You are on page 1of 16

Primeiros Socorros Primeiros socorros so uma srie de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situaes de emergncia, feitos

por pessoas comuns com esses conhecimentos, at a chegada de atendimento mdico especializado. O melhor obter treino em primeiros socorros antes de se precisar usar os procedimentos em quaisquer situaes de emergncia. Diversas situaes podem precisar de primeiros socorros. As situaes mais comuns so atendimento de vtimas de acidentes automobilsticos, atropelamentos, incndios, tumultos, afogamentos, catstrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal: apoplexia (ataque cardaco), ataques epilpticos, convulses, etc. To importante quanto os prprios primeiros socorros providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre as condies da(s) vtima(s) e o local da ocorrncia.

Avaliao da cena ou sinistro


muito importante salientar que para a abordagem de uma vtima primeiro voc dever ter idia do contexto geral da situao, pois apenas com uma pr-avaliao do local que se pode conhecer o tipo de vtima com a qual se est lidando. A ocorrncia pode ser classificada como clnica (mal sbito, problemas fisiolgicos) ou trauma (mecanismos de troca de energia). A avaliao da cena tambm importante para que se possam dimensionar os riscos potenciais existentes na cena, prevenindo assim que a pessoa que tem o intuito de aplicar os primeiros socorros no se torne mais uma vtima da ocorrncia. A Avaliao de Cena divida em cinco fases: 1)Segurana - verificar se a cena segura para ser abordada 2)Cinemtica do Trauma - verificar como se deu o acidente ou sinistro 3)Bioproteo 4)Apoio 5)Triagem/Nr de Vtimas

Avaliao das condies gerais da vtima


Todo procedimento de primeiros socorros deve comear com a avaliao das condies da(s) vtima(s). Devem-se observar sinais (tudo o que se observa ao examinar uma vtima: respirao, pele fria, palidez, etc.), sintomas ( o que a vtima informa sobre si mesma: nusea, dor, vertigem, etc.) e sinais vitais (sinais cuja ausncia ou alterao indica grave irregularidade no funcionamento do organismo. So eles: pulso (batimentos cardacos), respirao, presso arterial e temperatura. Existem estudos luz das evidncias cientficas atuais que a dor pode ser considerada o quinto sinal vital, uma vez que somente os vivos sentem dor. Desta forma um ponto importante tanto para o socorrista profissional ou leigo ser em primeiro momento avaliar o nivel de conscincia de sua vtima usando um parmetro muito simples, chamado A.V.D.I.:

A (ALERTA) V (VOZ) D (DOR) I (INCONSCINCIA)

Em primeiro lugar, abordar a vtima independente do mecanismo sendo traumtico ou clnico: se ao tocar na vtima o socorrista percebe uma reao espontnea, conclumos que ela est na fase A (ALERTA). Isto um indcio de que existe atividade neurolgica: o crebro est sendo suprido de oxignio, pois para isto acontecer ele tem de estar estimulando o grupo muscular da respirao, como musculatura diafragmtica e intercostal (caixa torcica).

J a fase V (VOZ) percebida quando a vtima no responde ao ser chamada pelo nome. bom lembrar que a audio um dos ltimos sentidos a serem perdidos antes de o crebro entrar em estado de inconscincia. No havendo nenhuma resposta solicitao verbal estimularemos a D (DOR): feche a mo e com a rea da dobra dos dedos friccionar o esterno da vtima, que fica localizado no meio do trax, na juno das costelas. Havendo uma resposta muscular da vtima tanto em tentar inibir o estmulo ou qualquer outra que seja, saberemos que ainda existe uma atividade neurolgica funcional, pois o crebro ainda recebe oxignio. Entretanto, se no houver nenhum tipo de resposta como em no estar em ALERTA, responsivo VOZ ou DOR, a vtima est no estgio de I (INCONSCINCIA), no qual o crebro no mais recebe oxignio e por falta deste no haver estmulo muscular. O que preocupa a possibilidade da necrose, que a morte de parte dos tecidos dos crebro por escassez de oxignio. Isso pode levar paralisia, ao coma, e, em casos mais graves, morte. Acontece tambm o que chamamos de relaxamento muscular generalizado, e o msculo da cavidade bucal, localizado imediatamente abaixo da lngua, pode faz-la inclinar-se para trs, o que obstrui a passagem de ar.

Assistncia
Posio lateral de segurana (PLS)
A Posio Lateral de Segurana, pode ser utilizada em vrias situaes que necessitam de primeiros socorros, em que a vtima esteja inconsciente, mas a respirar e com um bom pulso, uma vez que esta posio permite uma melhor ventilao, libertando as vias areas superiores. Esta no deve ser realizada quando a pessoa:

No estiver a respirar; Tiver uma leso na cabea, pescoo ou coluna; Tiver um ferimento grave.

O que fazer 1. Com a vtima deitada, ajoelhe-se ao seu lado; 2. Vire a cara da vtima para si. Incline a cabea desta para trs, colocando-a em hiperextenso, para abrir as vias areas e impedir a queda da lngua para trs e a sufocao por sangue. Se a vtima estiver inconsciente, verifique a boca e remova possveis materiais que possam estar dentro desta; 3. Coloque o brao da vtima que estiver mais prximo de si ao longo do corpo dela, prendendo-a debaixo das ndegas desta; 4. Coloque o outro brao da vtima sobre o peito dela; 5. Cruze as pernas da vtima, colocando a perna que estiver mais afastada de si por cima da canela da outra perna; 6. D apoio cabea da vtima com uma mo e segure a vtima pela roupa, na altura das ancas, virando-a para si; 7. Dobre o brao e a perna da vtima que estiverem voltadas para cima at que formem um certo ngulo em relao ao corpo; 8. Puxe o outro brao da vtima, retirando-o debaixo do corpo dela; 9. Certifique-se que a cabea se mantm inclinada para trs de forma a manter as vias areas abertas.

Respirao

A respirao crtica para a sobrevivncia do organismo, e garanti-la o ponto fundamental de qualquer procedimento de primeiros socorros. O crebro tem leses irreversveis (necroses) em no mximo 6 minutos aps a interrupo da respirao. Aps 10 minutos, a morte cerebral quase certa. Para verificar a respirao, flexione a cabea da vtima para trs, coloque o seu ouvido prximo boca do acidentado, e ao mesmo tempo observe o movimento do trax. Oua e sinta se h ar saindo pela boca e pelas narinas da vtima. Veja se o trax se eleva, indicando movimento respiratrio. Se no h movimentos respiratrios, isso indica que houve parada respiratria. === Abertura das vias respiratrias . O primeiro procedimento verificar se h obstruo das vias areas do paciente. Para isso, deixe o queixo da vtima levemente erguido para facilitar a respirao. Usando os dedos, remova da boca objetos que possam dificultar a respirao: prteses, dentaduras, restos de alimentos, sangue e lquidos. Os movimentos do pescoo devem ser limitados, e com o mximo cuidado: leses na medula podem causar danos irreparveis. Tambm bom ressaltar: nunca aproxime a mo ou os dedos na boca de uma vtima que esteja sofrendo convulses ou ataques epilpticos.

Respirao artificial
o processo mecnico empregado para restabelecer a respirao que deve ser ministrado imediatamente, em todos os casos de asfixia, mesmo quando houver parada cardaca. Os pulmes precisam receber oxignio, caso contrrio ocorrero srios danos ao organismo no aspecto circulatrio, com grandes implicaes para o crebro. A respirao artificial pode ser feita de cinco modos: a) boca-a-boca b) boca-nariz c) boca-nariz-boca d) boca-mscara e) por aparelhos (entubao) A mscara de respirao obrigatria para preservar o socorrista do contgio de doenas. Sendo utilizado contato direto com o paciente apenas em situaes adversas. Procedimentos Os procedimentos so os seguintes: - deitar a vtima de costas sobre uma superfcie lisa e firme; - retirar da boca da vtima prteses (dentaduras, aparelhos de correo, se possvel) e restos de alimentos, desobstruindo as vias areas; - elevar com delicadeza o queixo da vtima, estabilizando a coluna cervical ( importante o cuidado com a medula e que a vtima no se movimente, especial ateno em casos de possvel traumatismo); - tapar as narinas com o polegar e o indicador e abrir a boca da vtima completamente; - a partir dai o socorrista dever respirar fundo, colocar sua boca sobre a boca da vtima (sem deixar nenhuma abertura) a soprar COM FORA por duas vezes seguidas , at encher os pulmes, que se elevaro; - afastar-se, tomar novamente ar e repetir a operao em mdia 12 vezes por minuto, de maneira uniforme e sem interrupo (ou seja, a cada 5 segundos a pessoa deve repetir a operao).

importante dizer que a ausncia de pulsao requer o procedimento de compresso torcica externa (massagem pulmonar) ou reanimao cardaca.

Asfixia/Sufocao
Dependendo da gravidade da asfixia, os sintomas podem ir de um estado de agitao, palidez, dilatao das pupilas (olhos), respirao ruidosa e tosse, a um estado de inconscincia com parada respiratria e cianose (tonalidade azulada) da face e extremidades (dedos dos ps e mos). O que fazer

Manobra de Heilmich

Se a asfixia for devido a um corpo estranho, proceda assim (numa criana pequena):

Se o objeto estiver no nariz, pea criana para assoar com fora, comprimindo com o dedo a outra narina; Se for na garganta, abrir a boca e tentar extrair o objeto, se este ainda estiver visvel, usando o dedo indicador em gancho ou uma pina, com cuidado para no empurrar o objeto; Colocar a criana de cabea para baixo, sacudi-la e dar tapas (no violentos, mas vigorosos) no meio das costas, entre as omoplatas, com a mo aberta.

Quando h algum objeto impedindo a passagem de ar, mdicos muitas vezes se vem obrigados a perfurar com uma caneta, ou objeto equivalente, a parte frontal inferior do pescoo, perfurando a pele onde h pequena cavidade (na parte final da laringe, j prximo da traquia). Retirada a caneta, a pessoa pode passar a respirar pelo pequeno orifcio. Destacamos contudo que tal procedimento deve ser adotado por pessoas com conhecimento avanado de anatomia, para que no sejam atingidas artrias, cordas vocais, etc. vlido ressaltar que ningum pode ser condenado criminalmente por tentar salvar a vida de terceiro, ainda que no socorro acabe provocando leses como a fratura de uma costela, fato comum na hiptese de reanimao cardaca. que na hiptese se verifica a excludente de ilicitude denominada Inexigibilidade de conduta diversa. Procedimentos que, em hiptese alguma, devem ser praticados

Abandonar o asfixiado para pedir auxlio deixar o asfixiado nervoso

Crise asmtica
A criana/jovem com asma capaz de responder com uma crise de falta de ar em situaes de exerccio intenso (nomeadamente a corrida), conflito, ansiedade, castigos, etc. Caracteriza-se por uma tosse seca e repetitiva, dificuldade em respirar, respirao sibilante, audvel, ruidosa (pieira e/ou farfalheira), ar aflito, ansioso, respirao rpida e difcil, pulso rpido, palidez e suores, e Prostrao, apatia. Na fase de agravamento da crise a respirao muito difcil, lenta e h cianose das extremidades, isto , as unhas e os lbios apresentam-se arroxeados. O que fazer

Tranquilizar a situao. importante ser capaz de conter a angstia e a ansiedade da criana/jovem, falando-lhe calmamente, e assegurando-lhe rpida ajuda mdica; Manter a criana/jovem num local arejado onde no haja p, odores ou fumaa;

Coloc-lo numa posio que lhe facilite a respirao; Contactar e informar a famlia; Se tiver conhecimento do tratamento aconselhado pelo mdico para as crises pode administr-lo; Se no houver melhoria a criana deve ser transportada para o hospital.

Recomenda-se aos asmticos "em crise" que deitem diretamente num cho de madeira ou num colcho fino para deixar a coluna reta. Em seguida, convm respirar com calma, pegando bastante ar com o nariz, com uso do diafragma, jogando o ar em direo ao estmago de modo a encher bem os pulmes. Aps isso convm soltar o ar com a boca bem devagar esvaziando o mximo os pulmes sem pressa. Mantendo a seqncia a pessoa recupera o controle da respirao.Se algum estiver junto pode colocar a mo (sem fazer peso) sobre o pulmo do asmtico para acalm-lo. bom cuspir qualquer secreo decorrente do apontado exerccio respiratrio.

Convulso
muitas vezes conhecida por ataque e caracteriza-se por alguns dos seguintes sinais e/ou sintomas:

movimentos bruscos e incontrolados da cabea e/ou extremidades, perda de conscincia com queda desamparada, olhar vago, fixo e/ou revirar dos olhos, espumar pela boca, perda de urina e/ou fezes, morder a lngua e/ou lbios. morder a unha ou dedos

O que fazer

Afastar todos os objectos onde a pessoa possa se machucar; Proteger a vtima contra os traumatismos, amortecendo a cabea com almofadas ou casacos ou ainda com as mos; Ter o devido cuidado para no colocar os dedos na boca da vtima durante a crise. Tomar o ambiente calmo afastando os curiosos; Anotar a durao da convulso; Acabada fase de movimentos bruscos colocar a pessoa na Posio Lateral de Segurana; Manter a criana/jovem num ambiente tranqilo e confortvel; Avisar os pais; Enviar ao Hospital sempre que:

for a primeira convulso durar mais de 8 a 10 minutos se repetir manter as roupas afroxadas

Circulao
Avaliao
A circulao inicialmente avaliada atravs do pulso: a onda de presso que sentida quando o corao bombeia o sangue atravs das artrias, indicando as condies cardacas. sentida nas artrias cartidas, que se localizam uma a cada lado do pescoo, ao lado do pomo-de-ado, no sulco entre a traquia e o msculo do pescoo. Existem diversos outros pontos onde se pode sentir o

pulsar das artrias, entre elas a artria radial (logo abaixo da mo). O pulso deve ser sentido com os dedos indicador e mdio, que devem pressionar levemente o local. Dada a complexidade da avaliao do pulso, em formaes para leigos, a medio do pulso foi eliminada, na medida em que seriam precisos mais que 10 segundo de VOSP para uma correcta medio do pulso. Dado isto, os sinais de circulao so avaliados pela existncia de tosse, movimentos corporais voluntrios (excluir convulses, espasmos) e sinais respiratrios.

Massagem cardaca
o procedimento mecnico para reanimao do corao em caso de parada cardaca. Deve ser feita da seguinte forma. 1. Posicione-se ao lado da vtima, na altura do trax; A vtima dever se achar em decbito dorsal (barriga para cima), sobre superfcie dura e plana. 2. Encontre o apndice xifide e conte trs dedos acima), posicione a mo com a palma para baixo e intercale os dedos com a segunda mo; (O lugar preciso para aplicao da presso tambm pode ser encontrado a partir do esterno: localiza-se o final do osso entre as costelas (esterno) e dois/trs dedos acima dele) coloque a palma de sua mo esquerda e sobre o dorso da mesma a mo direita. Os dedos devero se achar entrelaados; 3. Estique os braos e realize a fora com o peso do corpo (a compresso deve ter o vigor necessrio para gerar um afundamento de 4 a 5 cm). 4. Realize 30 compresses seguidas (a uma velocidade de 80 a 100 compresses por minuto), antes de reavaliar o pulso, se houver parada respiratria, intercalar 2 ventilaes a cada 30 compresses e realizar 5 ciclos: 15 massagens e 2 respiraes (x5) Ao final reavaliar o pulso carotdeo e se no houver sucesso, repetir o procedimento. A presso realizada no trax contra uma superfcie rgida provoca uma compreenso do corao entre o externo e a coluna dorsal e um aumento da presso intra-torcica, provocando o esvaziamento ativo e enchimento passivo das cavidades do corao fazendo o sangue circular por todo o organismo.

Hemorragias
E o derramamento de sangue para fora dos vasos que devem cont-lo com repercusso clnica ou laboratorial (exames), por menor que seja. Sendo utilizado para transportar oxignio, nutrientes para as clulas, bem como gs carbnico e outras excretas para os rgos de eliminao, o sangue constitui-se como o meio de inquestionvel importncia, tanto na respirao, nutrio e excreo, como na regulao corprea, transportando hormnios, gua e sais minerais para a manuteno de seu equilbrio. O volume circulante em um adulto varia em torno de 5 a 6 litros, levados em conta a relao de 70ml por kg de peso corporal, o que corresponde, por exemplo, a 4.900ml de sangue em uma pessoa de 70kg. Havendo uma diminuio brusca do volume circulante, como a que ocorre em uma grande hemorragia, o corao poder ter sua ao como bomba comprometida, o que chegando a determinados nveis, levar a vtima a um colapso circulatrio, podendo resultar e morte.

Classificao da hemorragia quanto localizao


-Hemorragia externa: Sangramento "exterior ao corpo"; normalmente facilmente visualizada. Pode ser oriunda de estruturas superficiais, ou mesmo de reas mais profundas atravs de aberturas ou orifcios artificiais (comuns nos traumas). Normalmente pode ser controlada utilizando-se tcnicas de primeiros socorros. -Hemorragia interna: Hemorragia das estruturas mais profundas podendo ser oculta ou exteriorizada, como ocorre em sangramento no estmago, em que a vtima expele o sangue pela boca. A hemorragia interna mais grave devido ao fato de no podermos visualiz-la, o que faz com que no saibamos a extenso das leses. O tratamento necessariamente deve ser realizado em ambiente hospitalar, cabendo ao socorrista apenas algumas manobras que visam evitar que o estado de choque se instale.

Classificao da hemorragia quanto ao tipo do vaso rompido


-Hemorragia arterial O sangramento ocorre em jatos intermitentes, no mesmo ritmo das contraes cardacas. Sua colorao um vermelho claro. A presso arterial torna este tipo de hemorragia mais grave que um sangramento venoso devido velocidade da perda sangunea. -Hemorragia venosa Sangramento contnuo de colorao vermelho escuro, pobre em oxignio e rico em gs carbnico. -Hemorragia capilar Sangramento contnuo com fluxo lento, como visto em arranhes e cortes superfciais da pele. Obs: considerando que as artrias esto localizadas mais profundamente na estrutura do corpo, as hemorragias venosa e capilar so mais comuns do que a do tipo arterial.

Consequncias das hemorragias


Uma grande hemorragia no tratada pode conduzir a vtima a um estado de choque e consequentemente a morte. J sangramentos lentos e crnicos podem causar anemia (baixa quantidade de glbulos vermelhos).

Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas da hemorragia, apresentados por uma vtima, variam de acordo com a quantidade de sangue perdida e a velocidade deste sangramento. mais de 50%

Morte iminente de 30 a 50% Conscincia diminuda Respirao rpida Taquicardia (frequncia maior que 120 bpm) Presso baixa Estado de choque de 15 a 30% Pulso fraco Sudorese Sede Pele fria Ansiedade Respirao (maior que 20 resp/min) Taquicardia (100 a 120 bpm)

Enchimento capilar (maior que 2seg)

O que fazer

Deitar horizontalmente a vtima (facilita a circulao sangunea entre o corao e o crebro); Se for possvel calar luvas descartveis; Aplicar sobre a ferida uma compressa esterilizada ou, na sua falta, um pano lavado (de modo a limitar o risco de infeco), exercendo uma presso firme com uma ou as duas mos, com um dedo ou ainda com uma ligadura limpa, conforme o local e a extenso do ferimento; Se o penso ficar saturado de sangue, colocar outro por cima, mas sem retirar o primeiro; Fazer durar a compresso at a hemorragia parar (pelo menos 10 minutos). Caso a hemorragia no parar deve ser comprimida a artria; A presso manual no local deve ser em seguida substituda com uma ligadura compressiva; Quando a hemorragia parar, deve ser aplicado um penso compressivo.

Durante este procedimento, deve-se:


Acalmar a vtima, mantendo-a acordada; Mant-la confortavelmente aquecida; No a deixar comer ou beber.

Se se tratar de uma ferida dos membros com hemorragia abundante pode ser necessrio aplicar um garrote ou torniquete. Este pode ser feito com esfignomanmetro (aparelho de presso) deve ser aplicado logo acima do ferimento. Este tipo de procedimento no indicado a pessoas leigas, pois pode ocorrer a necrose (morte) do membro por falta de circulao/oxigenao.

Hemorragia nasal
A hemorragia nasal causada pela ruptura de vasos sanguneos da mucosa do nariz. Caracteriza-se pela sada de sangue pelo nariz, por vezes abundante e persistente, e se a hemorragia grande o sangue pode sair tambm pela boca. O que fazer

sentar a pessoa com o tronco inclinado para a frente para evitar a deglutio do sangue; comprimir com o dedo a narina que sangra; aplicar gelo ou compressas frias exteriormente; no permitir assoar; se a hemorragia no para, introduzir na narina que sangra um tampo coagulante ou compressa, fazendo presso para que a cavidade nasal fique bem preenchida.

O que NO fazer

deitar a vtima; colocar gua oxigenada ou qualquer desinfectante.

Nota: Se a hemorragia persistir mais de 10 minutos, transportar a vtima para o Hospital.

Hemorragia na palma da mo

O ferido deve fechar fortemente a mo sobre um rolo de compressas esterilizadas ou, na sua falta, um rolo de pano lavado, de modo a fazer compresso sobre a ferida; Colocar em seguida uma ligadura ou pano dobrado volta da mo; Colocar o brao ao peito com a ajuda de um leno grande, mantendo a mo ferida bem levantada.

Nota: O caso de uma hemorragia abundante, uma situao grave que necessita de transporte urgente para o hospital. Deve-se portanto, chamar uma ambulncia, nunca se devendo transportar sozinho um ferido para o hospital, uma vez que os solavancos durante o transporte podem interromper o afluxo do sangue ao corao.

Ataque cardaco (Apoplexia)


Um ataque cardaco acontece quando parte de seu corao no recebe oxignio em quantidade suficiente. O corao um msculo e como os outros do corpo, precisa de oxignio, que fornecido pelo sangue dos vasos sangneos, conhecidos como artrias coronrias. Um cogulo sangneo em uma dessas artrias pode bloquear o fluxo de sangue para o msculo cardaco o que acarreta prejuzos ao corao e a depender do tempo de durao deste bloqueio, uma parte do corao necrosa (morre) fazendo com que pare de funcionar corretamente. Ataques cardacos podem ocorrer caso seu corao passe a precisar subitamente de mais oxignio durante exerccios intensos. Tanto homens como mulheres tm ataques cardacos, risco este que aumentam com a idade. Placas de ateroma (fragmentos de colesterol) podem crescer no interior das artrias diminuindo seu dimetro. Alm disso, coagulos sangneos podem ento se formar nesta artria estreitada e bloque-la.

Sintomas

Dor no do peito irradiando para o lado esquerdo Dor no ombro, brao, barriga ou mandbula Falta de ar Suor intenso Nuseas Fraqueza ou tontura Palidez

O que fazer

Manter a pessoa calma Coloc-la em posio semi sentada para failitar a passagem do ar. Pedir socorro Enrar em contato com familiares e saber se ela tem problemas cardiacos.

Desmaio
provocado por falta de oxignio ou acar no crebro, a que o organismo reage de forma automtica, com perda de conscincia e queda do corpo. Tem diversas causas: excesso de calor, fadiga, falta de alimentos, etc, e caracterizada por palidez, suores frios, falta de foras e pulso fraco. O que fazer Se nos apercebermos de que a pessoa est prestes a desmaiar devemos Sent-la e colocar-lhe a cabea entre as pernas, ou deit-la e levantar-lhe as pernas Molhar-lhe a testa com gua fria Desapertar-lhe as roupas Se a pessoa j estiver desmaiada

Deit-la com a cabea de lado (PLS) e mais baixa que as pernas.

Desapertar-lhe as roupas Mant-la confortavelmente aquecida Logo que recupere os sentidos, dar-lhe de beber bebidas aucaradas Consultar o mdico posteriormente Caso no recupere os sentidos, fazer uma papa com muito acar e pouca gua e coloca-la debaixo da lngua da vitima. O acar deve ser empapado em gua (no dissolvido, mas sim misturado apenas com algumas gotas de gua);(Acionar de imediato os meios de emergncia mdica)

O que no fazer

Dar-lhe de beber enquanto a vitima no recuperar os sentidos, pois pode sufocar/afogar-se com os lquidos.

Nota

Se o desmaio for superior a 2 minutos dirigir-se ao Hospital Em caso de dvida administrar sempre acar em papa debaixo da lngua, pois se estiver em hipoglicemia estaremos a contribuir para a melhoria do estado da vtima, e se estiver em hiperglicemia, pouco ir fazer subir os nveis. Alm do mais sempre prefervel nveis altos do que muito baixos. Usar e abusar do acar menor suspeita, pois tomado em exagero de vez em quando no prejudica, enquanto a falta ou o atraso ataca o crebro e pode levar ao coma e morte.

Estado de choque
No caso de a vtima de estado de choque estiver de p necessrio deita-la de costas com a cabea baixa de lado, coloca-se tambm as pernas da vtima a formarem um ngulo de 45 graus com o solo. Caso a vitima j se encontre deitada, devemos mant-la nessa posio. Posteriormente devemos desapertar-lhe a roupa que possa dificultar-lhe a circulao ou a ventilao, e tentar acalmar a vtima e seus acompanhantes. A temperatura corporal do indivduo deve manter-se constante, para tal necessrio tap-lo/cobri-lo. Depois chama-se a ambulncia para que o sinistrado tenha acompanhamento mdico. Caso se trate de um estado de choque que provoque a inconscincia da vtima deve-se colocar o indivduo em posio lateral (PLS), continuando com os mesmos procedimentos. Nota importante: nunca administrar lquidos ao sinistrado. So vrios os fatores que ocasionam o estado de choque, considerado reao comum em vtimas de acidentes com hemorragias internas ou externas, emoes fortes, choques eltricos, queimaduras, etc..

Ferimentos
Picadas
As crianas, devido sua enorme curiosidade e devido ao facto de lhes agradar as actividades ao ar livre, esto muitas vezes susceptveis a picadas de insectos, nomeadamente de abelhas e vespas e tambm a picadas de peixes venenosos, ourios e alforrecas (medusas, guas-vivas), quando as crianas freqentam a praia. O que fazer Existem alguns cuidados relativos s picadas. Em relao s picadas de abelhas e vespas deve:

No retire os ferres com pinas nem os esprema. Raspe o local com lmina; Desinfectar com lcool ou outro anti-sptico (Betadine drmico); Aplicar gelo localmente.

No entanto, por vezes necessita-se de cuidados especiais e de transporte urgente para o Hospital. o caso da ocorrncia de picadas mltiplas (enxame), picadas a pessoas alrgicas e picadas na boca e garganta (devido ao risco de asfixia). Em relao s picadas de peixes venenosos/ourios/alforrecas, deve:

Aplicar no local cloreto de etilo ou, na sua falta, lcool, ou gelo, pois estas picadas provocam, muitas vezes, dores muito intensas.

Mordeduras
Os tipos de mordeduras mais comuns so as de ces, gatos e de outros animais. Menos comuns, mas, geralmente, mais perigosas, so as mordeduras de cobras e roedores. Os problemas de sade conseqentes de uma mordedura dependem do tipo de animal e da gravidade da mordedura, e incluem:

Raiva: infeco grave, causada por um vrus que ataca o [sistema nervoso central] e que geralmente, fatal; Veneno; Hemorragia; Infeco; Perda de tecido, em ferimentos desfigurantes; Ttano: Doena em que ocorre uma libertao de uma toxina, que causa endurecimento persistente do maxilar inferior e que pode ser prevenida pela vacina contra o ttano; Reaces alrgicas;

O que fazer Mordedura de co


Desinfectar o local da mordedura; Se a ferida estiver inchada, aplicar gelo embrulhado num pano limpo por 10 minutos; Informar-se se o co est correctamente vacinado; Providencie que a vtima receba a vacina do ttano, se no a tiver tomado.

Nota: uma situao que necessita de transporte para o hospital Mordedura de gatos/ratos Desinfectar o local da mordedura; Transportar sempre a vtima para o Hospital. Mordedura de humanos sem hemorragia importante

Lavar o ferimento com gua e sabo pelo menos durante 5 minutos, mas sem esfregar com fora; Desinfectar o local da mordedura; Cobrir o ferimento com compressa esterilizada; Se estiver inchada colocar gelo.

Se notar qualquer sinal de infeco, como vermelho, pus, febre, deve contactar o mdico.

Perfuraes
a penetrao de um corpo estranho perfurante, sendo ferimentos estreitos causando rompimento da pele e dos rgos internos. Podendo ser com ou sem impalamento, ou seja, podendo ou no o objeto permanecer no local. O impalamento uma forma de conteno da hemorragia, deve-se avaliar a retirada ou no do objeto, para melhor segurana do acidentado. No caso de perfurao do trax (pneumotrax) dever ser realizado um curativo de trs pontos, onde ser utilizada com um pedao de sacola que ser tampado trs

lados, caso a vtima esteja em dcubito dorsal, a parte de baixo no pode ser fechada, pois ser por l que haver a sada do sangue. Procedimento: levar a vtima para o pronto atendimento.

Queimaduras
Uma queimadura pode ter vrios graus de gravidade e esta pode ser considerada grave quando as suas caractersticas fazem com que seja necessria uma consulta mdica ou a hospitalizao. A gravidade da queimadura depende de vrios fatores: da zona atingida pela queimadura (localizao), extenso da queimadura, profundidade, natureza ou causa da queimadura e da fragilidade do indivduo. A complicao mais imediata de uma queimadura grave o estado de choque e a paragem cardiovascular, causados pela dor, pela perda de plasma em correspondncia com a zona queimada e pelas substncias libertadas pelos tecidos lesionados. As complicaes tardias so de dois tipos: a infeco da queimadura; uma cicatrizao insuficiente que requer um enxerto cutneo. caracterizada, sobretudo, por: De acordo com a profundidade atingida, as queimaduras classificam-se em 3 graus:

Queimaduras de 1 grau
So as queimaduras menos graves; apenas a camada externa da pele (epiderme) afectada. A pele fica avermelhada e quente e h a sensao de calor e dor (queimadura simples).

Queimaduras do 2grau
s caractersticas das queimaduras do 2 grau junta-se a existncia de bolhas com lquido ou flictenas. Esta queimadura j atinge a derme e bastante dolorosa (queimadura mais grave).

Queimaduras do 3 grau
s caractersticas das queimaduras do 1 e do 2, junta-se a destruio de tecidos. A queimadura atinge tecidos mais profundos provocando uma leso grave e a pele fica carbonizada (queimadura muito grave). A vtima pode entrar em estado de choque.

Queimaduras de 4grau
Exposio de msculos, tendo, ossos (geralmente por eletricidade)

Queimaduras de 5 grau
Carbonizao do corpo. Acaba resultando em bito. O que se deve fazer

Se a roupa estiver a arder, envolver a vitima numa toalha molhada ou, na sua falta, faz-la rolar pelo cho ou envolv-la num cobertor (cuidado com os tecidos sintticos); Se a vitima se queimou com gua ou outro lquido a ferver, despi-la imediatamente. Dar gua a beber frequentemente;

-Se a queimadura for do 1 grau


Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente, at a dor acalmar; Aplicar cremes para queimados.

-Se a queimadura for do 2grau


Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente, at a dor acalmar; Lavar cuidadosamente com um anti-sptico (no aplicar lcool); Se as bolhas no estiverem rebentadas, no as rebentar; aplicar gaze gorda e compressa esterilizada; Se as bolhas rebentarem, no cortar a pele da bolha esvaziada; tratar como qualquer outra ferida. O penso deve manter-se 48 horas e s depois expor a zona queimada ao ar para evitar o risco de infeco/ttano; Transportar a vtima para o Hospital.

-Se a queimadura for do 3 grau (profunda)


Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente, at a dor acalmar; Lavar cuidadosamente com um anti-sptico (no aplicar lcool); Tratar como qualquer outra ferida; Se a queimadura for muito extensa, envolver a vitima num lenol lavado e que no largue plos, previamente umedecido com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua simples.

Nota: Situao grave que necessita de transporte para o Hospital. -Se a queimadura for de 4 grau Queimadura por choque eltrico, chamar o servio de emergncia. O que NO fazer

Retirar qualquer pedao de tecido que tenha ficado agarrado queimadura; Rebentar as bolhas ou tentar retirar a pele das bolhas que rebentaram; Aplicar sobre a queimadura cubos de gelo; Aplicar sobre a queimadura outros produtos para alm dos referidos.

Nota: O tratamento final das queimaduras deve ser sempre feito no Hospital.

Entorses
A entorse uma leso nos tecidos moles (cpsula articular e/ou ligamentos) de uma articulao. Manifestase por uma dor na articulao, gradual ou imediata, um inchamento na articulao lesada e pela incapacidade do lesado para mexer a articulao. Que fazer

evitar movimentar a articulao lesionada; elevar o membro; aplicar gelo ou deixar correr gua fria sobre a articulao; alternar as aplicaes frias com a aplicao de uma ligadura elstica a comprimir o membro; consultar o mdico posteriormente; ir rapidamente para um hospital

Fraturas
Uma fractura caracterizada por uma dor intensa no local, inchao, falta de fora, perda total ou parcial dos movimentos, e encurtamento ou deformao do membro lesionado. Em caso de fratura ou suspeita de fractura, o osso deve ser imobilizado. Qualquer movimento provoca dores intensas e deve ser evitado. O que fazer

expor a zona da leso (desapertar ou se necessrio cortar a roupa); verificar se existem ferimentos; tentar imobilizar as articulaes que se encontram antes e depois da fractura usando talas apropriadas, ou na sua falta, improvisadas; dar analgsico (Ben-u-ron) se a criana estiver consciente e com dor e mant-la em jejum pela possibilidade de cirurgia; em caso de fractura exposta, cobrir o ferimento com gaze ou pano limpo.

Nota: As talas devem ser sempre previamente almofadadas e bastante slidas. O que NO fazer

tentar encaixar as extremidades do osso partido; provocar apertos ou compresses que dificultem; colocar sal no ferimento; procurar, numa fractura exposta meter para dentro as partes dos ossos que estejam visveis.

Choques eltricos
A morte causada por eletricidade tambm conhecida como eletrocusso e consiste na passagem de uma corrente elctrica pelo corpo. A electrocusso pode provocar a morte instantnea, perda dos sentidos mais ou menos prolongada, convulses e queimaduras no ponto de contacto. necessrio tomar cuidado com quem est sujeito ao choque, toc-lo pode ser perigoso. O ideal pegar num objecto constituido por plstico pois conduzem pouco a eletricidade; afast-lo do objeto que lhe d o choque, e verificar os sinais vitais da vitima. Caso esta se encontre em paragem cardiorrespiratria deve-se retirar os objectos adjacentes a esta como por exemplo dentaduras, culos, etc desapertar a roupa e expor o trax, e proceder ento reanimao colocando sobre o trax as duas mos sobrepostas e realizar 30 compresses seguidas de suas insuflaes. Se a vitima estiver inconsciente mas com pulso e a ventilar deve-se coloca-la em PLS e contactar o 112 para obter transporte ao Hospital mais prximo.

Envenenamento e intoxicao
O envenenamento o efeito produzido no organismo por um veneno que seja introduzido.

Envenenamento por via digestiva


Por produtos alimentares Caracteriza-se por arrepios e transpirao abundante, dores abdominais, nuseas e vmitos, prostrao, desmaio, agitao e delrio. O que fazer

Verificar sinais de vida; chamar ajuda, nunca faa um socorro sozinho, somente em ltimo caso; se possvel, interrogar a vtima no sentido de tentar perceber a origem do envenenamento; manter a vtima confortavelmente aquecida; uma situao grave que necessita de transporte imediato para o hospital feita por especialistas.

Por medicamentos Dependendo do medicamento ingerido, podem observar-se: vmitos, dificuldade respiratria, perda de conscincia, sonolncia, confuso, etc. O que se deve fazer

se possvel interrogar a vtima no sentido de tentar obter o maior nmero de dados possvel sobre o envenenamento; pedir imediatamente orientaes para o Centro de Informao Anti-Venenos (em Portugal: 808 250 143); manter a vtima aquecida; uma situao grave que necessita de transporte imediato para o Hospital.

Por produtos txicos Alguns dos sintomas incluem: vmitos ou diarreia, espuma na boca, face, lbios e unhas azuladas, dificuldade respiratria, queimaduras volta da boca (venenos corrosivos), delrio e convulses, e inconscincia. - NUNCA provocar o vmito! Nota: uma situao grave que necessita de transporte imediato ao Hospital.

Insolao
O suor o nosso ar condicionado natural. medida que ele se evapora da nossa pele ocorre o esfriamento do corpo. Porm, esse sistema pode falhar se ocorrer uma exposio prolongada ao calor, num local fechado e sobreaquecido (por ex:, dentro de uma viatura fechada, ao sol) ou se ocorrer uma exposio prolongada ao sol. A insolao caracterizada por: cefaleias (dores de cabea), tonturas, vmitos, excitao, pele fria e pegajosa, boca seca, fadiga e fraqueza, pulso rpido e inconscincia. O que se deve fazer importante baixar a temperatura do corpo, para tal:

Coloque a pessoa num local fresco e sombra; Desaperte-lhe a roupa, ou remova as roupas e envolva a pessoa num lenol fresco e mido; Coloque compressas frias na cabea e axilas; Eleve a cabea da vtima; D a beber gua fresca, se a vtima estiver consciente; Se estiver inconsciente, coloque-a em PLS (Posio Lateral da Segurana).

Nota: Esta uma situao grave, principalmente nas crianas, que pode provocar hemorragia cerebral e como tal, necessita de transporte urgente para o Hospital.

Transporte de vtimas
QUANDO TRANSPORTAR 1.Quando no for possvel prestar o atendimento bsico no local; 2.Quando no for possvel esperar ajuda especializada (locais desprovidos de instituies habilitadas a dar atendimento); 3.Quando o local oferecer risco iminente. Obs.: em caso de risco iminente, o socorrista deve atentar para sua prpria segurana. COMO TRANSPORTAR O mtodo de transporte escolhido deve se adequar: 1.ao nmero de socorristas; 2. fora e habilidade dos socorristas; 3.aos tipos de leso da vtima e seu estado de conscincia; 4.ao peso da vtima; 5. proporo de tamanho entre socorrista e vtima; 6. proporo de tamanho entre os socorristas que vo transportar; 7.distncia do local e tipo de terreno; 8.material disponvel para auxiliar no transporte.

Orientaes gerais

Manter a vitima calma; Procure socorro; Evite mover a vitima; sinalizar o local onde ocorreu o acidente; ligar para socorro mdico

Contatos para socorro especializado no Brasil


Em todo o territrio nacional, discar:

Polcia: 190 Emergncia mdica (SAMU): 192 Bombeiros: 193 Polcia de Trnsito - 194 Polcia Rodoviria Federal: 191 FONE 0800 ****** nas Rodovias sob concesso. Vale a pena ter tal telefone antes de pegar a estrada, visto que em tais rodovias costuma haver servio de auxlio mdico e mecnico ao usurio. CEATOX - Centro de Assistncia Toxicolgica - 0800 014 81 100 Ligar para a famlia da pessoa

Obs.: Alguns estados unificaram os telefones 19X em uma "central de emergncia" (ex.: DF, ES(CIODES))

You might also like