You are on page 1of 5

Colgio Militar de Juiz de Fora

TRABALHO DE FILOSOFIA

EMPIRIMO: Caractersticas e diferenas em relao ao Inatismo

Professor Jos Augusto

Alunos: Maria Laura Lizandra Thain Matheus Xisto Jheinisson

Referncia: 1219 1260

1110

1 ano

Turma: 101

Introduo
Este trabalho tem por objetivo informar as caractersticas e a evoluo da linha de pensamento filosfico conhecido como Empirismo.

EMPIRISMO
Definida pelo ingls John Locke ( - ), no sculo XVII, a doutrina filosfica conhecida como empirismo caracteriza-se por defender a ideia de que o conhecimento alcanado somente por meio das experincias que o indivduo adquire ao longo da vida. Com esta viso, os adeptos do empirismo afirmam que as teorias das cincias devem ser formuladas e explicadas a partir da observao do mundo e da prtica de experincias cientficas. Desse modo, descartam-se outras formas no cientficas, como a intuio, a f, o senso comum, as lendas. Para os empiristas, estas no so formas de se adquirir o conhecimento. Locke assegurava que todo ser humano nasce com a mente em branco. Ao longo da vida, a personalidade se molda, por meio das experincias e conhecimentos adquiridos. Logo, a sociedade interfere diretamente na formao dos indivduos. Na cincia, o empirismo normalmente utilizado quando se fala em mtodo cientfico tradicional (que originrio do empirismo filosfico). Um conceito capital no mtodo cientfico que toda evidncia deve ser emprica, isto , depende da comprovao feita pelos sentidos. Ao longo da histria da Filosofia, at mesmo antes de John Locke, percebe-se as ideias empiristas no pensamento de vrios filsofos, entre os mais famosos: Aristteles; Toms de Aquino; Francis Bacon; Thomas Hobbes; George Berkeley; David Hume; John Stuart Mill.

John Locke, considerado o pai do empirismo filosfico.

Com o tempo, o empirismo passou por fases de fortalecimento e enfraquecimento. Na Antiguidade, por exemplo, com a filosofia socrtica, essa doutrina declinou, o que se estendeu por Plato e s teve um fim em Aristteles, o qual defendia ideias empricas. Na Modernidade, o filsofo Francis Bacon deu sua contribuio ao empirismo, delimitando-o, ou seja, definindo suas particularidades, que o caracterizam nos dias de hoje. Surgiram vrias escolas empiristas, como o ceticismo (na Idade Antiga), o nominalismo (Idade Mdia) e o empirismo lgico, tambm conhecido como positivismo ou neopositivismo lgico (na Filosofia contempornea).

Empirismo x Inatismo
A principal diferena entre o empirismo e as ideias inatistas est no fato de que a ltima defende que o ser humano j nasce com ideias formadas, que vo sendo relembradas ao longo da vida. Um argumento utilizado por adeptos do inatismo o de que as crianas aprendem a falar um idioma facilmente. Para os inatistas, isto uma prova de que o indivduo j nasce com todo o conhecimento, sendo um ser esttico, ou seja, suas ideias so imutveis. Ora, mas uma criana desenvolve a fala aps uma experincia sensorial: ela ouve todos ao seu redor falando certa palavra ou expresso e a pronuncia. A audio o sentido que a ajuda nesse desenvolvimento. Assim o processo de aprendizagem do ser humano, de acordo com o empirismo: este adquire ideias e conhecimentos aps passar por situaes que lhe do experincia. Contudo, embora este trabalho tenha o intuito de defender a viso emprica, preciso admitir que h ocasies de impasse. Isto pode ser exemplificado com o choro de um beb: este no aprendeu a chorar, mas j nasceu sabendo faz-lo. Ainda assim, acreditamos ser o empirismo a doutrina cujo conjunto de ideias se apresenta mais coerente. Isto porque, na maioria dos casos, percebemos que no possvel ter conhecimento sobre algo sem a experincia. Retornando ao exemplo da fala: uma criana no aprender a lngua portuguesa se for criada em um ambiente de lngua inglesa. O indivduo, ainda, s aprende o ingls aps certo tempo em convvio com este idioma. E, se por um lado, a criana j nasce sabendo chorar, por outro ainda preciso aprender a andar, falar, ler e escrever... Uma justificativa inatista seria de que o indivduo tem todos os conhecimentos dentro de si, que vo sendo revelados com o amadurecimento biolgico. Mas, se esta ideia fosse verdadeira, todos os seres humanos, em qualquer lugar do mundo, comportar-se-iam da mesma forma, independentemente da regio, do contexto histrico e da cultura de seu povo, o que obviamente no ocorre. Esta pessoa intensamente influenciada pelos costumes de sua regio e de seu tempo, o que afirma o empirismo. Por esses e outros argumentos aqui no citados, mas discutidos por nosso grupo, aceitamos a ideia emprica como sendo a doutrina que mais se aproxima do real.

Fontes:
http://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/empirismo.html http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/empiris mo.html http://adahil-2g.blogspot.com/2009/05/empirismo-x-inatismo.html

You might also like