You are on page 1of 9

A GEOMETRIA VAI ESCOLA

Delson Lima Filho Fbio De Macedo

UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Departamento de Arquitetura e Urbanismo delima@ufrrj.br, demacedo@ufrrj.br

RESUMO
A Geometria vai escola faz parte de um projeto que promove a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extenso. Tem como finalidade a implementao de aes e procedimentos didticos e metodolgicos tericos e prticos, que promovam a melhoria do ensino e da aprendizagem de disciplinas da rea do pensar matematicamente utilizando procedimentos da rea das Expresses Grficas. Este projeto, na modalidade de extenso, vem sendo aplicado aos alunos dos colgios pblicos de ensino mdio do Municpio de Seropdica, Rio de Janeiro, com resultados surpreendentes. Palavras-chave: geometria, analgico, digital, projeo.

ABSTRACT
Geometry goes to the school is part of a project that promotes the connection between education, the research and the extension. The implementation of action has as purpose and didactic procedures and methodological practical theoreticians and, who promote the improvement of education and of the learning of you discipline of the area of thinking mathematically using procedures of the area of the Graphical Expressions. This project, in the extension modality, comes being applied the pupils of the public colleges of average education of the City of Seropdica, Rio de Janeiro, with surprising results. Key-words: Geometry, analogical, digital, projection.

Introduo

Alguns procedimentos metodolgicos e didticos ainda utilizados no ensino mdio, como quadro e giz, por exemplo, j no suprem mais as necessidades acadmicas de uma educao ps-moderna. A dinmica digital precisa estar presente em todas as salas de aulas para minimizar a excluso social em que se encontra mergulhado o cidado brasileiro. No por acaso que as estatsticas colocam o Brasil entre os pases com elevados ndices em deficincias educacionais. A universidade brasileira que resiste na luta pela manuteno da qualidade educacional precisa ir s escolas e promover o resgate do padro de qualidade que marcou o ensino pblico at a dcada de 70. Este trabalho se apresenta como um instrumento de promoo social na medida em que coopera com a melhoria do ensino mdio a partir da utilizao de modelos analgicos e digitais assistidos concomitantemente. Nessa perspectiva, o Desenho Geomtrico se apresenta como uma poderosa ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento dos sentidos, tendo em vista sua eminente propriedade de transitar entre o emprico e o cientfico com muita fluidez. Nossas experincias h mais de dezoito anos, no ensino superior da UFRRJ, indicam que um percentual significativo dos estudantes que chegam s universidades e estudam em reas tecnolgicas, tm desempenho pouco satisfatrio nas disciplinas de Expresso Grfica entendendo com esta designao todas as modalidades de Desenho plano, espacial ou projetivo. Tal fato conseqncia da formao precria, resultado da aplicao da Lei 5692/71 que ps fim obrigatoriedade do Desenho nos currculos do ensino fundamental e mdio. H mais de trinta anos o desprestgio ao Desenho vem gerando reflexos negativos na educao grfica brasileira, com visvel negatividade no ensino superior. Este estudo parte das constataes levantadas nos Municpios de Seropdica e Nova Iguau por MACEDO (2006), onde escolas de ensino mdio no lecionam disciplinas da rea de Expresso Grfica sob as condies minimamente satisfatrias, seja pela formao no especfica do professor ou pelas condies materiais precrias ou inexistentes. Portanto, este trabalho mostra e defende a hiptese de que uma recuperao otimizada da qualidade do ensino das disciplinas do pensar matematicamente seja mais consistente com a assistncia dos estudantes a modelos geomtricos reais e virtuais.

Reviso Bibliogrfica

A reviso bibliogrfica realizada para este trabalho mostra uma situao catica no ensino e na aprendizagem de matemtica no Brasil, tomando-a como uma disciplina com o maior ndice de reprovao. A Expresso Grfica compreende todas as disciplinas da forma que tenham como base a utilizao plena dos cinco sentidos, principalmente a percepo visual e o tato. Logo, a Geometria, em suas mais variadas possibilidades, comporta-se como um instrumento de desenvolvimento do raciocnio (percepo) espacial e plana, servindo plenamente como base de desenvolvimento de modelos reais que minimizem a distncia terica entre quem ensina e

quem aprende. Deve-se observar que os professores que ensinam Geometria e tm formao especfica na rea so raros e no atendem a demanda geometrogrfica. DRIA (2004) faz, entre muitos relatos, o da participao de Rui Barbosa na defesa do ensino de Desenho, o que comprova o prestgio da disciplina no passado:
Depois de considerar a Exposio Universal de Londres de 1851 como o comeo de uma nova era, concedendo altos poderes ao Desenho, como agente capaz de operar no mundo, sem perda de uma gota de sangue, transformaes incalculveis, e que, portanto, deveria ser ensinado a todos,....

Sobre a realidade do Desenho h mais de um sculo depois da Exposio de 1851, OLIVEIRA e AITA (1986), destacaram:
Constata-se hoje uma deficincia generalizada no ensino e conseqente aprendizado de Desenho, na escola brasileira, em todos os nveis. Fazendo-se uma anlise do problema verifica-se que em pocas anteriores reforma do ensino instituda pela Lei 5692/71, o Desenho tinha uma importncia e um destaque bem acima da situao atual.

Os mesmos pesquisadores [6], analisaram o ensino de Desenho na 1 repblica (1890/1930) observando que a busca da industrializao do Brasil elevou o ensino de Desenho a sua plenitude. Em 1890 a carga horria de Desenho no Colgio Pedro II e nos Liceus chegou a atingir 7,5% do total de disciplinas e no perodo de 1901 a 1930, 10,9%. Aps 1930 o processo de industrializao consolidava-se pela reduo das importaes e pelo conseqente desenvolvimento da tcnica nas empresas nacionais, imposio da 2 Guerra Mundial (1939/1945). Em 1940, por solicitao do Ministro da Educao Gustavo Capanema, o Arquiteto Lcio Costa, idealizador de Braslia, elaborou um programa para a reformulao do ensino de Desenho no curso secundrio brasileiro. Na apresentao, COSTA (1940) identificou que:
Duas dificuldades se apresentam fundamentais, quando se considera o problema do ensino do Desenho no curso secundrio (...). Primeiro, que as aulas sero muitas vezes ministradas por pessoas pouco esclarecidas, ou mal esclarecidas, sobre o que de fato importa, convido assim restringir ao mnimo indispensvel interveno do professor, a fim de que a prpria estruturao do programa atue por si mesmo, de forma decisiva, na orientao do ensino.

Continuando, [2] complementa:


A Segunda dificuldade que os objetivos do ensino do Desenho, nesse curso, so de natureza contraditria. Contradio que os programas no costumam levar na devida conta, estabelecendo-se, em conseqncia, no esprito dos alunos, uma certa confuso que se vai agravando com o tempo a ponto de comprometer irremediavelmente, mais tarde, no adulto, a capacidade de discernir e aprender, no seu sentido verdadeiro, ao que venha a ser, afinal, obra de arte plstica.

As observaes do famoso arquiteto, publicadas h 67 anos, no diferem das opinies de outros pesquisadores que atuam na rea de Expresso Grfica. Restringir ao mnimo indispensvel , como afirma [2], a essncia da proposta deste projeto ao inserir modelos analgicos e digitais nas atividades didtico-pedaggicas, tornando-as mais dinmicas e mais atraentes.

Durante 40 anos (1931 a 1971) o Desenho fez parte dos currculos do ensino bsico nos antigos ginasial e cientfico. Seu ensino abrangia desde a representao do natural, passando por exerccios de colagens, estudo da cor e composio decorativa, alm dos traados que, partindo da Geometria ofereciam ao estudante aplicao de seus princpios na concretizao plena da expresso grfica de uma idia ou conceito. Conforme demonstrado por [6], foi na dcada de 70, com as modificaes propostas pela Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, que o Desenho deixou de ser disciplina obrigatria, passando a ser oferecido como parte da Educao Artstica, diluindo-se em atividades oferecidas segundo o gosto, o interesse, a formao dos professores ou vontade dos dirigentes educacionais. Como conseqncia, os vestibulares de acesso s universidades retiraram do contedo de suas provas as questes de Desenho e, a partir de ento, deu-se incio ao abandono da disciplina na educao bsica na maioria das escolas brasileiras. Nos ltimos trinta e cinco anos o ensino de desenho no tem encontrado espao em muitas escolas e colgios, tendo sobrevivido, contudo, em alguns centros de excelncia educacional, como Colgio Pedro II, os CEFETS, Colgios de Aplicao de algumas Universidades e Colgios Militares. O extremo oposto desta experincia anda presente nos demais centros educacionais, como j destacado anteriormente, por exemplo, no ensino das escolas pblicas do municpio de Seropdica e adjacncias, conforme [4], no que tange a rea grfica. As Leis, Resolues e Pareceres, so paradoxais, na medida em que avanam e retrocedem em relao realidade da formao do estudante brasileiro. Destacaram, como se viu, o Cultivo das Linguagens e no viram a Expresso Grfica como fundamental entre as expresses, pois, diz a histria, que os rabiscos formais antecederam fala e escrita. Atualmente, alguns livros trazem a Geometria relacionada com cada contedo matemtico, exigindo, assim, que o professor, alm do conhecimento especfico em Geometria, tenha um conhecimento mais profundo do Desenho Geomtrico. Assim, poder elaborar questes capazes de contribuir adequadamente para a compreenso dos conhecimentos lgicos formais. Considere-se que as construes geomtricas fundamentais h muito no so ensinadas na educao fundamental, ZUIN (2002). A falta de prestgio acadmico do Desenho Geomtrico e reas afins, no ensino fundamental e mdio, promove uma constante ameaa de extino do pouco que ainda se ensina de Geometria.

Desenvolvimento

3.1 Teoria da Aprendizagem A primeira varivel relacionada aprendizagem deve observar as teorias da educao disponveis. Para CAMPOS (1998), o processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo a promoo do conhecimento pelos indivduos, as Teorias de Instruo e, portanto, do projeto instrucional, esto fundamentadas nas Teorias de Aprendizagem. Uma anlise das Teorias de Aprendizagem e de instruo pertinente para que se tenha uma fundamentao para a

utilizao do computador como tutor e auxiliar na determinao dos critrios e processo de avaliao dos fatores de qualidade e de uso. Uma aplicao objetiva da Teoria da Aprendizagem pode ser observada na figura a seguir que mostra estudantes de ensino mdio do Colgio Estadual Waldemar Raythe interagindo com os conceitos de projeo cilndrico-ortogonal, relacionando os modelos s questes das projees dos catetos, nas relaes mtricas de tringulos retngulos e, nas projees seno e co-seno advindas do crculo de raio unitrio, da Trigonometria.

Figura 1 Estudantes interagindo com modelos analgicos e digitais Segundo [7], no ntida a presena de uma teoria de aprendizagem especifica nos modelos de ensino vigentes. Algumas influncias das principais teorias desenvolvidas neste sculo se fazem presentes. Entre elas est em especial o Behaviorismo, Teoria da Aprendizagem que mais influenciou a cultura no incio do sculo XX e continua marcando seus efeitos neste limiar de sculo. O Behaviorismo foi a chave para o sucesso da Revoluo Industrial, baseia-se em um processo de condicionamento entre um estmulo e uma resposta. Teve suas razes nos estudos de Pavlov e Skinner, entre outros. Para Jean Piaget, Lev Vygostsky e outros (Apud [6]), na interao entre o homem e o ambiente que o desenvolvimento se d, tomando-se um aspecto importante na aplicao dos modelos analgicos utilizados no ensino. 3.2 Teoria dos Prottipos Como segunda varivel importante e tomando como base as consideraes de [7], no item anterior, a Teoria da Aprendizagem ilumina a proposta de elaborao de modelos analgicos como complementao na utilizao dos modelos digitais, aproveitando a experincia computacional dos estudantes da UFRRJ. As teorias de aprendizagem reafirmam a proposta de utilizao da teoria dos prottipos a ser utilizada como instrumento de categorizao dos modelos analgicos e digitais. A tabela 1 mostra o exemplo de anlise prototpica indita, sob modelos de plano euclidiano; plano elptico, de Riemann (esfera) e plano hiperblico, de Lobatchevsk (pseudo-

esfera) que, segundo a reviso bibliogrfica e as experincias presenciais com estudantes de Seropdica, foi aplicada classificao dos tringulos. Observou-se que os vrtices so pontos, entes fundamentais da geometria euclidiana, e que esto presentes na gerao de qualquer figura geomtrica. Assim, deduziu-se que os vrtices so os exemplares idneos que permitem a gerao dos lados que so retas ou curvas e dos ngulos, que so planos ou superfcies, visto que as retas (curvas) e os planos (superfcies) so gerados pelos movimentos do ponto. Logo, o tringulo deve ser identificado prototipicamente como trivrtice, o que permite a insero dos tringulos das geometrias no-euclidianas na categorizao desta figura. Tabela 1
Prottipo (vrtices) Lados curvos Quanto aos lados eqiltero issceles escaleno eqiltero Quanto aos ngulos acutngulo acutngulo retngulo obtusngulo acutngulo retngulo obtusngulo acutngulo trirretngulo acutngulo retngulo birretngulo trirretngulo obtusngulo acutngulo retngulo birretngulo trirretngulo obtusngulo acutngulo trirretngulo acutngulo retngulo birretngulo trirretngulo obtusngulo acutngulo retngulo birretngulo trirretngulo obtusngulo <900 <900 900 >900 <900 900 >900 <900 900 <900 900 900 900 >900 <900 900 900 900 >900 <900 900 0 <90 900 900 900 >900 <900 900 900 900 >900 <900 <900 <900 <900 <900 <900 <900 <900 900 <900 <900 900 900 <900 <900 <900 900 900 <900 <900 900 0 <90 <900 900 900 <900 <900 <900 900 900 <900 <900 <900 <900 <900 <900 <900 <900 <900 900 <900 <900 <900 900 <900 <900 <900 <900 900 <900 <900 900 0 <90 <900 <900 900 <900 <900 <900 <900 900 <900

Euclidianos (lados retos, raio )

issceles Elpticos (lados curvos, raio 1) trivrtices escaleno

eqiltero

issceles Hiperblicos (lados curvos, raio -1) escaleno

Vale destacar a observao da estudante do 1 ano do ensino mdio do Colgio Waldemar Raithe, Iasmim Moreira da Silva, observando que os cinco poliedros regulares, sob avaliao prototpica, podem se desdobrar em, pelo menos, 15 (quinze) poliedros regulares. Segundo Piaget (apud [7]) o processo de conhecimento est fundamentado nas funes essenciais de organizao e de adaptao e afirma que adaptando-se s coisas que o pensamento se organiza e organizando-se que estrutura as coisas. ROSCH (1978) e outros pesquisadores de seu grupo formularam uma verso padro para o prottipo como o exemplar mais adequado, que melhor representa ou que seja o caso central de uma categoria. Posteriormente, passa a definir o prottipo como o exemplar idneo associado a uma categoria.

Na busca do exemplar idneo de cada concepo geomtrica, necessrio estabelecer o pressuposto que resulta na instaurao da metodologia suporte deste trabalho. A tabela a seguir descreve o resultado comparativo nas atividades com os modelos prototpicos analgicos e digitais. Tomou-se como base 10 (dez) questes: 2 (duas) de trigonometria; 5 (cinco) das relaes mtricas no tringulo retngulo e 3 (trs) sobre projees de segmentos de retas. Em 50 (cinqenta) estudantes consultados, 10 (dez) de cada colgio, houve um percentual mdio de apenas 40% de acertos. Aps a apresentao dos modelos analgicos e digitais sobre as mesmas questes, verificou-se uma mdia de acerto superior a 90%. Avaliando o nmero de docentes e o nmero de aulas semanais de cada colgio verifica-se que esta relao quantitativa no interfere no resultado final, ou seja, estudantes que no estudaram trigonometria conseguiram perceber, com os modelos, a relao entre um elemento real (raio unitrio) e as suas projees como seno e co-seno. Tabela 2
Colgios Pblicos C. E. Presidente Dutra C. E. Waldemar Raythe CIEP 155 Nelson Antelo Pomar CIEP 156 Dr. Albert Sabin CTUR UFRuralRJ Alunos avaliados 10 10 10 10 10 Docentes Artes 4 2 3 4 1 Horas semana 32 10 10 14 2 Acertos antes 05 06 04 02 04 50% 60% 40% 20% 40% Acertos Aps modelos 09 10 09 08 10 90% 100% 90% 90% 100%

A observao direta de um modelo real permite uma teorizao mais simples e as categorizaes das formas acontecem de uma forma muito espontnea.

4 Concluso
De acordo com Baldino (Apud TRINDADE 2002), a arte e a matemtica se complementam. Dessa forma respondem aos preceitos dos PCN (Parmetros Curriculares Nacionais) que, oficialmente, do dignidade a essas disciplinas em conformidade com a Lei das Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Observou-se que na prtica o ensino de Expresso Grfica permanece embutido no contedo da disciplina de Artes, obrigatria para os dois nveis do Ensino Bsico, segundo a LDB 9394/96, ou como disciplina especfica do Ensino Profissionalizante, como Desenho geomtrico, Desenho Tcnico e Geometria Descritiva, ainda sendo aplicadas em alguns estabelecimentos que as mantm como tradio, reconhecendo, portanto, sua devida importncia. As Expresses Grficas ainda compem os currculos do ensino superior brasileiro, pois so imprescindveis nos cursos de graduao artsticos e tecnolgicos. Contudo, so lamentveis as deficincias dos estudantes, dificultando as aes didticas e resultando em um decadente ensino em sala de aula. Motivo pelo qual se considere urgente o retorno do ensino

de Desenho na formao bsica, a fim de proceder a uma interveno educativa direta na formao plena do indivduo. Diagnosticou-se, com este trabalho, a necessidade de uma atuao efetiva da Expresso Grfica no Ensino Bsico: 1) com a criao de cursos de Licenciatura em Artes ou, 2) com as aes compensatrias como as realizadas e descritas por este trabalho. Diante deste dilema as duas propostas se colocam como metas aos estudiosos das Expresses Grficas no Brasil, com a esperana de mobiliz-los a cobrar das autoridades educacionais volta do ensino de Desenho no Ensino Bsico, como disciplina autnoma. Essa alternativa j est sendo implementada na UFRRJ com uma proposta de criao do curso de Licenciatura em Artes, com habilitao em Expresso Grfica, com base no Parecer n. 22/2006 do Conselho Nacional de Educao (Cmara de Ensino Bsico) que substituiu a Educao Artstica por Artes. O segundo caminho so as aes isoladas e de abrangncia regional implementadas no sentido de minimizar a crise existente no momento nos Municpios da Baixada Fluminense.

Agradecimentos

- A estudante Viviane Godinho Vaz, monitora e nossa orientada em Geometria Descritiva e Desenho Tcnico e - Aos estudantes voluntrios dos Colgios mencionados que se colocaram nossa disposio, para as avaliaes sob os modelos analgicos e digitais,

Referncias Bibliogrficas

[1] CAMPOS, Gilda Helena B. informtica na educao: porque e como aplic-la. In: APOSTILA PARA A FORMAO DOS PROFESSORES DO PROJETO INTEGRAR. Universidade Santa rsula IEM, So Paulo, 1998. [2] COSTA, Lcio O ensino do Desenho. Texto publicado pelo IPHN em http://www.cominiopublico.gov.br/doenload/texto/ip000001.pdf , acesso em 17 de maro de 2007. [3] DRIA, R. P. Entre a arte e a Cincia: o ensino do Desenho no Brasil do sculo XIX. In: A; MARTINS, L. C. P.; SILVA, C. C.; FERREIRA, J. M. H. (eds). Filosofia e histria do Cone Sul: 3 Encontro: AFHIC, 2004. [4] MACEDO, Fbio. A necessidade da Licenciatura em Artes. In: Rural Semanal: Seropdica: Informativo da UFRuralRJ, pp.2, 40, 2006. [5] ________________ A Necessidade da Licenciatura em Artes II. In: Rural Semanal: Seropdica: Informativo da UFRuralRJ, pp. 3, n. 07, 2007. [6] OLIVEIRA e AITA, T. J. O ensino de desenho no 1 e 2 graus e seus reflexos no ensino superior. Revista de Ensino de Engenharia, So Paulo, 1986. [7] ROSCH, Eleanor e LLOYD, Brbara B. cognition and Categorization. Hillsdale, New Jersey, Lawrence Eribaum Associates, 1978.

[8] TRINDADE, B. Ambiente hbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho tcnico para as Engenharias. 2002. 188f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-graduao em Engenharia de Produo, UFSC, Florianpolis. [9] ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Construes geomtricas, um saber escolar novamente para todos? In: Semana da Ps-graduao da UFMG, Belo Horizonte. Anais, Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. Anais eletrnicos.

You might also like