You are on page 1of 12

OS CAADORES DE DEUS

Tommy Tenney
Do original: The God Chasers DYNAMUS EDITORIAL www.dynamus.com.br 10 Edio: Setembro/2002

ndice:

Apresentao................................................................. ............................2 Contracapa:........................................................................... .....................2 Autor:.................................................................................... ......................3 Aqueles que buscam a Deus sempre existiram..................................... ..3 O dia em que quase O alcancei.............................................................. ...5 No h po na Casa do Po.......................................... ..........................17 Sei que h mais....................................................................... .................31 Os mortos vem a face de Deus...................................... .......................43 Vamos fugir ou entrar?........................................................... .................56 Como lidar com o que Santo: Da uno glria................................67 O que Deus fez uma vez pode fazer de novo............................ .............80 O propsito da presena de Deus................................. .........................88 Despoje-se de sua glria....................................................... ..................96 Moiss: 1500 anos de busca pela glria de Deus........................... .....107

Apresentao
com muito prazer que apresento essa obra maravilhosa do Pr. Tommy Tenney. No por acaso que Os Caadores de Deus atualmente o segundo livro evanglico mais vendido nos Estados Unidos. Fiquei tremendamente encorajado ao ouvir relatos de irmos norte americanos que choravam j nas primeiras pginas deste best seller, e no resisti: adquiri um exemplar e o li como algum curioso e sedento de boas mensagens. So muitas as revelaes que nos trazem estes escritos do Pr. Tommy. Eu fui abenoado e se voc tambm quer mais de Deus, no hesite: dedique um tempo especial leitura deste livro e a oraes. Deus tem muito para nos falar e por muitas vezes usa vasos distantes e desconhecidos para nos revelar a sua vontade e imprimir em ns novos desejos de comunho espiritual. Que Deus te abenoe!
Pastor Ciro Otvio Igreja Batista da Floresta Belo Horizonte

Contracapa:

O que um caador de Deus? Caador de Deus o indivduo cuja fome excede sua capacidade de saci-la. aquele que busca o Senhor incansavelmente, que impulsionado pela paixo de ter uma intimidade cada vez maior com Ele. Essas trilhas apaixonadas dos Caadores de Deus podem ser traadas desde Moiss, Davi, J, Paulo e tambm por voc. Jesus alvo e desejo insaciveis: sua presena, seu poder, seu amor, sua graa esto acima de todos os outros desejos. Inclua seu nome nessa lista. Torne-se tambm um Caador de Deus.
Pastor Glycon Terra Pinto Igreja Batista da Floresta

Autor:

Tommy Tenney a voz mais jovem de trs geraes de evangelistas. Nascido em 1956, ele comeou a pregar aos 16 anos. Tommy j passou quase dez anos como pastor e 17 como ministro itinerante, tendo pregado em mais de 30 pases e na maioria dos estados americanos. Ele tambm publica o peridico The Cutting Edge (Gume Cortante). Tommy um renomado avivalista e tem sido usado no ateamento e na manuteno das chamas do avivamento. Apesar de tambm ter tido experincias com milagres, ele privilegia a intimidade e a humildade diante de Deus. A maior obsesso de sua vida a busca da presena manifesta de Deus. Tommy e sua esposa Jeannie residem em Lousiana (EUA), com suas trs filhas, Tiffany, Natasha e Andra. Little Romeo, um yorkshire, tambm vive com a famlia.INTRODUO

Aqueles que buscam a Deus sempre existiram


Desde que Deus existe, existem os que O buscam. A Histria est cheia de exemplos. O meu somente um a mais. Histrias desse tipo so como mapas que conduzem ao Santo dos Santos ou a lugares celestiais. Os caadores de Deus no se limitam a tempo e cultura. Eles vm dos mais variados lugares e contextos histricos: desde Abrao, o pastor errante, a Moiss, o gago adotivo, incluindo Davi, o jovem pastor de ovelhas. E, assim, no decorrer dos tempos, os nomes continuam aparecendo, desde Madame Jeanne Guyon, Evan Roberts, William Seymour do clebre avivamento de Azusa Street, at os nossos dias. (Nota do tradutor: O avivamento de Azusa Street aconteceu na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, durante o ano de 1906. Estudiosos relatam que este avivamento foi o mais importante da histria do movimento pentecostal americano. O avivamento de Azusa Street foi liderado pelo americano de origem africana, William Seymor, e recebeu este nome porque eclodiu numa velha igreja localizada na Rua Azusa.)

Somente a Histria pode nos dizer os nomes de todos os caadores de Deus. Voc um deles? Deus est esperando ser alcanado por algum cuja fome exceda seu autocontrole. Os caadores de Deus tm muita coisa em comum. Primeiramente, eles no esto interessados em se acamparem ao redor de verdades conhecidas por todos, ao contrrio: esto sempre atrs da doce presena do Todo-Poderoso. Sua busca pode causar espanto Igreja mas, geralmente, os transporta de lugares ridos at o lugar que o Senhor est. Se voc um caador de Deus, no se contentar em, simplesmente, seguir as trilhas de Deus. Voc as seguir at que apreenda Sua presena. A diferena entre a verdade de Deus e a revelao de Deus muito simples. A verdade onde Deus esteve. A revelao onde Deus est. A verdade so as trilhas de Deus, Seu rastro, Sua trajetria, mas nos leva aonde? Conduz-nos a Ele. Talvez muitas pessoas fiquem satisfeitas se souberem onde Deus esteve, mas os verdadeiros caadores de Deus no se contentam em somente estudar Seu rastro ou Suas verdades: eles querem conhec-Lo, saber onde Ele est e o que Ele est fazendo agora. Infelizmente, a maior parte da Igreja est como um detetive procura do lugar onde Deus esteve. Um caador, por exemplo, pode chegar a muitas concluses estudando as trilhas de um animal. Ele pode determinar a direo em que est indo, h quanto tempo esteve ali, qual seu peso, se macho ou fmea e assim por diante. A Igreja, hoje, gasta incontveis horas e muita energia debatendo sobre onde Deus esteve, quo poderosamente Ele agiu quando estava l e a natureza de Sua operao. Para os verdadeiros caadores de Deus todas estas coisas so irrelevantes. Eles querem percorrer a trilha da verdade at chegarem ao ponto da revelao, o ponto onde Deus est. Um caador de Deus pode ser estimulado por algumas verdades e ficar emocionado em determinar o peso da glria que passou por aquele caminho, ou h quanto tempo foi. Mas , justamente, este o problema: h quanto tempo foi? Um verdadeiro caador de Deus no se satisfaz com a verdade passada, ele anseia pela verdade presente. O caador de Deus no quer apenas estudar o que Deus fez, porm est ansioso para ver o que Deus est fazendo. Existe uma grande diferena entre a verdade presente e a passada (Veja 2 Pedro 1:12). Temo que muito do que a Igreja tenha estudado seja a verdade passada, e muito pouco do que sabemos seja a verdade presente.

Se voc quer reconhecer um verdadeiro caador de Deus, imagine um co de caa prestes a encontrar o que procura. Deixe que o caador de Deus sinta o cheiro da proximidade de Deus e veja o que acontece. Como a Bblia diz, o cheiro das guas faz com que muitas coisas aconteam (Veja J 14:9). Como ces de caa em uma trilha, os caadores de Deus ficaro ainda mais agitados quando alcanarem sua presa. E, neste caso, a presa a presena do Pai. Tudo que posso dizer que sou um caador de Deus. E tambm o so todos aqueles que tm experimentado encontros com Deus. Por que voc no vem se juntar queles que buscam a Deus? O que queremos somente estar com Ele.

CAPITULO 1

O dia em que quase O alcancei


Buscando a Deus (Salmo 63.8)

Ns pensamos que sabemos onde Deus est. Ns pensamos que sabemos o que O agrada e estamoscertos de que sabemos aquilo que O desagrada. Temos estudado tanto a Palavra de Deus e Suas cartas de amor para as igrejas, que alguns de ns alegam saber tudo sobre Deus. Mas, agora, pessoas como voc e eu, em diferentes lugares do mundo, esto comeando a ouvir uma voz persistente no silncio da noite: No estou perguntando o quanto vocsabe a Meu respeito. Quero lhe perguntar: Voc realmente Me conhece? Voc realmente Me deseja? Eu pensava que sim. Pensava que havia alcanado um nvel considervel de sucesso no ministrio. Afinal, eu havia pregado em algumas das maiores igrejas dos Estados Unidos. Estava envolvido em obras de alcance internacional, com grandes homens de Deus. Fui Rssia vrias vezes e participei da fundao de muitas igrejas naquele pas. Fiz muitas coisas para Deus pensando que era o que deveria fazer. Mas, em um outono, durante uma manh de domingo, aconteceu algo que mudou tudo isto e colocou em cheque todos os meus talentos, credenciais e realizaes no ministrio. Um velho amigo meu que pastoreava em Houston, no Texas, pediume que pregasse em sua igreja. De alguma forma, senti o que o destino estava me preparando. Antes desta chamada, havia brotado em meu corao uma fome que parecia insacivel. Aquele vazio incmodo que perdurava dentro de mim, apesar de minhas realizaes ministeriais, ficava cada vez maior. Estava com um

frustrante pavor, uma deprimente premonio. Quando recebi aquele convite, senti que algo da parte de Deus me aguardava. Pouco a pouco, sentamos que estvamos nos aproximando de um encontro com o Pai. Fao parte da quarta gerao de uma famlia atuante no ministrio da Igreja. Mas, para ser honesto com voc, eu j estava enfadado de igreja. Estava como a maior parte das pessoas que tentamos atrair aos nossos cultos semanalmente. Elas tambm esto cansadas da igreja e, por isso, no vm. Por outro lado, mesmo que a maior parte daqueles que esto em nossas igrejas e em nossas reunies tambm possa estar entediada, est, de igual modo, faminta de Deus.

Nada menos que propaganda

Voc no pode me dizer que as pessoas, quando colocam cristais nos pescoos, gastam dinheiro diariamente para ouvir gurus e contratam mdiuns carssimos, no estejam famintas de Deus. Elas esto famintas para ouvir algo que esteja alm de si mesmas, algo que no esto ouvindo na Igreja hoje. A questo : as pessoas esto enfadadas da Igreja porque ela tem se portado como mera difusora da Bblia! As pessoas querem estar ligadas a um poder maior! Sua fome as leva a qualquer lugar, menos igreja. Elas esto procura de algo para saciar a fome que lhes corri a alma. Ironicamente, mesmo sendo um ministro do evangelho, eu estava sofrendo da mesma fome que aflige aqueles que nunca tiveram um encontro com Jesus! No me contentava mais em apenassaber sobre Jesus.Voc pode saber tudo sobre presidentes, realezas e celebridades; pode conhecer seus hbitos alimentares, endereo, estado civil. Mas, saber sobre eles no significa ter intimidade com eles, no significa que voc os conhea. Na Era da Comunicao, com boatos passados de boca em boca, de papel em papel, de pessoa a pessoa, possvel compartilhar informaes sobre algum sem conhec-lo pessoalmente. Se voc ouvir duas pessoas conversando sobre a ltima tragdia que se abateu sobre alguma celebridade, ou a ltima vitria que ela experimentou, pode at pensar que elas conheam a pessoa de quem esto falando, quando, na verdade, tudo que sabem so fatos a respeito dela!

Por muito tempo a Igreja s tem conhecido fatos sobre Deus. Ns conhecemos tcnicas, mas no falamos com Ele. Esta a diferena entre conhecer algum e saber a respeito dele. Presidentes, realezas e celebridades: posso ter muitas informaes sobre eles, mas no conhec- los, de fato. Se os encontrasse pessoalmente, teriam que ser apresentados a mim, porque o mero conhecimento a respeito de uma pessoa no o mesmo que uma amizade ntima. Saber a respeito de Deus no o suficiente. Temos igrejas cheias de pessoas que podem ganhar qualquer concurso sobre temas bblicos, mas que no O conhecem. Temo que alguns de ns fomos desviados ou embaraados, tanto pela prosperidade, quanto pela pobreza. Receio que tenhamos nos tornado uma sociedade to farisaica, que nossos desejos e vontades no correspondam aos do Esprito Santo. Se no tomarmos cuidado, estaremos cultivando o culto ao bemestar: satisfeitos com nosso pastor amvel, nossa igreja confortvel, nosso fiel crculo de amigos, nos esquecendo dos milhares de insatisfeitos, feridos e aflitos que passam por nosso confortvel templo todos os dias! No posso deixar de pensar que, se falhamos at mesmo em tentar alcan-los com o evangelho de Jesus Cristo, muito sangue foi desperdiado no Calvrio. Isso, de fato, me incomoda. Tinha que haver algo mais. Eu estava desesperado por um encontro com Deus (o mais ntimo possvel). Depois de pregar na igreja do meu amigo no Texas, voltei para casa. Na quarta-feira seguinte, estava na cozinha, quando o pastor me telefonou de novo e disse: Tommy, somos amigos h anos e no me lembro de ter convidado algum para pregar dois domingos consecutivos, mas ser que voc poderia voltar no prximo domingo? Concordei. Poderamos dizer que Deus estava prestes a fazer algo. Estaria o perseguidor agora sendo perseguido? Estaramos prestes a ser apreendidos pelo que estvamos buscando? (Veja Filipenses 3:12). O segundo domingo foi ainda mais abenoado. Ningum queria deixar o prdio aps o culto da noite. O que devemos fazer?, meu amigo me perguntou. Deveramos fazer uma reunio de orao na segunda noite, eu lhe disse, e acrescentei: Passaremos todo o tempo orando intensamente. Vamos apurar at que ponto vai a fome das pessoas e ver o que est acontecendo.

Quatrocentas pessoas se apresentaram na segunda-feira para a reunio de orao e tudo que fizemos foi buscar a face de Deus. Algo, realmente, estava acontecendo. Uma pequena rachadura aparecia no bronze dos cus de Houston. Uma fome coletiva estava clamando por uma visitao. Voltei para casa. Na quarta-feira, o pastor estava novamente ao telefone me dizendo: Tommy, voc pode voltar no domingo? Ouvi suas palavras e seu corao. Ele, verdadeiramente, no estava interessado em minha volta. O que eu e ele queramos era que Deus viesse. Ele um dos nossos, um caador de Deus, e estvamos em uma ardente busca. Sua igreja havia estimulado a fome que havia em mim. Eles tambm tinham sido preparados para esta busca. Havia uma premonio de que estvamos prestes a peg-Lo. Uma expresso interessante, no ? Peg-Lo. Realmente uma expresso impossvel. Podemos peg-Lo assim como o Leste pode pegar o Oeste, eles esto muito longe um do outro. como brincar de pega-pega com minha filha. Quando ela chega em casa, aps um dia de aula, ns brincamos como tantos outros pais e filhos mundo afora. Ao tentar me pegar, apesar do meu corpo grande e desajeitado, ela no consegue nem mesmo me tocar, porque uma criana de seis anos no pode pegar um adulto. Mas no este o propsito da brincadeira, porque, alguns minutos depois, ela diz sorridente: Ah, papai!. neste momento que ela captura no s minha presena, mas, tambm, meu corao. Ento, me volto e no mais minha filha que est me buscando, agora eu que corro atrs dela, a alcano e camos na grama entre abraos e beijos. O perseguidor torna-se perseguido. Ser que podemos peg-Lo? Literalmente, no, mas podemos pegar Seu corao. Davi fez isso. Se podemos pegar Seu corao, ento, Ele se volta e nos busca. Esta a beleza de ser um caador de Deus. Voc busca o impossvel, sabendo que possvel. Aqueles crentes, em Houston, tinham dois cultos agendados aos domingos. O primeiro culto da manh comeava s 8h30, o segundo, seguido a este, s 11 horas. Quando voltei, no terceiro fim de semana, senti uma forte uno enquanto estava no hotel, um toque do Esprito, chorei e tremi.
Mal podamos respirar

Na manh seguinte, entramos no prdio s 8h30 para o culto dominical esperando ver aquela multido sonolenta com sua adorao desinteressada. Enquanto me encaminhava para sentar na primeira fileira, a presena de Deus j estava naquele lugar de uma forma to intensa que o ar estava denso: mal podamos respirar. A equipe de louvor, visivelmente, se esforava para continuar ministrando. Lgrimas jorravam. Estava cada vez mais difcil tocar. Finalmente, a presena de Deus pairava to fortemente, que eles no mais conseguiam tocar ou cantar. O dirigente do louvor rompeu em soluos atrs do teclado. Se houve alguma boa deciso que j tomei na vida, foi a daquele dia. Eu nunca tinha estado to perto de pegar Deus e no iria parar. Ento, falei para minha esposa, Jeannie: Continue a nos conduzir a Ele. Jeannie sabe como levar as pessoas presena de Deus atravs da intercesso e do louvor. Calmamente, colocou-se frente e continuou a facilitar a adorao e ministrao ao Senhor. No era nada sofisticado, era algo singelo, era a retribuio mais apropriada quele momento. A atmosfera me lembrava a passagem de Isaas, captulo 6, algo que li e at mesmo ousei sonhar que poderia experimentar um dia. Nesta passagem a glria do Senhor encheu o templo. Nunca entendi o que significava a glria do Senhor encher um lugar. J havia sentido Deus muito prximo, mas daquela vez, em Houston, quando pensava que Deus j estava presente, mais e mais Sua presena enchia o santurio. como a cauda de um vestido de noiva que, mesmo depois da entrada da noiva na igreja, continua a entrar aps ela. Deus estava l, no havia dvidas quanto a isto. Porm, cada vez mais d'Ele continuava entrando no lugar at que, como em Isaas, literalmente, encheu o templo. Algumas vezes o ar ficava to rarefeito, que se tornava muito difcil respirar. Parecia que o oxignio vinha em pequenas pores. Soluos abafados percorriam a sala. Em meio a tudo isto, o pastor veio a mim e perguntou: Tommy, voc est pronto para assumir o plpito? Pastor, estou receoso de subir at l, porque sinto que Deus est prestes a fazer algo. Lgrimas estavam correndo pelo meu rosto quando disse isto. No temia que Deus me abatesse, ou que algo ruim acontecesse. Simplesmente no queria interferir e afligir a preciosa presena que estava preenchendo aquele lugar! Por muito tempo, ns humanos,

permitimos o mover do Esprito Santo at certo ponto. Mas, quando perdemos o controle, logo puxamos as rdeas (a Bblia chama isto de apagar o Esprito em 1 Tessalonicenses 5.19). Por muitas vezes, paramos no vu do tabernculo. Sinto que devo ler 2 Crnicas 7.14, tenho uma palavra do Senhor, disse meu amigo. Entre muitas lgrimas, balancei a cabea e disse: V, v! Meu amigo no um homem dado a expressar seus sentimentos, essencialmente um homem equilibrado. Mas, quando comeou a andar pela plataforma, mostrava-se visivelmente abalado. Naquele momento, tive tanta certeza de que alguma coisa estava prestes a acontecer, que fui em direo
Quase todos os discpulos caem no sono durante reunies de orao

Naquele dia, Jesus levou trs de Seus discpulos ao monte e comeou a orar. Acredito que os discpulos do primeiro sculo no eram muito diferentes dos discpulos do sculo vinte, porque todos eles parecem cair no sono durante as reunies de orao.

"Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, Joo e Tiago, subiu ao monte com o propsito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparncia do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois vares falavam com ele, Moiss e Elias. Os quais apareceram em glria e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalm. Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glria e os dois vares que com ele estavam. Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom estarmos aqui; ento faamos trs tendas: uma ser Tua, outra de Moiss e outra de Elias, no sabendo, porm, o que dizia. Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. " (Lucas 9.28-34)
L estava a nuvem de novo. Era quase como "Oh, oh! Se os discpulos acordarem, vo ver a 'glria'. Rpido, nuvem, cubra-nos!" Voc percebeu que, somente depois que os discpulos dormiram, Deus abriu o manto que cobria Sua prpria glria em Jesus Cristo?

Hoje, chamamos aquele monte de "Monte da Transfigurao", pois a Bblia diz que as vestes do Senhor "resplandeceram de brancura". O termo grego original para resplandecer, EXASTRAPTO, significa "reluzir como um raio, brilhar, estar radiante"1. Enquanto os discpulos dormiam, Jesus estava sozinho e Sua glria estava sendo revelada, banhando a terra com Sua luz, a luz da glria de Deus que existe desde sempre!

J hora de Me ver

Naquele momento, era como se Deus tivesse ordenado: "Tudo bem, Miguel, Gabriel (os dois arcanjos), busquem Moiss! J hora de ele ver Minha glria." Ento eles baixaram a "escada de Jac" at a terra e Moiss desceu a um lugar onde nunca estivera antes - a terra prometida de seu povo. Em sua existncia mortal, Moiss s pde contemplar, de longe, a terra prometida para o avivamento, no qual ele jamais tomaria parte. Ele orou para ver a glria de Deus, mas ele nunca pde v-La, at que morresse. Naquele dia, 1.500 anos aps sua morte, tendo a sua orao ecoado aos ouvidos do Senhor atravs dos sculos, Moiss, "o morto ambulante", viu a revelao da glria de Deus. preciso que voc compreenda que, mesmo aps sua morte,suas oraes permanecem vivas. Por 1.500 anos a orao de Moiss continuou a dizer: "Mostre-me Sua glria! Mostre-me Sua glria! Mostre-me Sua glria!" Deus teve que marcar um compromisso divino e fixar o dia em que a eternidade invadiria as limitadas esferas do tempo e do espao. "Moiss, agora que voc est morto, tenho uma resposta para aquela orao!" Por esta razo, fico emocionado ao ler a respeito dos intercessores fiis e perseverantes que vieram antes de ns. Meu esprito se comove quando vejo, em nossos dias, santos unindo suas fervorosas oraes s de cristos exemplares, como Aimee Semple McPherson e como William Seymour, que, na rua Azusa, freqentemente prostrava sua cabea sobre caixas de ma, em orao, para que a glria do Senhor se manifestasse. Quando as oraes do povo de Deus se unirem e, finalmente, com uma intensidade cada vez maior, ressoarem nos ouvidos de

Deus, ento, o Senhor no vai mais esperar. Ele no vai desprezar as oraes dos quebrantados e contritos que buscam Sua face. Vem o dia em que o Senhor, de Seu alto e elevado trono, dir: "Est na hora." Foi o que aconteceu, na Argentina, quando o Sr. Edward Miller e seus 50 alunos lanaram suas intercesses diante do trono. Ele conta que a Argentina era um deserto espiritual, em 1950, e havia cerca de 600 crentes cheios do Esprito em toda Nao. Porm, alguns alunos de um pequeno instituto bblico comearam a interceder. Eles clamaram, movidos por uma compaixo sobrenatural, em favor de uma nao que nem sequer sabia que eles existiam. Deus trovejou Sua resposta para a Argentina. O mesmo vem acontecendo em muitos lugares, ao redor do mundo, onde o avivamento est irrompendo como um fogo inextinguvel. Estamos cansados de fazer tudo segundo mtodos humanos. Queremos que o "Pai" Se manifeste, mesmo que, para isso, tenhamos que morrer atravs do arrependimento e do quebrantamento. Moiss orou: "Mostre-me Tua glria", esta orao levou 1.500 anos para ser atendida. Trs discpulos sonolentos foram beneficiados da orao permanente de Moiss, mas eles caram na mesma armadilha que ameaa

You might also like