You are on page 1of 9

Sedimentao

voltar

Sedimentao
Objetivos. - Clarificao do lquido. - Espessamento da suspenso. - Lavagem dos slidos.
Voltar

1. Fundamentos Tericos. - Dependncia da concentrao das partculas slidas ( livre ou retardada ).


- Fatores que controlam a velocidade de decantao: s, , dp, forma das partculas e viscosidade do meio (T) Ento possvel aumentar a velocidade de decantao, aumentando a temperatura. Tipos de Sedimentadores Nas indstrias qumicas, os processos de separao por sedimentao so feitos continuamente ou descontinuamente em equipamentos denominados tanques de decantao ou decantadores. Descontnuos: tanques cilndricos com a soluo em repouso por um certo tempo tempo. Contnuos: tanques rasos de grande dimetro, em que operam grades com funo de remover a lama. A alimentao feita pelo centro do tanque. Os decantadores mais comuns so: de rastelos; helicoidal; ciclone e hidroseparadores. Quanto a finalidade podem ser classificados:

Clarificadores: fase de interesse o lquido limpo. Espessadores: fase de interesse a zona de lama.

Voltar

2. Mecanismo de Decantao.

A B C D

Lquido limpo . Regio de concentrao constante. Regio de concentrao varivel. Regio de compactao.

A sedimentao pode ser: natural (livre) ou forada (quando se utiliza floculantes- substncias com propriedades de aglomerao de partculas). O aumento do tamanho de partculas, aumenta a velocidade de sedimentao. possvel aumentar o tamanho das partculas antes da decantao : Digesto: No caso de precipitados deixa-se a suspenso em repouso at que as partculas finas sejam dissolvidas, enquanto que as grandes crescem custa das partculas menores. Floculao : Aglomerar partculas formando flocos. Uso de floculantes : Eletrlitos; Coagulantes- ex: Al(OH)3, Fe(OH)3; Tensoativos : Amido, gelatina, cola; Polieletrlitos.

Voltar

3. Processo de Sedimentao.

Voltar

3.1. Dimensionamento de Clarificadores. Provm dos trabalhos de Coe & Clevenger. O projeto de decantador consiste no clculo da rea de decantao :

Onde : S = rea do decantador; QA = Vazo volumtrica da suspenso alimentada; u = Velocidade de sedimentao. Deve ser usado um coeficiente de segurana (f= 100%) devido a : - Escoamentos preferenciais, - Diferenas locais de temperatura que causam turbulncia, - Variaes bruscas nas condies de operao. A varivel u (velocidade de sedimentao) obtida da curva de decantao.

Voltar

3.2. Dimensionamento de Espessadores.

u = dz / d
A. Mtodo de Coe e Clevenger A rea de um espessador deve ser suficiente para permitir a decantao de todas as partculas alimentadas. Hipteses : - A velocidade de sedimentao funo da concentrao local : u = f(C); - As caractersticas essenciais do slido no se alteram quando se passa para o equipamento de larga escala.

Para que no haja arraste de partculas slidas na direo do vertedor, a velocidade ascencional do lquido nesta seo limite dever ser menor do que a velocidade de decantao das partculas. Q - QE = Vazo de lquido claro que sobe pelo decantador nesta seo. Se a rea for insuficiente comear a haver acmulo de slidos numa dada seo do espessador e finalmente haver partculas slidas arrastadas no lquido clarificado. Esta Seo Zona Limite.

Como QA.CA = Q.C = QE.CE

Onde : S = rea de decantao (m2); 3 QA = Vazo volumtrica da suspenso (m /s); CA = Concentrao de slidos na suspenso (Kg/m3); 3 CE = Concentrao de slidos na lama (Kg/m ); 3 C = Concentrao na zona limite (Kg/m ); u = Velocidade de decantao na zona limite (m/s). C e u : So determinados experimentalmente. S : Diversos clculos so realizados com pares de valores de C e u. O maior valor de S ser a rea mnima do decantador!!!!!!

Voltar

Exemplo 01 : Uma suspenso aquosa de CaCO3 foi submetida a uma srie de ensaios de decantao e foram obtidos os seguintes resultados :

Deseja-se calcular o dimetro de um decantador com capacidade de processar 8 ton/h de CaCO3 seco, alimentado ao decantador em suspenso contendo 236 Kg / m 3. A lama dever encerrar 550 Kg / m3. Resoluo :

QA.CA = 8 ton / h 3 CE = 550 Kg / m 3 CA = 236 Kg / m

Coeficiente de Segurana : 100 % S = 342 m2

Voltar

B. Mtodo de Kynch Consiste em fazer um ensaio que fornea a curva de decantao:

- Calcula-se diversos pares (C,u) a partir da curva de decantao; - Calcula-se :

- O mximo valor de S ser a rea do decantador.


Voltar

C. Mtodo de Roberts Permite localizar com exatido o ponto crtico ( entrada em compresso ). Com os dados do ensaio de decantao, traar log(z-zf); A curva obtida mostra uma descontinuidade no ponto crtico. OBS: Ponto Crtico: linha de separao entre o espessado e o clarificado.

Voltar

D. Mtodo de Talmadge e Fitch (Mtodo Grfico ).

- Traar a tangente curva de sedimentao na zona de clarificao;


- Traar a tangente curva de sedimentao na zona de espessamento; - Traar a bissetriz entre as 2 retas; - Localizar o ponto crtico.

- Traar a tangente curva de sedimentao passando pelo ponto crtico.

- Localizar :

- Ler

- Calcular a rea, que por deduo atravs das 3 equaes do mtodo de Roberts resulta em :

Voltar

Exemplo 02 : Um ensaio de decantao foi realizado em laboratrio num cilindro graduado de 1000 ml, com o fim de fornecer os dados para o projeto de um espessador para 30 ton/h de uma suspenso contendo 48 g/l de um slido cristalino. Os resultados obtidos foram tabelados :

A altura do cilindro graduado de 1000 ml de 36,1 cm. A concentrao de sada do decantador dever ser a correspondente a 60 minutos de decantao.

Resoluo :

Fator de Segurana : 100 % S = 1786 m


2

D = 47,7 m
Voltar

3.3. Dimensionamento da Profundidade do Sedimentador. A concentrao da lama espessada que se pode obter numa dada operao no funo da rea do espessador, mas do tempo de residncia dos slidos na zona de compresso - Volume da zona de compresso.

- Clculo do volume da zona de compresso : Vazo mssica do slido : QA.CA, Kg/m Vazo volumtrica de slido : QA.CA /
3

S, m

/h

Tempo de residncia do slido na zona de compresso : tE - tC Ento, o volume de slido na zona de compresso VS dado por :

Representando : V : Volume da suspenso de densidade mdia ( VS : Volume do slido


m)

Ento o volume de suspenso na zona de compresso V ser :

Este o mnimo volume que a zona de compresso dever ter para espessar a lama at a concentrao CE : H=V/S

You might also like