You are on page 1of 6

O SENHOR PROVER JEOV JIR (Gn 22.

2.1-18): Neste relato, aparece a revelao poderosa de Deus, o Deus que prov, o Deus todo poderoso e fiel, que prova aos que o amam e aprova aos que o obedecem e verdadeiramente crer no seu poder provedor. I DEUS DEU UMA ORDEM (Gn 22. 1,2): A histria de Abrao, antes Abro (Gn 11.27), extensa, a partir do capitulo (12), passamos a conhecer este heri da f, desde a sua chamada, apresentando-se como um fiel servo do Senhor. A chamada de Abro, exigiu dele f; segurana naquele que o mandou sair de sua terra, parentela, da casa de seu pai para errantemente ir a uma terra desconhecida. Desse mandato de Deus, segue-se promessas, no s para ele, mas para a sua esposa que era estril e avanada em dias, de terem um filho, como tambm engrandecer a sua descendncia.(Gn 12.7).

No capitulo(15), Deus promete a Abro um filho, o conhecido filho da promessa Isaque, no capitulo(17) no mais se chamava Abro(pai da altura), mas passou a ser chamado Abrao(pai de uma multido),e no capitulo(21) Deus cumpre com a sua promessa, nasce Isaque(risos). Mas a ordem do trecho de Gn 22.1,2; : toma agora o teu filho; o teu nico filho, Isaque, a quem amas, vai-te terra de Mori; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. II PARA QUEM EST DISPOSTO A RENUNCIAR O SEU MELHOR, DEUS EST DISPOSTO A SE REVELAR COMO SEU SUPREMO PROVEDOR: Tudo na Bblia so exemplos e revelaes para a igreja nos dias atuais. A vida de Abrao e sua renncia suprema, nos traz muitas lies para se alcanar vitorias e receber revelaes diretas de Deus. Abrao logo cdo,de madrugada se levantou, preparou seu jumento e tomou consigo dois de seus moos, e claro, o que ele

tinha de mais precioso, seu filho Isaque, o filho da promessa(v3). Nos diz a Bblia que ao terceiro dia Abrao avista o lugar do sacrifcio de longe(v4). glorioso o que vemos na narrativa Bblica, o testemunho da f de um homem, igual a mim e a voc, Abrao diz aos moos que o acompanhavam para ficarem em certo lugar porque ele e seu filho, iriam ao local avistado para adorar a Deus e retornariam. A convico de que Deus iria cumprir com as promessas feitas a sua semente, no o fez em nenhum momento vacilar(v5). No duvide das bnos provenientes da salvao, se a salvao por meio do sacrifcio de Cristo na cruz, promete remisso dos pecados pelo sangue derramado, voc est salvo, se nas pisaduras de Cristo, no seu corpo dilacerado foram as enfermidades, Ele te cura hoje(Is 53.4,5), tome posse da sua beno filho(a) de Abrao pela f. Ele em glria supre as tuas necessidades.(Fp 4.19).

III O DEUS PROVER, PROVEU AS MAIORES BENOS. (Gn 22.6-18): Agora estamos no pice do acontecimento, Abrao toma a lenha, pe sobre Isaque, prepara tudo, inclusive o cutelo j estava na mo para imolar a oferta, o cordeiro para o holocausto. Isaque indaga a seu pai, onde est o cordeiro para o holocausto? Abrao no titubeia na resposta e diz: Deus mesmo h de prover o cordeiro para o holocausto, e continuaram a caminhada. Chegou ao local, edificou um altar, em ordem deichou a lenha e amarra a Isaque, seu sangue, seu filho amado, o mais precioso de sua vida e o deitou-o sobre o altar em cima da lenha, uma cena forte, um ser humano para ser imolado, sangue humano iria jorrar, ser derramado. O texto diz que Abrao estendeu a mo, tomou o cutelo ou faca para sacrificar, imolar, como imolava a um animal seu querido filho.

Abrao!Abrao! brada o anjo do Senhor, ele responde:eis-me aqui, no toque no rapaz! disse o anjo, no lhe faa nada, agora sei que voc teme a Deus, porque no me negou seu filho, seu nico filho. Abrao ergue os olhos e v a providencia divina, um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Pegou e o sacrificou no lugar de Isaque, e deu o nome daquele lugar de no monte do Senhor se prover. Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Isaque prefigura justamente a Jesus cristo, no lugar de muitos, em resgate de voc Jesus deu a sua vida(Mc 10.45). Abrao no negou seu nico filho, Deus no negou se nico filho Jesus, s que o sacrifcio de Cristo foi bem superior,maior e perfeito que qualquer sacrifcio j efetuado, Ele o cordeiro de Deus, perfeito, sem mancha, sem defeitos, seu sangue poderoso, seu nome transmite autoridade, est acima de qualquer nome.

Deus te ama de uma tal maneira que deu seu nico filho para morrer em seu favor(Jo 3.16; Rm 8.32). A salvao te alcana agora, Ele perdoa teus pecados, Ele sara as tuas enfermidades, h plena libertao em Jesus cristo. As palavras salvo,saravam encontradas nos Evangelhos, foram traduzidas do verbo grego:(SOZO), algumas delas: Mc 5.23(sare);Mc 16.16(salvo);Lc 8.36(salvo);At 2.21(salvo); At 14.9(curado); Ef 2.8(salvos); Lc 18.42(salvou); Tg5.15(salvar);Mc5.28(salvarei),At4.9;4.12(cu rado) e muitos outros. No tolere o pecado em sua vida, Jesus levou os teus pecados na cruz, as enfermidades Ele levou sobre si (Mt 8.17b); verdadeiramente Ele tomou sobre si (Is 53.4). Voc acabou de conhecer a palavra de Deus e vem agora a f pela palavra, tome posse a tenha em sua vida a revelao de Jeov-Jir, o Senhor que prov, inclusive a salvao.

You might also like