stanley M. Davis diz que clima organizacional uma avaliao de at que ponto as expectativas das pessoas esto sendo atendidas dentro da organizao. Conforme Stanley, fica claro que o clima dos funcionrios de uma empresa, um medidor, um espelho da reputao da empresa, sendo ela negativa ou positiva. Este serve de medidor que diz se a empresa atende as reais necessidades dos funcionrios.

J Warren G. Bennis, outro consultor norte-americano ressalta que: Clima Organizacional um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organizao. Este autor acredita que o clima organizacional est diretamente ligado ao relacionamento interpessoal dentro de uma empresa. O professor George H. Litwin diz que, na sua opinio clima Organizacional a qualidade do ambiente dentro da organizao, e que percebida pelos membros dessa organizao como sendo boa ou no, e que influenciam o seu comportamento. O ambiente deve ser propicio, para a garantia de um bom desenvolvimento dentro das organizaes, porm este no o fator mais importante, mas sim parte de um todo. Ricardo Luz, no livro Clima Organizacional:

O clima retrata o grau de satisfao material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influncia profundamente a produtividade do indivduo e, conseqentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorvel e proporcionar motivao e interesse nos colaboradores, alm de uma boa relao entre os funcionrios e a empresa." Portanto o clima organizacional est ligado diretamente como a maneira que o colaborador enxerga a empresa, valores, regras, costumes e como o funcionrio interpreta tudo isso e como ele reage diante deste cenrio se de forma positiva ou negativa. O clima ser o resultante dinmico e vivo da juno de atores internos de decises que sero tomadas na organizao, da estrutura, dos valores, da forma e da forma que os funcionrios so vistos e tratados.

Segundo Luz (2003, p.20): Logo, entre clima e cultura, h uma relao de causalidade. Podemos afirmar que cultura causa e clima conseqncia. Outra concluso a que podemos chegar que clima e cultura so fenmenos intangveis, apesar de manifestarem-se tambm de forma concreta. Apesar de ser intangvel, a cultura se manifesta atravs da arquitetura, das edificaes, do modo de vestir e de se comportar do corpo de funcionrios. A cultura tangibiliza-se tambm atravs do relacionamento da empresa com os seus parceiros comerciais. Vieira e Vieira (2004, apud BOLZAN):

Abordam a questo de que ningum motiva ningum. Os indivduos buscam razes diferentes para ter motivao. Para tanto, a identificao dos fatores que geram motivao imprescindvel para que as organizaes visualizem se sua cultura interna e atitudes perante os funcionrios so coerentes com a percepo deles.

You might also like