You are on page 1of 6

ESTUDO DIRIGIDO 1. DIFERENCIE EFICIENCIA DE EFICACIA.

CITE EXEMPLOS NA

ENGENHARIA CIVIL. A eficincia consiste em fazer certo as coisas, a eficcia em fazer as coisas certas. A eficincia significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficcia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se props a fazer com um bom almejo do resultado. Exemplos:
Construtora responsvel pela reforma da rodovia que liga Patos Carmo

do Paranaba cumpre todos os processos adequados para essa reforma (eficincia) e entrega a rodovia reformada com qualidade dentro do prazo e com baixo custo (eficcia). Empresa no ramo eltrico responsvel pela energizao da rea rural, cumpre com todos os seus deveres, seguindo as normas, com bons profissionais (eficincia) utilizando de meios sustentveis, mais baratos, de forma pratica e rpida (eficcia).
2.

EXPLIQUE O CICLO PODC.

um processo administrativo composto por Planejamento, Organizao, Direo e Controle. Planejamento: Planejamento a primeira funo administrativa, definindo objetivos para o futuro desempenho organizacional e decidindo sobre os recursos e tarefas necessrios para alcan-los adequadamente. O planejamento a arma utilizada pelo administrador para orientar-se e alcanar os objetivos colimados, por intermdio de aes baseadas em mtodos, planos ou lgica, e no ao acaso. Assim, planejar envolve solues de problemas e tomadas de deciso. Podemos definir planejamento como o processo de estabelecer objetivos e o curso da ao adequado para atingi-los.

Organizao: A organizao visa disponibilizar os meios e recursos previstos pelo planejamento e reflete como a organizao tenta cumprir os planos. a funo administrativa relacionada com a atribuio das tarefas, agrupamento das mesmas em equipes e alocao dos recursos necessrios nas equipes. Portanto, organizao o processo de engajar as pessoas em um trabalho conjunto de uma maneira estruturada para alcanar objetivos comuns. Direo: A Direo representa a execuo daquilo que foi planejado. a funo administrativa que envolve a motivao das pessoas para atingir os objetivos organizacionais. Ela envolve a aplicao da comunicao, a motivao e a liderana para desempenhar as atividades essenciais. Portanto, direo o processo de influenciar e orientar as atividades relacionadas com as tarefas dos diversos membros da equipe ou da organizao como um todo. Controle: O controle significa o acompanhamento, o monitoramento e a avaliao do desempenho organizacional para verificar se as coisas esto acontecendo conforme o planejamento, a organizao e a direo. O controle o processo de assegurar que as atividades atuais estejam em conformidade com as atividades planejadas. 3. DESCREVA A HABILIDADE TECNICA, HUMANA E CONCEITUAL DE

UM ENGENHEIRO. Ao tomar conscincia da necessidade de conciliar sua habilidade tcnica (a de executar sua atividade especfica) com a habilidade humana (a de desenvolver o relacionamento humano pr-ativo), esse profissional desenvolver a habilidade conceitual, que est diretamente associada coordenao e integrao de todas as atitudes e interesses da organizao a qual pertence ou presta servio. Em outras palavras, no basta ser bom tcnico, se no for capaz de entender de forma abrangente o sentido da atividade que est exercendo, por meio dessas trs habilidades interconectadas. Habilidade Tcnica: Permite ao engenheiro a utilizao de conhecimentos e mtodos adquiridos em sua universidade para que ele tenha fundamentao em seus clculos, permite tambm a utilizao de

tcnicas e equipamentos especficos para realizao de seus projetos. Essas caractersticas diferenciam um bom profissional. Habilidade Humana: Permite ao engenheiro trabalhar com diversos profissionais como pedreiros, proprietrios, mestre de obras, etc., tendo capacitao e discernimento para se comunicar com eles, compreendendo suas atitudes, motivando-os, desenvolvendo assim uma liderana eficaz. Habilidade Conceitual: a capacidade que um engenheiro possui de utilizar idias e conceitos abstratos e ate mesmo inimaginveis, para realizao de projetos e obras incrveis que podem se tornar um marco para sua gerao, e carreira.
4.

EXPLIQUE OS TRES NIVEIS DE ADMINISTRAO (OPERACIONAL, Nvel Estratgico: o nvel mais elevado da organizao. constitudo pelo Presidente e Diretores e onde so tomadas as principais decises. o nvel mais perifrico, pois est em contato direto com o ambiente externo, e sofre as presses e os impactos ambientais. Nesse nvel, o administrador deve possuir uma viso estratgica, para definir a misso e os objetivos fundamentais do negcio. Nvel Gerencial : o nvel administrativo que articula internamente o nvel estratgico e o nvel operacional. Recebe o nome de nvel gerencial ou ttico. constitudo pelos Gerentes. Recebe as decises globais e as transforma em programas de ao para o nvel operacional. Interpreta a misso e os objetivos fundamentais do negcio, traduzindoos em meios de ao para que o nvel operacional possa transform-lo em execuo. Nesse nvel, o administrador deve possuir viso ttica. Nvel Operacional: o nvel administrativo mais baixo de todos. o nvel que administra a execuo e realizao das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nvel, o administrador deve possuir viso operacional, isto , conhecimento tcnico para orientar e dirigir os funcionrios que realizam as tarefas.

GERENCIAL E ESTRATEGICO).

5.

ELABORE UM PROCESSO DE COMPRA PARA CASAS DO

PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA (PRE COMPRA, COMPRA, POS COMPRA, RECOMPRA). Pr-compra: nesta etapa deve-se mostrar ao publico alvo, atravs de propagandas, comerciais, slogans, etc., que este projeto um sonho deles se tornando realidade, projeto esse do qual eles no podem deixar de participar. A divulgao do projeto tem que mostrar que eles no podem e nem conseguem viver sem participar dele. Compra: Aqui necessrio saber como abordar o cliente, tem que ser cauteloso para conquistar a confiana dele. Aps ter feito isso deve demonstrar todas as qualidades da casa a ser vendida, seus benefcios, vantagens, fazendo o cliente entender que as vantagens em adquirir o produto so superiores a seu custo. E ento negocia-se com o cliente e fecha-se negocio. Ps-compra: Agora necessrio a observao de como o cliente esta com relao ao produto adquirido. Perceber se ele ficou satisfeito ou insatisfeito com a aquisio. Recompra: Se trabalharmos os pontos anteriores de forma adequada o cliente ficar satisfeito e ir indicar esse projeto a seus conhecidos. E dessa forma o processo de compra se reinicia.
6.

EXPLIQUE O CICLO DE VIDA DE UMA EMPRESA OU PRODUTO.

O primeiro estgio que uma empresa e/ou produto passa o seu nascimento, onde se elaboram estratgias para que ocorra o crescimento, que outro estagio. Depois de um determinado tempo no mercado, o produto e/ou empresa alcanam sua maturidade, quando necessrio a elaborao de novas estratgias para um novo crescimento, caso contrario, devido a novos entrantes, concorrentes e outros fatores, pode haver o declnio dessa empresa e/ou produto. Em suma, o ciclo de vida composto por: NASCIMENTO CRESCIMENTO MATURIDADE
7. Crescimento Estrategico Declinio

QUAL A IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO OPERACIONAL?

Diagnstico Operacional um instrumento de coleta de informaes da empresa, torna-se relevante que esse seja feito, pois tem intuito de conhecer a

realidade interna, traar o perfil da organizao, estipulando um plano de anlise, para que o empresrio tome conhecimento de todas as dimenses envolvidas. Sendo assim, esse visa descobrir a situao presente da empresa para ento recomendar ao empresrio estratgias adequadas com intuito de melhoria dos resultados.
8.

DIFERENCIE AMBIENTE GERAL, TAREFA E INTERNO.

O ambiente interno o nvel de ambiente da organizao que esta dentro dela e normalmente tem implicao imediata e especfica na administrao da organizao. O ambiente geral constitudo de todos os fatores econmicos, tecnolgicos, sociais, polticos, legais, culturais, demogrficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral. Seu efeito genrico e abrangente para todas as organizaes. Foras que afetam o ambiente geral ou macro ambiente: variveis econmicas, tecnolgicas, sociais, polticas, legais, culturais, demogrficas. O ambiente de tarefa o ambiente mais prximo e imediato da organizao. o ambiente especfico de cada organizao. Cada organizao tem seu prprio ambiente de tarefa, do qual obtm suas entradas e no qual coloca suas sadas ou resultados. Assim, no ambiente de tarefa esto as entradas e sadas do sistema, ou seja, fornecedores, de recursos (materiais, financeiros, humanos, atividades terceirizadas, etc.) de um lado, e os clientes ou consumidores de outro lado.
9.

EXPLIQUE A MATRIZ DE CINCO FORAS DE PORTER.

Poder de negociao com fornecedores: Os principais elementos de negociao so o produto e a entrega, devido ao peso decisivo no preo final e a exclusividade por parte do fornecedor. Poder de negociao com clientes: O principal elemento de negociao o preo, direto e indireto devido ao peso decisivo no leque de clientes e facilidade de substituio no mercado. Concorrentes: O principal elemento concorrencial o esmagamento das margens, atravs do persistente corte nos preos e do aumento de descontos de quantidade.

Produtos substitutos: Os principais elementos de substitutos so as novas tecnologias e novos conceitos, pela substituio de tecnologia e conceitos ultrapassados, o que conduz a potencialidade de aumento de margens. Novos entrantes: Os principais elementos de entrada so os fatores: acessvel e imitvel, devido inexistncia de barreiras entrada e a atratividade presente ou esperada. 10. EXPLIQUE A MATRIZ DE SWOT.

Consiste na avaliao da posio competitiva de uma empresa no mercado atravs do recurso a uma matriz de dois eixos, cada um dos quais compostos por duas variaes: pontos fortes e pontos fracos da analise interna; oportunidades e ameaas da anlise externa. Ao construir a matriz as variveis so sobrepostas, facilitando a sua anlise e a procura de sugestes para a tomada de decises, sendo uma ferramenta imprescindvel na formao de Planos e na definio de Estratgias de negocio. A anlise de SWOT deve ser, tanto quanto possvel, dinmica e permanente. Alem da analise da situao atual, importante confront-la com a situao no passado a sua evoluo, a situao prevista e sua evoluo futura.

You might also like