You are on page 1of 4

De:

Handus Freitas (handus.freitas@hotmail.com)

Enviada: quinta-feira, 8 de setembro de 2011 23:06:13 Para: Repassando... "Voc possui apenas aquilo que no perder com a morte; tudo o mais iluso". (Autor Annimo) Qual o estado de nimo do maom ao chegar a Loja? 1 - Cumprimentar seus irmos com alegria e ser amvel ao abraar cada um, demonstrando a satisfao em participar daquela reunio. 2 - Se necessrio, ajudar na preparao da loja e aproveitar a oportunidade para ensinar aos aprendizes os porqus de cada objetivo e seu significado. 3 - Procurar cumprir e estimular os Irmos para que a reunio tenha incio no horrio previsto. 4 - Abandonar os problemas ditos "profanos" antes de entrar na sala dos passos perdidos. 5 - Tudo o que for realizar, faa com amor e gratido, pois muitos desejariam estar participando e no podem. Lembre-se: MAONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOC (SABER-QUERER- OUSARCALAR) Voce pretende ir Loja hoje? 1 - Sua participao ser sempre mais positiva quando seus pensamentos forem mais altrusticos. 2 - Participao positiva ser daquele que, com poucas palavras, conseguir contribuir muito para as grandes realizaes. 3 - Ao falar, passe pelo crivo das "peneiras", seja sempre objetivo e verdadeiro em seu propsito. Peneiras: 1) Verdade 2) Bondade 3) Altrusmo. 4 - s vezes um irmo precisa ser ouvido; d oportunidade a ele para manifestar-se. 5 - Falar muito quase sempre cansa os ouvintes e pouco se aproveita. Fale pouco para que todos possam absorver algo de importante e util que voc tenha a proferir. Entendendo meus irmos. 1 - Eu no posso e no devo fazer julgamentos precipitados daqueles que comigo convivem. 2 - Estamos todos na escola da vida aprendendo a relacionar-nos uns com os outros, e o discernimento diferente de pessoa para pessoa.

3 - Quanta diversidade existe nas formaes individuais. Desejar que o meu Irmo pensa como eu negar a sua prpria liberdade. Caso deseje fazer proposta, primeiro converse com o secretrio da Loja e verificar se o assunto pertinente ao momento da Sesso. 4 - Temos a obrigao de orientar, ensinar, mas nunca impor pontos de vista pessoais inerentes ao nosso modo de ver, sentir e reagir. 5 - No por acaso que nos sempre cobrada a tolerncia. Devo aprender a ser tolerante primeiro comigo mesmo e, ento, estende-la aos demais. Dia de reunio! Voce j sabe o que tem a fazer? I - Hoje dia de reunio, vou dar uma lida no meu ritual para no esquecer os detalhes! 2 - Mesmo que eu j saiba de cor o ritual, no devo negligenciar meu cargo ou minha funo em Loja. 3 - Se o irmo cometer alguma falha, corrija: se possvel, com discrio, sem fazer disso motivo de chacota e gozao. 4 - Quando a cerimnia desenvolvida por todos de forma consciente e com amor, todo o ambiente reflete a atmosfera de paz e tranqilidade entre todos. 5 - O ritual deve ser cumprido em todos os seus detalhes. Quando participado com boa vontade, tudo fica mais belo, sem falhas, sem erros, proporcionando um bem estar geral. Como devo me apresentar em loja? I - O templo o lugar onde acontece a reunio dos Irmos imbudos do desejo de evoluir e contribuir para a evoluo dos demais. 2 - Valorizar a reunio, apresentar-se com sua melhor roupa, ou seja: Despido de toda maldade, manter os pensamentos nobres e altrusticos, valorizando cada Irmo e cumprindo com todas as regras existentes. 3 - Traje limpo, com bom aspecto, revela a personalidade de quem o usa e influenciar diretamente no relacionamento entre os participantes daquela reunio. Tomemos cuidado, pois! 4 - Aquele que fiel no pouco ser fiel no muito, aqule que infiel no pequeno ser igualmente infiel no grande. Cuidado com os relapsos, eles no respeitam nem a si prprio! 5 - Bom seria que todos fossem responsveis; cabe a cada um de ns criticar construtivamente, visando sempre ao progresso do Irmo imaturo cujo comportamento nos causa constrangimento. Elegncia. 1 - Como gratificante constatarmos a elegncia de um Irmo; verificar em seu comportamento a expresso de uma educao fina e irrepreensvel.

2 - um dom que vai muito alm do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. 3 - A elegncia deve nos acompanhar desde o acordar at a hora de dormir; devemos manifest-la sempre, nos mais simples relacionamentos, onde no existam fotgrafos nem cmeras de televiso. 4 - Elegante quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, quem presenteia fora das datas festivas, quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligao, no recomenda secretria que pergunte antes quem est falando para s depois mandar dizer se atende. 5 - Se os amigos, os Irmos, no merecem uma certa cordialidade, os inimigos que no iro desfruta-la. Educao enferruja por falta de uso. E, detalhe, no frescura. A ELEGNCIA DO COMPORTAMENTO. .. O Iniciado 1 - Quando vossos olhos se abriram para a verdadeira luz, uma infinidade de objetos, novos para o vosso entendimento, atraiu a vossa ateno. 2 - As diversas circunstncias que rodearam a vossa recepo, as provas a que fostes submetidos, as viagens que vos fizeram efetuar e os adornos do templo em que vos encontraste, tudo isso reunido deveria ter excitado a vossa curiosidade, e para satisfaz-la no h outro caminho seno o da busca do conhecimento e da verdade. 3 - A maonaria, cuja origem se perde na noite dos tempos, teve sempre por especial escopo agremiar todos os homens de boa vontade que, convencidos da necessidade de render sincero culto virtude, procuram os meios de propagar o que a doce e s moral nos ensina. 4 - Como esses homens desejam trabalhar nessa obra meritria com toda tranqilidade, calma e recolhimento, renem-se para isso nos Templos Manicos. 5 - Os verdadeiros Maons trazem constantemente na sua memria no somente as formas grficas dos smbolos manicos, como, e muito principalmente, as grandes verdades morais e cientficas que os mesmos representam. Sejamos ento todos verdadeiros. Livre e de bons costumes. 1 - Para que um candidato seja admitido iniciao, a maonaria exige que ele seja "livre e de bons costumes". 2 - Existindo os servos, durante a idade mdia, todas as corporaes exigiam que o candidato a Aprendiz para qualquer ofcio tivesse nascido livre", visto que, como servo ou escravo, ele no era dono de si mesmo. 3 - De bons costumes por ter orientado sua vida para aquilo que mais justo, mais elevado e perfeito.

4 - Essas duas condies tornam o homem qualificado para ser maom e com reais possibilidades de desenvolver- se a fim de tornar-se um ser perfeito. 5 - Verdadeiro Maom : "Livre dos preconceitos e dos erros, dos vcios e das paixes que embrutecem o homem e fazem dele um escravo da fatalidade. O que no devo esquecer. 1 - A maonaria combate a ignorncia, de todas as formas com que se apresenta. 2 - Devo cultivar o hbito da leitura para enriquecer em conhecimento, ajudar de forma consciente todos aqueles que esto a minha volta. 3 - Estar atento e lembrar sempre a meus irmos que um maom tem de ter uma apresentao moral, cvica, social e familiar sem falhas ou deslize de qualquer espcie. 4 - No esquecer: as palavras comovem, mas os exemplos arrastam! Tenho, como Maom que sou, de servir sempre de exemplo, em qualquer meio que estiver. 5 - Lutar pelo princpio da eqidade, dando a cada um, o que for justo, de acordo com a sua capacidade, suas obras e seus mritos. O tronco de beneficncia. 1 - Possui vrias denominaes, como: Tronco de solidariedade, de Beneficncia, dos Pobres, da Viva, etc. 2 - A segunda bolsa conduzida pelo Hospitaleiro, que tambm faz o giro, obedecendo a hierarquia funcional; oferece a bolsa aos Irmos sem olhar para a mo que coloca o bolo. 3 - Contribuir financeiramente para a beneficncia um dos deveres mais srios de todo maom, uma vez que, junto com o seu bolo, lana os "fluidos espirituais" que o acompanham, dando afinal muito mais que os simples valores materiais. 4 - "Mais bem aventurado o que d, do que o que recebe", um preceito bblico que deve estar sempre em nossa mente. 5 - Quando colocamos o nosso bolo, devemos visualizar o destinatrio, enviando-lhe nosso carinho e votos de prosperidade.

You might also like