You are on page 1of 4

Teoria da Constituio Questes objetivas 1.

( ) A Constituio brasileira de 1891, ao contemplar direitos de primeira, segunda e terceira geraes, caracteriza-se como uma constituio tpica do Estado Liberal. 2. ( ) A Constituio brasileira de 1988 considerada como rgida em funo da sua considervel extenso, tratando de inmeros e variados assuntos ou matrias. 3. ( ) Atualmente, o poder constituinte originrio, entendido como poder de fato, ilimitado e incondicionado juridicamente, deve ser chancelado pela Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU). 4. ( ) Cada norma-regra do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) somente pode ser alterada uma vez por intermdio de emenda constitucional. Assinale a assertiva correta. 5. Uma emenda Constituio de 1988 no ser vlida se: a) mitigar a extenso de um princpio constitucional relacionado com as atividades culturais b) revogar uma norma-regra constitucional c) modificar dispositivo constitucional interpretado anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal em sentido diverso d) revogar o dispositivo constitucional que garante a existncia, na ordem jurdica, do habeas corpus 6. ( ) O eventual direito de acesso internet (rede mundial de computadores) caracteriza-se como direito de primeira dimenso ou gerao. 7. ( ) Entre os direitos fundamentais assegurados pela Constituio brasileira de 1988, a vida um daqueles com carter absoluto. 8. ( ) O habeas corpus, expressamente previsto na Constituio, uma garantia fundamental que viabiliza o exerccio de um direito fundamental, tambm expressamente previsto na Constituio. 9. ( ) Todos os direitos fundamentais so consagrados na Constituio brasileira de 1988 por intermdio de normas com eficcia plena e aplicabilidade imediata. 10. A ponderao (ou sopesamento) uma tcnica que resolve: a) conflitos entre Estados-membros numa Federao b) divergncias entre Tribunais Superiores c) desarmonia entre os Poderes constitudos d) conflitos entre direitos fundamentais

11. ( ) A ponderao (ou sopesamento) implica na revogao da norma jurdica que consagra o direito ou valor vencido. 12. ( ) "Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio". Trata-se de uma regra principiolgica. 13. ( ) vlido afirmar que um princpio uma norma jurdica com dimenso imediatamente finalstica (determina a realizao de um fim juridicamente relevante). 14. A Constituio estabelece que vedado instituir impostos sobre livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. Assim, o instituto ou tcnica que permite considerar os livros eletrnicos (no expressamente mencionados no texto normativo) abrangidos pela imunidade tributrio denomina-se: a) repristinao b) mutao constitucional c) interpretao constitucional involutiva d) interpretao conforme a Constituio 15. ( ) A recepo de uma norma jurdica no pode ser efetivada com ganho de status jurdico (exemplo: um decreto que passa a ter fora de lei). 16. ( ) A incompatibilidade vertical da legislao infraconstitucional diante de uma nova Constituio resolve-se pela revogao, considerando a incidncia, na hiptese, do postulado kelseniano da existncia de normas constitucionais inconstitucionais. 17. ( ) A discusso da repristinao no controle de constitucionalidade conduz a concluso de que o vcio jurdico de inconstitucionalidade significa: a) nulidade do ato normativo b) anulabilidade do ato normativo c) inexistncia do ato normativo d) irregularidade do ato normativo 18. ( ) A tese de que h hierarquia entre normas constitucionais originrias dando ensejo a declarao de inconstitucionalidade de umas em face de outras e incompatvel com a Constituio brasileira de 1988. 19. A norma constitucional que define um direito para uma categoria de pessoas e remete o exerccio desse direito a uma necessria e imprescindvel disciplina em lei complementar possui eficcia: a) plena b) contida c) limitada d) unitria 20. ( ) As normas constitucionais s admitem interpretao extensiva, jamais interpretao restritiva.

21. ( ) A interpretao constitucional gramatical, temperada pelo critrio sistemtico, permite uma concluso histrica e finalstica acerca das normas futuras adotadas por emendas constitucionais. 22. ( ) So considerados pela doutrina corrente como princpios de interpretao constitucional: unidade da Constituio, razoabilidade, efetividade, legalidade e economicidade. 23. ( ) Os sistema jurdicos atuais so considerados fundamentalmente abertos porque somente as normas-regras so dotadas de normatividade (ou fora para incidir e produzir efeitos). 24. ( ) A norma prevista no artigo 230, pargrafo segundo, da Constituio Federal (Aos maiores de sessenta e cinco anos garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos), deve ser classificada como norma de eficcia contida. 25. ( ) A lacuna constitucional deve necessariamente ser integrada segundo os parmetros definidos na Lei de Introduo ao Cdigo Civil. 26. ( ) Reviso constitucional e emenda constitucional so institutos equivalentes somente quando vedada circunstancialmente a alterao da Constituio. 27. ( ) A Constituio brasileira de 1988 impe limites circunstanciais e materiais ao poder de reforma constitucional pelo Presidente da Repblica. 28. ( ) Em funo de sua natureza programtica, as normas definidoras de direitos e garantias fundamentais dependem, para que adquiram eficcia plena retroativa proativa, de normas regulamentadoras. 29. ( ) A imutabilidade das ordens jurdico-constitucionais viabiliza a construo de institutos de adaptao normativa, a exemplo da mutao constitucional. 30. ( ) No meramente irregular ou anulvel o vcio de inconstitucionalidade (incompatibilidade de uma lei com a Constituio). 31. ( ) Na atual sociedade internacional, a definio e organizao dos elementos fundamentais do Estado no necessariamente reclama a adoo de normas jurdicas na forma de um documento denominado de Constituio. Questes subjetivas 32. O minimalismo constitucional uma das formas de manifestao do neoconstitucionalismo, justamente porque reconhece e incentiva o desenvolvimento de regras constitucionais consagradoras dos direitos de terceira gerao ou dimenso (baseados nas idias de solidariedade e fraternidade)? Explique. 33. Por que a forma de Estado, a forma de Governo e o sistema (ou regime) de Governo so normalmente previstos e disciplinados nas Constituies?

34. Critique a Resoluo n. 1, de 2028, da Assemblia Nacional Constituinte, eleita livre e democraticamente pelos cidados brasileiros, que estabelece estarem os trabalhos do colegiado limitados materialmente ao disposto na Constituio brasileira editada em 1946. 35. vlida a emenda constitucional, obra do poder constituinte derivado, que altera o qurum para aprovao de emendas constitucionais? Explique. 36. Existe manifestao do poder constituinte decorrente no mbito dos Municpios? Explique. 37. Qual o mtodo de interpretao de normas constitucionais menos prestigiado e aceito? Justifique. 38. A jurista DILMA SERRA DA SILVA interpreta a norma constitucional X e conclui que a mesma no possui nenhuma eficcia (conseqncia ou influncia) na ordem jurdica. Critique a posio da aludida jurista. 39. A (hipottica) Emenda Constitucional n. 75, de 2011, introduz o seguinte dispositivo no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) da Constituio brasileira de 1988: Todas as normas constitucionais relacionadas com a organizao e funcionamento do Estado no podero ser modificadas por emendas constitucionais. Critique essa emenda. 40. A Constituio brasileira de 1988, um monumento jurdico ao liberalismo clssico, serve to-somente como limitador do exerccio do poder poltico e guia privilegiado para a atividade do legislador. Critique essa considerao. 41. Um dos atuais candidatos a Presidente da Repblica cogitou de convocar, se eleito, uma Assemblia Constituinte Originria para realizar a reforma poltica. Critique essa proposta.

You might also like