You are on page 1of 1

O que Campylobacter? Campylobacter um microrganismo Gram-negativo, geralmente de forma espiralada, no formador de esporos que causa doena no homem e em animais.

s. A maioria das infeces humanas causada pelo Campylobacter jejuni. Esse microrganismo comum em aves, que albergam esse microrganismo sem ficarem doentes. Campylobacter um microrganismo muito frgil, no suportando a desidratao e a presena de oxignio. O congelamento reduz o nmero de Campylobacter presente nas carnes cruas.

O que a doena causada pelo Campylobacter? uma doena infecciosa, causada por vrias espcies de bactrias do gnero Campylobacter, principalmente C. jejuni. Essa infeco geralmente ocorre na forma de casos isolados, mas pode tambm causar surtos, nos quais diversas pessoas ficam doentes ao mesmo tempo. As pessoas doentes apresentam diarria, clicas e dores abdominais e febre, de 2 a 5 dias aps a exposio ao microrganismo. A diarria pode ser sanguinolenta, e pode vir acompanhada de nusea e vmitos. A doena dura cerca de uma semana, e raramente leva a pessoa morte. Muitas pessoas que se infectam com Campylobacter no apresentam nenhum sintoma. Em pessoas com o sistema imunolgico comprometido, o Campylobacter pode entrar na corrente sangunea e causar doenas graves.

Como as pessoas se infectam com Campylobacter? O Campylobacter jejuni um microrganismo que pode ser facilmente encontrado na gua, alimentos e intestinos do homem e da maioria dos animais domsticos e de vida livre. A maioria das doenas causadas por Campylobacter ocorre devido ao manuseio de carne de frango crua ou ingesto de carne de frango crua ou mal cozida. Um nmero relativamente pequeno de clulas vivas (menos de 500) de Campylobacter pode causar infeco em humanos. Uma das formas de se infectar cortar carne de frango em uma tbua e, em seguida, usar a mesma tbua para cortar alimentos que sero consumidos crus ou pouco cozidos, como hortalias e legumes, pois o Campylobacter presente na carne crua pode contaminar os outros alimentos. Esse microrganismo geralmente no transmitido de pessoa para pessoa, mas isso pode ocorrer quando a pessoa doente uma criana ou quando a diarria muito intensa. Grandes surtos de infeco por Campylobacter conhecidos foram causados por leite no pasteurizado e gua contaminada. Os animais tambm podem ser infectados, e as pessoas podem adquirir a infeco atravs do contato com as fezes de cachorros e gatos doentes.

Como os alimentos e a gua se contaminam com Campylobacter? As fezes das aves, que podem estar contaminadas com Campylobacter sem que apresentem sintomas, so as principais fontes de contaminao. Quando as aves so abatidas, as clulas de Campylobacter das fezes podem ser transferidas para a carne. Campylobacter pode estar presente tambm nos midos das aves, especialmente fgado. O leite no pasteurizado contamina-se quando a vaca apresenta infeco por Campylobacter no bere ou quando o leite entra em contato com fezes ou adubo orgnico no tratado. guas de superfcie contaminam-se com fezes de aves silvestres e gado.

Como a infeco por Campylobacter diagnosticada? Diarrias, sanguinolentas ou no, podem ser causadas por diversos microrganismos diferentes. Para um diagnstico correto da infeco por Campylobacter, necessrio detectar a presena desse microrganismo nas fezes da pessoa doente. Esse diagnstico requer procedimentos laboratoriais especiais, por isso o mdico deve especificar no pedido de exame que Campylobacter tambm deve ser investigado.

Como o alimento causador da infeco por Campylobacter identificado? Os alimentos ou gua, suspeitos de terem causado a infeco, so submetidos anlise em laboratrios especializados, nos quais se detecta a presena de Campylobacter nesses alimentos.

Como o tratamento da infeco por Campylobacter? Os doentes devem ingerir muito lquido enquanto estiverem com diarria. Em casos mais severos, podem ser usados antibiticos, que podem diminuir a durao dos sintomas quando administrados no incio da doena. Somente o mdico pode saber se os antibiticos so necessrios porque, nas diarrias leves, as pessoas se recuperam da infeco sem nenhum tratamento. H conseqncias a longo prazo? A maioria das pessoas que tem infeco por Campylobacter recuperam-se em 2 a 5 dias, ou, no mximo, em 10 dias. Entretanto, podem ocorrer conseqncias a longo prazo, como artrite e a sndrome de Guillain-Barr. Essa sndrome afeta os nervos, iniciando-se vrias semanas aps a diarria, e ocorre quando o sistema imunolgico do indivduo ataca os nervos do prprio organismo. Como conseqncia, pode ocorrer paralisia, que pode durar diversas semanas e necessitar tratamento intensivo. Estima-se que ocorra um caso dessa sndrome para cada 1000 casos de infeco por Campylobacter.

O que pode ser feito para prevenir uma infeco por Campylobacter? Boas prticas de higiene so fundamentais para prevenir a infeco. Manuseio e preparo adequados de alimentos previnem a infeco por Campylobacter, principalmente o cozimento da carne de aves e de outros animais. Os produtos derivados de aves devem ser bem cozidos: os exsudados devem estar lmpidos e a carne bem cozida, inclusive no seu interior. Carne de ave mal cozida no deve ser consumida. As mos devem ser bem lavadas com bastante gua e sabo antes e depois de manipular alimentos crus de origem animal. A contaminao cruzada na cozinha deve ser evitada, usando-se tbuas diferentes para carne crua e para outros alimentos. Muitos estudos mostram que as aves se contaminam nas granjas atravs da gua de abastecimento, portanto, o fornecimento de gua limpa e clorada pode prevenir a infeco dos animais por Campylobacter, e, conseqentemente, diminuir a quantidade de carne contaminada que chega ao mercado. O consumo de leite no pasteurizado ou de gua no tratada deve ser evitado. Pessoas com diarria, especialmente crianas, devem lavar sempre suas mos com sabo para reduzir o risco de disseminao da infeco. As mos devem ser bem lavadas com sabo aps o contato com fezes de animais domsticos. IMPORTANTE

Procure o seu mdico para diagnosticar doenas, indicar tratamentos e receitar remdios.

You might also like