You are on page 1of 12

MAX WEBER (1864 1920) (A)VIDA E OBRAS Max Weber(1864-1920), alemo como Karl Marx (1818-1883) e contemporneo de Durkheim

im (1858-1917), foi um estudioso acadmico peculiar: passou a maior parte da vida ligado a Universidades, mas fora delas, pois sofria de doenas crnicas e terrveis. Tambm colaborou com o governo alemo na 1 GG. De um modo geral, porm, produziu sua obra de forma isolada da poltica concreta e at da vida acadmica mais regular. Era um estudioso penetrante e dedicado. Por exemplo: j no fim da vida, quando aconteceu a Revoluo Russa (1917), dedicou-se a estudar russo, pois queria ler os jornais e documentos da revoluo no original, a fim de compreend-la. Igualmente, durante a vida, estudou com afinco: histria militar, Histria da Cultura, Histria das Religies, Histria da Economia, etc. Conhecia Histria Antiga como poucos. Tambm era grande conhecedor da Histria Oriental, o que raro no Ocidente. Foi um dos primeiros estudiosos da Sociologia a fazer pesquisas de campo. O grosso de sua obra, porm, terica. Era grande conhecedor de direito, administrao, economia, filosofia, teologia, poltica, etc. Sua erudio cultural tem poucos casos similares, Marx e Durkheim, por exemplo. Viveu numa poca complexa para a Alemanha: Bismarck, unificao do pas, avano dos socialistas, industrializao sob regime autoritrio e 1 Grande Guerra iniciada pela Alemanha e seu maior aliado, o Imprio Austro-Hngaro - em 1914. Obras mais importantes: Do Curso da Histria Alem (1877), trabalhos variados (1882-1892), Histria das Instituies Agrrias (1891), Histria Agrria Romana e seu Significado para o Direito Pblico e Privado (1894), As Causas Sociais da Decadncia da Civilizao Antiga (1895), A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo 1 parte (1904), As Relaes de Produo no Mundo Antigo (1909), Economia e Sociedade (1910-1914), Ensaio Acerca de Algumas Categorias da Sociologia Compreensiva (1913), A tica Econmica das Religies Universais (1914), A Poltica como Vocao (1918), A Cincia como Vocao (1918) e Parlamentarismo e Governo Numa Alemanha Reconstruda (1918), entre muitas outras, bom frisar.

bom informar ainda que o nosso ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, socilogo importante, diz ser um grande admirador de Max Weber, que muito o influenciou em seus estudos e idias. Weber, ao contrrio de Durkheim e Marx, no foi to valorizado pela academia durante o Sculo XX. Dos trs, era o menos festejado e seguido, embora tenha influenciado pensadores brasileiros importantssimos: Razes do Brasil (1936) de Srgio Buarque de Holanda e Os Donos do Poder (1958) de Raymundo Faoro so, por exemplo, duas obras clssicas sobre a formao social brasileira de inspirao weberiana. Sua importncia tambm foi grande na Sociologia alem e numa certa viso pessimista do capitalismo moderno burocratizado. (B)A AO SOCIAL Sociologia, para Weber, , antes de tudo, tentar compreender a ao social dos seres humanos individualmente. Tudo parte dos indivduos e suas aes nos mais variados campos desde a mais insignificante ao da vida privada at as mais grandiosas aes da vida pblica. , por assim dizer, um anti-Durkheim e, tambm, nesse sentido, um anti-Marx. Por isso, na Sociologia, uma espcie de pai do chamado, hoje em dia, individualismo metodolgico ou seja, pensamentos/anlises, sociolgicos ou no, que partem da idia fundamental de que as explicaes mais corretas sobre as coisas humanas, mesmo sobre as coisas coletivas, baseiam-se nas motivaes dos indivduos no agir social. Ao social moda, consumo, mercado, poltica, religio, crime, trabalho, etc. toda conduta humana que interfere com outros e consigo mesmo. A Sociologia, segundo Weber, para compreender isso e no ficar fazendo julgamento de valor sobre o agir humano. As aes sociais (o agir humano), no passado, seguiam mais os costumes e, agora, no mundo atual, seguem mais clculos racionais. [Explicao que comeou a ser delineada, primeiramente, por Maquiavel (1469-1527), filsofo poltico do Renascimento Italiano.] As aes sociais so de quatro tipos ideais ou seja, podem ser classificadas em quatro formas tericas, embora, na prtica, nunca encontramos motivaes puras para cada tipo de ao, sendo mais uma mistura de influncias/fatores. Ao racional com relao a fins (1 tipo ideal): um clculo que busca resultados. Exemplos: atividade econmica, cincia, etc. O indivduo tem por motivao um clculo racional sobre meios e fins, custos e benefcios da sua ao. tudo, vamos dizer assim, de caso pensado ou consciente sempre em busca de resultados.

Ao racional orientada por valores (2 tipo ideal): tambm um clculo racional, mas diferentemente do primeiro tipo, aqui as aes so orientadas por valores ou convices determinadas polticas, religiosas, morais ou ideolgicas, entre outras motivaes possveis. Aqui precisamos abrir parnteses e fazer uma crtica ao livro Um Toque de Clssicos, que no explica uma discusso importante feita por Weber sobre tica e ao social. Basicamente, diz Weber, h dois tipos de tica: a da responsabilidade e a da convico. A primeira, mais coletiva ou pblica, diz respeito, por exemplo, ao que os polticos prometem (numa campanha) e o que efetivamente fazem (se eleitos). um julgamento da sua responsabilidade e no das suas convices ou valores morais. Algo muito importante na vida pblica em geral. A tica da convico, por seu turno, algo individual (mas nem sempre), se referindo aos valores ou princpios que a pessoa possui religiosos, ideolgicos, morais, etc. A tica da responsabilidade se refere ao primeiro tipo de ao e a tica da convico a este segundo tipo de ao racional. Exemplo: um poltico promete se eleito, aumentar o salrio mnimo em cem por cento (promete de boa f, pois acredita que isso vai melhorar a vida do trabalhador). Isso sua convico. No entanto, eleito, alertado pela equipe econmica que essa medida ir desorganizar a economia do pas. Volta atrs em sua promessa. Isso sua responsabilidade. Voltando ao racional orientada por valores, podemos dizer que o indivduo no pensa muito nos resultados ou conseqncias de seus atos, mas em seguir princpios no fazer aborto, no mentir, adorar a Deus, capito de navio que afunda com ele, etc., ou seja, o princpio est frente das conseqncias s vezes desastrosas dos atos/aes praticadas. O que interessa a retido da convico. Ao afetiva: orientada basicamente por emoes (no confundir com princpios ou clculos racionais) vingana, desespero, cime, amor, admirao, respeito, idolatria. Ao bem irracional, pois sem clculos de meios e fins. Exemplo: adorao a certos polticos (Jnio Quadros, Hitler, etc.), relaes amorosas (no todas), etc. Ao tradicional: totalmente irracional e a menos consciente de todas, com base em hbitos e costumes. Exemplo: os ingleses e sua adorao pela monarquia. O Brasil, segundo Srgio Buarque e Raymundo Faoro, dois estudiosos de influncia weberiana, tem um trao histrico de aes (do seu povo) que variam da orientao afetiva tradicional, ainda que as outras motivaes possam ocorrer como exceo. Da nos acharmos to sentimentais, afetuosos, etc.

Esses quatro tipos englobam qualquer ao humana, segundo Weber. Contudo, na prtica isso complicado, pois nenhuma ao segue exatamente o tipo puro ou ideal, constituindo-se numa mistura de motivaes, embora prevalecendo alguma. O mundo ocidental, em sua histria, tem caminhado do predomnio do tradicional ao predomnio do racional (com relao a fins). O mundo oriental tambm, mas num processo complexo, pois ainda h forte influncia do tradicional e do afetivo como o caso brasileiro, mas num caminho diferente. Tm ainda as aes no sociais: proteger-se de uma calamidade, imitar os condicionamentos de massa (multido, opinio pblica, etc.). [Idia complicada, pois fica parecendo que, por exemplo, torcer de forma maluca por um time, no social. Pior: que as aes induzidas pela mdia so no sociais. Isso est no livro Um Toque de Clssicos, mas meus conhecimentos so limitados para dizer se Weber explicou ou no exatamente assim essas aes no sociais, o que duvido um pouco, pois era um pensador inteligente e arguto. Mas...] As relaes sociais, ento, partem das aes. Exemplo: hostilidade, amizade, trocas comerciais, concorrncia econmica, relaes amorosas e polticas, etc. Sempre reciprocamente: criminoso e vtima, amigos e inimigos, comprador e vendedor, professor e alunos, pais e filhos, etc.

(C)CLASSES, ESTAMENTOS E PARTIDOS a parte da Sociologia de Weber sobre as diferenas sociais. Weber criticava Karl Marx por s pensar no fator econmico fica essa impresso lendo muitos dos escritos de Marx. Na China antiga, por exemplo, diz Weber, a posio social dependia das qualificaes para ocupar cargos mais do que riqueza. No capitalismo moderno a propriedade de bens e o mercado que definem a posio social das pessoas embora existam outros critrios de status menos importantes. E, assim, muitos outros exemplos histricos. Ento, em cada sociedade estudada, importante ver qual esfera da vida predomina ou define a hierarquia social. Econmica? Poltica? Religiosa? Jurdica? Social? A sociedade formada por indivduos e esferas bem ntidas, em geral. Para entender essa coisa complexa preciso um mtodo compreensivo ver sentido de certas conexes entre esferas, motivaes, etc. um juzo de valor do pesquisador na hora de escolher o que estudar e, depois, na seqncia, deve-se manter a objetividade na busca da verdade. Foi o que Weber fez no seu espetacular estudo sobre as relaes entre a tica protestante e o esprito do capitalismo num certo momento histrico do Ocidente. No como Durkheim, que v o social meio fixo. exato o contrrio. Existem indivduos e estruturas sociais criadas pelos indivduos. Essas estruturas no so para sempre. Acabam, mudam, so substitudas, etc. e, nisso, Weber parece mais com Marx dependendo da vontade dos indivduos, pois so eles que do lgica s aes coletivas. isso, essa lgica, que a Sociologia tenta compreender a regularidade ou no dos comportamentos humanos. Classe social: coisa mais do capitalismo, determinada pelo mercado posse ou no de bens materiais e posio no sistema. No serve para explicar toda a histria, como disse Marx. Tm as classes positivamente privilegiadas (possuidoras de mquinas, indstria, capital, conhecimentos, terras, etc.) e as negativamente privilegiadas (trabalhadores no qualificados e outros ainda mais abaixo socialmente). Estamentos (ou grupos de status): critrios mais sociais do que econmicos. Pode ser a honra, o prestgio, etc. o pertencer a certo grupo de status. coisa mais dos sistemas tradicionais, mas ainda

continua existindo. Exemplos: famlias dos pioneiros dos EUA (ou sua verso moderna os aristocratas brancos e protestantes, os wasps), as famlias tradicionais no Brasil ou suas cidades/regies (em grande parte das cidades do Cear mesmo existem vrias famlias desse tipo), os novos e os velhos ricos, os emergentes, etc. Em geral, h limitaes de matrimnio e convenes sociais institudas, bem como estigmas sociais. No passado, em vrias sociedades, isso era muito importante. No presente, porm, existe o choque com a esfera econmica racional o dinheiro comanda, vamos dizer assim. Mas estudar o status ainda tem muito sentido [e a Sociologia americana foi desenvolvida muito em cima desses estudos, gerando bem mais empregos para socilogos do que no Brasil brincadeira!]. Classe social, segundo Weber, no tem relao com conscincia de classe como afirmava Marx. Classe fenmeno s econmico e conscincia um fenmeno social muito mais amplo. J no estamento a conscincia decisiva, pois a ideologia da comunidade fundamental. Voc sabe que pertence a um estamento e aceita as convenes impostas. Exemplo: a aristocracia feudal (nobres), num certo momento, estava declinando economicamente, mas continuava fortssima socialmente. Ou seja, classes se definem na produo de bens e estamentos no consumo de bens ou estilo de viver. Tem ainda as castas status hereditrio, sistema rgido, etc., mas fenmeno que ocorre mais no oriente e muito pouco comum, de forma pura, no ocidente. Partidos: so fundamentais no mundo ocidental contemporneo. uma ao comunitria que precedida de uma socializao e uma racionalizao. Objetivos metodicamente definidos ou retribuies materiais bem claras (cargos, grana, etc.). Visam o poder e seu aparato, portanto s ocorrem em sociedades mais racionalizadas, ou seja, sociedades capitalistas mais evoludas. [Nesse caminho, podemos dizer que sociedades mais evoludas tm, em geral, partidos mais organizados e aceitos. O inverso, como no Brasil, parece ser verdadeiro].

(D)DOMINAO

Por que e como as relaes sociais se mantm? Resposta de Weber: por conta da dominao ou produo de legitimidade submisso de um grupo a um mandato, aceitao de uma autoridade (algum que representa o coletivo). A, ento, entra a questo do poder. Poder a probabilidade de impor sua vontade. Os meios para alcanlo so muito variados: emprego da violncia, palavra/oratria, sufrgio, sugesto, engano grosseiro, ttica no parlamento, tradies, etc. A dominao pode ser por interesses (trfico ou jogo de interesses) ou por autoridade (mandar, obedecer, influncia). Mas sempre o dominador influi na conduta dos dominados. Os tipos ideais ou puros de dominao so trs: a) tradicional: autoridade do ontem eterno [passado, tradies, etc.] (...) d orientao habitual para o conformismo (Weber). Exemplos: patriarcas antigos, prncipes patrimonialistas (como em Portugal no tempo das navegaes, etc.). b) carismtica: autoridade com base no dom pessoal de uma pessoa ou lder. Exemplos: profetas, heris de guerra, chefes de partidos, demagogos, etc. gente como Napoleo, Hitler, Stlin, Getlio, Mdici e outros. c) racional legal: autoridade vem das regras jurdicas ou leis racionalmente criadas. Exemplo: autoridade dos modernos servidores do Estado (presidentes, professores, juizes, prefeitos, etc.). Antigamente, vigoravam os dois primeiros tipos. Atualmente, o terceiro tipo, mas sempre com fraturas e espaos para os outros dois tipos. [Mas, no Brasil, isso, por exemplo, uma confuso, pois a dominao uma mistura desses trs tipos. FHC tinha autoridade mais racional legal. ACM e outros misturam tradio com carisma. Lula e Brizola indicam ser mais carismticos. O melhor analisar com cuidado, pois a confuso grande. Razo: o capitalismo brasileiro mistura alta modernidade tecnolgica com os maiores atrasos sociais, dando margem para essa baguna aparente, que tanto nojo causa ao povo/eleitores]. A essncia da poltica, ento, a luta pelo poder/dominao. Um mercado poltico, com tremenda competio, etc. A vitria daqueles que alcanam o poder por que meios for (o que lembra Maquiavel) o processo de seleo social (que no a mesma coisa do que a seleo natural de Darwin). A dominao que interfere em todas as relaes sociais que mantm a ordem

legtima e a coeso social. [A coeso social, diferente do que afirmava Durkheim, pela fora e no pelo consenso]. Essas teorias e anlises de Weber so muito interessantes, ainda que imperfeitas, pois conseguem aprofundar num ponto que foi mal explicado por Marx: a relao social entre dominantes e dominados, suas motivaes, seus fundamentos, etc. Esses dois pensadores, apesar de no combinarem ideologicamente, podem se complementar em certos aspectos essenciais para entender como funciona a sociedade, a poltica, o poder e assim por diante. Relacionar o pensamento de ambos com Durkheim tambm possvel, embora menos evidente. por isso, inclusive, que os trs so clssicos do pensamento sociolgico, sem os quais qualquer anlise fica muito pobre em geral.

(E) SOCIOLOGIA DA RELIGIO V-se em muitas seitas protestantes e na vida religiosa em geral uma tendncia para a racionalizao das condutas dos fiis. Isso, segundo Weber, foi fundamental para a transformao das prticas econmicas e estruturas das sociedades modernas. Antigamente: tica dos virtuosos (s minoria iluminada). Oriente mais assim do que Ocidente. Depois da origem das religies (xtase, milagres, etc.), as religies tendem para a burocracia sacerdotal viram igrejas, com hierarquia (tipo Igreja Catlica). Com o tempo, as religies tm que explicar as injustias sociais terrenas e a razo dos bons sofrerem tanto da algumas prticas religiosas que defendem a salvao pelo sofrimento/f, como o cristianismo medieval, evitando tais explicaes. O Protestantismo mudou tudo isso. Criou uma tica (valores/princpios que orientam a vida em geral) do trabalho como vontade de Deus e caminho para a salvao [ o contrrio do misticismo tradicional, que levava a pessoa sair do mundo concreto]. uma tica nova que penetra todas as relaes sociais: vizinho, amigos, pobres, dbeis, vida amorosa, poltica, economia, artes e lazer (ou falta de tal coisa). Base: Roma, com sua nobreza militar e religio vinculada s coisas terrenas. Passou pela Idade Mdia sem uma grande racionalizao, mas gerou, depois, como reao, o protestantismo. Qual a relao do protestantismo com o capitalismo? O capitalismo surgiu como empreendimento racional tcnicas, direito, comrcio, ideologias e tica racional na economia (tica dos

resultados e lucro). tica calvinista (protestante) era uma constante na Europa mais capitalista. Por qu? Porque era uma tica que abominava a preguia, a perda de tempo, a ociosidade, o lazer, o luxo e o excesso de sono. At o esporte era apenas para melhorar o corpo para o trabalho. Desprezo pela alta cultura (literatura, teatro, msica, etc.). [O que seria do turismo como profisso se tais idias/princpios continuassem a prevalecer hoje em dia?]. Mais detalhes dessa tica protestante. Tempo dinheiro (Benjamin Franklin, pensador e inventor norte-americano). Pagar tudo pontualmente para ter crdito, no gastar com divertimento [coitado dos jovens, no mesmo?!], poupar sempre (previdncia uma filosofia da avareza) e um ethos do trabalho que visa a salvao. [O turismo nem existiria se o protestantismo continuasse radical como no incio]. uma espcie de religio do ouro (Daniel Bell, pensador norteamericano contemporneo). Pases: EUA, Alemanha, Holanda e muitos outros. [So os mais desenvolvidos do mundo atual]. Era contra o catolicismo, pois esse condenava o lucro, etc., atrasando o capitalismo. O protestantismo ajudou no avano capitalista na sua origem. Depois, claro, os prprios capitalistas foram se libertando dessa tica e se tornando mais mundanos e calculistas. [Salvao agora ter grana, consumir, etc., como defendem tantas religies baseadas em dinheiro e que veremos nas partes seguintes do programa da disciplina. Afinal, aquela tica protestante inicial, que tanto combinava com o esprito do capitalismo na sua origem, j no faz mais sentido e pode at atrapalhar o desenvolvimento do prprio capitalismo e a boa vida dos capitalistas luxo, lazer, turismo e tantas outras coisas desagradveis, como aparecer na mdia, liberao sexual, delrios de consumo, etc.]. Essa teoria de Weber foi expressa na sua mais famosa obra: A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. Esse livro foi considerado por vrios intelectuais consultados pela Folha de So Paulo, em 2000, como o mais importante do Sculo XX, numa lista que tinha livros de Freud, Marx, Einstein, Keynes, Durkheim e tantos outros gnios do pensamento humano moderno. Com certeza, no pouca coisa. At porque, na mesma lista das 100 obras mais importantes do Sculo XX, Weber emplacou outra obra, em 3 lugar: Economia e Sociedade. reconhecidamente um dos principais

pensadores de todos os tempos, como Kant, Aristteles, Plato, Maquiavel, etc. (F) TIPOS IDEAIS E METODOLOGIA A metodologia para estudar a sociedade no pode ser a mesma que se usa para estudar as cincias naturais como afirmava Comte e, num certo sentido, Durkheim. O objeto seres humanos e suas aes no se presta para uma metodologia tradicional das cincias naturais. preciso compreender os aspectos sociais e culturais, bem como suas conexes histricas. impossvel determinar todas as relaes causais dos eventos ou fatos sociais. Por isso, se deve escolher algumas e estabelecer as conexes entre elas. Como fez, genialmente, relacionando tica protestante com o esprito do capitalismo. Cientista social usa seus valores pessoais na hora de selecionar os aspectos que sero enfocados e os tipos ideais orientam essa seleo , mas, depois, deve buscar unicamente a verdade, evitando que sua ideologia tora os resultados de suas pesquisas [como acontece com essas pesquisas eleitorais da atualidade]. A verdade sempre provisria e compreensiva ou seja, uma viso daquele momento , uma reconstruo organizada do que aconteceu. Deve ser sempre checada empiricamente (com a realidade) quando for possvel.

(G) RACIONALIZAO, CARISMA E DESENCANTAMENTO DO MUNDO

A racionalizao do mundo crescente em todas as reas. A burocracia toma conta de todas as instituies governo, escola, religio, (...). Os burocratas so profissionais da impessoalidade, seguem regras e da vem seu poder. [Professor do tipo tradicional, por exemplo, burocrata da educao distribui programa de disciplina, ministra aulas, impe avaliaes, distribui notas e aprova (ou no) alunos um poder institudo, burocrtico, dominao racional legal, como diz Weber e, por isso, mais desencantado]. As novas cincias, igualmente, tendem para a burocracia crescente: Administrao, Economia, Direito, Sociologia, (...) A temos vrios problemas. Burocracia moderna impessoal e sem alma, se comparada com burocracias mais remotas (China antiga, por exemplo). O socialismo, caso venha e veio mesmo, no? , ser muito pior e foi pois mais estatal e burocrtico. A democracia, diante de tanta burocracia, corre srios riscos, pois a vida, at nas fbricas e outros locais de trabalho, burocrtica, impessoal e sem alma. Na verdade, h uma relao direta entre o ideal de progresso material do iluminismo [e seus desdobramentos contemporneos a globalizao, por exemplo, embora Weber no a tenha presenciado] e a decadncia da cultura ocidental resignao, pessimismo, materialismo rasteiro, etc. O mundo cada vez mais medocre, pois com menos opes/alternativas reais, j que tudo padronizado e burocrtico [at mesmo nas relaes pessoais, afetivas, familiares, etc., acrescentaria eu]. um desencantamento do mundo do sagrado de outros tempos ao racional desses novos tempos de predomnio da cincia, tecnologia, burocracia, etc. Tm coisas positivas no mundo contemporneo? Sim, com certeza. Porm, um mundo que no conhecemos seu verdadeiro funcionamento. Os selvagens antigos e os homens do medievo sabiam mais do seu mundo do que ns, ainda que estudemos a vida inteira, saberemos do nosso. [Ns conhecemos cada vez mais coisas e as entendemos cada vez menos. As coisas parecem mudar, mas voltam sempre piores e mais racionalizadas. Triste, no?].

You might also like