You are on page 1of 3

Carta a um solteiro (frustrado) Caro solteiro (frustrado), Ol. Bem-vindo a essa pgina particular.

Tenho alguns pensamentos que preciso lhe contar. Tenho notado seu apuro, e quero lhe ajudar. Nessa pea, quero fazer o papel do irmo mais velho para o mais novo (ou do melhor amigo para o amigo). A graa vinda de um irmo fcil de esquecer, no ?(???) Lembre quando seu irmo mais velho ou primo (ou amigo mais prximo) te chamou de canto aps seu pai (ou uma figura autoritria) te acalmar e ter dito, Ei, cara, tudo bem. Faa o que o Pai diz. E voc ficar bem. Ajudarei voc se precisar. Ento ele te deu um tapa nas costas e disse pra voc ir brincar l fora. Lembra da sensao? Foi poderosa. Foi restauradora. Colocou as coisas em perspectiva, te ajudou a ver que voc ia ficar bem. Isso o que eu espero fazer aqui. No quero repetir o que o Pai diz s estou chegando ao seu lado. Voc vai entender o que eu digo em um minuto.

Problema do Homem Os homens atualmente esto em apuros. Muitos precisam de um grande desafio. Muitos comentaristas evanglicos e, particularmente, novos Calvinistas esto notando problemas endmicos da masculinidade moderna Al Mohler, Mark Driscoll, Darrin Patrick e Rick Phillips, para citar alguns. Isso no poderia ser mais bem-vindo. Atualmente, os rapazes tm aprendido por inmeras fontes e meios de comunicao que eles so idiotas, ignbeis e inferiores s mulheres. Eles ficam com garotas, fogem da responsabilidade, s levam na brincadeira as coisas srias, e geralmente negligenciam grandes oportunidades que surgem. As estatsticas relacionadas com as universidades, o casamento e a respeito da entrada e avano no mercado de trabalho, oferecem testemunho ilimitado dessa realidade. Uma gerao criada pela Maxim [N.T. revista masculina com contedo sensual] v as mulheres como conquistas e crianas como uma inconvenincia. Uma gerao devotada a Jackass [N.T. programa de TV em que pessoas realizam vrios atos insanos] encarna isso. Uma gerao obcecada por fantasy football [N.T. jogo fantasioso de futebol em que o jogador imagina ter um time irreal com jogadores reais, competindo entre si] se entrega a um mundo de fantasia, onde jogos e jogadores substituem liderana e busca real. Os homens esto em apuros, homens cristos esto sendo vtima de muitas dessas pequenas coisas. Ento, deixemos tocar a buzina. Desafiemos garotos e homens a seguir um caminho diferente. Modelando-os ao que parecem ser.(???) Mostremos a eles como viver por Cristo, e servir a famlia, a igreja e a sociedade. Absolutamente. Mas h um perigo em nossa situao atual. Passando em frente faixa de garotos e homens como um gracioso, porm destemido, sargento, podemos mastigar o bem-intencionado(???). Alguns caras ouviram o chamado; eles leram livros; eles foram s conferncias. Eles realmente querem ser maridos, pais e lderes da igreja. Eles esto progredindo em todas essas reas para atingir a maturidade. Em alguns casos, eles no foram bem treinados pelos pais; em alguns,

eles nem tiveram pais. Qualquer que seja seu pano de fundo, eles ouviram o chamado e querem respond-lo. Apesar do pouco ou pobre treinamento, eles esto empenhados em fazer de um jeito melhor. Eles querem se levantar, amar muito uma mulher, educar os filhos a conhecer o Senhor, e juntar-se a outros homens assumindo sob suas costas o trabalho do ministrio. Eles se inscreveram, eles possuem o crach, e eles esto ansiosos para comear.

Isto no um abrao em grupo Isto no vai se transformar em algum tipo de chamada pseudo-psicolgica para ternura prdiga e cuidado com o corao frgil. A vida dura. atravs da dificuldade que Deus faz crescer seu povo. Ser um jovem nunca foi fcil, e isso realmente no deveria ser fcil. A barra deve ser bastante elevada para que os jovens tenham que pular para alcan-la. As coisas devem ser dessa forma no porque divertido ser mau, mas porque atingir a maturidade, e, especialmente, a maturidade Cristocntrica, difcil. Manter-se fiel a uma mulher, prover para a famlia, esquecer a fadiga para cuidar da famlia e conduzi-la bem estas so coisas difceis. Eles pedem por preparao dura, para que como na guerra voc no pense que as coisas sero fceis(???). Mas ns precisamos lembrar que ser solteiro pode ser extraordinariamente difcil. Parece fcil em anlise do ponto de vista de quem casado. engraado como esquecemos o medo abjeto que vem com o risco de chamar uma garota para sair. engraado como esquecemos a sensao de soco no estmago quando ela diz no. Engraado como esquecemos a luta com sentimentos de inadequao, desesperana e ansiedade. Tal como acontecem com todas as provaes terrenas, essas lutas requerem a graa de Deus, o conselho e a bondade dos amigos, bem como a aceitao e o incentivo da igreja. No estou pedindo um movimento cristo, como um torque, em que qualificamos infinitamente nossos desafios, repreenses e chamadas profticas. Tambm no estou sugerindo que os lderes cristos anunciem que a maturidade masculina perdeu algo. Se voc escutou ou leu a respeito dessas figuras citadas, voc frequentemente encontra ajuda e explicaes(???). No tenho nenhuma desavena com esses homens. Tenho me beneficiado grandemente do seu ensinamento bblico e considero isso pessoalmente fundamental. Eu acho que desesperadamente necessrio, mais at sobre o que estou escrevendo aqui. Mas com tudo dito, ns todos precisamos de encorajamento e esperana. Negar isso aos homens especialmente aos solteiros frustrados que procuram coisas boas seria cruel.

O que fazer As mulheres precisam da mesma marca de conforto do que os homens. Isso no exclusividade. Muitas jovens fazem seu caminho atravs da solteirice em silncio e solido. Mesmo chamando as jovens para a feminilidade bblica e seus privilgios e responsabilidades, ns precisamos deixar claro que os cristos solteiros so cidados do reino de pleno direito. Muitos de ns conhecemos jovens mulheres que almejam ser nada mais do que esposas e

mes, mas que no tem, por qualquer razo, visto Deus fazer acontecer. A doutrina da providncia a resposta e o conforto nessas situaes. Tenho focado, porm, nos homens. Muito do tipo de encorajamento que sugeri como necessidade precisa chegar ao contexto da igreja local, e em particular atravs dos homens mais velhos e experientes, e alcanar os homens mais jovens. Existe uma carncia desse tipo de atividade em muitas igrejas, e precisamos de uma recuperao de orientao e discipulado. O livro de Tito pequeno, mas potente nesse ponto tanto para homens quanto para mulheres. Muito desse tipo de envolvimento relacional significa ajudar os jovens frustrados a pensar seriamente sobre a melhor forma de elaborar estratgias para a liderana. Em alguns casos, pode significar questionar Como voc est apresentando a si mesmo? Voc pode crescer em habilidades de conversao? Por que rapazes que perguntam a garotas se elas consideram o casamento no primeiro encontro merecem um shoulder-punch [N.T. golpe de artes marciais em que o oponente lhe atinge com o ombro em uma situao de surpresa]. Em outros, pode simplesmente significar os encorajar, lembrando-os da verdade bblica, e escutar sem questionar, mas escutar. Tudo isso ir ajudar o jovem a perceber que, embora a Chamada Audaz para a Maturidade Masculina absolutamente necessria, ela no deve ser entendida como uma condenao. Em todas essas coisas, ns precisamos de uma nfase na confiana em Deus, o Salvador e Pastor do seu povo. Isso bsico, mas essencial. Deus enviou seu Filho para a terra com a finalidade de salvar nossas almas perdidas. Essa a nossa maior alegria. Toda pessoa, solteira ou casada, tem a oportunidade de participar no trabalho de promoo do evangelho, viver doxolgicamente (em prece ou cntico cujo fim glorificar a Deus) de tal forma que Deus apresentado em toda e qualquer poca da vida para que viver seja eminentemente mais valoroso do que sexo, dinheiro, status, sucesso, ou mesmo a famlia natural. O conforto com que esse Deus, esmagadoramente bom e gracioso, dirige todo e cada aspecto das nossas vidas, cada momento que passa, no mera referncia teolgica, mas uma realidade bblica de grandes conseqncias pessoais.
***************************************

Ento, esse meu caso, irmo solteiro. Se voc puder imaginar isso, considere-me seu irmo e amigo. No se preocupe acerca de todos esses conselhos. Aonde quer que voc se ache, com qualquer esperana que voc carregar, faa tudo que puder para atender ao chamado bblico da maturidade masculina. Rejeite a cultura e as tentaes. Imite seu Salvador. Procure por homens de Deus para lhe discipular. Se voc perceber que no foi chamado para a solteirice (e alguns definitivamente so), considere o risco da rejeio. Continue empurrando o medo do passado. Continue servindo sua igreja fielmente. Ore de maneira forte. Despeje seus desejos ao Senhor. Confie nEle como tem feito. Nunca pare de confiar nEle. A masculinidade difcil; continue pressionando e tendo domnio espiritual, fsico, emocional da sua vida e do seu mundo. Deus amou voc; voc ama Deus. Eu no sei o que Deus tem para voc, mas eu sei que porque Ele grande, e bom, e gracioso, voc estar bem. Chega de conversa. Voc est pronto para ir l fora? Seu irmo, Owen.

You might also like