You are on page 1of 12

PROJETO GRAFICO, ILUSTRAO E LEITURA DA IMAGEM NO LIVRO DIDTICO Lus Camargo*

artigo repetido duas vezes e uma conjuno. As palavras esto distribudas em trs linhas: uma palavra na primeira, uma na segunda, trs na terceira. o ttulo do livro: O CONDE E O PASSARINHO A letra O, de passarinho, est bem abaixo do E, de conde: as duas palavras esto alinhadas direita. Se o artigo O, que precede o substantivo conde, estivesse em cima da letra E, de conde, todas as linhas estariam alinhadas direita. Parece que o diagramador achou que o O em cima do N ficaria mais equilibrado: duas letras para c (COM), duas para l (DE). Em diagramao no h regras rgidas: "quem manda o olho", diz um amigo meu. O ttulo do livro est composto um pouco abaixo da metade da folha, deslocado um pouco para a direita. Em seu Dicionrio de artes grficas, Frederico Porta informa que a "primeira pgina do livro, que precede a do rosto, ou frontispcio, levando impresso apenas o ttulo da obra, salvo, algumas vezes, no verso, a relao, em letra mida, das obras do autor", conhecida como ante-rosto. Esta pgina que acabei de comentar o ante-rosto. Virando-a, encontro confirmando a explicao de Frederico Porta , uma relao das obras do autor, precedidas da expresso "do autor", composta com letras maisculas, seguida de dois pontos:

H vrios anos venho estudando a ilustrao nos livros infantis, mas ainda no havia estudado o livro didtico. Por onde comear? Comecei folheando os livros didticos de meus trs filhos (que terminaram a 4a, a 5a e a 7a sries), fiz pesquisas na biblioteca de um clube perto de casa e visitei quatro editoras paulistas. Concentrei-me em livros de portugus, de 1a a 8a srie, depois, nos de 5a a 8a. Por fim, demorei-me a ler e a estudar o projeto grfico e as ilustraes de quatro livros de portugus para a 5a srie. Escreverei sobre eles mais adiante. Antes disso, pensei em focalizar um livro s de texto, j que seu projeto grfico mais simples. No estranhe eu ter escolhido um livro de crnicas, afinal este um dos gneros mais freqentes nos livros de portugus de 5a a 8a srie.

Um livro sem ilustraes Apanho um livro na prateleira: sua capa flexvel e se dobra para dentro (tem orelhas). Na primeira pgina, dois substantivos, um

* Escritor e ilustrador de livros infantis.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

104

DO AUTOR: Segue-se a relao de dez livros de crnicas e de um livro traduzido. Na terceira pgina, ao alto, o nome do autor, o ttulo do livro O CONDE E O PASSARINHO composto do mesmo jeito que no ante-rosto, s que com letras de tamanho menor e, mais abaixo, o nome da editora. Esta a pgina de rosto que, segundo Frederico Porta, "a que leva impresso o rosto ou frontispcio do livro".Rosto, ele informa, "o mesmo que frontispcio", que "a pgina que, no comeo do livro, podendo vir precedida apenas pelo ante-rosto, traz o ttulo da obra, nome do autor, indicao do impressor, e outros dados Complementares". As denominaes variam com o tempo (este dicionrio que venho citando s um pouquinho mais jovem do que eu - foi publicado em 1958). Ultimamente costuma-se usar pgina de rosto com o significado de rosto ou frontispcio. No verso desta pgina h indicao dos autores da capa; nmero do exemplar (pouco usual, ultimamente); dados sobre a editora: endereo, telefone; copyrigth (copirraite, escreveria hoje o Aurlio), ou seja, a quem pertencem os direitos autorais; e data. Estas informaes esto distribudas em trs blocos: o dos autores da capa e da fotografia, o nmero do exemplar e o terceiro com as demais informaes. O primeiro e o segundo blocos esto alinhados esquerda; o terceiro est blocado. As letras C, F e E das palavras capa, fotografia e exemplar esto uma embaixo da outra:

Capa de RENATO VIANNA Fotografia de ARMANDO NOGUEIRA Exemplar n2 As linhas acima obedecem a uma mesma margem do lado esquerdo esto alinhadas esquerda. O terceiro bloco obedece a uma mesma margem, tanto do lado esquerdo como do direitoele est blocado: Direitos desta edio reservados EDITORA DO AUTOR, Rua Arajo Porto Alegre, 70 grupo 413 Telefone 42-9421 End. Teleg. "Edautor" Rio de Janeiro. Copyright by Rubem Braga, 1961. Para isso, o espao entre as palavras varia conforme a linha: os espaos entre "Direitos desta edio reservados" so menores do que os espaos entre "Rua Arajo Porto Alegre". A primeira pgina numerada a cinco. O ttulo e o texto esto compostos com letras inclinadas (ou, como diria um tipgrafo, em itlico): ESTE VOLUME ESTE volume rene meus dois primeiros livros, "O Conde e o Passarinho", de 1936, e "Morro do Isolamento", de 1944; (...)

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

105

Descobrimos porque na pgina de rosto h um ttulo em corpo maior e outro em corpo menor (corpo a altura da letra): no subttulo so os ttulos dos livros publicados anteriormente, em anos diferentes, em cidades diferentes, por diferentes editoras e agora reunidos em um nico volume. 0 ttulo do prefcioESTE VOLUMEest alinhado direita e est composto com letras maisculas (em caixa alta, diria um tipgrafo), a uma altura de aproximadamente dois teros da pgina. 0 espao entre o ttulo e o texto de aproximadamente a metade da margem superior cerca de um sexto da pgina. Assim, h "suficientes claros na pgina impressa", como recomendava Mrio Quintana, referindo-se a livros de poesia. Mas em qualquer livro eles so necessrios. Meu amigo enftico: "livro no lata e texto no sardinha, pra ficar espremido na pgina". O prefcio comea com a palavra este em caixa alta. O primeiro E tem o dobro da altura das outras letras. Esse tipo de letra, de tamanho maior, no incio de captulos, prefcios e poemas chamado capitular. A primeira crnica este um livro de crnicas comea na pgina 9. O ttulo ocupa duas linhas e est alinhado direita: COMO SE FORA UM CORAO POSTIO A segunda crnica, comea na pgina 13 e tem um ttulo de apenas quatro letras, alinhado direita: FIFI

A terceira crnica inicia-se em uma pgina par, a 16. O ttulo est alinhado esquerda: RUMBA Folheando o livro, vamos encontrando ttulos alinhados esquerda, nas pginas pares, s vezes em duas linhas: BATALHA NO LARGO DO MACHADO MAIS AMPLAS REFLEXES EM TORNO DE BIDU E ttulos alinhados direita, nas pginas mpares: VSPERA DE S.JOO NO RECIFE EM MEMRIA DO BONDE TAMANDAR Como no prefcio, o ttulo de todas as crnicas est a uma altura de dois teros da pgina e o espao entre os ttulos e os textos de um sexto da pgina. A margem inferior o dobro da margem superior. Nas pginas pares, a margem lateral esquerda o dobro da lateral direita e vice-versa, isto , nas pginas mpares a margem lateral esquerda a metade da margem lateral direita. Essas crnicas de Rubem Braga O conde e o passarinho um livro de Rubem Braga voc comea a ler e no pra, fisgado

Em Aberto, Brasilia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

106

pelo seu estilo. Nem percebe as capitulares, as margens, o alinhamento dos ttulos. Mas esses recursos esto l, contribuindo para o prazer de ler. Como diz meu amigo, "a diagramao no fantasia de carnaval: no pode aparecer mais do que o texto". O conde e o passarinho no um livro didtico e no tem ilustraes. Mas tem um projeto grfico, como voc percebeu. Agora que voc j conhece algumas palavras do vocabulrio das artes grficas, vamos estudar o projeto grfico de um livro didtico com ilustraes.

Os continentes composto por 22 captulos, todos numerados. A pgina de abertura de cada um apresenta, na metade esquerda, o nmero do captulo em corpo trs vezes maior do que o do ttulo que, por sua vez, est colocado abaixo do nmero e alinhado direita. Abaixo, um fio divide a metade esquerda ao meio. Na metade inferior h uma vinheta azul representando o espao geogrfico focalizado: 1. O continente americano; 2. Amrica do Sul; 3. Os pases platinos etc. (Vinheta uma ilustrao pequena, com cerca de at um quarto da pgina). O texto dos captulos composto em duas colunas, com subttulos em negrito e, no meio do texto, em itlico, para destacar palavras e expresses. A maior parte das pginas so ilustradas: ilustraes de uma ou duas colunas e pginas s com ilustraes. Alm das vinhetas azuis j mencionadas, as ilustraes so constitudas por fotos, mapas, plantas e desenhos esquemticos. As fotos tm carter predominantemente informativo. As fotos de abertura juntam, ao carter informativo, o elemento esttico. Por exemplo, a repetio de formas e cores criando um agradvel ritmo visual nos utenslios domsticos num mercado de Daom etc. As fotos possuem legendas constitudas por um ttulo, breve texto explicativo e, em alguns casos, o crdito da imagem, como por exemplo: O Everest. - Em 1953, Edmund Hillary e Tensing Norkay conseguiram atingir o mais alto pico da Terra (Col. A. Journaux).

Um livro ilustrado Os fichrios so timos quando voc procura um autor ou um ttulo especficos. Mas gosto de olhar aos lados, em cima e embaixo, descobrindo livros inesperados. Foi assim que encontrei Os continentes, de Aroldo de Azevedo, um exemplar da quarta edio, de 1970. O livro est organizado em cinco partes, no numeradas: Nosso continente, O mundo europeu, O mundo asitico, O mundo africano e O mundo ocenico. Cada uma delas introduzida por uma foto de pgina inteira, "sangrada" no alto (isto , sem margem), com margens laterais e inferior: esttua da Liberdade, Nova York; jovem portuguesa; Tquio; mercado de Daom; paisagem da Samoa. Abaixo de cada uma dessas fotos, na metade direita da margem inferior, h uma legenda, alinhada direita, com o ttulo em negrito (isto , com traos mais grossos que o normal, "e que por isto maiormente se destaca na composio", conforme ensina Frederico Porta em seu dicionrio).

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

107

Os ttulos, compostos em negrito, no utilizam verbo, salvo uma nica exceo: "Cultivando arroz no Vietnam". As legendas so compostas de uma a ll linhas: mais da metade utiliza trs linhas; quase 20% utilizam duas linhas e cerca de 15% utilizam quatro linhas. Ao final de cada captulo h um resumo e pequenas notas. A palavra resumo aparece sempre dentro de um retngulo rosa e a expresso pequenas notas em um retngulo azul. O resumo e as pequenas notas so compostos em corpo menor, sem colunas e o texto est distribudo em pargrafos numerados, sendo que as pequenas notas possuem ttulos em negrito. No ndice geral as partes do livro esto indicadas pela cor rosa e corpo maior das letras. Os ttulos dos captulos esto compostos em versai e versalete. (Versalete, ensina Frederico Porta, a "letra que, num determinado corpo, tem a forma da maiscula e o tamanho da minscula; versai "o mesmo que maiscula ou capital, assim chamada por ser costume iniciarem-se os versos com tais letras"). Os subttulos esto compostos com a letra inicial em caixa alta; resumo e pequenas notas esto compostos em itlico. Ttulos e subttulos esto alinhados direita, como o nmero das pginas. Na ltima pgina, o crdito aos responsveis pelo planejamento grfico: Theobaldo De Nigris e Rubens de Barros Lima. O livro Os continentes apresenta um projeto grfico agradvel, cumprindo plenamente a funo de facilitar a aprendizagem. Mesmo num livro didtico, em que a principal finalidade informar, no se pode descuidar do projeto grfico: preciso escolher com cuidado o tipo e corpo das letras para que a leitura no seja cansativa; preciso escolher com cuidado o tamanho

das linhas e o entrelinhamento; utilizar sem exagero a variao de corpos e tipos de letra, itlico e negrito, para destacar as informaes mais importantes; distribuir textos e ilustraes de maneira equilibrada (no necessrio que haja a mesma quantidade de textos e ilustraes: esse equilbrio pode ser atingido de diversas formas). Alm de no ser ilegvel e no ser cansativo, o livro didtico no pode ser confuso, o que nem preciso dizer. H vrias maneiras de se fazer um bom projeto grfico, no h frmulas. Escolhi este livro de 30 anos atrs, como exemplo. Seu contedo, naturalmente, est defasado. E o gosto varia com o tempo: ningum pense em atrair a ateno dos adolescentes de hoje com um visual parecido.

Ilustrao e leitura da imagem Para conhecer a produo mais recente, visitei quatro editoras paulistas. No dava para analisar os livros nas editoras nem trazer um monto de livros para casa. Assim, dentre a vasta produo de livros didticos, selecionei os de portugus, centrando minha ateno nos de 5a srie. Chama a ateno nessa produo mais recente a incorporao das histrias em quadrinhos como estilo de ilustrao e at mesmo como objeto de conhecimento. Houve tempo em que os quadrinhos eram considerados leitura perniciosa ou, no mnimo, no aconselhvel. Quando criana, por exemplo, eu s lia gibi no barbeiro, quando ia cortar o cabelo.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

108

Hoje, voc j pode abrir um livro como A palavra sua e encontrar quadrinhos ilustrando os sons do "x"; o texto dos bales sendo utilizado para exerccios como transcrever artigos, identificar o sujeito da orao, as palavras monosslabas, as oxtonas etc; e histrias como ponto de partida para a expresso oral e a redao... Em A palavra sua convivem, sem nacionalismo exagerado nem xenofobia, Chiquinha e Mafalda, o Menino Maluquinho e Calvin, alm de Hagar, Garfield, Geraldinho, Nquel Nusea, Snoopy, entre outros. O ltimo captulo sobre histrias em quadrinhos. No exemplar do professor, ao p da pgina de abertura do captulo, tentando convencer os mais sisudos, h uma observao: Ao professor: As HQ j no se destinam apenas a entretenimento. Unindo imagens e escrita, elas se tornaram eficientes veculos de idias. Hoje at partes da Bblia so impressas em HQ. Nesse captulo so estudados os elementos que compem as HQ: bales, onomatopias e recursos grficos. Coerentemente, a seo de gramtica estuda a interjeio, freqente nos quadrinhos. Pinturas de Milton Dacosta, Van Gogh e Picasso; cartuns de Caulos, Quino e Mordillo; gravura de Hokusai e escultura de Peticov, entre outras, abrem as 14 unidades de Linguagem nova, de Faraco e Moura. Essas unidades se iniciam com uma atividade de expresso oral, ou seja, uma srie de quatro a nove perguntas sobre a imagem de abertura. A "leitura da imagem" funciona como um

aquecimento para a leitura dos textos, na maior parte literrios, de autores brasileiros como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lus Fernando Verssimo, Lygia Bojunga Nunes e Monteiro Lobato, e estrangeiros como Michael Ende e Jlio Verne (este ltimo adaptado por Paulo Mendes Campos). Os textos principais de cada unidade so chamados de expresso escrita, e so todos em prosa. H poemas, quadrinhas populares e uma letra de msica na seo SO PARA LER de algumas unidades. Correspondendo predominncia de textos em prosa, a seo REDAO focaliza aspectos do gnero narrativo como: o que narrar, o que descrever, pessoa e personagem, descrio de personagem, discursos direto e indireto, foco narrativo etc. Os textos selecionados so interessantes, despertando o interesse por livros e autores. O estudo do texto abrange compreenso e interpretao, esta ltima concluindo com a seo PONTO DE VISTA, constituda por duas ou trs perguntas que estimulam respostas mais pessoais. Enfim, trata-se de um livro para o professor interessado em ensinar e divertir, ou melhor, ensinar divertindo. O ndice est bem diagramado: utiliza vermelho, caixa alta e caixa baixa, itlico, negrito, corpos diferentes etc. Para cada unidade h uma vinheta com um detalhe da imagem de abertura. Expresso Oral, Expresso Escrita e Estudo do Texto esto compostas com o mesmo tipo de letra, em duas linhas, com as primeiras letras em caixa alta, duas ou quatro vezes maiores que as minsculas.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

109

REDAO e GRAMTICA esto compostas em caixa alta com entreletras (distncia entre as letras) com cerca de trs vezes a largura das letras. Alguns ttulos esto em negativo ou letra vazada, ou seja, branco sobre outra cor. A numerao das pginas tambm vazada. Os textos de expresso escrita apresentam diagramao variada duas pginas com linhas de 14 cm (estou desconsiderando milmetros), uma ou duas com linhas de 11 cm, uma pgina com 11 cm, outra com 14cm, uma pgina com 8 cm ou quatro pginas com medidas variadas 11 cm, 7 cm e duas de 14 cm. O corpo das letras tambm no o mesmo: em um texto, em uma linha de 14cm, cabem 70 e poucos caracteres (letras, espaos, sinais de pontuao); em outro, tambm em linha de 14 cm, mais de 80. Pessoalmente, eu preferiria maior regularidade, a no ser, claro, que as mudanas de diagramao e de corpo de letra tivessem uma funo expressiva, o que, me parece, no o caso, aqui. O reconhecimento da importncia da imagem acaba influindo no contedo. Assim, por exemplo, na pgina 7 l-se que: Narrar representar fatos atravs de palavras ou de imagens. Reconhece-se, assim, que a linguagem visual no apenas enfeite. Como afirmam os autores na apresentao: Como nem s textos escritos refletem o mundo e a vida, no poderamos ignorar as mensagens visuais. Elas aparecem na abertura de cada unidade: so quadros, cartuns, desenhos, fotos, que servem como ponto de partida para discutir tambm as coisas da vida.

Em uma das editoras que visitei, encontrei uma coleo de livros de Portugus de 1a a 8a srie (em geral h colees de 1a a 4a e de 5a a 8a srie, eco da antiga diviso entre primrio e ginsio). As capas so meio feinhas, mas o subttulo interessante: "a diversidade de textos numa proposta socioconstrutivista". De fato, alm de textos literrios como poemas, contos e crnicas, e de textos informativos retirados de enciclopdias, revistas, jornais etc, h textos comuns no dia-a-dia, mas bastante incomuns em livros didticos: carteira de identidade, roteiro de viagem, carn de credirio, cdula de dinheiro etc. Vai-se percebendo, assim, que determinados tipos de texto aparecem em determinados veculos ou "portadores de texto" com diagramaes determinadas. Ou seja, percebe-se pouco a pouco como os tipos de letra e a diagramao esto carregados de significado. O prefcio, que tem o ttulo "Para comeo de conversa", explicita a proposta: O mundo em que vivemos est repleto de linguagens: placas de rua, cartazes, outdoors, faixas, notcias de jornais e revistas, contos, notas, receitas, bulas de remdio, convites, bilhetes, cartas, mapas, gravuras, desenhos, pinturas, filmes, msicas, histrias, livros etc. Ler compreender as diversas mensagens existentes no ambiente em que se vive. A unidade temtica "Lugares e pessoas" introduzida por uma quadro de Di Cavalcanti, Cinco moas de Guaratinguet; na mesma unidade h o quadro Me e filho, de Picasso, ponto de partida para atividades de explorao e produo; a unidade "O tempo atravs do tempo" introduzida por uma escultura de Maria Martins,A soma de nossos dias; a unidade "Curiosidades" aberta com atividades de

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

110

explorao, produo e extrapolao a partir do quadro O conde de Garves, de Frei Pablo de Jesus e Padre San Gernimo. Este ltimo quadro velho conhecido meu, do volume 10 da coleo "O mundo da criana a arte ao alcance da criana". Foi com esse livro que iniciei minhas reflexes sobre a linguagem visual. Aposto que foi l que os autores de ALP encontraram a reproduo de O Conde de Garves] Todo mundo sabe que o desenho de um corao, pintado de vermelho, pode, em determinados contextos, significar amor (substantivo) ou amar (verbo). Quem que j no viu adesivos com inscries do tipo "euItabira", valendo como uma declarao de amor do sujeito ao objeto direto? s vezes o coraozinho rubro vem acompanhado de uma seta, alusonem sempre consciente, pelo usurio do smbolo a um personagem mitolgico: Cupido. Abro ao acaso o livro Linguagem e vida, para a 5a srie, e encontro um corao vermelho atravessado por uma agulha. Pelo orifcio da agulha passa uma linha, desenhada com trao preto, mas, como o novelo de onde ela sai est colorido de vermelho, concluo que uma linha de bordado vermelha. O corao est em um pano preso por um bastidor de bordado. Voltando algumas pginas percebo que esta vinheta "fecha" um captulo sobre um trecho do romance .A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, "Aula de bordado". Em um exerccio de compreenso sobre o texto, as autoras perguntam:

Voc acha que o rapaz queria mesmo aprender a bordar ou a aula somente pretexto para outra coisa? Pginas depois, a vinheta mencionada d uma resposta no-verbal pergunta. Tomando como ponto de partida um lugar-comum o corao atravessado por uma seta , a ilustrao substitui a seta pela agulha, sugerindo que a aula de bordado "era pretexto para outra coisa". A vinheta interpretou o texto. O desenho e a pintura no servem apenas para descrever as coisas. Eles podem interpretar, veicular idias e valores. Em outra ilustrao, aparece um garoto de skate e um homem segurando um livro na mo direita, com o brao esquerdo levantado, indicador apontando. O menino, de camiseta e bon, e o homem, de terno e gravata, atravs de um recurso tpico das histrias em quadrinhos, o balo, fazem os dois a mesma afirmao: " legal". Lendo melhor, percebe-se que a afirmao no bem a mesma nos dois casos: o balo do advogado (como que eu sei que advogado?!) tem ponto final e o do esquetista tem ponto de exclamao. Os bales tambm so diferentes: o da esquerda tem a forma de elipse e o da direita um quadriltero. O tipo de letra, dentro dos bales, tambm diferente: o advogado "fala" com uma letra que sugere formalidade e autoridade, enquanto o garoto "fala" com letra de pichao. Esta ilustrao "traduz" visualmente a diferena entre a linguagem coloquial e a linguagem formal. Percebe-se, assim, que h mais coisas para "ler" numa imagem do que se v primeira vista.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

111

Uma coisa que me agrada nas ilustraes de Linguagem e vida a diversidade de pontos de vista. As ilustraes para "Aula de bordado", por exemplo, vo do plano de conjunto ao plano de detalhe. Explico: plano de conjunto o que abrange uma ou mais pessoas em um cenrio; plano americano, uma ou mais pessoas da cintura para cima ou da cintura para baixo; dose, partes do corpo na maior parte das vezes, o rosto; plano de detalhe, um plano mais prximo do que o close, como por exemplo, um detalhe do rosto, como os olhos. A ilustrao para o poema "Sem barra", de Jos Paulo Paes, apresenta uma formiga correndo com duas folhas, em primeiro plano, e uma cigarra cantando ao microfone, ao fundo. A fbula "A cigarra e a formiga", tambm em versos, de La Fontaine, ilustrada por uma cigarra cantando e tocando violo, em primeiro plano e a formiga ao fundo. Na pgina 30 h uma tira com trs quadrinhos: no primeiro, cacos de garrafa; no segundo, uma garrafa bamboleando em cima de um banco caindo; no ltimo, um menino correndo, olhando para trs, prestes a tropear no banco com a garrafa. A histria parece contada de trs para frente: que o garoto vem correndo da direita para a esquerda! Essa tira ilustra exerccios sobre a organizao de pargrafos. Nessas ilustraes, feitas a seis mos por Marcelo Pacheco, Regina Knoll e Jlio Minervino, h sempre o cuidado de se evitar o clich, a imagem bvia. No se pode inventar demais em um livro didtico. preciso acompanhar o horizonte de expectativas, o universo de informaes (visuais, entre outras) de professores e alunos. Mas

no d para ser s redundante. E necessrio buscar o equilbrio difcil, eu sei entre redundncia e informao.

Informao no faz mal Voc talvez conhea um adolescente que no se "amarre" muito em livro didtico, mas curta vdeo, videogame e livros do Marcos Rey. Quando se fala em estmulo leitura, fico com vontade de contar experincias que deram certo. Mas, infelizmente, no h frmulas mgicas: os interesses de leitura variam com o tempo e o prprio interesse pela leitura. J li fotonovelas e histrias de faroeste, como j iniciei a leitura de clssicos, sem terminar... Nenhuma leitura descartvel: quando a gente se cansa, percebe a redundncia de certos textos, busca novos desafios. Mas, seguramente, no d para desenvolver o gosto pela leitura tentando enfiar os autores goela abaixo. Nunca ningum me obrigou a ler Horcio. Um dia, quando senti interesse, procurei uma traduo em portugus e, como gostei, procurei outras tradues em portugus, e tambm tradues em francs e espanhol eimagine!confrontei as tradues com o original em latim (e eu no sei latim). Alm de gostar dos textos romances, poemas, letras de msica etc. , necessrio selecionar e recomendar com critrio. Tempos atrs, com a publicao do livro A psicanlise dos contos de fada, de Bruno Bettelheim, comeou uma valorizao da fantasia e, em especial, dos contos de fada. Voc j adivinhou que deve ter havido uma desvalorizao da informao e de livros hbridos como Emlia no pas da gramtica, que juntam informao e fantasia.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

112

O livro de literatura infantil estimula a imaginao e o sentimento. Mas a informao tambm importante. No mundo infantil h lugar tanto para a fantasia de Chapeuzinho Vermelho como para informaes sobre o lobo guar. Isso, vrios editores j perceberam, lanando colees sobre animais, regies do Brasil, perodos da histria etc. Folheio um livro para crianas impresso no Brasil. Leio: Los fenicios fueron quienes inventaron el alfabeto y dieron nombre a Ias letras. O ttulo: El libro de Ias letras. Os autores: Ruth Rocha e Otvio Roth. Trata-se de verso para o espanhol de um dos ttulos da coleo "O homem e a comunicao", editada pela Melhoramentos. Com o ttulo El hombre y Ia Comunicacin e a marca Melbooks, a coleo comercializada na Argentina, no Chile, no Mxico, no Paraguai, no Uruguai e na Venezuela. No Brasil, a coleo ganhou vrios prmios: Prmio Monteiro Lobato, concedido pela Academia Brasileira de Letras; Prmio de Melhor Livro Informativo, concedido pela Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil; Prmio Jabuti de Melhor Produo Editorial, concedido pela Cmara Brasileira do Livro. So oito ttulos, todos com o formato 23 cm x 18 cm (altura x largura) e com 32 pginas. Os livros apresentam ante-rosto e pgina de rosto. O texto comea sempre na pgina 4 ou 5. A distribuio dos textos varia: ora nas pginas pares, ora nas pginas mpares.

Todos os livros so compostos de 14 ilustraes de pgina dupla, sangradas, isto , ocupam a pgina inteira, sem margens. Os textos esto ora esquerda, ora direita da ilustrao, em preto sobre um tom mais claro do que o fundo da ilustrao (a chamada cor rebaixada). Os retngulos, de largura varivel, contm de seis a 28 linhas. As ilustraes so de Raquel Coelho: colagens com diversos tipos de papel artesanais, de presente, de outdoor, capas de revista etc. A qualidade de impresso muito boa, dando para perceber a textura dos papis e as sombras criadas pela sobreposio dos papis. A maior parte das colagens feita com papis recortados, mas h bons efeitos resultando da combinao com papis rasgados, como no leo amarelo de O livro das letras. Soluo muito feliz tambm a incorporao de reprodues fotogrficas e ilustraes antigas, como o retrato de Gutenberg em A histria do livro. As ilustraes no so apenas informativas, referenciais ou redundantes elas interpretam. Em O livro dos lpis, por exemplo, o texto nos informa sobre essa inseparvel companheira de todos os dias, a caneta esferogrfica: Depois da caneta-tinteiro foi inventada a caneta esferogrfica, que se chama assim porque, em vez de pena, tem na sua ponta uma pequena esfera de ao. Graas a essa esfera de ao e sua tinta oleosa, essa caneta desliza suavemente sobre o papel.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

113

A idia de deslizar suavemente foi "traduzida" plasticamente por artistas de circo pedalando monociclos dentro das canetas. Outra qualidade o humor. Em O livro dos gestos e dos smbolos, por exemplo, afirma-se que: As cores tambm tiveram sempre grande importncia na comunicao. Assim, a bandeira branca h muito significa paz. (...) A roupa branca tem uma conotao de pureza. Por isso as noivas usam o branco. A ilustrao apresenta uma noiva bravssima, enquanto o noivo procura acalm-la agitando uma bandeira branca. Lugares-comuns visuais, como os coraes apaixonados, tambm so aproveitados. A ltima ilustrao de O livro das lnguas, por exemplo, apresenta pares, trios e quartetos de bales, sugerindo dilogo e comunicao. H tambm, em tamanho maior que os bales, dois coraes, um ligeiramente sobre o outro, com as pontas se encontrando) O texto conclui: E at hoje a palavra e as lnguas permitem ao homem as duas coisas mais importantes que ele pode fazer: escrever suas leis, para que possa viver de maneira civilizada, e declarar seu amor, para que ele possa viver feliz...

Concluindo Vou ficando por aqui, com a esperana de que os livros didticos no sejam apenas veculos de informaes, mas possam contribuir para a formao do cidado, para que possamos "viver de maneira civilizada". E, como os livros didticos no precisam ser feios nem chatos, tenho esperana de que neles se possa aprender com prazer e beleza Se o professor evitar selecionar livros feios e chatos, os editores que no quiserem ficar com seus livros encalhados vo precisar caprichar um pouquinho mais na produo do livro didtico. E acredite! caprichar um pouco mais no significa necessariamente gastar mais ou ter menos lucro... Certa vez, selecionando trechos de Graciliano Ramos para uma leitura dramtica, Antnio Abujamra comentou: "No podemos ser chatos". A frase aplica-se a muitos outros contextos (Pudesse um conhecido meu adot-la como lema!).E aplica-se aos livros, inclusive aos livros didticos. Nem chatos nem feios, mas bonitos e divertidos! Pense nessa hiptese quando selecionar seus livros didticos!

Referncias bibliogrficas AZEVEDO, Aroldo de. Os continentes. 4.ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1970. BRAGA, Rubem. O conde e o passarinho; Morro do isolamento. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1961.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

114

CAMARGO, Lus. Ilustrao do livro infantil. Belo Horizonte: L, 1995. (Apoio). CCCO, Maria Fernandes , HAILER, Marco Antonio. ALP 5: anlise, linguagem e pensamento: a diversidade de textos numa proposta socioconstrutivista. So Paulo: FTD, 1993. FARACO, CE., MOURA, FM.Linguagem nova: 5a. srie. 8.ed. So Paulo: tica, 1995. GOLDSTEIN, Norma, DIAS, Marinez. Linguagem e vida: 5a. srie. 2.ed. So Paulo: tica, 1993. LUFT, Celso Pedro, CORREA, Maria HelenaA palavra sua: lngua portuguesa 5a. srie. ed. rev. e ampl. So Paulo: Scipione, 1996. PORTA, Frederico. Dicionrio de artes grficas. Porto Alegre: Globo, 1958. ROCHA, Ruth, ROTH, Otvio.A histria do livro. 3.ed. So Paulo: Melhoramentos, 1993. (O homem e a comunicao).

_________ .El libro de Ias letras. So Paulo: Melbooks, 1994. (El hombre y Ia comnicacin). _________ . O livro da escrita. 3.ed. So Paulo: Melhoramen tos, 1993. (O homem e a comunicao). ________ . O livro das lnguas. 2.ed. So Paulo: Melhoramen tos, 1992. (O homem e a comunicao). _________ . O livro das tintas. 2.ed. So Paulo: Melhoramen tos, 1992. (O homem e a comunicao). _________ . O livro do lpis. 3.ed. So Paulo: Melhoramentos, 1993. (O homem e a comunicao). _________. O livro do papel. 3.ed. So Paulo: Melhoramentos, 1993. (O homem e a comunicao). _________ . O livro dos gestos e dos smbolos. 2.ed. So Paulo: Melhoramentos, 1992. (O homem e a comunicao).

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

115

You might also like