You are on page 1of 3

Bessa, N. e Fontaine A.

(2002) Cooperar para aprender, Uma introduo aprendizagem cooperativa, Porto, Edies ASA MTODOS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA Learning together: indicado para matemtica, lngua materna, cincias, geografia, estudos sociais, bioqumica. Os alunos so distribudos por grupos heterogneos de 4 a 5 elementos, a quem so distribudas fichas de trabalho. Cada grupo elabora em conjunto a respectiva ficha de trabalho e, no final, entrega uma nica ficha pela qual o grupo ser avaliado. Desenvolve a interdependncia e reciprocidade de objectivos: cada um quer dar o melhor de si para que o conjunto seja bom. Jigsaw: bom para matrias relacionadas com as cincias, os estudos sociais e a literatura. Os alunos so distribudos por grupos heterogneos de 5 ou 6 elementos. A cada grupo cabe um lder que auxilia na organizao e funcionamento do grupo, nomeadamente evitando ou resolvendo conflitos. Cabe-lhe estabelecer a ligao grupo - docente e escolhido pelo professor. Vrios cartes so distribudos, que contm informao especializada acerca de um determinado tema ou temas. O lder do grupo d instrues acerca da realizao da tarefa. Posteriormente, cada grupo divide-se e cada um dos membros rene-se noutro grupo, formado pelos elementos dos vrios grupos a quem foi atribuda a mesma tarefa de especializao. Os alunos, aqui, clarificam todos os pontos uns dos outros, de forma a poderem voltar aos seus grupos iniciais e apresentar os resultados. A avaliao feita de forma individual, abrangendo a totalidade das matrias estudadas em cada um dos grupos especializados e posteriormente transmitida aos colegas. Group investigation: Combina tarefas individuais por pares e em grupo e oferece recompensas ao grupo, com base nas realizaes de cada indivduo. O docente comea por colocar a turma perante uma temtica, mas aos alunos que cabe decidir sobre a forma como a vo abordar e, portanto, o que vo estudar. As tarefas so complexas, podendo ser abordadas de vrias maneiras. Cabe aos alunos seleccionar o que vo abordar, como o vo fazer e qual o objectivo do seu trabalho. S ento o grupo distribui o trabalho pelos seus elementos, que iro trabalhar individualmente, embora a integrao, o resumo e a apresentao de resultados seja da responsabilidade do colectivo. Durante a avaliao, ser tido em conta quer os elementos cognitivos da aprendizagem (aplicao prtica, capacidade de sntese, realizao de inferncias) quer outros elementos como motivao, envolvimento dos formandos. O docente um facilitador do trabalho dos alunos. Scritpted Cooperation: Aqui, a noo de cooperao estruturada fundamental. Ela refere-se ao mecanismo que guia a interaco cooperativa durante a realizao das tarefas. O nvel de

estruturao pode variar qualitativa e quantitativamente, quanto especificao das actividades, natureza e quantidade de interaces. Ver este ciclo de procedimentos para trabalho cooperativo com textos em dades estruturadas: 1. Os elementos da dade lem uma parte do texto. 2. Um dos elementos procura repetir a informao que acabou de ler, sem olhar para o texto. 3. O outro elemento comenta a actividade do anterior, sem olhar para o texto. 4. Os dois elementos trabalham conjuntamente a informao. 5. Os dois elementos trocam papis. Pode-se dividir um texto em seces e indo alternando os papis. STUDENT TEAM LEARNING: 1. STAD- Student Team Achievement Divisions: Recomendado para trabalho com alunos do 2 ao 12 ano ; recomendado para matemtica, lnguas, cincias, estudos sociais, podendo ser aplicado a todas as tarefas de resoluo nica. Os STAD so compostos por 4 elementos principais: A- Apresentao da matria e treino: grupo de 4 a 5 elementos, que representam um corte da turma em termos de competncias acadmicas. O docente explica a matria; depois, os elementos do grupo vo trabalhar em conjunto sobre ela, recorrendo ao formato de peer-tutoring, em que os alunos melhores auxiliam os menos bons. B- Avaliaes: os indivduos so avaliados individualmente, atravs de testes de conhecimentos, sendo-lhes atribuda uma pontuao de melhoria (depois de um ou 2 perodos de apresentao de matria pelo docente e outros tantos TG) C- Pontuao de melhoria: a lgica dar a cada aluno a possibilidade de melhorar a partir de resultados anteriores, que constituem a sua pontuao -base. Todos contribuem para o sucesso colectivo. Aps 2 avaliaes, as pontuaes base dos alunos so recalculadas, ajustando-se assim os seus critrios de sucesso. D- Reforo: utilizao de formas de reconhecimento social: boletins informativos, jornais de parede, onde so distinguidos os grupos e os alunos que obtiveram um desempenho excepcional. - Team Games Tournament Idntico ao STAD no funcionamento dos grupos, constituio e trabalho e papel do docente. O que difere a forma como os alunos demonstram o seu grau de mestria na realizao de tarefas. Os alunos, em vez de fichas de avaliao individual, participam em torneios semanais.

Os torneios tm lugar no final da semana, depois de o docente ter feito a apresentao da matria e os grupos terem podido trabalhar fichas relacionadas com a matria leccionada. A forma como os alunos so distribudos pelas vrias mesas do torneio deve garantir que os alunos destacados para cada uma delas possua um grau de mestria muito semelhante, de forma que a competio seja justa (isto no explicado aos alunos). Aps cada torneio semanal e em funo do desempenho evidenciado, o nvel de competncias dos alunos reavaliado, pelo que o melhor classificado em cada mesa passa a competir numa mesa ocupada por alunos de um nvel superior. Os alunos vo rodando pelas diferentes mesas e assim no competiro sempre com os mesmos colegas. Os jogos realizados em cada mesa so compostos por perguntas simples acerca de aspectos relevantes da matria leccionada. Muitas vezes, essas perguntas so colocadas em pequenos cartes. Cada aluno, chegada a sua vez de responder, escolhe um carto e responde pergunta, podendo os outros dois desafiar a resposta enunciada pela colega. No final de cada jogo, atribuda uma pontuao a cada aluno, em funo do n de respostas certas. Jigsaw 2 parecido com o outro Jigsaw, mas muda o n de elementos (4) e o facto de se poderem utilizar os materiais de apoio habitual da disciplina. Reduz a interdependncia entre os elementos do grupo, mas introduz-se uma estrutura de recompensas. A pontuao obtida por cada aluno integrar a pontuao global do grupo e os resultados so dados a conhecer atravs da edio de um jornal de parede ou boletim informativo. TAI- Team Accelerated Instruction- combina a instruo individualizada com a aprendizagem cooperativa bom para Matemtica, do 3 ao 6 ano. Os alunos, depois de realizarem um teste diagnstico, estudam matrias adequadas ao seu nvel de preparao permite a individualizao de percursos escolares. Durante o trabalho do TAI, os elementos do grupo ajudam-se mutuamente na resoluo de problemas e no controlo de trabalho dos colegas, com base em folhas-resposta com as solues dos problemas. Todo o material de apoio elaborado especificamente para ser utilizado com este mtodo.Atravs do trabalho realizado conjuntamente, os alunos, alm do treino e desenvolvimento de competncias, so capazes de determinar o momento em que se encontram aptos para serem avaliados. Nessa altura, so submetidos a uma ficha formativa e, no caso de informao ser positiva, so ento sujeitos a um teste de avaliao. A vigilncia e a correco fica a cargo de monitores. O docente fica livre para leccionar diferentes temas aos vrios grupos.Por exemplo, chama o grupo constitudo por todos os alunos que nos diferentes grupos esto a trabalhar com fraces, d uma aula sobre o tema e depois manda-os de volta para os seus grupos para resolverem problemas, chamando um outro grupo para leccionar um outro tema, etc. .

You might also like