You are on page 1of 16

FACULDADE MARING INSTITUTO PARANAENSE DE ENSINO

LIGIA DE FTIMA JACOMINI MACHADO MARISA JESUS DE CANINI CEZAR

TRANSTORNO DE DFICIT DE ATENO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANAS REFLEXES INICIAIS

MARING 2007

TRANSTORNO DE DFICIT DE ATENO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANAS REFLEXES INICIAIS

Ligia de Ftima Jacomini Machado Marisa Jesus de Canini Cezar

Resumo: A Psicopedagogia busca intervenes adequadas para aliviar os problemas causados pelo TDAH na criana de 6 a 12 anos. Pensando nisto, apresentamos neste trabalho alguns estudos e conceituaes de diversos estudiosos, doutores, pesquisadores sobre o TDAH, bem como suas causas, sintomas, critrios para diagnstico, e algumas possveis intervenes psicopedaggicas. Palavras-chave: Transtorno de dficit de ateno/hiperatividade, TDAH. .

INTRODUO O Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade um dos mais freqentes distrbios que ocorrem em crianas. A Hiperatividade, uma deficincia neurobiolgica de origem gentica um descontrole motor acentuado, que faz com que a criana tenha movimentos bruscos e inadequados, mudanas de humor e instabilidade afetiva. No existe uma nica forma de TDAH e com o tempo pode sofrer alteraes imprevisveis. Afeta a criana na escola, em casa e na comunidade em geral, muitas vezes, prejudicando seu relacionamento com professores, colegas e familiares. Este transtorno segundo Rohde & Benczik (1999) apresenta trs caractersticas bsicas: a desateno, a agitao e a impulsividade. A criana com TDAH tem dificuldade de concentrar-se e distrai-se com facilidade, esquece seus compromissos, perde ou esquece objetos, tem dificuldade em seguir instrues, em

Professora Pedagoga, Ps-graduada em Metodologia de pr-escolar e sries iniciais pela FAFIMAN, EJA e Psicopedagogia Institucional e Clnica pelo Instituto Paranaense Faculdades Maring. E-mail: lfjmachado@hotmail.com - Mandaguari-Pr. Professora Pedagoga, Ps graduada em EJA e Psicopedagogia Institucional e Clnica pelo Instituto Paranaense Faculdades Maring. E-mail: marisajcc@creapr.org.br - Mandaguari-Pr.

se organizar, fala excessivamente, interrompe, no consegue esperar sua vez, respondendo a perguntas antes mesmo de serem formuladas. O Transtorno de Dficit de Ateno segundo Sam Goldstein, (2006) caracterizado por hiperatividade, impulsividade e/ou dficit de ateno, levando a repercusses acadmicas e/ou sociais. A hiperatividade denominada de desordem do dficit de ateno e se baseia nos sintomas de desateno (pessoa muito distrada) e hiperatividade (pessoa muito ativa, agitada alm do comum). Para haver um diagnstico desse transtorno, esses sintomas devem interferir significativamente na vida da criana, num comportamento crnico, com durao de no mnimo 6 meses e as caractersticas devem estar presentes em mais de um ambiente.

TDAH: REFLEXES SOBRE A POPULAO ATINGIDA E AS CAUSAS O TDAH segundo Sam Goldstein (2006) aparece geralmente na primeira infncia e atinge aproximadamente de 3% a 5% da populao durante a vida toda, no importando o grau de inteligncia, o nvel de escolaridade, a classe scioeconmica ou etnia. De acordo com estudos recentes, o TDAH mais percebido em meninos do que em meninas, numa proporo de 2/1; sendo que nos meninos os principais sintomas so a impulsividade e a hiperatividade, e nas meninas a desateno. Os ndices variam conforme a fonte de informao. Atinge de 6% a 8% de crianas em idade escolar. Algumas crianas desenvolvem o transtorno bem precocemente, porm antes dos quatro ou cinco anos muito difcil se fazer um diagnstico preciso. de origem orgnica e pesquisas apontam (Jensen, 1999) que as crianas mais propensas a desenvolver este transtorno so filhos de pais hiperativos (50%), irmos (5% a 7%), gmeos (55% a 92%) e que 50% a 60% ainda persistem com sintomas acentuados na fase adulta, pois no h cura. Muitos pesquisadores acreditam no ser hereditrio e que seja conseqncia de algum desequilbrio da qumica do crebro.

[....] Algumas crianas, entretanto, podem apresentar sintomas de hiperatividade como resultado de ansiedade, frustrao, depresso ou de uma criao imprpria.(Sam Goldstein Michael Goldstein)

O Transtorno causado por um mau funcionamento da neuroqumica cerebral. Ainda no foi descoberto o mecanismo exato, porm estudos confirmam que h uma alterao metablica, principalmente na regio pr-frontal do crebro, principal reguladora do comportamento humano.
[....] Este transtorno considerado uma doena relacionada essncia de produo de determinados neurotransmissores que so substncias produzidas em maior ou menor quantidade no sistema nervoso central e regula o funcionamento do mesmo.(Dr. Dinizar de Arajo Filho - 2003)

TDAH: CONCEITUAES E CARACTERIZAES De acordo com Sam Goldstein(2006) o T.D.A.H. classificado a partir de quatro formas: Forma Hiperativa/Impulsiva caracterizada por pelo menos seis dos seguintes sintomas, em pelo menos dois ambientes diferentes: - Dificuldade em permanecer sentada ou parada; - Corre sem destino ou sobe excessivamente nas coisas; - Inquietao, mexendo com as mos e/ou ps, ou se remexendo na cadeira; - Age como se fosse movida a motor, eltrica; - Fala excessivamente; - Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente; - Responde a perguntas antes mesmo de serem formuladas totalmente; - Interrompe frequentemente as conversas e atividades alheias; - Dificuldade em esperar sua vez (fila, brincadeiras). Forma Desatenta A criana apresenta, pelo menos seis das seguintes caractersticas:

- Dificuldade em manter a ateno; - Corre sem destino ou sobe excessivamente nas coisas; - Distrai-se com facilidade, vive no mundo da lua; - No enxerga detalhes ou comete erros por falta de cuidado; - Parece no ouvir; - Dificuldade em seguir instrues; - Evita/no gosta de tarefas que exigem um esforo mental prolongado; - Dificuldade na organizao; - Frequentemente perde ou esquece objetos necessrios para uma atividade; - Esquece rpido o que aprende. Forma Combinada ou Mista caracterizada quando a criana apresenta os dois conjuntos das formas hiperativa/impulsiva e desatenta. Existem ainda outros critrios que devem ser levados em conta, tais como: - Persistncia do comportamento h pelo menos seis meses; - Incio precoce (antes dos 7 anos); - Os sintomas tm que ter repercusso na vida pessoal, social ou acadmica; - Tem que estar presente em pelo menos dois ambientes; - Freqncia e gravidade maiores em relao outras crianas da mesma idade; - Idade de 5 anos para diagnstico. Tipo no especfico A pessoa apresenta algumas caractersticas, mas em nmero insuficiente de sintomas para chegar a um diagnstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diria. Alm dos sintomas citados por Goldstein outros autores colocam: - Choro inexplicvel nos primeiros meses clicas.(Andrade, 1998); - Maior risco de acidentes (Leibson, 2001); - Baixa auto-estima (Dra. Ana Beatriz B. Silva, 2007); - Depresses freqentes .( Dra. Ana Beatriz B. Silva, 2007) ; - Caligrafia de difcil entendimento(Dra. Ana Beatriz B. Silva, 2007) ;

- Mudanas rpidas de interesse (comea vrias coisas e no termina) (Dra. Ana Beatriz B. Silva, 2007); - Dificuldades de relacionamento com outras crianas (Leibson, 2001);. POSSVEIS DIAGNSTICOS, TRATAMENTO E ORIENTAES ACADMICAS PARA O T.D.A.H.

De acordo com o Dr. Keith Conners* no existe exame para diagnosticar TDAH, por isso o diagnstico um processo de mltiplas facetas e de avaliao ampla. preciso estar atento presena de sintomas que so concomitantes a outros transtornos (comorbidades). Ansiedade, depresso e certos tipos de problemas de aprendizagem causam sintomas semelhantes aos provocados pelo TDAH. O mais importante se fazer um cuidadoso histrico clnico e desenvolvimental, onde se inclui dados recolhidos de professores, pais e de adultos que interagem de alguma maneira com a criana avaliada, um levantamento do funcionamento intelectual, social, emocional e acadmico e exame mdico, geralmente neuropediatra, bem como testes psicolgicos e/ou neurolgicos. E ainda, segundo Eidt e Tuleski (2007), a questo complexa e envolve fatores macro-estruturais e no apenas individuais. Este assunto demonstra ainda no haver consenso cientfico, existindo muitas lacunas a serem preenchidas com pesquisas mais abrangentes, que considerem as diferenas sociais e culturais. A anlise da literatura sobre esse transtorno, aponta dificuldades para o diagnstico e interveno com crianas consideradas portadoras de T.D.A.H., devido falta de clareza e sua delimitao frente a outros quadros com sintomas semelhantes, no existindo tambm estudos consistentes a cerca das futuras conseqncias do uso de medicao. O tratamento de crianas com TDAH supe interveno psicolgica, pedaggica e mdica, sendo esta a questo central para o psicopedagogo, alm de tcnicas de mudana de comportamentos. Uma abordagem que envolva todas as reas inclui: treinamento dos pais em controle do comportamento; um programa pedaggico adequado; aconselhamento individual e para a famlia (quando necessrio) e medicamento (quando necessrio).

Pesquisador na rea da Hiperatividade Infantil

[....] Por ser uma doena que acaba desenvolvendo um aspecto comportamental, como qualquer doena, o tratamento diferencial para cada nvel de hiperatividade. H casos que exigem s a terapia comportamental. Outros casos a partir de maior grau de compreenso da criana em relao ao problema, ela ter que ter condies de conviver com essa doena, desenvolver um processo de auto-controle, da a necessidade de terapia como apoio. De modo geral necessrio a psicoterapia de apoio nesse tratamento e a pessoa poder conviver com isso sem que haja prejuzo para ela, nem para o ambiente. Existem casos intermedirios da doena em que se pode optar por algum tipo de tratamento medicamentoso, num grau menor, juntamente com terapia comportamental. E h casos extras em que necessrio a utilizao de psicofrmacos especficos para a questo. Cada grau tem a sua avaliao, seu manuseio e sua forma de conduzir. Os medicamentos mais utilizados no controle dos sintomas relacionados com o TDAH so os psicoestimulantes. A hiperatividade ocorre por falta de regulao nos neuro-transmissores. Ns temos no lobo frontal, na parte anterior do crebro, uma rea que desenvolve o equilbrio entre a percepo, a estimulao ambiental e a capacidade de resposta neuro-orgnica a tudo isso. Quando ocorre uma deficincia na produo de determinadas substncias como a dopamina, acarreta uma falta de equilbrio nesse funcionamento, a criana no tem um processo de limitao, ento os psicoestimulantes estimulam a produo desses neuro-transmissores que esto deficientes. (Dr. Dinizar de Arajo Filho 2003 - Neurologista estudioso em TDAH)

De acordo com Sam Goldstein, (2006) o T.D.A.H. com freqncia apresentado, erroneamente, como um tipo especfico de problema de aprendizagem. Ao contrrio, sabe-se que as crianas com T.D.A.H. so capazes de aprender, mas tm dificuldades em se sair bem na escola devido ao impacto que os sintomas deste transtorno tm sobre uma boa atuao. Porm, por outro lado, 20% a 30% das crianas com T.D.A.H. tambm apresentam um problema de aprendizagem, o que complica ainda mais a identificao correta e o tratamento adequado.

Segundo Eidt e Tuleski (2004), verifica-se que crianas tm sido diagnosticadas e medicadas como hiperativas e/ou desatentas cada vez mais cedo, apresentando-se como justificativa corrente para o fracasso escolar de um nmero expressivo de crianas, atribuindo-lhes a responsabilidade pelo no aprender e isentando de anlise o contexto escolar e social nos quais elas se encontram inseridas. Acreditamos que o sucesso na sala de aula pode exigir uma srie de intervenes. A maioria destas crianas pode permanecer na classe regular, com pequenas intervenes no ambiente estrutural da escola, modificao de currculo e estratgias adequadas situao. Somente crianas com problemas muito mais srios podem exigir sala de aula especial. Mas, antes de tudo, necessrio encaminhar o portador de TDAH para um tratamento adequado, pois um transtorno que tratado adequadamente promove uma resposta fantstica. Entre se ter um resultado final aps o processo teraputico e o perodo da conduo, existe muita coisa que se pode fazer, vai depender da disponibilidade da professora, da escola, das condies de trabalho que a escola proporcione. Existe hoje, um conceito resgatado, que procura otimizar aquilo que a pessoa tenha de possibilidade a oferecer e no enquadra-la num lugar comum; trata-se da inteligncia emocional. O grande problema do ensino tratar pessoas diferentes de forma igual. Currculos rgidos, contedos programticos pr-fixados. Isto, administrativamente, muito melhor, mas no o ideal. O professor precisa, antes de mais nada, conhecer seus alunos para poder planejar o que fazer durante o perodo escolar. Todas as estratgias propostas valem a pena serem experimentadas, mas s sero realmente eficazes se adequadas ao grupo a que se destinam.

[....] a reabilitao daquelas crianas cujo diagnstico cuidadoso afirma a configurao de um quadro de T.D.A.H., pode ser vista sob novas perspectivas, entendendo-se que a ateno e o controle voluntrio do comportamento no se limitam s determinaes biolgicas, destaca-se a utilizao tanto da linguagem quanto da mediao de outros signos, visando auxiliar no desenvolvimentos dessas funes psicolgicas. Com isso pretende-se que a criana

adquira maior conscincia de seu prprio comportamento. (Eidt,

2004). Segundo Sandra Rief* algumas estratgias eficientes e eficazes para a sala de aula seriam estabelecer uma rotina clara, definindo claramente as regras e

expectativas para o grupo, usando recursos visuais e auditivos, estabelecendo

conseqncias razoveis e realistas, que devem ser compreendidas por todos, e aplic-las. Pode-se tambm implementar um sistema de controle de comportamento (verbal e escrito) que seja conhecido e compreendido pelos alunos, pais, professores, auxiliares e funcionrios da escola, modelar o comportamento e habilidades sociais que se espera dos alunos. Adotar uma atitude positiva, como elogios e pequenas recompensas para comportamentos adequados, elogiando determinadas atitudes (alunos com TDAH sempre tm sua ateno chamada para o que fazem de errado) enfatizar o que fazem certo e quando o aluno comear a ficar agitado, frustrado ou incomodativo, redirecionar para uma outra atividade ou situao (levar um recado para fora da sala de aula, organizar os livros na prateleira, dar de comer para o mascote da sala, apagar o quadro, etc.) sempre com voz calma e firme. Controlar pela proximidade (sentar perto do professor, longe da janela ou da porta e de colegas antagonistas, no meio de colegas tranqilos que podem ajudar); ignorar transgresses leves que no forem intencionais e ensinar a turma a ignorar os comportamentos inadequados menos srios e a elogiar e reforar comportamentos positivos; retirar dos alunos objetos que distraem (alguns alunos com TDAH precisam manusear alguma coisa para focalizar a ateno combinar algo que passe o mais desapercebido possvel); usar msica para relaxar e para momentos de transio; circular pela sala frequentemente usar a proximidade fsica para controlar e avisar os alunos (mos no ombro, contato de olhar, toque na carteira). Concordamos com essas estratgias, que parecem simples, porm no deixam de auxiliar o professor no seu trabalho dirio com alunos com T.D.A.H. Quanto maneira de ensinar, Sandra Rief sugere que se tenha outras opes de atividades para os alunos que completam o trabalho mais cedo a fim de evitar problemas que surgem do tdio, tendo o cuidado para no passar um trabalho

Pedagoga com Especializao em Educao Especial e Recursos de Aprendizagem. Colaboradora do GOTAH (Grupo de Orientao para o Dficit de Ateno e Hiperatividade).

10

que o aluno no seja capaz de fazer pois este o primeiro passo para a frustrao; certificar-se que as atividades so estimuladoras e que os alunos compreendam a relevncia da lio, utilizando tcnicas eficientes de questionamentos, e providenciando oportunidades para movimentao dentro da sala de aula, com intervalos entre as atividades. Considerando nossas experincias no ensino fundamental sries iniciais, observamos que alunos com T.D.A.H. conseguem obter maior aproveitamento quando recebem apoio, incentivo e ajuda individual; compreenso e respeito ao seu tempo de aprendizagem e suas limitaes. A firmeza e o comprometimento do professor so fundamentais, bem como a utilizao de tcnicas e recursos adequados, evitando exposio do aluno situaes constrangedoras.

Orientaes Familiares

[....]para ajudar seus filhos a serem bem sucedidos na escola,

os pais devem ser pacientes, persistentes e orgulhosos (Goldstein, 1995). Em primeiro lugar, devem ter a pacincia de instruir os professores a respeito dos distrbios do seu filho e oferecer recursos, compreenso e apoio. Devem ser persistentes em seu esforo de auxiliar o filho a transpor as dificuldades, assumindo compromissos, reconhecendo a necessidade de intervenes e colaborando para sua execuo. Programas de treinamento para pais de crianas com TDAH frequentemente comeam com ampla divulgao de informao. Existe uma grande quantidade de livros, vdeos e fitas disponveis com dados a respeito do transtorno em si e de estratgias efetivas que podem ser usadas por familiares. A lista que segue rev nove pontos de uma srie de estratgias que podem ajudar pais de crianas portadoras de TDAH segundo Goldstein e Goldstein, 1998. 1 - Aprender o que TDAH

11

Os pais devem compreender que, para poder controlar em casa o comportamento resultante do TDAH, preciso ter um conhecimento correto do distrbio e suas complicaes;

2 - Incapacidade de compreenso versus rebeldia Os pais devem desenvolver a capacidade de distinguir entre problemas que resultam de incapacidade e problemas que resultam de recusa ativa em obedecer ordens. Os primeiros devem ser tratados atravs da educao e desenvolvimento de habilidades. Os outros so resolvidos de maneira satisfatria atravs de manipulao das conseqncias. 3 - Dar instrues positivas Pais devem cuidar para que seus pedidos sejam feitos de maneira positiva ao invs de negativa. Uma indicao positiva mostra para a criana o que deve comear a ser feito e evita que ela focalize em parar o que est fazendo. 4 - Recompensar Os pais devem recompensar amplamente o comportamento adequado. Crianas com TDAH exigem respostas imediatas, freqentes, previsveis e coerentemente aplicadas ao seu comportamento. Da mesma maneira, necessitam de mais tentativas para aprender corretamente. Quando a criana consegue completar a tarefa ou realiza alguma coisa corretamente, deve ser recompensada socialmente ou com algo tangvel mais frequentemente que o normal. 5 - Escolher as batalhas Os pais deveriam escolher quando e como gastar suas energias numa batalha, sempre reforando o positivo, aplicando conseqncias imediatas para comportamentos que no podem ser ignorados e usando o sistema de

12

crditos ou pontos. essencial que os pais estejam sempre um passo frente. 6 - Usar tcnicas de custo de resposta Os pais devem entender bem o que seja custo de resposta, uma tcnica de punio em que se pode perder o que se ganhou. 7 - Planejar adequadamente Os pais devem aprender a reagir aos limites de seu filho de maneira positiva e ativa. Aceitar o diagnstico de TDAH significa aceitar a necessidade de fazer modificaes no ambiente da criana. A rotina deve ser consistente e raramente variar. As regras devem ser dadas de maneira clara e concisa. Atividades ou situaes em que j ocorreram problemas devem ser evitadas ou cuidadosamente planejadas. 8 Punir adequadamente Os pais devem compreender que a punio no ir reduzir os sintomas de TDAH. Punir deve ser uma atitude diretamente relacionada apenas a um comportamento para crianas com TDAH se acompanhada de uma estratgia de controle. 9 Construir ilhas de competncia O que realmente importa para o sucesso dessa criana na vida o que existe de certo com ela e no o que est errado. Cada vez mais, a rea da sade mental focaliza seu trabalho em aumentar os pontos fortes em vez de tentar diminuir os pontos fracos. Uma das melhores maneiras de criar pontos fortes uma boa relao dos pais com seu filho.

13

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo aluno com TDAH e sua famlia a realizao do dever de casa. O que professores devem lembrar ao passar uma lio de casa o tempo que um estudante com TDAH leva para fazer essa lio 3 a 4 vezes mais do que seus colegas. necessrio fazer adequaes para que a quantidade de trabalho no exceda o limite da possibilidade. Ter sempre presente que a lio de casa tem o objetivo de revisar e praticar o que foi aprendido em sala de aula. Pais no devem fazer o papel de professores.
[....] acima de tudo, o dever de casa no deve ser jamais um castigo ou conseqncia de mal comportamento na escola. (Sandra Rief, 1993)

Em casa, necessrio estabelecer uma rotina com expectativas claramente definidas e previamente combinadas (horrio, durao, intervalos). Proporcionar local adequado para o estudo e auxiliar na organizao do trabalho, pois a desorganizao e falta de conscincia do tempo so caractersticas tpicas do TDAH. Os pais devem dar todo apoio necessrio, mas jamais fazer o trabalho escolar de seus filhos. A comunicao freqente entre escola e famlia importantssima para que professores e pais possam trocar experincias relevantes para as horas difceis. Saber o que est se passando no outro ambiente ajuda a compor o quadro real da situao, e esse confiar no outro que estabelece a parceria.

Orientaes Psicopedaggicas Sugestes para Intervenes Conforme Edyleine (2002) o trabalho do psicopedagogo muito importante pois auxilia, atuando diretamente sobre a dificuldade escolar apresentada pela criana, suprindo a defasagem, reforando o contedo, possibilitando condies para que novas aprendizagens ocorram, e orientando professores. As tcnicas mais utilizadas so os jogos de exerccios sensrio-motores, ou de combinaes intelectuais, como damas, xadrez, carta, memria, quebra-cabea, entre outros.

14

Os jogos com regras permitem criana, alm do desenvolvimento social quanto limites, participao, o saber ganhar, perder, o desenvolvimento cognitivo, e possibilita a oportunidade para a criana detectar onde est, o porqu e o tipo de erro que cometeu, tendo a chance de refazer, agora, de maneira correta. Podem ser usadas tcnicas que envolvam escritas, como escrever um livro e ilustr-lo, pode despertar nela em criar algo seu e admirar seu trabalho final, podendo isso, ser estendido s lies em sala de aula. Uma outra tcnica a de despertar na criana o gosto pela leitura, atravs de assuntos e temas de seu interesse e tambm aguar a curiosidade por conhecer novos livros, revistas e gibis. A utilizao de contos de fadas e suas dramatizaes podem ser um recurso a mais. Podem ser utilizados desde a fase do diagnstico at a fase de interveno educativa, adaptando-se as tarefas, em razo do nvel de aprendizado em que a criana se encontra. Edyleine (2000) salienta que essa tcnica permite ao psicopedagogo coletar tanto dados cognitivos quanto psicanalticos.

CONSIDERAES FINAIS A escolha do nosso tema se deu em funo de trabalharmos com muitas crianas com problemas de aprendizagem, muitos deles causados por falta de ateno e ou concentrao. Entendemos, no decorrer da nossa pesquisa, que o TDAH realmente um transtorno e como tal, merece e deve ser tratado, visto que, na maioria dos casos, a criana hiperativa pode obter mais sucesso se for acompanhada de uma ao multidisciplinar, que poder envolver professores, pais, terapeutas, mdicos e medicamentos. O psicopedagogo poder ser o elo principal entre a famlia e os especialistas envolvidos, durante o tratamento do TDAH, pois seu papel no o de dar diagnstico e sim de esclarecer aos pais que o transtorno no tratado gera inmeras complicaes para seu portador, no convvio social, muitas vezes levando insatisfao, depresso, rejeio, busca das drogas, enfim, infelicidade. Avaliamos ser de suma importncia os estudos sobre TDAH e a

15

divulgao dos mesmos nos ambientes escolares, pois quanto mais conhecimentos obtivermos sobre este assunto, muito mais poderemos contribuir para amenizar o sofrimento e o fracasso de nossas crianas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: Compreenso, Avaliao e Atuao: Uma Viso Geral sobre TDAH. Artigo: Publicao, novembro/2006. GOLDSTEIN, Sam e GOLDSTEIN, Michael: traduo Maria Celeste Marcondes. Hiperatividade: Como Desenvolver a Capacidade de Ateno da Criana. Campinas, SP: Editora Papyrus, 1994 MIRANDA NETO, M.H. Transtorno de dficit de ateno e hiperatividade. Arq. Apadec, 8(1): 5-13, 2004. SILVA, Dr Ana Beatriz Barbosa. DDA ou TDAH em crianas e adolescentes. Mentes Inquietas. Editora Gente. RJ. 2006. FILHO, Dinizar de Arajo. Entrevista: Hiperatividade. Petrpolis. 2003. ANDRADE, nio Roberto de. Indisciplinado ou hiperativo. Nova Escola, So Paulo, n. 132, p. 30-32, maio 2000 GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de ateno da criana. So Paulo: Papirus, 1998. 246 p. SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas. Rio de Janeiro: Napads, 2003. 224 p. TIBA, Iami. Quem ama educa. 6. ed. So Paulo: Gente, 2002. 302 p. SAMARA, Helena. Trabalho com os pais. Nova Escola, So Paulo, n. 132, p. 31-32, maio. 2000. BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Transtorno de Deficit de Ateno/Hiperatividade : Atualizao diagnstica e teraputica. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002. RIEF, Sandra. 1993 Pedagoga com especializao em Educao Especial e recursos de aprendizagem). EIDT, Ndia Mara. Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade: Diagnstico ou rotulao? Dissertao de Mestrado, Campinas, So Paulo. Pontifcia Universidade Catlica de Campinas. 216p.

16

EIDT, Ndia Mara e DUARTE Newton. A Categoria de Atividade e a Constituio do Psiquismo na Criana: Reflexes para a Prtica Educativa. Artigo: Publicao, novembro/2005.Campinas, So Paulo. EIDT, Ndia Mara e TULESKI, Silvana Calvo. Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade: Compreenso do Fenmeno a Partir da Psicologia HistricoCultural Artigo: Publicao, novembro/2005.Campinas, So Paulo. ARCE, Alessandra, MARTINS, Ligia Mrcia. Quem tem medo de Ensinar na Educao Infantil? Editora Alnea.Campinas, S. P. cap. 4. 2007.

SITES DISPONVEIS NA INTERNET http://www.psicopedagogia.com.br/ http://www.abpp.com.br/ http://www.klickeducacao.com.br http://mentalhelp.com/ritalina.htm http://www.sandrarief.com/ http://revistaescola.abril.com.br/ http://www.pedagobrasil.com.br/ http://www.tdah.org.br/ http://gballone.sites.uol.com.br/ http://www.geocities.com/HotSprings/Oasis/2826/artigos1.html

You might also like