You are on page 1of 6

No dia das crianas faa arte!

Share| *PatyFonte O trabalho artstico possibilita ampliar as formas de expresso e o universo criativo e imaginrio das crianas.

e capacita um homem ou a mulher a no ser um estranho em seu meio ambiente nem estrangeiro no seu prprio pas. Ela su de despersonalizao, inserindo o indivduo no lugar ao qual pertence, reforando e ampliando seus lugares no mundo". (A Barbosa)

A arte uma linguagem especial. utilizada para que o ser humano possa mer dentro de si mesmo, trazendo tona emoes do prprio ser. Por isso, quando um quer falar ao corao dos outros homens ele o faz pela linguagem da arte. Quan acontece, naquele homem sente e age o ARTISTA.

O ensino atual conteudista, fragmentado e massificante no explora todas possibilidades que existem dentro e fora da instituio escolar e de si mesm

O grande desafio caminharmos para uma educao eficaz e de qualidade, que todas as dimenses do ser humano. Para tal, precisamos de pessoas que faam int de si mesmas no que concerne aos aspectos sensorial, intelectual, emocional, tecnolgico. Alm disso, que transitem de forma fcil entre o pessoal e o socia expressem atravs de palavras e aes que esto sempre evoluindo, mudand avanando.

Nas produes artsticas das crianas so comuns alguns desenhos estereotipado casinha, a rvore de mas, o homem palito, pssaros em forma de um v, s carinha, entre outros, pois so essas figuras que as crianas vem espalhadas pelo da prpria escola, em revistas ou at mesmo na TV.

A ideia de variar os instrumentos para criao artstica auxilia o pensar em n bilidades. Como desenhar usando spray, roll on ou conta gotas? Alm de desenvolver a coordenao motora fina e ampla de rtida so propostos desafios para os alunos pintarem e desenharem, descobrindo, com o professor, novas maneiras de realizar hos ampliando o conhecimento e desenvolvendo a expresso. O ensino de Arte aborda uma srie de significaes, tais como: esttico, a sensibilidade e a criatividade. O desenho um pedacinho da alma criana deitado num papel". (Claparde)

ao professor pensar na criana em um universo amplo, onde no seja estereotipada; mas, sim, estimulada a criar e respeitar a es e as dos colegas, enxergar o mundo com seus olhos, mostrar-lhes vrios caminhos que os levaro a um aprendizado mais

na criana como um ser inocente e sem critrios estticos seguramente ignorar e menosprezar sua capacidade. Devemos per como construtoras de seu prprio universo, onde suas atitudes e observaes so parte deste mundo prprio, onde h a conces armos dele. nessa independncia e atemporalidade que o universo infantil se baseia, nos interesses rpidos e vorazes, nas c faz de conta destas criaturas vidas de prazer e vida.

dora deve estimular, encorajar e apreciar o resultado do esforo infantil. Jamais procure coisas "erradas" para apont-las ou m

las. A criana que sensibilizada em suas relaes com o meio enriquece suas observaes e experincias.

s interferir, ajudar ou modificar o trabalho de uma criana. A expresso grfica livre o registro da personalidade infantil. Ca uma frase de D. Helder Cmara: "timo que sua mo ajude o vo, mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas".

Sugestes de Atividades
1. Pintura com embalagem de desodorante roll on:

zie completamente os frascos e coloque tinta guache dentro. Proponha que as crianas desenhem livremente. Tal tcnica trab denao motora ampla e a tonificao das mos, pois necessrio um pouco de esforo para desenhar. O resultado muito b

2. Pintura com conta gotas:

uma base de cola no papel 40 kg. Para pintar misture lcool com tinta nanquim. Em seguida proponha que as crianas criem conta-gotas. A tcnica trabalha coordenao motora fina e concentrao. O efeito maravilhoso.

3. Pintura com esponja:

e esponja e tinta guache e permita que as crianas pintem batendo, esfregando, espalhando... uma tcnica que costuma agra pequenos, pois permite que explorem suas potencialidades.

4. Pintura a dedo:

ar pintando, sentir a textura da tinta, misturar as cores, criar livremente. imprescindvel oportunizar essa atividade para as c

5. Pintura com spray:

gens de perfume e desodorante spray tambm podem ser utilizadas para criao artstica. O importante variar bastante as t os materiais, para tanto crie uma caixa de sucata o lixo virar arte.

Outros materiais originais para pintura:


Mata moscas Vassourinhas de crianas Batedor de claras Tampinhas de garrafa pet

Observaes:

O professor deve testar antes todas as tcnicas e separar os materiais disponveis para que no ocorra imprevistos e in Troque o avental por camisas velhas dos pais, pois os alunos ficam mais protegidos e sentem-se a vontade para c Faa um vernissage expondo todas as artes das crianas e convide os responsveis para visitar.

objetivos das atividades propostas para o desenvolvimento da capacidade criadora so: Favorecimento do crescimento e da sensibilidade e interesse esttico na criana; Estmulo ao pensamento e imaginao criativa atravs da atividade artstica; Reforo da segurana e confiana prprias. Permitindo melhorar a expresso de suas idias atravs das tcnicas grfico-plsticas; Permitir o manuseio de materiais que permitam a aquisio de habilidades artsticas especficas; Estimular a curiosidade e a vontade de experimentos com materiais variados; Estimular a criao de tcnica e estilo prprios.

educadora deve conhecer bem as tcnicas de arte e saber empreg-las de acordo com o desenvolvimento individual da cria brando que a Experincia Criadora mais importante para o desenvolvimento da criana do que a excelncia do produto fin o. Os trabalhos das crianas no so trabalhos de adulto e no devem ser julgados assim. ( Transcrito do livro "Treiname educadoras de Centros infantis-Planejamento Pr-escolar", de Astrogildes Delgado de Carvalho, Edies Paulinas)

Referncias e Dicas de Leitura:


BARBOSA, Ana Mae. Inquietaes e mudanas no ensino da arte. So Paulo: Cortez,2002. CARVALHO, Astrogildes Delgado. Treinamento para educadoras de Centros infantis-Planejamento Pr-escolar. E Paulinas. PAREYSON, Luigi. Os problemas da Esttica. So Paulo: Martins Fontes, 1997

Autoria: Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora do livro Projetos Pedaggicos Dinmi paixo de educar e o desafio de inovar, publicado pela editora wak; autora e tutora de cursos presenciais e o educao continuada a docentes, coach, palestrante.

Idealizadora e diretora dos sites: www.projetospedagogicosdinamicos.com & www.cursosppd.com.br

Fotografias: Priscila Hemery Crianas do Jardim Escola Nossa Senhora da Ajuda - Rio de Janeiro - RJ - www.jensa.110mb.com

::Voltar::

Copyright Projetos Pedaggicos Dinmicos - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Hemery Design

You might also like