You are on page 1of 17

Revista Icarahy Edio n.

04 / outubro de 2010

A HESITAO E O ESTRANHAMENTO ANTE O MARAVILHOSO DA LITERATURA FANTSTICA NAS FBULAS ITALIANAS DE TALO CALVINO

Antonio Marcos Gonalves Pimentel*

RESUMO: Este trabalho pretende analisar as estruturas narrativas de algumas das fbulas italianas recolhidas por talo Calvino (CALVINO, 1995) a partir dos pressupostos construdos por Tzevetan Todorov (TODOROV, 2008) que definiriam, pelo menos guisa de uma introduo terica, os conceitos de uma literatura fantstica e seu componente ab lectore mais caracterstico: a hesitao provocada pelo estranhamento que a narrativa provoca no leitor, estranhamento esse causado pela fissura entre uma referenciao realidade do mundo conhecido e experimentado pelo leitor (a nossa realidade) e uma referenciao a uma realidade no conhecida nem experimentada por ele (a realidade fantstica), cada uma com sua coerncia interna e seus conjuntos semiticos perfeitamente harmnicos e, portanto, compreensveis, cada um em seu mundo e somente em seu mundo; o que poderamos chamar de choque de verossimilhanas. Escolheram-se textos que apresentassem os topoi mais comuns presentes no estranho e no maravilhoso fantsticos (a morte, a bruxa, a fada, o heri, a busca sagrada, os mortos-vivos, a metamorfose, entre outros), mas que, ao mesmo tempo, abrem a possibilidade de uma semiose diversa e variada, no s pela contextualizao no sentido bakhtiniano em que elas foram escritas (ou registradas), mas tambm pela prpria significao particular que lhes ou pode ser atribuda em cada fbula. Tambm comentaremos brevemente a questo do maravilhoso medieval apresentada por Jacques Le Goof (1995) que de fundamental importncia para entendermos os porqus do estranhamento, ou de sua ausncia, nas fbulas medievais, tanto para o leitor quanto para os personagens.

Palavras-chave: 1. Teoria da Literatura; 2. Literatura Medieval; 3. Literatura Fantstica; 4. Mirabilia; 5. Estranhamento.

Doutorando em Literatura Comparada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professor credenciado no Programa de Ps-Graduao lato sensu de Letras da UFF, lecionando Lngua, Cultura e Literatura Latina e desenvolve estgio de docncia em Matrizes Clssicas nesta universidade.

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

ABSTRACT: This study aims to examine the narrative structures of some of the Italian tales collected by Italo Calvino (CALVINO, 1995) from the assumptions built by Tzevetan Todorov (TODOROV, 2008) that defined at least by way of an introduction to theoretical concepts of a fantastic literature and its most characteristic component ab lectore: the hesitation caused by the strangeness that the narrative leads the reader, this estrangement caused by the rift between a referral to the reality of the world known and experienced by the reader (our "reality") and a referral to a reality not known or experienced by him (the 'reality' fantastic), each with its own internal coherence and its semiotic sets perfectly harmonic and, therefore, understandable, each in their own world and only in his world, is what might be called a clash of likelihoods. The texts were chosen to present the most common topoi in these strange and wonderful fantastic (the death, the witch, the fairy, the hero, the sacred quest, the undead, the metamorphosis, among others), but at the same time opening the possibility of semiosis diverse and varied not only by the context - in the Bakhtinian sense - in which they were written (or recorded), but also by the very particular meaning to them - or can be - allocated in each fable. Also, briefly, will be commented on the issue of the wonderful (mirabilia) medieval by Jacques Le Goof (1995) that is of fundamental importance to understand the why of estrangement, or its absence, in medieval fables, both for the reader to the characters.

Keywords: 1. Literary Theory; 2. Medieval Literature; 3. Fantasy Literature; 4. Mirabilia; 5. Estrangement.

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

Enquanto selecionvamos os textos para este artigo, percebemos que talvez se estivesse percorrendo um caminho equivocado. Se nos propusramos a identificar e problematizar a questo do fantstico nos contos medievais e, sendo essas narrativas curtas fbulas, no estaramos forosamente deslocando a semntica metafrica fabular para um outro eixo literrio da categoria do inslito? Em outras palavras: se a hermenutica da literatura fantstica no cabe numa literatura fabular, por serem as fbulas narrativas em que o inslito, o fantstico e o maravilhoso so anulados ou absorvidos pela finalidade metafrica primeira daqueles textos pelo menos em algumas linhas de raciocnio terico , ento dever-se-ia buscar outro corpus onde o fantstico no se confundisse com o metafrico nem com o alegrico, o que, alis, era o temor de Todorov em seu trabalho de categorizao de uma literatura fantstica. E se Todorov tinha esse temor de fazer do mundo fantstico medieval fonte de estranhamento literrio, Jacques Le Goff, citando-o, inclusive, vai mostrar, por exemplo, que
[...] os vestgios da passagem dos drages so quase imperceptveis [nos textos medievais], o maravilhoso perturba o menos possvel a regularidade quotidiana; e provavelmente exatamente este o dado mais inquietante do maravilhoso medieval, ou seja, o fato de ningum se interrogar sobre a sua presena, que no tem ligao com o quotidiano e est, no entanto, totalmente inserida nele (LE GOFF, 1990: 26).

De que Le Goff nos alerta, ento, referindo-se cultura medieval e sua viso do maravilhoso? De que no h estranhamento, sem dvida. E, se atentssemos somente para Le Goff, teramos que, por risco de contradio e paradoxo, mudar o eixo de nosso trabalho, afinal, ainda segundo o medievalista francs,
No Ocidente medieval havia um termo correspondente [para o maravilhoso]. Em ambiente culto era de uso corrente na Idade Mdia o termo mirabilis, que tinha mais ou menos o mesmo sentido do nosso adjetivo. Contudo, h que sublinhar que os clrigos da Idade Mdia, se quisermos ser precisos, no dispunham de uma categoria mental, literria, intelectual, que seja exatamente sobreponvel quilo que ns chamamos o maravilhoso (LE GOFF, 1990: 17).

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

Conclumos, pois, que existe um vis muito claro que nos permite explorar o tema que pretendemos. Ora, se a mentalidade medieval trabalhava o maravilhoso como fonte de cristianizao desse mesmo mundo maravilhoso e estamos falando de um movimento duplo, em que a cultura popular cria o maravilhoso, ou o recebe como herana da Antiguidade - que categorizado como prefigurao crist pela elite religiosa e depois reabsorvido pela cultura popular como obra de Deus, autor nico dos mirabilia na Idade Mdia, ento, em outras palavras, se existe o unicrnio, ele no mais causar estranhamento por ter sido reconfigurado como mirabilia antecrist. Como se isso no bastasse, segundo Le Goff, a permanncia do maravilhoso na literatura medieval, como a de cavalaria, seria uma forma de tentar preservar-se um mundo sciopoltico-cultural da Alta Idade Mdia, mundo esse j em decadncia ou estranhamento. Se h todo esse movimento cultural em prol do no estranhamento do maravilhoso na literatura medieval, restar-nos-ia evocar o dialogismo e at mesmo a Esttica da Recepo, chamando como testemunha a figura do leitor. Mas Zumthor tentar anular nossa testemunha:
Contudo, esta definio [do maravilhoso] no pode ser aplicada ao maravilhoso medieval, cfr. Zumthor, Essai de potique mdivale, 1972, pp-137 e ss; de fato, quer se tratando do estranho quer do maravilhoso, a definio de Todorov requer um leitor implcito que tende para uma explicao natural ou sobrenatural. O maravilhoso medieval, pelo contrrio, exclui um leitor implcito; apresentado como objetivo atravs de textos impessoais (LE GOFF, 1990: 28).

Embora no concordemos com Zumthor, pelo menos nesse aspecto da impessoalidade literria medieval, vamos assumir que a figura do leitor implcito seja, constitua-se, de fato, num problema. Como, ento, analisar o estranhamento na literatura medieval pela tica de Todorov se, sincronicamente, no haveria tal estranhamento e isso possvel mesmo perceber nos prprios textos selecionados por Calvino, onde os

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

personagens parecem no se abalar em encontros com fadas, bruxas, demnios e mesmo defuntos ressuscitados. A resposta simples: trabalharemos com a diacronia, isto , entenderemos as questes de no estranhamento na literatura medieval ainda que esse estranhamento, para Le Goff, tenha sido possvel na Alta Idade Mdia, quando o processo de cristianizao dos mirabilia ainda era incipiente frente a uma cultura a que podemos chamar de Antiguidade Tardia e, portanto, repleta de maravilhoso para os recm-medievais, com a licena da expresso e ento verificaremos se, do nosso sculo XXI, to aambarcante culturalmente em relao ao passado, ainda temos a capacidade de estranhar alguma coisa... Haveria ainda uma outra possibilidade de validar nosso estudo, que exatamente aprofundando-nos na diferenciao de uma teoria cultural para elites e uma realidade de cultura popular medieval, em que nem sempre chegava a regurgitao crist da Antiguidade. Atrelada a esta, ainda usaremos a questo do gnero literrio, que pressupe, alis, a presena do leitor e suas relaes com o texto:
Nesta traduo, dentre outras escolhas possveis e com plena conscincia das implicaes de tal opo , utiliza-se fbula com o mesmo sentido de conto popular. Veja-se, por exemplo, a traduo espanhola (Madri, Siruela, 1990), na qual o tradutor optou pelo uso de cuento de hada e cuento popular, tendo mantido, em determinados casos, a forma fiaba do texto italiano (CALVINO, 1995: 9).

A questo, alm disso, no apenas lexical e em literatura sabemos que nada apenas lexical , mas tambm uma ampliao semntica do prprio gnero fbula como se pode observar na histria de suas recolhas.
Todavia, dito isso, a marca medieval sobre o conto popular permanece e forte. Quantos torneios pela mo das princesas, quantos trabalhos para os cavaleiros, e quantos diabos, quantas contaminaes com as tradies sagradas! Portanto, ser preciso investigar necessariamente como um dos momentos mais importantes da vida histrica das fbulas, o da osmose entre fbula e epopia cavaleiresca, que se pode supor tenha tido um importantssimo epicentro na Frana gtica e dali tenha difundido sua influncia pela Itlia por meio da pica popular. Aquele substrato da fbula pag e pr-pag que devia existir em toda parte (e que na poca de Apuleio assumia roupagens e onomsticos da mitologia clssica) inteirou-se ento das instituies, da tica, da fantasia feudal-cavaleiresca (e da contaminao religiosa crist-pag daquele mundo), fundindo-se em algum ponto com a

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

outra onda de sugestes e transfiguraes, a de origem oriental, que por sua vez se propagara da regio meridional (e com as tradies do perodo de relaes e ameaas mais intensas de sarracenos e turcos; [...]. Se, posteriormente, a fbula vestiu seus motivos como os costumes das diversas sociedades, no Ocidente o feudal foi o ltimo (embora nos defrontemos de vez em quando com trechos de fbula com vestes oitocentistas [...], ao passo que no Oriente triunfou a fbula burguesa das aventuras de Aladin ou de Ali Bab (CALVINO, 1995: 31-32).

Nossa preocupao primeira nessa desambiguao de gnero deveu-se, pois, ao fato de o leitor poder estranhar, primeira vista, o que seria uma ex-centricidade ao modo de Kristeva e Hutcheon a gentica fabular clssica em fbulas italianas, em que at alguns animais falam, como queria Fedro, mas no se constituem na caracterstica principal dos contos populares europeus de sntese constitutiva medieval. Feitas essas consideraes, torna-se j possvel uma abordagem das fbulas italianas organizadas por Calvino atravs de uma hermenutica terica de Todorov e sua consequente exegese do fantstico e do maravilhoso, teoria essa que, inexoravelmente, encontraria os obstculos metodolgicos a que nos referimos no comeo deste trabalho. Ora, se a literatura fantstica de Todorov tem como pressuposto terico o estranhamento diante de outras realidades textuais possveis e, sendo a fbula, o espao no do estranhamento, mas da metfora e aqui lembramos Os Seis Passeios pelos Bosques da Fico, de Umberto Eco, que trabalha com a aceitao dos jogos dos mundos ficcionais possveis para que a narrativa de fico se sustente como tal e no como uma inverossimilhana textual , ento no haveria, a priori, esse estranhamento ponto de partida para a teorizao de Todorov. Mas o que, ento, o gnero fbula, nesse raciocnio de ampliao que estamos trabalhando, comporta? Segundo Calvino, [...] no livro encontram-se tambm lendas religiosas, novelas, fbulas de animais, historietas e anedotas, algumas lendas locais: em resumo, componentes narrativos populares de vrios gneros [...] (CALVINO, 1995:

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

17). essa abrangncia de gneros que possibilita, pois, tambm, uma hermenutica da ontologia, como chamamos, que busca a compreenso de uma tipologia literria comum ao que popular, ao que social, prpria histria humana, muito mais do que um recorte epistemolgico necessrio e/ou comum/possvel para um espectro cognitivoterico mais restrito, que seria o das fbulas da Antiguidade que se mantiveram metamorfoseando-se atravs da histria das mentalidades com uma referncia ticomoral vivida por animais, plantas e objetos personificados.
So tomadas em conjunto [as fbulas], em sua sempre repetida e variada casustica de vivncias humanas, uma explicao geral da vida, nascida em tempos remotos e alimentada pela lenta ruminao das conscincias camponesas at nossos dias; so o catlogo do destino que pode caber a um homem e a uma mulher, sobretudo pela parte de vida que justamente o perfazer-se de um destino: a juventude, do nascimento que tantas vezes carrega consigo um auspcio ou uma condenao, ao afastamento da casa, s provas para tornar-se adulto e depois maduro, para confirmar-se como ser humano (CALVINO, 1995, pp. 14-15).

Antes, ainda, de partirmos para a identificao e a problematizao da categoria do inslito e do seu estranhamento ou no, interno ou externo culturalmente, leia-se, excntrico ou no, na narrativa das fbulas, preciso que se identifiquem com maior clareza os seus nveis estruturais; em outras palavras, necessrio apontar onde, exatamente, estamos buscando o inslito. Isso acontece porque, como em toda produo textual, est-se construindo permanentemente um dilogo entre a estrutura e o contedo do texto, ou, se quisermos entender essa relao da maneira terica clssica, entre aparncia e essncia ou, ainda, entre o posicionamento estruturalista e dialgico. Na dimenso do contedo, esto presentes as relaes de suspenso da realidade para que se d efetivamente a leitura do texto ficcional; na dimenso da estrutura, os eventos narrativos podem mostrar-se coerentes ou no fazerem sentido no correr da prpria histria, tornando-a falvel ou mesmo inverossmil, ainda que dentro da dinmica estrutura/contedo, a inverossimilhana seja condio sine qua non para a realizao da

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

compreenso de sentido do texto. Sobre essa bidimensionalidade textual, mais propriamente das fbulas, diz-nos Calvino:
A tcnica com a qual a fbula construda se vale tanto do respeito s convenes quanto da liberdade inventiva. Dado o tema, existe um nmero de passagens obrigatrias para chegar soluo, os motivos que se trocam de um tipo para outro [...]; cabe ao narrador organiz-los, mant-los uns sobre os outros como os tijolos de uma parede, improvisando com agilidade nos pontos mortos [...] e usando como cimento a pequena ou grande arte pessoal, aquilo que lhes agrega quem conta, a cor de seus lugares, de suas fadigas e esperanas, seu contedo (CALVINO, 1995: 35-36).

Repare-se que Calvino salienta um modus operandi na construo fabular, uma metodologia prpria a ser seguida na escritura do texto. Contudo, essa regra, se podemos cham-la assim, flexibiliza-se quanto a sua ornamentao, e no vemos, de fato, como impedir, desligar ou separar a subjetividade autoral, ainda que imersa em seu momento histrico-cultural bem definido. Mas tanto na liberdade autoral quanto na receita de fazerem-se fbulas que estar presente o fantstico literrio. O que se poderia questionar mais adiante, entretanto, se essas mesmas condies de produo encerram-se metaforicamente, levando o seu leitor contemporneo a suspender a hesitao diante de um texto fantstico ou se mesmo esse leitor e estendemos o raciocnio a nossa contemporaneidade apesar dessa suspenso, consequncia do jogo ficcional que se est apresentando como tal permite-se, ainda, hesitar perante o inslito. Ainda sobre a diviso da fbula em dois universos, citamos Eco:

Fbula o esquema fundamental da narrao, a lgica das aes e a sintaxe das personagens, o curso dos eventos ordenado temporalmente. Pode tambm no constituir uma sequncia de aes humanas e pode referir-se a uma srie de eventos que dizem respeito a objetos inanimados, ou tambm a idias. O enredo, pelo contrrio, a histria como de fato contada, conforme aparece na superfcie, com as suas deslocaes temporais, saltos para frente e para trs (ou seja, antecipaes e flash-backs), descries, digresses, reflexes parentticas (ECO, 2002: 85-86).

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

Como veremos, os autores, ou melhor, a tradio oral que preservou as fbulas e suas diversas variantes, utilizar certos recursos literrios de cunho explicativo no s para preencher alguns vazios cognitivos que poderiam por a narrativa a perder, mas tambm para desfazer a hesitao que os textos fabulares imprimiro no leitor/ouvinte contemporneo. Essa uma questo importante porque vai mostrar que, para o leitor/ouvinte que tem a mesma mentalidade histrico-cultural em foram escritas as fbulas, o inslito dissolvia-se nessa mentalidade, pelo menos no que chamamos de Inslito de Nvel I, isto , na dimenso da estrutura narrativa. Por outro lado, em relao ao contedo, este a que denominamos Inslito de Nvel II, a hesitao como requisito da presentificao do fantstico fica merc das subjetividades tanto autorais quanto do leitor. E no nos parece, de fato, que isso no seja natural, j que a subjetividade de cada um que conseguir ler ou no sentidos, estranhar ou no significados, ainda que escritos sob uma rede de estruturas narrativas bem conhecidas e definidas.

Fbula Estruturalismo

Inslito Nvel I

Tcnica / Arquitetura Textual /

Enredo

Inslito Nvel II

Contedo / Inveno / Dialogia

O fantstico, como vimos, dura apenas o tempo de uma hesitao: hesitao comum ao leitor e personagem, que devem decidir se o que percebem depende ou no da realidade, tal qual existe na opinio comum. No fim da histria, o leitor, quando no a personagem, toma contudo uma deciso, opta por uma ou outra soluo, saindo desse modo do fantstico. Se ele decide que as leis da realidade permanecem intactas e permitem explicar os fenmenos descritos, dizemos que a obra se liga a um outro gnero: o estranho. Se, ao

Estamos considerando uma hermenutica da esttica da recepo no s diacrnica, mas tambm sincrnica.

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

contrrio, decide que se devem admitir novas leis da natureza, pelas quais o fenmeno pode ser explicado, entramos no gnero do maravilhoso. (TODOROV, 2008: 47-48).

Esquematicamente, partindo do quadro criado por Todorov, poderamos pensar as subcategorias da literatura fantstica da seguinte maneira, incluindo a viso da Esttica da Recepo:
Fantstico Estranho puro Estranho No chega a haver uma H a hesitao hesitao stricto sensu O autor conduz o leitor a O autor conduz o leitor a aceitar como realidade entender o que poderia lev-lo a hesitar quanto verossimilhana do texto. verossimilhana do texto. A suspenso da O jogo da suspenso da A suspenso da realidade substitudo realidade mantida por uma narrativa que o at uma explicao anula, trazendo cena a final. realidade do leitor real. realidade) implcito. maravilhoso como texto como o leitor inverossimilhana (o Considera-se o leitor do at uma aceitao de sequer a ser proposto. realidade mantida realidade no chega O jogo da suspenso da O autor mantm o leitor hesitante. O autor mantm o leitor possvel o que poderia hesitante. lev-lo a hesitar quanto H a hesitao No h hesitao Maravilhoso Fantstico Maravilhoso puro

Tendo configurado nossa argumentao terico-metodolgica, passamos a analisar algumas fbulas extradas da obra de Calvino (1995) em relao presena do inslito como elemento de validao hermenutica de uma teoria da literatura fantstica. No ser o caso, contudo, de uma abordagem profunda dada a natureza deste trabalho, no sentido de se discutir a que subcategoria da literatura fantstica pertence essa ou aquela fbula, e sim o momento de destacarmos, seja para o leitor / ouvinte, tanto o

10

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

diacrnico, ns, quanto o sincrnico, o medieval, a hesitao possvel no ato da leitura / audio dos textos, tarefa esta, alis, que dever compreender, tambm, a hesitao possvel dos personagens das fbulas. Nosso propsito, alm disso, no de forma alguma chegar a concluses fechadas, muito antes, o de levantar questionamentos sobre essa hesitao possvel apresentada. As fbulas que escolhemos para anlise so: O prncipe-caranguejo, O brao do morto, A moa-ma, Alecrina e A moapomba. Logo abaixo, subdividimos este captulo em pequenos subcaptulos que contm um breve resumo sobre cada uma das fbulas, assim como alguns aspectos narrativos que julgamos mais importantes em cada um deles. A leitura necessria de cada fbula escolhida e o seu respectivo cotejo com as anotaes abaixo fica sugerida, dado o tamanho e a natureza de publicao deste artigo. Em O prncipe-caranguejo, uma princesa descobre, atravs de um vagabundo a quem ajuda com esmolas, que um enorme caranguejo ofertado por um pescador a Sua Majestade na verdade fruto do encantamento de uma fada (bruxa). Neste caranguejo, sobre o qual vive uma bruxa, mora um prncipe que por ela mantido em segredo. Descoberto o encantamento, a princesa pe-se numa empreitada para libertar o jovem de dentro do caranguejo e com ele se casa. A recompensa (ou a expectativa de uma recompensa) pela boa ao; A descrio do jovem dentro do caranguejo vista como maravilhosa pelo vagabundo; A jovem apaixona-se pelo jovem dentro do caranguejo quando o fato em si estranho; A explicao tardia: traos de tradio oral ou falha narrativa? O inslito desvanece frente temtica da busca ou da misso; O estranhamento e o espanto no pelo maravilhoso, mas pelo inslito do social; O nmero 8; As damas de companhia no se atemorizam pelo fato de emergir do mar uma fada (bruxa).

11

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

Em O brao do morto, um homem se v s voltas com cadveres que se levantam do tmulo e com ele jogam vrios tipos de jogos de azar, que perdem para o homem. Do-lhe, j sem dinheiro nenhum para pagar-lhe as apostas, um instrumento mgico: o brao de um cadver que tem o poder de derrubar e exterminar inimigos. Saindo de casa atrs de aventuras e de fazer sua vida, o jovem encontra uma cidade prisioneira de vrios magos que habitam um castelo vizinho, para onde so levadas as moas da cidade em sacrifcio e priso. O jovem, que nada temia, com o brao do morto passa pelas provas e pelas batalhas com os magos, livra a cidade do castelo maligno e casa-se com uma das moas, a princesa, levada ao castelo como oferenda. No tinha medo de nada, pressuposto de exceo que legitima um estranhamento a priori; A presena do profano dentro do sagrado, a inverso de valores, o estranhamento provocativo; A descrio do macabro e a construo do medo pelo inslito; O pacto com o sobrenatural; A temtica do correr mundo para fazer fortuna; A construo da problemtica sobrenatural como ponto de partida para a temtica da misso; A existncia de bruxos e castelos: um tema que causa suspenso de credulidade ou capaz de provocar o estranhamento e o medo? A luta do bem contra o mal atravs do pacto com o sobrenatural; Quando a noite invadiu de novo a sala: o espao em branco ou o vazio narrativo. E no resto do dia, que faz o heri? Quero que seja o meu esposo: o inslito social; A anttese das cores e das sombras, da alegria e da tristeza; que se fala nela ainda hoje: metafico. Em A moa-ma, h um reino em que rei e rainha so incapazes de ter filhos. Em funo do desejo da rainha e da sua inveja ao ver uma macieira carregada, acabam sendo presenteados com uma gravidez, e a rainha d luz uma ma. Vive na ma uma jovem que todo dia sai de dentro dela e noite retorna. Um rei vizinho apaixona-se pela ma, raptando-a. Em seu castelo, sua madrasta, enciumada com a beleza da moa-

12

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

ma, maltrata-a quase matando-a, sendo ela salva por um servial de confiana do castelo que, para isso, recorre magia. Ocorrendo isso na ausncia do prncipe, ao voltar estava em guerra , desfaz-se a confuso por confisso da moa-ma, alm do desmascaramento da madrasta, da qual no se saber mais nada depois, a no ser que fugiu. O prncipe ento se casa com a moa encantada. A fora do desejo sobre a natureza das coisas; A fora do amor / desejo desconstruindo o inslito; A contemplao do inslito, o estranhamento afetivo; A introduo da antagonista (que no conhece o inslito); A questo da criadagem e da fidelidade sob ameaa de morte; Preocupao com a verossimilhana social; A convenincia narrativa e a arquitetura textual: o fantstico familiar anula a hesitao? A metfora/alegoria fora do alcance imediato de significao leva ao inslito? Tenho dezoito anos e sa do encantamento. Se me quiser, serei sua esposa. O enunciado cultural; E ningum mais soube dela: o fato de no a procurarem, mas de terem eliminado um mal causa o estranhamento? E ali ficaram e se refestelaram / e a mim nada entregaram. / Minto, deram-me um vintenzinho / e o coloquei num porquinho: Assinatura do autor. Alecrina uma narrativa semelhante a anterior: A moa-ma. A diferena essencial entre essas duas fbulas que a rainha d luz um p de alecrim, que alimenta com leite toda noite. Do p de alecrim, ao som de uma flauta, Alecrina abandona o p de alecrim, conhece o prncipe do castelo e os dois se apaixonam. Como no conto anterior, h a ausncia do prncipe, por isso dada ao jardineiro a funo de cuidar de Alecrina, que maltratada pelas irms do prncipe ao ser descoberta. Alecrina ento salva pelo jardineiro; esclarece-se tudo graas interveno do discurso de Alecrina; ocorre o casamento entre Alecrina e o prncipe; h a recompensa ao jardineiro e o castigo s irms. Uma variante de A moa-ma? A infertilidade como causa do desejo;

13

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

A realizao inslita do desejo e a manuteno do estranhamento pelo aleitamento da planta; O mito do amor raptado; A suspenso da hesitao frente ao inslito da apario do maravilhoso; A msica como elemento mgico-transformador e hipntico; A virada temtica do afastamento do estranho e da sua guarda pelo criado fiel; A surra na criatura: medo pelo diferente? O inslito social: submisso da figura feminina? A construo narrativa da soluo pela magia; Inicia-se a temtica do quiproqu. Desfaz-se, pela verdade, a confuso; Ignora-se o inslito em prol do final feliz e da felicidade em geral? A moa-pomba uma srie de micronarrativas que se sucedem uma como consequncia da outra, num sistema de causa-consequncia/misso a cumprir e recompensa. Um jovem enganado por um homem com quem tinha um contrato de trabalho e acaba se vendo preso num castelo cujo jardim era cheio de pedras preciosas, habitado por um mago poderoso. Ao ser descoberto, pois seu patro o obrigara a roubar as tais pedras preciosas e o ouro espalhados pelo cho, coisa que ele no faz, o mago o perdoa, mas o mantm preso. Como castigo, o homem obrigado a chicotear cavalos, que j foram homens e que tambm tentaram roubar as jias e o ouro, mas os cavalos contam ao homem como fazer para sair do castelo e ainda lhe presenteiam com a informao de que, numa fonte, doze pombas chegam para beber e, despindo-se de suas roupas de pombas, transformam-se em lindas moas, por uma das quais o jovem se apaixona. Por meio de um artifcio, o jovem, depois de levar a jovem com ele para casa e de l ela ter fugido, descobre como no deixar a moa transformar-se em pomba (queima-lhe a roupa de pomba) e eles ento se casam. Antes, entretanto, preciso que o jovem retorne ao castelo onde havia ouro e jias pelo cho e mate o feiticeiro que ali vivia. No final do conto, moda de um deus ex machina narrativo, sabe-se que a moa-pomba era filha do rei de Espanha.

14

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

Nada de graa; A hora da cobrana; A natureza como instrumento de ao; O personagem no hesita frente ao fantstico da montanha; Doze cavalos x 99 chicotadas? Ano de 1188? (Apenas uma hiptese sobre uma dica narrativa do ano de composio do conto engendrada pelo autor). Novamente o personagem no hesita diante do cavalo falante (porque ele representa ajuda?); O conto dentro do conto e o novo inslito no trazem nenhum estranhamento ao personagem; A beleza dos anjos cados do cu; A sentena explicativa para o possvel vazio narrativo leva ao inslito: o cavalo sabia o caminho para a casa do heri? O perdo familiar; O conto dentro do conto como parte integrante da narrativa maior. Mais uma vez o inslito no provoca estranhamento no personagem (provocaria no leitor sincrnico?); O retorno para destruir o mal deixado impune; Acrscimo hiperblico. Pde-se verificar que h, de fato, hesitaes e estranhamentos diante do inslito,

mesmo dentro de uma perspectiva sincrnica quanto de uma diacrnica, e isto se deve ao fato de ser, pensamos, praticamente impossvel encerrar a Idade Mdia numa dicotomia cultural popular e elitizada. O estranhamento nada mais do que o no reconhecimento de estruturas e elementos que projetam atravs da literatura uma rede cultural dentro da qual so criados e (res)significados esses mesmos elementos. Como poderamos mapear um percurso de leitura e de interpretao / aceitao / estranhamento dessa mesma leitura, seja ela silenciosa, particular, ou ditada, em grupo? Preferimos no seguir tendncias tericas quando o assunto literatura, principalmente a medieval, pois sabemos que a Idade Mdia , na verdade, Idades Mdias. Existem outras dezenas de fbulas recolhidas por Calvino no Fbulas Italianas e, em muitas delas, h outros tipos de estranhamento que no os sociais, mas os causados por monstros, como o caso do conto A cabea de bfala. Esta narrativa, note-se,

15

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

poderamos t-la usado como testemunho literrio dessa amplitude e heterogeneidade cultural em que nos baseamos para sustentar que, sim, apesar de Le Goff, Zumthor e outros, h o estranhamento sincrnico frente aos mirabilia medievais, mais notadamente aqueles que no tiveram a chance de terem se transformado em maravilhoso cristo. O que interessante notar, entretanto, que a hesitao que mais pudemos verificar foi a nossa prpria enquanto leitores reais ou diacrnicos. claro que uma verificao in loco, ou melhor, in tempore, no possvel, mas, se a histria das mentalidades capaz de nos fornecer ferramentas culturais que nos orientem para uma concluso de que a hesitao cessava em detrimento de uma suspenso da realidade narrativa e cultural apropriada e isso no novidade na Idade Mdia: na Antiguidade, Juvenal, por exemplo, em uma de suas stiras, j mostrava que a crena nos deuses romanos e nas suas cosmogonias era vista com descrdito e totalmente despida seja de uma hesitao pelo fantstico religioso-mitolgico, seja pela inverossimilhana com a realidade , so alguns recursos estilstico-narrativos, como a construo do medo, que provocam a hesitao ou pelo menos apostam nessa criao de uma atmosfera que ultrapasse o conforto de uma mentalidade histrica j acostumada metaforizao e alegorizao do fantstico, principalmente o do maravilhoso. Portanto, fica a pergunta como provocao: se h o estranhamento e a hesitao, interna ou externa ao texto, natural ou construda, a quem dirigida, ou melhor, quem lida com eles: o leitor/ouvinte medieval ou ns, os leitores da era do hipertexto?

Recebido em setembro de 2010 Aprovado em outubro de 2010

16

Revista Icarahy Edio n.04 / outubro de 2010

Referncias bibliogrficas CALVINO, talo. Fbulas Italianas. So Paulo Companhia das Letras, 1995. ECO, Umberto. Lector in fabula. So Paulo: Perspectiva, 2002. LE GOFF, Jacques. O Maravilhoso e o quotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edies 70, 1990. TODOROV, Tzvetan. Introduo literatura fantstica. So Paulo: Perspectiva, 2008.

17

You might also like