You are on page 1of 69

Ivnia Aparecida de Souza Moura Larissa Pedrote dos Santos Meire Cristina Souza de Paula

Relatrio final apresentado como parte das exigncias da disciplina de Trabalho de Graduao do curso de Pedagogia da Faculdade de Educao da Universidade do Vale do Paraba.

Universidade do Vale Paraba 2002

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARABA


FACULDADE DE EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE GRADUAO 2002
Ttulo: JESUS, O MESTRE POR EXCELNCIA Alunas: Ivnia Aparecida de Souza Moura Larissa Pedrote dos Santos Meire Cristina Souza de Paula Orientadora: Jandira Aligieri Banca Examinadora: Jandira Aligieri Edna Tamarozzi Maria Amlia de Almeida Anzio Cludio Nota do trabalho : ........... ( ................................................................. )

So Jos dos Campos SP 2002

Agradecimentos

Aos nossos familiares que nos apoiaram em nossa jornada universitria. nossa orientadora, Jandira Aligieri, por ter acreditado e apoiado nosso trabalho pioneiro de pesquisa. A Deus que nos deu o dom da vida, presenteou-nos com a liberdade, abenoou-nos com a inteligncia, deu-nos a graa de lutar para a conquista de nossas realizaes. Com sua grandiosidade, nos fez substituir aos poucos, incerteza pela segurana, medo pela vitria. A Ele, cabe o louvor e a glria. A ns s cabe agradecer!

DEDICATRIA

Ao Mestre dos mestres, Jesus, cujo exemplo e ensino perduram pelos sculos dos sculos;
Ao meu marido Mrcio e meu filho Pedro Henrique, pelo apoio e abnegao que me ajudaram a chegar at aqui (Meire); minha filha Amanda e a meus pais Galvo e Hilda pelo amparo dispensado para vencer os obstculos e alcanar a vitria de mais uma jornada em minha vida (Ivnia); minha me Leida, pelo apoio e exemplo de vida que me motivaram a realizar este curso; ao meu pai Lourival e ao meu filho Vitor Hugo pelo carinho que me trouxe alento para prosseguir (Larissa).

Mesmo que Cristo no tivesse feito nenhum milagre, seus gestos e seus pensamentos foram to eloqentes e surpreendentes que, ainda assim, ele teria dividido a histria... depois que Ele passou por esta sinuosa e turbulenta existncia, a humanidade nunca mais foi a mesma. Se o mundo poltico, social e educacional tivesse vivido minimamente o que Cristo viveu e ensinou, nossas misrias teriam sido extirpadas, e teramos sido uma espcie mais feliz(AUGUSTO CURY, 1999)

Resumo
Esse trabalho objetiva analisar de forma cientfica a metodologia usada por Jesus para ensinar a fim de enxergar nela um caminho que possa contribuir para que o educador contemporneo exera com xito seu papel.O procedimento metodolgico baseou-se na pesquisa terica e histrica. A Bblia e, de modo especial, os quatro evangelhos, foram a fonte de consulta histrica. O fundamento cientfico englobou livros que abordam a metodologia de Jesus e, ainda, obras fidedignas voltadas rea de educao formal. Foram tomadas como referncias tambm enciclopdia, artigos de revista, a Lei de Diretrizes e Bases e os Quatro Pilares da Educao relacionados no Relatrio Jacques Delors. Ao pesquisar sobre a metodologia de Jesus, procurou-se confront-la com os preceitos pedaggicos

aceitos pela educao atual, sempre buscando as possibilidades de utiliz-la como parmetro para melhorar a qualidade de ensino. Alm disso, o presente trabalho focalizou o perfil de Jesus enquanto Mestre a fim de ver nele um exemplo excelente a ser seguido.

SUMRIO

Introduo................................................................................................. .......p. 01
Captulo 1 Jesus, personagem real ou fictcio?.............................................p. 03 1.1 As quatro biografias de Jesus .....................................................p. 04 1.2 - Evidncias extradas dos prprios textos evanglicos ...............p. 04 Captulo 2 Jesus e os quatro pilares da educao .........................................p. 08 2.1 Aprender a conhecer ...................................................................p. 09 2.2 Aprender a fazer ..........................................................................p. 11 2.3 Aprender a viver juntos................................................................p. 14 2.4 Aprender a ser .............................................................................p. 18 Captulo 3 Jesus e as sete leis dos ensino ......................................................p. 22 3.1 A lei do professor .........................................................................p. 22 3.2 A lei do ensino .............................................................................p. 25 3.3 A lei da atividade .........................................................................p. 27 3.4 A lei da comunicao .................................................................. p. 29 3.5 A lei do corao ...........................................................................p. 30

3.6 A lei da motivao .......................................................................p. 32 3.7 A lei da preparao prvia ...........................................................p. 35 Captulo 4 Jesus e o perfil do professor .........................................................p. 37 4.1 O perfil de um professor ..............................................................p. 39 4.2 Jesus, um exemplo de perfil de professor ...................................p. 42 Captulo 5 Os mtodos de ensino de Jesus.....................................................p. 44 5.1 Lies objetivas ...........................................................................p. 45 5.2 Dramatizaes ..............................................................................p. 46 5.3 Prelees ......................................................................................p. 47 5.3.1 Vantagens e desvantagens do mtodo expositivo .....................p. 47 5.3.2 As prelees de Jesus ................................................................p. 48 5.4 Perguntas e respostas ....................................................................p. 51 5.5 Debates .........................................................................................p. 53 5.6 As parbolas .................................................................................p. 54 Concluso - ......................................................................................................p. 59 Referncias - .....................................................................................................p. 61

INTRODUO

Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multides maravilhadas da sua doutrina. (Mateus 7. 28-29).
1

Do ponto de vista pedaggico, Cristo havia sido um grande educador, popular e bem sucedido.2 A idia de desenvolver essa tese partiu justamente dessa afirmao de Gadotti, tentando verificar e analisar por que os recursos e mtodos utilizados por Jesus causaram tanto impacto em seus seguidores. Alm de Gadotti, outros autores destacam a excelncia da forma de ensino de Jesus. Augusto Cury, ao analisar a inteligncia de Cristo, concluiu ser
1

No decorrer deste trabalho, os textos transcritos da Bblia esto escritos em letra especial, a fim de diferenci-los das demais referncias, visto que eles so as fontes principais de pesquisa. 2 Moacir GADOTTI, Histria das idias pedaggicas, 5 ed. So Paulo: tica, 1997, p. 51.

Ele o Mestre dos mestres.3 J.M. Price caracterizou-o como o Mestre ideal por ser dotado de todas as qualificaes necessrias para lecionar. 4 Howard Hendricks defendeu que Jesus aplicava com maestria os princpios essenciais da educao e por isso foi capaz de transformar vidas.5 Diante da leitura de obras dos autores supracitados e partindo da premissa de que o educador deve buscar de todos os meios para promover o desenvolvimento das capacidades necessrias formao do indivduo6, o presente trabalho buscou analisar de forma cientfica o trabalho didtico de Jesus sem ter nenhuma inteno filosfica ou teolgica. No importa neste trabalho, a finalidade do ensino de Jesus, mas sim, os meios com que chegou at ela, bem como seu papel de mestre.
Professor funo consagrada em sala de aula como a fonte de informaes e o responsvel pelo estabelecimento da ordem na classe. Mestre quem exerce essa funo sem se valer da sua posio de autoridade. Professores tm alunos; mestres, discpulos que procuram quase imit-los. O mestre um caminho para o discpulo chegar sabedoria7 O mestre estimula a divulgao da sabedoria. Alm disso, o discpulo tem no mestre um modelo de vida.8 Assim, no sem propsito que Jesus foi chamado Mestre na Bblia quarenta e cinco vezes. Ele mesmo chamou a si de mestre dizendo vs me chamais mestre e senhor, e dizeis bem, porque eu o sou(Joo 13:13). A palavra discpulo empregada duzentos e quarenta e trs vezes para referir-se aos seguidores de Jesus. A mensagem de Jesus diz-se ser ensino trinta e nove vezes nos evangelhos. Toda a obra de Jesus estava envolta em atmosfera didtica sua principal

Augusto CURY, Anlise da Inteligncia de Cristo: O mestre dos mestres, 18 ed. So Paulo: Academia de Inteligncia, 1999, p. 21. 4 J.M. PRICE, A pedagogia de Jesus, 4 ed. Rio de Janeiro: Juerp, 1983 p. 19. 5 Howard HENDRICKS, Ensinando para transformar vidas, 11 ed. Belo Horizonte: Ed. Betnia, 1991, p. 11. 6 BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Introduo, 1 ed. Braslia: MEC/ SEF, 1997, p. 12.
7 8

Iami TIBA, Ensinar aprendendo, 1 ed. So Paulo: Editora Gente, 1998, p. 62. Idem, p. 63.

ocupao era ensinar.9 Talvez seja por isso que Clemente de Alexandria denominou Jesus de O pedagogo da humanidade10.

CAPTULO 1 JESUS PERSONAGEM REAL OU FICTCIO?


A investigao com respeito metodologia de ensino de Jesus comea com uma indagao na qual muitos ainda buscam a resposta: era Cristo real ou personagem fictcio?
Responder a essa pergunta de forma racional e lgica fundamental para o desenvolvimento desta tese, pois, se Jesus no tivesse existido, no haveria razo para investigar seu trabalho docente. O psiquiatra e escritor Augusto Cury, declarando-se ateu convicto, sentiu-se despertado para analisar a inteligncia de Cristo; anlise esta que resultou numa coleo de cinco livros,
9

J.M. PRICE, op. cit., p. 75. Francisco LARROYO, Histria geral da pedagogia, 2 ed. So Paulo: Ed. Mestre Jou, 1983, p. 252.
10

tamanho foram as verdades descobertas sobre a.personalidade de Jesus. Cury reconhece as divergncias cientficas quanto existncia de Cristo, porm, ele busca respostas racionais e lgicas que no apenas o fazem escrever uma srie de livros, como tambm, modificam suas crenas, conforme ele mesmo afirma em O Mestre dos mestres11. Os livros por ele escritos no tm nenhum teor religioso, mas so fruto de um estudo racional e lgico das quatro principais fontes biogrficas de Jesus: os evangelhos bblicos. De igual modo, este captulo busca responder indagao supracitada, tendo como fonte principal a prpria Bblia.

1.1 - As quatro biografias de Jesus


Jesus Cristo tem quatro biografias chamadas de evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Mateus e Joo pertenciam ao rol dos doze apstolos, enquanto que Marcos e Lucas foram cristos que no conviveram com Jesus, porm foram amigos prximos dos apstolos. Estes ltimos escreveram sobre Cristo baseados num processo de investigao de pessoas que conviveram com Ele.
Existem hoje mais de cinco mil manuscritos do Novo Testamento, onde se localizam os evangelhos, o que o torna o mais fidedigno dos documentos antigos. Segundo Cury, os autores dos evangelhos no tinham qualquer inteno de fundar uma filosofia de vida ou promover um heri poltico. Eles apenas buscaram descrever uma pessoa incomum que marcou a sociedade em que viveu.

1.2- Evidncias extradas dos prprios textos evanglicos


Se Cristo fosse fruto da imaginao de seus bigrafos, eles teriam omitido os momentos difceis, como na noite em que Cristo foi trado e seus seguidores se esconderam todos (Lucas, captulo 24). Jesus foi julgado, humilhado, maltratado e morreu de forma injusta: se houvesse inteno de promover um heri, esses dados poderiam ter sido omitidos, porm, os quatro evangelistas descrevem estes fatos. O evangelista Joo escreveu seu livro quando j estava idoso, cerca do ano 90 d.C. mais de meio sculo aps a morte e ressurreio de Cristo. Sendo avanado em idade, prximo do fim
11

Augusto CURY, op. cit., p. 14.

da vida e exilado numa ilha, ele no teria nenhuma necessidade de simular, omitir ou mentir sobre os fatos que viu e viveu. sob essa tica que a psicologia forense, por exemplo, comprova que os depoimentos relatados anos aps um crime tm mais possibilidades de serem reais pois acredita-se que a memria pode gravar mais fatos reais do que fatos imaginrios. Outro evangelista, Lucas, era mdico e, por exercer tal profisso, provavelmente era um homem observador e emprico, que buscava fatos e evidncias para desempenhar seu papel. E foi agindo assim que ele escreveu seu evangelho, conforme suas prprias afirmaes:

Visto que, muito houve que empreenderam uma narrao coordenada dos fatos que entre ns se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princpio foram deles testemunhas oculares, e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigao de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentssimo Tefilo, uma exposio em ordem para que tenha plena certeza das verdades em que fostes instrudo. (Lucas 1: 1-4)
Neste texto, percebe-se a preocupao do doutor Lucas em ser fiel verdade. Observe-se os termos destacados:
narrao coordenada e exposio em ordem- demonstra o empenho em buscar uma narrativa sequencial e didtica sobre a vida de Jesus ; conforme nos transmitiram... testemunhas oculares- o autor realiza pesquisa de campo antes de fazer sua obra; provavelmente, ele entrevistou pessoas que viram e seguiram a Jesus para obter dados e informaes que o auxiliassem na composio da bibliografia de Jesus; acurada investigao- Lucas empenha-se em verificar a veracidade dos fatos bem como seus detalhes antes de registr-los em seu livro;

Tefilo- a biografia tinha um destinatrio, talvez um cristo contemporneo ou algum que no conhecia a histria de Cristo.

para que tenha plena certeza da verdade- o evangelho tinha um objetivo claro. Havia uma necessidade de Lucas em contar os fatos da forma mais clara possvel a fim de que o receptor da carta estivesse perfeitamente a par dos fatos ocorridos e assim tivesse ratificada a sua f ; Esses termos demonstram que o evangelho no se trata de um romance fictcio, pois s

um texto cientfico teria esses atributos acima citados. Mesmo com evidncias como estas, ainda h estudiosos que entendem que as diferenas nos relatos dos quatro evangelhos depem contra a histria de Cristo. No entanto, tais diferenas servem para atestar ainda mais a credibilidade dos evangelhos pois demonstram que as narrativas resultaram de um processo de investigao de diferentes autores que enfocaram diferentes aspectos histricos. Uma leitura acurada dos evangelhos demonstrar a qualquer leitor que os evangelhos no se contradizem, mas se completam. Essas biografias tm coerncia, sofisticao intelectual, pensamentos ousados, idias complexas. So sintticas, econmicas, no primam pela ostentao e elogio particular12, o que as torna de fato confiveis. O telogo alemo Karl Adam tambm buscou respostas lgicas sobre a existncia de Jesus. Segundo Adam, ao concluir seus estudos quanto veracidade de Cristo, afirmou que a figura humana, moral e religiosa de Jesus aparece nos como algo inteiramente novo: no existe nada de anlogo na Histria da Humanidade 13. Diante de todas essas evidncias, as autoras dessas teses sentem-se motivadas a investigar e analisar o trabalho docente de Cristo, uma vez que Ele foi realmente uma figura marcante da Histria e, portanto, um provvel mestre a ser imitado.

12 13

Augusto CURY, op. cit., p. 24. Karl ADAM, Jesus Cristo, 2 ed. So Paulo: Quadrante, 1997, p. 67.

CAPTULO 2 JESUS E OS QUATRO PILARES DA EDUCAO


Um dos grandes marcos da Educao atual foi a elaborao do Relatrio para a Unesco da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI14. Tal relatrio surgiu na Conferncia de Jomtien, onde se estabeleceu o compromisso mundial para garantir a todas as pessoas os conhecimentos bsicos necessrios a uma vida digna.

14

Jacques DELORS et. al., Educao: Um tesouro a descobrir, 6 ed. So Paulo: Cortez, 2001, p. 93.

O Relatrio Jacques Delors, como foi assim chamado, aponta para a Educao no sculo XXI. A Comisso que o elaborou procedeu a um admirvel exerccio de reflexo identificando tendncias e auscultando necessidades no cenrio de incertezas e hesitaes que caracterizam este novo sculo. A Educao do sculo XXI deve transmitir, cada vez mais saberes e saber fazer evolutivos, adaptados civilizao cognitiva, pois so as bases das competncias do futuro, e ao mesmo tempo, ser a bssola que permita navegar atravs dele. A Educao deve proporcionar condies para o indivduo aproveitar e explorar, do comeo ao fim da vida, todas as ocasies de atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos e mudana. No quadro dessa diversidade contempornea, complexa e desafiadora, o Relatrio destaca quatro aprendizagens essenciais a um novo conceito de Educao. So elas que constituem os pilares do conhecimento de um indivduo: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser claro que estas quatro vias do saber constituem apenas uma, dado que existem entre elas mltiplos pontos de contato, de relacionamento e de permuta. A Comisso pensa que cada um dos Quatro Pilares do Conhecimento deve ser objeto de ateno igual por parte do ensino estruturado, a fim de que a Educao aparea como uma experincia global a levar a cabo ao longo de toda a vida, tanto no plano cognitivo como prtico, favorecendo a vivncia do indivduo como ser ativo da sociedade.

Jesus, apesar de ter vivido h tantos sculos atrs, provavelmente j tinha a compreenso desses Quatro Pilares, ainda que de forma intrnseca. Ao estudar as biografias de Jesus, o presente trabalho entende a perfeita relao do seu ministrio de ensino com a nova concepo educacional. Jesus demonstrou que parecia entender a importncia do ensino como ponte para que o indivduo possa descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo. Seu ensino ultrapassava a mera transmisso de conhecimentos, atingindo o mago do ser humano conforme relatos a serem citados neste captulo. E por perceber a contextualizao do trabalho pedaggico de Jesus com os Quatro Pilares que o grupo achou por bem analisar e relacionar cada pilar, relacionando-o com o ensino de Jesus, tomando por base o captulo 4 do Relatrio supracitado.

2. 1 - Aprender a conhecer

Esse tipo de aprendizagem visa no s a aquisio de informaes mas, principalmente, o domnio dos prprios instrumentos do conhecimento como um MEIO e como uma FINALIDADE da vida humana. Um meio para que aprenda a compreender o mundo que a rodeia e uma finalidade em se ter o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir. O aumento dos saberes favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o senso crtico e permite compreender o real. A aquisio dos conhecimentos diversos permite, antes de tudo, comunicar-se.
Aprender a conhecer supe trs capacidades importantes ao ser humano15. Exercitar a ateno o jovem deve aprender a prestar ateno s coisas e s pessoas;

Exercitar a memria - que o antdoto necessrio contra submerso pelas informaes instantneas difundidas pelos meios de comunicao social;

Exercitar o pensamento - que implica em comportar avanos e recuos entre o concreto e o abstrato.

Jesus, ciente disso, fez uso de mtodos que exercitassem a ateno, a memria e o pensamento.
Jesus conseguia exercitar a ateno de seus discpulos, Ele tratava diretamente dos assuntos com ilustraes muito adequadas, aplicando os sempre muito bem seu ensino situao e momento16. Jesus empregou, ainda que em embrio, os mtodos usados hoje em dia: perguntas, prelees, histrias, conversas, discusses, dramatizaes, lies objetivas, planejamentos e demonstraes. Tais mtodos sero melhor analisados nos captulos seguintes. Jesus, tambm, exercitava a memria e o pensamento de seus alunos, quando estes lhe faziam perguntas, e Ele, por sua vez, lhes propunha questes e problemas. O Mestre tinha o hbito de fazer perguntas que quebravam a serenidade de sua aula, e assim fazia os discpulos ficarem em p e pensar. Como professores, ensinemos alunos, e no lies. O lema de cada professor deve ser este: ENSINO QUE TEM FINALIDADE CERTA , PARA O ALUNO SABER
15 16

Idem, p. 92. J.M.PRICE, op. cit., p. 23.

COMO VIVER. O professor que no permite que um aluno faa perguntas, alegando que o tempo escasso e que preciso dar toda a lio, no descobriu ainda qual a funo principal do mestre. Quando necessrio, devemos at nos desviar da lio do dia para conhecer a necessidade da classe17. Um episdio a ser destacado foi o encontro de um jovem rico com o Mestre:

E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que bom? Um s bom; mas se que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: No matars; no adulterars; no furtars; no dirs falso testemunho; honra a teu pai e a tua me; e amars o teu prximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e d-o aos pobres, e ters um tesouro no cu; e vem, segue- me. Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possua muitos bens.(Mateus 19:16-22)

Aquele jovem chegou para Jesus com uma dvida, porm, Jesus no lhe deu uma resposta pronta e sim, conduziu-o a perceber o cerne da dificuldade de sua vida que era a avareza. Este fato evidencia que Jesus conduzia o indivduo a exercitar o raciocnio e adquirir sua prpria interpretao do conhecimento.
17

Idem, p. 25.

2.2 - Aprender a fazer


Aprender a fazer e Aprender a conhecer so indissociveis, embora a segunda aprendizagem esteja mais diretamente ligada questo da formao profissional.18 Porm, Aprender a fazer no pode se limitar a ter o simples significado de preparar algum para uma tarefa material bem determinada. Essa aprendizagem deve passar de noo de qualificao para noo de competncia, isto , aprender a comunicar, interagir com outrens e resolver conflitos ao invs de desenvolver apenas adestramento profissional.

Jesus parecia ter total cincia da necessidade dessa aprendizagem, pois sempre buscou orientar seus seguidores a associarem o conhecimento com a prtica, de forma que ele tenha utilidade na vida pessoal e social. Um tpico exemplo foi quando um homem judeu, estudioso da Lei Mosaica que rege sua religio, indagou a Jesus sobre amar ao prximo a Segunda grande essncia dos ensinamentos do Mestre, ao que Jesus respondeu com uma parbola:

Um homem descia de Jerusalm a Jeric, e caiu nas mos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo tambm um levita chegou quele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheuse de compaixo;

18

Jacques DELORS, op. cit., p. 93.

e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondoo sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denrios, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes trs te parece ter sido o prximo daquele que caiu nas mos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericrdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.(Lucas 10: 30- 40)
A partir da narrativa de Jesus, o prprio homem pde entender, por si s, a praticidade do ensino de Jesus, bem como, provavelmente, aplic-la em sua vida.
Ao contemplar esse fato, Price declara: bem faremos ns em seguir o exemplo de Jesus, porque, se queremos que nosso ensino alcance os resultados desejados, nossos alunos precisam sair de nossas aulas percebendo bem o valor das verdades ali estudadas e debatidas, levando consigo a firme resoluo de fazerem algo no sentido de praticar o que ouviram. Somente desta forma se dar as verdades ali estudadas e debatidas, levando consigo a firme resoluo de fazerem algo no sentido de praticar aquilo que ouviram.19 O professor que pretende orientar a Aprender a fazer deve ter a conscincia de que o aluno s far de fato aquilo que lhe for necessrio ou til. O educador no deve fazer presso sobre o aluno, buscando lev-lo a fazer aquilo que no quer fazer; ao contrrio, deve comear pelas suas necessidades20. a partir dessas necessidades que mobilizar-se- seres competentes e capazes de resolver seus prprios conflitos.

2.3 - Aprender a viver juntos


19 20

J. M. PRICE., op. cit., p. 50. Idem, p. 75.

Sem dvida, um grande desafio para a Educao capacitar cidados para evitar conflitos ou resolv-los de maneira prtica, desenvolvendo o conhecimento dos outros e suas culturas.21
Dentre os objetivos fundamentais da Constituio Brasileira , destacam-se: I) construir uma sociedade livre, justa e solidria; III) erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao22 Tais objetivos esto inseridos na aprendizagem de viver juntos, cuja importncia mereceu at destaque dentro da lei maior de nosso pas, visto que uma nao democrtica se forma a partir de uma sociedade igualitria. Ensinar a no violncia, por exemplo, lutar contra os preconceitos geradores de conflito. Os preconceitos e o esprito competitivo separam indivduos e grupos23 A Educao tem a dupla misso de transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espcie humana e de levar as pessoas a tomar conscincia das semelhanas e da interdependncia entre todos os seres humanos do planeta.24 Porm, para o indivduo descobrir ao outro, ele precisa, antes de tudo,

descobrir-se a si mesmo s ento poder, verdadeiramente, colocar-se no lugar dos outros e compreender suas reaes. Assim sendo, os mtodos de ensino podem e devem ser mudados: o confronto atravs do dilogo e da troca de argumentos um dos instrumentos essenciais na Educao do sculo XXI. Essa troca de argumentos foi muitas vezes utilizada por Jesus e sua importncia est em exigir mente inquiridora25 pois conduz a concluses significativas mediante o raciocnio e a compreenso de todo um grupo. Por isso, importante recurso para quebrar preconceitos que podem existir num determinado grupo.
21 22 23 24

Jacques DELORS, op. cit., p. 96. Constituio da Repblica Federativa do Brasil.So Paulo:Imprensa Oficial do Estado, 1998.

Jacques DELORS,op. cit., p. 89. Idem, p. 94. 25 PRICE, J.M., op. cit. p. 141.

Jesus tambm buscou estimular a no violncia e a quebra de preconceitos durante sua passagem aqui na Terra:

Pela manh cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava.
Ento os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultrio; e pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultrio. Ora, Moiss nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porm, inclinando-se, comeou a escrever no cho com o dedo.

Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse- lhes: Aquele dentre vs que est sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a comear pelos mais velhos, at os ltimos; ficou s Jesus, e a mulher ali em p. Ento, erguendo-se Jesus e no vendo a ningum seno a mulher, perguntoulhe: Mulher, onde esto aqueles teus acusadores? Ningum te condenou? Respondeu ela: Ningum, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e no peques mais.(Joo 8: 2 - 11)

A atitude serena e firme de Jesus diante daquela mulher fez calar os homens que a condenavam, ensinando-os a respeitar as pessoas com suas diferenas, evitando, ainda, um ato de violncia. Foi, sem dvida, uma lio de quebra de preconceitos. Jesus ensinava muito, dizendo pouco. Desejava que o homem no fosse um repetidor de regras de comportamento, algum que s sabe julgar os outros mas no sabe se interiorizar e enfrentar seus prprios erros.26 O preconceito um problema que enrijece a inteligncia humana e dita relaes sociais embasadas em interesses e no em sentimentos autnticos. O preconceito foi e o grande causador de guerras e conflitos da Histria da Humanidade e a Educao pode ser instrumento de disseminao desses preconceitos As biografias de Cristo evidenciam que Ele era uma pessoa aberta e inclusiva. No classificava as pessoas. Ningum parecia ser indigno de se relacionar com Ele. O exemplo mais frisante a conversa com uma mulher samaritana:

E era-lhe necessrio passar por Samria. Chegou, pois, a uma cidade de Samria, chamada Sicar, junto da herdade que Jac dera a seu filho Jos; achava-se ali o poo de Jac. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poo; era cerca da hora sexta. Veio uma mulher de Samria tirar gua. Disse-lhe Jesus: D- me de beber. Pois seus discpulos tinham ido cidade comprar comida. Disse-lhe ento a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus no se comunicavam com os samaritanos).(Joo 4:4-9)

26

CURY, Augusto, op. cit., p. 59.

Jesus, sendo judeu, possua srios motivos para no falar com aquela mulher: ela era mulher (e os judeus no falavam com as mulheres em pblico), ela pertencia ao povo samaritano ( os judeus no se comunicavam com esse povo) e, finalmente, era uma mulher adltera (condio abominvel para os judeus). Mesmo assim, diz o texto bblico que era necessrio a Jesus passar por onde ela estava, no por motivos geogrficos, mas para confrontar o preconceito que aquela mulher sofria. Como afirma Cury, Jesus rompeu a ditadura do preconceito, destruiu toda forma de discriminao e considerou o ser humano especial, independente da sua histria, da sua moral, de seus erros, da sua raa27. Segundo Price, antes de Jesus vir, certos grupos humanos nada valiam28. Mulheres, crianas, publicanos e no-judeus pouco ou nenhum valor tinham para os ditos religiosos judeus. Os ensinos do Mestre, porm, buscaram contribuir para modificar esse estado de coisas e essas atitudes erradas. Recusou condenar a mulher apanhada em adultrio, ensinou uma de suas maiores lies decada com quem se encontrou junto ao poo de Jac. Seus ensinos colocaram a mulher no mesmo nvel do homem. Jesus colocou a criana no meio dos discpulos como exemplo de humildade, censurou os que impediam que lhe trouxessem crianas e deu asas influncias que as colocaram no centro de toda a obra educacional.29 O ensino de Jesus levou o mundo a ver que Deus no faz acepo de pessoas e que a ningum assiste o direito de possuir ou escravizar a outrem30

Jesus buscava ensinar sistematicamente que as relaes sociais deveriam ser pautadas pela compreenso, solidariedade, pacincia, respeito pelas dificuldades dos outros, amor ao prximo e no pela punio e condenao. Sabia que sem tais requisitos no era possvel viver uma vida livre e satisfeita nessa sinuosa existncia31.

Os ensinos nos induzem a valorizar o indivduo, virtude esta que a base em todas as relaes sociais. Em primeiro lugar devem estar pessoas e no coisas.

2.4 Aprender a ser


27 28

Idem, p. 68. J. M.PRICE, p. 147. 29 Idem, p. 149. 30 Idem, ibid. 31 Augusto CURY, Anlise da Inteligncia de Cristo: O mestre da vida, 1 ed. So Paulo: Academia de Inteligncia, 1999, p. 45.

Uma vez que a Educao deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, todo ser humano deve ser preparado para elaborar pensamentos autnomos e crticos e para formular os seus prprios juzos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstncias da vida.32 Deve ser dada importncia especial imaginao e criatividade. O aluno tem que ter oportunidades para descobrir e experimentar, quer nas reas artstica e desportiva como nas reas cientfica e scio-cultural. Aprender a ser tem por objetivo a realizao completa do homem: formar o indivduo, membro de uma famlia e de uma coletividade, cidado e produtor, inventor de tcnicas e criador de sonhos. Jesus parecia entender que Aprender a ser envolve valores e ideais que, uma vez adquiridos, norteiam o indivduo por toda a sua vida. Nesses dias em que tanto se enfatiza no ensino a soluo de problemas e o tratamento das situaes da vida, no esqueamos a necessidade de plantar verdades divinas na mente de nossos alunos e de construir slidos ideais de vida. Ideais e sentimentos mais elevados so necessrios para dar unidade vida, afirmam os psiclogos.33 Quanto a valores, Jesus fez uso de uma parbola que demonstrou a diferena essencial entre TER e SER, enfatizando aquilo que eterno e substancial:

Certo homem tinha dois filhos. O mais moo deles disse ao pai: Pai, d-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. Poucos dias depois, o filho mais moo ajuntando tudo, partiu para um pas distante, e ali desperdiou os seus bens, vivendo dissolutamente.

32 33

Jacques DELORS, op. cit. p. 100. PRICE, J.M., op. cit. 48.

E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e comeou a passar necessidades. Ento foi encontrar-se a um dos cidados daquele pas, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o estmago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ningum lhe dava nada. Caindo, porm, em si, disse: Quantos empregados de meu pai tm abundncia de po, e eu aqui pereo de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o cu e diante de ti; j no sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixo e, correndo, lanou-se-lhe ao pescoo e o beijou. Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o cu e diante de ti; j no sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e sandlias nos ps; trazei tambm o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava

morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E comearam a regozijarse. ( Lucas 15:10-22)

O filho que abandonou o lar teve que rever seus conceitos ao perceber que aquilo que ele tinha de bens materiais de nada serviam para valorizar o ser humano que l e era. Aquele jovem s aprendeu isto aps passar por momentos de misria e abandono. Ao rever seus valores, ele descobriu que precisava voltar para seu lar e qual no foi sua surpresa ao se deparar com o pai misericordioso que lhe estendeu os braos e festejou sua volta. Ele finalmente descobriu quais eram os valores que realmente importavam e o faziam ser algum digno. Nesta parbola, o Mestre da Vida foi mais longe do que qualquer humanista. Expressou que valorizava mais o homem do que seus erros, mais a vida do que seus percalos. Tambm desta histria extramos que, para ele, o retorno sempre possvel, ainda que tenhamos dissipado nossas vidas totalmente e pautado nossa histria com perdas, frustaes e fragilidades.34 Jesus reconhecia a necessidade de despertar o sentimento e desenvolver atitudes. Seu alvo final era a vontade. O ensino deve fortalecer e no enfraquecer as convices35. interessante notar que Jesus, em seus ensinos, gastou tempo em discorrer sobre os temas vitais. Nas Sagradas Escrituras, nota-se o empenho de Jesus em apelar conscincia humana, resgatando os valores intrnsecos no mago de cada ser humano. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais, necessrio: propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros a partir de princpios, e no de receitas prontas. preciso possuir critrios, valores, e, mais ainda, estabelecer relaes e hierarquias entre esses valores para nortear as aes em sociedade.36 este o critrio essencial para se Aprender a Ser. Talvez uma das maiores dificuldades da educao clssica no saber como ensinar os jovens a trabalhar com seus fracassos, angstias e medos. O Mestre da Vida foi muito longe em seu treinamento. Treinou seus seguidores a fazer
34 35

CURY, Augusto, op. cit., p. 233. PRICE, J.M., op. cit., p. 50. 36 BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais, op. cit., vol 8, p. 69.

dos seus fracassos nutrientes para suas vitrias; conduziu-os a no se conformar com as suas misrias emocionais e a super-las...37 ensinou-os a SER !

CAPTULO 3

JESUS E AS SETE LEIS DO ENSINO


Existem vrias maneiras de classificar os elementos que envolvem o processo de aprendizagem. Ao buscar bibliografias referentes ao presente trabalho, o grupo achou por bem destacar um captulo para resumir e analisar um dos livros que talvez melhor expresse o trabalho pedaggico de Jesus e, consequentemente, o trabalho do educador atual. O livro Ensinando para transformar vidas38 expe as sete leis do ensino que seriam sete princpios prticos elaborados pelo Dr. Howard Hendricks, renomado educador de ensino superior dos Estados Unidos. Seu objetivo ao elaborar estas sete leis foi ajudar outros educadores a produzir maior impacto junto queles a quem lecionam. 3.1 - A Lei do Professor

37 38

CURY, Augusto, op. cit., p. 246. Howard HENDRIKS, op. cit.

O professor deve conhecer muito bem o assunto que est ensinando. Um fraco domnio do contedo resulta num ensino deficiente.39 O professor eficiente aquele que baseia seu ensino em uma ampla experincia de vida.40 O ponto chave dessa lei mostrar que o professor um aprendiz, um estudante ensinando estudante. Sua formao profissional nunca est completa. necessrio que o professor busque renovar seus conhecimentos e paradigmas, acompanhando a evoluo da sociedade. Para que ocorra todo esse processo de transformao, o professor dever estar sempre em busca de melhoria profissional, a fim de que seus alunos bebam a gua corrente de um rio, no a gua estagnada de uma lagoa.41 isto , recebam um ensino atualizado e contextualizado. Ensinar promover transformaes e, para tal, necessrio promover primeiro em si mesmo. importante lembrar que o Mestre Jesus tambm cresceu, desenvolveu-se. O versculo de Lucas 2:52 deixa evidente que crescia Jesus em trs reas:

E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graa diante de Deus e dos homens. Crescia na sabedoria: trata-se do desenvolvimento intelectual. Ningum tem
um conhecimento absoluto, estagnado. necessrio buscar novas fontes de conhecimentos dentro de um mundo que evolui a cada minuto.
Crescia em graa, diante de Deus: refere-se ao desenvolvimento espiritual. A espiritualidade independe de uma religio, mas trata-se de um conhecimento de Deus e de si mesmo. Crescia em graa diante dos Homens: referncia ao crescimento social e emocional. O ser humano um ser social e, portanto, precisa aprender a viver bem em sociedade.

em relao a este crescimento supracitado que os professores devem se espelhar. O professor deve crescer:
39 40

Idem, p. 15. Idem, p. 16. 41 Idem, p. 18.

Em sabedoria: o professor deve manter um disciplinado programa de leitura e estudo, meditando sempre a leitura em si; estar sempre atualizado, em cursos, para que haja melhoria do conhecimento e de sua habilidade intelectual. Alm disso, necessita conhecer bem os alunos individualmente, saber o mximo que puder sobre a vida de cada um. O aperfeioamento profissional continuado est, inclusive, previsto na LDB artigo 67, inciso II.42

Em graa diante de Deus: Independente da religio, o professor tem que buscar a espiritualidade para sua vida. Jesus, mesmo diante de tantas atividades, achava tempo para se retirar e ter um momento a ss com Deus. Assim, ele encontrava foras para desempenhar bem seu trabalho. Seus valores refletiro o comportamento de seus alunos, por isso, necessrio t-los bem estruturados.

Em graa diante dos alunos referncia ao crescimento social e emocional. O professor necessita estabelecer bons vnculos com seus alunos. Para Jean Piaget, o ser social de mais alto nvel justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma equilibrada43. Diante de toda essa anlise, o grupo deduz que o desenvolvimento intelectual apenas o

comeo de um processo amplo. necessrio integr-lo a outros aspectos da vida. O professor um ser integral e, a exemplo de Jesus, deve buscar integralmente seu crescimento.

3.2 - Lei do Ensino


A verdadeira funo do professor criar condies para que o aluno aprenda sozinho(...) ensinar de fato no passar conhecimento, mas estimular o aluno a busc-lo. Poderamos at dizer que ensina melhor quem menos ensina44 O princpio fundamental dessa lei de que o professor precisa conhecer aquele a quem ensina para poder influenci-lo. A maneira como os alunos aprendem, deve determinar a forma como se ensina, sendo assim, o professor aquele que estimula e dirige os atos de aprendizagem. Howard Hendricks, ao escrever sobre esta lei, coloca que o professor no deve dizer nem fazer para o aluno nada o que ele possa fazer por si mesmo.

42 43

BRASIL. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, p. 34. Yves de LA TAILLE e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon:teorias psigenticas em discusso, 9 ed. So Paulo: Summus, 1992, p. 14. 44 HENDRIKS, op. cit., p. 39.

A partir desta lei, primordial pensar qual a importncia do ensinamento e a forma a qual os alunos recebem esta mensagem, e como aplicam aps recebla. atravs dessa aplicao que se faz a avaliao da eficincia do professor - com base na aprendizagem de seus alunos pois, muitas vezes, os professores geralmente se interessam mais pelo volume de contedo do que os alunos podem armazenar na mente, para depois descarregar na prova.45
O aspecto mais difcil da aprendizagem a arte de ensinar, ou seja, conduzir o aluno ao incio deste ciclo para que possa evoluir atravs de seu prprio esforo pessoal. Mas, para que haja os primeiros passos deste processo indispensvel passar pela tenso. Por isso, esta deve ser dosada para que no haja futuras frustraes. O mestre tem que desentender a mente do aluno, ensin-lo a pensar, para que carregue esta aprendizagem pelo resto da vida, assim estar ensinando-o a aprender, pois o aprender um processo contnuo, em andamento por todo momento da vida.46 Sendo assim, o professor estar ensinando o aluno a fazer por si mesmo, a ser disciplinado e agir por uma deliberao prpria, ensinando a trabalhar dentro e fora de si. A dominar a arte de ler, escrever, ouvir e falar.

Jesus buscava estimular a inteligncia de seus alunos de forma que eles aprendessem por si s:

Aproximando-se, pois, disseram-lhe: Mestre, sabemos que s verdadeiro, e de ningum se te d; porque no olhas aparncia dos homens, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus; lcito dar tributo a Csar, ou no? Daremos, ou no daremos? Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, respondeu-lhes: Por que me experimentais? trazei-me um denrio para que eu o veja.
45 46

Idem., p. 41. SEBER Maria da Glria. Piaget: o dilogo com a criana e o desenvolvimento do raciocnio, 1 ed. So Paulo: Scipione, 1997, p. 124.

E eles lhe trouxeram. Perguntou-lhes Jesus: De quem esta imagem e inscrio? Responderam-lhe: De Csar. Disse-lhes Jesus: Dai, pois, a Csar o que de Csar, e a Deus o que de Deus. E admiravam-se dele. ( Marcos 12: 15 17)
Este texto evidencia que Jesus, ao invs de dar uma resposta estereotipada aos escribas, estimulou-os a raciocinar junto com Ele, de modo que compreendessem a resposta. esse o verdadeiro sentido da aprendizagem.

3.3 - A Lei da Atividade


No podemos transferir conhecimentos de nossa mente para a de outrem como se eles fossem constitudos de matria slida, pois os pensamentos no so objetos que podem ser tocados, manuseados... as idias tm que ser pensadas na outra mente; as experincias, revividas pela outra pessoa.47 Todo mestre e comunicador deve transformar os indivduos, causando-lhes impacto. Ele deve se envolver ao extremo para que obtenha o total de aprendizado, com atividades significativas. Hendricks sugere trs formas de atividades significativas: Atividades que forneam orientao, sem imposio:

E Jesus, andando ao longo do mar da Galilia, viu dois irmos - Simo, chamado Pedro, e seu irmo Andr, os quais lanavam a rede ao mar, porque eram pescadores.
Disse-lhes: Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens.

47

HENDRIKS, op. cit. , p. 57.

Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. (Mateus 4:19)


Esse texto evidencia que Jesus nunca obrigava ningum a segu-lo, mas estimulava seus seguidores partindo da vivncia deles. No texto citado acima, por exemplo, Jesus chamou dois pescadores a serem pescadores de homens eles se sentiram, ento, desafiados e estimulados. Ao passar tarefas aos alunos para envolv-los no processo de aprendizagem, preciso verificar com cuidado para que estejam dentro de uma esfera de liberdade, e no de obrigao. Atividades que dem nfase funo e aplicao na prtica:

O aluno deve utilizar na prtica o que acabou de aprender, pois, s assim possvel verificar o volume de conhecimento absorvido por ele.

Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir (Lucas, cap.10) . Jesus,
consciente da relevncia da atividade no processo de aprendizagem, preparou apstolos e discpulos colocando-os em pleno exerccio prtico. Seu objetivo era propiciar oportunidades para que os alunos colocassem em prtica o ensino dado.
Atividades com objetivo definido, determinando o resultado:

A atividade deve ser dada somente se o professor tiver objetivos claros e determinados. Jesus, quando narrava as parbolas ou respondia s dvidas de seus alunos, buscava faz-los de forma clara e determinada, atingindo diretamente a necessidade do aluno naquele momento, como quando os discpulos pediram a Jesus para ensinar-lhes a orar e Ele lhes respondeu de forma objetiva, dando-lhes um modelo de orao com os elementos bsicos de uma prece adorao, gratido, submisso e humildade:

Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discpulos: Senhor, ensina-nos a orar, como tambm Joo ensinou aos seus discpulos. Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; d-nos cada dia o nosso po cotidiano; e perdoa-nos os nossos pecados, pois tambm ns perdoamos a todo aquele que nos deve; e no nos deixes entrar em tentao, [mas livra-nos do mal.] (Lucas 11: 1-4)

3.4 - A Lei da Comunicao


A tarefa do professor despertar a mente do aluno, e estimular idias atravs do exemplo, da simpatia pessoal, e de todos os meios que puder utilizar para isso, isto , fornecendo-lhe lies objetivas para os sentidos e fatos para a inteligncia ...48 A comunicao exatamente a grande razo de ser do professor. Para que se possa comunicar algo a algum, preciso antes estabelecer pontos em comum entre o comunicador e o receptor. Dessa forma, se o professor conseguir estabelecer relao entre ele e o aluno, maior ser a chance de uma boa comunicao. A clssica ilustrao bblica para esse processo o texto do Evangelho de Joo, captulo 4 o dilogo de Jesus com a mulher samaritana. Aps uma grande caminhada, Jesus parou para descansar diante de um poo dgua, at que se aproximou uma mulher para pegar gua.
48

Idem, p. 60.

Provavelmente, ambos estavam ali com sede, em busca de gua este era o ponto comum entre eles. A partir da, estabelece-se a relao de contato e Jesus toma a iniciativa, e procura no fazer nenhum julgamento prvio. Pelo contrrio, derruba todas as barreiras existentes racial, religiosa, moral e social com a finalidade de criar uma base para comunicar-se com ela. essa tambm a nossa tarefa como professor, isso que temos de fazer. o processo de estabelecer pontes de ligao entre o educador e o educando.49

3.5 - A Lei do Corao


Fazer o trajeto do ensino pela via do corao mais difcil, porm muito mais

compensador, pois opera transformao de vidas.50 O verdadeiro ensino aquele que passa de um corao para o outro e no apenas o de uma mente para a outra. O professor tem que acreditar na importncia daquilo que est ensinando para que tenha real sentido para o aluno. Scrates resume a essncia da comunicao em trs conceitos que ele denominou ethos (carter), pathos (afetividade) e logos (contedo).51 Ethos diz respeito credibilidade do professor, sua credencial. O carter do professor reflete suas aes. Sendo assim, o jeito dele ser mais importante do que aquilo que diz ou faz. Em termos prticos, o professor no ter condies, por exemplo, de ensinar a respeito de cidadania se no for um cidado atuante. O carter do professor gera confiana no corao do aluno. A base de uma comunicao eficiente aquilo que somos, vem de dentro de ns.52 Pathos refere-se ao modo como o professor desperta as emoes e sentimentos de seus alunos. A afetividade complementa a razo53, pois aquela a energia que move a ao, motivando a aprendizagem. Logos , segundo Scrates, o contedo programtico que ele julgava ser necessrio para o professor. Curiosamente, este o mesmo termo grego que aparece em Joo, captulo 1 para designar Jesus:

49 50

Idem, p.75. Idem, p. 92. 51 Idem, ibid. 52 Idem, p. 93. 53 Yves de La Taille. op. cit, p 65.

No princpio era o Logos, o Verbo, e o Logos se fez carne e habitou entre ns (Jesus), cheio de graa e verdade, e vimos a sua glria, glria como unignito do Pai.(Joo 1:21)

Desejando comunicar-se conosco, Deus personificou sua mensagem. exatamente isso que o professor tem de fazer. Sendo assim, Logos diz respeito apresentao da argumentao do professor. Constitui a base lgica das aes dos alunos. o contedo que gera no aluno a percepo.
Dessa forma, aprendizagem significa que houve mudana na mente, nas emoes e na vontade, pois aprender modificar-se.

E muito se maravilhavam dos ensinamentos de Jesus, porque a Sua Palavra era com autoridade(Lucas 4:32). Este versculo evidencia que o Mestre Jesus era dotado de firme
carter. De acordo com as Escrituras, Jesus tambm demonstrava grande afetividade pelos seus ouvintes: Tendo, pois, Maria chegado ao lugar onde Jesus estava, e vendo-a, lanou-se-lhe aos ps e disse: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmo no teria morrido. Jesus, pois, quando a viu chorar, e chorarem tambm os judeus que com ela vinham, comoveu-se em esprito, e perturbou-se, e perguntou: Onde o puseste?

Responderam-lhe: Senhor, vem e v.Jesus chorou. Disseram ento os judeus: Vede como o amava. (Joo 11:32)

O texto expe o quanto Jesus se importava com seus seguidores, no caso, os irmos Maria e Lzaro, a ponto de sofrer com seus problemas.

a afetividade do professor que vai gerar no aluno a motivao para aprender. Quando o aluno sente que o professor o ama, dispe-se a fazer o que ele quiser que faa. Por que os discpulos de Jesus o seguiam? muito simples: Ele os amava. 54 Os evangelhos confirmam isso:

...ao desembarcar, viu Jesus uma grande multido e compadeceu-se dela...(Mateus 9:36)
Todas as pessoas, homens, mulheres, jovens e crianas, sentem-se atradas para uma pessoa que os ama! Os maiores comunicadores, os melhores mestres, no so necessariamente os que se acham frente de tudo, que possuem grande inteligncia. So aqueles que possuem um grande corao. Ao comunicar, fazem-no com todo seu ser e atingem todo o ser daqueles que o ouvem.55 Jesus foi o grande exemplo dessa afirmao!

3.6- Lei da motivao


Um dos maiores problemas que ocorre hoje na educao talvez seja a falta de motivao para os alunos, a falta de algo que os desperte e os estimule ao. A lei da motivao coloca que o ensino ser mais eficiente quando o aluno se encontrar adequadamente motivado. Segundo Hendricks, os bons mtodos de ensino que pautam sobre a motivao tm seus conceito relacionados com fatores simples como curiosidade, senso de propriedade, de utilidade, de atendimento s necessidades, desafios, reconhecimento social e aceitao por parte dos outros56 O objetivo do professor deve ser o de ter alunos automotivados, ou seja, estimulados a fazerem o que tm de fazer, no porque recebem ordens para isso, mas porque realmente querem.

54 55

HENDRIKS. op. cit. , p. 93. Idem, p. 94. 56 Idem, p. 106.

Para que isso ocorra, o professor deve tornar o aluno ciente de suas dificuldades e lacunas, pois a necessidade um dos principais fatores que levam motivao. por isso que Jesus confrontava seus alunos de maneira que eles reconhecessem a necessidade de aprender. Momentos antes da morte de Jesus, por exemplo, Pedro, um dos doze apstolos, declarou a Jesus que jamais o abandonaria:

Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem de ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante trs vezes me negars.(Mateus 26:33 e 34)
Jesus, conhecendo o que se passava no corao de Pedro, respondeulhe que ele no deixaria de neg-Lo. E quando a profecia de Jesus referente ao cantar do galo se cumpriu, diz a Bblia que Pedro chorou amargamente (Mateus 26:75). No entanto, esse fato no fez de Pedro um derrotado, mas motivou-o de tal forma, que ele se tornou precursor e um dos principais lderes do cristianismo. Pedro, provavelmente percebeu a necessidade que ele tinha em aprender mais dos preceitos de Jesus, o que ele fez quando esteve com o Mestre, aps a Sua Ressurreio. Outro fato que serve de exemplo de como Jesus aproveitou a motivao, foi seu encontro com Zaqueu:

Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. Este procurava ver quem era Jesus, e no podia, por causa da multido, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a um sicmoro a fim de v-lo, porque havia de passar por ali.

Quando Jesus chegou quele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hspede de um homem pecador. Zaqueu, porm, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado algum, eu lho restituo quadruplicado. (Lucas 19:2 8)
Zaqueu, por curiosidade (um dos elementos que levam motivao), quis ver Jesus de cima de uma rvore e teve um encontro com o Mestre que o motivou a transformar sua vida para sempre. Outro elemento que leva motivao, o desafio, tambm foi usado por Jesus: Ento disse Jesus aos seus discpulos: Se algum

quer vir aps mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me(Mateus 16:24).
O desafio quem quer vir aps mim motivou seus alunos a tornaremse seus seguidores, sem, contudo, for-los a tomar tal atitude. Portanto, desafio, motivao, necessidade so alguns elementos motivadores do qual Jesus fez uso. Qualquer pessoa, sem exceo, pode sentir-se motivada para aprender. Mas no todas ao mesmo tempo, nem da mesma forma, nem com o mesmo professor. O momento certo de importncia crucial. Ensinar, na verdade, montar em sala de aula uma bomba-relgio, que

dever explodir algum tempo depois, em outro local. por isso que precisamos de muita pacincia, se quisermos ser um bom professor.57

3.7 - Lei da Preparao Prvia


H muitos professores que vo para a sala de aula totalmente despreparados ou preparados apenas em parte. So como mensageiros sem mensagem. Falta-lhes a energia e o entusiasmo para produzirem os resultados que, centralizado por direito, devemos esperar de seu trabalho.58 O ltimo princpio definido por Hendricks parte da premissa de que o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente se tanto professor como aluno esto previamente bem preparados. Para melhor compreenso desse princpio, o autor usa a metfora de um atleta que sempre faz exerccios de alongamento antes de uma corrida e de uma orquestra, cujos componentes sempre afinam os instrumentos antes de comear um concerto. De igual modo, devem o aluno e o professor virem aquecidos para a aula, isto , estarem previamente preparados. Betty Coelho, autora de livros infantis e contadora de histrias, em seu livro Contar histrias, uma arte sem idade, declara que antes dos alunos ouvirem qualquer histria, o professor deve conversar a respeito do tema para estabelecer pontos de contato e prepar-los para a histria.59

57 58

Idem, p. 11. Idem, p. 125. 59 Betty COELHO. Contar Histrias, uma arte sem idade . 1 ed. So Paulo: tica, 1995,p. 49.

Da mesma forma, um professor de Biologia que quer, por exemplo, dar uma aula sobre ecossistemas, pode estabelecer previamente uma pesquisa com os alunos sobre reportagens a respeito de ecologia, a fim de familiariz-los com o assunto. Nos dois casos, o professor est proporcionando a preparao prvia dos alunos para melhor aproveitamento da aula. O famoso Sermo do Monte, registrado no evangelho de Mateus, um evidente exemplo de como Jesus preocupava-se com a preparao prvia. Ao ensinar sobre assuntos de ordem moral e social, Ele sempre partia de algo conhecido pelo alunos que era a lei mosaica. Ao proferir a frase Ouvistes o que foi dito aos antigos (Mateus 5:21), Jesus estava preparando seus alunos, trazendo-lhes memria algo que lhes era familiar para, ento, introduzir seus ensinamentos.

Captulo 4 JESUS E O PERFIL DO PROFESSOR


A figura humana, moral e religiosa de Jesus aparece-nos como algo inteiramente novo. No existe nada semelhante na Histria da Humanidade.
Jesus foi um lder com autoridade e majestade de um senhor e rei, mas, dialeticamente, numa demonstrao de amor e humildade, lavou os ps de seus discpulos.

Levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou gua na bacia e comeou a lavar os ps aos discpulos, e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido. Chegou, pois, a Simo Pedro, que lhe disse: Senhor, lavas-me os ps a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu fao, tu no o sabes agora; mas depois o entenders. Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavars os ps. Replicou-lhe Jesus: Se eu no te lavar, no tens parte comigo.

Disse-lhe Simo Pedro: Senhor, no somente os meus ps, mas tambm as mos e a cabea. Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se banhou no necessita de lavar seno os ps, pois no mais est todo limpo; e vs estais limpos, mas no todos. Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos. Ora, depois de lhes ter lavado os ps, tomou o manto, tornou a reclinar-se mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vs me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os ps, tambm vs deveis lavar os ps uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm. (Joo 13: 4-14)

Jesus, apesar de portador de uma vontade aparentemente forte e impetuosa, demonstrava um amor to terno, to suave que somente o amor maternal lhe pode ser comparado.60

O que impressiona na natureza humana de Jesus foi a extraordinria lucidez do seu pensamento assim como a inquebrantvel firmeza de sua vontade, juntamente com sua iniciativa e energia, lhe conferem o ttulo de chefe nato.
Jesus sabia transpassar a lgica e a clareza do seu pensamento na forma de uma argumentao rabnica escolstica61 sendo transparente nas circunstncias concretas de perguntas e situaes imediatas. Suas demonstraes causaram um grande impacto provocando
60 61

Karl ADAMS, Jesus Cristo, p. 43. Idem, p. 27.

uma espcie de deslumbramento nos que o ouviam e eram por ele seduzidos pela inspirao naquilo que dizia:

Ao concluir Jesus este discurso, as multides se maravilhavam da sua doutrina; porque as ensinava como tendo autoridade, e no como os escribas. (Mateus 7:28, 29) 5.1- O perfil de um professor
Desde os primrdios da cultura grega, o professor se encontra em uma posio de importncia vital para o amadurecimento da sociedade e da difuso da cultura. As escolas de Scrates, Plato e Aristteles demonstram a habilidade que tinham os pensadores para discutir os elementos mais fundamentais da natureza humana. No perdiam tempo com contedos suprfluos ou insignificantes, mas discutiam o que era essencial. Sabiam o que era essencial porque viviam da reflexo, e a aula era o resultado de um profundo processo de preparao. Assim foi com a escola de Abelardo62, com os alunos quase extasiados pelo carisma do professor e pela forma envolvente e sedutora como eram tratados os temas. Scrates andava com seus alunos e ironizava a sociedade da poca com o objetivo de faz-los pensar, de provocar-lhes a reflexo, o senso crtico. No se conformava com a passividade de quem acha que nada sabe e nunca conseguir saber nem com a arrogncia de quem acredita que tudo sabe e, portanto, nada mais h que merea ser estudado ou refletido.63 Scrates e Cristo foram educadores, formavam pessoas crticas e capazes de pensarem por si s. Jesus Cristo, o grande mestre da humanidade, contava parbolas e reunia multides ao seu redor, fazendo o uso da pedagogia do amor. Quem era esse pregador que falava de forma to convincente, ensinava sobre o novo reino e olhava nos olhos com a doura e a autoridade de um verdadeiro mestre?64 A multido vinha de longe para ouv-lo falar, para aprender sobre esse novo reino e sobre o que seria preciso fazer para alcanar a felicidade. O grande mestre no precisava registrar as matrias, no se desesperava com o contedo a ser ministrado nem com a forma de avaliao, se havia muitos discpulos ou no.
62 63

Gabriel CHALITA, Educao: a soluo est no afeto, p. 167. Idem, p. 167. 64 Idem, ibid.

Jesus tinha um ideal bem definido: construir a civilizao do amor. E assim navegava em guas tranquilas, na mar correta, com autoridade de quem tem conhecimento, de quem tem amor e de quem acredita na prpria misso.65 Apesar de ningum ter sido obrigado a seguir Cristo e nem haver lista de presena, a multido se encantava com seus ensinamentos Ele tinha o que dizer e acreditava no que dizia, por isso foi to marcante.66 O professor precisa acreditar no que diz, ter convico em seus ensinamentos para que os alunos tambm acreditem e se sintam envolvidos. Precisa de preparao para ir ao rumo certo e alcanar os objetivos que almeja. No trabalho dirio de educar um filho ou de ensinar uma turma de alunos, pais e professores nem sempre tm presente em seus espritos que esto atuando em um processo de cunho social. Quem est sendo educado um SOCIUS67 , participante de uma sociedade complexa, integrada por vrios grupos sociais, grupos estes regidos por normas, que se estruturam atravs dos sculos e que atravs dos tempos se vo alterando. Essa conscientizao de que cada educando um SOCIUS, ou seja, membro de um grupo social, e de que cada grupo tem seu comportamento regulado por usos, costumes, tradies, normas jurdicas, etc, as quais devem ser respeitadas e transmitidas s novas geraes, raramente ocorre quando, os educadores se encontram face a face com um aluno ou com um grupo de estudantes. A ateno neste instante deve voltar-se, de preferncia, para o comportamento especifico que se est observando, ou para a matria que se quer ensinar. Por outro lado, esses SOCIUS que est educando um indivduo e tambm uma pessoa, ou seja, um ser biolgico que se adapta, um organismo que cresce e se desenvolve, e cuja as necessidades relacionadas com seu crescimento e desenvolvimento tambm devem ser atendidas. Como pessoa, um ser psicossocial que est construindo sua personalidade, que est se socializando e que, ainda, est assimilando a cultura de seu grupo, isto , est inculturando-se. Luckesi define o educador em dois sentidos: de modo genrico, diria que o educador todo ser humano envolvido em sua prtica histrica, transformadora, que em suas mltiplas relaes est dialeticamente situado num contexto educacional. Todos so educadores e educandos ao mesmo tempo; numa interao contnua onde ensina-se e aprende-se em todos os instantes de
65 66

Gabriel CHALITA, op. cit. , p. 167. J.M. PRICE, op. cit., p. 65. 67 Irene CARVALHO, O processo didtico, 1 ed., Rio de Janeiro: Ed. da Fundao, 1976, p. 125.

sua vida. Aqui, no necessria nenhuma preparao, nenhuma aprendizagem especfica para ser educador. Espontaneamente se aprende no seu meio, com outros, com as prprias experincias, com as meditaes pessoais. Adquire-se um cabedal de conhecimento e sabedoria que pode ser intercambiado nas relaes sociais atravs do processo dialtico transformador. a educao que se faz. Em segundo lugar, e aqui est o ncleo de interesse para o momento, educador o profissional que se dedica atividade, intencionalmente, criando condies de desenvolvimento de condutas desejveis, seja do ponto de vista do indivduo, seja do ponto de vista do grupamento humano. O educador como ser humano um sujeito ou objeto da histria 68. Como objeto, sofre ao do tempo e dos movimentos sociais, sem assumir a conscincia e o papel de interferidor nesse processo. No toma para si, em sua prtica, a forma de ser autor e ator da histria. No desempenha o papel de educador na sua autenticidade. No a educao por si, que cria um modelo social, mas ela atua dentro de um modelo social existente ou por existir. Na intimidade do sistema social, o educador, ao mesmo tempo grandioso e humilde, tem papel fundamental no desenvolvimento e execuo de um projeto histrico que esteja voltado para o homem. O educador um construtor da histria, na medida em que, para isso, aja conscientemente. Jesus exerceu um ministrio de ensino to significante e ativo que tornou-se at marco da Histria da Humanidade.

5.2- Jesus, um exemplo de perfil de professor


O economista Cludio de Moura Castro, ao escrever um artigo a respeito de currculo, criticou duramente o volume de informaes que geralmente so descarregados nas escolas. Para ele, mais importante do que aquisio de conhecimento aprender a pensar com e a pensar sobre
69

. Aprender uma consequncia de refletir a respeito do que est sendo apresentado na

aula. Segundo Castro, aprende-se somente pelo ato de pensar no que est aprendendo. Outro artigo da mesma revista, desta vez de Stephen Kanitz, menciona que os professores atuais no ensinam o jovem a pensar. Ele coloca que no mundo em que o volume de informaes dobra a cada dezoito
68 69

Idem, p. 126. Cludio de Moura CASTRO, Naufrgio Curricular in revista Veja 29/5/2002, ed. n 1753, p.22.

meses, mais relevante ensinar os alunos a pensar, a fim de solucionar novos problemas do que sobrecarreg-los com conhecimentos que em breve se tornaro obsoletos70. Cristo estava continuamente conduzindo seus discpulos a pensar antes de reagir, a abrir as janelas de suas mentes mesmo diante das situaes de medo, de erros, de fracassos e das dificuldades. Estimulava os papis da memria e o processo da construo de pensamentos.71 digno de nota o fato de Jesus ter empregado parbolas como processo de ensinar e instruir os seus discpulos, sobre as quais o grupo dissertar no captulo seguinte. Jesus sempre amou a todos sem distino e se interessava vividamente pelos seus problemas, buscando sempre solues atravs da valorizao do contato pessoal com os seus aprendizes na convivncia diria. Jesus ensinava sempre mui naturalmente e de modo informal, partindo do interesse do aluno e de suas necessidades. Ele tratava de situaes humanas que tinha diante de seus olhos da maneira como se apresentavam e buscava conduzir o pensamento delas para onde ele queria que fossem. O Mestre via no ensino a gloriosa oportunidade de formar os ideais, as atitudes e a conduta dos seus discpulos. Jesus queria produzir uma revoluo no interior do homem; revoluo transformadora, difcil de ser analisada. Queria produzir uma transformao nas entranhas do esprito e da mente humana, capaz de gerar tolerncia, humildade, justia, solidariedade, contemplao do belo, cooperao mtua, considerao pela angstia do outro.

70

Sthephen KANITZ, Aprendendo a pensar in Revista Veja, 07 agosto de 2002, ed. n 1763, p. 21. 71 Augusto CURY, op. cit., p.45.

CAPTULO 5 OS MTODOS DE ENSINO DE JESUS

Do modo formal e completo como definido mtodo, certo que no se pode dizer que Jesus os usasse em seus ensinos. Na verdade, Jesus nunca usou este ou aquele mtodo risca, como se costuma fazer na escola formal. No entanto, em princpio e em seus elementos essenciais, Jesus, de maneira habilidosa, foi verdadeiro mestre no uso de mtodos. Ao analisar os evangelhos, percebe-se que aqueles mtodos lhe eram coisa natural e brotavam da ocasio e da necessidade. Praticamente tudo aquilo que hoje mui comum nas atividades educacionais foi usado por Jesus, ao menos em embrio, muitos dos mtodos usados hoje em dia tais como: lies objetivas, dramatizaes, prelees, perguntas e respostas, debates, demonstraes e parbolas72

O presente captulo visa contemplar os mtodos de ensino usado por Jesus e verificar sua relao e possvel utilidade com o ensino atual.

5.1 - Lies objetivas


Quando se fala em lies objetivas, pretende-se dizer a natureza e o valor dos objetos. Se fizermos uma relao, podemos ver que Jesus tambm ensinava do concreto para o abstrato pois, atravs de objetos visveis a aprendizagem tem mais significado 73 Os evangelhos narram vrios exemplos do emprego que Jesus fez de objetos para ensinar. Um dos exemplos mais significantes est descrito em Mateus 18:1-4:

Naquela hora chegaram-se a Jesus os discpulos e perguntaram: Quem o maior no reino dos cus? Jesus, chamando uma criana, colocou-a no meio deles,
72 73

Idem, p. 23. Idem, p 117.

e disse: Em verdade vos digo que se no vos converterdes e no vos fizerdes como crianas, de modo algum entrareis no reino dos cus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criana, esse o maior no reino dos cus.
Jesus tomou um menino para ensinar aos seus discpulos qual atitude que deveriam tomar para com o reino de Deus. Jesus colocou a criana no meio de seus discpulos para mostrar a humildade e a modstia para ocupar o reino de Deus. O valor dos objetos est no apelo vista, aos olhos e no modo definido e prtico pelo qual representa aquilo que se descreve.

Um exemplo da eficcia deste mtodo na escola regular seria uma visita ao Planetrio mostrando a posio relativa do Sol e da Terra, o que tornaria muito mais clara a razo da mudana das estaes do que uma definio abstrata. Por meio de coisas que os alunos podem ver, conseguimos de modo eficaz, prender o pensamento, a ateno e o interesse deles, bem mais do que por palavras que lhes dirigimos74.

5.2 Dramatizaes
Cristo lanou mo tambm do mtodo de dramatizao ao ensinar o povo, e o empregou tanto de modo formal como informal. A dramatizao significa a idia da reconstituio de uma cena, a reproduo de um acontecimento histrico ou a

74

Idem, p. 116.

representao de uma atividade ou fato do cotidiano75. Portanto, uma atividade de imitao ou de reproduo.
Utiliza-se, assim, o princpio de se aprender fazendo, o que muito mais eficiente do que o de transmitir simplesmente uma lio: o faz-de-conta uma maneira boa de se aprender. E tambm, quem assiste a uma dramatizao aprende mais facilmente do que por meio dos mtodos tradicionais, tais como o expositivo. Alm disso, o trabalho de dramatizao envolve o pensamento, a imaginao, o sentimento e a vontade. O ensino por meio de dramatizao pode ser feito de vrias formas: por meio de planos previamente ajustados, como tambm sem preparo prvio; pode lanar mo de recursos dos mais variados, tais como fantoches, teatro de sombras76. Devido o avano da tecnologia da mdia, os alunos de hoje so muito mais acostumados com a imagem o que torna a dramatizao mais interessante. At programas de reportagens policiais tm usado esse recurso a fim de tornar a notcia mais clara para o telespectador. O Mestre fez uso da dramatizao, que j fazia parte do costume judeu. A festa da Pscoa judaica, por exemplo, reconstitua as cenas ligadas ao livramento dos primognitos no Egito. Jesus no lanou mo propriamente de programas dramticos, mas se utilizou do seu grande princpio. Foi de modo dramtico que Jesus, montado em um jumentinho entrou triunfante em Jerusalm, e passou por ruas cobertas de ramos de rvores e de capas dos que o saudavam e aplaudiam. Era assim que os heris voltavam vitoriosos em seus lares, montados em seus carros de guerras e escoltados por soldados; Jesus, por sua vez, montado em um jumentinho, era escoltado por adoradores, representando assim, que seu reino era de carter espiritual, e no poltico (Mateus 21:7-11).

5.3 .Prelees
Tambm chamado de expositivo, o mtodo de prelees de discursar na apresentao de um assunto, falando o professor diretamente classe 77. O professor, nesse caso, o expositor, sem interferncia dos alunos.

5.3.1

Vantagens e Desvantagens do Mtodo Expositivo

75 76

Idem, p. 120. Betty COELHO, op. cit., p. 29. 77 J. M. PRICE, p. 132.

Apesar de ser um mtodo tradicional, ele no deve ser rejeitado, pois tem seus mritos. A preleo de grande valor quando se tem que ensinar uma classe numerosa ou quando os alunos no esto acostumados a discusso da lio ou no tm desenvoltura para isso. Tambm possibilita ao professor apresentar a lio de modo mais compreensivo do que por intermdio de perguntas e discusses, havendo menor perigo de digresses do assunto. Alm disso, uma palestra pode ser proveitosa se o palestrante for um bom comunicador. Alfredo Rocha tem o dom de atrair a ateno de funcionrios de todos os nveis pela sua capacidade de bem discursar.78

No entanto, tal mtodo possui a desvantagem do professor quase no ter a oportunidade de verificar se est sendo compreendido ou no, deixando a oportunidade de corrigir possveis erros. O aluno no aprende sem atividade mental e certo que esta reduzida ao mnimo na ocasio duma preleo. Assim, este mtodo tem vantagens e desvantagens.
5.3.2

As prelees de Jesus

Apesar das desvantagens, Jesus fez uso deste mtodo de forma sbia e eficaz. Todas as prelees de Jesus provocavam o pensamento, sendo prticas e vitais. Tratavam de toda uma srie de assuntos e revelavam pensamento profundo e muita preparao79.

Suas palavras atraam a ateno e estimulavam o interesse a ponto de

as multides ficarem admiradas do seu ensino(Mateus 7:28).


At mesmo aqueles que no simpatizavam com o Mestre

voltavam dizendo: Nunca homem algum falou como este

homem! (Joo 7:46). Quando o Mestre Jesus prelecionava, o


povo ouvia e aprendia, recebia informes e se sentia instigado. Ao ministrar suas aulas expositivas ao ar livre, Jesus tinha diante de si dois grandes desafios: ele precisava convencer as pessoas a PARAR
78 79

Motivando todos para a qualidade, Alfredo Rocha, ONPEC BRASIL, 1998. J. M. PRICE, op. cit., p. 135.

para Sua mensagem e formaes.

depois MANTER A ATENO dos Seus

ouvintes, que abrangiam homens, mulheres e crianas de diferentes

Segundo Price80, Jesus usou o mtodo de preleo, ou discurso didtico, muitas vezes, especialmente durante o primeiro perodo de seu ministrio, quando lidou bastante com as multides. Alguns discursos foram dirigidos a grandes multides e outros a pequenas reunies. Algumas vezes s estavam presentes os discpulos, e, noutras, as multides. Esto registrados nos evangelhos cerca de sessenta discursos. Foram pronunciados no Templo e nas sinagogas, em cidades e no campo, em montanhas e junto a lagos. Os assuntos eram muito variados. Joo afirmou que no mundo no caberiam todas as coisas que Jesus disse (Joo 21:25), e certo que no foram registrados todos os discursos dele, e nem mesmo tudo dos discursos mencionados. Trs dos discursos de Jesus ocupam mais de um captulo e so, provavelmente, os mais notveis. Um trata do julgamento final e abrange dois captulos (Mateus caps 24 e 25). O discurso mais longo de Jesus a fala de despedida, que ocupa quatro captulos do Evangelho Segundo Joo ( caps. 14, 15, 16 e 17). Outro discurso o Ensino do Monte, popularmente chamado de Sermo do Monte, que ocupa trs captulos e parece ser o mais conhecido de todos os discursos do Mestre (Mateus caps 5,6 e 7). Ao analisar esta preleo, o grupo notou certos recursos estratgicos que favoreceram sua eficcia e, que, provavelmente, pode favorecer a eficcia do discurso de qualquer educador:

80

Idem, p. 133.

Jesus usou frases curtas, tal como O que quereis que os

homens vos faam, assim faais vs tambm (Mateus 7:12),


frases estas que continham verdades bem profundas, porm passveis de serem recordadas posteriormente. Jesus usou paradoxos (uso de idias opostas). A vantagem desse recurso que a reao diante de paradoxos geralmente a de choque e as pessoas conseguem gravar melhor um ensino feito desta maneira. Um belo exemplo foi a poesia proferida por Jesus, chamada de As bem-aventuranas:

Jesus, pois, vendo as multides, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discpulos, e ele se ps a ensin-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de esprito, porque deles o reino dos cus. Bem-aventurados os que choram, porque eles sero consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdaro a terra. Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia porque eles sero fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcanaro misericrdia. Bem-aventurados os limpos de corao, porque eles vero a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles sero chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que so perseguidos por causa da justia, porque deles o reino dos cus.

Bem-aventurados sois vs, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vs por minha causa.(Mateus 5: 1-10) .
Jesus empregou hiprboles (expresses exageradas) para melhor comunicar e dar nfase ao seu ensino. Foi o que Ele fez ao falar sobre o adultrio:

Ouvistes que foi dito: No adulterars. Eu, porm, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiar, j em seu corao cometeu adultrio com ela. Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti; pois te melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lanado no inferno. (Mateus 5:27)
Jesus no estava estimulando seus alunos a se auto-mutilarem, mas estava usando um expresso exagerada a fim de que eles entendessem bem o sentido do que Ele queria dizer. Jesus fez uso de exemplos prticos que contextualizavam seu ensino, tal como quando ensinou a orao modelo chamada atualmente de Orao do Pai Nosso, j mencionada anteriormente. Ele proferiu essa orao para exemplificar qual a forma correta de falar com Deus.

5.4 Perguntas e respostas


O mtodo de perguntas e respostas um dos mtodos de ensino mais antigos e tambm um dos mais empregados. Scrates se tornou

famoso por t-lo usado sistematicamente para obter do aluno informes, pois admitia que o conhecimento coisa natural, inata81. Este mtodo serve tambm para provocar pensamentos. Se forem claras e propositais, as perguntas conduziro o aluno a pensar. E isto fundamental no ensino, pois que nada se aprende, sem se pensar a respeito. Segundo os PCNs, o conhecimento resultado de um complexo e intrincado processo de modificao, reorganizao e construo, utilizado pelos alunos para assimilar e interpretar os contedos82 Quando o aluno responde s perguntas, no s foi conduzido a pensar, mas tambm, a se expressar e, por esses meios, o conhecimento implantado, visto que o pensamento e as impresses ajudam a aprofund-lo. Esse mtodo tambm auxilia o professor a verificar se o aluno est entendendo ou assimilando aquilo que ele est ensinando. Desse modo, o professor pode verificar seu ensino, torn-lo mais claro se preciso, e realizar assim, obras mais eficientes. Jesus fez uso de perguntas em vrias situaes. Para atrair a ateno, estabelecer um ponto de contato, e preparar a mente para aquilo que ia dizer. Um exemplo disto foi a pergunta que fez aos seus discpulos: Quem dizeis que eu sou?(Mateus 16:13-15). Interrogativas como essa atraam a ateno deles, fazia-os pensar. O Mestre tambm usou de perguntas como argumentos. Um dos mais clssicos exemplos est em Mateus 6:30: Pois se Deus assim

veste a erva que hoje existe, e amanh lanada no forno, quanto mais a vs?. Jesus estava argumentando que se Deus se
81

Maria L. Arruda ARANHA,.Filosofia da Educao, So Paulo: Ed. Scipione, 1 ed., 1989, p. 74. 82 BRASIL, Parmetros Curriculares Nacionais, volume 11, p. 51.

importa com uma simples planta, muito mais se importar com os seres humanos. Outra funo deste mtodo usado por Jesus foi de aplicar as verdades espirituais e exortar seus seguidores. No entanto, difcil separar as perguntas feitas para enfatizar e argumentar das que foram feitas para aplicar verdade e exortar o povo; mas nos parece que Jesus fez algumas delas especialmente para enfatizar seu ensino83. Quando finalizou a histria do Bom Samaritano, Jesus perguntou ao doutor da lei que o indagava: Qual deste trs te parece ter sido o

prximo daquele que caiu nas mos dos salteadores?(Lucas


10:36). Nota-se que tal pergunta era to exortatria quanto informativa Jesus respondeu dvida daquele homem, mas tambm advertiu-lhe a respeito de seu comportamento preconceituoso em relao aos samaritanos. Igualmente assim foi a pergunta feita aos discpulos, que no exigia resposta: Pois que aproveita ao homem, se ganhar o mundo

inteiro, mas perder-se ou causar dano a si mesmo?(Lucas


9:25). Como afirma Price, nenhuma sentena seria to enftica quanto essa pergunta. as perguntas faziam parte do cerne dos mtodos de ensino de Jesus, tendo objetivos muito mais prticos do que tericos 84 As perguntas aguam o uso da inteligncia, considerando que, de acordo com Jean Piaget, a inteligncia uma construo contnua das estruturas
83 84

85

. Assim sendo, Jesus, ao usar tal mtodo, estava

J. M. PRICE, op. cit., p. 139. Idem, ibid. 85 Maria da Glria SEBER, op. cit., p. 33.

propiciando a construo do conhecimento de seus alunos, teoria to em voga nos dias atuais.

5.6 Debates
O debate uma reao contra os mtodos formais de contar histrias e de preleo nos quais s o professor fala, e tambm contra o mtodo de recitao no qual o aluno simplesmente repete. Esse mtodo foi definido como o processo pelo qual se chega a uma concluso geral e firme, mediante todo um grupo a pensar e que, portanto, compreende a posse da verdade.86. , portanto, um esforo conjunto de professores e alunos trabalhando e cooperando em busca da verdade. No ensino de Histria, por exemplo, o debate o meio pelo qual os alunos podem refletir criticamente sobre as convivncias e as obras humanas, debatendo as contradies, conflitos ou semelhanas existentes no interior das coletividades.87 O papel do professor no debate est em ser o condutor instigando e estimulando educando ao dilogo que conduza reflexo.88 Tendo o aluno um papel to participativo, nota-se que esse mtodo exige muita atividade alm de incentivar, segundo Price, o motivo social89 pois cada aluno sente que tem uma participao efetiva no processo de ensinoaprendizagem.

86 87

J.M. PRICE, op. cit., p. 140. BRASIL, Parmetros Curriculares Nacionais, vol. 5 , p 76. 88 Claudino Piletti, Didtica Geral., 6 edio, So Paulo: Editora tica,1986,p. 302. 89 J. M. PRICE, op. cit., p. 144.

O Mestre Jesus fez uso do mtodo de debate, mas no de maneira formal, mas sim, em sua essncia. Alm disso, de acordo com a narrativa dos evangelhos, Ele usou o debate mais no trato com indivduos do que na lida com os grupos. Talvez o exemplo mais frisante seja o de seu encontro com a mulher samaritana junto ao poo de Jac, caso j relatado em captulos anteriores. Durante toda a conversa com a samaritana, Jesus buscou fazer com que ela pensasse por si, reunisse suas prprias idias, embora ele lhe expressasse suas prprias idias; ajudou-a para que visse e apreciasse a verdade que lhe apresentava, auxiliando-a ainda a concluir e responder por si mesma.

5.7 As parbolas
Provavelmente o mtodo mais usado pelo Mestre Jesus foi o de histrias ou parbolas. Talvez seja isso que o tenha caracterizado como mestre; as histrias que ele contou, aparentemente, so mais lembradas do que outros ensinos dele. O mtodo de histrias de grande valor no ensino. Ao mesmo tempo que algo concreto, apela imaginao ouvinte. O vocbulo parbola aparece cinqenta vezes no Novo Testamento, porm: quando se fala sobre as parbolas de Jesus, deve-se usar uma clara definio desse termo, porquanto algumas de suas parbolas mais extensas, que fornecem explicaes pormenorizadas (como a parbola dosemeador, registrada em Mateus 13: 3-23) poderiam ser chamadas com mais razo de alegorias tambm se poderia empregar a designao de smiles para as parbolas mais breves como a da prola de grande e atrai o interesse do

preo, em Mateus 13: 45-46. O evangelho de Joo no usa parbolas, alegorias ou smiles, e sim, metforas. Por exemplo, o fato de Jesus ter dito Eu sou o caminho, Eu sou a porta, Eu sou o po que desceu do cu, etc, so metforas, as quais ilustram um objeto ou ensino identificando-o com outro objeto. Uma smile pode ser parecida a uma metfora, exceto que explana a comparao, ou, segundo poderamos dizer, que explica os seus smbolos. Uma parbola, segundo as definies do dicionrios, uma histria simples contada com o fito de ilustrar, ensinar, moralizar ou doutrinar. Usualmente no procura ensinar algo com cada mincia, como o caso das alegorias. Com o uso da palavra parbola, aplicada as histrias narradas por Jesus, queremos incluir o que poderia ser chamado com mais acerto, em alguns casos pelo menos, de smile, em outros casos, de alegoria e ainda em outros, de metfora. Por conseguinte, a palavra parbola, necessariamente assume um sentido muito lato, incluindo todas essas idias90. Parbola ou no, o fato que as histrias que Jesus contou foram o cerne de seu ensino. Price define que as histrias podem ter trs funes no ensino: atrair a ateno do aluno, a concretizar um assunto abstrato e at mesmo apresentar toda a matria a ser dada. Cerca de um quarto das palavras de Jesus registradas no evangelho de Marcos e cerca de metade das registradas por Lucas tm a forma de parbolas91 Um exemplo de ter Jesus usado uma histria para atrair a ateno dos alunos aquele em que Ele fala de quatro qualidades da terra e da resposta que a terra semeada deu ao lavrador:

90 91

Norman Champlin, Ph.D. O Novo Testamento Interpretado volume ,1 p. 17. J.M. PRICE, op. cit., p. 126.

No mesmo dia, tendo Jesus sado de casa, sentou-se beira do mar; e reuniram-se a ele grandes multides, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em p na praia. E falou-lhes muitas coisas por parbolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu beira do caminho, e vieram as aves e comeram. E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde no havia muita terra: e logo nasceu, porque no tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por no ter raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um. Quem tem ouvidos, oua.(Mateus13:1-9)
Jesus contou essa histria e encerrou-a dizendo quem tem ouvidos oua. Mais tarde, os discpulos pediram ao Mestre a explicao da histria suas atenes foram atradas - e Jesus aproveitou para ensinar uma importante lio. Um exemplo de histria usada por Jesus para aclarar um fato abstrato a parbola do Bom Samaritano, j mencionado em captulos anteriores. Jesus respondeu indagao de certo homem contando-lhe uma histria que, provavelmente estaria clareando a

verdade ideolgica sobre o preconceito problema to evidente dentre os judeus. Um exemplo extraordinrio de lio inteira dada por meio de histrias encontra-se no captulo 15 do Evangelho segundo Lucas: quando os fariseus e escribas lamentaram o fato de Jesus viver na companhia da considerada escria da poca, o Mestre respondeu a tais crticas no com argumentos ou censura, e, sim, com trs histrias da moeda perdida, da ovelha perdida e do filho perdido. Todos (moeda, ovelha e filho) eram de grande valor, mas estavam perdidos, dando ocasio a grande tristeza. Todos foram diligentemente procurados e achados; e se tornaram objetos de grande regozijo. Na mesma situao encontravam-se aqueles que conviviam com Jesus, por isso Jesus ia at eles e usava de misericrdia. Atravs dessas histrias, o Mestre exortou a atitude dos religiosos hipcritas que o criticavam. Provavelmente, se Ele no houvesse lanado mo do mtodo de parbolas no teria encontrado nada to eficiente. Inquestionavelmente Jesus foi o maior contador de histrias que o mundo j teve92 Poder-se-ia citar outros mtodos alm dos j apresentados, conquanto no sejam to definidos e notveis na obra educativa de Jesus. O Mestre usou tambm o mtodo da observao ou demonstrao quando ajudou Joo Batista a vencer suas dvidas quanto ao fato de Jesus ser ou no o Messias prometido (Mateus 11: 2-19) De fato, um escritor chega a colocar sob esse ttulo grande poro de casos em que Jesus empregou objetos e dramatizaes. Jesus usou igualmente o princpio de paleamento, de se aprender fazendo, quando enviou seus discpulos para dar testemunho e curar (Mateus 10:1-42), e tambm quando, mais tarde, enviou os setenta em misso semelhante,
92

Idem, p. 125.

e depois ouviu o relatrio deles (Lucas 10: 12-17). Assim os discpulos, como verdadeiros aprendizes, aprenderam, tanto por meio de observao como da prtica.93 Um elemento do mtodo de esboo pode ser encontrado na boa ordem com que foi planejado e apresentado o Ensino do Monte e outros mais discursos didticos de Jesus. Portanto, no ministrio didtico do Mestre, tem-se em embrio, quando no inteiramente desenvolvidos, praticamente todos os mtodos usados hoje em dia. Ele foi Mestre de tudo e o maior de todos. Atrs das palavras, dos gestos, dos mtodos, estava o prprio Jesus94.

93 94

Idem, p. 144. Augusto CURY, op. cit., p. 225.

Concluso:
A maior glria da profisso do mestre est no fato de haver Jesus Cristo escolhido ser Mestre, quando viu-se face a face com aquilo que tinha que realizar na vida95

Ao pesquisar a respeito de Jesus enquanto professor e contemplar sua perfeita personalidade, seu esprito de servir, sua confiana no ensino, seu conhecimento das Escrituras e da humanidade, seu domnio dos mtodos e processos de ensino enfim, seu trabalho didtico - o grupo reconhece que Ele foi de fato o melhor mestre qualificado que o mundo j conheceu. Os recursos e mtodos utilizados por Jesus causaram tamanho impacto a ponto de transformar vidas. Jesus via no ensino a grande oportunidade de estar formando ideais e induzindo a novas atitudes.
Alm disso, Jesus possua todas as qualidades do educador consumado. Os recursos pedaggicos que empregou conduziam o educando com grata e profunda alegria verdade essencial que Ele se props a ensinar. Por isso, pde sacudir e despertar a conscincia adormecida de seu povo afogado pela carga exorbitante da Lei mosaica e pela poltica imperialista da poca.96. Os relatos bblicos evidenciam as caractersticas vitais do Mestre Jesus que constituem o padro para os mestres de hoje: amor pelos alunos, f no ato de ensinar, dedicao na elaborao de seus mtodos e convico no valor do ensino. A inteligncia de Jesus superou a de todos os homens, sua didtica como contador de histria, estimulador da arte da dvida e da arte de pensar superou a de Piaget e a de todos os educadores. Seu poder suplantou o dos imperadores, sua amabilidade e preocupao com o bem estar dos outros superou a todos os homens que defendem os direitos humanos.97

95 96

J.M. PRICE, op. cit., p. 17. Francisco LARROYO, p.252. 97 Augusto CURY, op. cit., p. 129.

Filho de Deus, Salvador, lder religioso, filsofo...

muitas so as

definies destinadas a Jesus. A humanidade se divide na concepo que fazem dele. Todos, porm, so unnimes numa definio: Jesus foi um grande mestre. Seu ministrio docente pode ser tido como excelente pelos recursos e mtodos que usou para ensinar, excelente pela sua autoridade e sabedoria com que ministrou suas aulas, excelente pelo amor intenso investido em cada discpulo seu.
Os Quatro Pilares de Educao j estavam intrnsecos no trabalho pedaggico de Jesus. Os Parmetros Curriculares Nacionais teriam sido elaborados com mais rapidez se tivesse sido feito um estudo meticuloso da biografia de Jesus. As idias de Piaget e outros educadores no teriam sido to inovadoras se o mundo se voltasse mais para a pedagogia de Jesus. Qualquer mtodo ou teoria educacional que vm surgindo no decorrer dos anos pode se render diante da metodologia de Jesus. Seus mtodos, suas atitudes, seu perfil docente tudo isso faz de Jesus um modelo a ser seguido. Mais do que isso, faz Dele o Mestre por excelncia !

REFERNCIAS

ADAMS,Karl. Jesus Cristo, 2 edio, So Paulo: editora Quadrante,1997. BRASIL. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional,1996. BRASIL. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1997. BBLIA SAGRADA. Traduo de Joo Ferreira de Almeida, ed. revista e corrigida, 23 ed. Belo Horizonte: Betnia.

CARVALHO,Irene Mello. O processo didtico, 1 edio, Rio de Janeiro: Editora da Fundao, 1976. CASTRO, Cludio de Moura. Naufrgio Curricular in revista Veja 29/5/2002, ed. n 1753, p22. CHALITA, Gabriel. Educao:a soluo est no afeto. So Paulo: Editora Gente,2001. CHAMPLIN, Norman Phd.O novo Testamento Interpretado, 1 edio So Paulo: Editora Milnio, 1985. Volume 1,pgina 7. CURY,Augusto Jorge. Anlise da Inteligncia de Cristo: O mestre da sensibilidade, 12 ed.So Paulo: Academia de Inteligncia, 2001. _________________, Anlise da Inteligncia de Cristo: O mestre da vida. 1 ed. So Paulo: Academia de Inteligncia,1999. __________________,Anlise da inteligncia de Cristo; O mestre do amor, 18 edio, So Paulo: Academia de inteligncia, _________________, Anlise da Inteligncia de Cristo: O mestre dos mestres. 17 ed. So Paulo: Academia de Inteligncia,1999.

COELHO, Betty. Contar Histrias, uma arte sem idade . 1 ed. So Paulo: tica, 1995,p. 49.
CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.So Paulo:Imprensa Oficial do Estado, 1998. DELORS, Jacques et al. Educao:um tesouro a descobrir: Relatrio para a Unesco da Comisso Internacional sobre educao para o sculo XXI, 6 edio, So Paulo: Cortez, Braslia, DF:MEC:UNESCO, 2001. GADOTTI,Moacir. Histria das idias Pedaggicas, 5 edio, So Paulo: tica, 1997. HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas, 11edio, Belo Horizonte: Betnia, 1991. LARROYO, Francisco. Histria geral da pedagogia, 2 edio, So Paulo:Editora Mestre Jou, 1983. LA TAILLE, Yves de et. al. Piaget, Vigostky e Wallon: teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992.

KANITZ, Stephen. Aprendendo a pensar in Revista Veja, 07 agosto de 2002, ed. n 1763, p. 21..
NERICI, Imdeo G., Didtica geral dinmica, 2 edio, Rio de Janeiro: Editora Cientfica, 1988. PILETTI,Claudino.Didtica Geral,6 edio, So Paulo: Editora tica,1986.

PRICE,J.M. A pedagogia de Jesus.Trad. do Rev. Waldemar W.Wey. 4 edio. Rio de Janeiro, JUERP, 1983. ROCHA,Alfredo. Motivando todos para a qualidade(vdeo). ONPECBrasil, 1998. SEBER, Maria da Glria. Piaget: O dilogo com a criana e o desenvolvimento do raciocnio, 1 ed. So Paulo: Scipione, 1997. TIBA, Iami. Ensinar Aprendendo. So Paulo: Editora Gente, 1998.

You might also like