You are on page 1of 2

GASTRPODES

Os gastrpodes constituem uma grande classe de moluscos. Tradicionalmente, a classe Gastropoda divida em trs sub-classes:

Pulmonata - organismos terrestres com pulmes, hermafroditas Opisthobranchia - organismos marinhos com brnquias direita e na zona posterior do corao, hermafroditas, concha reduzida. Prosobranchia - organismos marinhos com brnquias na zona anterior ao corao, sexos separados.
SISTEMA DIGESTRIO 1- O alimento cai na boca onde tem a Rdula cuja funo raspagem do alimento. 2- Da boca passa para faringe onde no final existe a Glndula Salivar que produz secrees que so lanadas no interior do sistema digestivo. 3- Da faringe o alimento passa para o Papo onde ser armazenado e amolecido. 4- Do Papo o alimento passa para o Estmago onde o Hepatopncreas e o Fgado liberam secrees que promovem a digesto qumica dos alimentos. 5- Do Estmago as partculas passam para o Intestino onde ocorre absoro com digesto intracelular.

SISTEMA RESPIRATRIO O sistema respiratrio dos gastrpodes igualmente varivel consoante o modo de vida. composto pelo corao, que se liga a vasos que passam pelo pulmo e pelos rgos. O sangue oxigenado no pulmo e bombeado pelo corao, para todo o corpo. As formas marinhas respiram atravs de branquias.

SISTEMA CIRCULATRIO O sistema circulatrio formado por um corao dorsal que se encontra no interior da cavidade pericrdica. Ao chegar aos tecidos, o sangue abandona os vasos, caindo em lacunas entre os tecidos , oxigenando-os e levando-lhes alimento, pois o sistema circulatrio tambm transporta os nutrientes resultantes da digesto. Das lacunas, o sangue penetra em outros vasos, chegando a um rgo chamado rim.

O sangue, livre das impurezas, vai s brnquias onde oxigenado e volta ao corao penetrando nas aurculas, de onde passar para o ventrculo para ser redistribudo por todo o corpo. O sistema circulatrio dos moluscos chamado ABERTO OU LACUNOSO, pois o sangue no circula sempre dentro dos vasos, mas abandona-os indo ter s lacunas do corpo.

SISTEMA EXCRETOR

O sistema excretor constitudo por um rim, prximo do corao, que elimina os excretas na cavidade do manto, de onde passam para o exterior.

SISTEMA NERVOSO

Os sistema nervoso composto por 4 partes de gnglios: um par cerebral, acima da faringe, um par bucal, um par pedal e um visceral, todos prximos e logo abaixo da faringe. Dos gnglios partem nervos para todos os rgos. Estruturas sensoriais presentes so os olhos, os estatocistos e outros rgos sensoriais espalhados pelo p e cabea.
SISTEMA REPRODUTOR

A reproduo sexuada comea com aproximadamente dos dois indivduos, que justapem os pores genital do parceiro e ocorre a transferncia recproca de um espermetforo, que um pacote de espermatozides. Os parceiros ento se separam. Em cada um deles, os espermatozides vo espermateca, onde ficam armazenadas. Enquanto isso, o ovoteste produz vulos, que caminha pele duto hermafrodita at a cmara de fecundao. Os espermatozides do parceiro, que estavam armazenados na espermateca, caminham ao ouviduto e chegam a cmara de fecundao, onde fecundam os vulos, que recebem reservas de glndulas albuminosa. Os ovos so ento eliminados pelo poro genital. Nos moluscos gastrpodes terrestres, o desenvolvimento dos ovos direto: a ecloso do ovo libera um pequeno molusco semelhante aos pais. Muitos gastrpodes aquticos, entretanto, possuem desenvolvimento indireto, existindo dois tipos de larvas entre ovo e dulto. a primeira fase larval chamada trocfora e posteriormente se transforma-se na vliger, que afunda e transforma-se num gastrpodo jovem.

You might also like