You are on page 1of 4

Comunidade Josef Stlin - http://www.comunidadestalin.blogspot.

com/

Comunidade Josef Stalin

A unidade dos operrios e as "tendncias" dos intelectuais


Put Pravdi, n. 85, de 13 de maio de 1914

Comunidade Josef Stlin - http://www.comunidadestalin.blogspot.com/

A unidade dos operrios e as "tendncias" dos intelectuais Os operrios conscientes, ao tempo que desenvolvem seu movimento, dirigem constantemente seu olhar para o caminho percorrido pelo movimento operrio e examinam uma e outra vez se esse caminho acertado e se h possibilidades para melhor-lo. De todas as classes da Rssia, nenhuma outra, nem sequer a burguesia culta e rica, analisa sua ttica, isto , a orientao e os mtodos de seu movimento, de uma maneira to direta, to penetrante e, na medida do possvel, to franca como o faz a classe operria. S as pessoas de viso acanhada ou temerosas de que as amplas massas participem da poltica, consideram improcedentes ou suprfluos os debates pblicos e apaixonados sobre ttica que se verificam constantemente na imprensa operria. Na realidade, estes debates acalorados contribuem exatamente para que todos os operrios se afeioem e se acostumem a meditar sobre todos os aspectos de sua poltica operria e elaborem uma linha de classe firme, clara e definida, do movimento. Recentemente, os operrios das Fbricas de Papis do Estado mostraram de maneira bem convincente qual e deve ser a posio dos operrios conscientes nas discusses sobre ttica. "Aos camaradas das fbricas que responderam ao apelo dos partidrios de Sivernaia Rabtchaia Gazeta e efetuaram uma coleta por partes iguais para ambos os jornais, considerando isto como um passo para a conquista da unidade escreviam estes operrios no nmero 68 de Put Pravdi , fazemos ver que para ns este passo errado e, longe de conduzir unidade do movimento operrio, adia o momento da unio dos operrios sob a nica bandeira do marxismo. Com efeito, vejamos um exemplo. Suponhamos que dois indivduos discutem acaloradamente sobre uma questo que nos diz respeito e que esta disputa no conveniente e desejamos que cesse. Que devemos fazer neste caso? claro como a luz do dia que devemos ver quem tem razo e nos colocar a seu lado; ento, aquele que no tem razo se convencer de seu erro, e se no capaz de dar-se conta de seu equivoco, terminar por render-se e deixar de discutir. Mas se apoiamos e estimulamos a ambos, a discusso no ter fim". Isto escreveram os operrios das fbricas mencionadas. inteiramente impossvel refutar sua explicao simples, vlida para todos os operrios. A ajuda "por partes iguais" ou o af de fundir ou de "unir todas as tendncias" (coisa de que falam, por certo, os deputados da Duma simpticos ao liquidacionismo) no significa outra coisa que o empenho de dar de fora ordens aos operrios na suposio de que estes no sabem "se orientar". Cada grupo de intelectuais pode editar um folheto ou uma revistinha, proclamando-se "tendncia", como, por exemplo, o grupinho do filsofo antimarxista Bogdnov, ou o grupinho de Trotski. ou o grupinho de N. Guimmer e demais elementos que vacilam entre os populistas e os marxistas.

Comunidade Josef Stlin - http://www.comunidadestalin.blogspot.com/

"Tendncias" h mais que de sobra, e todas elas fazem a mesma exortao aos operrios; Ajudai "por partes iguais" e reconhecei "todas as tendncias"!!! Como lgico, todo operrio algo consciente dir: "De que se discorda?, de minha luta? de minha poltica e de minha ttica?, de meu Partido? Eu mesmo me orientarei, estimados senhores, e s admitirei como minha a ttica com a qual eu concorde e compartilhe". Isto claro como a luz do dia. Devido exclusivamente a que na Rssia no h liberdade de imprensa e a que (principalmente nas provncias) existe ainda uma massa de operrios que vem pela primeira vez um ou outro jornal operrio, "sem que saibam orientar-se" at agora nos problemas da poltica operria, devido} exclusivamente a isso possvel na Rssia que uns intelectuais dem tais ordens aos operrios, incitando-os a reconhecer "todas as tendncias" e a ajud-las "por partes iguais". No mercado muito freqente que aqueles que mais gritam sejam os que desejam passar por boa uma mercadoria estragada. Entre os bufarinheiros intelectuais ocorre com freqncia que aqueles que mais se agitam contra os mtodos autoritrios com relao aos operrios, sejam precisamente os que mais ordens do aos operrios e os que tratam de legitimar a grande profuso de "tendncias" antimarxistas e anti-proletrias. Observai o caso de Petersburgo. S quem no est em seu juzo poder pr em dvida que, em comparao com as provncias, os operrios de Petersburgo so mais cultos e conscientes, esto mais habituados e so mais capazes de "orientar-se" de modo efetivo e por si mesmos em todas as questes da doutrina do marxismo e da prtica do movimento operrio. E que vemos? Os operrios de Petersburgo tm-se orientado e reconhecido como certa a tendncia pravdista. Em Petersburgo, a maioria esmagadora dos operrios manifestou-se a favor do "pravdismo"42 e demonstrou com atos que s reconhece como sua esta "tendncia". Nas provncias, o predomnio dos pravdistas menos considervel, porm, no obstante, h um predomnio. Tm-no demonstrado nestes dois anos os dados sobre os grupos operrios, dados que so "desagradveis" para os adversrios do "pravdismo", mas nem por isso deixam de ser fatos reais. A maioria dos operrios conscientes tem-se orientado, tem lutado contra os argumentos a favor e contra uma e outra ttica e tem reconhecido como sua a ttica pravdista. Os fundadores das "tendncias" intelectuais, do liquidacionismo, do
3

Comunidade Josef Stlin - http://www.comunidadestalin.blogspot.com/

trotskismo (Borb), da mistura de populismo e marxismo (o Sovreminnik do senhor Guimmer), etc, pretendem agora romper e malograr a unidade e a vontade desta maioria dos operrios. Estamos certos de que todas estas "tendncias" intelectuais, que preconizam idias antimarxistas ou concesses a tais idias, tm de arrebentar-se contra a conscincia e a vontade dos operrios marxistas avanados. O exemplo de Petersburgo confirma nossa certeza. particularmente ridculo que os intelectuais fundadores de grupinhos e "tendncias" falem de "unidade" ao mesmo tempo em que destroem a unio dos operrios. Esses intelectuais esto contra a unidade dos operrios, que um fato real, e a favor da unidade das tendncias intelectuais, que uma promessa verbal.

Put Pravdi, n. 85, de 13 de maio de 1914. Encontra-se in Obras, t. XX, pgs. 271/3.

NOTAS
42 Pravdismo - Denominao correspondente ao nome do Jornal Pravda

You might also like