You are on page 1of 44

BIOLOGIA CELULAR PROFESSORA Ms.

NORMA BARBADO 2o PERODO - CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL CAPTULO 1- VRUS


Vrus uma partcula basicamente protica que pode infectar organismos vivos. Vrus so parasitas obrigatrios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invaso e possesso do controle da maquinaria de auto-reproduo celular. O termo vrus geralmente refere-se s partculas que infectam eucariontes (organismos cujas clulas tm carioteca), enquanto o termo bacterifago ou fago utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domnios bacteria e archaea). Tipicamente, estas partculas carregam uma pequena quantidade de cido nuclico (seja DNA ou RNA, ja se h conhecimento hoje de vrus que possuem os dois) cercada por alguma estrutura protetora consistente de protena tambm conhecida como envelope protico ou cpsula protica; ou feita de protena e lipdio. Das 1.739.600 espcies de seres vivos existentes, os vrus representam 3.600 espcies. Os vrus so seres muito simples, formados basicamente por uma cpsula protica envolvendo o material gentico, que, dependendo do tipo de vrus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovirus). A palavra vrus vem do Latim virus que significa fludo venenoso ou toxina. Atualmente utilizada para descrever os vrus biolgicos, alm de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitria, como idias. O termo vrus de computador nasceu por analogia. A palavra vrion ou vron usada para se referir a uma nica partcula viral que estiver fora da clula hospedeira. Estrutura viral Os vrus no so constitudos por clulas, embora dependam delas para a sua multiplicao. Alguns vrus possuem enzimas. Por exemplo o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrio reversa seja realizado (formao de DNA a partir do RNA viral). Esse processo de se formar DNA a partir de RNA viral denominado retrotranscrio, o que deu o nome retrovrus aos vrus que realizam esse processo. Os outros vrus que possuem DNA fazem o processo de transcrio (passagem da linguagem de DNA para RNA) e s depois a traduo. Estes ltimos vrus so designados de adenovrus. Vrus tipicamente consistem de uma cpsula de protena chamada capsdeo, que armazena e protege o material gentico viral. O envelope, normalmente derivado da membrana celular do hospedeiro anterior, envolve o capsdeo em alguns vrus, enquanto noutros no existe, sendo o capsdeo a estrutura mais externa. Ele protege o genoma viral contido nele e tambm provm o mecanismo pelo qual o vrus invade seu prximo hospedeiro. Os prons (ou pries) so agentes ainda mais simples que os vrus. No possuem cido nucleico, sendo constitudos por protenas alteradas que tm a capacidade de converter protenas semelhantes mas no alteradas sua configurao insolvel, precipitando em cristais que causam danos s clulas.

Vrus: seres vivos ou seres no vivos? Vrus no tm qualquer atividade metablica quando fora da clula hospedeira: eles no podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossinttica. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de clulas, que crescem, duplicam seu contedo para ento dividir-se em duas clulas filhas, os vrus replicam-se atravs de uma estratgia completamente diferente: eles invadem clulas, o que causa a dissociao dos componentes da partcula viral; esses componentes ento interagem com o aparato metablico da clula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produo de mais vrus. H grande debate na comunidade cientfica sobre se os vrus devem ser considerados seres vivos ou no, e esse debate e primariamente um resultado de diferentes percepes sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a definio de vida. Aqueles que defendem a idia que os vrus no so vivos argumentam que organismos vivos devem possuir caractersticas como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reaes qumicas altamente interrelacionadas atravs das quais os seres vivos constroem e mantm seus corpos, crescem e performam inmeras outras tarefas, como locomoo, reproduo, etc.); organismos vivos tambm fazem parte de uma linhagem continua, sendo necessariamente originados de seres semelhantes e, atravs da reproduo, gerar outros seres semelhantes (descendncia ou prole), etc. Os vrus preenchem alguns desses critrios: so parte de linhagens contnuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, atravs de variabilidade e seleo, como qualquer ser vivo. Porm, no tm metabolismo prprio, por isso deveriam ser considerados "partculas infecciosas", ao invs de seres vivos propriamente ditos. Muitos, porm, no concordam com essa perspectiva, e argumentam que uma vez que os vrus so capazes de reproduzir-se, so organismos vivos; eles dependem do maquinrio metablico da clula hospedeira, mas at ai todos os seres vivos dependem de interaes com outros seres vivos. Outros ainda levam em considerao a presenca massiva de vrus em todos os reinos do mundo natural, sua origem-aparentemente to antiga como a prpria vida-sua importncia na histria natural de todos os outros organismos, etc. Conforme j mencionado, diferentes conceitos a respeito do que vem a ser vida formam o cerne dessa discusso. Definir vida tem sido sempre um grande problema, e j que qualquer definio provavelmente ser evasiva ou arbitraria, dificultando assim uma definio exata a respeito dos vrus.

VIROSES Doenas virais


Influenza (gripe) Rubola

Transmisso
Gotculas eliminadas por tosse, espirro, fala. Gotculas eliminadas por tosse, espirro, fala.

Preveno

Manifestaes

Evitar contato com Febre, coriza, tosse e doentes, vacinao. obstruo nasal. Evitar contato com Febre, ndulos doentes, vacinao. linfticos aumentados, manchas vermelhas na pele, dor muscular e articular. Vacinao pr- Malformaes gestacional congnitas. Evitar contato com Febre, manchas doentes, vacinao. avermelhadas na pele, coriza, tosse. Evitar contato com Leses cutneas, febre doentes, vacinao. e hemorragias. Saneamento bsico, Febre, diarria, isolamento dos fraqueza muscular e doentes, vacinao. paralisia.

Rubola congnita Sarampo

Transplacentria.

Gotculas eliminadas por tosse, espirro, fala. Varola Contato direto, (erradicada) saliva, tosse, espirro. Poliomielite Secrees da (paralisia orofaringe, gua e infantil) alimentos contaminados com fezes. Raiva Mordedura de co ou Vacinao de ces, de outros animais eliminao de ces e infectados. gatos vadios, vacinao humana. Hepatite A gua ou alimentos Evitar contato com contaminados por doentes, fezes, contato direto. saneamento bsico, vacinao. Hepatite B e C Transfuso de Vacinao, cuidado sangue, materiais com equipamentos, contaminados com agulhas e seringas, sangue ou saliva e anlise de amostras contato sexual. de sangue. Dengue Picada do mosquito Combate ao do gnero Aedes. mosquito. Febre amarela Picada do mosquito Combate ao do gnero Aedes. mosquito, vacinao.

Cefalia, mal-estar, dificuldade para deglutir e respirar, convulses. Ictercia, febre, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Semelhantes hepatite A. s da

Caxumba

Febre, dor muscular, hemorragias e cefalia. Febre, ictercia, dor muscular, vmito, diarrias, hemorragias, insuficincia renal. Gotculas eliminadas Evitar contato com Aumento da partida, por tosse, espirro, doentes, vacinao. febres, cefalia. fala, contato direto.

CAPTULO 2 CLULAS PROCARIONTES


As clulas procariontes ou procariticas, tambm chamadas de protoclulas, so muito diferentes das eucariontes. A sua principal caracterstica a ausncia de carioteca individualizando o ncleo celular, pela ausncia de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de no possurem compartimentos membranosos originados por evaginao ou invaginao. Tambm possuem ADN na forma de um anel no-associado a protenas (como acontece nas clulas eucariticas, nas quais o ADN se dispe em filamentos espiralados e associados histonas). Estas clulas so desprovidas de mitocndrias, plastdeos, complexo de Golgi, retculo endoplasmtico e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:

Bactrias Cianfitas (algas cianofceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria) PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms")

Clulas incompletas As bactrias dos grupos das rickettsias e das clamdias so muito pequenas, sendo denominadas clulas incompletas por no apresentarem capacidade de autoduplicao independente da colaborao de outras clulas, isto , s proliferarem no interior de outras clulas completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatrios. Diferente dos vrus por apresentarem:

Conjuntamente DNA e RNA; parte da mquina de sntese celular necessria para reproduzirem-se; uma membrana semipermevel, atravs da qual realizam as trocas com o meio envolvente. BACTRIA ESTRUTURA

MORFOLOGIA E ESTRUTURA DA CLULA BACTERIANA As bactrias podem ser classificadas, quanto a sua frmula, em trs grupos bsicos: Cocos, que so clulas esfricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes so denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva recebem a designao de estafilococos. Bacilos, so clulas cilndricas, em forma de bastonetes, em geral se apresentam como clulas isoladas porm, ocasionalmente, pode-se observar bacilos aos pares (diplobacilos) ou em cadeias (streptobacilos). Espirilos so clulas espiraladas e geralmente se apresentam como clulas isoladas. Vibries so clulas em forma de vrgula.

As bactrias so os mais simples organismos encontrados na maioria dos ambientes naturais. Elas so clulas esfricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcanando s vezes micrmetros linearmente. Na maioria das espcies, a proteo da clula feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmtica que delimita um nico compartimento contendo DNA, RNA, protenas e pequenas molculas. A microscopia eletrnica, o interior celular aparece com uma matriz de textura variada, sem, no entanto, conter estruturas internas organizadas. As bactrias so pequenas e podem multiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fisso binria. Quando o alimento farto, "a sobrevivncia dos mais capazes" em geral significa a sobrevivncia daqueles que se dividem mais rapidamente. Em condies adequadas, uma simples clula procaritica pode dividir-se a cada 20 minutos, dando origem a 5 bilhes de clulas ( nmero aproximadamente igual populao humana da terra) em pouco menos de 11 horas. A habilidade em dividir-se de maneira rpida possibilita populaes de bactrias a se adaptar s mudanas de ambiente. Sob condies de laboratrio por exemplo, uma populao de bactrias mantida em uma dorna evolui dentro de poucas semanas por

mutaes de seleo natural para utilizao de novos tipos de acares como fonte de carbono e de energia. As eubactrias, que so os tipos comuns encontrados na gua, solo e organismos vivos maiores. As arquibactrias, que so encontradas em ambientes realmente inspitos, como os pntanos, fontes termais, fundo do oceano, salinas, vulces, fonte cidas, etc. Existem espcies bacterianas que utilizam virtualmente qualquer tipo de molculas orgnicas como alimento, incluindo acares, aminocidos, gorduras, hidrocarbonetos, polipeptdeos e polissacardeos. Algumas podem tambm obter seus tomos de carbono do gs carbnico e o seu nitrognio do N 2. Apesar de sua relativa simplicidade, as bactrias so os mais antigos seres que se tem notcias e tambm so os mais abundantes habitantes da terra.

BACTERIOSES
DOENA Gonorria ou blenorragia AGENTE CAUSADOR Neisseria gonorrheae MEIO(S) DE TRANSMISSO DST e da me para o filho durante o parto SINTOMAS PROFILAXIA PRINCIPAIS Uretrite, com corrimen- Uso de preservativos. to que se propaga para outros rgos do sistema genital. Na mulher, geralmente no Uso de preservativos.

Sfilis Treponema pallidum

Clera Vibrio cholerae

h sintomas. DST, transfuses Primria: cancro duro. sangneas e via Secundria: manchas congnita. pelo corpo. Terciria: leses no sistema nervoso. Ingesto de gua ou Diarria, vmito, alimentos contaminadesidratao... dos, ingesto de frutos do mar crus ou mal cozidos.

Botulismo Clostridium botulinum

Ttano Clostridium tetani

Tuberculose

Mycrobacterium tuberculosis

Coqueluche Bordetella pertussis Corynebacterium diphtheriae Leptospira interrogans Hansenase ou lepra


Mycrobacterium leprae

Ferver ou filtrar a gua. Lavar bem as frutas e verduras. Saneamento bsico. Vacina (proteo de 3 a 6 meses). Ingerir frutos do mar apenas bem cozidos. Ingesto de alimentos Danos nos nervos, Manuteno do pH enlatados, contaminadificuldade visual, cido dos alimentos ou dos com esporos dessa dificuldade respiratria, conservao em bactria (toxinas). danos cerebrais, morte. temperaturas baixas ou ainda cozimento por 30 minutos. Esporo da bactria A toxina tetanospasmi- Vacina DPT (difteria, introduzido a um na produzida em coqueluche e ttano). ferimento, queimadura condies anaerbias e Vacina antitetnica e ou picada de agulha. provoca cefalia, dores soro antitetnico nos musculares, podendo pacientes no afetar msculos imunizados. respiratrios e levar morte. Atravs de gotculas de Tosse, expectorao, Evitar ambientes saliva e catarro da inapetncia, cansao, abafados e pessoa infectada. sudorese noturna. aglomeraes de pessoas, cuidado com copos e talheres usados em comum. Saliva, secrees da Acessos de tosse forte e Vacina trplice (DPT) laringe e brnquios. prolongada. Secrees do nariz e da garganta Ferimentos e mucosas em contato com guas contaminadas por urina de ratos. Secrees em contato com narinas, boca e pele. Placas na faringe e febre alta. Febre, dores musculares e leses hepticas. Leses cutneas, perda da sensibilidade, manchas na pele. Vacina trplice (DPT) Evitar contato com enxurradas, esgotos, etc. Higiene e evitar aglomeraes humanas.

Difteria Leptospirose

CAPTULO 3 - ESTRUTURA QUMICA E METABOLISMO CELULAR


A Citologia estuda a clula, sua estrutura e funes. No entanto para podermos entender bem uma clula precisamos primeiro conhecer do que ela feita. Componentes qumicos da clula
CONSTITUINTES gua Substncias minerais Glicdios Substncias orgnicas Lipdios Protenas CLULAS ANIMAIS % 60 4,3 6,2 11,7 17,8 CLULAS VEGETAIS % 75 2,45 18,0 0,5 4,0

3.1 gua Um dos componentes bsicos da clula a gua. A gua solvente universal; para que as substncias possam se encontrar e reagir, preciso existir gua. A gua tambm ajuda a evitar variaes bruscas de temperatura, pois apresenta valores elevados de calor especfico, calor de vaporizao e calor de fuso. Organismos pecilotrmicos no podem viver em lugares com temperaturas abaixo de zero, pois como no so capazes de controlar a temperatura do corpo a sua gua congelaria e os levaria morte. Nos processos de transporte de substncias, intra e extracelulares, a gua tem importante participao, assim como na eliminao de excretas celulares. A gua tambm tem funo lubrificante, estando presente em regies onde h atrito, como por exemplo, nas articulaes.

Variao da taxa de gua nos seres vivos. A quantidade de gua varia de acordo com alguns fatores: 1 - Metabolismo: o conjunto de reaes qumicas de um organismo, podendo ser classificado como metabolismo energtico e plstico. Quanto maior a atividade qumica (metabolismo) de um rgo, maior o teor hdrico.

Quantidade de gua em porcentagens do peso total em alguns rgos humanos


Encfalo de embrio Msculos Crebro Pulmes Corao Osso Dentina 92,0 83,4 77,8 70,9 70,9 48,2 12,0

2 - Idade: o encfalo do embrio tem 92% de gua e o do adulto 78%.A taxa de gua em geral decresce com a idade. 3 - Espcie: na espcie humana h 64% de gua e nas medusas (gua-viva) 98%.Esporos e sementes vegetais so as estruturas com menor proporo de gua (15%). 3.2 Sais Minerais Aparecem na composio da clula sob duas formas bsicas: imobilizada e dissociada. Se apresentam sob a forma imobilizada como componentes de estruturas esquelticas (cascas de ovos, ossos, etc.). Sob forma dissociada ou ionizada aparecem como na tabela abaixo:
Clcio (Ca2+) Componente dos ossos e dentes. Ativador de certas enzimas. Por exemplo : enzimas da coagulao .

Magnsio Faz parte da molcula de clorofila; necessrio, portanto , fotossntese. ( Mg2+) Ferro (Fe2+) Sdio (Na+) Presente na hemoglobina do sangue, pigmento fundamental para o transporte de oxignio. Componente de substncias importantes na respirao e na fotossntese (citocromos e ferrodoxina). Tem concentrao intracelular sempre mais baixa que nos lquidos externos. A membrana plasmtica, por transporte ativo, constantemente bombeia o sdio, que tende a penetrar por difuso. Importante componente da concentrao osmtica do sangue juntamente com o K .

mais abundante dentro das clulas que fora delas. Por transporte ativo, a membrana plasmtica Potssio absorve o potssio do meio externo. Os ons sdio e potssio esto envolvidos nos fenmenos + (K ) eltricos que ocorrem na membrana plasmtica, na concentrao muscular e na conduo nervosa. Fosfato (PO4-3) Cloro (Cl-) Iodo (I-) Componente dos ossos e dentes. Est no ATP, molcula energtica das atividades celulares. parte integrante do DNA e RNA, no cdigo gentico. Componente dos neurnios (transmisso de impulsos nervosos ). Entra na formao de hormnios tireoidianos.

3.3 Glicdios
Os glicdios so tambm conhecidos como acares, sacardios, carboidratos ou hidratos de carbono. So molculas compostas principalmente de: carbono, hidrognio, oxignio. Os acares mais simples so os monossacardios, que apresentam frmula geral . O valor de n pode variar de 3 a 7 conforme o tipo de monossacardio. O nome do acar dado de acordo com o nmero de tomos de carbono da molcula, seguido da terminao OSE. Por exemplo, triose, pentose,hexose. So monossacardios importantes: glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose. n 3 4 5 6 7 Frmula Nome Triose Tetrose Pentose Hexose Heptose

A juno de dois monossacardeos d origem a um dissacardio.Ex. sacarose. Quando temos muitos monossacardeos ligados, ocorre a formao de um polissacardeo, tal como o amido, o glicognio, a celulose, a quitina, etc. Os glicdios so a fonte primria de energia para as atividades celulares, podendo tambm apresentar funes estruturais, isto , formar estruturas celulares. Enquanto as plantas produzem seus prprios carboidratos, os animais incorporam-nos atravs do processo de nutrio.

Tabela - Monossacardeos
Carboidrato Ribose Papel biolgico Uma das matrias-primas necessrias produo de cido ribonuclico. produo de cido

Pentoses

necessria Desoxirribose Matria-prima desoxirribonuclico (DNA). Glicose

a molcula mais usada pelas clulas para obteno de energia. fabricada pelas partes verdes dos vegetais, na fotossntese. Abundante em vegetais, no sangue, no mel. Outra hexose, tambm com papel fundamentalmente energtico. Um dos monossacardeos constituinte da lactose do leite. Papel energtico.

Hexoses

Frutose Galactose

Tabela

10

Carboidrato

Monossacardeos constituintes

Onde encontrado e papel biolgico

Sacarose

Em muitos vegetais. Abundante glicose + frutose na cana-de-acar e na beterraba. Papel energtico. glicose + galactose Encontrado energtico. no leite. Papel

Lactose
DISSACARDEOS

Maltose

Encontrado em alguns vegetais. Provm da digesto do amido no glicose + glicose tubo digestivo de animais. Papel energtico. Encontrados em razes, caules e muitas molculas folhas. O excesso de glicose de glicose produzido na fotossntese armazenado sob forma de amido. Componente esqueltico da parede de clulas vegetais, muitas molculas funcionando como reforo. o de glicose carboidrato mais abundante na natureza. Encontrado no fgado e nos muitas molculas msculos. Constitui a reserva de glicose energtica dos animais.

Amido

POLISSACARDEOS

Celulose

Glicognio

IDENTIFICAO PRTICA DE ALGUNS CARBOIDRATOS Reagente Lugol (cor castanhoclara)


identificao de amido (polissacardeo). muda sua cor para azul-violeta (roxa).

Reagente Benedict (cor azul)

aquecido na presena de glicose forma um precipitado amarelo-escuro (alaranjado). aquecido na presena de sacarose forma um precipitado amarelo-claro.

11

3.4 Lipdios A principal propriedade deste grupo de substncias o fato de serem insolveis em gua. Essas substncias so formadas por C, H e O, mas em propores diferentes da dos carboidratos. Fazem parte deste grupo as gorduras, os leos, as ceras e os esterides. As gorduras e os leos formam o grupo dos triglicerdios, pois, por hidrlise, ambos liberam um lcool chamado glicerol e 3 "molculas" de cidos graxos. O cido graxo pode ser saturado ou insaturado. O saturado aquele onde h somente ligaes simples entre os tomos de carbono, como por exemplo, o cido palmtico e o cido esterico. O cido graxo insaturado possui uma ou mais ligaes duplas entre os carbonos, como, por exemplo, o cido olico. Um lipdio chamado "gordura" quando est no estado slido temperatura ambiente; caso esteja no estado lquido ser denominado "leo". As ceras so duras temperatura ambiente e macias quando so aquecidas. As ceras, por hidrlise, liberam "uma" molcula de lcool e cidos graxos, ambos de cadeia longa. Os esterides so lipdios de cadeia complexa. Como exemplo pode-se citar o colesterol e alguns hormnios: estrgenos, testosterona. IDENTIFICAO PRTICA DE LIPDIOS Sudam III (vermelho)

insolvel em gua; flutua na gua, por ter menor densidade. solvel em lipdios, os quais cora em vermelho, flutuando ambos na superfcie da gua.

Funes dos lipdios nos seres vivos. a) so constituintes da membrana plasmtica e de todas as membranas internas da clula (fosfolipdios); b) fornecem energia quando oxidados pelas clulas. So normalmente usados como reserva energtica; c) fazem parte da estrutura de algumas vitaminas (A, D, E e K); d) originam alguns hormnios (andrgenos, progesterona, etc.); e) ajudam na proteo, pois as ceras so encontradas na pele, nos plos, nas penas, nas folhas, impedindo a desidratao dessas estruturas, atravs de um efeito impermeabilizante.

12

3.5 Protenas So os principais constituintes estruturais das clulas. Elas tm trs papis fundamentais: 1 - estruturam a matria viva(funo plstica), formando as fibras dos tecidos; 2 - aceleram as reaes qumicas celulares (catlise) - neste caso as protenas so chamadas de enzimas (catalisadores orgnicos); 3 - funcionam como elementos de defesa (anticorpos). As protenas so macromolculas orgnicas formadas pela juno de muitos aminocidos (AA). Os aminocidos so as unidades (monmeros) que constituem as protenas (polmeros). Qualquer aminocido contm um grupo carboxila e um grupo amina.

A frmula geral de um aminocido est representada abaixo:

A ligao qumica entre dois AA chama-se ligao peptdica, e acontece sempre entre o C do radical cido de um AA e o N do radical amina do outro AA.

13

Quando a ligao ocorre entre 2 AA chamamos a molcula formada de dipeptdio. Quando ocorre com 3 AA chamamos de tripeptdio. Acima de 4 AA a molcula chamada de polipeptdio. As protenas so sempre polipeptdios (costuma ter acima de 80 AA). IDENTIFICAO PRTICA DE PROTENAS Reagente Millon (incolor) Reao do Biureto (CuSO4 + NaOH) (cor azul)

aquecido forma um precipitado vermelho com a protena. muda a cor azul-clara para violcea (arroxeada).

Existem vinte tipos diferentes de AA que fazem parte das protenas. Um mesmo AA pode aparecer vrias vezes na mesma molcula. Aminocidos essenciais Histidina (His) Isoleucina (Iso) Leucina (Leu) Lisina (Lis) Metionina (Met) Fenilalanina (Fen) Treonina (Tre) Triptofano (Tri) Valina (Val) Aminocidos no essenciais Alanina (Ala) Arginina (Arg) Asparagina (Asn) cido asprtico (Asp) Cistena (Cis) cido glutmico (Glu) Glicina (Gli) Glutamina (Gln) Prolina (Pro) Serina (Ser) Tirosina (Tir)

Parte desses AA so essenciais (precisam ser obtidos da alimentao), a partir dos quais o organismo pode sintetizar todos os demais (AA naturais).
14

O que diferencia um AA de outro o radical R. Se o nmero de aminocidos, que formam determinada molcula, for superior a 80, convencionalmente, ela ser chamada de protena. Apesar de existirem somente 20 AA, o nmero de protenas possvel praticamente infinito.
As protenas diferem entre si devido: a) a quantidade de AA na molcula, b) os tipos de AA, c) a seqncia dos AA na molcula. A seqncia dos AA na cadeia polipeptdica o que chamamos de estrutura primria da protena. Se a estrutura primria de uma protena for mudada, a protena mudada. A estrutura primria importante para a forma espacial da protena. O fio protico (estrutura primria) no fica esticado, mas sim enrolado como um fio de telefone (forma helicoidal), devido projeo espacial da ligao peptdica. Essa forma chamada de estrutura secundria. Em muitas protenas a prpria hlice (estrutura secundria) sofre dobramento sobre si mesma, adquirindo forma globosa chamada de estrutura terciria. essa estrutura terciria (espacial = tridimensional) que determina a funo biologicamente ativa, fazendo a protena trabalhar como enzima, anticorpo, etc. Vrios fatores tais como, temperatura, grau de acidez (pH), concentrao de sais e outros podem alterar a estrutura espacial de uma protena, sem alterar a sua estrutura primria. Este fenmeno chamado de desnaturao.

15

Uma das funes das protenas a funo estrutural, pois fazem parte da arquitetura das clulas e tecidos dos organismos. PROTENAS ESTRUTURAIS PROTENA PAPEL BIOLGICO Protena presente nos ossos, cartilagens e tendes, e tambm na pele. Aumenta a resistncia desses tecidos trao. Recobre a superfcie da pele dos vertebrados terrestres. o mais abundante componente de unhas, garras, corpos, bicos e plos dos vertebrados. Impermeabilizando as superfcies corpreas, diminuindo a desidratao. Principais constituintes do msculo. Responsveis pela contratilidade do msculo. Protena mais abundante do plasma sangneo, conferindo-lhe viscosidade, presso osmtica e funo tampo. Protena presente nas hemcias. Relacionada ao transporte de gases pelas clulas vermelhas do sangue.

Colgeno

Queratina

Actina e miosina

Albumina

Hemoglobina

Alm da funo estrutural as protenas atuam como catalisadoras das reaes qumicas que ocorrem nas clulas. So as enzimas. A maior parte das informaes contidas no DNA dos organismos, referente fabricao de enzimas. Cada reao que ocorre na clula necessita de uma enzima especfica, isto , uma mesma enzima no catalisa duas reaes diferentes. A
16

especificidade das enzimas explicada pelo modelo da chave (reagente) e fechadura (enzima). A forma espacial da enzima deve ser complementar forma espacial dos reagentes (substratos). As enzimas no so descartveis, uma enzima pode ser usada diversas vezes. A desnaturao de uma enzima implica na sua inatividade, pois perdendo sua forma espacial ela no consegue mais se encaixar ao seu substrato especfico.

O inibidor enzimtico tem forma semelhante ao substrato (reagente). Encaixando-se na enzima, bloqueia a entrada do substrato, inibindo a reao qumica. A temperatura um fator importante na velocidade da atividade enzimtica. A velocidade da reao enzimtica aumenta com o aumento da temperatura at certo limite, ento a velocidade diminui bruscamente. Para cada tipo de enzima existe uma temperatura tima. Para os seres humanos, a maioria das enzimas tem sua temperatura tima de funcionamento entre 35 e 40 C. Muitas enzimas para poderem funcionar precisam de um " ajudante" chamado de cofator. Os cofatores podem ser ons metlicos, como o cobre, zinco e mangans. Se o cofator uma substncia orgnica, ele denominado coenzima. A maioria das vitaminas necessrias ao nosso organismo atua como coenzima. 3.6 VITAMINAS Vitaminas so substncias orgnicas essenciais, que tm de ser obtidas do alimento, uma vez que o organismo no consegue fabric-las.

VITAMINAS

17

Vitaminas

Uso no corpo Necessria para o crescimento normal e para o funcionamento

deficincia

Principais fontes Vegetais amarelos pssego,

A antixeroftlmica

normal dos olhos, do nariz, dos pulmes. Previne resfriados e vrias infeces . Evita a cegueira noturna. Auxilia na oxidao dos

Cegueira

noturna; (cenoura, abbora, batata milho), nectarina, abric, gema de ovo, manteiga, fgado. Cerais na forma integral e pes, feijo, fgado, carne de porco, ovos, fermento de padaria, vegetais de folhas. Vegetais de folhas (couve, espinafre magras, de etc), ovos, padaria,

xeroftalmina, olhos secos em doce, crianas; cegueira total.

carboidratos. Estimula o apetite. B1 (tiamina) Mantm o tnus muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso. Previne beribri. Auxilia alimentos. B2 (riboflavina) na oxidao Essencial dos

Perda (homem)

de

apetite, e

fadiga

muscular, nervosismo, beribri polineurite (pssaros).

Ruptura da mucosa da boca, repolho, fermento

respirao celular. Mantm a dos lbios, da lngua e das carnes tonalidade saudvel da pele. bochechas. Atua na coordenao motora. Mantm o tnus nervoso e Inrcia e falta de energia,

fgado, leite.

B (PP) (cido nicotnico) B6 (piridoxina)

muscular e o bom funcionamento nervosismo extremo, distrbios Lvedo de cerveja, carnes do aparelho digestrio. Previne digestivos, pelagra (homem) e magras, ovos, fgado, leite. a pelagra. lngua preta (ces). Doenas de pele, distrbios Lvedo de cerveja, cereais nervosos, inrcia e extrema integrais, apatia. fgado, carnes magras, peixe, leite. Fgado. Leite em ostras e seus carnes, e

Auxilia a oxidao dos alimentos. Mantm a pele saudvel.

B12 (cianocobalamina) (cido ascrbico) C Anti-escorbtica (ergosterol = precursor da vitamina D) D Anti-raqutica (- tocoferol) E

Importante para a maturidade das hemcias.

Anemia perniciosa.

derivados, peixes, leveduras.

Inrcia e fadiga em adutos, Frutas ctricas (limo, lima, Previne infeces. Mantm a insnia integridade sangneos e dos a sade vasos crianas, dos gengivas, juntas, escorbuto. e nervosismo sangramento inflamaes dentes em laranja), nas de caju. tomate, couve, das repolho e outros vegetais folha, pimento,

dentes. Previne escorbuto.

alterados, morango, abacaxi, goiaba,

Atua no metabolismo do clcio e Problemas nos dentes, ossos do fsforo. Mantm os ossos e fracos, os dentes em bom Previne o raquitismo. contribui para os estado. sintomas da artrite, raquitismo, osteomalcia (adultos).

Lvedo, leo de fgado de bacalhau, gema de ovo, manteiga

Promove a fertilidade. Previne o aborto. Atua no sistema nervoso involuntrio muscular e involuntrios. , no nos sistema msculos

Esterilidade do macho, aborto. Oxidao de cidos graxos insaturados mitocondriais. e enzimas

leo de germe de trigo, carnes magras, laticnios, alface, leo de amendoim.

18

Anti-oxidante Hemorragias retarda cogulao. o prolongadas: processo de Vegetais verdes, tomate, castanha, espinafre, alface, repolho, vegetais. couve, leos

Atua na coagulao do sangue. Anti- hemorrgica Previne hemorragias.

3.7 A Molcula da Vida


Durante a evoluo da clula formou-se uma molcula, que hoje sabemos ser o cido desoxirribonuclico (DNA ou ADN): molcula longa, formada pela juno de um grande nmero de nucleotdeos, e que contm a informao gentica codificada. O DNA constitui uma espcie de cdigo que determina o que uma clula tem. Alm disso, o DNA capaz de produzir uma cpia dele mesmo. Antes de entrarmos no estudo do DNA propriamente dito, faz-se necessria a compreenso de alguns conceitos sobre relao entre cromossomos e DNA.

Os cromossomos contm os genes que por sua vez so formados por DNA (cido desoxirribonuclico). Estes genes permitem a transmisso das informaes genticas de gerao a gerao. O material responsvel pelo comando e coordenao de toda a atividade celular e pelas divises celulares e transmisses das caractersticas hereditrias est representado nas clulas pelos cromossomos. Nas clulas procariticas, o cromossomo uma nica molcula de um cido nuclico, denominado cido desoxirribonuclico, o DNA.

19

Nas clulas eucariticas, o cromossomo formado por DNA associado a molculas de histona, que so protenas bsicas. na molcula de DNA que esto contidos os genes, responsveis pelo comando da atividade celular e pelas caractersticas hereditrias. Cada molcula de DNA contm vrios genes dispostos linearmente ao longo da molcula. Cada gene, quando em atividade, transcrito em molculas de outros cidos nuclicos denominados ribonuclicos, que comandaro a sntese de protenas. Nas clulas procariticas, os cromossomos encontram-se imersos no prprio citoplasma formando uma estrutura denominada nuclide. Nas clulas eucariticas os cromossomos encontram-se separados dos citoplasma pela membrana nuclear ou carioteca, em uma estrutura denominada ncleo. A presena de carioteca uma caracterstica tpica das clulas eucariticas, que as distingue das procariticas. Alm disso, as clulas procariticas no apresentam organelas membranosas, como ocorre com as eucariticas. Estrutura A molcula de DNA constituda por uma seqncia de nucleotdeos, que por sua vez formado por trs diferentes tipos de molculas:

O nucleotdeo:

A orientao das ligaes entre as trs molculas constituintes dos nucleotdeos essencial para se determinar o sentido da dupla fita de DNA. A ligao entre a base nitrogenada e a pentose Esta ligao feita covalentemente atravs de uma ligao N-glicosdica com a hidroxila ligada ao carbono-1 da pentose.

20

Sabendo-se como so feitas as ligaes entre os nucleotdeos, formando assim a fita de DNA, podemos analisar a estrutura tridimensional do DNA. James Watson e Francis Crick postularam um modelo tridimensional para a estrutura do DNA baseando-se em estudos de difrao de raio-X. O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de DNA, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hlice de sentido rotacional direita. Esta conformao em fitas anti-paralelas levar necessidade de mecanismos especiais para a replicao do DNA.

Com base na estrutura de dupla hlice do DNA e nas caractersticas de hidrofobicidade das molculas, a estrutura do DNA fica da seguinte forma: O grupo fosfato e o acar (parte hidroflica) - esto localizados na parte externa da molcula. As bases nitrogenadas (parte hidrofbica) - esto localizadas na parte interna da molcula. A relao espacial entre as duas fitas cria um sulco principal e um sulco secundrio.

O pareamento das bases de cada fita se d de maneira padronizada, sempre uma purina com uma pirimidina, especificamente: adenina com timina e citosina com guanina.

21

A proximidade destas bases possibilita a formao de pontes de hidrognio, sendo que adenina forma duas pontes de hidrognio com a timina e a citosina forma trs pontes com a guanina. Duplicao do DNA Replicao do DNA o processo de auto-duplicao do material gentico mantendo assim o padro de herana ao longo das geraes. Duas teorias tentaram explicar a replicao do DNA: Teoria conservativa: Cada fita do DNA sofre duplicao e as fitas formadas sofrem pareamento resultando num novo DNA dupla fita, sem a participao das fitas "parentais" (fita nova com fita nova formam uma dupla hlice e fita velha com fita velha formam a outra dupla fita). Teoria semi-conservativa: Cada fita do DNA duplicada formando uma fita hbrida, isto , a fita velha pareia com a fita nova formando um novo DNA; de uma molcula de DNA formam-se duas outras iguais a ela. Cada DNA recm formado possui uma das cadeias da molcula me, por isso o nome semi-conservativa.

A molcula do DNA vai-se abrindo ao meio, por ao de uma enzima chamada DNA polimerase. Essa enzima quebra as ligaes de pontes de hidrognio existentes entre as duas bases nitrogenadas das cadeias complementares de nucleotdeos. Ao mesmo tempo que o DNA polimerase vai abrindo a molcula de DNA, outra enzima chamada DNA ligase vai ligando um grupo de nucleotdeos que se pareiam com os nucleotdeos da molcula me. Alm da capacidade de duplicao o DNA tambm responsvel pela sntese de outro cido nuclico muito importante para a clula: o cido ribonuclico ou RNA. Da mesma forma que o DNA, o RNA tambm uma molcula grande formada por vrias partes menores chamadas nucleotdeos. Por isso diz-se que tanto DNA como RNA so polinucleotdeos.

Sntese

22

O RNA (cido ribonuclico) o cido nuclico formado a partir de um modelo de DNA. O DNA no molde direto da sntese de protenas. Os moldes para sntese de protenas so molculas de RNA. Os vrios tipos de RNA transcritos do DNA so responsveis pela sntese de protenas no citoplasma. Existem trs tipos de RNAs: RNA mensageiro: Contm a informao para a sntese de protenas.

Os RNAm representam cerca de 4% do RNA celular total. RNA transportador: Transporta aminocidos para que ocorra a sntese de protenas. Os RNAt correspondem a 10% do RNA total da clula, e so denominados de adaptadores. RNA ribossmico: Componentes da maquinaria de sntese de protenas presente nos ribossomos.

Os RNAr correspondem a 85 % do RNA total da clula, e so encontrados nos ribossomos (local onde ocorre a sntese protica). Todas as formas de RNA so sintetizadas por enzimas (RNA polimerases) que obtm informaes em moldes de DNA. O RNAr produzido pelo DNA da regio organizadora do nuclolo e, associado a protenas, vai constituir os nuclolos. Depois passa ao citoplasma para formar os ribossomos. O RNAm leva para o citoplasma as informaes para a sntese das protenas. Existe um tipo de RNAm para cada tipo de cadeia polipeptdica, que vai constituir

23

uma protena. O RNAm transporta a informao gentica na forma de cdons, copiados do DNA; um cdon consiste em uma seqncia de trs nucleotdeos. O RNAt move-se do ncleo para o citoplasma, onde se liga a aminocidos, e deslocando-se at os ribossomos. Apresenta regies com pareamento de bases, que lhe conferem um aspecto de "trevo de trs folhas". Cada molcula de RNAt apresenta uma extremidade que se liga a diferentes tipos de aminocidos e uma regio com uma seqncia de trs nucleotdeos, o anticdon, que pode parear com um dos cdons do RNAm.

Biossntese das protenas


Os vrios tipos de RNA, transcritos do DNA, que vo participar da sntese de protenas, deslocam-se do ncleo para o citoplasma. O RNAr, inicialmente armazenado nos nuclolos, passa para o citoplasma e , associado a protenas, forma os ribossomos, que se prendem s membranas do retculo endoplasmtico. Os ribossomos dispem-se enfileirados, constituindo os polirribossomos ou polissomos, junto dos quais as protenas vo ser sintetizadas. Cada polissomo tambm denominado unidade de traduo, pois permite a sntese de um tipo de polipeptdeo. O RNAm move-se para o citoplasma e vai ligar-se aos polirribossomos. Ele formado por uma seqncia de trios de nucleotdeos, que correspondem a diferentes aminocidos. Cada trio um cdon, e os diferentes cdons determinam o tipo, o nmero e a posio dos aminocidos na cadeia polipeptdica.

O RNAt desloca-se para o citoplasma, onde se liga a aminocidos, deslocando-os at pontos de sntese protica. Numa determinada regio, a molcula de RNAt apresenta um trio especial de nucleotdeos, o anticdon, correspondente a um cdon do RNAm. Uma das extremidades da molcula de RNAt s se liga a um tipo de aminocido.

24

Comparao entre RNA e DNA: RNA Estrutura Filamento nico Pentose Ribose Bases Adenina (A), guanina (G), citosina nitrogenadas (C) e uracila (U) Funo Sntese de protenas Localizao Principalmente no citoplasma

DNA Filamento duplo Desoxirribose Adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T) Informao gentica Principalmente no ncleo

25

EXERCCIOS PROPOSTOS: 1- So substncias ditas orgnicas, exceto: a) Protenas. b) Aminocidos. c) Glicdios. d) Sais minerais. e) cidos nuclicos.

2- A imunidade, funo de defesa organismo, baseia-se: a) Na neutralizao dos aminocidos. 6- Glicognio e celulose tm em comum, b) Na reao dos antgenos. na sua composio qumica, c) Na defesa dos anticorpos, que atacam os molculas de: antgenos. a) Aminocidos. d) Na neutralizao dos anticorpos. b) cidos graxos. e) Na acelerao das reaes qumicas. c) Carboidratos. d) Protenas. 3- A diferena entre DNA e RNA, com relao e) Glicerol. s bases, que: a) DNA tem uracila e RNA tem citosina. 7- A macromolcula que encontrada b) RNA tem timina e DNA tem adenina. em cromossomos e portadora da c) DNA tem guanina e RNA tem citosina. mensagem gentica : d) DNA tem uracila e RNA tem timina. a) ATP. e) RNA tem uracila e DNA tem timina. b) RNA. c) ADP. 4- Qual dos alimentos abaixo no rico em d) Ribose. carboidratos? e) DNA. a) Po b) Mel 8- O DNA e o RNA so constitudos c) Bife de muitas unidades, os nucleotdeos. d) Arroz Cada nucleotdeo constitudo por um e) Uva grupo fostato, uma pentose e uma base nitrogenada. A diferena entre DNA e 5- (Unimep SP) Das substncias a seguir, RNA se estabelece: assinale aquela que tem funo a) Na pentose e nas bases nitrogenadas. basicamente energtica: b) No fosfato e nas bases nitrogenadas. a) Vitaminas. c) Na pentose e no fosfato. b) Sais minerais. d) Na pentose, no fosfato e nas bases. c) Carboidratos. e) Apenas nas bases nitrogenadas. d) Protenas. 10- Que papel tem, num animal, leos e e) Nenhuma das alternativas anteriores. gorduras?

Assinale as substncias de reserva encontradas respectivamente em animais e plantas: a) Amido e glicognio. b) Protdeos e glicose. c) Glicognio e frutose. d) Glicose e amido. do e) Glicognio e amido.

26

CAPTULO 4 O MICROSCPIO

A estrutura pormenorizada dos seres vivos e essa infinidade de coisas to pequenas que j se conhecem, estariam ainda no vasto campo da ignorncia humana se no existisse o microscpio. No entanto, a sua misso est ainda muito longe de se julgar cumprida e dele muito ainda se deve esperar. Nos finais do sculo XVI, depois de quatro sculos a aperfeioar e dar novas utilizaes s lentes, foi criada a lupa por Galileu e, usando-a, efectuou as primeiras observaes de objectos e seres. Com ele os cientistas da poca foram capazes de encontrar nos seres que j conheciam novos pormenores e caractersticas. No sculo XVI, a construo de aperfeioamento do microscpio, particularmente do sistema de lentes, expandiu-se. Antonie Van Leeuwenhoek e Zacharias Jansen, fabricantes de culos, desenvolveram os primeiros microscpios simples e compostos, respectivamente. Estes aparelhos utilizavam a luz reflectida pelo objecto fortemente iluminado. Vrios modelos foram a seguir construdos, entre os quais alguns de valor histrico, como por exemplo, o de Robert Hooke.

27

Mas teria de decorrer quase um sculo at que o microscpio ptico composto, sucessivamente aperfeioado, fosse capaz de permitir imagens de grande qualidade. Microscpio ptico (M.O.) - Partes Mecnica 1. p 2. brao 3. tubo ou canho 4. revlver 5. platina 6. charriot 7. parafusos para ajuste macro e/ou micromtrico do foco ptica Sistema de aumento: - oculares - objetivas Sistema de iluminao: - espelho - condensador - diafragma - filtro Observaes: 1. A imagem proporcionada pelo M.O. aumentada, virtual e invertida em relao ao objeto examinado. 2. Calcula-se o aumento da imagem obtida ao M.O. multiplicando-se o valor do aumento da ocular pelo valor do aumento da objetiva. 3. Campo microscpico a rea da preparao que se est observando ao M.O. Quanto maior o aumento da imagem, menor a abrangncia do campo. 4. Em virtude do ltimo item, sempre se inicia a observao ao M.O. com uma combinao de lentes que proporcione o menor aumento, a fim de se ter uma viso panormica da regio que se quer observar com maior aumento. MANEJO DO MICROSCPIO 1. Acender a lmpada do sistema de iluminao. 2. Abrir totalmente o diafragma e colocar o sistema condensador - diafragma na posio mais elevada, pois aquela que permite melhor iluminao. 3. Movimentar o revlver, colocando em posio a objetiva de menor aumento (4X). 4. Tomar a lmina com a lamnula para cima e coloc-la na platina, prendendoa com os grampos. 5. Movimentar o charriot, fazendo com que o preparado fique em baixo da

28

objetiva. 6. Com o parafuso macromtrico, elevar a platina ao mximo, observando que a objetiva no toque na lamnula, pois poder quebr-la. 7. Focalizar a preparao para a obteno de uma imagem ntida, movimentando o parafuso macromtrico e abaixando a platina at que se possa visualizar a imagem. 8. Aperfeioar o foco com o parafuso micromtrico. 9. Colocar a regio do preparado que se quer ver com maior aumento bem no centro do campo visual da lente. 10. Movimentar o revlver, colocando em posio a objetiva de 10X (aumento mdio). 11. Repetir o procedimento do item 6. 12. Para focalizar a nova imagem, repetir o procedimento do item 7. 13. Repetir o item 8. 14. Repetir o item 9. 15. Colocar a objetiva de 40X (maior aumento) em posio e repetir os itens 6, 7 e 8. 16. A objetiva de 100X chamada de imerso e seu uso ser explicado posteriormente.

29

CAPTULO 5 A CLULA
H cerca de 3,5 bilhes de anos, a formao de molculas capazes de servir de molde, com capacidade enzimtica para efetuar cpias fiis de si mesmas, possibilitou a origem dos organismos.O cido ribonuclico (RNA) uma delas. O DNA possui uma estrutura mais estvel, em dupla fita, capaz de servir de molde para sua duplicao, mas sem capacidade enzimtica. A funo enzimtica necessria para duplicao, transcrio e reparo exercida por protenas. A vida e a reproduo dependem da manuteno desses processos e da disponibilidade de energia e dos componentes necessrios para isso.

Micrografias Eletrnicas de Transmisso Centro de Microscopia Eletrnica CEMEL - ICB - UFMG

Diferentes tipos celulares Em condies ambientais variveis, a manuteno de microambientes relativamente constantes para permitir estes processos s foi possvel atravs de membranas biolgicas. As membranas tm composio fosfolipdicas e possuem protenas associadas, cujas particularidades iro determinar o transporte seletivo de materiais. Algumas bactrias desenvolveram mecanismos de gerao de energia associados membrana celular. Cloroplastos e mitocndrias so organelas provavelmente derivadas dessas bactrias. A divergncia entre procariontes e eucariontes deve ter ocorrido aps estabelecidos os mecanismos de replicao e transcrio do DNA, a traduo, o sistema de cdons e o metabolismo energtico e biossinttico.

Mioblasto e Clula Muscular Estriada Esqueltica madura.

30

Para os eucariontes, a compartimentalizao de atividades celulares em organelas envolvidas por membranas fosfolipdicas foi importante. Mas do ponto de vista fisiolgico, biossinttico e reprodutivo, a clula uma unidade funcional, mantida pela relao entre seus componentes. A clula a unidade fundamental da vida, mas, mais que isso, seu estudo revela que a vida um processo de auto-manuteno, onde a estrutura pode ser modificada, componentes podem ser substitudos, desde que sua organizao seja mantida. Uma clula s sabe fazer-se a si mesma e, acoplada estruturalmente ao seu meio, pode sobreviver e se dividir e se diferenciar. A clula representa a menor poro de matria viva dotada da capacidade de auto-duplicao independente. So as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma clula. Alguns organismos, tais como as bactrias, so unicelulares (consistem em uma nica clula). Outros organismos, tais como os seres humanos, so pluricelulares. Os seres humanos possuem aproximadamente 100 trilhes clulas; um tamanho de clula tpico o de 10 m; uma massa tpica da clula 1 nanograma. A maior clula conhecida o ovo de avestruz. Final do sculo XVII O holands Anton van Leeuwenhoek construa sistemas com lentes que permitiam observar objetos pequenos com aumentos de 100 a 200 vezes. Em 1837, antes de a teoria final da clula estar desenvolvida, um cientista tcheco de nome Jan Evangelista Purkye observou pequenos gros ao olhar um tecido vegetal atravs de um microscpio. A teoria da clula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos so compostos de uma ou mais clulas. Todas as clulas vm de clulas preexistentes. As funes vitais de um organismo ocorrem dentro das clulas, e todas elas contm informao gentica necessria para funes de regulamento da clula, e para a para transmitir a informao para a gerao seguinte de clulas. O termo clula (do grego kytos = cela; do latim cella = espao vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigaes sobre a constituio da cortia analisada atravs de lentes de aumento. Durante 160 anos pouco se falou de clulas. Em 1831, Robert Brown descobre o ncleo da clula. Em 1838, o botnico alemo Mathias Schleiden afirmou que todas as plantas eram constitudas por clulas. Em 1839, o fisiologista alemo Theodor Schwann concluiu que todos os animais tambm eram constitudos por clulas. Nasce a Teoria celular.

31

Em 1858, Rudolf Virchow declarou que todas as clulas surgem de clulas pr-existentes. Em 1865, Gregor Mendel lanou as bases da Gentica clssica, explicando os princpios fundamentais da herana de caractersticas. As clulas so envolvidas pela membrana celular e preenchidas com uma soluo aquosa concentrada de substncias qumicas, o citoplasma em que se encontram dispersos organelas. As formas mais simples de vida so organismos unicelulares que se propagam por cissiparidade. As clulas podem tambm constituir arranjos ordenados, os tecidos.

Clulas Eucariontes e Procariontes


Clulas procariontes Envoltrio nuclear DNA Cromossomas Nuclolos Diviso Endomembranas Mitocndrias Cloroplastos Parede celular Exocitose e endocitose Citoesqueleto Ausente Desnudo nicos Ausentes Fuso binria Ausentes Ausentes Ausentes No celulsica Ausentes Ausente Clulas eucariontes Presente Combinado com protenas Mltiplos Presentes Mitose e meiose Presentes Presentes Presentes em clulas vegetais Celulsica em clulas vegetais Presentes Presente

Clulas Eucariontes As clulas eucariontes ou eucariticas, tambm chamadas de euclulas, so mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vrios tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados so dotados deste tipo de clulas. altamente provvel que estas clulas tenham surgido por um processo de aperfeioamento contnuo das clulas procariontes. No possvel avaliar com preciso quanto tempo a clula "primitiva" levou para sofrer aperfeioamentos na sua estrutura at originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das clulas, mas provvel que tenha demorado muitos milhes de anos. Acredita-se que a clula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada relao tamanho funcionamento era necessrio que crescesse.

32

Acredita-se que a membrana da clula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginaes da sua superfcie, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial at o ponto de formarem a intrincada malha do retculo endoplasmtico. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacolos, lisossomos e outras. Quanto aos cloroplastos (e outros plastdeos) e mitocndrias, atualmente h uma corrente de cientistas que acreditam que a melhor teoria que explica a existncia destes orgnulos a Teoria da Endossimbiose, segundo a qual um ser com uma clula maior possua dentro de s uma clula menor mas com melhores caractersticas, fornecendo um refgio menor e esta a capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar protenas com interesse para a outra. Nesse grupo encontram-se:

Clulas Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacolo central) Clulas Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vrios pequenos vacolos) CLULA ANIMAL

33

CLULA VEGETAL

DIFERENA ENTRE CLULA ANIMAL E VEGETAL

34

As clulas vegetais se distinguem das animais devidas s seguintes caractersticas: parede celular, coneces celulares (plasmodesmos), vacolos, plastos e reserva energtica.

O citoplasma das clulas vegetais contm, alm dos plastos e vacolos, as mesmas organelas da clula animal. Aparentemente tanto o retculo endoplasmtico liso quanto o granular e os ribossomos exercem funes semelhantes nas clulas animais e vegetais. Logo abaixo da membrana plasmtica observam-se sistemas de microtbulos que correm paralelos membrana. Provavelmente esto relacionados formao da parede ou manuteno da forma das clulas. O aparelho de Golgi aparece na clula vegetal sob a forma de corpos dispersos pelo citoplasma, que, de um modo geral, so de tamanho menor do que os da clula animal, embora apresentem morfologia semelhante. A clula vegetal est circundada por uma estrutura semi-rgida denominada parede celular, a qual confere proteo e apoio mecnico clula, que deforma-se a medida que a clula cresce e se diferencia. Uma caracterstica peculiar s clulas vegetais a existncia de coneces celulares (pontes citoplasmticas) interligando clulas vizinhas. Tais coneces, chamadas de plasmodesmos, esto nos limites de resoluo do microscpio ptico e ocorre em grande nmero (pelo menos de 1.000 a 10.000). Os vacolos so importantes estruturas citoplasmticas caractersticas da clula vegetal. Nas plantas, o crescimento celular d-se em grande parte devido ao crescimento dos vacolos. O sistema de vacolos pode atingir at 90% do volume total da clula. Os plastos so organelas ligadas aos processos de fotossntese. H diversos tipos de plastos e sua classificao se faz de acordo com o material encontrado no seu interior. Os cloroplastos so os mais comuns e so verdes devido aos pigmentos de clorofila.

35

CAPTULO 6 MEMBRANA PLASMTICA

6.1 Funes A membrana plasmtica cumpre uma vasta gama de funes. A primeira, do ponto de vista da prpria clula que ela d individualidade a cada clula, definindo meios intra e extra celular. Ela forma ambientes nicos e especializados, cuja composio e concentrao molecular so consequncia de sua permeabilidade seletiva e dos diversos meios de comunicao com o meio extracelular. Alm de delimitar o ambiente celular, compartimentalizando molculas, a membrana plasmtica representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular, transduzindo informaes para o interior da clula e permitindo que ela responda a estmulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funes biolgicas. Tambm nas interaes clula-clula e clula-matriz extracelular a membrana plasmtica participa de forma decisiva. , por exemplo, atravs de componentes da membrana que clulas semelhantes podem se reconhecer para, agrupando-se, formar tecidos. A manuteno da individualidade celular, assim como o bom desempenho das outras funes da membrana, requerem uma combinao particular de caractersticas estruturais da membrana plasmtica: ao mesmo tempo que a membrana precisa formar um limite estvel, ela precisa tambm ser dinmica e flexvel. A combinao destas caractersticas possvel devido sua composio qumica. 6.2 Composio qumica e estrutura As membranas celulares consistem de uma dupla camada contnua de lpideos, com a qual protenas e carboidratos das mais diversas naturezas interagem das mais diversas maneiras Justamente a bicamada lipdica que confere estabilidade e flexibilidade, ao mesmo tempo, membrana. Pode-se dizer que os lipdeos so os componentes que compem a estrutura bsica da
36

membrana. Existem 3 grandes classes de lipdeos que compem a membrana plasmtica: fosfolipdeos, esteris e glicolpides, sendo que fosofolpides so os mais abundantes, via de regra. A molcula de lpide possui uma caracterstica bioqumica essencial para formar uma bicamada estvel, ainda que fluida. Ela possui uma regio hidroflica e caudas hidrofbicas. Enquanto que a regio hidroflica interage bem com a gua, altamente abundante nos meios intra e extracelular, a regio hidrofbica busca esconder-se da gua. A inteno natural desta molcula anfiptica, ou seja, composta por regies hidrofbica e hidroflica, de atingir um estado que seja energeticamente estvel e termodinamicamente favorvel, faz com que elas arranjem-se na forma de uma bicamada. A estabilidade , ento, dada pela necessidade termodinmica do prprio lpide em manter suas regies hidroflica e hidrofbica em posies adequadas em relao gua. Desta forma, se a bicamada lipdica sofre um dano, onde algumas molculas so removidas, sua tendncia natural a de se regenerar. Os lipdeos distribuem-se assimetricamente nas duas monocamadas lipdicas e esto em constante movimentao. Eles movem-se ao longo do seu prprio eixo, num movimento chamado rotacional e movem-se lateralmente ao longo da extenso da camada. Estes dois movimentos no representam qualquer alterao `a termodinmica natural da membrana e, portanto, ocorrem constantemente. Um outro movimento chamado flip-flop, que consiste em mudar de uma monocamada `a outra, menos frequente, pois envolve a passagem da cabea polar (hidroflica) dentro da regio apolar (hidrofbica) da bicamada. A fluidez da membrana controlada por diversos fatores fsicos e qumicos. A temperatura influencia na fluidez: quanto mais alta ou baixa, mais ou menos fluida ser a membrana, respectivamente. O nmero de duplas ligaes nas caudas hidrofbicas dos lpides tambm influencia a fluidez: quanto maior o nmero de insaturaes, mais fluida a membrana pois menor ser a possibilidade de intrao entre molculas vizinhas. Tambm a concentrao de colesterol influencia na fluidez: quanto mais colesterol, menos fluida. O colesterol, por ser menor e mais rgido, interage mais fortemente com os lipdeos adjacentes, diminuindo sua capacidade de movimentao. Se os lpides so as molculas mais expressivas em termos de estrutura de membrana, as protenas o so em termos de funes. Considerando-se sua interao com a bicamada lipdica, as protenas podem ser classificadas como: ancoradas, perifricas ou transmembrana (integrais). Naturalmente que as protenas tambm possuem caractersticas estruturais que as permitem interagir com a bicamada lipdica: algumas delas possuem regies polares e apolares, sendo tambm anfipticas. Inmeras funes so desempenhadas pelas protenas de membrana: elas comunicam clula e meio extracelular, servindo como poros e canais, controlam o transporte inico, servem como transportadoras, realizam atividade enzimtica e ainda podem ser antignicas, elicitando respostas imunes.

37

Os carboidratos, que so exclusivamente encontrados na monocamada externa de membranas plasmticas, interagem ora com protenas (glicoprotenas), ora com lpides (glicolpides), formando uma estrutura denominada glicoclice. O glicoclice desempenha inmeras funes e elas refletem, na verdade, funes desempenhadas por seus componentes. Por exemplo, a inibio do crescimento celular por contato depende de glicoprotenas do glicoclice. Se tais protenas forem perdidas ou modificadas, como acontece em alguns tumores malignos, mesmo o glicoclice ainda existindo, esta funo ser comprometida. O glicoclice importante na adeso e reconhecimento celular, na determinao de grupos sanguneos, entre outras funes. 6.3 Atividades da Membrana Plasmtica O que caracteriza a vida da clula a sua inaltervel constituio fsicoqumica, e compete membrana celular manter um controle rgido do intercmbio de substncias entre os meios intra e extracelular. O conjunto de substncias que formam a matria viva e ativa da clula recebe o nome de protoplasma e compe-se de solues coloidais, solues qumicas e suspenses. As solues coloidais no atravessam as membranas semipermeveis, entretanto a gua e as solues qumicas podem atravessar facilmente a membrana pelo processo de difuso simples que compreende a osmose e a dilise. A osmose a passagem de molculas de gua atravs de uma membrana semipermevel sempre no sentido do meio hipotnico para o meio hipertnico. Se a clula no se mantiver em isotonia com o meio extracelular pode ocorrer a turgescncia ou a plasmlise. Na turgescncia a clula absorve um excesso de gua que a faz aumentar de volume, podendo ocorrer a ruptura da membrana e a morte celular. Na plasmlise a clula perde gua para o meio e se desidrata. Seu volume sofre retrao, podendo ocorrer a morte celular. Recolocada em meio isotnico ela volta ao volume normal. A dilise a difuso de partculas do soluto das solues qumicas atravs da membrana plasmtica sempre no sentido da soluo mais concentrada para a soluo menos concentrada. Na difuso facilitada participam molculas de natureza protica que recolhem pequenas molculas e ons do meio extracelular e os descarregam no meio intracelular e vice-versa. A osmose, a dilise e a difuso facilitada so consideradas como transporte passivo, pois em nenhuma delas ocorre dispndio de energia pela clula. Em funo dessas atividades, dizemos que a membrana plasmtica dotada de permeabilidade seletiva, controlando as substncias que entram ou saem do meio celular.

38

A membrana realiza ainda o transporte ativo e o transporte em bloco. No transporte ativo j se observa o consumo de energia pela clula. Ele consiste na passagem de molculas de um lado para o outro da membrana plasmtica sempre contra um gradiente de concentrao, contra as leis da difuso. A absoro de sais pelas razes das plantas e a passagem da glicose para o interior das clulas so exemplos de transporte ativo. O transporte em bloco compreende o englobamento de substncias cujo volume no poderia atravessar a membrana sem romp-la. A clula promove modificaes na sua superfcie no sentido de englobar o material a ser recolhido ou eliminado. Compreende a endocitose (fagocitose e pinocitose) e a exocitose. A fagocitose o englobamento de partculas slidas. Amebas, leuccitos e macrfagos (tecido conjuntivo) realizam fagocitose emitindo pseudpodos (expanses citoplasmticas) que abraam o material a ser englobado. A pinocitose o englobamento de partculas lquidas. As clulas da mucosa intestinal absorvem os nutrientes resultantes da digesto por pinocitose. A exocitose ou clasmocitose um movimento contrrio endocitose destinado expulso de substncias. 6.4 Especializaes da Membrana Plasmtica A membrana plasmtica revela adaptaes especiais como: microvilosidades, desmossomos, interdigitaes, plasmodesmos, clios e flagelos. Microvilosidades so minsculas expanses em forma de dedos na superfcie da clula que se projetam para o meio extracelular quando se torna necessrio ampliar a rea de absoro da clula. So numerosssimas nas clulas epiteliais de revestimento da mucosa intestinal. Desmossomos so destinados maior fixao de uma clula s suas vizinhas. Cada desmossomo compreende duas metades, cada um pertencente a uma clula. O espao entre eles contm uma substncia cimentante formada por molculas de glicoprotenas. Interdigitaes representam um recurso para proporcionar a melhor ligao das clulas entre si num tecido. A superfcie celular descreve salincias e reentrncias que se encaixam perfeitamente nas das clulas vizinhas. Plasmodesmos compreendem pontes de continuidade do citoplasma entre clulas vizinhas, graas a diminutas interrupes nas membranas de separao entre tais clulas. So exclusivos das clulas vegetais. Clios e flagelos so expanses celulares finas e muito mveis que contribuem para a movimentao celular com deslocamento ou para proporcionar o aparecimento de correntes lquidas ao redor das clulas. Em bactrias, protozorios, euglenfitas, pirrfitas e em clulas reprodutoras (gametas masculinos) de plantas e animais (anterozides e espermatozides) esses orgnulos atuam na motricidade celular. Em tecidos animais, como no epitlio ciliado das trompas de Falpio e no epitlio ciliado da traquia, eles formam um fluxo de lquido. Em clulas bacterianas essas estruturas so apenas expanses citoplasmticas. J nos protozorios e organismos

39

multicelulares, flagelos e clios so mais complexos e ligados ao centrolo (microtbulos).Os clios so curtos e numerosssimos, enquanto os flagelos so longos e pouco numerosos. 6.5 A Parede Celular ou Parede Esqueltica Aparece nas clulas dos vegetais, das algas protistas, dos fungos e dos organismos procariontes (bactrias e cianofceas) como um envoltrio rgido e espesso, que serve de proteo e suporte. No existe nas clulas dos animais ou dos protozorios. Sua composio qumica varia segundo o tipo celular. Assim, nas bactrias composta de glicoprotenas; nas algas diatomceas compe-se de slica; nos fungos constituda de quitina, etc. Nas clulas vegetais jovens, a parede celular compe-se de celulose e pequena quantidade de pectina e glicoprotenas. Essa a parede celular primria que pouco rgida, apresentando certa elasticidade e permeabilidade. medida que a clula se diferencia, tornando-se adulta, na parede celular primria depositam-se substncias de natureza qumica diferente como, por exemplo, a lignina e a suberina, formando a parede celular secundria. O espao ocupado pelo lmen celular diminui devido ao espessamento dessa parede. Em alguns casos o contedo vivo acaba por morrer, restando um lmen vazio como acontece na cortia. As clulas vegetais que permanecem em contato direto com a atmosfera apresentam uma cobertura de substncias de natureza graxa (cutina ou cera), cujo objetivo evitar a perda excessiva de gua. Geralmente a parede celular no contnua, deixa uns poros ou pontuaes em certas regies por onde o citoplasma de uma clula se comunica com o citoplasma de clulas vizinhas atravs dos plasmodesmos. Apesar de rgida, a parede celular permevel gua, que a atravessa livremente em ambos os sentidos. Ela pode se destacar da membrana plasmtica se a clula for submetida a uma soluo hipertnica e perder gua para o meio extracelular. Neste caso, o citoplasma se retrai e a membrana plasmtica se desgarra da parede celular.

40

EXERCCIOS
Parte I: Estrutura da Membrana
1) O modelo abaixo representa a configurao molecular da membrana celular, segundo Singer e Nicholson. Acerca do modelo proposto, assinale a alternativa incorreta.

a) O algarismo 1 assinala a extremidade polar (hidrfila) das molculas lipdicas. b) O algarismo 2 assinala a extremidade apolar (hidrfoba) das molculas lipdicas. c) O algarismo 3 assinala uma molcula de protena. d) O algarismo 4 assinala uma molcula de protena que faz parte do glicoclix. e) O algarismo 5 assinala uma protena extrnseca estrutura da membrana. 2) Na mucosa intestinal, as clulas apresentam grande capacidade de absoro devido presena de: a) desmossomas b) vesculas fagocitrias c) microvilosidades d) flagelos e) clios 3) A membrana plasmtica, apesar de invisvel ao microscpio ptico, est presente: a) em todas as clulas, seja ela procaritica ou eucaritica. b) apenas nas clulas animais. c) apenas nas clulas vegetais. d) apenas nas clulas dos eucariontes. e) apenas nas clulas dos procariontes. 4) Quimicamente, a membrana celular constituda principalmente por: a) acetonas e cidos graxos. b) carboidratos e cidos nucleicos. c) celobiose e aldedos. d) protenas e lipdios. e) RNA e DNA. 5) A membrana plasmtica constituda de uma bicamada de fosfolipdeos, onde esto mergulhadas molculas de protenas globulares. As protenas a encontradas: a) esto dispostas externamente, formando uma capa que delimita o volume celular e mantm a diferena de composio molecular entre os meios intra e extracelular. b) apresentam disposio fixa, o que possibilita sua ao no transporte de ons e molculas atravs da membrana. c) tm movimentao livre no plano da membrana, o que permite atuarem como receptores de sinais. d) dispem-se na regio mais interna, sendo responsveis pela maior permeabilidade da membrana a molculas hidrofbicas. e) localizam-se entre as duas camadas de fosfolipdeos, funcionando como um citoesqueleto, que determina a morfologia celular. 6) Os seres vivos, exceto os vrus, apresentam estrutura celular. Entretanto, no h nada que corresponda a uma clula tpica, pois, tanto os organismos unicelulares como as clulas dos vrios tecidos dos pluricelulares so muito diferentes entre si. Apesar dessa enorme variedade, todas as clulas vivas apresentam o seguinte componente: a) retculo endoplasmtico. b) membrana plasmtica. c) aparelho de Golgi. d) mitocndria. e) cloroplasto. 7) Na maioria das clulas vegetais, encontram-se pontes citoplasmticas que estabelecem continuidade entre clulas adjacentes. Estas pontes so denominadas:

41

a) microtbulos. b) polissomos. c) desmossomos. d) microvilosidades. e) plasmodesmos. 8) As clulas animais apresentam um revestimento externo especfico, que facilita sua aderncia, assim como reaes a partculas estranhas, como, por exemplo, as clulas de um rgo transplantado. Esse revestimento denominado: a) membrana celulsica. b) glicoclix. c) microvilosidades. d) interdigitaes. e) desmossomos. 9) Assinale, dentre as estruturas abaixo, aquela que representa EXCEO especializao da membrana plasmica: a) desmossomos. b) plos absorventes na razes dos vegetais. c) microvilosidades intestinais. d) axnio. e) clios. 10) As clulas animais diferem das clulas vegetais porque estas contm vrias estruturas e organelas caractersticas. Na lista abaixo, marque a organela ou estrutura comum s clulas animais e vegetais. a) vacolo b) parede celular c) cloroplastos d) membrana celular e) centrolo

11) As microvilosidades presentes nas clulas do epitlio intestinal tm a funo de: a) aumentar a aderncia entre uma clula e outra. b) produzir grande quantidade de ATP, necessria ao intenso metabolismo celular. c) sintetizar enzimas digestivas. d) secretar muco. e) aumentar a superfcie de absoro. 12) Sabe-se que clulas epiteliais acham-se fortemente unidas, sendo necessria uma fora considervel para separlas. Isto se deve ao: a) do ATP, que se prende s membranas plasmticas das clulas vizinhas. b) da substncia intercelular. c) dos desmossomos. d) dos centrolos. e) da parede celular celulsica. 13) O reforo externo da membrana celular nos vegetais : a) rgido, celulsico e colado membrana plasmtica. b) elstico, celulsico e colado membrana plasmtica. c) rgido, celulsico e capaz de se descolar da membrana plasmtica. d) elstico, celulsico e capaz de se destacar da membrana plasmtica. e) rgido e de natureza exclusivamente proteica.

Parte II: Fisiologia da Membrana


1) Quando se coloca uma clula da epiderme inferior da folha de Tradescantia zebrina em uma soluo hipertnica, ocorre: I- movimento de soluto e de solvente entre as clulas e a soluo externa. II- destruio da clula. III- sada de solvente da clula. IV- plasmlise. Assinale: a) Se apenas as afirmativas III e IV forem corretas. b) Se apenas as afirmativas I e II forem corretas. c) Se apenas as afirmativas II e IV forem corretas. d) Se apenas as afirmativas I e III forem corretas. e) Se apenas a afirmativa I for correta. 2) As molculas de glicose atravessam a membrana celular das clulas intestinais, combinadas com molculas de protenas transportadoras denominadas permeases. Esse processo denominado:

42

a) transporte de massa. b) difuso facilitada c) endocitose d) transporte ativo e) osmose. 3) Todas as clulas possuem uma membrana plasmtica que separa o contedo protoplasmtico do meio extracelular. A existncia e integridade da membrana importante porque: a) regula trocas entre a clula e o meio s permitindo a passagem de molculas de fora para dentro da clula e impedindo a passagem no sentido inverso. b) possibilita clula manter a composio intracelular diversa da do meio ambiente. c) impede a penetrao de substncias existentes em excesso no meio ambiente. d) exige sempre consumo energtico para a captao de alimentos do meio externo. e) impede a sada de gua do citoplasma. 4) Quando ganhamos flores, se quisermos que elas durem mais tempo, devemos mergulh-las dentro dgua e cortarmos, em seguida, a ponta da sua haste. Este procedimento feito com o objetivo de garantir a continuidade da conduo da seiva bruta. Tal fenmeno ocorre graas diferena de osmolaridade entre a planta e o meio onde ela est, que so respectivamente: a) hipotnica e isotnico. b) isotnica e hipotnico. c) hipertnica e isotnico. d) hipotnica e isotnico. e) hipertnica e hipotnico. 5) Um peixe tipicamente marinho introduzido em um tanque contendo gua doce. Analisando o balano osmtico, podemos dizer que: a) o corpo do peixe perde gua para o meio externo. b) a perda de gua do corpo do peixe para o meio externo impedida pela presena de escamas e muco. c) a gua do meio externo, menos concentrada, penetra no corpo do peixe que mais concentrado. d) a gua do meio externo, mais concentrada, penetra no corpo do peixe que menos concentrado. e) o corpo do peixe entra automaticamente em equilbrio com a gua circundante, evitando a entrada ou a sada de gua. 6) Certos tipos de molculas atravessam isoladamente a membrana plasmtica e penetram no citoplasma. Tambm existem processos nos quais grande quantidade de material passa para o interior da clula. Sobre estes ltimos, assinale a opo correta. a) A transferncia de partculas visveis, tanto ao microscpio ptico quanto ao eletrnico, para o interior da clula conhecida pela denominao de micropinocitose. b) Fagocitose o termo utilizado para definir o englobamento de pequenas quantidades de lquidos pela superf cie da clula. c) Na micropinocitose, para o englobamento de partculas ocorrem depresses na membrana plasmtica que se transformam em vesculas muito pequenas, visveis somente ao microscpio eletrnico. d) O englobamento de partculas slidas visveis, tanto ao microscpio ptico quanto ao eletrnico, recebe a denominao de pinocitose. e) Em cultura de tecidos, as clulas demonstram uma intensa atividade de englobamento de partculas slidas, observveis somente ao microscpio eletrnico e denominada de fagocitose. 7) Trs funis, contendo substncias diferentes, porm em mesmas quantidades, foram colocados em um recipiente com uma determinada soluo. Aps algum tempo, o nvel das substncias no interior dos funis mostrava-se como no esquema abaixo:

Com base nestes dados, podemos afirmar que a concentrao da soluo no recipiente : a) 0,5 % b) 1,0% c) 1,5% d) 2,0% e) 2,5%

8) Batatas, antes de serem fritas, so imersas em gua com sal durante alguns minutos e depois escorridas em papel absorvente. Alm de realar o sabor, qual o efeito biolgico acarretado por essa providncia? a) As batatas amolecem tornando-se mais fceis de mastigar. b) A gua com sal hidrata o alimento tornando-o mais volumoso. c) A gua lava o alimento e elimina as bactrias alojadas nas clulas.

43

d) As batatas perdem gua, fritam melhor e tornam-se mais crocantes. e) A gua acelera os processos mitticos, aumentando a massa das batatas. 9) Clulas vegetais plasmolisaram-se ao entrar em contato com uma determinada soluo. Sobre tal fenmeno podese dizer que: a) na plasmlise o soluto move-se do meio hipotnico para o hipertnico. b) clulas trgidas plasmolisam-se quando entram em contato com uma soluo hipotnica. c) a soluo era hipertnica em relao concentrao do suco celular. d) plasmlise a perda de gua pela clula para uma soluo hipotnica. e) para ocorrer a deplasmlise necessrio submeter as clulas a uma soluo hipertnica. 10) prtica comum temperarmos a salada com sal, pimenta-do-reino, vinagre e azeite. Porm, depois de algum tempo, observamos que as folhas vo murchando. Isto se explica porque: a) o meio mais concentrado que as clulas. b) o meio menos concentrado que as clulas. c) o meio apresenta concentrao igual das clulas do vegetal. d) as clulas do vegetal ficam trgidas quando colocadas em meio hipertnico. e) por uma razo diferente das citadas acima. 11) O esquema abaixo representa a concentrao de ons dentro e fora dos glbulos vermelhos. A entrada de K e a + sada de Na dos glbulos vermelhos pode ocorrer por:
+

a) transporte passivo. b) plasmlise. c) osmose. 12) Fagocitose :

d) difuso. e) transporte ativo.

a) englobamento de partculas slidas grandes pela clula. b) englobamento de partculas lquidas pela clula. c) processo de formao de membranas. d) um tipo de exocitose. e) um mecanismo de difuso por membranas. 13) A incorporao de gotculas no citoplasma, por invaginao da membrana plasmtica, formando vesculas, denomina-se: a) fagocitose. b) clasmocitose. c) endocitose. d) pinocitose. e) plasmlise.

14) No desenho abaixo, observamos trs tubos de ensaio contendo solues de diferentes concentraes de NaCl e as modificaes sofridas pelas hemcias presentes em seu interior. Em relao a este desenho, assinale a alternativa correta:

a) Em 1 a soluo isotnica em relao hemcia; em 2 a soluco hipertnica em relao hemcia e em 3 a soluo hipotnica hemcia. b) As hemcias em 1 sofreram alterao de volume, porm em 2 ocorreu plasmlise e em 3 turgncia. c) Considerando a concentrao isotnica de NaCl = 0,9 %, a soluo 2 certamente possui uma concentrao de NaCl inferior a 0,9 % e a soluo 3, uma concentra de NaCl superior a 0,9 %. d) As hemcias do tubo 2 sofreram perda de gua para a soluo, enquanto as do tubo 3 aumentaram seu volume, depositando-se no fundo. e) A plasmlise sofrida pelas hemcias do tubo 2 ocorreu em razo da perda de NaCl para o meio.

44

You might also like