You are on page 1of 4

Enfermagem em Centro Cirrgico.

Prof Enf Ederson

FONTES DE CONTAMINAES EM CENTRO CIRRGICO

Todo hospital e obrigado a fornecer um ambiente cirrgico limpo e seguro, tanto para o paciente quanto para a equipe de sade que atua na unidade. Infelizmente, no existem dados concretos que garantam que um ambiente limpo e seguro minimize as taxas de infeco nesse setor hospitalar. No entanto, a limpeza e a desinfeco reduzem a flora microbiana das reas do Centro Cirrgico, alm de exercerem um efeito salutar nos pacientes e no pessoal hospitalar, estimulando a higiene em seu sentido mais amplo. De maneira geral, a maioria das infeces em feridas cirrgicas e provocada por microrganismos endgenos, ou seja, do prprio paciente, sendo, portanto, muito importantes a tcnica cirrgica cuidadosa, a preveno de erros durante o ato cirrgico e o uso racional dos antimicrobianos. Entretanto, devemos nos lembrar de que microrganismos de fontes exgenas, ou externas ao paciente, tambm tem importncia etiolgica. Algumas reas da sala cirrgica podem se tomar contaminadas, a menos que sejam apropriadamente limpas e desinfetadas. As principais fontes exgenas encontradas em Centro Cirrgico esto no prprio pessoal, nos equipamentos anestsicos (quando no so limpados e desinfetados adequadamente), nas superfcies das salas cirrgicas, nos materiais utilizados no ato cirrgico e nas medicaes administradas. Numa sala cirrgica bem gerenciada, a contaminao grosseira, ocorrida por contato direto, deve ser muito incomum. Nos dias de hoje, com a adoo das chamadas Precaues Padro, foram eliminadas as distines entre sala contaminada e sala no-contaminada, considerando-se contaminada toda sala em que haja presena de sangue ou, fluidos corpreos.

ESPCIMES E MEMBROS AMPUTADOS

Em toda cirurgia com retirada de uma pea, rgo ou parte de rgo, o espcime deve ser encaminhado a exame anatomopatolgico, por exigncia legal e tambm como comprovao de que foi realmente retirado do paciente.

Espcimes O auxiliar de enfermagem que circula pela sala cirrgica deve estar seguro do que fazer com os espcimes e conhecer as rotinas do hospital.

Entre os procedimentos empregados em vrios hospitais, os mais simples e seguros so: Colocar o espcime em recipientes de vidro ou sacos apropriados contendo soluo de formol a 10%. Antes de se colocar o espcime na soluo de formol a 10%, perguntar ao cirurgio se ele ira fazer fotos da pea cirrgica. Caso isso ocorra, no colocar a pea em formol, mas sim em soluo fisiolgica a 0,9%. Identificar o invlucro, colocando os seguintes itens: nome completo do paciente e, seu nmero de registro hospitalar; nmero do quarto e leito - categoria do paciente; tipo de pea cirrgica; nome do cirurgio; nome do hospital. Pedir ao cirurgio para preencher a requisio do exame anatomopatolgico, completando todos os seus itens. Fazer anotao no pronturio do paciente em relao a pea que foi retirada e para que laboratrio foi encaminhada. Encaminhar a pea e a requisio de exame para a enfermeira responsvel pelo Centro Cirrgico ou para o servio de anatomia patolgica. Fazer o registro do envio da pea em livro prprio.

Membros amputados Em toda cirurgia com retirada de membro ou parte de membro, esta pea deve obrigatoriamente ser encaminhada para incinerao ou enterro, conforme exigncia legal. Normalmente, antes de realizar a amputao de membros, a equipe mdica orienta o paciente e seus familiares, exigindo que assinem uma declarao de que esto cientes do tipo de cirurgia a ser feita. O auxiliar de enfermagem que circula pela sala cirrgica deve estar seguro do que fazer com a pea amputada e deve conhecer as rotinas do hospital. Entre os procedimentos empregados em vrios hospitais, os mais simples e seguros so: Providenciar um saco plstico para colocar o membro amputado.

Identificar o invlucro colocando os seguintes itens: - nome completo do paciente e seu nmero de registro hospitalar; - nmero do quarto e leito - categoria do paciente; - tipo de pea cirrgica; - nome do cirurgio; - nome do hospital. Verificar com a famlia se providenciar ou no o enterro da pea cirrgica.

Caso a famlia deseje enterrar o membro amputado, so estes os procedimentos: solicitar do mdico uma declarao em trs vias, denominada atestado de bito parcial, em que o cirurgio declara o tipo de cirurgia realizada e o motivo que o obrigou a fazer a amputao; anotar no pronturio do paciente a pea que foi retirada e o destino que lhe foi dado; encaminhar a pea e o atestado de bito parcial ao enfermeiro responsvel pelo Centro Cirrgico, que chama a famlia e lhe entrega uma das vias do atestado de bito parcial para que providencie o enterro do membro amputado; encaminhar a pea ao necrotrio junto com uma das vias do atestado de bito parcial; anexar a ltima via do atestado de bito parcial ao pronturio do paciente, fazendo as anotaes pertinentes;

fazer o registro do envio da pea em livro prprio.

Caso a famlia no queira enterrar a pea, preferindo que seja incinerada, os procedimentos so: solicitar ao cirurgio uma autorizao de incinerao em trs vias, informando que tipo de membro foi amputado; anotar no pronturio do paciente a pea que foi retirada e o destino que lhe foi dado; encaminhar a pea e a autorizao para incinerao ao enfermeiro responsvel pelo Centro Cirrgico; encaminhar a pea junto com duas vias da autorizao para incinerao ao necrotrio, cujos responsveis, de posse da pea identificada e da autorizao citada, tomaro as devidas providncias; anexar a ltima via da autorizao para incinerao ao pronturio do paciente, fazendo as anotaes pertinentes; fazer o registro do envio da pea em livro prprio.

O auxiliar de enfermagem deve estar consciente da responsabilidade por tais aes, pois elas envolvem um problema legal importante. Se as normas no forem cumpridas, o hospital ficara sujeito a sanes legais.

You might also like