You are on page 1of 36

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

VINCIUS ALVES SANTOS GUIMARES

PRODUO DE RECURSO DIDTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DAS ALGAS VERDES (CHLOROPHYTA E GAMOPHYTA)

Cristvo - SE 2008/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

VINCIUS ALVES SANTOS GUIMARES

PRODUO DE RECURSO DIDTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DAS ALGAS VERDES (CHLOROPHYTA E GAMOPHYTA)

Monografia apresentada disciplina Pesquisa em Ensino de Cincias e Biologia II, como prrequisito parcial para obteno do ttulo de Licenciado em Cincias Biolgicas, sob a orientao da Prof Dr Edilma de Jesus Andrade.

So Cristvo - SE 2008/1

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus pelo dom da vida e inteligncia e a Nossa Senhora pelo amor e intercesso aos seus filhos. Aos meus pais que me proporcionaram amor e educao. E sem o apoio dos quais no teria chegado a este momento de minha vida. A minha divertida famlia que muito me fez feliz todos esses anos. professora Edilma que muito me ajudou na construo deste trabalho com sua orientao e persistncia. Pelos momentos agradveis e seus capuccinos, no esquecendo das broncas e exemplos (risos). professora Mnica Ismerim que muito colaborou para a realizao deste trabalho. Aos professores Diogo, Eliane, Leisitnia, Lvia e Mnica que participaram da anlise do software Algas Verdes de Sergipe. A todos os professores que muito colaboraram com meu crescimento pessoal e acadmico, desde minha infncia e adolescncia no Colgio Arquidiocesano at hoje no curso de Biologia da UFS. Nomes? So muitos! Cada um deles deve saber o quanto foi importante na construo de minha histria. E a todos os meus amigos - de Laranjeiras, do Arqui, do Pontal, do Mdice, da UFS, da ABIIN, do CEFET, do Sol Nascente e os Amigos Queridos de Aracaju - que muito me proporcionaram momentos felizes e nicos. Cada um de vocs foi e muito querido por mim. Enfim, agradeo a mim mesmo por ser um cara compreensivo, paciente, amigo e companheiro (risos). A todas essas pessoas, um muito obrigado!

RESUMO Os recursos didticos so ferramentas integrantes do processo de ensino-aprendizagem que subsidiam o professor em seu trabalho de levar o aluno a atingir a aprendizagem. Modernamente, com os avanos das tecnologias da informao e comunicao e sua crescente ascenso no processo de ensino, essas ferramentas tm podido estar mais sofisticadas com recursos que renem a potencialidade de diversos outros recursos at hoje existentes. So instrumentos que se caracterizam por conferir um meio de rpido e fcil acesso para dirimir alguns problemas na educao formal como a falta de contextualizao de contedos. O presente trabalho teve como principal objetivo a produo de um recurso multimdia sobre o tema algas verdes para o Ensino de Biologia, com a contextualizao e atualizao desse tema. O multimdia foi montado no programa Power Point, de fcil acesso e utilizao, que oferece recursos para se trabalhar com links, imagens, textos, dentre outras ferramentas. Alm disso, esse recurso pode ser modificado e atualizado pelo utilizador. Nele esto dispostos textos que retratam a atual sistemtica das algas verdes. So apresentadas tambm, imagens desses organismos que ocorrem no Estado de Sergipe, informaes sobre um pouco da ecologia desse grupo e algumas tcnicas de coleta como proposta de trabalho a ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem. O recurso foi disponibilizado a cinco professores que lecionam no Ensino Mdio da rede pblica e particular de ensino de Sergipe para ser avaliado, por eles, com base em um questionrio. De um modo geral o software foi bem aceito por todos os professores. Sendo assim, esse trabalho vem a colaborar com o Ensino de Biologia atravs da produo desse recurso que contribui com a contextualizao e atualizao do tema algas verdes, e por dar o exemplo de que possvel se construir, com ferramentas computacionais simples, recursos que conferem grande auxlio ao processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Recurso didtico; Multimdia; Algas Verdes; Ensino de Biologia.

SUMRIO 1. INTRODUO...................................................................................................................... 1 2. PROBLEMA .......................................................................................................................... 3 3. JUSTIFICATIVA ................................................................................................................... 3 4. OBJETIVOS........................................................................................................................... 4 4.1 Objetivo Geral .................................................................................................................. 4 4.2 Objetivos Especficos ....................................................................................................... 4 5. REFERENCIAL TERICO................................................................................................... 5 5.1 Ensino de Cincias ........................................................................................................... 5 5.2 Conhecendo as Algas Verdes........................................................................................ 8 6. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS ......................................................................... 11 6.1 Coleta de dados............................................................................................................... 11 6.2 Produo do recurso ....................................................................................................... 13 6.3 Avaliao do recurso ...................................................................................................... 13 7. RESULTADOS E DISCUSSO ......................................................................................... 14 7.1 Dos dados coletados ....................................................................................................... 14 7.2 Apresentao do recurso didtico produzido.................................................................. 16 7.3 Anlise dos questionrios de avaliao do recurso ........................................................ 21 8. CONSIDERAES FINAIS ............................................................................................... 24 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................................. 24 APNDICE .............................................................................................................................. 28

1. INTRODUO Os recursos didticos so instrumentos usados no processo de ensino-aprendizagem para se transmitir ou facilitar o entendimento dos contedos. A ampliao desses recursos de grande importncia para dinamizar esse processo, haja vista a potencialidade didticopedaggica destes instrumentos. A natureza em si funciona como recurso didtico para que os contedos acadmicos que sobre ela abordam, sejam mais bem compreendidos. A aquisio dos conhecimentos cientficos torna-se prazerosa quando os professores fazem aulas que envolvem prticas que coloca os alunos em contato com o objeto de estudo. Essa estratgia adotada por esses professores, contextualizando o conhecimento acerca desses temas, faz com que a aprendizagem ocorra de forma mais legvel e at prazerosa. O convvio com sistemas biolgicos ajudou-me muito na aprendizagem cientfica de boa parte dos temas abordados no ensino de biologia. Essa aprendizagem ocorreu de forma mais simples, pois pude conciliar o contedo cientfico com os conhecimentos que adquiri do contato com as formas de vida e paisagens daqueles sistemas. Os conhecimentos adquiridos dos debates e leituras nas disciplinas do curso de Biologia (Prtica de Ensino, Fundamentos de Ensino de Cincias e Biologia, Estgio em Laboratrio de Ensino, dentre outras) e das trocas de idias com os colegas proporcionou-me uma percepo melhor acerca de algumas questes relacionadas ao processo de ensinoaprendizagem - (1) a utilizao de recursos didticos diferenciais que auxiliam o professor em sua tarefa de trazer a ateno do aluno para o processo de ensino-aprendizagem e (2) a falta de atualizao e contextualizao de diversos temas no Ensino de Biologia, - que juntamente com meu fascnio pela Biologia me direcionaram a fazer este trabalho. O desenvolvimento tecnolgico, atravs da ascenso das Tecnologias da Comunicao e Informao (TIC) na sociedade e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem, confere cada vez mais, ferramentas bastantes potenciais para a elaborao de recursos usuais para o ambiente de ensino. Ao fazer curso tcnico de Desenvolvimento de Sistemas da Informao, no qual aprende-se a transformar a realidade natural em sistemas virtuais, pude aperfeioar a percepo acerca do uso dessas tecnologias para a elaborao desses recursos. Com a aprendizagem adquirida nessas duas formaes surgiu a idia da produo de um recurso didtico do tipo multimdia que tem o propsito de contextualizar e atualizar o tema algas verdes no Ensino de Biologia.

Por que o tema algas verdes? Inicialmente foi pensado o tema as algas em geral. Contudo, o tempo para trabalhar os diversos grupos de algas no seria suficiente, dessa forma, foi escolhido ento somente as algas verdes (Chlorophyta e Gamophyta), formas com as quais me encantei durante a disciplina Biologia das Algas, Brifitas e Pteridfitas. Alm disso, as algas verdes so tratadas por alguns autores de livros didticos de forma desatualizada e descontextualizada.

2. PROBLEMA Como contextualizar o contedo algas verdes no Ensino de Biologia? 3. JUSTIFICATIVA O livro didtico, por ser um dos recursos mais utilizados no processo de ensino, poderia ser um meio mais eficaz de atualizao de conhecimentos para professores e alunos, contudo, em alguns deles, os contedos no tm sido atualizados com a mesma rapidez com que as mudanas resultantes das descobertas do mundo cientfico ocorrem. No Brasil, a produo deste material didtico tem se dado principalmente nas regies sul e sudeste, e conseqentemente, muitos dos contedos no tem sido satisfatoriamente contextualizados para as demais regies. Do mesmo modo, o contedo abordado nessas obras voltado para preparao de concursos vestibulares. Dentro dessa realidade foi escolhido o tema algas verdes nos contedos do Ensino de Biologia, uma vez que algumas algas do Filo Chlorophyta (pluricelulares) ainda so tratadas por alguns autores como pertencentes ao Reino Plantae. Contudo, estudos taxonmicos recentes agrupam todos esses organismos no Reino Protoctista, e atualmente as algas verdes incluem organismos classificados nos filos Chlorophyta e Gamophyta. Alm disso, as algas verdes so de grande importncia ecolgica nos diversos ambientes em que ocorrem, servindo de refgio e alimento para outros organismos ou como produtoras de oxignio e seqestradoras de carbono da atmosfera o que contribui para amenizar o efeito estufa. Muitas delas tambm servem como indicadoras de ambientes poludos. Apesar de ser encontrada uma alta diversidade desses organismos aqui no Estado de Sergipe, observa-se uma quantidade mnima de trabalhos publicados sobre essas algas que sirvam de fonte de dados para trabalhos posteriores. Os avanos da informtica permitem a criao de recursos sofisticados que tm a capacidade de reunir a funo de vrios outros tipos de recursos usados no meio educativo. Eles tambm se caracterizam por serem de certa forma, de rpido e de fcil acesso. Sabe-se, hoje, que muitas escolas possuem alguns desses recursos disponveis para os professores, podendo ento, serem usados como ferramentas complementares ao processo de ensino, o que pode vir a suprir algumas carncias de contedo dos livros didticos ou a somar-se a esses como fonte de conhecimento. O recurso didtico do tipo multimdia produzido neste trabalho apresenta imagens de algas verdes e de ambiente de Sergipe em que elas ocorrem, e de carter inovador no que se

diz ao estudo dessas algas em nosso Estado. Este recurso vem a se somar com aquele produzido sobre macroalgas por Vieira (2006). Atravs da produo desse recurso multimdia, pode-se oferecer a professores e alunos a possibilidade de conhecer as potencialidades ilustrativas e prtico-pedaggicas locais sobre estas algas, subsidiando a eles, atores do processo de ensino-aprendizagem, a oportunidade de vivenciar a relao entre teoria e prtica.

4. OBJETIVOS 4.1 Objetivo Geral Elaborar um recurso didtico do tipo multimdia para contextualizar o tema algas verdes (Chlorophyta e Gamophyta) no Ensino de Biologia.

4.2 Objetivos Especficos Verificar nos livros didticos se o contedo algas verdes contextualizado para a regio nordeste e como tratada a posio sistemtica desse grupo; Contextualizar o tema algas verdes com um recurso didtico que apresenta espcimes desses organismos que ocorrem em alguns ambientes de Sergipe; Colaborar com a atualizao do contedo sobre as algas verdes atravs da criao de um recurso didtico; Ilustrar o recurso com imagens de espcimes de algas verdes marinhas e de gua doce; Avaliar o recurso didtico produzido com a anlise de professores do Ensino Mdio.

5. REFERENCIAL TERICO 5.1 Ensino de Cincias Os cursos de Cincias, por sua riqueza e diversidade em contedos e abordagens, podem se realizar de forma interessante e significativa para os alunos, sendo necessrio ao professor possuir condies objetivas de trabalho e disposio para sua formao continuada (BRASIL, 1998). Esta deve ser subsidiada pelo governo, seno de forma direta por interveno do Ministrio da Educao (MEC) realizando cursos de aperfeioamento nas escolas pblicas do ensino bsico, atravs do incentivo as pesquisas nas Universidades Federais para que estas, atravs de projetos de extenso, levem s escolas de ensino bsico o conhecimento cientfico das diferentes reas de pesquisa. Atualmente no se convm mais um ensino de Cincias centrado na memorizao dos contedos e fora de contexto social, cultural ou ambiental, que resulta em uma aprendizagem momentnea, para realizao de uma prova, que no se sustenta a mdio ou longo prazo. As aulas de Cincias, por sua riqueza de contedos, podem envolver coisas bem diferentes, como, por exemplo, ler texto cientfico, experimentar e observar, fazer resumo, esquematizar idias, ler matria jornalstica, no deixando de fora tambm a utilizao de tecnologias, como multimdias e as tecnologias da informao em geral que so ferramentas com grande potencialidade para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Elas possibilitam aos usurios uma viso mais dinmica do fenmeno estudado quando no for possvel o acesso direto informao em seu meio natural ou sua observao de forma presencial. Assim, o conhecimento cientfico, pode auxiliar os alunos a compreenderem sua realidade global ou regional (BRASIL, 1998). O conhecimento de Biologia deve subsidiar o julgamento de questes polmicas, que dizem respeito ao desenvolvimento, ao aproveitamento de recursos naturais e utilizao de tecnologias que implicam intensa interveno humana no ambiente, cuja avaliao deve levar em conta a dinmica dos ecossistemas, dos organismos, enfim, o modo como a natureza se comporta e a vida se processa (BRASIL, 2000). Agregando-se maior valor a esse julgamento com a contextualizao do conhecimento da situao em que se encontram os recursos ambientais locais aos atores do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com Brasil (2004), as diretrizes curriculares nacionais para o ensino mdio destacaram, dentre outros, o princpio da contextualizao, como processo de enraizamento dos conceitos cientficos na realidade vivenciada pelos alunos, para produzir aprendizagens significativas.

Segundo Mello (2008):

Quanto mais prximos estiverem o conhecimento escolar e os contextos presentes na vida do aluno e no mundo no qual ele transita, mais o conhecimento ter significado [...] Buscar o significado do conhecimento a partir de contextos do mundo ou da sociedade em geral levar o aluno a compreender a relevncia e aplicar o conhecimento para entender os fatos, tendncias, fenmenos, processos que o cercam.

O papel fundamental da educao formal, no desenvolvimento das pessoas e das sociedades, amplia-se ainda mais no despertar do novo milnio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formao de cidados. Vivemos numa era marcada pela competio e pela excelncia, onde progressos cientficos e avanos tecnolgicos definem exigncias novas para os jovens que ingressaro no mundo do trabalho. Tal demanda impe uma reviso dos currculos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas em educao do nosso pas (BRASIL, 1998). Os professores devem estar preparados e abertos para receber as inovaes lanadas pela comunidade cientfica, que se difundem pela sociedade transformando conhecimentos e tcnicas. Eles devem ento mediante essas mudanas refletir sobre suas prticas afim de que possam atualizar ou re-elaborar suas estratgias de ensino de modo que possam melhor preparar seus alunos para investigao e resoluo de problemas. De acordo com Sandholtz et al. (1997), quando os professores se renem, desenvolvendo equipes de apoio nas quais discutem e criticam suas prticas, enfatizam a elaborao de novas tarefas de aprendizagem, situaes, interaes, ferramentas e avaliaes para suas salas de aula, esto contribuindo para o seu crescimento profissional. Os recursos didticos so instrumentos usados como mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Atravs do uso desses instrumentos se contribui para que os alunos compreendam a proposta da atividade, o seu desenvolvimento e seu resultado (BRAVIM; MUGRABI, 2008). Ao serem usados no trabalho com os contedos escolares, os recursos didticos servem como mediadores na relao professor-contedos-conhecimento-alunos, sendo que nesse processo os alunos se apropriam dos contedos e do papel social de determinado recurso didtico (BRAVIM; MUGRABI, 2008). Quando o aluno assume o papel social de um recurso ou associa a idia que ele transmite com algum fato ocorrido, pode-se dizer que a aprendizagem se efetivou de forma significativa ou contextualizada.

Sabe-se hoje que o uso e a disponibilidade de Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) no ensino uma realidade em boa parte do ensino pblico brasileiro. O governo federal atravs do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) vem promovendo o uso pedaggico das TIC no ensino fundamental e mdio (BRASIL, 2008). Alguns professores, que tm mais habilidade com o uso dessas tecnologias, tm preparado suas aulas em meio eletrnico, ou a partir destes recursos tecnolgicos, o que lhes permitem usar uma gama de estratgias, como ilustraes e animaes, alm de textos que dinamizam o processo de ensino-aprendizagem prendendo de alguma forma a ateno do aluno, se fazendo de um bom caminho para se atingir a aprendizagem significativa. Segundo Sandholtz et al. (1997) a aprendizagem :

Um processo ativo e social que ocorre melhor em ambientes centrados no aluno, nos quais os professores so facilitadores para orientar os alunos em indagaes significativas, nos quais descobrir relaes entre os fatos mais valorizado que memorizar os fatos em si, e nos quais as atividades construtoras de conhecimento so balanceadas com o uso sensato da prtica orientada e da instruo direta (SANDHOLTZ et al., 1997, p. 174).

Ultimamente o uso das TIC no ensino tem sido discutido por muitos pesquisadores. Alguns autores (FERREIRA, 1998; GIANOTTO, 2002) comentam que o ensino tem muito a ganhar com essa parceria entre ensino e novas tecnologias, desde que sejam utilizadas de forma responsvel. De acordo com Teixeira et al. (2005), o desenvolvimento de novos materiais e a adequao daqueles j existentes tornam-se fundamental para que o professor possa exercer seu papel de mediador na construo do conhecimento pelo aluno. Porm, s o uso das tecnologias como ferramentas no ser suficiente para dar boa continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Alguns fatos devem ser mencionados como, por exemplo, a atitude positiva dos professores frente a estas tecnologias. A organizao das aulas em torno da Internet e de outros produtos tecnolgicos recomendvel. Contudo, a determinao clara dos objetivos do ensino por parte dos professores um dos pontos mais significativos do processo (FERREIRA, 1998). Para se implantar um projeto educativo informatizado em um ambiente escolar, no se faz necessrio transformar o professor em um expert em recursos computacionais, nem levlo ao pensamento de abolir o uso das outras estratgias educacionais por ele realizadas, mas sim, coloc-lo em contato com uma tecnologia contempornea, em processos que, juntamente

com pessoas ligadas informtica, possam gerar produtos com caractersticas didticopedaggicas mais efetivas (GIANOTTO, 2002). De acordo com Sandholtz et al (1997), os professores ficam mais dispostos a adotar e adaptar novas idias quando vem modelos em salas de aula ativas onde os alunos participam de forma bem-sucedida. Deste modo, tambm, importante no esquecer que os alunos devem receber ateno especial na construo de um processo de ensino-aprendizagem contextualizado, ou seja, significativo. Os recursos elaborados devem dar a base geral para uma melhor noo dos contedos de ensino, bem como trazer pontes de ligao com a realidade do aluno. 5.2 Conhecendo as Algas Verdes Os esquemas de classificao so invenes humanas usadas para tentar selecionar e agrupar as formas de vida que existem ou j existiram na Terra. Eles nos do maior suporte para compreender a vida e sua evoluo em nosso planeta. So uma tentativa de classificao utilizada para se poder conhec-la e estud-la, e que almejam tambm, reproduzir a relao de parentesco e ancestralidade entre as diferentes formas em que ela se manifesta, a maneira como ela aqui surgiu e sua histria evolutiva at se chegar s espcies atuais (MARGULIS; SCHWARTZ, 2001). Desde que o sueco Carolus Linnaeus (17071778) iniciou a moderna prtica da Nomenclatura Binomial, para classificar os diferentes tipos de vida, at a classificao de Cinco Reinos que de acordo com Margulis e Schwartz (2001) se constitui em um sistema de classificao completo, internamente consistente, vlido e atualizado, tendo em vista a literatura variante, fragmentada e freqentemente inconsistente de onde suas informaes foram retiradas a Sistemtica tem evoludo na histria atravs da inovao das tcnicas de comparao e agrupamento dos seres vivos classificando-os no que chamamos de grupos taxonmicos (BICUDO; MENEZES, 2006; MARGULIS; SCHWARTZ, 2001). Em meio aos conceitos da sistemtica, o termo alga foi proposto por Linnaeus em 1753 e foi usado para denominar uma grande variedade de organismos. Teve sua interpretao to discutida que hoje no se pode atribuir um significado preciso. Devemos entender por alga os talfitos e protistas clorofilados, incluindo-se seus parentes aclorofilados, cujos rgos de reproduo jamais so envoltos por um tecido de clulas estreis, contudo mesmo essa definio tem suas controversas (BICUDO; BICUDO, 1970; BICUDO; MENEZES, 2006).

Seguindo a nova classificao de cinco reinos da vida, proposta por Whittaker em 1959 e modificada por Lynn Margulis e Karlene Schwartz em 2001, classificam-se as algas verdes como pertencentes ao Reino Protoctista, no qual esto representados os microorganismos eucariticos, todas as algas, mofos-de-gua undulipodiados, mofos-de-lodo e os protozorios junto com outros organismos aquticos. Os seres agrupados neste reino no so animais, nem plantas, nem fungos, tampouco, procariontes (MARGULIS; SCHWARTZ, 2001). Os organismos classificados como protoctistas apresentam particularidades que os distinguem dos demais grupos de seres vivos e os une como tal. Outros autores (RAVEN; EVERT; EICHHORN, 2006; BRUSCA; BRUSCA, 2007) tambm classificam o Filo Chlorophyta como pertencente a esse reino. Todas as clulas protoctistas tm ncleo e outros atributos caracteristicamente eucariticos. Muitos fotossintetizam, muitos so aerbios e muitos tm undulipdios, estrutura locomotora diferente dos flagelos dos procariontes, com bases de cinetossomo em algum estgio de seu ciclo de vida. Todos os protoctistas se desenvolveram por simbiose dentre pelo menos dois tipos diferentes de bactrias e em alguns casos, dentre muito mais do que dois, e mais alm, em simbiose entre dois protoctistas. medida que os simbiontes se integraram, novas formas de vida surgiam (MARGULIS; SCHWARTZ, 2001). As algas verdes (Filo Chlorophyta) e as algas verdes de conjugao (Filo Gamophyta) so tratadas por Margulis e Schwartz (2001) em distintos filos do Reino Protoctista, devido ao fato das gamfitas no apresentarem undulipdios em nenhuma fase de seu ciclo de vida. As clorfitas so algas que tm cloroplastos verdes, circundados por duas membranas, e que formam gametas undulipodiados, normalmente pelo menos dois de igual tamanho. Cerca de 500 gneros, com at 16.000 espcies, foram descritos. Dentro do Filo Chlorophyta, diversas linhas evolutivas conduziram desde as formas unicelulares at os organismos multicelulares. Seus cloroplastos contm as clorofilas a e b, o que lhes confere a cor verde, assim como derivados carotenides. Essas algas tm como principal produto de reserva (carboidrato) o amido. Os botnicos concordam que em algum lugar deste grupo extremamente diverso encontram-se os ancestrais das plantas, tendo em vista algumas evidncias marcantes como paredes celulares compostas de pectinas e celulose, ou de xilose ou manose conectadas protena, a exceo disso, algumas apresentam ainda secreo de carbonato de clcio que envolvem suas clulas. As clorfitas possuem grande importncia ecolgica na composio do fitoplncton, sendo responsveis pela fixao de em torno de um bilho de toneladas de carbono nos oceanos e nas guas doce a cada ano (MARGULIS; SCHWARTZ, 2001).

10

As algas verdes de conjugao (Filo Gamophyta), diferentemente das clorofceas, no possuem undulipdios em nenhum estgio da sua vida. So dotadas de clulas simtricas onde se encontram cloroplastos complexos de cor verde, contendo as clorofilas a e b, que se posicionam alinhados com o eixo longo de cada clula, as quais tambm possuem um ncleo grande e abundante. Porm, devido situao de seus cloroplastos so freqentemente classificadas com as clorfitas. So encontradas em ambientes de gua doce, poos, lagos e correntes, no sendo descrita nenhuma forma verdadeiramente marinha. So encontradas formas unicelulares, que podem estar dispostas em colnias, bem como as formas filamentosas a exemplo das algas do gnero Spirogyra. (MARGULIS; SCHWARTZ, 2001). As algas verdes so de grande importncia para o desenvolvimento da vida no planeta. Elas fazem parte da grande massa de produtores nas cadeias alimentares dos ambientes aquticos, alm de servir de refgio (as macroalgas) para diversos animais que vivem principalmente nos ambientes marinhos. Atravs da fotossntese elas produzem grande parte do oxignio que liberado para a atmosfera. So responsveis por boa parte da produo de biomassa nesses ambientes e por contribuir com a amenizao das implicaes ocasionadas pelo efeito estufa, atuando como seqestradoras de carbono da atmosfera. Pesquisas tambm tm mostrado a importncia das algas para produo de biocombustveis (CASTRO NETO, 2008; DOMINGOS, 2008). As algas verdes possuem diversos compostos de grande interesse para as indstrias de alimentos, cosmticos e farmacuticas, muitas espcies marinhas so usadas na alimentao e na extrao de beta-caroteno e de outros importantes antioxidantes naturais (RAYMUNDO; HORTA; FETT, 2004).

11

6. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Para a elaborao do recurso didtico, do tipo software educativo, veiculado em uma mdia (CD-R), foram desenvolvidas as seguintes etapas: 6.1 Coleta de dados Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliogrfica sobre a atual posio sistemtica das algas verdes (Chlorophyta e Gamophyta) que serviu como base de dados para montagem de alguns textos do recurso. A fim de saber-se como o tema algas verdes abordado nos livros didticos do 2 ano do Ensino Mdio, com relao posio sistemtica do grupo e a sua contextualizao para a regio nordeste, foram utilizados oito livros adotados por escolas de Sergipe, relacionados a seguir: 1. AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. 2. ed. So Paulo: Moderna, v. 2, 2004. 2. UZUNIAM, Armnio; BIRNER, Ernesto. Biologia volume nico. 2. ed. So Paulo: Harbra, 2004. 3. CRUZ, Daniel. Cincias & Educao Ambiental: Os seres vivos. 2. ed. So Paulo: tica, 2005. 4. FAVARETTO, Jos Arnaldo; MERCADANTE, Clarinda. Biologia. 2. ed. Coleo BA/SE. So Paulo: Moderna, 2003. 5. LINHARES, Sergio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje: os seres vivos. 11. ed. So Paulo: tica, v. 2, 2004. 6. LOPES, Snia Godoy. Bio: introduo ao estudo dos seres vivos. 1. ed. So Paulo: Saraiva, v. 2, 2002. 7. PAULINO, Wilson Roberto. Biologia atual: seres vivos e fisiologia. 15. ed. So Paulo: tica, v. 2, 2002. 8. SILVA JUNIOR, Csar; SASSAR, Sezar. Biologia - seres vivos: estrutura e funo. 7. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. Para produo das imagens utilizadas na confeco do recurso multimdia, foram coletadas algas de gua doce em uma plancie alagada localizada prximo a lagoa de estabilizao do Campus de So Cristvo da Universidade Federal de Sergipe (Figura 1). Com a finalidade de se obter uma maior diversidade de espcies foram realizadas coletas no

12

mesmo ponto do alagado em diferentes pocas, entre agosto de 2007 e julho de 2008. A profundidade no local de coleta no ultrapassava 30 cm.

Reitoria

Lagoa de estabilizao

rea do alagado

Figura 1 - Imagem de satlite do Campus de So Cristvo da Universidade Federal de Sergipe. Destacando em amarelo a regio aqui denominada, rea do alagado onde foram realizadas algumas coletas de microalgas.

As amostras de gua junto com matria orgnica em suspenso e materiais do substrato arenoso foram coletadas com a utilizao de um coletor artesanal, feito com garrafa PET e um cabo de madeira. Depois de coletadas, as amostras eram vertidas em um recipiente de 3000 ml e levadas ao laboratrio de Fitoplncton do Departamento de Biologia da UFS, onde foram realizadas as anlises ficolgicas (identificao das espcies) e a produo das imagens. Foram tambm utilizadas macroalgas (Chlorophyta) de ambiente marinho adquiridas da coleo didtica, em construo, da disciplina Biologia das Algas, Brifitas e Pteridfitos, coletadas em janeiro de 2008 na Ilha de Itaparica, Bahia. Estas algas foram comparadas com aquelas obtidas por Vieira (2006) durante o levantamento realizado na costa de Sergipe. As fotografias das microalgas foram realizadas utilizando-se um microscpio tico da marca Carl Zeiss Jena e uma cmera digital, imagem VGA, de celular da marca LG modelo MX500. Boa parte das imagens foi coletada em aumento de 640x de zoom tico do microscpio e 11x de zoom digital da cmera. As fotografias das macroalgas foram realizadas

13

com uma cmera digital Sonny. Algumas fotos foram tratadas com programas de edio de imagem (Photoshop e Picasa), para correo de brilho e contraste. Na identificao e descrio das algas foi adotada a classificao de Cinco Reinos proposta por Margulis e Schwartz (2001) para a designao dos txons mais altos. Os espcimes foram identificados ao nvel de gnero atravs de comparaes de fotografias e desenhos obtidos em trabalhos de levantamentos ficolgicos realizados por Joly (1967), Hino e Tundisi (1977), Streble e Krauter (1987), Bicudo e Menezes (2006) e Marques (2006). 6.2 Produo do recurso A apresentao multimdia (software) foi desenvolvida utilizando o programa PowerPoint, verso 2003 da ferramenta OFICCE da Empresa Microsoft Corporation que se constitui em uma ferramenta acessvel e de fcil utilizao. Para montagem desse recurso foram utilizados textos descritivos e imagens produzidas do material analisado, bem como, artigos cientficos, notcias, informaes e imagens, pesquisados na Internet. Depois de concluda, a apresentao foi gravada em um CD-R. 6.3 Avaliao do recurso Com o objetivo de se saber a opinio de profissionais que trabalham com o Ensino de Biologia sobre o recurso produzido, foram entregues um CD-ROM do software Algas Verdes de Sergipe e um questionrio (apndice) constitudo de oito perguntas, sendo duas objetivas e seis discursivas, a cinco professores que lecionam no Ensino Mdio de escolas da rede pblica e ou particular de Sergipe para que eles pudessem analisar o recurso. E essa avaliao serviu para o aperfeioamento do recurso.

14

7. RESULTADOS E DISCUSSO 7.1 Dos dados coletados A classificao proposta por Margulis e Schwartz (2001) foi adotada nesse trabalho para a designao dos txons mais altos e para algumas descries das caractersticas gerais dos grupos por se mostrar concisa e coerente quanto aos aspectos abordados em sua sistematizao, isso porque no decorrer de sua obra estas autoras deixam claro quais os critrios usados para agrupar os organismos em tais grupos e que com o avano das pesquisas as posies sistemticas desses organismos podem mudar. De acordo com Margulis e Schwartz (2001), as algas verdes so agrupadas nos filos Chlorophyta e Gamophyta do Reino Protoctista. Apesar de adotar essa classificao, devemos reconhecer que no se deve tratar com demrito outras formas de se classificar esses organismos, por exemplo, a sistemtica utilizada por Raven et al. (2006) em que as gamfitas esto juntas com as clorfitas, ou ainda a mostrada por Reviers (2006) em que as algas verdes so agrupadas no Reino Plantae (ou Viridaeplantae). importante que se adote uma forma padro, concisa e coerente, para se classificar a vida, uma vez que os sistemas de classificao foram inventados pelo homem para melhor tentar entend-la e no para complic-la mais ainda. sabido que algumas mudanas so to recentes ou ainda inconsistentes que no se pode exigir que sejam aceitas de imediato. Deve ficar claro, porm, que no podemos nos ater apenas a uma teoria ou a outra, devemos sempre que possvel, no processo de ensino-aprendizagem explanar os temas nas diversas formas que eles se apresentam. Na maior parte dos livros didticos do Ensino Mdio aqui observados (LOPES, 2002; SILVA JNIOR; SASSAR, 2002; FAVARETTO; MERCADANTE, 2003; AMABIS; MARTHO, 2004; UZUNIAM; BIRNER, 2004) as algas verdes so tratadas como pertencentes ao Reino Protoctista. Contudo, eles abordam as algas verdes de maneiras distintas no filo Chlorophyta, como o caso de Amabis e Martho (2004) que apesar de citar em sua obra a classificao de Cinco Reinos modificada por Margulis e Schwartz (2001), no a utilizam fielmente, pois no tratam Gamophyta separadas de Chlorophyta, e, alm disso, apresentam Charophyta como um grupo parte, mas deixam evidente que outros autores as tratam como clorofceas. J os autores Paulino (2002), Linhares e Gewandsnajder (2004) e Cruz (2005) tratam as algas pluricelulares (clorfitas, rodfitas e fefitas) como pertencentes ao Reino Plantae.

15

Nenhum dos 8 livros didticos consultados apresenta o contedo de algas verdes contextualizado para regio nordeste. Vieira (2006) constatou em sua pesquisa com o ensino de macroalgas, que apesar de os livros didticos serem os recursos mais utilizados no processo de ensino, no h adequao do contedo realidade regional especfica, j que esse material didtico elaborado para atender um mercado amplo. Destes resultados necessitarse-ia fazer uma investigao profunda para se saber o por qu de se adotar, na regio nordeste, livros didticos que no esto adaptados realidade dessa regio? O Brasil carece de editoras governamentais regionalizadas que fossem responsveis pela elaborao e incentivo criao de recursos didticos contextualizados, que se somariam aos livros didticos produzido pelas demais editoras. Das algas verdes coletadas, para serem utilizadas na confeco do software, foram selecionados 8 gneros do Filo Chlorophyta e 10 do Filo Gamophyta, apresentados a seguir:
Super-Reino Prokarya Super-Reino Eukarya

Reino Bacteria

Reino Protoctista

Reino Fungi

Reino Plantae

Reino Animalia

Filo Chlorophyta Classe Charophyceae Ordem Charales Famlia Characeae Gnero Chara Classe Chlorophyceae Ordem Volvocales Famlia Volvocaceae Gnero Eudorina Ordem Chlorococcales Famlia Scenedesmaceae Gnero Desmodesmus Gnero Scenedesmus Classe Ulvophyceae Ordem Siphonocladales Famlia Codiaceae Gnero Codium Ordem Siphonales Famlia Udoteaceae Gnero Halimeda Ordem Caulerpales Famlia Caulerpaceae Gnero Caulerpa Ordem Ulvales Famlia Ulvaceae Gnero Ulva

Filo Gamophyta Classe Euconjugatae Ordem Zygnematales Famlia Desmidiaceae Gnero Cosmarium Gnero Euastrum Gnero Micrasterias Gnero Pleurotaenium Gnero Spondylosium Gnero Staurastrum Gnero Xanthidium Famlia Mesotaeniaceae Gnero Spirotaenia Famlia Zygnemaceae Gnero Spirogyra

16

7.2 Apresentao do recurso didtico produzido O recurso didtico produzido, Algas Verdes de Sergipe, contem uma tela inicial de abertura que apresenta o tema explorado neste trabalho, as algas verdes, onde so exibidas imagens das algas dos filos Chlorophyta e Gamophyta (figuras 2 e 3), seguida por uma tela final de abertura que possui imagens dessas algas e o ttulo do trabalho (figura 4).

Figura 2- Tela inicial da abertura.

Figura 3 Tela seqencial da abertura.

17

Figura 4 Tela final da abertura.

Na tela final da abertura (Figura 4) ao clicar no ttulo ALGAS VERDES DE SERGIPE ser aberta a tela central da apresentao na qual h links auto-explicativos que levam o usurio ao conhecimento que ele possivelmente quer adquirir (Figura 5).

Figura 5 - Tela central da apresentao, que d acesso aos contedos da aplicao.

A tela representada pela Figura 5 possibilita o acesso, atravs de links, aos contedos da apresentao, como os textos que retratam sobre a classificao das algas, os ambientes em que se podem encontrar esses organismos, algumas formas de coleta e observao, as imagens

18

das algas verdes e algumas informaes acerca da produo do software. Os links apresentados so detalhados a seguir: Quem so as Algas Verdes? o Descrio da atual sistemtica das algas verdes e algumas de suas principais caractersticas. Onde encontr-las? o Descrio dos locais mais provveis onde se encontrar essas algas, inclusive com imagens dos ambientes em que elas ocorrem em Sergipe. Coletando e Observando as Algas o Apresenta uma seqncia de telas nas quais est descrito um roteiro sobre algumas tcnicas de coleta e observao para o estudo das algas verdes, alm de um link que abre um arquivo no formato PDF sobre outras tcnicas de coleta e preservao. CONHECENDO AS ALGAS VERDES DE SERGIPE o Esse o link principal do recurso. ele que vai direcionar o usurio parte do software que contm as imagens das algas verdes encontradas em ambientes de Sergipe, sendo deste modo o foco de contextualizao do tema. Crditos o Apresenta algumas informaes sobre a produo deste trabalho. Referncias Bibliogrficas o Nesse link constam as principais referncias utilizadas para produo do recurso. PRODUO DE RECURSO DIDTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DAS ALGAS VERDES

(CHLOROPHYTA E GAMOPHYTA) o Esse link abre o arquivo em formato PDF desta monografia. O usurio poder ter, ento, uma viso mais detalhada da idia e produo deste software e uma pequena amostra sobre a pesquisa em ensino. Essa tela tambm apresenta um boto vermelho intitulado Sair que ao ser pressionado encerra a apresentao. Esta tambm pode ser encerrada a qualquer momento se pressionando a tecla Esc.

19

Para navegao no linear, algumas telas apresentam palavras destacadas que funcionam como hiperlinks (nomes sublinhados e destacados na cor verde) que direcionam a um tipo de glossrio dinmico com textos e (ou) imagens relacionados a essas palavras, ou a documentos PDF com notcias a respeito do contedo abordado. Alm disso, apresentam um boto vermelho em forma de X que funcionam como retorno tela de origem mais imediata dessa ou do conjunto de telas comum a um tipo de contedo (Figura 6).

Figura 6 - Estrutura no linear. Apresentao de hiperlinks e objetos que do acesso a diferentes telas relacionadas.

Os contedos que esto divididos em mais de uma tela so navegados de forma linear utilizando-se botes de ao que esto localizados no canto superior direito dessas telas como pode ser visto na Figura 7 (A, B, C e D). Assim como no trabalho realizado por Gianotto (2002) para o ensino de gentica, esta aplicao foi desenvolvida no programa Power Point, numa forma de tutorial que usa tanto hipertexto em forma de navegao linear, quanto links e objetos que fazem com que a apresentao assuma, tambm, uma forma de navegao no linear. A apresentao dos contedos de Biologia em recursos do tipo multimdia pode contribuir bastante para a dinamizao do Ensino de Cincias, uma vez que as ferramentas

20

disponibilizadas pelas TIC proporcionam uma gama de estratgias que podem ser utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem.

Figura 7 (A, B, C e D) . Estrutura linear de telas seqenciais que podem ser navegadas clicando-se nos botes azuis situados no canto superior direito dessas telas.

Apesar de algumas dificuldades encontradas no uso das TIC na educao, devido ao despreparo dos professores e dos ambientes de ensino e da estrutura de alguns desses produtos da tecnologia, trabalhos realizados por diversos autores (SANDHOLTZ et al., 1997; GIANOTTO, 2002; TEIXEIRA et al., 2005; LADEIRA; JACUK; BITENCOURT, 2002) tm demonstrado bons resultados no que diz respeito aceitao ou ao efeito atrativo dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Como relata Teixeira et al. (2005) em seu trabalho com o uso de hipermdia no Ensino de Zoologia:

Durante a aplicao do CD-ROM [...] Os alunos interagiram muito bem com o material apresentado, inclusive aqueles normalmente com problemas de

concentrao na sala de aula ou com dificuldades de aprendizagem. Durante todo o tempo em que as crianas estiveram envolvidas na atividade, percebemos que elas estavam completamente concentradas e at mesmo as conversas estavam

21

relacionadas aos assuntos abordados no material. A professora responsvel pela turma ficou impressionada com o excelente comportamento dos alunos na sala de informtica (TEIXEIRA et al., 2005).

Aquelas dificuldades do uso das TIC parecem estar para acabar. Segundo notcia veiculada no Portal do Ministrio da Educao, ainda este ano (2008) cerca de 100 mil professores da rede pblica sero capacitados para utilizar novas tecnologias na sala de aula, inclusive computadores e Internet. Sendo este, um dos objetivos do Programa Nacional de Formao Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) e parte do Programa de Desenvolvimento da Educao (PDE) (CHAMARELLE, 2008). Os recursos das TIC se constituem em ferramentas bastante usuais que do acesso rpido e fcil s informaes atualizadas e contextualizadas, contribuindo desta forma, com a formao continuada dos professores e aumentando a riqueza e qualidade dos conhecimentos que podem ser assimilados pelos alunos. Segundo Teixeira et al (2005), materiais alternativos, que chamam a ateno dos alunos e os estimulam a buscar as informaes para a construo do seu prprio conhecimento, so importantes para se atingir o objetivo do ensino, ou seja, a aprendizagem por parte do aluno. Arajo e Santos (2005) acreditam que a contextualizao dos conhecimentos cientficos em ambientes escolares facilite o estabelecimento da ponte entre esse conhecimento e as situaes do cotidiano, contribuindo para que a aprendizagem seja mais significativa, o desenvolvimento cognitivo dos estudantes seja promovido e o conhecimento seja socializado. Partindo-se desse princpio, as caractersticas apresentadas por este software servem de base ao processo de ensino-aprendizagem para promoo do conhecimento de uma forma significativa aos alunos atravs da apresentao de imagens de algas e de alguns ambientes que so possveis de serem vivenciados pelos alunos. 7.3 Anlise dos questionrios de avaliao do recurso O software produzido nesse trabalho foi avaliado por cinco professores que lecionam na rede pblica e ou particular do ensino mdio de Sergipe. Aps a anlise do recurso, os professores responderam um questionrio (em anexo). A partir das respostas obtidas nos questionrios foi possvel aprimorar o software antes que ele possa ser disponibilizado para ser usado como recurso didtico no processo de ensino. Ao serem questionados sobre a estrutura do software, todos os professores mostraramse otimistas quanto a este quesito, julgando-a como boa. Eles tambm afirmaram que

22

utilizariam esse software em sua prtica pedaggica j que esse apresenta um bom contedo, que serve para melhor apresentar o tema algas aos alunos, devido riqueza das imagens e de leituras alternativas, e apresentao de algas que ocorrem em Sergipe, no se limitando apenas aos contedos do livro didtico. Um deles diz: Muito bom, serviria no s como auxilio da prtica pedaggica, mas tambm como material de atualizao do professores de ensino de Biologia. Outro diz ainda:
Achei o contedo muito bom, mas que como deve ser visto por alunos carece de mais alguns links para explicar termos como: pirenides, estigma, undulipdios, carfita, cenoctico. Com certeza auxiliariam a explicar o contedo melhor, pois possibilitam, pela riqueza das imagens, mostrar aos alunos o que so algas verdes e as que existem aqui.

Quando questionados se o software assume a proposta de contextualizar o ensino de algas verdes um deles respondeu: Sim, pois o autor se deteu ao contexto local, utilizando fotos e exemplos prticos de algas. Outro disse: Sim, pois retrata exemplos de algas verdes em Sergipe localizando onde encontr-las, demonstrando com isso a importncia de se estudar tais seres. De modo geral, os professores responderam que o software d uma boa base para contextualizao do tema no momento em que apresenta espcies encontradas em Sergipe, trata o assunto com profundidade exemplificando com fotos, o que facilita a aprendizagem, traz o contedo realidade do aluno, mostrando dessa forma a importncia se estudar esses organismos aqui em Sergipe e vem a complementar o contedo de algas verdes do livro didtico que em muitos casos apresentado de forma resumida. Todos os professores concordam que a idia e a proposta deste software tm muito com o que contribuir para o Ensino de Biologia. Segundo eles, essa contribuio seria dada das seguintes formas: pela presena de assuntos interessantes acerca do contedo, ao mostrar a importncia dessas algas para o homem e a diferena entre elas e as plantas aquticas, as curiosidades sobre esses organismos e sua sistemtica, ajudando dessa forma na compreenso do assunto. Contribui tambm, atravs das imagens apresentadas, para amenizar algumas dificuldades encontradas por professores e alunos, como a falta de um laboratrio de ensino, equipado com microscpios para que os alunos possam observar esses organismos que fazem parte de seu contexto.

23

Quando indagados sobre a contribuio das TIC para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, quais caractersticas dessas ferramentas contribuiriam com esse processo e se o software Algas Verdes de Sergipe se encaixa nessas caractersticas, observouse que todos professores tiveram a opinio que as TIC vm a contribuir para o desenvolvimento desse processo atravs dos recursos visuais que podem ser apresentados como fotografias, desenhos, movimentos, e essas ainda possibilitam que as informaes veiculadas nesses meios sejam discutidas pelos alunos. Segundo um dos avaliadores, a flexibilizao na apresentao dos recursos presentes nesse software, torna possvel sua utilizao em diversos contextos. Outro diz ainda que elas tambm oferecem ao professor a possibilidade de melhor organizar as informaes que sero utilizadas em suas aulas, desde que eles saibam como fazer o uso devido dessas tecnologias. Um dos avaliadores acrescenta:
Eu acredito que as TIC contribuem e muito ao ensino, quando a escola pode proporcionar isso aos alunos. O nico ponto que este software no contempla na interatividade com o aluno, como por exemplo, um jogo ou exerccio (palavrascruzadas, etc.).

De um modo geral, os professores esto de acordo que o software Algas Verdes de Sergipe se encaixa em algumas dessas caractersticas das TIC que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. Quando questionados se possuam computador em casa e se o mesmo fora adquirido com o auxlio de algum programa de governo, os professores avaliadores responderam que sim, porm, apenas um dos professores adquiriu um equipamento atravs do auxlio concedido pelo Governo Federal. Mesmo que o nmero de professores que responderam ao questionrio de avaliao seja reduzido, no correspondendo a uma amostra significativa da classe de professores, sabido que, de acordo com Brasil (2008a) e Chamarelle (2008), o Governo Federal vem equipando, dando auxlio e capacitando escolas e professores com essas tecnologias, ou seja, a possibilidade do uso desses recursos pelos professores, mesmo que apenas em casa para preparar suas aulas, j uma realidade. Enfim, foi perguntado aos avaliadores o que poderia ser melhorado no software. As principais sugestes apresentadas foram: a incluso de alguns termos para facilitar a compreenso de alguns assuntos, colocar um fundo musical; transform-lo em um modelo que possa ser visto em aparelho de DVD, tentar mudar algumas fotos que esto meio turvas, inserir algumas perguntas para que o professor, como tambm os alunos, possa trabalhar na

24

sala de aula aps visualizar o CD-ROM. A partir das informaes e sugestes apresentadas nessa questo e em partes das respostas das outras perguntas, foram realizadas algumas modificaes no software. Essa avaliao realizada por professores do Ensino de Biologia foi importante porque veio a contribuir para o aperfeioamento da qualidade do recurso, atravs da anlise dos diferentes olhares que trazem em si uma viso introspectiva de suas experincias (vivncias) e prticas pedaggicas em sala de aula. 8. CONSIDERAES FINAIS A partir da pesquisa desenvolvida neste trabalho pde-se notar que em nenhum dos livros didticos observados o contedo sobre as algas verdes encontra-se contextualizado para a regio nordeste. O recurso didtico do tipo multimdia produzido nesse trabalho pode colaborar com o Ensino de Biologia atravs da contextualizao e atualizao do ensino dessas algas. Com base na anlise dos questionrios aplicados e da avaliao do software produzido realizada por professores do Ensino Mdio, pode-se inferir que, da mesma maneira que o recurso agradou a eles, provavelmente esse ser bem aceito pelos demais professores que fazem parte da rede de ensino de Sergipe e que simpatizam com as TIC. Foi possvel ainda, a partir das sugestes dos professores, realizar algumas modificaes no software. Nesse trabalho tambm foi dado o exemplo de que possvel se construir, com ferramentas computacionais simples, recursos didticos que podem conferir grande auxlio ao processo de ensino-aprendizagem. Este software pode ser usado em aulas de biologia como parte de uma prtica de reconhecimento de algas verdes e de alguns locais em que elas ocorrem, abrindo espao para uma discusso acerca da realidade desses organismos e dos ambientes que com eles compartilhamos. 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. 2. ed. So Paulo: Moderna, v. 2, 2004. ARAJO, M. S. T.; SANTOS, C. C. Contextualizao de aspectos de educao ambiental utilizando um livro paradidtico no ensino fundamental. In: XVI Simpsio Nacional de Ensino de Fsica. O Ensino no Ano Mundial da Fsica. CEFET-RJ, Rio de Janeiro, jan. 2005. BICUDO, C. E. M.; BICUDO, R. M. T. Algas de guas continentais brasileiras (chave ilustrada para identificao de gneros). So Paulo: FUNBEC, 1970.

25

BICUDO, C. E. M.; MENEZES, M. Gneros de algas de guas continentais do Brasil (chave para identificao e descries). 2. ed. So Paulo: RiMa, 2006. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Cincias Naturais. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC / SEF, 1998. _______. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio (Parte III - Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias). Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC / SEF, 2000. _______. Estratgia para o ensino de cincias. Portal do Ministrio da Educao, 25 nov. 2004. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/>. Acesso em: 31 ago. 2008. _______. Programa Nacional de Tecnologia Educacional. <http://portal.mec.gov.br/seed>. Acesso em: 11 jul. 2008. Disponvel em:

BRAVIM, E.; MUGRABI, E. Os Recursos Didticos e sua Funo Mediadora nas aulas de Matemtica: um Estudo de Caso na Aldeia Indgenas Tupinikim Pau-Brasil do Esprito Santo. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Ps-Graduao em Educao Matemtica "Conhecimento e Incluso Social", 10., 2006, Minas Gerais. Anais eletrnicos... Minas Gerais: FaE/UFMG, 2006. Disponvel em: <http://www.fae.ufmg.br/ebrapem/completos/1114.pdf >. Acesso em: 03 set. 2008. BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. BUENO, M. Aula virtual nmero 16: reino Protista ou Protoctista. Disponvel em: <http://marcobueno.net/internas/default.asp>. Acesso em: 20 jul. 2008. CHAMARELLE, R. Novas tecnologias chegam aos professores. Portal do Ministrio da Educao. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 06 ago. 2008. CRUZ, D. Cincias & Educao Ambiental: Os seres vivos. 2. ed. So Paulo: tica, 2005. DOMINGOS, S. Alga ser fonte para biocombustvel do futuro. Carbono Brasil, 29 ago. 2008. Disponvel em: <http://www.carbonobrasil.com/simplenews.htm?id=638214>. Acesso em: 31 ago. 2008. FAVARETTO, J. A.; MERCADANTE, C. Biologia. 2. ed. Coleo BA/SE. So Paulo: Moderna, 2003. FERREIRA, V. F. As Tecnologias Interativas no Ensino. Universidade Federal Fluminense. Qumica Nova, 21(6). 1998. p. 780-786. GIANOTTO, D. E. P. Produo De Software Educacional: Um projeto multidisciplinar. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002. So Paulo. Coletnea... So Paulo: FEUSP; 2002, p. 1-9.

26

HINO, K.; TUNDISI, J. Atlas de algas da represa do Broa. So Carlos: Universidade Federal de So Carlos, vol. 2, 1977. JOLY, A. B. Gneros de algas marinhas da Costa Atlntica Latino-Americana. So Paulo: USP, 1967. LADEIRA, L. E. B.; JACUK, R. M. G. R.; BITENCOURT, M. D. Uso de websites educacionais no Ensino de biologia. In: VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. So Paulo: Universidade de So Paulo, 2002. LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje: os seres vivos. 11. ed. So Paulo: tica, v. 2, 2004. LOPES, S. G. Bio: introduo ao estudo dos seres vivos. 1. ed. So Paulo: Saraiva, v. 2, 2002. MARGULIS, L; SCHWARTZ, K. V. Cinco Reinos: Um Guia Ilustrativo dos Filos da Vida na Terra. Traduo Lena Geise. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. MARQUES, A. M. Anlise da diversidade fitoplanctnica no reservatrio da Usina Hidroeltrica Luis Eduardo Magalhes, no mdio Tocantins-TO: estrutura da comunidade, flutuaes temporais e espaciais. Dissertao (Mestrado em Cincias do Ambiente) Universidade Federal de Tocantins, Palmas, 2006. MELLO, G. N. Transposio didtica, interdisciplinaridade e contextualizao. Disponvel em: <http://www.namodemello.com.br/>. Acesso em: 10 ago. 2008. CASTRO NETO, M. Algas contra a crise alimentar mundial. 3 jul. 2008. Disponvel em: <http: //materiaprimas.blogspot.com/2008/07/algas-contra-crise-alimentar-mundial.html>. Acesso em: 21 jul. 2008. PAULINO, W. R. Biologia atual: seres vivos e fisiologia. 15. ed. So Paulo: tica, v. 2, 2002. RAVEN, P. H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S. Biologia Vegetal. 6. ed. So Paulo: tica, 2006. RAYMUNDO, M. S.; HORTA, P.; FETT, R. Atividade antioxidante in vitro de extratos de algumas algas verdes (Chlorophyta) do litoral catarinense (Brasil). Revista Brasileira de Cincias Farmacuticas, Santa Catarina, vol. 40, n. 4, p.495-503 out./dec. 2004. REVIERS, B. Biologia e filogenia das algas. Porto Alegre: Artmed, 2006. SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D.C. Ensinando com Tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. trad. Marcos Antnio Guirado Domingues. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. SILVA JUNIOR, C.; SASSAR, S. Biologia - seres vivos: estrutura e funo. 7. ed. So Paulo: Saraiva, 2002.

27

STREBLE, H.; KRAUTER, D. Atlas de los microorganismos de gua Dulce: la vida em uma gota de gua. Barcelona: Ediciones Omega S.A., 1987. TEIXEIRA, M. G. et al. Hipermdia Como Um Importante Recurso Didtico Para O Ensino Fundamental. Botucatu: UNESP, 2005. UZUNIAM, A.; BIRNER, E. Biologia volume nico. 2. ed. So Paulo: Harbra, 2004. VIEIRA, I. B. Abordagem Das Macroalgas No Ensino De Cincias No Municpio de Aracaju-SE. Monografia (Licenciatura em Cincias Biolgica) Universidade Federal de Sergipe, So Cristvo, 2006.

28

APNDICE

29

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIENCIAS BIOLGICAS E DA SADE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

PRODUO DE RECURSO DIDTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DAS ALGAS VERDES (CHLOROPHYTA E GAMOPHYTA)

Questionrio de Avaliao do Recurso Didtico do tipo multimdia sobre o tema algas verdes para o Ensino de Biologia como subsdio para desenvolvimento da monografia do discente Vincius Alves Santos Guimares

So Cristvo - SE 2008/1

30

Questionrio 1 de Avaliao do Recurso Didtico do tipo multimdia sobre o tema Algas Verdes do Ensino de Biologia

1 - O que voc achou da estrutura da apresentao desse recurso? ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 2 - Voc utilizaria esse recurso didtico em sua pratica pedaggica? ( ) Sim ( ) No 3 - Voc acha que este software assume a proposta de contextualizar o ensino de algas verdes? Por que?

4 - O que voc acha da qualidade do contedo apresentado? Eles serviriam de auxlio a sua prtica pedaggica?

5 - Voc acha que a idia e a proposta deste software contribui com o Ensino de Cincias?

6 - Voc concorda que as Tecnologias da Informao e Comunicao, como computadores e TV, pode contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem? Se sim, quais caractersticas dessas ferramentas contribuiriam com esse processo? O recurso apresentado se inclui em alguma dessas caractersticas?

7 - Voc possui computador em casa? Ele foi adquirido com o auxlio de algum programa do governo?

8 - O que poderia ser melhorado neste software?

interessante se pedir em um questionrio desse tipo alguns dados profissionais de quem se dispe a respondlo.

You might also like