You are on page 1of 18

1

O CATECISMO DE HEIDELBERG Introduo P. 1. Qual o teu nico conforto na vida e na morte? que eu perteno - corpo e alma, na vida e na morte - no a mim mesmo, mas a meu fiel Salvador, Jesus Cristo, que com o seu precioso sangue pagou plenamente todos os meus pecados e me libertou completamente do domnio do Diabo; que ele me protege to bem, que sem a vontade de meu Pai no cu nenhum cabelo pode cair da minha cabea, na verdade, que tudo deve adaptar-se ao seu propsito para a minha salvao. Portanto, pelo seu Santo Esprito, ele tambm me garante a vida eterna e me faz querer estar pronto, de todo o corao, a viver para ele daqui por diante. P.2. Quantas coisas deves conhecer para viveres e morreres na bem-aventurana dessa consolao? Trs. Primeiro, a grandeza do meu pecado e misria. Segundo, como sou libertado de todos os meus pecados e de suas conseqncias miserveis. Terceiro, que gratido devo a Deus por essa redeno. Parte I Da Misria do Homem P.3. Onde aprendes acerca do teu pecado e das suas miserveis conseqncias? Na Lei de Deus. P. 4. Que requer de ns a Lei de Deus? Jesus Cristo ensina tudo isto em resumo em Mateus 22,37-40: Amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este : Amars o teu prximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. P.5. Podes observar perfeitamente tudo isto? No, pois por natureza sou inclinado a odiar a Deus e ao meu prximo. P. 6. Criou Deus o homem assim mau e perverso? No. Ao contrrio, Deus criou o homem bom e sua imagem, isto , em verdadeira justia e santidade, a fim de que ele conhecesse corretamente a Deus seu Criador, o amasse de todo o corao e vivesse com ele em eterna bem-aventurana, louvando-o e glorificando-o. P.7. De onde vem, ento, esta corrupo da natureza humana? Da queda e desobedincia de nossos primeiros pais, Ado e Eva, no Jardim do den; pelo que a nossa vida humana foi de tal modo envenenada que todos ns somos concebidos e nascidos em pecado.

P.8. Mas somos ns de tal forma pervertidos que nos tornamos totalmente incapazes de praticar o bem e inclinados ao mal? Sim, se no nascermos de novo pelo Esprito de Deus. P.9. No Deus injusto exigindo do homem, em sua Lei, aquilo que ele no pode praticar? No, pois Deus criou o homem de tal forma que ele poderia ter feito isso. Mas o homem, sob a instigao do Diabo, por desobedincia deliberada, defraudou-se desses dons a si mesmo e a todos os seus descendentes. P.10. Permite Deus que fique impune tal desobedincia e apostasia do homem? Certamente que no, pois a ira de Deus se revela do cu, tanto contra os nossos pecados originais, como contra os nossos pecados atuais, e ele os punir segundo o seu justo juzo no tempo e na eternidade, como declarou: Maldito todo aquele que no permanece em todas as coisas escritas no livro da Lei, para pratic-las. P. 11. No Deus tambm misericordioso? Deus na verdade misericordioso, mas tambm justo. sua justia que exige que o pecado cometido contra a suprema majestade de Deus tenha a punio mxima, isto , o castigo eterno do corpo e da alma. Parte II Da Redeno do Homem P. 12. Desde ento, que pelo justo juzo de Deus viemos a merecer castigo temporal e eterno, como podemos escapar desse castigo e retornar graa e reconcilar-nos com Deus? Deus quer que a sua justia seja satisfeita; portanto, ou por ns mesmos ou por outrem importa que se d satisfao plena sua justia. P.13. Mas podemos ns, por ns mesmos, dar essa satisfao? De modo nenhum. Pelo contrrio, aumentamos o nosso dbito a cada dia. P. 14. E pode qualquer simples criatura dar por ns tal satisfao? Nenhuma. Antes de mais nada, Deus no quer punir nenhuma outra criatura pelo dbito do homem. Alm disso, nenhuma simples criatura pode suportar o peso da ira eterna de Deus contra o pecado e dela livrar os outros. P. 15. Ento, que espcie de mediador e redentor devemos buscar? Algum que seja verdadeiro homem e homem justo, e, contudo, mais poderoso que todas as criaturas, isto , algum que seja, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus. P. 16. Por que deve ele ser verdadeiro homem e homem justo? Porque a justia de Deus exige que a natureza humana que pecou pague pelo pecado, mas o homem, que pecador, no pode pagar por outros.

P.17. Por que deve ser ele Deus ao mesmo tempo? Para que assim, pelo poder da sua divindade, possa suportar, como homem, o peso da ira de Deus e recuperar por ns e restaurar para ns a justia e a vida perdidas. P. 18. Quem esse mediador, que , ao mesmo tempo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem e homem justo? Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos dado livremente para total redeno e justia. P. 19. De onde sabes isto? Do Santo Evangelho, que o prprio Deus revelou no princpio no jardim do den, depois proclamou por meio dos santos patriarcas e profetas, prefigurou atravs de sacrifcios e outras cerimnias da Lei, e finalmente cumpriu por meio do seu prprio Filho bem-amado. P. 20. Sero ento todos os homens salvos por meio de Cristo, como eles se perderam em Ado? No. Somente aqueles que, pela verdadeira f, so incorporados a ele e aceitam todos os seus benefcios. P. 21. Que f verdadeira? No apenas certo conhecimento pelo qual aceito como verdadeiro tudo o que Deus nos revelou em sua Palavra, mas tambm uma sincera confiana que, pelo Evangelho, o Esprito Santo cria em mim, de que Deus concedeu. no apenas aos outros mas tambm a mim, perdo de pecados, justia eterna e salvao, exclusivamente pela graa, s por causa da obra salvadora de Cristo. P. 22. Que , ento, que o cristo deve crer? Tudo o que nos prometido no Evangelho, que nos em resumo ensinado nos artigos do Credo dos Apstolos, nossa confisso de f universalmente reconhecida. P. 23. Quais so esses artigos? Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do cu e da terra; e em Jesus Cristo, seu Filho Unignito, nosso Senhor; o qual foi concebido por obra do Esprito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; no terceiro dia ressurgiu dos mortos; subiu ao cu, onde est sentado direita de Deus Pai, Todo-poderoso, de onde h de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo; na santa Igreja catlica; na comunho dos santos, na remisso dos pecados; na ressurreio do corpo; e na vida eterna. P. 24. Como so divididos estes artigos? Em trs partes. A primeira diz respeito a Deus, o Pai, nossa criao; a segunda, Deus, o Filho, e nossa redeno; a terceira, a Deus, o Esprito Santo, e nossa santificao. P.25. Se h um s Ser Divino, por que falas de trs, Pai, Filho e Esprito Santo? Porque Deus assim se revelou em sua Palavra, de modo que estas trs pessoas distintas so um s Deus, verdadeiro e eterno.

De Deus, o Pai P. 26. Que que crs, quando dizes: Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do cu e da terra? Que o eterno Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do nada criou o cu e a terra com tudo que neles h, que tambm os sustenta e governa pelo seu eterno conselho e providencia, por causa de Cristo seu Filho - meu Deus, e meu Pai. Confio nele to completamente que no tenho nenhuma dvida de que ele prover de todas as coisas necessrias ao corpo e alma. Alm disso, seja qual for o mal que me envie nesta vida conturbada, ele o mudar em bem para mim, pois ele pode assim fazer, sendo Deus onipotente e estando determinado a agir dessa maneira, como um Pai fiel. P. 27. Que que entendes por providncia de Deus? O poder onipotente e sempre presente de Deus, pelo qual, como se fosse pela sua prpria mo, ele sustenta o cu e a terra, juntamente com todas as criaturas, e a governa de tal modo que folhas e relva, chuva e seca, anos frutferos e infrutferos, alimento e bebida, sade e doena, riquezas e pobreza e tudo o mais nos vm, no do acaso, mas da sua mo paternal. P. 28. Que vantagem resulta do reconhecimento da criao e providncia de Deus? Aprendemos que precisamos ser pacientes na adversidade, gratos no meio das bnos e confiantes em nosso fiel Deus e Pai quanto ao futuro, seguros de que nenhuma criatura nos separar de seu amor, visto que todas as criaturas se encontram to completamente em suas mos que, sem sua vontade, nem sequer podem mover-se. De Deus, o Filho P. 29. Por que o Filho de Deus chamado Jesus, isto , Salvador? Porque ele nos salva de nossos pecados e porque a salvao no pode ser buscada ou encontrada em nenhum outro. P.30. Realmente crem no nico Salvador Jesus os que buscam sua salvao e bemestar nos santos, pelo seu prprio esforo ou por outros meios? No. Antes, por essas aes negam a Jesus, o nico Salvador e Redentor, ainda que se vangloriem de pertencer a ele. Segue-se, pois, que ou Jesus no Salvador perfeito, ou aqueles que recebem este Salvador com verdadeira f devem nele ter tudo o que necessrio sua salvao. P. 31. Por que ele chamado Cristo, isto , Ungido? Porque ele foi consagrado por Deus o Pai e ungido com o Esprito Santo para ser nosso supremo Profeta e Mestre, revelando-nos plenamente o propsito secreto e a vontade de Deus sobre a nossa redeno; para ser nosso nico Sumo Sacerdote, havendo-nos redimido pelo sacrifcio nico do seu corpo e intercedendo sempre por ns junto ao Pai; e para ser nosso eterno Rei, governando-nos pela sua Palavra e pelo seu Esprito, e defendendo-nos e sustentando-nos na redeno que para ns conquistou. P. 32. E por que s chamado cristo?

Porque mediante a f participo de Cristo e assim da sua uno de modo que posso confessar o seu nome, apresentar-me como sacrifcio vivo de gratido a ele, e lutar contra o pecado e o Diabo com conscincia boa e livre durante toda esta vida, e depois reinar com ele, na eternidade, sobre todas as criaturas. P. 33. Por que ele chamado FILHO UNIGNITO DE DEUS, se ns tambm somos filhos de Deus? Porque s Cristo o Filho eterno de Deus, ao passo que ns, por sua causa, e pela graa, somos recebidos como filhos de Deus. P. 34. Por que o chamas nosso Senhor? Porque, no com ouro ou com prata, mas pelo seu precioso sangue, ele nos remiu, corpo e alma, do pecado e de todo o domnio do Diabo, e nos comprou para sermos seus. P.35. Que significa Foi concebido por obra do Esprito Santo, nasceu da Virgem Maria? Que o eterno Filho de Deus, que e permanece verdadeiro e eterno Deus, tomou sobre si a nossa verdadeira humanidade, da carne e do sangue da Virgem Maria, pela operao do Esprito Santo, de modo que fosse tambm a verdadeira semente de Davi, em tudo igual a seus semelhantes, exceto no pecado. P.36. Que benefcios recebes da santa concepo e do nascimento de Cristo? Que ele nosso Mediador e, com a sua inocncia e sua perfeita santidade cobre os meus pecados, em que fui concebido, para que estes desapaream diante de Deus. P. 37. Que entendes pela palavra sofreu? Que durante toda a sua vida na terra, e especialmente no fim dela, ele suportou no corpo e na alma a ira de Deus contra os pecados de todo o gnero humano, de modo que, pelo seu sofrimento, como o nico sacrifcio expiatrio, ele redimisse o nosso corpo e a nossa alma da maldio eterna, e para ns conseguisse de Deus a graa, a justia e a vida eterna. P. 38. Por que sofreu ele sob Pncio Pilatos? Para que ele, inocente, fosse condenado por um juiz terreno, e assim nos libertasse do juzo de Deus, que devia cair sobre ns com toda a sua severidade. P. 39. H, no fato de ter sido crucificado, alguma coisa mais do que se tivesse sofrido algum outro tipo de morte? Sim, porque por isso estou seguro de que ele tomou sobre si mesmo a maldio que pesava sobre mim, porque a morte de cruz era amaldioada por Deus. P. 40. Por que teve Cristo de padecer a morte? Porque a justia e a verdade de Deus so tais que nada mais podia fazer reparao pelos pecados seno a morte do Filho de Deus. P. 41. Por que foi ele sepultado? Para confirmar o fato de que ele estava realmente morto.

P. 42. Ento, se Cristo morreu por ns, por que devemos ns tambm morrer? Nossa morte no reparao pelos nossos pecados, mas somente um morrer para o pecado e uma entrada para a vida eterna. P. 43. Que outro benefcio recebemos do sacrifcio e da morte de Cristo na cruz? Que pelo seu poder nosso homem velho com ele crucificado, morto e sepultado, de modo que as ms paixes da carne no mais reinem em ns, mas ns nos ofereamos a ns mesmos a ele como sacrifcio de ao de graas. P. 44. Por que se acrescenta: desceu ao Hades? Para que em minhas mais duras tribulaes eu esteja certo de que Cristo, meu Senhor, me redimiu das ansiedades e dos tormentos infernais pelas indizveis angstias, dores e terrores que padeceu em sua alma, tanto na cruz como antes. P. 45. Que benefcio recebemos da ressurreio de Cristo? Primeiro, pela sua ressurreio ele venceu a morte para tornar-nos participantes da justia que nos obteve pela sua morte. Segundo, ns tambm somos agora, pelo seu poder, ressuscitados para uma nova vida. Terceiro, a ressurreio de Cristo , para ns, seguro penhor de nossa bendita ressurreio. P. 46. Como entendes as palavras: subiu ao cu? Que aos olhos dos seus discpulos Cristo foi elevado da terra para o cu e ali permanece para nosso bem, at que volte de novo para julgar os vivos e os mortos. P. 47. Ento, no est Cristo conosco at o fim do mundo como nos prometeu? Cristo verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Segundo a natureza humana, ele no se encontra mais na terra, mas em sua divindade, sua majestade, sua graa e seu Esprito, nunca est ausente de ns. P. 48. No ficam, assim, as duas naturezas de Cristo separadas uma da outra, se a humanidade no se encontra onde est a divindade? De modo nenhum; pois, se a divindade incompreensvel e est presente em toda parte, segue-se que ela est, na verdade, alm dos limites da humanidade que ela assumiu, e, contudo, sempre se encontra tambm naquela humanidade, e permanece pessoalmente unida a ela. P. 49. Que benefcio recebemos da ascenso de Cristo ao cu? Primeiro, que ele nosso Advogado na presena de seu Pai no cu. Segundo, que temos nossa carne no cu como penhor seguro de que ele, como a Cabea, nos levar tambm a ns - seus membros - para si mesmo. Terceiro, que ele nos envia seu Esprito como contrapenhor, por cujo poder buscamos o que de cima, onde Cristo est sentado direita de Deus, e no as coisas que so da terra. P. 50. Por que se acrescenta: E est sentado direita de Deus? Porque Cristo subiu ao cu para que pudesse manifestar-se l como o Cabea de sua Igreja, por quem o Pai governa todas as coisas.

P. 51. Que benefcio recebemos desta glria de Cristo, nosso Cabea? Primeiro, que pelo seu Santo Esprito ele derrama dons celestiais sobre ns, seus membros. Segundo, que pelo seu poder nos defende e nos protege contra todos os nossos inimigos. P. 52. Que conforto a volta de Cristo para julgar os vivos e os mortos te oferece? Que em toda aflio e perseguio posso esperar, de cabea erguida, o verdadeiro Juiz do cu, que j se submeteu ao julgamento de Deus por mim e de mim removeu toda a maldio; que ele lanar todos os seus e os meus inimigos na condenao eterna, mas, juntamente com todos es eleitos, me tomar para si mesmo na alegria e glria celestial. O Esprito Santo P. 53. Que o que crs a respeito do Esprito Santo? Primeiro, que com o Pai e o Filho ele igualmente Deus eterno; segundo, que ele me dado tambm, e, mediante a verdadeira f me faz participante em Cristo e de todos os seus benefcios, que ele me conforta e ficar comigo para sempre. P. 54. Que o que crs a respeito da santa Igreja catlica? Creio que, desde o princpio do mundo at o fim, e de entre toda a raa humana, o Filho de Deus, pelo seu Esprito e pela sua Palavra, rene, protege e preserva para si mesmo, na unidade da verdadeira f, uma congregao escolhida para a vida eterna. Alm disso, creio que eu mesmo sou e para sempre permanecerei membro vivo dela. P. 55. Que o que entendes por comunho dos santos? Primeiro, que todos os crentes e cada um deles, como membros do Senhor Jesus Cristo e de todos os seus tesouros e dons, tm uma comunidade. Segundo, que cada um deve saber que est obrigado a usar seus dons livremente e com alegria para benefcio e bem-estar dos outros membros. P. 56. Que o que crs sobre a remisso dos pecados? Que, por causa da obra reconciliadora de Cristo, Deus no se lembrar mais dos meus pecados ou da maneira pecaminosa contra a qual tenho de lutar durante toda a minha vida, mas que ele graciosamente imputa a mim a justia de Cristo, de modo que eu jamais virei a ser condenado. P. 57. Que conforto te oferece a ressurreio do corpo? Que, depois desta vida, minha alma ser imediatamente elevada a Cristo, seu Cabea, e que esta minha carne, ressuscitada pelo poder de Cristo, ser unida de novo com minha alma e assumir a forma do santo corpo de Cristo. P. 58. Que conforto te d o artigo concernente vida eterna? Que, se agora eu sinto em meu corao o comeo da alegria eterna, entrarei na posse, depois desta vida, da perfeita bem-aventurana, que nenhum olho jamais viu, nem ouvido ouviu, nem subiu ao corao do homem, e por isso louvarei a Deus para sempre. P. 59. Mas, como que isto te ajuda, agora que crs todas estas coisas? Que sou justo em Cristo, diante de Deus, e herdeiro da vida eterna.

P. 60. Como s justo perante Deus? Somente pela verdadeira f em Jesus Cristo. Apesar das acusaes de minha conscincia de que tenho pecado gravemente contra todos os mandamentos de Deus e no ter observado nenhum deles, e ainda de eu ser sempre propenso a tudo que mau, todavia Deus, sem nenhum mrito realmente meu, ele me concede, apenas por sua graa, os benefcios da perfeita expiao de Cristo, imputando-me sua justia e santidade, como se eu nunca tivesse cometido um simples pecado ou jamais tivesse sido pecador, tendo cumprido, eu mesmo, toda a obedincia que Cristo executou por mim, se somente aceito tal favor com um corao confiante. P. 61. Por que dizes que s justo somente pela f? No porque eu agrade a Deus em virtude do valor da minha f, mas porque somente a satisfao, a justia, e a santidade de Cristo so minha justia diante de Deus, e porque posso aceit-las e torn-las minhas, s e exclusivamente pela f. P. 62. Mas, por que nossas boas obras no podem ser nossa justia diante de Deus, ou pelo menos parte dela? Porque a justia que se pode apresentar perante o juzo de Deus deve ser absolutamente perfeita e inteiramente de conformidade com a Lei divina. Entretanto, todas as nossas obras, inclusive as melhores delas so, nesta vida, imperfeitas e maculadas pelo pecado. P. 63. No tem as nossas boas obras nenhum mrito, mesmo quando propsito de Deus recompens-las nesta vida, bem como na vida futura? Essa recompensa no dada por mrito, mas pela graa. P. 64. Mas, no torna esse ensino as pessoas descuidadas e pecaminosas? No, pois impossvel que aqueles que esto enxertados em Cristo pela verdadeira f no produzam os frutos da gratido. Os Santos Sacramentos P. 65. Se s a f que nos faz participantes de Cristo e de todos os seus benefcios, de onde que se origina? O Esprito Santo cria-a em nossos coraes pela pregao do Santo Evangelho e confirmada pelo uso dos santos Sacramentos. P. 66. Que so os sacramentos? So os sinais e selos santos e visveis institudos por Deus para que, pelo seu uso por ns, ele possa, de modo mais completo, revelar-nos e selar a promessa do Evangelho, por causa do sacrifcio nico de Cristo realizado na cruz, ele, de graa, nos concede o perdo de pecados e a vida eterna. P. 67. So a Palavra e os Sacramentos destinados a orientar nossa f para o sacrifcio nico de Jesus Cristo na cruz como a base exclusiva de nossa salvao?

Sim, realmente, pois o Esprito Santo ensina no Evangelho e confirma pelos santos Sacramentos que a nossa salvao total se enraza no sacrifcio nico de Cristo oferecido por ns na cruz. P. 68. Quantos Sacramentos instituiu Cristo no Novo Testamento? Dois: o santo Batismo e a santa Ceia. O Santo Batismo P. 69. Como o santo Batismo te recorda e te garante que o sacrifcio nico de Cristo na cruz te til? Desta maneira: Cristo instituiu este lavar externo com gua e por ele prometeu que me encontro to seguramente lavado com seu sangue e com seu Esprito das impurezas de minha alma e de todos os meus pecados, como lavado externamente com gua que usada para remover a sujeira do meu corpo. P. 70. Que que significa ser lavado com o sangue e o Esprito de Cristo? Significa termos de Deus o perdo dos pecados, mediante a graa, por causa do sangue de Cristo, derramado por ns em seu sacrifcio na cruz, e tambm sermos renovados pelo Esprito Santo e santificados como membros de Cristo, de modo a podermos, mais e mais, morrer para o pecado e viver consagrada e irrepreensivelmente. P. 71. Onde promete Cristo que somos to certamente lavados com seu sangue e seu Esprito como com a gua do Batismo? Na instituio do Batismo, nestes termos: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Quem crer e for batizado ser salvo, quem, porm, no crer ser condenado. Esta promessa tambm repetida onde as Escrituras chamam o Batismo a gua do novo nascimento e o lavar dos pecados. P. 72. Lava dos pecados o simples lavar externo com gua? No, pois s o sangue de Jesus Cristo e o Esprito Santo nos purificam de todo pecado. P. 73. Ento por que chama o Esprito Santo ao batismo gua do novo nascimento e lavar dos pecados? Deus no fala desta maneira a no ser por uma forte razo. Ele no s nos ensina pelo Batismo que exatamente como a sujeira do corpo removida pela gua, assim os nossos pecados so removidos pelo sangue e pelo Esprito de Cristo; no entanto, mais importante ainda, pelo divino penhor e sinal ele quer assegurar-nos que somos to verdadeiramente lavados dos nossos pecados, espiritualmente, como nossos corpos o so com gua. P. 74. Tambm as crianas devem ser batizadas? Sim, porque elas, assim como seus pais, esto includas na aliana e pertencem ao povo de Deus. Desde que tanto a redeno do pecado pelo sangue de Cristo como o dom da f pelo Esprito Santo so prometidos a estes filhos no menos que a seus pais, as crianas tambm so, pelo Batismo, como sinal da Aliana, incorporadas Igreja crist e distinguidos dos

10

filhos dos incrdulos. Isto foi feito na Velha Aliana pela circunciso, na Nova Aliana foi institudo o Batismo para tomar seu lugar. A Santa Ceia P. 75. Como s relembrado e assegurado, na Santa Ceia, de que participas do sacrifcio nico de Cristo na cruz e de todos os seus benefcios? Desta maneira: Cristo me ordenou a mim e a todos os crentes comer deste po partido e beber deste clice em memria dele. Por esse meio ele prometeu que o seu corpo era oferecido e partido na cruz por mim, e o seu sangue era derramado por mim to certamente como vejo com meus olhos que o po do Senhor partido para mim e que o clice partilhado comigo. Prometeu, tambm, que ele mesmo to seguramente alimenta e nutre minha alma para a vida eterna com seu corpo crucificado e sangue derramado, assim como eu recebo das mos do ministro e efetivamente provo o po e o clice do Senhor, que me so dados como sinais seguros do corpo e do sangue de Cristo. P. 76. Que que significa comer o corpo crucificado de Cristo e beber seu sangue derramado? No apenas abraar, de corao confiante, toda a paixo e morte de Cristo, e por ela receber o perdo dos pecados e a vida eterna. tambm estar cada vez mais unido a seu bendito corpo pelo Esprito Santo, o qual habita tanto em Cristo como em ns de modo que, embora esteja ele no cu e ns na terra, somos carne de sua carne e osso de seus ossos, sempre vivendo e sendo governados por um Esprito, como os membros de nossos corpos so governados por uma alma. P. 77. Onde prometeu Cristo dar aos crentes a comer o seu corpo e a beber o seu sangue quando eles comem do po partido e bebem do clice? Na instituio da Santa Ceia, onde se l: O Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po; e, tendo dado graas, o partiu e disse: Isto o meu corpo, que dado por vs, fazei isto em memria de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou tambm o clice, dizendo: Este clice a nova aliana no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memria de mim. Porque todas as vezes que comerdes este po e beberdes o clice, anunciais a morte do Senhor, at que ele venha. Essa promessa tambm repetida pelo apstolo So Paulo: Quando abenoamos o clice de bno, no ele o meio de participar do sangue de Cristo? Quando partimos o po, no ele o meio de participar do corpo de Cristo? Porque h um po, ns, muitos como somos, somos um s corpo; pois, de um s po que todos ns participamos. P. 78. Transformam-se o po e o vinho na verdade corpo e sangue de Cristo? No, pois assim como a gua no Batismo no se muda em sangue de Cristo, nem se torna a remisso de pecados por si mesma, mas somente um sinal divino e confirmao dele, assim tambm na Ceia do Senhor o po sagrado no se torna o corpo de Cristo, embora, de acordo com a natureza e o uso dos Sacramentos, seja ele chamado o corpo de Cristo. P. 79. Por que, ento, chama Cristo ao po seu corpo, ao clice seu sangue, ou a Nova Aliana em seu sangue, e por que chama o apstolo So Paulo Ceia participao do corpo e do sangue de Cristo?

11

No sem forte razo que Cristo fala dessa maneira. Ele quer ensinar-nos desse modo que, assim como o po e o vinho sustentam a vida temporal, assim o seu corpo crucificado e o seu sangue vertido so o verdadeiro alimento e bebida de nossas almas para a vida eterna. Ainda mais, ele quer assegurar-nos, por esse sinal e penhor visveis, que participamos do seu verdadeiro corpo e do seu sangue pela obra do Esprito Santo to realmente como ao recebermos na boca estes santos smbolos em memria dele, e que todos os seus sofrimentos e a sua morte propriamente so nossos, como se ns mesmos tivssemos sofrido e dado satisfao em nossas prprias pessoas. P. 80. Que diferena existe entre a Ceia do Senhor e a missa papal? A Ceia do Senhor testifica-nos que temos completo perdo de todos os nossos pecados mediante o sacrifcio nico de Jesus Cristo, que ele mesmo realizou na cruz uma vez por todas; (e que pelo Esprito Santo somos incorporados em Cristo, que agora se encontra no cu com seu verdadeiro corpo mo direita do Pai, e l est para ser adorado). Mas, a missa ensina que os vivos e os mortos no tm perdo de pecados mediante os sofrimentos de Cristo a no ser que Cristo seja de novo oferecido por eles diariamente pelo sacerdote (e que Cristo est corporalmente sob a forma de po e vinho e deve, por conseguinte, ser adorado neles). Portanto, a missa no , fundamentalmente, outra coisa que uma completa negao do sacrifcio oferecido uma vez por todas e da paixo de Jesus Cristo, (e como tal uma condenvel idolatria). P. 81. Quem deve aproximar-se da Mesa do Senhor? Aqueles que esto descontentes consigo mesmos por causa dos seus pecados, e que contudo confiam que estes lhes foram perdoados e que a sua fraqueza remanescente coberta pela paixo e morte de Cristo, e que tambm desejam mais e mais fortalecer sua f e melhorar sua vida. Mas, os impenitentes e hipcritas comem e bebem para si mesmos julgamento. P. 82. Devem os que se mostram incrdulos e inimigos de Deus pela sua confisso e vida ser admitidos a esta Ceia? No, pois ento a aliana de Deus seria profanada e provocada a sua ira contra toda a congregao. Segundo a ordem de Cristo e dos seus apstolos, portanto, a Igreja Crist est obrigada, pelo ofcio das chaves, a excluir tais pessoas, at que elas emendem suas vidas. P. 83. Qual o oficio das chaves? A pregao do santo Evangelho e da disciplina crist. Por estes dois meios o reino do cu se abre para os crentes e se fecha para os incrdulos. P. 84. Como o reino do cu aberto e fechado pela pregao do santo Evangelho? Desta maneira: O reino do cu se abre, quando proclamado e abertamente testemunhado aos crentes, a todos e a cada um, segundo o mandamento de Cristo, de que, todas a vezes que aceitarem a promessa o Evangelho com verdadeira f, todos os seus pecados lhes so efetivamente perdoados por Deus, em virtude da obra graciosa de Cristo. Ao contrrio, a ira de Deus e a condenao eterna caem sobre todos os incrdulos e hipcritas, enquanto no se arrependerem. segundo este testemunho do Evangelho que Deus julgar uns e outros nesta vida e na vida futura. P. 85. Como o reino fechado e aberto pela disciplina crist?

12

Desta maneira: Cristo ordenou que aqueles que ostentam o nome cristo de um modo no cristo, pela doutrina ou pela vida, sejam admoestados fraternalmente. Se no abandonarem seus erros ou seus maus caminhos, deve ser notificada a Igreja ou os que foram por ela ordenados para esse fim. Se no se mudarem depois da advertncia, so proibidos de participar dos santos Sacramentos e assim excludos da comunho da Igreja e, pelo prprio Deus, do reino de Cristo. Contudo, se prometerem e mostrarem que realmente se emendaram, so de novo recebidos como membros de Cristo e de sua Igreja. Parte III Gratido P. 86. Se somos libertados de nossa misria e de suas conseqncias miserveis pela graa por meio de Cristo, sem qualquer mrito nosso, por que devemos praticar boas obras? Porque, no momento em que Cristo nos redimiu com o seu sangue, ele nos renovou tambm pelo seu Esprito segundo a sua prpria imagem, para que, com toda a nessa vida ns nos mostremos gratos a Deus pela sua bondade e para que ele seja exaltado por ns; e mais ainda, para que ns mesmos estejamos seguros da nossa f pelos seus frutos, e pelo nosso reverente procedimento ganhemos os nossos semelhantes para Cristo. P.87. Podem ser salvos os que no se convertem para Deus, deixando sua vida impenitente e ingrata? De maneira nenhuma! A Escritura diz: No sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: nem impuros, nem idlatras, nem adlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladres, nem avarentos, nem bbados, nem maldizentes, nem roubadores herdaro o reino de Deus. P. 88. Quantas partes h no verdadeiro arrependimento ou converso do homem? Duas partes: a morte do homem velho e o nascimento do novo. P. 89. Que a morte do homem velho? Tristeza de corao pelos nossos pecados e crescente dio a eles e fuga deles. P. 90. Que o nascimento do homem novo? Alegria de corao em Deus atravs de Cristo e um forte desejo de viver segundo a vontade de Deus em todas as boas obras. P. 91. Mas, que so boas obras? Somente as que so praticadas de verdadeira f, de acordo com a Lei de Deus e para sua glria; no as que se fundamentam em nossa prpria opinio ou nas tradies dos homens. P.92. Que a Lei de Deus? Deus pronunciou todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. Primeiro mandamento: No ters outros deuses diante de mim.

13

Segundo mandamento: No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima nos cus, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. No as adorars, nem lhes dars culto, porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos at a terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem, e fao misericrdia at mil geraes daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Terceiro mandamento: No tomars o nome do Senhor teu Deus em vo, porque o Senhor no ter por inocente o que tomar o seu nome em vo. Quarto mandamento: Lembra-te do dia de sbado, para o santificar. Seis dias trabalhars, e fars toda a tua obra. Mas o stimo dia o sbado do Senhor teu Deus; no fars nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias fez o Senhor os cus e a terra, o mar e tudo o que neles h, e ao stimo dia descansou: por isso o Senhor abenoou o dia de sbado, e o santificou. Quinto mandamento: Honra a teu pai e a tua me, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te d. Sexto mandamento: No matars. Stimo mandamento: No adulterars. Oitavo mandamento: No furtars. Nono mandamento: No dirs falso testemunho contra o teu prximo. Dcimo mandamento: No cobiars a casa do teu prximo. No cobiars a mulher do teu prximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertena ao teu prximo. P. 93. Como se dividem estes mandamentos? Em duas tbuas, a primeira das quais ensina-nos, em quatro mandamentos, como devemos proceder em relao a Deus; a outra, em seis mandamentos, o que devemos ao nosso prximo. P. 94. Que que Deus requer no primeiro mandamento? Que eu, pelo perigo de perder a salvao da minha alma e a bem-aventurana, evite e fuja a toda idolatria, magia, encantamentos, invocao dos santos ou de outras criaturas. E que eu reconhea devidamente o nico verdadeiro Deus, confie somente nele, com toda humildade e pacincia espere somente dele todas as coisas, que eu o ame e tema e honre de todo o meu corao. E tambm que eu prefira renunciar a todas as criaturas a fazer a menor coisa contra a sua vontade. P. 95. Que idolatria?

14

imaginar ou possuir alguma coisa em que depositar confiana, em lugar do verdadeiro Deus, ou paralelamente a ele, que se revelou a si mesmo em sua Palavra. P. 96. Que que Deus requer no segundo mandamento? Que no o representemos ou adoremos de nenhuma outra maneira que ele no tenha ordenado em sua Palavra. P. 97. No devemos, ento, em hiptese alguma, fazer nenhuma imagem? Deus no pode e no deve ser representado de maneira nenhuma. Quanto s criaturas, embora possam na verdade ser representadas, Deus probe fazer ou ter qualquer semelhana delas, com o fim de ador-las, ou us-las para servi-lo. P. 98. Mas, no podem ser tolerados os quadros nas igrejas como se fossem livros para o povo ignorante? No, pois no devemos pretender ser mais sbios do que Deus, que no quer que o seu povo seja ensinado por meio de dolos sem vida, mas pela pregao viva da sua Palavra. P. 99. Que que se requer no terceiro mandamento? Que no profanemos o nome de Deus, nem dele abusemos pela maldio, pelo perjrio ou por juramentos desnecessrios. E que no participemos de to horrveis pecados, ficando quietos e assim consentindo pelo silncio. Numa palavra, que usemos o santo nome de Deus, seno com temor e reverncia, para que possamos confess-lo e dirigir-nos a ele como se deve e glorific-lo com todas as nossas palavras e obras. P. 100. , assim, to grande o pecado de blasfemar contra o nome de Deus pela maldio e pelo juramento, que est Deus irado tambm com aqueles que no se esforam o tanto quanto podem para prevenir e coibir tal coisa? Sim, na verdade; pois no h pecado maior ou que mais provoque sua ira do que a profanao de seu nome. Eis por que ele ordenou que a sua punio seja a morte. P. 101. Mas no podemos ns, de modo piedoso, fazer juramentos em nome de Deus? Sim, quando as autoridades civis o exigem de seus sditos ou quando, por outro lado, ele se torna necessrio para manter e promover a fidelidade e a verdade, para a glria de Deus e o bem-estar de nosso semelhante. O fazer juramento se fundamenta na Palavra de Deus e, portanto, foi corretamente usado pelo povo de Deus sob o Velho e o Novo Testamento. P. 102. Podemos jurar, tambm, pelos santos ou outras criaturas? No; pois o juramento legtimo invocao de Deus, como o nico sondador de coraes, para dar testemunho da verdade e para punir-me se eu jurar falso. Nenhuma criatura merece tal honra. P. 103. Que que Deus requer no quarto mandamento? Primeiro, que o ministrio do Evangelho e a educao crist sejam mantidos e que eu freqente diligentemente a igreja, especialmente no dia do Senhor, para ouvir a Palavra de Deus, para participar dos santos Sacramentos, para invocar publicamente o Senhor e para prestar servio cristo aos que estiverem em necessidade. Segundo, que eu cesse a prtica

15

de minhas obras ms todos os dias de minha vida, permita que o Senhor opere em mim pelo seu Esprito, e assim. comece nesta vida o descanso eterno. P. 104. Que que Deus requer no quinto mandamento? Que eu tribute honra, amor e fidelidade a meu pai, a minha me e a todos os que foram colocados em autoridade sobre mim; que me submeta com respeitosa obedincia a toda cuidadosa instruo e disciplina deles; e que tambm suporte com pacincia suas falhas, pois que da vontade de Deus governar-nos pelas mos deles. P. 105. Que que Deus requer no sexto mandamento? Que eu no abuse do meu prximo, no o odeie e prejudique ou o mate - por pensamentos, palavras ou gestos, e muito menos por obras quer seja por mim mesmo ou por meio de outrem, mas remova todo desejo de vingana; e que eu no cause dano a mim mesmo, ou voluntariamente me exponha ao perigo. Esta a razo por que as autoridades esto armadas dos meios para prevenir assassnios. P. 106. Ento, trata este mandamento somente de matar? Proibindo o assassnio, Deus deseja ensinar-nos que ele aborrece a raiz do assassnio, que a inveja, o dio, a ira e o desejo de vingana, e que ele considera todos estes como assasnios secretos. P. 107. Ser bastante, ento, se no matarmos os nossos semelhantes por nenhum destes processos? No; pois, quando Deus condena a inveja, o dio e a ira, ele requer que amemos nosso prximo como a ns mesmos, que mostremos pacincia, paz, gentileza, misericrdia e amizade para com ele, que previnamos dano a ele na medida do possvel, e tambm que faamos o bem aos nossos inimigos. P. 108. Que que nos ensina o stimo mandamento? Que toda falta de castidade condenada por Deus, e que, portanto, devemos, de corao, detestar tal coisa e viver vidas castas e disciplinadas, seja no santo matrimnio ou na vida de solteiro. P. 109. Nada mais probe Deus, neste mandamento, que o adultrio e semelhantes pecados graves? Se tanto nosso corpo como nossa alma so o templo do Santo Esprito, vontade dele que conservemos ambos puros e santos. Portanto, ele probe todos os atos, os gestos, as palavras, os pensamentos impuros, e tudo o que a eles incitar outra pessoa. P. 110. Que que Deus probe no oitavo mandamento? Probe no somente o furto e o roubo, que as autoridades civis punem, mas classifica tambm como roubo todos os artifcios e esquemas mpios, pelos quais procuramos apropriar-nos, para ns mesmos, dos bens do nosso prximo, seja pela fora ou sob pretexto de direito, tais como falsos pesos e medidas, anncios ou mercadorias enganosas, dinheiro falso, juros exorbitantes, ou quaisquer outros meios ilcitos. Probe tambm a cobia, bem como o mau uso e o desperdcio dos seus dons.

16

P. 111. Mas, que que Deus requer de ti neste mandamento? Que eu trabalhe para o bem do meu pr6ximo em qualquer lugar em que possa e deva, que trate com ele como desejaria que outros me tratassem e, que faa bem o meu trabalho para que eu seja capaz de ajudar os pobres em suas necessidades. P. 112. Que que se requer no nono mandamento? Que eu no d falso testemunho contra ningum, ne tora as palavras de ningum, ou seja mexeriqueiro ou difamador, ou condene algum levianamente sem ouvi-lo. Antes, exige-se de mim que, sob pena da ira de Deus, evite toda mentira e engano como obras do prprio Diabo. No judicirio e em todas as demais questes devo amar a verdade, falar a verdade e confess-la honestamente. Realmente, na medida da minha capacidade, eu devo defender e promover o bom nome do meu prximo. P. 113. Que que se requer no dcimo mandamento? Que jamais entre em nossos coraes nem mesmo a menor inclinao ou pensamento contrrio a qualquer mandamento de Deus, mas sempre odiemos o pecado de todo o nosso corao e encontremos satisfao e alegria em toda a justia. P. 114. Mas, podem os que se converteram a Deus, quardar perfeitamente estes mandamentos? No, pois mesmo os mais santos deles conseguem apenas um pequeno incio de obedincia nesta vida. Entretanto, comeam com o srio propsito de se conformarem no s com alguns, mas com todos os mandamentos de Deus. P. 115. Por que, ento, quer Deus que os dez mandamentos sejam pregados to rigorosamente, j que ningum pode guad-los nesta vida? Primeiro, para nos tornarmos, durante toda a nossa vida, cada vez rnais conscientes da nossa pecaminosidade, e assim buscarmos mais ardentemente o perdo dos pecados e a justia, em Cristo. Segundo, para podermos, constante e diligentemente orar a Deus pela graa do Esprito Santo, para podermos ser mais e mais renovados segundo a imagem de Deus, at atingirmos o alvo da plena perfeio depois desta vida.

Orao P. 116. Por que a orao necessria ao crsto? Porque ela a principal parte da gratido que Deus requer de ns, e porque Deus dar sua graa e o Esprito Santo somente queles que sinceramente lhe suplicam em orao incessante, e que lhe rendem graas por esses dons. P. 117. Qual o contedo de uma orao que agrada a Deus e por ele ouvida? Primeiro, que sinceramente invoquemos o nico verdadeiro Deus, que se nos revelou a si mesmo em sua Palavra, a favor de tudo o que ele nos mandou pedir-lhe. Depois que reconheamos completamente nossas necessidades e nossa condio m, de modo que nos humilhemos na presena de sua majestade. Terceiro, que descansemos seguros de que, a

17

despeito de nossa indignidade, ele certamente ouvir nossa orao, por causa de Cristo nosso Senhor, como nos prometeu em sua Palavra. P. 118. Que que Deus nos mandou pedir-lhe? Todas as coisas necessrias alma e ao corpo, que Cristo, o Senhor, incluiu na orao que ele mesmo nos ensinou. P. 119. Qual a Orao do Senhor? Pai nosso que ests nos cus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu; o po nosso de cada dia nos d hoje; e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns temos perdoado aos nossos devedores; e no nos deixes cair em tentao; mas livra-nos do mal, pois teu o reino, o poder e a glria para sempre. Amm. A Orao de Nosso Senhor P. 120. Por que ordenou Cristo que nos dirigssemos a Deus, chamando-o Pai nosso? Para que logo no comeo de nossa orao ele desperte em ns a reverncia e a confiana como de uma criana para com Deus, que deve ser a motivao da nossa orao, e que no outra seno que Deus se tornou nosso Pai mediante Cristo, e no h de negar-nos o que lhe pedimos com f, assim como nossos pais humanos no nos recusaro as coisas terrenas. P. 121. Por que se acrescenta: Que ests nos cus? Para no termos concepo terrena da majestade celestial de Deus, mas esperamos do seu poder onipotente todas as coisas necessrias ao corpo e alma. P. 122. Qual a primeira petio? Santificado seja o teu nome. Isto : Ajuda-nos, primeiro que tudo, a conhecer-te corretamente, santificar-te, glorificar-te e louvar-te em todas as tuas obras, pelas quais brilham o teu poder onipotente, a tua sabedoria, bondade, justia, misericrdia e verdade. E de tal modo disciplina toda a nossa vida, no que diz respeito a pensamento, palavras e obras, que teu nome nunca seja blasfemado por nossa causa, mas seja sempre honrado e louvado. P. 123. Qual a segunda petio? Venha o teu reino, Isto : Governa-nos, pela tua palavra e pelo teu Esprito, de tal maneira que mais e mais nos submetamos a ti. Sustenta e faze crescer a tua Igreja. Destri as obras do Diabo, todo poder que se levanta contra ti a todos os mpios esquemas planejados contra a tua santa Palavra, at a vinda completa do teu reino, em que tu sers tudo em todas as coisas. P. 124. Qual a terceira petio? Seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu. Isto : Concede que ns e todos os homens renunciemos nossa prpria vontade e obedeamos sem queixa, tua vontade, que com exclusividade, boa, para que assim todos dem, cumprimento ao seu dever e sua vocao, to espontnea e fielmente como os anjos nos cus.

18

P. 125. Qual a quarta petio? O po nosso de cada dia nos d hoje. Isto : Digna-te suprir todas as nossas necessidades corporais, a fim de que, por esse motivo, reconheamos que s a nica fonte de tudo o que bom, e que sem tua bno nem nosso cuidado e trabalo, nem os teus dons podem proporcionar-nos qualquer bem. Consequentemente, que retiremos a nossa confiana de todas as demais criaturas e a ponhamos somente em ti. P. 126. Qual a quinta petio? Perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns temos perdoado aos nossos devedores. Isto : Digna-te, por causa do sangue de Crsto, no nos cobrar a ns, miserveis pecadores, nossas muitas transgresses, nem o mal que ainda se apega a ns. Encontramos tambm este testemunho da tua graa em ns, que nossa sincera inteno de perdoar, de corao, ao nosso prximo. P. 127. Qual a sexta petio? E no nos deixes cair em tentao, mas livra-nos do mal. Isto : Visto que somos to fracos que no podemos subsistir por ns mesmos por um momento sequer, e alm disso, visto que os nossos inimigos blasfemos, o Diabo, o mundo e o nosso prprio pecado incessantemente nos assaltam, digna-te preservar-nos e fortalecer-nos pelo poder do teu Santo Esprito, para podermos, assim, permanecer firmes contra eles e no ser derrotados nesta guerra espiritual, at obtermos vitria completa. P. 128. Como encerras esta orao? Pois, teu o reino, o poder e a glria para sempre. Isto : Pedimos-te tudo isto porque, como nosso Rei, queres e podes dar-nos tudo o que bom, pois tens poder sobre todas as coisas, e dessa forma no sejamos ns glorificados, mas o teu santo nome para sempre. P. 129. Qual o significado da pequena palavra Amm? Amm significa: Verdadeira e certamente assim ser. Pois a minha orao com muito mais certeza ouvida por Deus, do que eu estou persuadido em meu corao de que desejo tais coisas dele.

You might also like