You are on page 1of 43

Alteraes Metablicas do Treinamento

Prof..Demtrius Cavalcanti Brando Especialista em Base Nutricional da Atividade Fsica-Veiga de Almeida Ps graduado em Atividade Fsica para Academias-UPE

Introduo
Aprendemos como se processa o metabolismo energtico, os hormnios existentes em nosso organismo, suas funes e seu papel na regulao hormonal durante o exerccio. Agora, iremos analisar as formas de adaptao do nosso corpo ao estmulo repetido do treinamento, como aumentar essa capacidade metablica e como o sistema energtico utiliza energia de forma eficiente.

Adaptaes ao Treinamento Estado de Aerbio condicionamento


Aumento do VO2Mx 5% em outro indivduo com o mesmo treinamento fsico

20% a 30% Ciclismo

Aumento mdio 15% a 20%

Indivduos de alto nvel podem apresentar uma alterao menor da potncia Aerbia se comparado aos sedentrios.

Curiosidade
Green e colaboradores observaram um aumento de 15,6% do VO2Mx de homens normalmente ativos com um programa de duas horas de treinamento de ciclismo(a 62% do VO2Mx), cinco a seis vezes por semana, durante oito semanas. Eles observaram que a maior parte dessa melhora ocorreu durante as primeiras quatro semanas de treinamento,(Costill &Wilmore, 2001)

Adaptaes Musculares
J relatamos as alteraes ocorridas no treinamento de fora, agora poderemos estudar as alteraes produzidas pelo treinamento aerbio. No tipo de fibra muscular no suprimento capilar no contedo de mioglobina na funo mitocondrial e nas enzimas oxidativas.

Tipo de Fibra Muscular


As fibras CL tornam-se de 7% a 22% maiores que as de CR
Estudos demonstram que o treinamento aerbio no altera a porcentagem de fibras do tipo CL e CR.

Alguns atletas apresentam fibras CL grandes e outros as CR

Importante para eventos de potncia, fora e corridas(Sprinting)


Evidncias recentes indicam que muitos anos de treinamento podem resultar em converso de fibras Crb para Cra.

Lembrem-se: CRb=menos aerbia que CRa

Suprimento Capilar
Estudos demonstram que homens que realizaram treinamento de endurance podem apresentar de 5% a 10% mais capilares no msculo da perna do que indivduos sedentrios. 15% foi demonstrado em perodos mais longos.

Maior quantidade de capilares permite uma maior troca gasosa, de calor, de produtos metablicos e de nutrientes entre o sangue e as fibras musculares em atividade.

O Treinamento Aerbio aumenta tanto o nmero de capilares por fibra muscular quanto o nmero de capilares de uma determinada rea transversa de um msculo. Ambas as alteraes aumentam a perfuso sangnea atravs dos msculos e ,consequentemente aumentam a troca gasosa de produtos metablicos e de nutrientes entre o sangue e a fibra muscular

Mioglobina similar Hemoglobina.

Contedo de Mioglobina
O2 Fibra Move as molculas de O2 para as membranas e mitocndrias

Mioglobina As fibras CL A mioglobina armazena o O2 contm grandes quantidades de mioglobina e o libera para as mitocndrias quando o O2 se torna limitado na ao muscular

Essa reserva de O2 utilizada durante a transio de repouso ao exerccio, fornecendo oxignio as mitocndrias durante o intervalo entre o incio do exerccio e o aumento da liberao cardiovascular do oxignio O treinamento aerbio revelou aumentar o contedo muscular de mioglobina em 75% a 85%.

Para que serve a mitocndria?

Funo Mitocondrial
Durante um estudo que envolvia treinamento de endurance realizado com ratos, a quantidade real de mitocndrias aumentou aproximadamente 15% durante 27 semana de exerccio. Ao mesmo tempo, o tamanho mdio das mitocndrias tambm aumentou cerca de 35% durante esse perodo

Ocorre um aumento da quantidade e de tamanho das mitocndrias do msculo esqueltico com o treinamento aerbio, fornecendo um sistema oxidativo muito mais eficiente ao msculo.

Enzimas Oxidativas
So Enzimas especiais que catalisam Nutrientes
Aceleram Treinamento Aerbio aumenta essas atividades.

Oxidao gradativa de substratos e produo final de ATP dela dependem. ATP

Alguns autores comentam que essas alteraes podem ser um fator responsvel pelo aumento do VO2Mx

Holloszi & Coyle sugerem que a principal conseqncia metablica do treinamento aerbio a reduo da velocidade de utilizao do glicognio muscular e a reduo da produo de lactato.

(b)

Adaptaes que Afetam as Fontes de Energia


O treinamento aerbio impe demandas repetidas sobre as reservas de glicognio e de gordura dos msculos. No surpreendente que o nosso corpo se adapte a esse estmulo repetido para tornar a produo de energia mais eficaz e reduzir o risco a fadiga.

Carboidratos Para a Produo de Energia


Glicognio

Gorduras Para a Produo de Energia


Foi descrito um aumento de 1,8 vezes do contedo muscular de triglicerdeos aps somente oito semanas de corrida de longa distncia Com o treinamento aerbio, voc se torna muito mais eficiente na utilizao de gordura como fonte de energia pra o exerccio. Isso permite que o glicognio muscular e heptico sejam utilizados numa menor velocidade.

Equilbrio na Utilizao de Carboidratos e Gordura


Exerccios Abaixo de 45% do VO2Mx os lipdeos representam o principal substrato

Porm, em atividades superiores a 70% do VO2Mx, os Carboidratos so o principal substrato de escolha.

Treinamento do Sistema Aerbio


Em laboratrio, pesquisadores podem mensurar a capacidade aerbia de uma amostra de msculo coletado por meio de uma biopsia com agulha. a medida de consumo mximo de oxignio do msculo. O que ser QO2?

Curiosidade!
medida que voc aumenta a capacidade circulatria central com o treinamento de endurance, ocorre um aumento da capacidade aerbia total do organismo. Tambm ocorre um aumento da capacidade respiratria mxima ou oxidativa mxima(QO2)dos seus msculos. O valor mdio mais elevado do QO2 descrito para o msculo humano(5,21h g ) foi dos msculos deltides de nadadores que gastaram mais de 10.000Kcal/semana durante o treinamento, (Wilmore e Costill,2001).

Capacidades respiratrias do msculo Gastrocnmio e consumo mximo de oxignio (VO2Mx) de indivduos no treinados, joggers moderadamente treinados (25/40Km/sem) e maratonistas altamente treinados (80km/sem). Observe que o QO2 proporcional ao volume de treinamento.

Volume do Treinamento

Curiosidade....
A magnitude da melhora da capacidade aerbia determinada, em parte, pela quantidade de calorias despendidas durante cada sesso de treinamento e da quantidade de trabalho realizado num perodo de semanas. Muitos atletas e tcnicos acreditam que isso significa que ganhos da resistncia aerbia so proporcionados ao volume do treinamento. Se o volume do treinamento fosse o estmulo mais importante para as adaptaes musculares, os indivduos que gastam mais energia durante o treinamento deveriam apresentar os valores mais elevados de VO2Mx.No entanto, isso no ocorre.

Intensidade do Treinamento

Corredores, ciclistas e nadadores que incorporam sesses de exerccios intermitentes e de alta intensidade no seu esquema de treinamento apresentam uma melhoria do desempenho do que aqueles que apenas realizam sesses de treinamento longas, lentas e de baixa intensidade. O treinamento de longa distncia e de baixa intensidade no desenvolve os padres neurolgicos recrutamento de fibras e a taxa elevada de produo de energia necessrios para o desempenho de endurance mximo.

Adaptaes do Sistema ATP-CP


Atividades com durao inferior a de 6 segundos impe maiores demandas sobre a degradao e ressntese do ATP e da Creatina Fosfato.

Costil et all, 1979, examinaram adaptaes desse sistema. Os participantes do estudo realizaram extenses de mximas do joelho como treinamento. Uma perna foi treinada utilizando perodos de trabalho mximo de 6 segundos que eram repetidos 10 vezes. Esse tipo de treinamento sobrecarrega preferencialmente o sistema ATP-CP. A outra perna foi treinada com perodos repetidos de exerccio mximo de 30 segundos, os quais sobrecarregam especialmente o sistema Glicoltico.

Ambas as formas de treinamento produziram os mesmos ganhos de fora muscular(cerca de 14%) e a mesma resistncia a fadiga.Como mostra a figura a seguir, as atividades das enzimas musculares anaerbias, Creatina quinase e mioquinase, aumentaram como conseqncia dos perodos de treinamento de 30 segundos, mais permanecem praticamente inalterados com esforos mximos de 6 segundos.

Adaptao do Sistema Glicoltico


Este tipo de treinamento aumenta a atividades de vrias enzimas glicolticas-chaves. As mais estudadas so: Fosfolirase, fofrutoquinase e a lactato desidgrogenase(LDH). A atividade dessas 3 enzimas aumentam de 10 a 25% com o treinamento de 30 seg.

Ser que eles entenderam?

O treinamento anaerbio aumenta as enzimas do sistema ATP-CP e glicoltico, mais no tem efeito sobre as enzimas oxidativas. Por sua vez, o treinamento aerbio produz o aumento das enzimas oxidativas, mas tem pouco efeito sobre as enzimas do sistema ATP-CP ou glicoltico. Esse fato, refora um tema recorrente: As alteraes fisiolgicas resultantes do treinamento so altamente especficas ao treinamento.

Capacidade de Tamponamento
O treinamento anaerbio aumenta a capacidade de tamponamento dos msculos, mas o treinamento aerbio faz pouco para aumentar a capacidade dos msculos de tolerar as atividades do tipo SPRINT.

O bicarbonato e os fosfatos musculares combinam-se com o nitrognio para reduzir a acidez das fibras

Msculo Treinado armazena mais glicognio do que no treinado.

Quando corredores de distncia por exemplo,param de treinar por vrios dias e ingeremuma dieta rica em Carboidratos (400 a 550 g/dia), a concentrao do glicognio muscular aumenta, atingindo uma valor que quase o dobro da concentrao de pessoas sedentrias que seguem o mesmo regime alimentar.

CURIOSIDADE(EPOC)
O que ? (Excess postexercise oxygen consuption) Requer alguns minutos de atividade para que o consumo possa atingir um nvel estvel. Ps atividade a demanda de O2 no diminui de forma imediata. Ao contrrio o consumo permanece elevado. Antigamente chamava-se de dbito de O2

EPOC
Estudos recentes indicam que a explicao para o EPOC ocorre da seguinte forma: Durante a fase inicial do exerccio, uma certa quantidade de oxignio emprestada das reservas de oxignio(hemoglobina e mioglobina).Esse Oxignio deve ser reposto durante a recuperao. Sendo assim, a freqncia respiratria permanece relativamente alta ps exerccio, tendo como um dos motivos eliminar o CO2 acumulado nos tecidos como subproduto do metabolismo. Provenientimente a temperatura corporal aumenta, mantendo a taxa metablica e a frequncia respiratria elevada, exigindo assim mais oxignio.As concentraes elevadas de adrenalina e noradrenalina durante o exerccio oferece efeitos similares.

E a my borthers and sisters entederam? Essa parada maneira!

You might also like