You are on page 1of 10

Artigos

Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube estudo da presuno de internautas no YouTube1
Jornal Nacional and perception of hostile media: a study of the presumption of internet users on YouTube
Rafael Cardoso Sampaio
Doutorando em Comunicao e Cultura Contemporneas, pela Faculdade de Comunicao da Universidade Federal da Bahia UFBA; bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq; pesquisador do Centro de Estudos Avanados em Democracia Digital Ceadd, da UFBA.

E-mail: cardososampaio@yahoo.com.br

Resumo
O artigo faz uma anlise da percepo de mdia hostil referente a entrevistas dos candidatos a presidente para o Jornal Nacional, da TV Globo. Foram selecionados comentrios aleatrios, extrados do site do YouTube (N = 150), que buscaram representar partidrios do PT1 e do PSDB2. A anlise indica que houve percepo de uma mdia hostil, mas que ela foi muito superior entre os militantes pr-Dilma do que entre aqueles prSerra. Estes, inclusive, presumiram, no geral, que as entrevistas foram equilibradas e justas. Ao fim, so apresentadas hipteses que possam justificar tais achados. Palavras-chave: percepo de mdia hostil, hostile media perception, eleies 2010, comunicao e poltica.

Abstract
This paper analyzes the hostile media perception in the interviews of the presidential candidates for Jornal Nacional. I selected random commentaries from YouTube (n = 150) that try to represent partisans from PT and PSDB political parties. The analysis indicates that the hostile media perception did happen, but it was much stronger between pro-Dilma Partisans in comparison to pro-Serra. The former perceived, in general, the interviews as balanced and fair. In the end, I present some hypotheses that could justify these results. Keywords: hostile media perception, brazilian elections, political communication.

Agradeo ao Professor Wilson Gomes por toda a literatura de HMP aqui utilizada e pelas explicaes dos elementos mais importantes da teoria.
2

Artigo recebido em: 30/03/2011 Artigo aprovado em: 03/05/2011

Partido dos Trabalhadores. Partido da Social Democracia Brasileira.

62
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

1. Introduo Muito tem sido debatido sobre uma suposta crise no campo jornalstico atualmente. A diminuio da venda de jornais impressos, o fechamento de diversos veculos noticiosos, a disputa contra agentes de informao informais, como blogueiros, o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista e as constantes acusaes de manipulao e favorecimento de certos indivduos ou grupos so exemplos de questes atuais que arranham a imagem de credibilidade da imprensa. Em especial, nesse quesito, defende-se que o campo acadmico tem se preocupado em avaliar se os meios noticiosos realmente apresentam essas inclinaes e distores, especialmente em assuntos polticos. Por outro lado, aparentemente, h poucos esforos para se avaliar se a distoro pode estar, na verdade, na percepo dos espectadores, especialmente quando se trata de partidrios. Nesse sentido, esse trabalho prope-se a realizar um estudo baseado na teoria da percepo de mdia hostil. Tal linha de anlise, bastante desenvolvida nos Estados Unidos, prova, por estudos empricos, que mesmo coberturas miditicas equilibradas tendem a ser vistas pelos partidrios como distorcidas, em sentido oposto a seus pontos de vista. Esse fenmeno pode, inclusive, em certos casos, estar ligado ao simples fato de uma informao aparecer em um meio miditico de alto alcance. O objetivo desse artigo fazer uma aplicao de tal efeito nas eleies brasileiras de 2010. Para tanto, foram analisados comentrios postados por internautas no site do YouTube a respeito das entrevistas concedidas ao Jornal Nacional por Dilma Roussef e Jos Serra, candidatos presidncia. No primeiro segmento do trabalho, apresentou-se o conceito da percepo de mdia hostil, assim como desdobramentos e estudos diversos, realizados sob suas premissas. Na segunda sesso, discorreu-se sobre a metodologia utilizada para a seleo e anlise dos comentrios extrados da Internet. Na terceira parte, registraramse os resultados do estudo, que evidenciam a presena da percepo de mdia hostil, mas muito desequilibrada entre os grupos partidrios analisados. Em seguida, tais resultados so discutidos e so oferecidas hipteses que possam elucidar a discrepncia encontrada nos resultados. 2. A percepo de mdia hostil Ao propor tal estudo, a primeira tarefa realizada foi uma prospeco nos meios acadmicos brasileiros1 a fim de se

identificar a insero da teoria. Durante essa pesquisa exploratria, no foram encontrados estudos citando o Hostile Media Perception ou o Hostile Media Phenomenon (HMP), de modo que possvel apontar que os estudos e os pressupostos da percepo de mdia hostil ainda no ganharam forte adeso nos trabalhos de pesquisa brasileiros, por mais que se trate de um tema bastante rotineiro em situaes de disputa. Assim, como identificado por Vallone, Ross & Lepper (1985), relativamente comum haver declaraes de partidos, polticos ou grupos que afirmam no receber a ateno adequada da mdia ou, ainda, que a mdia apresenta um vis (bias) negativo a determinado indivduo e/ou coletivo. Entretanto, no caso brasileiro, parece existir mais um interesse em analisar as notcias veiculadas pelas mdias massivas do que efetivamente pesquisas de opinio (surveys) com o pblico2. Diferentemente de outros media effects, como framing, priming, agendamento e cultivo, que pressupem a influncia e o impacto das mdias massivas nos pensamentos e opinies do pblico, os trabalhos de HMP avaliam a percepo dos espectadores. Dessa maneira, apesar de ainda possvel, a anlise de inclinaes (slants) e distores nas mdias suprimida pela avaliao daquilo que o pblico percebe ou pressupe perceber. De maneira semelhante ao efeito de terceira pessoa3, os pesquisadores da percepo de mdia hostil se debruam sobre a percepo do pblico a respeito das mdias, sendo que essa percepo pode ser analisada como uma presuno ou, ainda, como aquilo que o indivduo cr ter percebido. A hiptese da HMP foi levantada por Vallone, Ross & Lepper (1985). Segundo estes autores, uma survey realizada com eleitores americanos a trs dias das eleies presidenciais demonstrou que 66% dos 160 participantes afirmaram que a mdia foi justa e imparcial. Todavia, entre os 34% dos participantes que presumiram a parcialidade,

portal de peridico Capes (Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior) e Google Acadmico. Achou-se apenas uma referncia ao termo, mas que no se tratava do objetivo geral do artigo.
2

O livro A mdia nas eleies de 2006, organizado por Vencio de Lima, um exemplo de um conjunto de estudos sobre inclinaes e distores nos meios noticiosos.

1 Os termos percepo de mdia hostil e fenmeno da mdia hostil foram pesquisados em meios acadmicos como Scielo.org,

3 O efeito de terceira pessoa afirma que os indivduos julgam que os efeitos das mdias sero maiores sobre os outros do que sobre si. H, dessa forma, uma presuno do efeito, que pressuposto como superior nos outros, especialmente nos grupos mais frgeis, como crianas. Verificar Davison (1983) para a teoria.

63
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

a maioria julgou que era contra seu candidato favorito (89%). Por outro lado, ao repetirem a pesquisa aps as eleies, eles no encontraram o mesmo julgamento. Diante desse fato, os autores Vallone, Ross & Lepper (1985) realizaram uma nova pesquisa, mas pressupondo que a percepo de mdia hostil s aconteceria entre os indivduos com grande envolvimento intelectual e emocional com a questo ou partidrios. Esse segundo estudo foi realizado com estudantes da Universidade de Stanford a respeito do massacre de civis nos campos de refugiados em Sabra e Chatilla, no Lbano, em 1982. Ali, os autores convocaram partidrios pr-pases rabes e pr-Israel, e os submeteram a uma mesma cobertura miditica do episdio. O material de estmulo foi um acmulo de notcias diversas, veiculadas nos meios noticiosos televisivos, organizado de forma equilibrada entre os dois lados da questo. Esses videoteipes foram apresentados em ordem cronolgica, oferecendo 36 minutos dedicados ao massacre em Beirute e a questes sobre a responsabilidade de Israel pelas mortes de civis, e constituram o material de estmulo do estudo. Aps assistirem aos vdeos, os participantes responderam a perguntas avaliando a cobertura da mdia no caso. As respostas aos questionrios claramente documentam o fenmeno de mdia hostil. Primeiramente, cada lado viu os seguimentos como distorcidos em favor do outro lado. Entrevistados pr-rabes sentiram que os noticirios no se focaram de maneira suficiente no papel de Israel quanto ao massacre e que, no geral, houve uma apresentao mais positiva que negativa de Israel nas notcias. Os entrevistados pr-Israel reportaram exatamente o contrrio, afirmando muito foco na atuao de Israel no massacre e que houve uma apresentao mais negativa que positiva do Pas nas notcias. Todavia, os autores apontaram que o resultado mais importante e interessante o fato de ambos os grupos terem avaliado que os espectadores neutros iriam se virar contra seu lado, caso vissem essa mesma cobertura da mdia. Em outras palavras, h percepo de mdia hostil quando o indivduo acredita que os meios de comunicao de massa so tendenciosos ou distorcidos no sentido inverso ao seu ponto de vista. Um liberal, por exemplo, acredita que a mdia conservadora e vice-versa. Na verdade, o HMP produz uma falsa impresso do efeito de uma mensagem dos meios de massa. Ou seja, essa percepo, em geral, tem baixo valor de realidade (GOMES, 2010)4.

Uma explicao potencial para o HMP que indivduos com fortes preferncias polticas esto to certos da superioridade de suas opinies que eles veem a cobertura balanceada ou neutra como inapropriada ou at incorreta. Dito de outra forma, como os partidrios acreditam estar do lado certo, uma cobertura equilibrada tenderia a falsear a discusso. Nesse sentido, ela s seria adequada se tratasse mais do lado do partidrio. Os argumentos legtimos realizados pelo lado oposto so vistos como reivindicaes inferiores, merecendo assim menor ateno da cobertura. De tal maneira, a incluso de tais reivindicaes percebida como uma compensao injusta do equilbrio do debate (BAUM & GUSSIN, 2005; GUNTHER et al., 2001; HUGE & GLYNN, 2010; VALLONE, ROSS & LEPPER, 1985). A utilizao do tema de rabes e israelenses foi repetida em outras duas pesquisas. Perloff (1989) replicou os resultados de Vallone, Ross & Lepper e os interpretou relacionados ao envolvimento do ego (ego-involvement) dos participantes. Ou, ainda, o alto envolvimento num assunto era necessrio para tornar a informao incongruente com sua opinio mais chamativa e memorvel, fortalecendo os processos cognitivos por trs da percepo de mdia hostil. Por sua vez, Giner-Sorolla & Chaiken (1994) realizaram um estudo, visando a testar a HMP que avaliou duas questes controversas que geravam partidrios em posies contrrias: o conflito de israelenses e rabes e a questo do aborto. Os autores citados tentaram expandir os achados de Vallone, Ross & Lepper (1985). Foi comprovada, pela referida pesquisa, a relevncia das crenas anteriores sobre a mdia no efeito da mdia hostil, o que leva concluso de que tais crenas exercem uma espcie de influncia heurstica sobre os juzos dos indivduos a respeito do contedo das notcias. Em sentido similar, a pesquisa de Ariyanto, Hornsey & Gallois (2007) avaliaram a percepo de partidrios religiosos em relao a meios de comunicao ligados a religies. Assim, usando o mesmo material, os participantes que leram as notcias, tendo sido avisados de que se tratava de um jornal mulumano, presumiram que elas estavam distorcidas contra os cristos. E aqueles que leram a matria como sendo de jornal cristo tiveram a percepo de que era contra os mulumanos. Ou seja, a percepo prvia da fonte da mdia guiou a percepo distorcida no estudo. Os autores ressaltaram que a deciso prvia de percepo do grupo emissor da mensagem guia a percepo posterior, levando distoro. Saber qual canal mostrou tal matria influencia diretamente a ideia que se vai ter do contedo. Essa viso direcionada tambm sofre influncia do in-group, ou seja, do grupo social ao qual ele pertence e a qual grupo ele se ope.

Informao coletada na reunio do Grupo Comunicao, Internet e Democracia, da UFBA, realizada em Salvador no dia 12 de agosto de 2010.

64
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

Para Gunther (1992), a filiao partidria, religiosa, tnica ou de outros grupos sociais carrega com ela as atitudes, crenas e interesses pessoais nas preocupaes do grupo. Esta medida do envolvimento, s vezes chamado de envolvimento do ego, est associada a uma forte e, muitas vezes, duradoura sensao de si mesmo. Os catlicos, por exemplo, tendem a ser mais altamente envolvidos com informaes e questes relacionadas com outros catlicos do que com pessoas de outras categorias religiosas. Na medida em que ele capta a identidade pessoal de uma pessoa e as formas mais profundas de compromisso, a identificao com um grupo pode definir um sentimento fundamental de participao. Usando os dados de uma pesquisa nacional de credibilidade dos meios de comunicao de massa nos Estados Unidos (1985), o autor concluiu, dentre outras afirmaes, que os membros do grupo, de fato, desempenham um papel na percepo pblica do equilbrio ou da credibilidade dos meios de comunicao de massa. A elevada participao acarretou no apenas uma maior avaliao dos contedos mediados, mas, tambm, uma maior distoro da percepo dos contedos das mdias e uma maior probabilidade de ceticismo em relao a elas. Buscando expandir a compreenso do fenmeno, Gunther et al. (2001) lanaram e testaram duas hipteses. Primeiramente, que o HMP est relacionado ao alcance presumido da cobertura miditica, ou seja, o fato de os mass media atingirem um grande nmero de pessoas colabora para os partidrios avaliarem a mdia como hostil. A explicao para tanto estaria de acordo com a avaliao original de Vallone, Ross & Lepper (1985), isto , aquela segundo a qual os partidrios acreditam que a cobertura presumida como enviesada pode afetar os indivduos neutros, aqueles com pouco conhecimento a respeito do tema, que seriam mais influenciveis pelas informaes distorcidas. Logo, se um meio de comunicao alcana um grande nmero de indivduos nessa condio, aumentaria a percepo hostil da mdia. A segunda hiptese testada pelos autores (GUNTHER et al., 2001) a possibilidade da existncia da percepo relativa de mdia hostil. Essa concepo uma ideia mais branda do HMP, consoante a qual os partidrios no precisam necessariamente presumir que a mdia est enviesada diretamente contra seus pontos de vista, mas que as coberturas miditicas estariam menos de acordo ou seriam menos agradveis ao lado do partidrio em comparao ao seu adversrio. O efeito relativo ocorre quando h divergncia entre as percepes de dois grupos opostos; entretanto, ele no requer que os dois grupos classifiquem o contedo como objetivamente hostil a seus prprios pontos de vistas. Em outras palavras, ambos os lados poderiam perceber a cobertura como hostil em relao a um candidato A, mas os

apoiadores do candidato A perceberiam a cobertura como significativamente mais hostil que os apoiadores do candidato B. Essa percepo relativa de notcias hostis leva ideia [de] que a cobertura ser presumida como menos favorvel sua prpria posio em comparao cobertura da outra posio (HUGE & GLYNN, 2010: 168). Posteriormente, Gunther & Schmitt (2004) fizeram uma pesquisa sobre partidrios na questo de alimentos geneticamente modificados. Visando a realizar um teste sobre a questo do alcance, estes autores analisaram como os entrevistados reagem diante das mesmas informaes apresentadas de duas formas: a primeira tendendo a simular um jornal americano de grande alcance e a segunda, na forma de um ensaio acadmico realizado por um estudante universitrio. A pesquisa demonstrou que o HMP foi mais forte na condio de texto jornalstico, mesmo as informaes dos dois meios sendo iguais. No caso do ensaio, os partidrios chegaram a avaliar o contedo como mais benfico ao seu ponto de vista. Os resultados dessa pesquisa contribuem em duas questes. Primeiramente, os partidrios percebem a informao da mdia de massa como hostil sua prpria opinio, sendo um efeito especfico para a mdia massiva. Segundo, a avaliao de um maior alcance e, consequentemente, um maior potencial de influncia nos outros tendem a estar ligados a essa percepo hostil. No geral, os estudos do HMP denotam ateno especial aos indivduos moderados ou neutros, aqueles com menor envolvimento ou conhecimento a respeito do tema. Pressupe-se que os partidrios acreditam que esses espectadores neutros tm menos propenso a possuir a motivao ou os meios (conhecimento, por exemplo) para contra-argumentar a informao enviesada, sendo, assim, mais capazes de aceitar a distoro (bias) do contedo (BAUM & GUSSIN, 2005; GUNTHER & LIEBHART, 2006). Gunther & Liebhart (2006) voltaram a enfatizar a questo do alcance presumido. Nessa lgica, um canal de pouco alcance com pequena audincia visto com um olhar benigno. A informao em tal meio processada usando-se a prpria opinio como referncia numa forma de autoafirmao. Por outro lado, uma informao num canal de grande alcance, como jornais nacionais, parece invocar processos diferentes. O contexto das mdias de massa sinaliza para os partidrios voltarem suas atenes aos outros e ao potencial de influncia do contedo miditico em audincias maiores. Alm disso, partidrios muito envolvidos e comprometidos tendem a perceber os outros como menos informados e potencialmente mais vulnerveis, especialmente a informao errnea. Como resposta a isso, os partidrios adotam uma estratgia defensiva para o processamento de informaes. Logo, certos contedos, que so aceitveis em alguns contextos, parecem desfa-

65
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

vorveis, inclinados, mal apurados e incompletos no contexto miditico. Assim, nesse estudo (GUNTHER & LIEBHART, 2006), os autores utilizam novamente a comparao de um ensaio acadmico com uma matria jornalstica. Entretanto, alm do alcance do meio, os pesquisadores tambm avaliaram a fonte ou, ainda, os autores das publicaes. Participantes na condio do jornalista como autor reportaram um maior nvel de influncia da fonte que aqueles na condio de estudante. Um efeito significativo do alcance tambm foi aparente para os participantes nas condies de um artigo de notcias eles estimaram maior influncia da fonte que aqueles na condio do ensaio. Aumentar o alcance incrementou a estimativa da influncia do autor, mas apenas se este fosse um jornalista. Na condio do ensaio, os grupos pr e contra alimentos geneticamente modificados julgaram a valncia similarmente. No entanto, na condio de notcia, a percepo da distoro divergiu a ponto de cada grupo presumi-lo como hostil ao seu lado. Da mesma forma, na condio de estudante como autor, no houve diferena significativa na presuno da distoro. Entretanto, na condio de jornalista como autor, as presunes divergiram de maneira que cada lado percebeu o estmulo como contrrio ao seu ponto de vista (ibidem). 3. HMP, Poltica e Eleies Assim, pelo fato de a pesquisa do HMP ter se desenvolvido essencialmente a partir de anlises de eleio presidencial, muitos de seus estudos esto relacionados com o tema. Nas sociedades complexas, a informao necessria para considerar seriamente questes polticas e sociais impossvel de ser reunida e confirmada presencialmente. As organizaes miditicas, assim, so necessrias para realizar o sumrio daquilo que essencial para o cidado estar informado (TSFATI & COHEN, 2005). Assim, segundo os autores, a confiana nas fontes miditicas importante para o funcionamento da democracia (ibidem). Aqueles que presumem que seus grupos so tratados injustamente tendem a ter menor confiana nas mdias. E, quanto mais as pessoas acreditam que seus grupos esto sendo tratados injustamente pelas mdias, mais elas se convencem de que no podem confiar na mdia para realizar seu papel democrtico, alm de presumirem que o tratamento injusto com o grupo se perpetuar no futuro. Segundo Dalton, Beck & Huckfeldt (1998), o papel da mdia como intermediria mais evidente durante as eleies, quando as mdias massivas so os veculos transportadores primrios da informao sobre as campanhas. Poucos eleitores vo a um comcio ou, mesmo, tm contato direto

com candidatos a presidentes ou seus representativos de forma geral. Ao invs disso, a informao apresentada nas mdias providencia aos cidados informaes sobre posies polticas, qualidades e habilidades dos candidatos. Assim, a mdia no necessariamente influencia a escolha de candidatos, mas pode moldar como pblico os avalia (DALTON, BECK & HUCKFELDT, 1998: 111). A pesquisa de Dalton, Beck & Huckfeldt analisou as eleies presidenciais americanas de 1992 em duas fases. Na primeira, os pesquisadores avaliaram os prprios meios jornalsticos, buscando por inclinaes (slants) ou uma cobertura favorvel a um dos candidatos. Na segunda, eles realizaram surveys com os partidrios, nas quais se confirmou o HMP. Os republicanos acreditaram que a mdia estava inclinada em favor de Clinton e os democratas viam a inclinao em favor de Bush, o que aconteceu inclusive entre partidrios julgando os mesmos jornais impressos (considerados como no distorcidos por entrevistados no partidrios). J Huge & Glynn (2010) avaliaram a existncia e a evoluo da percepo de mdia hostil no contexto das eleies de 2006 para o Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Com uma pesquisa longitudinal, os autores em referncia foram capazes de demonstrar que a percepo hostil da mdia variou durante a pesquisa. Ao longo da campanha, as percepes de distores dos republicanos aumentaram, enquanto as percepes dos democratas dos vieses (bias) diminuram. A principal explicao dos autores para o fenmeno foi a margem de vantagem que o candidato democrata abriu sobre o republicano na disputa. A cobertura miditica teria possivelmente criado uma percepo de que o democrata tinha uma liderana inalcanvel, o que teria diminudo o medo entre partidrios de que a cobertura distorcida pudesse influenciar outros eleitores. Dentro do tema das eleies, segundo Richardson, Huddy & Morgan (2008), os debates entre os candidatos Presidncia da Repblica so componentes essenciais das campanhas presidenciais que potencialmente impactam as atitudes e os comportamentos dos eleitores. Apesar de os debates seguirem o formato das mdias massivas, os candidatos possuem um poder maior para moldar o contedo da discusso. Por exemplo, mesmo que o moderador introduza um tpico, os presidenciveis podem usar dispositivos retricos para evadir, transformar ou neutralizar as questes. Entretanto, os autores mencionados frisaram que, em comparao s propagandas e aos anncios pessoais, os candidatos apresentam um menor controle da agenda de discusso em um debate, uma vez que o moderador age como um representante do pblico. No estudo realizado pelos pesquisadores (ibidem) no primeiro debate presidencial entre Bush e Kerry nas eleies

66
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

de 2004, a preferncia de candidato pelo partidrio foi um indicador forte da presuno de quem teria sido o vencedor do debate. E, ainda que de maneira modesta, houve ndices estatsticos significativos no estudo que evidenciaram o fenmeno de mdia hostil.

4. Metodologia de anlise O HMP um fenmeno que s pode ser apreendido atravs de uma pesquisa quase experimental 5. Ou seja: idealmente, o pesquisador cria um material miditico de estmulo que pode estar distorcido ou equilibrado, de acordo com seu interesse de pesquisa, e o testa com diferentes indivduos. Esses participantes, seguindo as premissas do HMP, precisam ser partidrios de causas antagnicas. Tambm necessrio um pblico aptico ou desinteressado no assunto estudado como grupo de controle para o efeito de HMP em relao aos militantes estudados (GOMES, 2010)6. Todavia, os altos custos e o grande espao de tempo necessrios para uma pesquisa quase experimental dessa natureza a inviabilizaram para este primeiro momento e, por conta disso, aqui proposta uma anlise mais intuitiva7. Como afirmado anteriormente, o perodo eleitoral considerado o mais frtil para se observarem indcios do fenmeno da mdia hostil. Nesse tipo de circunstncia, so comuns declaraes por parte de candidatos e de partidos, denunciando a perseguio (ou distoro) s suas campanhas por parte de certos canais miditicos, assim como tambm rotineira a acusao de militantes polticos acerca da parcialidade da mdia no tratamento de questes polticas ou, at mesmo, de sua defesa de um candidato ou partido especfico. O estudo aqui proposto visa a lanar, portanto, uma luz inicial sobre a questo do HMP durante as eleies presi-

denciais. Com este intuito, pretende-se analisar as argumentaes realizadas por internautas a respeito das entrevistas concedidas pelos presidenciveis ao Jornal Nacional, da TV Globo. Buscando seguir a premissa de Richardson, Huddy & Morgan (2008), num primeiro momento, uma aproximao foi realizada com os comentrios a respeito do primeiro debate oficial dos candidatos a presidente nas eleies de 2010. Entretanto, a pesquisa exploratria demonstrou que as entrevistas realizadas pelo Jornal Nacional estavam gerando maior polmica e maior discusso sobre a possibilidade de uma conduo distorcida, que estaria, de algum modo, favorecendo o candidato do PSDB, Jos Serra8. Alm disso, a opo pelo Jornal Nacional se torna justificvel ainda pelo fato de representar o prime time da televiso brasileira, no que diz respeito a veculos noticiosos, por sua importncia e credibilidade junto ao grande pblico e por se caracterizar como a janela mais vista do segmento (GOMES, 2009)9. A anlise proposta se concentra nas opinies livres de eleitores brasileiros na Internet. Como o prprio site do Jornal Nacional no oferece ferramenta de comentrios, foi necessrio procurar locais de grande visibilidade na web. Em princpio, foram avaliados sites de jornais impressos de grande circulao no Pas, que tambm apresentassem grande visibilidade on-line. Todavia, considerando-se que uma das premissas do trabalho que os partidrios veem alguns desses veculos como hostis sua causa, no se trataria do meio ideal para anlise proposta10. Assim, optou-se por um canal que pudesse ser visto como neutro por ambos os grupos partidrios e que oferecesse a possibilidade de livre expresso. Nesse sentido, o canal de vdeos do Google, o YouTube11, se mostrou como a

Os projetos experimentais verdadeiros so aqueles que utilizam o recurso de aleatorizao para selecionar as unidades de teste, e, por isso, so mais confiveis para fazer inferncias causais. Entretanto, a aleatorizao difcil de ser aplicada quando a amostra pequena. Outra caracterstica importante dos projetos experimentais verdadeiros, que os torna mais vlidos, a presena de um ou mais grupos de controle alm dos grupos experimentais. Os projetos quase experimentais no utilizam a atribuio aleatria como os experimentais verdadeiros.

8 Lula critica Jornal Nacional pelo tratamento dado Dilma em entrevista. Disponvel em: <http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/08/11/imprensa37425.shtml>. A entrevista de Serra no JN. Disponvel em: <http://www.advivo.com.br/ blog/luisnassif/a-entrevista-de-serra-no-jn>. Acesso em: 11 de agosto de 2010.

A pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicao do Governo Federal tambm aponta o JN como veculo de notcias mais assistido do Brasil. Disponvel em: <http://www.midiarj.org.br/sites/ default/files/Pesquisa%20SECOM%202010.pdf>. Acesso em: 15 de julho de 2010. H, ainda, questes com o perfil do leitor de cada jornal, a restrio de comentrios a assinantes e o fato de alguns grandes jornais no oferecerem ferramentas de comentrios em suas verses on-line. Disponvel em: <http://www.youtube.com>. Acesso em: 10 de agosto de 2010.
11 10

Informao coletada na reunio do Grupo Comunicao, Internet e Democracia, da UFBA, realizada em Salvador no dia 12 de agosto de 2010.
7

Davison (1983), ao sugerir a hiptese do efeito de terceira pessoa, tambm realizou pesquisas com menor poder de comprovao, que ele classificou como intuitivas.

67
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

melhor opo12. Primeiramente, ele o quarto site mais visitado por brasileiros na Internet segundo o Alexa.com13, detendo, assim, grande visibilidade. Em segundo lugar, o YouTube era um local em que os partidrios poderiam procurar pelo vdeo completo das entrevistas (no sentido de poderem observar sua integralidade). E, finalmente, o site oferece a possibilidade de se comentar o vdeo, sendo os comentrios visveis para outros usurios. Usando a ferramenta de busca do YouTube, pesquisou-se pelos vdeos dos dois candidatos. Entrevista Dilma no Jornal Nacional e Entrevista Serra no Jornal Nacional. Em ambos os casos, foram escolhidos os vdeos no editados com o maior nmero de visualizaes (em 22 de outubro de 2010, um dos vdeos alcanou 103 mil visualizaes e mais de dois mil comentrios) e de comentrios14. Em todos os links escolhidos, no houve nenhuma descrio dos vdeos. Assim, ao menos no site YouTube, a referncia dos vdeos no induzia a nenhuma opinio ou concluso das entrevistas. Em cada vdeo, foram selecionados os primeiros comentrios de partidrios a respeito da cobertura. Para tanto, a seleo foi realizada por fases. Primeiramente, optou-se pela ordem regressiva; ou seja, iniciar pelos comentrios mais novos. Essa opo consiste no fato de que seria importante que os partidrios j tivessem assistido a todas as entrevistas, que foram realizadas em diferentes dias. O recorte temporal foi do dia 13 de agosto at o dia 11 de agosto s 21 horas (dia e horrio da ltima entrevista do JN com os presidenciveis). Em segundo lugar, foram eleitos de forma qualitativa os comentrios que demonstraram claramente apoio candidata Dilma ou ao candidato Jos Serra. Por ltimo, dentre esses comentrios, foram selecionados aqueles que trataram das entrevistas ou do meio noticioso que as realizou15, independentemente de serem positivos, negativos ou neutros. Para garantir que alguns internautas mais engajados no corrompessem a amostra, foi tomado um cuidado especial

para que apenas um comentrio por usurio fosse utilizado no estudo. Dessa maneira, escolheram-se comentrios em cada vdeo do YouTube que foram, ento, analisados com a ajuda do software Atlas.Ti 6.1. Cada comentrio foi classificado por nome, data e partido (PT ou PSDB). Em relao cobertura, foram criados cdigos para se investigar o HMP. Os comentrios que demonstraram que o partidrio presumiu a entrevista e/ou a atitude dos entrevistadores como sendo distorcidos ao seu candidato foram classificados como mdia hostil. Aqueles que presumiram que no houve uma distoro da entrevista ou dos entrevistadores diretamente contra seu candidato, mas que acreditaram um favorecimento do candidato contrrio, foram classificados como RHMP (R de relativo), os usurios que afirmaram ter percebido uma entrevista favorvel ao seu candidato foram classificados como mdia amigvel. E aqueles que afirmaram que a entrevista foi equilibrada e justa classificaram-se como mdia neutra. Assim, a questo da pesquisa foi a seguinte:

QP: Houve uma percepo de mdia hostil dos internautas partidrios em relao s entrevistas realizadas pelo Jornal Nacional com os candidatos do PT e do PSDB a presidente nas eleies de 2010?16 Conforme as indicaes de Tsfati & Cohen (2005), o tratamento injusto da mdia a um grupo pode levar diminuio da confiana de seus partidrios em relao quele meio miditico, podendo inclusive diminuir a confiana para futuras coberturas miditicas desse meio. No mbito acadmico, estudos empricos evidenciam que o PT vem recebendo uma cobertura mais negativa ao longo das eleies presidenciveis. Em 1989, muito se comentou sobre a edio do debate entre Lula e Collor, realizada pela TV Globo. Em 1994, Singer (2002) avaliou que as regras do HGPE 17 , recm-estabelecidas poca, favoreciam Fernando Henrique Cardoso. E, em 2006, Ald, Mendes & Figueiredo (2007) e Jakobsen (2007) fizeram pesquisas empricas com as coberturas das eleies e demonstraram que Lula recebeu uma cobertura mais negativa que Alckmin naquele perodo. Considerando-se tais aspectos, foi construda a primeira hiptese a ser testada:

12 13

Ver nota metodolgica 1 ao fim do artigo.

Disponvel em: <http://www.alexa.com/topsites/countries/BR>. Acesso em: 12 de agosto de 2010.


14 Disponvel em: <http://youtu.be/7xB4i7oDvCU, http://youtu.be/ mkU9HoFRlLE, http://youtu.be/l8Sq-yC0EuQ, http://youtu.be/ Js1_hXQld-8> e <http://youtu.be/1E1hQtArJDA>. Acesso em: 13 de agosto de 2010.

16

Nesse item, foram utilizadas palavras-chave como mdia, imprensa, Globo, Jornal Nacional, entrevista, entrevistadores e jornalistas.

15

As aspas em partidrios se devem ao fato de no haver uma survey que possa comprovar o nvel de envolvimento desses participantes.
17

Horrio gratuito de propaganda eleitoral.

68
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

H1: Os militantes do PT demonstraro uma maior percepo da mdia hostil em comparao aos militantes do PSDB. Por sua vez, a pesquisa exploratria demonstrou que diversos partidrios do PSDB afirmaram que a declarao de militantes petistas de que a mdia era hostil a eles revelava-se um fato infundado. Tambm fundamental considerar um posicionamento histrico do partido na defesa da liberdade de imprensa, que, segundo eles, estaria sendo ameaada por propostas do PT por maior regulao e controle dos meios miditicos. Assim, lanou-se a segunda hiptese:

H2: Os partidrios do PSDB presumiro um efeito relativo de mdia hostil, defendendo que a cobertura no foi enviesada, mas que a candidata do PT foi privilegiada nas perguntas e na entrevista de forma geral.

tra de partidrios de Dilma, 100%, apresentaram uma percepo de mdia hostil. Ou seja, toda vez que o internauta demonstrava seu interesse de voto em Dilma e tratava a respeito das entrevistas do Jornal Nacional, ele presumiu que Dilma foi a mais prejudicada e/ou que os entrevistadores estariam a favor do candidato Jos Serra. Devido magnitude dos nmeros, todos os comentrios foram revistos. Buscaram-se incoerncias ou inconsistncias na anlise. Entretanto, se houve algum problema na avaliao, ele no foi detectado na correo. Dessa maneira, optou-se por realizar uma nova amostra com 50 comentrios diferentes realizados por outros 50 usurios tambm distintos da amostra do estudo acima. Os resultados, entretanto, reafirmaram uma grande percepo de mdia hostil em quase 100% dos comentrios.

Pesquisa 2 Partidrios prDilma(N = 50)

Mdia hostil 48 (96%)

RHMP 1 (2%)

Mdia amigvel 0

Mdia neutra 1 (2%)

6. Resultados Os resultados esto apresentados nas tabelas abaixo, visando a facilitar a compreenso dos dados. A primeira apresenta os resultados divididos pelo vdeo de origem, enquanto a segunda apresenta o aglomerado dos grupos partidrios. Os resultados evidenciam que houve uma percepo de mdia hostil na amostra coletada, uma vez que 60% do total de comentrios analisados apresentaram indcios de que a entrevista do JN foi distorcida contra o candidato defendido pelo partidrio. Logo, a questo da pesquisa foi respondida, houve sim o HMP na amostra selecionada. Todavia, o resultado mais notvel aconteceu ao serem separados os partidrios. Todos os comentrios da amos-

Logo, os resultados apoiam totalmente a hiptese 1. Os partidrios do PT, em ambos os estudos, apresentaram mais percepo de mdia hostil que os partidrios do PSDB. A diviso por partidrios ainda evidenciou que os partidrios pr-Serra, ao contrrio da hiptese 2, no presumiram as entrevistas como enviesadas contra seu candidato ou, mesmo, mais favorveis a Dilma. A maioria, 68% da amostra, julgou que a entrevista e as aes dos entrevistadores foram neutras, ou, ainda, iguais com todos os candidatos e, dessa maneira, justas. Alm disso, 12% da amostra de internautas pr-Serra ainda perceberam a distoro como sendo favorvel ao seu candidato.

Tabela 1: Resultados separados por fonte Entrevista Dilma Pr-Dilma Entrevista Dilma Pr-Serra Entrevista Serra Pr-Dilma Entrevista Serra Pr-Serra Total: 100

partidrios RHMP 0 0 0 0 0 Mdia amigvel 0 4 0 2 6 Mdia neutra 0 17 0 17 34 Total 25 25 25 25 100 25 4 25 6 60

Mdia hostil

Tabela 2: Resultados por apoio partidrio Mdia hostil Partidrios Dilma Partidrios Serra 50 (100%) 10 (20%) 0 0 Mdia amigvel 0 6 (12%) Mdia neutra 0 34 (68%)

69
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

7. Discusso A pesquisa aqui apresentada buscou avaliar a presena de HMP em comentrios de vdeos postados no YouTube com as entrevistas de Jos Serra e Dilma Rousseff para o Jornal Nacional no primeiro turno das eleies de 2010. Apesar de no ter o mesmo carter cientfico de uma pesquisa quase experimental em laboratrio, defende-se que o resultado pode ser um bom precursor para novos estudos de HMP no Brasil. Primeiramente, se no h como provar que os participantes so partidrios dos candidatos com alto nvel de envolvimento, o fato de estarem voluntariamente comentando e participando de um debate on-line um bom indcio de interesse poltico e de envolvimento com seu candidato. Em segundo lugar, todos os comentrios analisados foram baseados nas mesmas entrevistas realizadas em uma emissora de TV, o que similar ao material de estmulo das pesquisas de HMP. A grande falta, cr-se, est na ausncia de um grupo de controle. Assim, os resultados, apesar de baseados nessa pesquisa intuitiva, podem ser um primeiro passo para novos trabalhos de HMP no Brasil. As anlises indicam que o fenmeno da mdia hostil foi detectado nos comentrios de internautas a respeito das entrevistas dos dois principais candidatos a presidente de 2010. Dos comentrios avaliados, 60% foram categorizados como efeito da mdia hostil. Ao serem separados por partidrios, surpreendentemente, 100% dos aliados petistas presumiram a entrevista como enviesada contra a candidata Dilma. A pesquisa foi novamente realizada apenas com partidrios petistas, e o resultado manteve-se muito alto (96%), enquanto apenas 20% dos partidrios peessedebistas perceberam alguma distoro contra Serra. A diviso ainda evidenciou que a maioria dos partidrios pr-Serra (80%) presumiu a entrevista e os entrevistadores como sendo neutros ou at como favorveis ao seu candidato. Apesar de a amostra, no geral, apresentar HMP, isso se deve basicamente aos partidrios pr-Dilma. Apenas 20% dos militantes peessedebistas demonstraram uma percepo hostil da mdia. Devido ausncia de uma survey com os indivduos que compem a amostra, no possvel afirmar, com preciso, a explicao para tais resultados; contudo, podem ser lanadas algumas hipteses, capazes de direcionar futuras pesquisas empricas na rea. A explicao mais simples e bvia est nos indivduos da amostra. A no realizao da pesquisa de opinio no permite uma identificao adequada do envolvimento e do conhecimento necessrios para se afirmar que o eleitor seja partidrio. A amostra, portanto, apesar de usar indivduos aleatrios, poderia ter captado diversos partidrios

do PT e poucos militantes do PSDB, o que explicaria os resultados to discrepantes. A segunda hiptese que poderia elucidar os dados obtidos est na possibilidade de a entrevista e/ou de os entrevistadores do Jornal Nacional, realmente, terem favorecido o candidato Jos Serra em detrimento da candidata Dilma Rousseff. Apesar de o HMP j ter sido evidenciado em materiais de estmulo desequilibrados a favor de uma posio, pode ser que a diferena de tratamento nas entrevistas tenha sido to relevante que todos os militantes petistas tenham se sentido lesados, manifestando-se a respeito da distoro. A diferena de tom, perguntas e tratamentos, nessa hiptese, poderia ser tamanha que mesmo os partidrios peessedebistas teriam reconhecido a diferena nas entrevistas. Aqui, seria pertinente que os futuros pesquisadores de HMP analisassem mais materiais que claramente beneficiam um dos lados em oposio. possvel que o lado beneficiado reconhea que o lado oposto sofreu distoro, mas que isso no seja suficiente para ele considerar que seu lado foi beneficiado. Em outras palavras, a percepo hostil que se tem da mdia levaria o lado beneficiado a perceber a amostra como equilibrada, o que j uma distoro em relao inclinao existente. O presente estudo d uma indicao de que tal fenmeno pode ocorrer, caso se tome como verdadeira a parcialidade no jornal, o que no foi analisado. A terceira hiptese se baseia nas premissas de Tsfati & Cohen (2005), segundo as quais um tratamento injusto a certo grupo pode exacerbar a percepo de mdia hostil pelos seus componentes. Como foi apresentado, h evidncias de que alguns meios de comunicao noticiosos j apresentaram coberturas negativas de Lula e do PT em eleies pretritas (A LD, MENDES & FIGUEIREDO , 2007; JAKOBSEN, 2007). Se o tratamento injusto no passado dos meios noticiosos a um grupo tende a levar falta de confiana pelos partidrios do grupo nesse meio no futuro (TSFATI & COHEN, 2005), possvel que os partidrios pr-PT j tenham uma resistncia natural aos meios de comunicao de massa. Esse preconceito, essa crena anterior (GINER-SOROLLA & CHAIKEN, 1994) pode ter incentivado a percepo hostil da entrevista. Alm disso, o prprio Partido dos Trabalhadores reuniria condies de estimular os componentes do in-group a terem essa recepo defensiva de certas mdias noticiosas, dentro da lgica proposta por Ariyanto, Hornsey & Gallois (2007) e Gunther (1992). De maneira geral, a teoria da percepo de mdia hostil mostra-se como um interessante indicador analtico para a realidade brasileira, especialmente nos perodos eleitorais. possvel que os pesquisadores acadmicos estejam sendo bastante atenciosos com a anlise de inclinaes nos prprios meios noticiosos, mas ignorem a possi-

70
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

Artigos
Jornal Nacional e percepo de mdia hostil: um estudo da presuno de internautas no YouTube

bilidade de a distoro se encontrar nos receptores. O HMP tambm destaca que uma cobertura justa e equilibrada ainda pode gerar percepes distorcidas e consequentes reclamaes entre os partidrios, o que, para alguns autores, pode ser visto como um alvio para os jornalistas (GUNTHER et al., 2001; GUNTHER; LIEBHART, 2006, TSFATI & COHEN, 2005).

Por outro lado, isso pode ser visto como um desafio extra aos jornalistas e meios de comunicao, pois sua credibilidade passa a depender no apenas da realizao de matrias equilibradas, mas da tentativa, tambm, de manter a confiana desses espectadores cticos em seu contedo (DALTON, BECK & HUCKFELDT, 1998).

Referncias ALD, Alessandra; MENDES, Gabriel & FIGUEIREDO, Marcus. Imprensa e eleies presidenciais: natureza e consequncias da cobertura das eleies de 2002 e 2006. In: LIMA, Vencio A. de (org.). A mdia nas eleies de 2006. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2007. p. 65-88. ARIYANTO, Amarina; HORNSEY, Matthew J. & GALLOIS, Cindy. Group allegiances and perceptions of media bias: taking into account both the perceiver and the source. Group Processes & Intergroup Relations, v. 10, n. 2, p. 266-279, London, 2007. BAUM, Matthew A. & GUSSIN, Phil. Issue bias: how issue coverage and media bias affect voter perceptions of elections. Paper presented at 2005 Meeting of the American Political Science Association. Washington, DC: Apsa, 2005. DALTON, Russell J.; BECK, Paul Allen & HUCKFELDT, Robert. Partisan cues and the media: Information flows in the 1992 presidential election. American Political Science Review, v. 92, n. 1, p. 111-126, March, 1998. DAVISON, W. Phillips. The third-person effect in communication. Public Opinion Quarterly, v. 47, n. 1, p. 1-15, Oxford, Spring, 1983. GINER-SOROLLA, Roger & CHAIKEN, Shelly. The causes of hostile media judgment. Journal of Experimental Social Psychology, v. 30, p. 165-180, 1994. GOMES, Wilson. Audioesfera poltica e visibilidade pblica: os atores polticos no Jornal Nacional. In: GOMES, Itnia (org.). Televiso e realidade. Salvador: Edufba, 2009. p. 175-222. GUNTHER, Albert C. Biased press or biased public? Attitudes toward media coverage of social groups. Public Opinion Quarterly, v. 56, n. 2, p. 147-167, Oxford, 1992. GUNTHER, Albert C.; CHRISTEN, Cindy T.; LIEBHART, Janice & CHIA, Stella Chih-Yun. Congenial public, contrary press, and biased estimates of the climate of opinion. Public Opinion Quarterly, v. 65, n. 3, p. 295-320, Oxford, 2001. GUNTHER, Albert C. & LIEBHART, Janice L. Broad reach or biased source? Decomposing the Hostile Media Effect. Journal of Communication, v. 56, n. 3, p. 449-466, 2006. G UNTHER , Albert C. & S CHMITT , Kathleen M. Mapping boundaries of the hostile media effect. Journal of Communication, v. 54, n. 1, p. 55-70, March, 2004. HUGE, Michael & GLYNN, Carroll J. Hostile media perception and the campaign trail: perceived media bias in the race for governor. Journal of Communication, v. 60, n. 1, p. 165181, March, 2010. JAKOBSEN, Kjeld. A cobertura da mdia impressa aos candidatos nas eleies presidenciais de 2006. In: LIMA, Vencio A. de (org.). A mdia nas eleies de 2006. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2007. p. 31-64. PERLOFF, Richard M. Ego-involvement and the third person effect of televised news coverage. Communication Research, v. 16, n. 2, p. 236-262, April, 1989. RICHARDSON, John D.; HUDDY, William P. & MORGAN, Shawn M. The hostile media effect, biased assimilation, and perceptions of a presidential debate. Journal of Applied Social Psychology, v. 38, n. 5, p. 1.255-1.270, May, 2008. SINGER, Andr. Esquerda e direita no eleitorado brasileiro. 2. ed. So Paulo: Edusp, 2002. TSFATI, Yariv & COHEN, Jonathan. Democratic consequences of hostile media perceptions: the case of Gaza settlers. The Harvard International Journal of Press/Politics, v. 10, n. 4, p. 28-51, October, 2005. VALLONE, Robert P.; ROSS, Lee & LEPPER, Mark R. The hostile media phenomenon: Biased perception and perceptions of media bias in coverage of the Beirut massacre. Journal of Personality and Social Psychology, v. 49, n. 3, p. 577-585, September, 1985.

71
Comunicao & Inovao, So Caetano do Sul, v. 12, n. 22:(62-71) jan-jun 2011

You might also like