You are on page 1of 2

Drenagem na gravidez Essa tcnica pode ser uma aliada da gestante para aliviar o inchao mas s quando feita

a da forma correta

Por Vanya Fernandes

Mulher um bicho esquisito. Grvida ento, nem se fala. Quando estamos no estado interessante, nosso corpo tem um aumentodo volume sanguneo que varia de 30% a 50%, e essa alterao maior em volume plasmtico. Ou seja, temos a capacidade de reter em nosso organismo um volume de gua at 8 litros acima do normal. O hormnio progesterona o responsvel por essa situao. Somem-se a isso: beb + placenta + lquido amnitico e, claro, algumas gordurinhas daquela fatia de bolo de chocolate qual voc no resistiu. Pronto! D-lhe desconforto, inchao e sensao de peso nos ps e nas pernas. Uma alternativa para aliviar o mal-estar a drenagem linftica, tcnica que estimula o sistema linftico por meio de massagens, eliminando o excesso de lquidos e toxinas pela urina. Mas a histria no to simples assim. Como tudo que se faz durante a gravidez, com essa massagem tambm precisa-se ter cautela. Uma drenagem linftica mal executada pode estimular as contraes uterinas e causar at a precipitao do parto a partir do sexto ms de gestao. Tambm pode comprometer a circulao e causar hematomas. Considero que nem 10% das drenagens so realizadas de forma correta. No existe nenhum estudo cientfico sobre o risco desse tratamento. Mas, por precauo, prefiro que minhas pacientes optem por outras atividades, como a hidroginstica, afirma o coordenador do Pr-natal Personalizado da Unifesp, Abner Lobo. Acho temerrio alterar o nvel do sistema hdrico da gestante. O volume de gua e de sangue aumenta justamente para compensar a perda lquida na hora do parto, conclui.

A preocupao do mdico tem fundamento. No consultrio de outro colega, o tambm obstetra Sang Cha, trs pacientes entraram em trabalho de parto logo aps sesses de drenagem linftica. Mesmo assim, o mdico favorvel a ela. Acho a drenagem benfica porque propicia o relaxamento da gestante e drena o excesso de lquidos quando o sistema linftico no capaz de eliminar sozinho. S no deve ser feita mais que duas vezes por semana e apenas at o sexto ms. O profissional deve conhecer a fisiologia do corpo e, principalmente, antes de iniciar uma sesso perceber se o tero no est contrado, explica Cha, que tambm responsvel pelo Servio de Medicina Fetal do Laboratrio Fleury e especialista em gestaes de alto risco. Para no ter contratempos, procure um fisioterapeuta cadastrado na Sociedade Brasileira de Medicina Esttica para fazer a drenagem. Mas tambm pde comprovar a diferena entre uma drenagem feita em clnica de esttica e outra realizada por fisioterapeuta. No incio da gestao, soube que seria bom fazer drenagem. Fiz vrias sesses e, realmente, me sentia bem melhor. Mas percebi que algo estava errado na presso das mos do massagista. Procurei uma fisioterapeuta e vi a diferena. Os movimentos so bem mais leves e rtmicos. imbatvel a sensao de relaxamento, conta a psicloga, que tambm faz ginstica para gestantes e RPG. Me de Joo Pedro, de 1 ms, a empresria Georgiana Faria concorda: No sofri com dores nas costas nem com inchao nos ps e nas pernas. Alm disso, tive um parto natural maravilhoso e, coincidncia ou no, fiz drenagem at o stimo ms. Pretendo voltar a fazer assim que o meu mdico permitir, afirma ela, que se submeteu drenagem com fisioterapeuta.

A fisioterapeuta do Setor de Pr-natal Personalizado da Unifesp, Mirca Ocanhas, especialista em gestantes, explica os 5 pontos principais que devem ser observados nessa massagem: 1- Independentemente de ser realizada em grvidas ou no, a drenagem linftica tem de ser executada com movimentos precisos,suaves e direcionados. 2- No existe drenagem na qual se empregue fora. sempre de forma delicada. Os vasos linfticos encontram-se na primeira camada da pele. Sendo assim, no h a menor necessidade de apertar profundamente a pele. 3- Deve-se sempre comear de cima para baixo com movimentos de varredura, retornando regio plvica, onde est a virilha.Primeiro, barriga, depois pernas e, em seguida,barriga novamente. 4- O profissional precisa ter conhecimento do sistema linftico e,principalmente, de todas as mudanas fisiolgicas que ocorrem no organismo durante a gravidez. 5- medida que a barriga da grvida cresce, o fisioterapeuta deve colocar um travesseiro de criana embaixo das costas da paciente para proteger a coluna.

You might also like