You are on page 1of 8

Diogo Gonalves

NP3 Democracia: Anlise e Evoluo

2011.09.23
DEBATES NA FEUP

NOVOS PARADIGMAS DA DEMOCRACIA

Anlise e Evoluo da Democracia: uma anlise


___________________________________________________________________
Diogo Gonalves*, 23 de Setembro de 2011.

1- Introduo Analisar a Democracia de um ponto de vista poltico, econmico e social o objectivo desta reflexo. Sendo o regime poltico mais aplicado por todo o mundo e numa altura em que a economia est mergulhada numa profunda crise financeira, a democracia comea a ser questionada por muitos especialistas e organizaes, no na sua essncia que promove o poder e equidade entre cidados, mas nas desigualdades que tem permitido ou mesmo provocado. Constantes casos de corrupo assolam os mdia nacionais e internacionais, no caso portugus os submarinos, Freeport ou o BPN so apenas exemplos mais recentes de processos sujeitos a grande especulao que surge com a enorme falta de transparncia existente no tratamento destes casos, por outro lado, a nvel internacional, o oligoplio das agncias de rating americanas dita as tendncias econmicas sem que ningum perceba muito bem porqu, criando enormes disrupes econmicas e instabilidade, tal como afirmou o FMI em Maro deste ano, ainda na altura liderado por Strauss Kahn (Leito, 2011). A verdade que grande parte das organizaes, incluindo partidos e estados, esto presos a entidades econmicas que exigem um retorno do investimento no apoio em campanhas eleitorais e, embora seja difcil provar que determinados partidos tm apoio dos privados, o exemplo dos estados refns de instituies bancrias evidente. Muitos pases, atravs da crise da divida soberana, precisaram de recorrer aos mercados de capitais de forma a no carem na bancarrota. Portugal faz parte desse grupo j que teve que recorrer a ajuda externa para no cair em incumprimento, o que obrigou desde logo a obedecer a um conjunto restrito de pedidos e directrizes impostas pela Troika para que fosse possvel o emprstimo com respectiva perda de soberania. Assim, necessrio perceber para onde caminha a democracia actual que apresenta cada vez mais fragilidades e uma aparente incapacidade de comunicao entre os seus mais diversos silos funcionais: ministrios governamentais, pases ou at mesmo um conjunto de estados como a Europa. Muito particularmente na Unio Europeia os
1

Diogo Gonalves

NP3 Democracia: Anlise e Evoluo

2011.09.23

diversos estados no parecem estar a cooperar em torno de uma soluo para a crise com o mesmo empenho, por um lado a Alemanha tem uma economia forte que v os pases perifricos como clientes da sua indstria, a Frana que est a braos com problemas sociais como provaram os motins de ordem racial em Paris em 2005 ou 2007, aps uma coliso entre um carro policial e dois jovens numa motocicleta e, por fim o Reino Unido que tem a sua prpria moeda e se encontra alheio a grande parte dos problemas europeus alm de ter os mesmo problemas sociais que a Frana como mostraram os motins de Agosto de 2011, mais uma vez fruto da injustia social e das difceis relaes entre as entidades policiais e a populao (Euronews, 2011). Para perceber e melhorar a democracia preciso ento analis-la do ponto de vista econmico, poltico e social, promover algumas medidas e sugerir a sua implementao de forma a resolver os desafios que todos os dias aparecem.

2- Desafios e oportunidades da Democracia Para grande parte dos pases a crise econmica pode ser encarada como uma oportunidade. No caso portugus, a reestruturao de muitos rgos estatais alm de necessria tornou-se uma obrigao, e pode ser vista como uma forma de renovao de um estado paternalista e at ento pesado que deve mudar a sua postura nos mercados e economia. Neste mbito o Plano de Reduo e Melhoria da Administrao Central do Estado (PREMAC) uma das medidas mais interessantes, indo alm do pedido no memorando assinado entre o Governo e Troika, que tinha como objectivo a reduo de 15% nas estruturas e dirigentes, uma reduo efectiva de 35% das estruturas orgnicas e 27% no nmero de dirigentes e superiores intermdios em menos de 2 meses (Rosalino, 2011), mostram um enorme esforo governamental na reduo dos gastos da estrutura pblica e aumento da eficincia. Por outro lado, tambm altura de perceber qual o papel das potncias emergentes, que tm uma palavra a dizer num novo paradigma diplomtico mundial, onde o poder de deciso parece estar mais distribudo, deixando de estar exclusivamente na Europa e nos Estados Unidos. Brasil e Rssia com os seus recursos poderosos, ndia e China com a sua mo-de-obra e conhecimento, permitem uma estrutura diplomtica internacional com maior igualdade e a evoluo e desenvolvimento de grande parte da sua populao, at porque com o desenvolvimento destes pases, cerca de 40% da

Diogo Gonalves

NP3 Democracia: Anlise e Evoluo

2011.09.23

populao mundial (Gonalves, 2011, p. 5) positivamente afectada e aqui surgem dvidas sobre a sustentabilidade das economias mais fortes, que sero apresentadas mais frente neste trabalho. A realidade que num mundo apregoado como democrtico, os Estados Unidos, a maior democracia mundial, o pas que o maior poluidor mundial demoraram muitos anos a assinar o protocolo de Quioto, Os EUA so os maiores responsveis pelo aumento do nvel do mar, provocando milhes de refugiados climatricos devido ao desaparecimento de zonas costeiras que esto extremamente sensveis a variaes na ordem dos centmetros num futuro prximo. O Bangladesh poder ser das zonas mais afectadas: prev-se que s taxas actuais, o nvel mdio do mar suba 1 metro no Bangladesh at ao final do sculo, provocando cerca de 13 milhes de refugiados climatricos e 22.000km2 submersos (15% do pas), com aumento da salinidade das zonas de cultivo e respectiva diminuio de produo agrcola essencial nestes pases em desenvolvimento (World View of Global Warming, 2010). Os Estados Unidos, ainda sob a presidncia de George W. Bush, alegaram que no assinariam este protocolo pois colocariam toda a sua economia em risco com as restries ambientais que teriam que colocar em prtica.

Na localidade com alguns milhares de habitantes de Sirajbag no Bangladesh, alguns habitantes movem periodicamente o templo para evitar que o constante aumento do nvel do mar o destrua. Foto de Jonas Bendiksen (National Geographic, 2011).

Diogo Gonalves

NP3 Democracia: Anlise e Evoluo

2011.09.23

O ideal de democracia que promove no s a igualdade mas tambm o respeito v-se assim limitado pelos interesses econmicos e diminudo pelos pases que podem tirar algo desta opresso. Com este conhecimento altura de promover a igualdade em torno de uma sociedade mais justa e responsvel. Questes climatricas e de sustentabilidade so de tratamento essencial e urgente, porque se no forem atempadamente tratadas nenhuma nao poder viver segundo os padres de vida actuais e, para isto, preciso um maior esforo em torno da procura de solues. Os crditos de carbono1 so uma possibilidade em termos de sustentabilidade ambiental se a sua aplicao for sria e transparente. A necessidade de um maior nvel de transparncia uma pedra basilar na procura de uma maior inovao social, e uma das maiores oportunidades que surge na actual sociedade com o desenvolvimento das tecnologias de informao. A Internet permite a partilha de informao, o desenvolvimento intelectual e um conhecimento de casos particulares que afectam a sociedade que de outra forma no seria possvel. uma ferramenta essencial e indispensvel na criao de uma maior consciencializao e cidadania com um aumento da transparncia que resulta da sua correcta utilizao. Neste campo sugere-se a visita aos sites Recovery.org3 ou o SpendingUSA.org4 No caso do primeiro destina-se a perceber para onde vai o dinheiro do programa de revitalizao da economia Recovery Act e se algum montante desviado da sua inteno inicial, ele recuperado e reaplicado. O segundo, Spending Usa, destina-se a informar os cidados onde gasto o dinheiro, quais as empresas com maiores contratos com o Estado, valores e projectos de forma a aumentar a transparncia com a sociedade.

Os crditos de carbono so uma modalidade de investimento em que um pas deve pagar uma determinada quantia monetria pela emisso de uma tonelada de carbono quando acima de um nvel mximo de emisses estabelecido no protocolo de Quioto de forma a que haja um investimento na absoro do carbono libertado. Pases com emisses a baixo deste limite beneficiam directamente da emisso destes crditos promovendo uma maior igualdade econmica e aumentando o esforo das naes mais poderosas industrialmente na tentativa da responsabilizao ambiental. 3 (http://www.recovery.gov/Pages/default.aspx) 4 (http://usaspending.gov/)

Diogo Gonalves

NP3 Democracia: Anlise e Evoluo

2011.09.23

3- Implementar as medidas e maximizar o poder democrtico Implementar essencial, pois a formulao de estratgias no suficiente se os objectivos que dela decorrem no forem realistas e se no passarem para o terreno. Acima foi referida a utilizao da internet para o aumento da consciencializao social e os crditos de carbono como forma de promover uma maior equidade de direitos e deveres, mas no suficiente. Numa excelente reflexo de Jos Barbedo (Barbedo, 2011) preparada tambm no mbito desta conferncia, sugere-se como motor de desenvolvimento para os pases da CPLP (Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa) a troca activa de elementos de conhecimento, atravs da democratizao do acesso informao, que deve ser uma realidade, ao contrrio daquilo que hoje, e a exportao de recursos humanos disponveis e habilitados que se vm bloqueados em Portugal, oferecendo algum espao experimentao de novos paradigmas educacionais. Sem dvida que esta aproximao a pases outrora to prximos pode ser vantajosa para Portugal, no entanto, no apenas em Portugal que devemos pensar, mas sim num bem comum de todos os envolvidos, deixando para trs em ns prprios a ideia de crescimento custa de outrm, mas tambm removendo a ideia de neocolonialismo que pode surgir nas antigas colnias. Os crditos de impacto social so outra medida possvel no desenvolvimento de indicadores sociais sem que o estado tenha a necessidade de interferir tanto e de forma to profunda na economia. Num texto de Diogo Vasconcelos (Vasconcelos, 2011), parte do livro Gesto de Organizaes Sem Fins Lucrativos: o Desafio da Inovao Social (Vrios, 2010) , so dadas sete solues no sentido da inovao social. De todas elas o financiamento e os aces de impacto social so os que mais sobressaem. Criar e utilizar fundos para apoiar a melhoria de indicadores sociais essencial para criar projectos piloto interessantes e sua respectiva implementao. Por outro lado as aces de impacto social permitem voltar o privado para o investimento pblico. O estado contrata os servios privados no sentido de melhorar indicadores sociais (diminuir nmero de cama de hospitais ocupadas, diminuir taxa de reincidncia criminal, aumentar o nmero de atendimentos numa recepo pblica, so apenas exemplos de melhorias) e as poupanas geradas por esta interveno privada no
5

Diogo Gonalves

NP3 Democracia: Anlise e Evoluo

2011.09.23

sector pblico faro parte da remunerao do privado, beneficiando os dois sectores que parecem hoje to distantes. Por fim, entre infinidade de outras solues para a crise da divida soberana que tranversal a toda a Europa que no podem ser referidas devido sua extenso, uma possibilidadede de interveno ser a adopo de Eurobonds, onde a emisso de dvida comum a todos os pases da Unio Europeia, diminuindo juros e tornando todos responsveis pelo cumprimento das mesmas num esforo poltico e econmico integrado, resultando em juros mais baixos que no longo prazo beneficiariam todos os pases. 4- Inovao social a favor da democracia Foram sugeridas algumas solues ao longo deste pequeno texto: 1. 2. 3. 4. 5. Utilizao da Internet e media como meio de consciencializao social; Crditos de carbono; Aces de impacto social; Desenvolvimento conjunto da educao com os pases da CPLP; Implementao do sistema de Eurobonds;

No entanto todas estas medidas no tm qualquer aplicao se no houver um aumento da transparncia e abolio de grande parte dos interesses que impedem esta tomada de medidas. essencial que um pas tenha uma unidade de combate corrupo e que dela surja o poder punitivo. Mais importante a conscincia e a participao cvica: construir e reconstruir permanentemente a democracia e exigir e verificar a transparncia so coisas que do muito trabalhoe exigem o empenho de muitos cidados, para alm do prprio estado. A capacidade de controlo e fiscalizao exigiria, desde logo, uma maior independncia dos grandes especuladores como agncias de rating j que exisitiria uma maior transparncia e rigor, com resultante melhoria econmica atravs dos fundos que deixariam de ser desviados, melhoria do poder democrtico e econmico com especial benefcio do desenvolvimento social e promoo da igualdade. O facto que estas pequenas reflexes e pesquisas levantam muitas dvidas sobre o futuro portugus, da Europa e da sociedade mundial.

Diogo Gonalves

NP3 Democracia: Anlise e Evoluo

2011.09.23

Colocamos, assim, as seguintes questes aos convidados:

1. A actual economia e modo de vida ocidental, actualmente a ser importado pelos BRIC e restantes pases em desenvolvimento sustentvel tendo em conta a escassez de recursos naturais? E que papel pode ter a democracia na promoo de um modo de vida responsvel e sustentvel? 2. Porque no v a Europa a cooperao integrada e solidria uma forma de sair da crise, atravs dos crditos de carbono ou Eurobonds por exemplo, com vantagens a longo prazo? Ser esta forma de ver a crise de forma individual democracia ou apenas interesses econmicos que se autoproclamam democrticos? 3. Como aumentar a transparncia num pas de forma sustentvel, promover a cidadania e tentar implementar novos paradigmas educacionais? Como utilizar a internet mais eficaz e eficientemente na promoo destes valores mais importantes? 4. Afinal, que novos paradigmas de democracia teremos que descobrir e promover? _________
*Diogo Gonalves, aluno da FEUP (5 ano Mestrado Integrando em Engenharia Industrial e Gesto) https://www.fe.up.pt/si/alunos_geral.formview?p_cod=070507048 E-mail: diogogarcezgoncalves@gmail.com

Diogo Gonalves

NP3 Democracia: Anlise e Evoluo

2011.09.23

Bibliografia
Barbedo, J. (2011). Educao para a cidadania: uma estratgia de inovao social para a CPLP. Porto. Euronews. (9 de 8 de 2011). As razes dos motins em Londres. Obtido em 2011 de 6 de 15, de Euronews: http://pt.euronews.net/2011/08/09/as-raizes-dos-motinsem-londres/ Gonalves, D. G. (2011). Portugal, a Europa e a Ascenso dos BRIC. Porto. Leito, L. (3 de 3 de 2011). Dirio Econmico. Obtido em 14 de 9 de 2011, de FMI: Agncias de rating so agente de instabilidade na zona euro: http://economico.sapo.pt/noticias/fmi-agencias-de-rating-sao-agente-deinstabilidade-na-zona-euro_114765.html National Geographic. (2011). The Coming Storm. Obtido em 18 de 9 de 2011, de National Geographic: http://ngm.nationalgeographic.com/2011/05/bangladesh/bendiksenphotography Rosalino, H. (2011). Plano de Reduo e Melhoria da Administrao Central do Estado - Relatrio de Execuo. Secretaria da Administrao Pblica. Vrios. (2010). Gesto de Organizaes Sem Fins Lucrativos: o Desafio da Inovao Social . ImoEdies. Vasconcelos, D. (2011). Inovao Social, a agenda do futuro: sete propostas para a mudana. Porto: Universidade Catlica Portuguesa. World View of Global Warming. (2010). World View of Global Warming. Obtido em 23 de 9 de 2011, de Rising Sea Levels Affect Millions Around the World, and Billions of Dollars in Property: http://www.worldviewofglobalwarming.org/pages/rising-seas.html

You might also like